11 setembro 2014

BdC quase PdC - mas o caminho faz-se percorrendo

É, muda a consoante e pouco. É consoante. E pouco. O presidente do Sporting teima em demonstrar que sonha  com o presidente do FC Porto. Nenhum discurso passa sem referir-se ao "exemplo" portista. Há já sportinguistas que enojam de o ouvir. Afinal, até Godinho Lopes dizia ver, sem sentido pejorativo, no modelo (gestão do futebol) portista um belo exemplo a seguir e que Pinto da Costa era um líder. Não foi o primeiro e, daqui a tempos, BdC não será o último.
 
 
Mas Luís Filipe Vieira não faria melhor do que instigar uma fatwa (sentença/decreto religioso para cumprir na lei islâmica) contra ex-administradores para abafar ter de choramingar, sim, por um empréstimo obrigacionista. Eu percebo, os sportinguistas percebem e não estou a ser irónico - o Sporting precisava de varrer o sócretinismo (e a impunidade atrelada) que dele se apossou e o despesismo galopante sem retorno, algo que os adeptos súcios e xuxas não entendem que se reclame do ex-Primeiro-Sinistro.
 
Sim, para já BdC fez bem, teve o êxito de ficar à frente do Porto fazendo um ajustamento severo como Portugal no pós-sócretinismo. E é uma bandeira que merece, sem dúvida. Da parte dos portistas, por mim falo mas sempre denunciei isto contra os carneiros do costume, deviam ter vergonha de 2013-2014, da equipa, dos reforços, do treinador, dos administradores.
 
Até um Sporting medíocre - disse-o desde o primeiro clássicoem Outubro no Dragão - superou um Porto intragável, o que diz mais do fracasso portista do que do mérito leonino achado na Loja dos 200.
 
Mas BdC não precisa de seguir o modo populista e demagogo, à maneira súcialista do tipo a ignorar que eles arruinaram o País e trouxeram a Troika que trazia um envelope de muita massa mas muitas exigências. Os sportinguistas aguentaram estoicamente, que nem socialistas, alheados das malfeitorias mas acirrados contra a Merkel, os alemães e Bruxelas, de meia tigela.
 
BdC não precisa bater nos Fundos de jogadores - algo de que eu também discordo, ao contrário dos papagaios portistas que os aplaudem porque acham que assim o FC Porto voltou a fazer uma grande equipa (em potencial) como se não o fizesse antes e na época passada não tenha dado para o torto sem o recurso aos Fundos mas deixando a nu a incompetência de Antero e Cª de que Vítor Pereira se apercebeu a tempo sendo o único a sair como herói do bicampeonato mais dramático do FC Porto. E não precisa bater porque já andou às costas deles, já comprou jogadores e lucrou com isso, mas para ser palhaço verde não precisa ficar Rojo nem armar-se em Vale e Azevedo que rasga contratos. Um dia pagará, além da língua de palmo, as vitórias de Pirro.
 
E não precisa repetir, que cansa, é monótono e revela muita inveja, que o FC Porto é um mau exemplo por recorrer aos Fundos, uma forma de financiamento como outras e para a qual, como outras, quem tem melhor mercado e imagem obtém mais resultados.
 
Resultados que o Sporting, salvo o 2º lugar que até era sinónimo de ficar atrás do FC Porto (mas contentinho, vide Pedro Soares Franco, de ir à Champions 4 anos seguidos, preferindo isso a ser campeão uma vez e falhar os milhões nas outras três), não tem.
 
Porque se BdC quer indemnização pelos negócios ruinosos de Jeffren, Rodriguez e Izmailov, pode não ter tido o mesmo dispêndio, mas seguramente tem o retorno nulo em nomes como o Chicla (Bala para os brasileiros) faraó ou o Vítor pacense que um dia, à porta fechada, deslumbrou o Rascord com uma capa para os anais do jornalismo sodomizado.
 
Quando BdC tiver resultados realmente importantes traduzidos em títulos e vendas milionárias - a justificar as parangonas imbecis e delirantes dos pasquins regionais aduladores de pés de barro - pagando a quem deve e não desprezando quem antes precisou e utilizou avaramente, de jogadores de topo, como Falcao, James Rodriguez, Mangala, Cissokho, Lisandro Lopez, etc., etc., etc., então poderá ser dispensado da factura de matacões como os que tem arranjado e que o FC Porto já teve com os seus inúteis Renteria, Mareque, Benitez, Kléber, Kiesczek, etc., etc., etc., porque o saldo lhe é claramente positivo. O que não invalida que se critique o que de mal se fez, sem deixar de reconhecer-se o que de bom foi feito. A César o que é de César...
 
Mas até BdC ter isso, títulos, craques, milhões em caixa, terá de comer muita massa, sem ilusão do dinheiro, e alguma é difícil de engolir, parece cimento, quiçá betão. Como os êxitos do FC Porto lhe custam, ai se custam, e por isso arrota postas de pescada para alfacinha desfrutar, vendendo o saloiismo, chico-espertice, demagogia e populismo como um pulhítico da praxe. Como o PdC de há muitos anos que BdC como adepto (ainda hoje) se habituou a ver, a amaldiçoar e a jurar que, passados muitos anos, um dia seria como ele.
 
Eu não teria contratado Jeffren, por saber do seu estado clínico só pelas notícias. Como não teria contratado Izmailov. Ou Liedson. O Levezinho que, finda a passagem pelo Dragão, reclamou da seguradora um milhão por conta de um défice de 30% num joelho, pois mancava e era notório e eu aqui mesmo o denunciei.
 
Esta época, para já, será o choque com a realidade: da Champions, da candidatura ao título, do robustecimento do plantel que para as exigências actuais é da sua responsabilidade e vai falhar estrondosamente para ele engolir a sua bazófia. Mais tarde virão as facturas mesmo: da Doyen, dos fracos investimentos desportivos, talvez até do pavilhão construído à maneira sócretina com dinheiros indevidos e, por fim, do que o "mundo de futebol" onde ele julga ser ouvido e conhecido, pensar dele e do Sporting.
 
Para a pasquinaem insana capitolina, será mais um palhaço no circo costumeiro onde se abrem vagas para facção de agit-prop.
 
Além da factura do reconhecimento do que fez, do que disse e do que não ganhou. Mesmo que dure tantos anos como PdC.
 
E as diferenças serão mais significativas do que uma mera vogal pode administrativamente supor ou simular.

4 comentários:


  1. @ Zé Luís

    obrigado! pela referência :D

    «Quando BdC tiver resultados realmente importantes traduzidos em títulos e vendas milionárias» já não estaremos aqui para ver com os nossos olhinhos que a Terra entretanto já consumiu...

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  2. Fala por ti, espero andar cá até aparecer outro burro do carvalho... Amândio do carvalho... zé alberto do carvalho...

    ResponderEliminar

  3. @ Zé Luís
    ~
    expressei-me mal.
    foi mais no sentido: ah e tal, "vaso ruim não quebra" + o desejo do burro do carvalho é ser o novo Pinto da Costa + portanto, pelo menos trinta anos na presidência + quando eu tiver 70 e o zmerding começar a ganhar taças da Liga e afins, acho que já não estarei por cá.
    foi só isso. acho que a piada correu mal... fica para a próxima :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  4. Nada disso, eu é que fiz piada com a minha desejada longevidade e a nulidade do grunho do carvalho.
    :)
    Abraço

    ResponderEliminar