08 abril 2016

Sem carácter e sem vergonha - e Antero desculpado

Como previa, não valia a pena assistir ao espectáculo deprimente de uma pessoa enxovalhar as suas qualidades,  antes tão elogiadas mas hoje enquadradas no insucesso portista por um presidente decrépito a levar o clube por arrasto para a cova.

Pois ficamos a saber o pior: plantel à venda ou mesmo oferecido de borla, equipa sem valor. O velho dinossauro não fez por menos. 
Eu lembro uma vez, uma só vez, em que, aqui, senti vergonha da equipa: perder 3-0 em Coimbra para a Taça, em 2012-13, salvo erro. Havia Hulk e C@, Vítor Pereira era o técnico. Já esta época, a 14/12/2015, tem aí um post em que o título é mesmo esse: Vergonha. Não sei porquê, houve milhares de visualizações, fora do normal, e insultos à fartazana. Foi nos 12 ou 15' jogados no dia seguinte, com o Nacional, mas não foi por vergonha da equipa, só achei vergonha o comportamento dos responsáveis pelo que esteve para ser um empate comprometedor. 

Agora, vergonha do presidente e vergonha da SAD já o digo há muito. Não é de agora, tem anos a atitude cobarde que está para ficar. E afundar o clube no tal mausoléu presidencial. 
Peseiro vai ser o novo Couceiro. Fica para um objectivo, pode ficar na estrutura mas deixa de ser treinador. Couceiro foi 2o e garantiu a Champions que era importante. Peseiro pode ganhar um título,  a Taça, mas falha a Champions como falhou já na Europa. Não serve. Apenas captou, como Couceiro, a simpatia dos amigos da imprensa lisbonense. 
Dizer, com desassombro, com anos de inacção em cima como terra numa sepultura, que a equipa vai ter carácter é da banalidade que garantia haver qualidade nesta época.
Culpar Lopetegui do insucesso um presidente que assumiu aposta pessoal nele, como antes no preocupações Fonseca, é alijar responsabilidade inadmissível no líder (?) do colectivo que primava por escolher e saber de técnicos.
Mas dizer que contratou jogadores sem os conhecer é incompetência. 
Não tem de conhecer todos, muito menos Campana, mas mancos e tristes nunca faltaram mesmo nos anos dourados, de Mareque a Marega, como Kleber e Renteria, sem culpas de Lopetegui. Campana percebeu-se logo que era fraco, como José Angel que ainda na pre-epoca deu barraca na Alemanha e aqui denunciei só por ver um lance ridículo dele em jogo amigável. Desconhecia Adrian Lopez? Conhecia Casimiro?...
Mas o compadrio e nepotismo aliam-se à incompetência de que eu desconfiava há muito.
Com o fracasso do projecto 611, descurada a formação, com o abandono de controlo na política desportiva, com o plantel formado por Lopetegui, o que andou a fazer e para que servia Antero Henrique? 
O director desportivo ligado ao fracasso em qualquer clube seria demitido. Na SAD chegou a administrador! Raia o absurdo e é inadmissível, motivo para devolver os ordenados destes anos porque não andou lá a fazer nada, como todos viam de resto.
Caucionar esta política estúpida de desculpabilização está no voto dos sócios que têm já o convite para não irem aos jogos - a época acabou! Não apareçam, talvez não se cante mais o Pinto da Costa olé, olé e a avaliação dos jogadores fica a cargo de quem não soube fazê-lo estes anos todos!
O suicídio em directo do presidente "marcelista" do séc XXI é bem pior do que o "assassinato por via audiovisual" que um dia descortinaram nas Antas.
Isto está uma choldra. E política, porque depois do Fernando Gomes temos um da CCDRN... E sobre o futuro sucessor? Estrutura sairá toda, viciada, mimada e minada.
Pinto da Costa deixará o FC Porto sem cheta, como quando o encontrou em 1982. Depois dirá para fazerem o que ele fez sem dinheiro, mas com mecenas que não há.
O dinheiro da Meu garante só o exílio douradores um último mandato para todos. Quem vier depois que feche a porta. Já se deixou de pagar a luz.. O FC Porto morreu.
P.S. - Soube agora, mais ao certo, o que se passou na AG. Contestação reduzida a 6 ou 7 minutos, danos controlados e culpar a imprensa que nunca foi óbice aos títulos conquistados. Os pacóvios aplaudem e confiam nisto. Só faltou mudar para o pavilhão e fazer um comício. Já Ceausescu severa conta de que nem todas as manifestações organizadas eram favoráveis... 

4 comentários:

  1. Caro Zé Luís, estive na AG do clube e não se passou nada disso. Muitos dos sócios que lá estiveram mostraram que pensam por sua cabeça. Claro que houve algumas pressões, mas muita explicação foi pedida. Essa informação foi-lhe mal passada. Acontece.
    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  2. Pois quem me passou a informação tem toda a minha confiança. Toda. Mas se só lhe sobre dizer isso, não tem vc credibilidade

    ResponderEliminar
  3. Pois quem me passou a informação tem toda a minha confiança. Toda. Mas se só lhe sobre dizer isso, não tem vc credibilidade

    ResponderEliminar
  4. Estou perfeitamente identificado, tem o meu correio de e-mail. Mas se prefere pensar dessa maneira, é consigo. Repito na AG do clube, houve contestação e quase todos os que usaram da palavra contestaram o estado das coisas exceto uma. Quem disser o contrário, ou é surdo ou tem limitada capacidade de análise.

    ResponderEliminar