13 dezembro 2011

A repescagem para a Liga Europa

Agora que a Liga Europa chega, 4ª e 5ª feira, ao final da sua fase de grupos, antes do sorteio de 6ª feira na sede da UEFA e logo encaixa os 32 clubes apurados em duplicado (1/32 e 1/16 final), não posso deixar de sublinhar a costumeira visão obtusa e desonestidade profissional, a par de falha intelectual, a respeito dos repescados como o FC Porto e o Man. United, este ano, como foram no ano passado Benfica e Sp. Braga.
No intervalo dos jogos de sábado do Porto em Aveiro e do Barça em Madrid, no café onde estava, tive oportunidade de ler A Bola e uma coluna na última página de Fernando Guerra que diz tudo sobre o jornalismo tuga eivado de má-fé. Era só uma coluna de opinião, mas a deformação cultural e mental nela contida diz muito da generalidade da praça da informação: não há ideia nenhuma forma sobre coisa alguma; quem tiver alguma ideia é normalmente ridicularizado; dá para alfinetar alguém ou alguma coisa por mor de enfatizar o bem de alguém ou de outra coisa. Trabalhinho mal feito.
Nunca deixei de criticar a repescagem de equipas da Champions. E isto desde as pré-eliminatórias, pois desde a 3ª eliminatória isso sucede, os eliminados passam à Liga Europa no play-off de acesso à fase de grupos; e os campeões que passam ao play-off da Champions vencendo a 3ª ronda de apuramento, têm ainda a hipótese de continuarem na Europa entrando directamente nos grupos da Liga Europa. É uma mama que não acaba para quem entra pela porta da Champions e já vem desde as pré-qualificações, aquilo em que muita gente nem sequer pensa ser assim. Li algures no início da época que um pascácio benfiquista, na tv, temia ser eliminado da Europa se perdesse com o Trabzonspor... Direito de jogar e possibilidade de amealhar dinheiro, uma desbunda. Uma injustiça.
Ora, de início não se percebeu bem o que queria FG dizer com a "Bazófia de AVB", tendo o treinador portista da época passada defendido a tese de que era injusto os 3ºs da Champions passarem para a Liga Europa. Tínhamos, em 2010, o exemplo do Atl. Madrid que no grupo do FC Porto e do APOEL só somou 3 pontos, esteve quase a ser último e eliminado de vez mas acabou a época a triunfar na final europeia de Hamburgo, frente ao Fulham. Uma aberração.
Entretanto, deu-se a entender, um pouco por todo o lado, que o facto de Vítor Pereira lembrar que a repescagem estar prevista nos regulamentos não permite discussão sobre isso. Obviamente, está legal. E o actual técnico portista não deu opinião sobre nada, disse apenas o que há, sem contestação. AVB, ao invés, emitiu uma opinião e tem o seu direito.

Aparentemente, FG quis criar uma "guerra" à distância e sem sentido. Não houve divergência entre VP e AVB. Um constata um facto concreto; outro disse o que achava justo. Mesmo assim, o jornalista não opinou, não se sabe a sua opinião e sabe-se o desprezo que acha os outros terem-na.
Pasmei, porém, que o aproveitamento fosse no sentido de agora o FC Porto beneficiar, como outro qualquer, das regras que há um ano, presumivelmente, o jornalista sentiu (de AVB) como uma crítica ao Benfica. Não percebi, quase até ao fim, o que pretendia com aquilo, mas o remate diz bem do golo na própria baliza da credibilidade que escritos destes revelam de quem os profere.
Ao acabar aludindo a "frustrados" por passarem da Champions à Liga Europa, FG meteu Domingos ao barulho para mostrar que está errado em toda a linha. Porque se AVB tivesse visado na sua opinião "apenas" o apuramento do Benfica na época passada, pois também o Braga era "atingido", como todos os outros. E Domingos, que não opinou nada na época passada beneficiando do sistema, não poderia, em pleno na Liga Europa, dizer nada agora; como não pode Jardim, hoje no Sp. Braga. A frustração da época passada sabemos onde ficou... até hoje guardada e mal exteriorizada.

O logótipo da finald e Bucareste, a 9 de Maio
Como não devia, de forma deslocada e pateta, fazer Fernando Guerra, até porque há um ano o Benfica era seguramente mais criticado na Imprensa por ter-se mantido a boiar na Europa depois de perder 3-0 com um tal Hapoel - não APOEL - e 2-1 em casa com o Schalke; sobrevivendo apenas graças a um golo alheio, o de Lacazette, no 1-1 do Lyon aos 88', que impediu os israelitas de ficarem em 3º no grupo da Champions. O Benfica passou vergonha? Sim, mas os louvaminheiros logo esqueceram e chegaram a alimentar o ensejo de vencer a competição para a qual o Benfica foi repescado. Nem sequer mereceu continuar na Europa, ao contrário do FC Porto que só por infelicidade, além de erros próprios antes, agora não se qualificou. E se frustração há tem toda um sentido diferente do de há um ano com o Benfica; já o Sp. Braga lutou até ao último jogo em Donetsk para se apurar e perdeu com o vencedor do grupo, mas acabou com 9 pontos, contra 6 do Benfica que sofreu 4 derrotas e o FC Porto apenas 2 para seguir na Europa agora.
É lamentável que os jornalistas não tenham opinião a não ser em prol do seu clube, tergiversando quanto a interpretações que outros possam ter. Afinal, o FC Porto vai ter a primeira oportunidade de repescagem que Benfica e Sporting já tiveram por mais de uma vez. E isso, normalmente, significa mais jogos europeus em vez de apenas mais dois até à próxima fase eliminatória da Champions. Para o Atlético de Madrid serviu para consolo na época e ainda lhe abriu a seguinte ganhando a Supertaça ao Inter. Quem diria, depois de um fracasso rotundo antes. Como se falhando um penálti e outro ainda haja uma nova hipótese de redenção, de ganhar dinheiro, acumular prestígio e chegar à glória. Felizmente, o Benfica já não a teve como os espanhóis. Porque não a justificou, ao contrário deles que até eliminaram nas meias-finais o Liverpool que arrasara o Benfica...

Se amiúde ouvia falar de jornalistas escreverem só para eles próprios, há claramente quem escreva para néscios se embebedarem de irrealismo e desinformação que são o fundo da falta de cultura desportiva que um conhecido benfiquista já identificou em Portugal. Olha quem fala, então...

2 comentários:

  1. Segundo o JN, Fucile, Cristian Rodriguez e Walter estão etiquetados para o mercado de Janeiro. Daí a constante presença de Maicon a defesa direito e ao que me apuraram, Sapunaru tambem não vai á guerra com VP...
    A limpeza segue dentro de momentos...

    ResponderEliminar
  2. O Lacazette, fez o golo do empate a 2...

    Quanto às hipóteses de repescagem, mais que uma vez, o Sporting apenas a teve uma vez mesmo (2007/2008), o carnide, é que avançou dessa forma, em 2006/2007 e a época passada.

    ResponderEliminar