02 junho 2010

Cheguei a tempo...

Já há confirmação oficial. É mesmo ele. Boa sorte e melhor apoio.
Fica para a posteridade, apesar do contrato até 2012.
Fiz bem em ir dar uma volta. Ainda faltava a despedida para a fotografia, pagou-se o almoço ao grande general Gesualdo (foi só por uma espécie de onomatopeia o "g") e, diplomatica e liminarmente, ficou o caminho livre para o anúncio que faltava mas já estava anunciado.
O que se me oferece dizer, fora a questão do APOIO que não será regateado, é não entender o que é o "paradigma" de futebol, consignado em futebolês idiota no comunicado que deu fim ao vínculo com o ex-treinador.
"Paradigma" de futebol, como sabemos, é chamar abominável o futebol da Grécia campeã em 2004 e científico o futebol do Inter.
Se Mourinho tem em André Villas-Boas um clone eventual, e pelo que vi da Académica, pois é melhor comprar já remédio para evitar sonolência e será giro comparar-se o futebol de Jesualdo com o que, previsivelmente, se verá doravante no Dragão.
Portanto, como imagem e "flair" ou elã, não pressinto que se mude o "paradigma". Mas isto sou eu que embirro com o compliquês, mais do que com o futebolês e às vezes detenho-me em pormenores de comunicados da SAD que valem o que valem.
Como sistema, o "paradigma" será o mesmo, pois AVB é entusiasta do 4x3x3 o que, logo à partida, para além da semelhança com a preferência de Jesualdo, lhe granjeará uma série de críticos, daqueles inteligentes mesmo que vêem beleza além de eficácia num 4x4x2 com ou sem losango, este só a dar a ideia do diamante no meio-campo para ser mais bonito e, eventualmente, resplandecente.
Mas sabemos como isto é, o Mourinho começou em 4x3x3 e deu espectáculo com uma tripleta única em 2003 no futebol português. Depois acomodou-se a outras exigências e, praticamente com os mesmos jogadores, andou pelo 4x4x2 e lá ganhou a Champions que isso ele sabe como é.
Ou seja, ao contrário do messias, para ganhar a Liga Europa/ex-Taça UEFA, o 4x3x3 deve chegar. Por cá, como há muito venho dizendo, é complicado encaixar em defesas reforçadas em pretensos 4x4x2 de tracção atrás, quando não um 4x3x3 que é lindo no papel mas no Inter funciona só nos primeiros 30 metros de terreno seu...
"Paradigma" já em equação, portanto, que eu não sou de modas nem sabidola ao ponto de dizer o que é perfeito e o que é bonito, isso há muitos experts por aí que vão voltar a lembrar o plantel de FC Porto que "pede" apenas o 4x4x2.
Mas AVB é novo e há semanas que deve andar a estudar o assunto.
Entretanto, depois do nightwish por antecipação, outro amigo já comunicou a sua decisão quanto ao lugar anual e depois de saber que é oficial o novo treinador. Não começa sob os melhores auspícios, mas com os adeptos portistas é assim, têm de ser puxados...
adenda: para quem viu a capa de hoje de A Bola ou pode rir ou pode chorar. Nunca ficar indiferente, nem achar que é "mazinha" ou só mera desmancha-prazeres. Esta já há muito estava preparada, bem mais preparada pelos mais aptos a dar a facada enquanto o FC Porto faz de conta que tem um departamento de prospecção e outro de comunicação, levando goladas da comunicação do Benfica sempre capaz de fazer as coisas por todos os lados e muito bem como comprova esta página: a) porque o namoro com Jesus há muito existiu e PdC confirmou ser de há mais de um ano, quando tergiversou e não decidiu se queria mesmo o treinador do Braga; b) porque é o que dá estas coisas de demorar a arranjar o treinador depois de tanto falatório, deixando no ar todas as possibilidades e, fora as expectativas, a conclusão final mesmo de que houve muitas questões a ponderar e senão os "50 nomes na cabeça" pelo menos mais uma opção em carteira; c) PdC não se sabe se terá tudo a ganhar, mas já perdeu muita coisa logo à partida, a inabilidade e capacidade de decisão quando mete férias em época inconveniente e tem demasiados problemas pessoais para resolver. Portanto, não acham estranho nada disto.

