13 setembro 2014

Antevéspera da Champions ao domingo

Creio que ninguém o observou, mas esta história de o Porto jogar amanhã, domingo, em Guimarães deve ter que se lhe diga, pelo menos digo eu.
 
Vamos ver, porque até aqui não víamos, mesmo com 3 equipas na Champions umas 3 vezes, quantas equipas, mesmo jogando em casa e na 4ª feira seguinte, vão ter jogos ao domingo...
 
Creio que não vamos ver. Não é que importe muito, acho perfeitamente normal jogar ao domingo e na 4ª feira. Sim, seria normal. Mas não era a prática. Não é sequer a prática. Vai passar a ser. Espero para ver com quem tal regularidade vá ocorrer.
 
Na verdade, não se percebe porque o Porto não joga hoje em Guimarães. Com o eterno argumento de arranjar-se mais um dia de descanso. Mesmo que jogue em casa, mesmo que tenha as 72 horas (até mais) para o jogo seguinte, sendo que nem chegou a ter 70 horas entre jogar na Liga em P. Ferreira, salvo erro, e receber o Lille na 3ª feira a seguir.

Porque, e para que jogam hoje Moreirense-Rio Ave (16h) e Arouca-Braga (18h)? O Rio Ave só tem jogo 5ª feira na Europa, o Braga nem isso, vê a Europa pela TV. Então, o V. Guimarães-FC Porto não devia ser sábado às mesmas 17h que estão marcadas para amanhã?
 
Perdeu-se o argumento do descanso? Quem o perdeu? Ou nem há descanso? Há, mas parece que só uns têm direito a ele, outros vergam a mola... Perdeu quem dita os horários das transmissões televisivas. E quem é? A Liga, em conjunção com o operador televisivo que é a SportTV. Mas a SportTV não é (metade, vá lá) do Oliveirinha? E o "amigo Joaquim" não é amigo do Pinto da Costa? (esqueçam lá a narrativa que cansa o Sótraques de que a compra mafiosa de títulos de informação na vara de conluios e O2 para dar ar à coisa não era evidente e relevante).
 
Pois, o Porto podia jogar hoje em Guimarães. Não é que faça diferença, depois da dispersão dos internacionais por quase 2 semanas sempre há mais treino e preparação para a retoma da Liga e das chatices internas. No fim, no fim ainda vão dizer que o jogo do Porto é no domingo para Lopetegui recuperar os jogadores todos, incluindo lesionados como Tello, e ter o plantel operacional... O cinismo e a língua de pau são capazes disso. E quem disser uma coisa, mesmo nas pantalhas, pode dizer diferente amanhã que ninguém chama a atenção, tal a ignorância e a (má) consciência de não a ter, isto é, a consciência de que diz-se tanta coisa que depois ninguém se lembra e fica tudo em águas de bacalhau.
 
Só que não era assim. Confesso que fiquei surpreso. E duvido que vá ser assim, pelo que não me surpreenderei. Não é que haja bondade em distribuir os grandes pelos dias televisivos. Até há jogos sobrepostos, basta que um clube com canal próprio e jogos caseiros em circuito fechado calhe jogar em casa e marque quando o entender, o clube da casa é quem manda e quem tem esse direito é quem manda. Mas, aí, quem manda na Liga - e até quer mandar nos direitos tv dos clubes - é que devia mandar alguma coisa. Desse assalto não se queixa o maroscas Figueiredo. E o resto da maralha assobia para o ar. Alguém levantou o véu do problema? E vai tocar hoje no assunto nos pasquins a soldo?

Quando as regras não são iguais para todos, e não acredito que o sejam esta época, o que se diz? Assalto à mão armada. Ou pior.

Sem comentários:

Enviar um comentário