05 março 2008

Pede-se magia à Dragão!

E que tal dar ao Schalke um triunfo digno da final de Gelsenkichen?
Que seja como o Mónaco e os princípes portistas d
e novo reis da festa

Uma grande noite europeia pede hoje um FC Porto arrebatador que, aliado ao ambiente à Dragão, pode lançar os bicampeões nacionais para a melhor época desportiva desde o triunfo de Gelsenkirchen (2004) que se pretende reeditar em casa; e, por ironia, que o Schalke faça de Mónaco.

Para motivar o FC Porto, com a sua melhor equipa em campo desta vez e baterias recarregadas em Quaresma, de intrigante exibição na 1ª mão, e no regressado Bosingwa cuja falta então muito condicionou a equipa e o extremo desse lado, não há grandes registos históricos de superação de resultados: lembra-se o 3-0 ao Vítkovice a caminho de Viena, depois de 0-1 na antiga Checoslováquia, ou fora de casa a forma categórica como o 0-1 das Antas, para a Taça UEFA, foi transformado em mágico 2-0 no Panathinaikos que jamais perdera no seu Leóforos para as eurotaças.

Mas a epopeia de 2004 começa a entusiasmar os adeptos com o crescimento da equipa que Jesualdo soube guindar a um patamar superior nesta segunda época ao leme e a ilusão de nova final europeia tem hoje um marco fundamental que decerto levará a casa cheia no Dragão.

Espera-se é que o efectivo crescimento colectivo, defraudado na 1ª mão, tenha esta noite um esplendoroso timing de chegada para eliminar o único representante alemão na prova. Alemães, de resto, com quem o FC Porto habitualmente se dá bem, embora as contas a ajustar com o Schalke contemplem uma eliminatória inglória em 1976 (2-2 na Luz, 2-3 no Parkstadion após dois golos de Oliveira), na 1ª vez que o Schalke visita o Porto em cinco ocasiões implicado na história do futebol português (0-0 e 2-0 com o Braga e a final de Gelsenkirchen as outras situações).

Tirar partido
Para tal, alguns factores confluem em favor do FC Porto:

- jogar em casa e ter o público também com mentalidade ganhadora para empurrar a equipa

- o controlo emocional deve ser total, sem arriscar-se o ataque desenfreado mas gerindo todo o ritmo do jogo e os tempos de pausa e organização

- ter Quaresma ao melhor nível físico e mental que se anteviu no Bessa, além de Bosingwa ao seu nível habitual e Fucile sem estranhar funções

- os dois laterais do FC Porto podem fazer os estragos dos homólogos alemães na 1ª mão com as subidas ao meio-campo

- qualidade técnica individual que o tapete do Dragão ajudará a marcar a diferença, em vez do piso seco e irregular do Veltins Arena, propiciando um ritmo intenso e velocidade de circulação com pressão alta a tirar partido da atrapalhação que afectará os alemães menos confortáveis com a bola

- um golo só de desvantagem não pode inibir, o 0-0 obrigaria também ao dispêndio de energia e redobrar de cuidados para não conceder um golo em casa (porventura irremediável)

Obter o mínimo
Fica, assim, um 2-0 necessário como mínimo a obter para o FC Porto que marcou sempre na fase de grupos e, debilmente, concedeu um em Gelsenkirchen ao rival que só marcara golos ao Rosenborg no seu grupo e não é propriamente um cartão de visita...

O 2-0 tem sido fatal para o Schalke, nos últimos anos, ou mesmo o 1-3 com que foi, surpreendentemente, eliminado pelo Nancy da Taça UEFA há um ano. Mas também não tem sido fácil marcar dois golos ao S04, o que acresce ao desafio que espera Quaresma&Cª. Ainda assim, um momento de poucos êxitos e alguma turbulência interna dos alemães é factor que retira alguma confiança no seu seio.