19 comentários:

  1. Mais do que sistemas, acredito que o que faz a diferença nos dias de hoje não são pormenores de táctica. Qualquer equipa técnica com dois ou três adjuntos tem obrigação de estabelecer regras nas mais diversas fases do jogo, incluindo os pormenores de livres, cantos, marcações, etc, etc... O que faz verdadeiramente a diferença nos dias de hoje é a capacidade de se motivar grupos de trabalho com vícios dificeis de quebrar como são habitualmente os planteis de jogadores profissionais. Não gostando do género, elogio esse trabalho ao Jorge Jesus. Não vi na Académica de Villas-Boas garra nem pormenores de destaque técnico ou táctico que o distinguissem do Chaves de Tulipa, do Vitória de Manuel Fernandes ou do Paços de Ulisses. Se alguém for capaz de explicar as virtudes do homem que se sinta à vontade, por favor. Ser muito bom no Championship Manager também eu sou que até uma Liga dos Campeões com o plantel do Porto este ano ganhei mas não sei patavina de futebol... E clones de Mourinho não existem... Lembram-se de Vítor Pontes no Leiria e sucessivos desaires?
    Acima de tudo desejo que corra bem pois sou portista e serei o primeiro a reconhecer estar enganado, assim o espero.
    A minha convicção é outra no entanto e baseado nela vou deixar o lugar anual, mantendo as quotas pagas.

    Carlos Teixeira
    Sócio 111394

    ResponderEliminar
  2. Que saudades vai ter esse seu amigo dos recitais que o Professor J dava no Dragão. Esse sim sabia o que era jogar bom futebol e ao contrário do Mourinho, que põe a equipa na defesa contra o Barcelona,o já "saudoso" Professor J conseguia meter o FC Porto na retranca frente ao Paços.

    Questão de gostos. Quem nasceu para lagartixa não chega a jacaré.

    ResponderEliminar
  3. Considero o Zé Luis o melhor escriva da blogosfera Portista, concordando ou não com o que escreve, mas a qualidade da sua escrita sobrepôem~se sempre a um ponto ou outro de discórdia, mas agora discordo ou talvez não, pois penso que a partir de agora vai dizer
    BEM VINDO ANDRÉ VILLAS BOAS

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  4. paulop, o apoio era garantido, só não sei o que será quando choverem as críticas e as opiniões se manifestarem por isto e por aquilo. Esperemos que não e convença como Mourinho.

    E a minha opinião já está dada no tocante à mise en scène realizada pela SAD. AVB não tem culpas nisto.

    Quem fala no "paradigma" lá sabe o que diz...

    ResponderEliminar
  5. Para que conste tenho 54 anos e 44 de sócio, não considero a idade e ser associado hà muitos anos um posto ou alguma categoria superior, pois há malta nova tão portista como eu, mais que eu sou é que não, e vou confessar uma coisa, deixei há 2 anos o lugar anual por não gostar do Snr.Jesualdo Ferreira do tipo de futebol praticado, acabei por ver uma grande parte dos jogos no Dragão, tirando um ou outro jogo, uma grande parte foi um suplicio ou expiação assistir aos jogos, só mesmo a PAIXÂO CLUBISTA me levava lá.
    Quando abrirem a compra do lugar anual este ano vou lá estar, pois acredito em André Villas Boas
    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  6. Zé Luis pela certa, que o AVB já teve muito tempo para preparar tudo; - quando me lembro como o Jesualdo ficou picado no jogo com a Académica, e ao contrário do costume azedou a conversa, percebi logo que o novo treinador estava ali...e, já estava tudo apalavrado; - a idade tem destas coisas a gente vai conhecendo como as coisas se fazem!...
    E, mais, não acredito que o sr mourinho não tenha nada a ver com isto...
    Pessoalmente tudo isso me chateia, mas até entendo que pelo negócio em que tudo se transformou tenha de ser assim.
    Por último é claro que sou doente do porto, e portanto vamos em frente, e só desejo que volte a brilhar uma estrelinha de sorte.
    Que a história se repita não acredito, mas vamos lá pedir um milagrezinho - já não era mau que os adeptos voltassem outra vez a puxar pela equipe e não tivesse de ser a equipe a puxar por eles!...
    (entretanto também sei que os que assobiaram os jogos com o jesualdo vão ser os primeiros a assobiar este...)

