22 junho 2010

Souza, "isto" não é o Benfica...

Este "minino", de 21 anos, terá sido contratado pelo FC Porto e logo por 5 épocas.
A Imprensa, oficiosa e outra ainda abaixo na escala diz que é oficial, mas não se lê nada no site do clube a respeito e parece que, ao contrário do que se costuma referir como obrigatório, se contratação houve não terá sido cumprida a determinação de informar o mercado, no caso a CMVM, e não o mercado do futebol, muito menos o mercado de Imprensa.
Depois de Sereno, com total indiferença generalizada por não ser um qualquer sul-americano a aterrar em Lisboa, apesar de antes pretendido pelos clubes da capital a suscitarem muitos títulos de jornal, o reforço Souza acrescenta pouco ou nada à expectativa dos adeptos portistas, mais caídos em desânimo tanto por falta de notícias importantes como pelos medíocres jogos do Mundial, depois de um ano sem campeonato no papo.
Apresentado como médio brigão e que tanto joga na cabeça de área, à frente da defesa, como concorrência a Fernando, como é meio-volante, dizem que tipo Raul Meireles, Souza é tão desconhecido como Franco Jara, por exemplo, revelando-se igualmente indiferente que jogue no Vasco da Gama, que ganha tão pouco apesar da fama mundial e da ligação intrínseca, historicamente, a Portugal, um dos seus mais afamados navegadores e a dirigentes lusitanos que fundaram o clube, como se jogasse num secundário e mesmo medíocre clube argentino tipo Arsenal de Sarandy que raramente se ouve falar...
Como saber, então, de Souza, especialmente fora do Brasil? Pois, como vicecampeão mundial de sub-20, em 2009 no Egipto, nada como ir procurar o rasto dele. Titularíssimo na equipa que venceu todos os jogos menos a final com o Gana, perdida por penáltis no Cairo, Souza destaca-se por ter um amarelo em praticamente todos os jogos desse Mundial. À excepção do primeiro, fácil com a Costa Rica, mas depois foi amarelado no segundo jogo do grupo e, por precaução, foi poupado a seguir com a Austrália. Na fase a doer, por eliminatórias, lá começou a gesta de Souza: amarelo com o Uruguai, suspenso frente à Alemanha nos 1/4 de final, depois amarelo de novo na semifinal com a Costa Rica e amarelo ainda na final.
Sem saber - alguém sabe? alguém ouviu?, alguém viu? - de Souza, o que não basta para desconfiar dele, de resto a um custo estimado de 3ME por 3/4 do seu passe que no total valerá 4ME, permito-me no mínimo deixar um aviso a Souza: servir o FC Porto não é jogar pelo Benfica e quanto a amarelos a discrepância de tratamento dos árbitros, e da Imprensa, é gritante. Em Portugal vai perceber rapidamente a diferença como Ramires viu logo no primeiro jogo do Mundial pelo Brasil até com a Coreia do Norte: um amarelo que por cá passou sempre olimpicamente sem sanção em falta semelhante. No Mundial é assim, em Portugal "isto" no FC Porto não é como no Benfica, pá!

4 comentários:

  1. Com que então publicidade aos papoilas !!!! Sei que o Zé Luis é inocente e não merece este acto terrorista, o mesmo se passa noutro blog Portista, terá a haver com publicidade da google ? A que os blogues estão sujeitos?
    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  2. Comissão de Utentes da A23, A25 e A24


    Já pode subscrever o abaixo assinado contra a introdução de portagens nas A23, A25 e A24 no site da Comissão de Utentes, aqui:

    www.contraportagens.net

    JPD

    ResponderEliminar
  3. paulop, não sei que pub se trata, cheguei agora de alguns dias fora e de actualidade só conheço o Mundial, mais nada.

    De resto, também para o Costa, não faço ideia o que Boronha escreveu - e na selecção ou sobre ela pouco importa, o homem destila veneno como bebe uísque, pelo menos bebia no tempo, longínquo, da selecção com ele lá.

    ResponderEliminar