22 março 2008

O meu Futebol Clube do Porto

E porque estamos na Páscoa, nada melhor que colocar no Portistas de Bancada um texto escrito pelo meu afilhado. Com nove anos de idade e sócio do FCPorto desde os dois, com o patrocínio do padrinho, pois claro, já que está numa família de outras cores, o meu afilhado é um grande portista e irá receber de folar, nada mais, nada menos, que o melhor presente que poderia desejar, um equipamento do FCPorto com o número 7 do Quaresma, seu jogador preferido no FCPorto, já que Deco é ainda para ele, e sempre será, o melhor, até porque o primeiro equipamento que lhe ofereci foi precisamente o do mágico. Tendo tomado conhecimento do blog do padrinho na passada semana, tomou a iniciativa de escrever o texto que se segue com a sua visão do FC Porto e do actual campeonato, com equipas e imagens escolhidas pelo próprio.

"O FC Porto actualmente é a melhor equipa Portuguesa.
Ele já ganhou:

1 Campeonato da liga.
4 Campeonatos de Portugal.
22 Campeonatos da primeira divisão.
13 Taças de Portugal.
14 Supertaças Nacionais.
15 Supertaças “Cândido Oliveira”.

2 Taças dos Campeões Europeus.
1 Taça Uefa.
1 Supertaça Europeia.
2 Taças Intercontinentais.

Na próxima jornada FC Porto vai defrontar o Belenenses. Na primeira volta o FC Porto empatou a 1 bola. H. Postiga marcou o golo e na 2ª parte o Zé Pedro empatou pelo Belenenses.

O onze mais provável é:

Acho que o FC Porto vai ganhar 3-1 ao Belenenses.

O FC Porto está perto do “Tri-Campeonato” e já só faltam 5 pontos. Lidera o campeonato com mais 16 pontos que o segundo classificado.

Para a Taça de Portugal acho o Vitória de Setúbal um grande adversário, mas não acho que ganhe ao grande do "Norte". Acho que na final vai estar o FC Porto e o SL Benfica, com vitória do FC Porto por 2-0.

O Lucho Gonzalez é considerado o melhor jogador do FC Porto, mas o jogador de quem eu mais gosto é do Quaresma.

Acho o Jesualdo Ferreira um grande treinador e o onze que eu gosto mais é:

Para mim campeonato português vai terminar assim:

1º FC Porto – com mais de 20 pontos de avanço sobre o 2º classificado.
2º V. Guimarães – que está a fazer um grande campeonato.
3º SL Benfica – que está cada vez pior.
4º V. Setúbal – tem jogadores muito bons, como o Pitbull, por isso… cuidado!
5º S. Braga - mudou de treinador por 3 vezes e tem que melhorar.
6º Belenenses – perdeu 6 pontos mas a culpa é do clube porque mete o “Meyong” que esta época 2007/2008 já esta a fazer a terceira liga.
7º Sporting CP– a única equipa portuguesa na Uefa, mas na próxima época acho que não vai às competições europeias.

O melhor marcador do campeonato é do FC Porto:

- Lisandro Lopes, para já tem 19 golos.

PORTO "TRI-CAMPEÂO"!!!!!!

FFS, 16 de Março de 2008"

DESEJO UMA BOA PÁSCOA PARA TODOS OS PORTISTAS DE BANCADA!!!!

18 comentários:

  1. Os meus parabéns ao teu afilhado, já está na calha para criar um "canal" concorrente...Concordo a 99% com o que ele diz e faço minhas as suas esperanças classificativas no que ao Campeonato concerne! Um grande cumprimento de abertura à sua colaboração no Blogue! 16 de Março, grande data para mim...Inesquecível!-Mas isso são contas de outro rosário.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Hehehe iniciativa muito porreira por parte do padrinho :)
    O texto está muito bom, tirando a parte de incluir o lino no 11 favorito hehehe

    Um abraço e amendoas para todos.