    ResponderEliminar
  7. Mas este blog é anti-Porto? É que parece...
    Boa noite e passem bem, pois devo estar esclarecido,
    mas entretanto, AVB é o treinador do FC Porto, não é nada com o tal J que vocês antes criticavam e agora já louvam...
    Viva o F C Porto, para os Portistas!

    ResponderEliminar
  8. Ó meu amigo, as minhas cotas não são só por causa disso mas também de toda a ausência de alguém a defender o clube esta época, negócios discutíveis, falta de um plano.
    Tornei-me mais exigente. Não é só por lhe chamarem desporto que uma pessoa tem que aceitar tudo. E eu não sinto respeito aos adeptos por parte do clube.
    (já não fui a muitos jogos, mas isso eram razões pessoais.)

    ResponderEliminar
  9. Melhor dizendo, não fui por motivos pessoais e o clube não me motivou a fazer uma forcinha para o apoiar.

    ResponderEliminar
  10. Eu acredito em AVB até pk é o nosso treinador e temos sempre de o apoiar... É preciso é ter cuidado com a imprensa do regime k tudo vai fazer para o enxovalhar... Quanto a Jesualdo sinceramente já não aguentava vê-lo no nosso banco mais uma época!!! Nunca percebi bem pk mas não entrou no goto dos portistas e nunca me conseguiu motivar...

    ResponderEliminar
  11. Mas nós ainda nao percebemos que devemos apoiar o clube, sempre, SEMPRE???

    Nao jogam bem? -assobios.
    Ai o treinador é fulaninho? -nao vou ao estádio..

    Uma coisa é discordar das opçoes tomadas, outra coisa é ser palerma!

    O FCP é maior que os jogadores, que os treinadores, e até maior que o (grande) pintinho, e nós apesar de discordarmos (ou nao) temos que apoiar.

    Parece que há sempre gente a querer que a coisa dê para o torto só para dizer que tinha razao.

    O Liverpool pode ir para a 2a divisao que o estádio há-de encher e só se vai ouvir cantar "You will never... "

    enfim..

    Vao para o café falar mal dos Políticos que é assim que o País vai andar para frente!

    ResponderEliminar
  12. A notícia de hoje de A Bola já era esperada... Somar namoros antigos com Jorge Jesus, com tempos demasiado prolongados para se definir treinador, com "50 nomes à cabeça", com presença de Jorge Jesus no meio de elementos da SAD portista na Final da Taça de Portugal só podia dar nisto... Tenha existido ou não essa tentativa de contratação (e não consigo acreditar piamente que não tenha acontecido!) a verdade é que a entrada de Villas-Boas no Porto começa a ser fragilizada. Oxalá a SAD lhe dê a cobertura e protecção mediática que nunca deu a Jesualdo,por exemplo.

    Carlos Teixeira
    Sócio 111394

    ResponderEliminar
  13. Carlos Teixeira, eu também fiz essa leitura.

    O FC Porto perde em muitos domínios para o Benfica.

    Alguns adeptos acham que é impóssível lutar contra muitas coisas da CS, mas são adeptos que habitualmente não raciocinam e acham que está tudo inventado e não há mais nada a fazer, é só dizer mal "deles" que estão sempre contra "nós".

    É evidente que "isto" ia acontecer, aliás para alívio de muitos leitores e seguidores deste blog eu que apago as mensagens, invariavelmente estúpidas, de benfiquistas que não largam este sítio, sei que alguns deles há muito vêem denunciando este tipo de coisas, ainda o campeonato não terminara e já se falava disso no meio dos bafientos.

    Também não me custa nada acreditar que tem tudo para ser plausível. Pinto da Costa, ultimamente, quando abre a boca não entra só mosca...

    E, com isto, quero dizer ao Pueerto que é o clube e a SAD quem dá tiros nos pés. Para além de pedirem pouco a colaboração dos sócios, de quem se distancia cada vez mais, e quanto à blogosfera azul e branca luta por si e nunca teve uma atenção da SAD.

    Ao invés, mal as coisas andaram do avesso, com os NN Bois inclusive a enxovalharem o mafioso presidente em AG's e à saída de acontecimentos, o bronco não foi estúpido: deu-lhes apoio dizendo que não dava e exigia a legalização, mas reuniu todos à sua volta e os merdosos e escarafunchosos acreditaram e foram atrás dele, congregando a sua paixão e incentivando os blogues em momentos de confraternização.

