29 abril 2011

Quando um imbecil árbitro português há um ano travou o Bonfim de Falcao




Falcao, Falcao, Falcao, Falcao. Não é inédito, mas tem quase 50 anos o feito de marcar quatro golos nas meias-finais das eurotaças para um jogador num só jogo. Falcao, como Manfredini nos 6-0 ao Hibernian escocês no desempate das semifinais da antiga Taça das Cidades com Feira, entra na História do futebol europeu e já é o melhor marcador de sempre, com 16 golos (Manfredini fez 12 em 62-63) contando um ao Genk na pré-eliminatória, numa época nas provas da UEFA.


Só dá Falcao. Só dava há um ano.


A 25 de Abril de 2010, no Bonfim que este domingo o FC Porto visita para tentar manter a veia ganhadora em Setúbal que já tem uma dúzia de anos de vitórias consecutivas, Falcao marcou 2 no 5-2 final dos portistas.


Ficou para a celebridade esse jogo porque um imbecil árbitro português, felizmente retirado da actividade por moto próprio no fim da época, lhe mostrou um amarelo num lance em que o colombiano do FC Porto foi carregado em falta e foi punido por uma reacção que não chegou a acontecer. O amarelo impedia-o de defrontar o Benfica na jornada seguinte, estando ainda em compita com Cardozo para o título de melhor marcador do campeonato.


Quase a chorar por tal injustiça, Falcao ainda marcou um golo nos descontos, ficando a um de Cardozo na lista de marcadores mas seguro de ter um jogo a menos para poder melhorar a sua marca.


Agora que, de forma extraordinária e com golos fantásticos, Falcao está na "berra", é bom não esquecer o que se faz no futebol de forma a prejudicar o espectáculo.


Isto para além dos quatro golos mal anulados ao colombiano durante o campeonato, sem esquecer, também, os quatro penáltis falhados na competição...


Há mais marés que marinheiros, há mar e mar há ir e voltar e tantas tropelias ao FC Porto ao longo da época passada tiveram uma resposta enorme nesta campanha inolvidável da melhor equipa de sempre do futebol português.


Em hora de alegrias, convém não esquecer algumas tristezas e injustiças, mais uns tristes que nunca perceberam do que é que "isto" se tratava.


1 comentário:

  1. Mais um jogador, que na esteira de muitos outros, ficará sem qualquer dúvida na história do nosso Clube e do futebol Europeu.

    ResponderEliminar