Depois de um jogo globalmente comprometedor na 1ª mão, em que jogadores não estiveram à altura e o colectivo pagou por isso com desorientação geral por fraquezas individuais, não há tibiezas ou dúvidas menores sobre o onze a eleger:

Árbitro: Howard Webb (gosto dos ingleses), o careca total para quem não liga o nome à careta

Aposta no ataque
A colocação de Lisandro no meio é inevitável, face à leveza insustentável de Farias no contexto europeu e marcante na 1ª mão sem segurar os defesas contrários nem a bola para receber apoio da chegada dos médios.

Tarik é fundamental para o 1x1 necessário nos flancos, além de ter uma passada ligeira mas larga que permita galgar terreno até à área germânica.

Quaresma pode mostrar a Rafinha de que massa é feito e vencer o duelo perdido por falta de combatividade (ou de comparência) no jogo de lá.

A presença de Bosingwa, ainda que Slomka possa contrariá-la com alguém a fechar o corredor esquerdo alemão, pode libertar mais o Harry Potter que se pede com a magia vista ante o Chelsea há um ano.

A colocação de Lucho, e a sua eventual “sombra” a vigiar os seus passos, poderá ser de extrema importância, tal a confluência de médios centrais no Schalke em que se destacam o loiro e cumpridor Ernst, o ágil Jones e o carregador georgiano Kobiashvili a fechar da esquerda para o meio - mas desta vez terá Bosingwa a criar um factor de perturbação no flanco que impedirá a concentração de três médios centrais como na 1ª mão, então reforçados pelas subidas dos laterais Rafinha e Westermann (chegou a ser de 5x3 a disparidade no meio-campo, o 4x4x2 não seria desaconselhado de usar lá).

Rakitic será alvo da atenção de Paulo Assunção, guindado ao galarim numa época soberba, e os avançados Asamoah e Kuranyi ficarão para duelos com os centrais portistas a proporem alguma pulsação acelerada num jogo decerto impróprio para cardíacos mas que inflamará mais, por isso mesmo, o ambiente.

Ou seja, se Slomka repetir o onze (e não sujeitar-se ao sufoco desde o início com alterações à equipa-tipo na Champions), a chave estará no meio-campo e a preocupação de cobertura dos alemães, o que deixa em alerta máximo o eixo defensivo portista, incluindo o trinco) para o confronto com uma dupla de internacionais germânicos.

p.s. – O meu vaticínio: 3-0!

9 comentários:

  1. Isso mesmo.
    Fugir daquela teia e confusao que eles tentam provocar no futebol defensivo e depois ofensivo do nosso meio campo (pelo desposicionamento provocado), é a chave.
    Lisandro no meio, Tarik endiabrado e o Quaresma fresco e confiante seräo os outros factores condicionantes.

    Atençao às bolas nas costas dos laterais e ao descair do Rakitic e dos pontas de lança para a esquerda da nossa defesa. Muito trabalho defensivo do Assunçao e do Meireles.

    Por aquilo que vi hoje por esses estadios europeus fora, o ambiente infernal tem muita influencia nos primeiros 45 minutos e desvanece-se à medida que a 2a parte avança. O proprio cansaço e a ambientaçao tornam as equipas mais soltas. Quando for hora de eles se soltarem, ja deveremos estar a vencer.

    Por isso é necessario tirar partido do ambiente do Dragäo para "cair em cima deles". Como disses-te e bem, a relva vai fazer muita diferença e o ambiente também.

    Espero que o publico seja bem diferente daquele que presenciou o jogo com o Besiktas. Nao é a acompanhar os canticos dos Super Dragoes durante 5 segundos que se cria "ambiente" no estadio. Espero que o publico seja bem mais interventivo e va para o Dragäo para fazer uma festa e apoiar incondicionalmente os seus jogadores.

    Uma palavra para os jogadores:
    Este é o jogo da época. Estes sao os jogos em que o mundo esta de olhos postos nos jogadores. Neste jogo nao pode haver economia de esforço nem fugas ao choque como em Gelsenkirchen. Jogar, sem economias de esforço, nos limites.

