23 março 2010

A turba dos estádios face à pedofilia e estupro

Como já alguém notou, a propósito da confissão de Bento XVI a respeito da pedofilia na Igreja, parece que só esse crime é hediondo e capa de jornal se cometido por padres. Moralmente parece mais macabro ainda, na sombra conventual, como se não tivessemos notícias diariamente disso aqui à nossa beira e já se sinta por aí uma indiferença de tão ordinário e corrente se torne dos Açores ao Ribatejo ou Beiras.
Da mesma forma, uma notícia de desacatos com uma turba das que vão à bola, causa estupor desproporcionado como uns seis energúmenos, obviamente desqualificados de noção básica de civilidade, entre cinco ou seis mil. A ovelha negra no rebanho já não sei, porém, se causa mais impressão na rapaziada de tronco nu ao jeito simiesco, do que nos engravatados dos telejornais que nunca viram disso na vida e desconheçam múltiplos horrores ao pé da porta.
Ainda pensei que, de um incidente numa área de serviço em Alcácer, a coisa se tivesse estendido bem para lá de Faro e da fronteira, quando li isto em desporto.publico.pt sobre adeptos benfiquistas detidos em Espanha procedentes de... Marselha Mas a conveniente, pindérica e superficial informação televisiva fala assim para a plateia, quando não omite, como foi o caso com "patriotas" defendendo a honra nacional na estepe espanhola.
Para agravar a coisa, uns marmanjos que desceram da camioneta excurcionista aos pulos parece que, para os santinhos do regime papudo, deviam ter sido impedidos de ir ao jogo.
Pior, o marmelo da SIC mostrou incredulidade diante do convidado responsável pela GNR operacional no Algarve por não ter havido detenções. Ao que este apontou que, veja-se lá, até tinham sido identificados uns indivíduos que apedrejaram adeptos rivais, precisamente numa "perigosa" área de serviço, mas esses tipos cuja identificação vai chegar em breve a tribunal até eram, repisou a história o comandante da Guarda, adeptos benfiquistas.


O que nos traz a esta história pela qual a subserviente e desatenta CS não se interessou mais: a clique a mando do presidente benfiquista que armazenava droga e armas na Luz anda aí pelos tribunais, até porque negociavam bilhetes para jogo obtidos a baixo custo no clube sob a égide do seu líder também apanhado a dar "conselhos" não só aos fiéis adeptos que incendiavam autocarros de rivais como dava "instruções" a chefes de segurança, interna e da própria PSP acusada de nada saber da matéria no tocante a organização de jogos.

Mas não só, porque essa participação criminal foi remetida devidamente para a Liga de Clubes, que mandou arquivar como está provado acima e aqui foi a seu tempo denunciado.
E, entretanto, depois da primeira sessão no tribunal competente onde "alguma Imprensa" marcou presença e deu a notícia, parece que nada mais ocorreu já lá vão umas semanas. Ali, soube-se entretanto, a defesa sustenta o argumento de intercepções telefónicas de conversas comprometedoras com o tipo que faz "as coisas por outro lado" como não válidas. Realmente, o último dos argumentos que gente desta laia podia atribuir-se, a invalidade de escutas que tanto jeito deu noutras alturas com outros réus...
Não se admire, porém, que isto não se admite. Tal como a pedofilia a que nem só cardeais americanos e irlandeses deram cobertura ignominiosa, com muita gente por cá ainda aflita com a Casa Pia enquanto entrava o processo com mais expedientes e garante pretender que o mesmo acabe célere, as coisas são como são quanto a violência e encobrimento.
Ainda há dias, na TVI24, um tal de Bandarra fez um sério remoque ao Jornal I por um título sobre o violador de Telheiras apresentar o suspeito como "benfiquista" entre as formas identificativas, como se tal fosse despropositado e as ocorrências não tivessem palco nas imediações de Benfica. Não é o gajo de uma empresa de telecomunicações conhecido como violador de Benfica, mas outro entre muitos outros que não devem ser notícia na capital impoluta.
Daí eu não saber de que rebanho falamos quando se fala de violência, moral, isenção e seriedade.
Já sabíamos das ovelhas negras dos crimes do Porto, mas temos a noção exacta dos carneiros e quem os pastoreia com ameaças e cartas à administração de canais televisivos. E quanto mais marram, mais lhes crescem os cornos.
Não se pretende fazer a apologia da violência, mas contextualizar e relativizar para nem transformarmos um episódio num tumulto, muito menos apontar um agressor e desculpar outros e crimes bem mais graves. Bah, como se alguém se interesse por isso...


5 comentários:

  1. Até que enfim vejo um blogue de grande procura a falar dessa noticia dos benfikistas a irem à missa 2 vezes seguidas em espanha. Parece que ninguém dos outros blogues sabe responder ao que constantemente fazem ao FC Porto, que é salientar e exponenciar qualquer má noticia e esconder as que são a dizer bem. Há que falar destas arruaceiros vermelhos.
    Para além da noticia em si gostei muito das referências às noticias que se interligam à noticia principal, como a da protecção do patrão luisinho aos seus empregados, NN Bois. Já para nem falar da evidente entre ajuda entre CD da Liga e benfica que vão lavando as mãos uns aos outros.
    Parabéns pela lucidez e pela boa escrita.

    ResponderEliminar
  2. Um BIG Aplauso!!!!(!)

    Só tenho pena do nosso (oficial) silêncio (em contraste com a nossa velha força), que tanta mossa nos faz, adeptos incluídos!!! Ai Porto, Porto!!!!(!)

    ResponderEliminar
  3. http://oantilampiao.blogspot.com/

    no Anti-Lampião tem 3 posts seguidos que são muito bons exemplos do que é a escolha editorial dos meios de comunicação portugueses. Agora sempre que falam dos arruaceiros da final da taça da cerveja nos telejornais põem as imagens em que só adeptos do FC Porto atiram pedras e cadeiras e dos do benfica nada, no entanto as noticias vão-se sabendo nos meios mais "radicais" e menos cotados, graças aos desalinhados do sistema.

    Why???

    ResponderEliminar
  4. Escreva sempre que puder Zé Luis,nós adeptos do FCP agradecemos!

    ResponderEliminar
  5. Agora quero ver quem paga a factura!

    Quem é que vai ressarcir o FCP e os jogadores pelos danos provocados!

    http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=9d7cfa5d-13e4-4072-a330-fb29e93bd504&idCanal=00000017-0000-0000-0000-000000000017&h=1

    ResponderEliminar