25 setembro 2014

Paulo Bento mentiroso e FPF... também!

Além de incompetente e mau-carácter, raivoso e vingativo como treinador, o ex-seleccionador foi contestado na sua narrativa quanto à saída, pelo que revelou na entrevista da semana passada. Nenhum jornalista de jeito dirá que mentiu, mas foi o que se depreendeu da revelação de Fernando Gomes, ontem, na apresentação de Fernando Santos.
Não é propriamente uma novidade face ao perfil truculento de Paulo Bento, absolutamente inadequado para o cargo. Mas ficou patente a contradição entre o que disse, ou não disse, de si, e o que disse da forma como era visto na Direcção da FPF e em particular de Fernando Gomes.
O que também nada invalida, já que até a continuidade de Paulo Bento foi avaliada colegialmente após o absoluto fracasso do Brasil, que a Direcção federativa se confirmou como incompetente e devia ser igualmente demitida. Porque não avaliar o sucedido no Brasil, arranjando um pobre bode expiatório, reforçando os poderes do então seleccionador, e estando dependente não da avaliação directiva mas dos humores de Paulo Bento, desqualificam qualquer órgão que se considerasse idóneo e competente.
Convém lembrar que Paulo Bento desafogou as suas mágoas nesse antro do amiguismo serôdio que é a RTP da bola indígena. À semelhança do ex-Primeiro-Sinistro, dali coisa boa, séria e aceitável não poderia vir. Diz bem a letra com a careta.
É, por isso, uma vergonha toda esta ópera bufa em volta da Selecção. Fernando Santos é apenas mais um a "queimar" eventualmente, mas ele vai todo contente e garante a presença em França-2016. Sendo, naturalmente, um nome consensual e até simpático, não era difícil vaticinar a nomeação, mesmo com o problema da suspensão, por fim confirmada, de 8 jogos.
Além de ridícula e incompetente, a FPF conseguiu um registo histórico de ter um treinador inelegível para o banco. Mas, apesar de ser bizarro, o BT, maior diário dinamarquês, não deu uma linha do assunto. A Dinamarca tem Morten Olsen há quase 150 jogos...
Mas, independentemente de considerar FS o homem certo neste momento, e seguro de que não fará birras nem "apartará" jogadores, o wishful thinking já se levantou em massa nos louvaminheiros do costume. Vamos lá a França e seremos os maiores outra vez.
Afinal, importa a qualificação e a renovação, depois vê-se. O "projecto" já esta desaparecido numa gaveta. A FPF vive obcecada com dinheiro, com a estruturação do futebol. Daqui por uns anos andará muito parlador a dizer o óbvio e a eaquecer o essencial. Tem sido assim. Daí o grande plano passar para 12º plano. É mais incompetência, na urgência federativa de arranjar alguém que traga resultados e com eles o dinheiro: desenvolvimento do futebol jovem, zero! Ou seja, a FPF também mente. Pudera!...
Os louvaminheiros do andor anterior, alguns deles, nem conseguiram dar a notícia da nomeação anunciada. É que há quem faça melhores broches para ter as babetes noticiosas mais importantes. E a verdade é que os que agora foram também "traídos" esforçar-se-ão para melhorar os próximos fellatios, não para conseguirem ser melhores jornalistas e dar informação mais isenta e profissional e não espalhar simpatias e hossanas pelas alminhas da querida Selecção de todos aqueles que dizem amén.
Daí que, da peripécia de ontem, eu ressalte a confirmação oficial de Paulo Bento ser apelidado de mentiroso. Um belo epitáfio, sem dúvida. 

Sem comentários:

Enviar um comentário