    Com a passagem aos quartos de final o encaixe financeiro começa "a valer a pena". A presença nos ultimos 8 sobreviventes da Champions é o nosso lugar natural. Somos mais fortes. Somos favoritos e amanha vamos prova-lo.

    Com entrega total e muita mobilidade na frente de ataque, vamos concerteza amarra-los e cansa-los. Ja em Gelsenkirchen, onde fizemos um jogo miseravel, os alemaes acabaram completamente de rastos em termos fisicos.
    O mais importante é fazer as transiçoes com segurança e jogar com muita certeza no passe. Po-los a correr atras da bola.

    Lisandro vai marcar e nos vamos fazer mais uma festa. Com espirito de campeäo!

    Força Porto! Comam a relva Carago!

    ResponderEliminar
  2. No Sábado depois do jogo contra o Boavista comentei com o meu amigo Zirtaev que hoje íamos arrasar e estou com uma enorme confiança numa grande vitória, quem me conhece sabe que até sou mais ponderado e menos eufórico, mas em relação a este jogo sinto-me diferente, sinto que vamos arrasar os camones de fala esquisita e mais 6 milhões de outros camones.

    Importante era o FCP conseguir anular a desvantagem logo nos primeiros 45 minutos e depois na 2ª parte marcar o golo da passagem aos 4ºs de final.

    Poderá mesmo ser a vitória que catapulte para um final de época ainda mais glorioso do que já vamos ter.

    ResponderEliminar
  3. Está a chegar o momento ...
    Vai ser preciso paciência e cautela pois´o 1-0 é ingrato.Marcar cedo era o ideal mas se não acontecer há que apoiar e esperar pelo momento certo E ainda pode haver prolongamento. Há que ser matreiro.
    E confiança, muita confiança.
    Força Porto, logo lá estamos.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com a análise, embora pense que o Asamoah não vai jogar.Acho que o Schalke vai jogar em 4x2x3x1, com Kuranyi sozinho na frente, o que significa muita gente no meio-campo e obriga a atenção do R.Quaresma e do Tarik,pois o Lisandro trabalha sempre muito.
    Logo lá estarei a apoiar com a paciência necessária.
    um abraço

    ResponderEliminar
  5. Do excelente texto, retenho uma verdade inquestionável... "Podemos Fazer A Melhor Época Desportiva desde 2004".

    Sem dúvida... E o jesualdo, sem o dizer, mostrou a todos os adeptos que é isso que pretende, nesta gestão do plantel nos últimos jogos.

    O 11 base estará disponível... e julgo que os jogadores sabem perfeitamente o que fazer e como o fazer, para passar aos quartos.

    Desta vez parece que não há lugar a invenções do mister... é o jogo pelo jogo, e só há uma saída... ganhar!!!

    Estou confiante na passagem à próxima fase, e num dos melhores jogos da época da nossa equipa.

    ResponderEliminar
  6. Lamentavelmente, num momento de grande importância para o FC PORTO, começa-se a falar que nos vão ser retirados 24, vinte e quatro pontos por causa da questão da idade do Leandro Lima.
    Não será isto uma feroz tentativa de desestabilização?
    Será que não sabem que as escamas do dragão são inexpugnáveis?
    Hoje o Rui Santos na sua coluna do Record, não tinha mesmo mais nada para escrever, brilhante.
    Quem muitas vezes se queixa de que o futebol português anda atrasado, mostra que o jornalismo ainda o anda mais.

    Força Porto!

    ResponderEliminar
  7. hoje todos seremos poucos no Dragao...daqui de Coimbra vamos muitos. Malta sempre a apoiar do primeiro ao ultimo minuto...vai correr bem.Senao correr nada de assobios...a equipa vai morrer em campo

    YES WE CAN

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  8. Vou entrar em estágio até à hora do jogo. :)

    Vamos vencer 3-1


    Abraços!

    ResponderEliminar
  9. Vamos ganhar 2-0.

    Nao sei como explicar mas estou com uma confiança total.
    Sei que vamos passar!

    ResponderEliminar