    Esta é a realidade que tipos como o Puerrto não conhecem porque não querem saber. Mas é o que há, entre aqueles que querem fazer das tripas coração na sua trincheira.

    ResponderEliminar
  14. Só para acrescentar que ao contrário de algumas opiniões que aqui leio, procuro comentar e dar a minha opinião acerca dos temas. Vou repetir: PROCURO COMENTAR E DAR A MINHA OPINIÃO. E não catalogar, apelidar ou qualificar as opiniões dos outros, como aqui vejo alguns escreverem, concorde ou não com elas, sejam vindas de gente mais nova ou mais velha.
    A este propósito, em vez de estarem aqui com teorias desprovidas de conteúdo como "devemos apoiar sempre", gostaria de ver aqui explicitados os motivos porque gostam (os que o dizem) da escolha de André Villas-Boas. Idade? Estilo? Ideias? Proximidade com Mourinho? Talvez assim a troca de ideias se tornasse interessante. É que, ao contrário do que aqui leio, eu não gosto de André Villas-Boas por gostar ou não gostar de Jesualdo e percebo pouco que aplaudam esta escolha precisamente apenas por estarem fartos de Jesualdo Ferreira. Se o critério é esse, então qualquer treinador serviria, a qualquer diriam "Bem Vindo X", "FC Porto sempre, Pinto da Costa olé". Eu não sou assim.

    Carlos Teixeira
    Sócio n.º 111394

    ResponderEliminar
  15. FCPorto-E.Amadora-25_Jornada_Liga_BWIN_2007-2008 - http://rapidshare.com/users/KSW27G
    O célebre 6-0 quando conquistamos o nosso ultimo tri.

    Portuguese.Championship.2008.08.30.Round.02.Benfica_vs_Porto - http://rapidshare.com/users/C05OXI
    Aquele 1-1 na Luz onde os lamps andavam a cair que nem tordos
    e não lhes enfiamos uma goleada porque não calhou.

    Taça.Intercontinental.-.Toyota.CUP.-.12-12-04.-.FC.Porto.vs.Once.Caldas - http://rapidshare.com/users/3ADJRR
    O tal jogo... Saquei isto do emule e nunca o encontrei em mais lado nenhum.)

    ResponderEliminar
  16. Zé Luís os pasquins de (des)informação desportiva já estão na cruzada de tentar destabilizar e fragilizar o AVB. Curiosamente o perfil feito pela comunicação social por alturas de Novembro aquando do real interesse do SCP no Villas Boas, recordo "treinador promissor clone do Mourinho, com grande futuro e potencial", num ápice mudou para "treinador inexperiente sem provas dadas, aposta de risco bla bla bla". Nada de novo, a imprensa navega consoante a cor clubística, escondendo-se numa imparcialidade hipócrita. Gosto mais do modelo espanhol, Marca, As pró Real, Sport El Mundo Deportivo pró Barça...pão pão queijo queijo queijo sem rasteiras nem jogo sujo.

    Temos de nos unir em torno da nova equipa técnica e mesmo para os mais cépticos temos de dar o benefício da dúvida ao AVB e não ceder ao envenenamento público da nossa comunicação social.

    Ps- A capa da "Bola" ontem e o seu timing, mostra o quão despudorado e sem vergonha é a linha editorial desse pasquim. Uma coisa me alegra, estamos a deixá-los nervosos!

    ResponderEliminar
  17. Treinador de bancada, a questão da manipulação da informação desportiva não tem a leitura linear que muitos portistas querem dar-lhe.

    á estive um monte de vezes para fazer um post sobre isso, mas acho que não iria resultar porque as pessoas não conseguem ver para além do próprio nariz e há muita gente confgormada com o assunto e conformada com a inevitabilidade de isto ser assim. Não faço a leitura maniqueísta que muitos fazem da capa de A Bola e por isso fiz a adenda no texto.

    Há que saber reconhecer rabos de palha e telhados de vidro, tal como os apontamos aos outros sabendo que o FC Porto tem os seus. Se o FCP tratou muito bem a saída de Jesualdo, estendeu essa deferência especial para além do razoável: primeiro ia a Madrid, depois a não sei quê da UEFA, ainda e sempre como treinador do clube, por fim faltava o almoço com o presidente. Só depois tratou do novo treinador, mas permitindo que todas as especulações se sucedessem, o que por si só tira dignidade à nova contratação. Isso é próprio do emblema de Benfica, que trata os treinadores que despede e os que contrata da forma mais baixa e até da forma mais vil, o que me mete nojo enquanto observador exterior e incapaz de aceitar que um clube trate assim os seus profissionais.

