13 fevereiro 2015

Como um jornalista-director espanhol vê a Liga inglesa exponenciada

En la Premier se ven campos llenos, céspedes bonitos, horarios sensatos, lucha generalmente noble... Es una Liga al servicio de la sociedad, que juega durante las Navidades. Aquí el fútbol piensa que es la sociedad la que está a su servicio y algún gobierno hasta se lo hizo creer con aquello del ‘partido de interés general’, que ha acabado en Energy porque hundía las audiencias de Cuatro. Llevamos muchos años haciendo el tonto. - Alfredo Relaño, director de As, Madrid.
 
É preciso ter olhos, sensibilidade para ver e não só olhar que é o que fazem os tugas de merda da estrumeira informativa. Gostar, divulgar, pensar, realizar não é connosco.
 
Por cá, ficam-se pelos "estádios cheios", "relvados bonitos", "horários sensatos", quando muito.
 
Mas um espanhol ver na Premiserhip uma "luta geralmente nobre" já foge do paradigma ibérico, normalmente aquele que se identifica com a Grécia, a pulhice, o vieirismo, a saloiice da capital que é o pantomineiro portuga.
 
E a diferença entre uma "Liga ao serviço da sociedade", atrevendo-se a jogar no Natal, e um "futebol que pensa que a sociedade está ao seu serviço" - até metendo perdões de dívida, isenção de taxas, reclamando IVA a 6% nos bilhetes como se fossem pão e água - e mete os governos ao barulho, diria que o Relaño, um verdadeiro, conhecedor, real apreciador de futebol que escreve em jornais e até os dirige sem espaventos, é um Shakespeare, mais do que um Cervantes. Isto, ainda, com referência ao "cavalo a trote inglês" e a marcha lenta da "burra manchega" (de La Mancha, para quem não souber).
 
Em termos de futebol pensado, dirigido, comentado e apreciado, diria que não são os Pirenéus que nos separam do resto da Europa, como os carris anti-TGV; Badajoz já fica tão longe como fronteira, mesmo que ex-governantes serôdios e já com caruncho da prisão, ou mesmo um edil fresquinho da Costa, lá vão fazer revisões ao automóvel, confiando mais ou menos nos seus motoristas.
 
A puta da vida é fodida em Portugal

1 comentário:

  1. Vale a visita:
    http://www.footballorgin.com/2015/02/tv-show-documentary-greatest-teams-by.html?showComment=1423843203014#c6546398968672086788

    ResponderEliminar