    ResponderEliminar
  4. (; tão doce que é o teu afilhado...(; adorei a ideia... a minha pequena, com os seus 4 anos, ainda não escreve, mas já vai mandando as boquitas que a madrinha ensinou... se bem que entre tanta boneca e vestido cor-de-rosa, a coisa está a ficar negra para a paixão do futebol...(:

    ResponderEliminar
  5. [além de que, não resisto a acrescentar, o teu puto pôs o Nuno na baliza: é o meu herói! ena-ena!!!]

    (;

    boa Páscoa a todos!

    ResponderEliminar
  6. Zirtaev :

    Esse coelhinho da páscoa (previsão do 2º lugar para o Guimarães) é de chocolate de grande qualidade !

    Boa Páscoa para todos !

    ResponderEliminar
  7. ...Com apenas 9 anos , portista , e já tão desenvolto !...

    Zirtaev : Dá os meus Parabéns ao afilhado que tens !

    ResponderEliminar
  8. Que bela iniciativa do padrinho, espero que não se esqueça da prenda para que o seu afilhado festeje, daqui a 2 semanas, o Tricampeonato equipado à maneira :)

    Gostei da posição do Sporting, vamos torcer para que a classificação seja assim,e se possível, com o Leixões a acompanhar o Leiria para a Liga Vitalis :)

    Ao padrinho, uma continuação de boa sorte dessa missão em fazer um afilhado, filho de casal benfiquista, portista. Eu sei o que isso é, o meu pai também tem um afilhado que quer desviar dos maus caminhos, mas esse enquanto houver cachorros e Coca-cola no Dragão não quer outro clube :)

    Boa Páscoa para todos

    ResponderEliminar
  9. De pequenino se torce o pepino :D ... Claro que discordo do 11 sem helton, sem Paulo Assunção(melhor jogador do Porto), Stepanov em vez do grande capitão também discordo !!!!

    ResponderEliminar
  10. E lá foi o Espórtin...Grande Setúbal, agora é só entre nós e desta vez desculpem...Mas gostei, gostei mesmo muito!...É a vitória dos pequeninos!...

    ResponderEliminar
  11. Sou uma leitora assídua deste blog, participando até, de vez em quando, na construção de alguns textos, mas como comentadora é a minha estreia.

    Em primeiro lugar quero dar os parabéns ao nosso afilhado pelo seu texto.

    Em segundo, testemunhar a alegria que aquela criança mostrava quando me entregava a folha com o seu texto e na sua inocência dizia:"olha madrinha, isto é para o Portistas de Bancada". Naquele momento sentia-se a pessoa mais útil do mundo. É de louvar a iniciativa que teve, quando ao saber que o padrinho tinha um blog, fez questão de participar e, com um erro aqui um erro ali, próprios de uma criança de 9 anos, compôs o que se viu.

    Já agora, aproveito para dar os parabéns ao meu marido, por este excelente trabalho do qual, devo confessar, cheguei a ter alguns ciúmes, pois o tempo aqui dispensado é muito, mas que assim continue por muito tempo e que possamos continuar aqui a festejar as vitórias do nosso FCP.

    "Zirtaeva"

    ResponderEliminar
  12. Uma palavra para o Eduardo(GR Setubal) que na minha opinião merecia muito mais uma chamada á selecção que o patricio, apesar deste até ter um futuro promissor.
    Os lobbies de Lisboa continuam a funcionar e GR como o Beto do leixoes e o Eduardo mereciam uma oportunidade há muito tempo.
    De lamentar que o Abel não tenha sido expulso logo ao inicio, apesar do comentador(bem lagarto) da Sport Tv dizer que não houve nada-a isto chama-se facciosismo e nem vou comentar se foi fora ou dentro da area.
    Cá para nós portistas, parece-me cada vez mais que o Puibull, pode -nos dar uma ajuda na tentativa de voltar a vencer o proximo campeonato!
    Boa Pascoa para todos
    Cump.

    ResponderEliminar
  13. Concordo com tudo. Até com o onze titular. Era o que faltava que nem aos 9 anos de idade pudéssemos escolher os jogadores de que mais gostamos, sem termos de levar em consideração todos os pormenores psicotécnico-tácticos. :)

    Boa Páscoa!

    PS - O Sporting quase que ganhava mais uma taça.