    Há que saber perceber o que está bem e o que está mal.

    De resto, o Carlos Teixeira resume bem a questão em torno de AVB. Tal como para mim, que já o escrevi de forma clara, o Carlos não entende como subitamente as pessoas adoptaram o AVB. Só porque agora, circunstancialmente, é nosso. Podia ser outro e seria a mesma coisa. Quando era falado para o Sporting, AVB deixava-me, como observador exterior e sem interesse na coisa, tal como me deixa agora: pouco entusiasmado e ciente de que nada provou, escusam de fazer a História antes dela mesmo acontecer. É cinismo rasca e não alinho nisso.

    Agora, quanto ao apoio, terá todo o meu apoio e críticas se tiver de as fazer. Espero que tudo corra bem, que AVB tenha sorte e que seja mais apoiado do que foi Jesualdo, que saiu em grande apesar da má estima e péssima consideração que, lamentavelmente, muitos adeptos têm do homem, como tiveram de Adriaanse. Eu acho que devemos todos agradecer a quem faz coisas, ganha títulos, impõe um estilo. Tal como agradecemos ao presidente e SAD quando fazem bem as coisas e ganham títulos, mas não estão imunes a críticas e reparos e, ultimamente, têm, merecido muitas justas observações que lhes são feitas.

    Eu não sei se com AVB os adversários ficam nervosos ou não, é tão cedo para dizer isso como para prognosticar que irá ganhar títulos ou não. Nem sei se o Maria vai para o Real Madrid quando há um mês ia para o M. United e até ofereciam o Anderson, vejam só. A 1 de Abril uma série de blogs portistas anunciaram o Paulo Bento com toda a circunstância, que a pompa era para ser guardada para quando fosse revelado o nome oficialmente, tal como sucedeu agora.

    Eu não vivo ao sabor de marés nem estados de alma e por isso este blog distingue-se de todos os outros. Mas na hora certa o apoio ao FC Porto e ao treinador e jogadores - alguém falou em defesa de Bruno Alves após a final da Taça e um golo irregular do adversário que quiseram imputar-lhe? - estará aqui, como sempre.

    ResponderEliminar
  18. O Mourinho quando veio para o FCP tb tinha meia dúzia de meses como treinador, e foi o q s viu...tinha 38 anos. Artur Jorge quando veio para o FCP tinha meia dúzia de meses como treinador, e foi o q s viu...tinha 37 anos. Tb essas foram apostas de risco, e com o sucesso q s sabe. AVB sabe muito, muito de futebol, teve boa escola, tal como Mourinho teve (AVB teve Robson e Mourinho, Mourinho teve Robson e Van Gal). AVB viveu FC Porto, Chelsea e Inter por dentro. Fez trabalho de campo, de secretária, de observação. Guardiola quando chegou ao Barça tinha feito o q como treinador? Foi bom jogador, certo. Mas como treinador tinha zero. Hoje, dos melhores do Mundo. Do lado inverso temos Leonardo do AC Milan. Aposta de risco que correu mal. Mas AVB não é Leonardo, nem Guardiola, nem Mourinho. É André Villas-Boas. E pode muito bem começar aqui uma história de sucesso. Excelente a cartada Pedro Emanuel. Com as prováveis saídas de Alves e Meireles, o balneário perde referências. Regressa Pedro Emanuel que foi capitão de equipa de 80% dos jogadores do actual plantel. A sua presença será muito importante além de técnicamente, ter qualidades, pois já o Mestre Mourinho dizia q Pedro era o prolongamento do treinador no relvado. É porque lhe reconhecia qualidades para orientar a equipa. Equipa técnica jovem, ambiciosa, e acima de tudo, PORTISTA. Todos eles tem passado do FC PORTO.
    Aliado a isto, regressos de Castro e Ukra ao plantel principal...além do valor destes jovens, fica um sinal da caminho que se está a traçar!!

    ResponderEliminar
  19. porquê a saída do João Pinto e do Rui Barros?

    ResponderEliminar