    ResponderEliminar
  14. Passei por aqui para desejar uma Boa Pascoa a todos.

    ....a lagartagem continua em todas as frentes....

    ResponderEliminar
  15. Vi a final da Taça da Liga e achei que foi um belíssimo dum evento. Estádio cheio, cheer-leaders lindas, uma festa fantástica e um bom jogo de futebol. Não dos melhores que já se tenha visto mas foi um bom jogo.
    Achei que o Setúbal foi um justíssimo vencedor porque, como clube mais pequeno, menos orçamentado e como tal com menos jogadores de primeira linha, secou um Zportein que até vinha demonstrando alguma recuperação anímica.
    Eduardo, que já há muito tempo que considero um belíssimo de um guarda-redes, acabou por se tornar o herói do jogo pela forma fantástica como defendeu 2 dos três penaltys que o Zportein falhou (porque o de Polga foi mesmo mal marcado!), porque acho que o grande jogador do Setúbal hoje foi Janício.
    Lamento o facto de ter chegado tarde ao post sobre "que porto queríamos para 2008/09" mas já agora aproveito digo claramente Janício. Se Bosingwa for embora era sem duvida este lateral que eu queria no lugar dele.
    Fantástico a defender, mordaz a atacar, muito rápido e cruza relativamente bem. Jesualdo podia depois aperfeiçoá-lo como fez com o Zé.
    Infelizmente, aqui no Canada, não temos grandes hipóteses de ver as outras equipas a jogar a não ser quando jogam contra o Benfas, o Zportein ou com os nossos Bravos Guerreiros, mas dentro das possibilidades que vão havendo, já reparei algumas vezes que Janício é muito bom. Tem 29 anos, o que lhe aufere experiência e maturidade suficiente para aguentar a pressão de jogar no Porto e com o físico que tem, pode perfeitamente jogar mais 4 ou 5 anos ao mais alto nível.
    Claudio Pitbull pode vir a ser o jogador ideal para jogar com Licha num sistema de 2 avançados porque tem as mesmas características de "vadio". aparece pelo centro, pela direita ou pela esquerda com a mesma qualidade, tem boa técnica e uma potencialidade que poderá ser o seu principal carimbo no passaporte na viagem de regresso ao Dragão. Marca lindamente os livres directos e será o único no plantel do Porto a fazê-lo.
    O Bruno Gama hoje não deu para ver grande coisa.
    O Afilhado do Zirtaev e da Zirtaeva é um querido. Força miúdo e parabéns pelo texto. Eu não faria melhor e tenho 38 anos :)
    Boa Páscoa a todos.

    ResponderEliminar
  16. Desculpem o meu olvido: Feliz Páscoa para todos!...Sabem como é, eu até vou pouco à igreja e distraio-me com estas coisas...Hoje fui acordado com as sinetas a "subirem" as escadas do edifício onde habito...Os Benfas e os Zpórtins desta entrada são todos muito "católicos"!...Eu também fui quando era criancinha até fazer a comunhão solene e o Crisma, depois só lá voltei aos dezoito anos para tentar descobrir um bela deusa que me tinha enfeitiçado...Agora sinceramente, regresso apenas para recordar os velhos tempos ou para acompanhar os fúnebres actos de homenagem a alguém conhecido! De qualquer modo devo dizer que a Páscoa tem tudo o que existe de mais trágico na vida de um homem, o Amor e a Morte...O Amor pela aproximação da Primavera, a Morte pelas manifestações e recordações a ela associadas...Um abraço, vou comer umas amêndoas!

    ResponderEliminar
  17. Apesar de ser ateísta e não acreditar nestas efemérides religiosas, não posso deixar de enviar desta forma virtual um forte abraço a todos os Portistas de Bancada.

    Não me levam a mal seguramente por enviar um mais especial ao mentor desta casa - o Zirtaev - que muito se tem sacrificado para manter este nosso local de reunião.

    Com sobrinhos como o do Zirtaev, que já sabem escrever "à Portista", também podemos ficar descansados quanto à continuidade da nossa Alma de Dragão.


    Abraços!

    ResponderEliminar