16 setembro 2014

Semana típica da tourada tuga

No país dos mais brandos costumes, tomemos a descrição da última semana vivida:
- num domingo há tourada, mesmo não autorizada, em Viana do Castelo e, apesar da Polícia presente, ninguém é preso e a faena só não se faz por não haver... aficionados.
- no outro já há autorização para touro de mortos, agora em Monsaraz, depois de Barrancos, por favor à tradição.
- Pelo meio, largadas de touros na Moita resultam em dois mortos, o que é normal na moita e à noite, mas a reposição do espectáculo tem agendado novo show para 2ª feira seguinte, ontem.
- A semana começa com o ainda (?) presidente da Liga a dizer mal de todo o futebol, pessoalizando opiniões sobre clubes e dirigentes com a mesma naturalidade que fecha as portas da sede, afasta rivais eleitorais e desautoriza instâncias jurisdicionais que o desapossaram do cargo e marcaram eleições livres e lícitas em que ele não pode constar; e criticando as operações da Selecção sob a alçada de uma federação em que por inerência é vice-presidente.
- A semana acaba com os primeiros grandes casos de arbitragem no campeonato, aparentemente empolgado por quatro equipas empatadas na liderança mas artificialmente nivelado por erros inadmissíveis mesmo à escala humana, muito menos repetidos e sempre em prejuízo do mesmo, o FC Porto em Guimarães.
- Uma jornada que começou com um erro de arbitragem em benefício do Benfica e que passou despercebido à serena e apaixonada pasquinagem saloia e com uma ronda marcada, como não podia deixar de ser, por benefícios do clube que o presidente da Liga aconselha a não seguir o que entende ser más pisadas do clube que acaba prejudicado da forma mais ignóbil que poderia imaginar-se em Guimarães.
- Isto numa semana em que o presidente da FPF, que tem no presidente da Liga um vice-presidente, desmancha um seleccionador a quem uns dias antes empossara com mais poderes bem acima da capacidade que Paulo Bento poderia apresentar.
- E, em termos políticos, entre contínuas denúncias dos zombies e vampiros do PS eleitoral da saloiice espalhada pelo País à sua imagem mas nenhuma reportagem televisiva sobre mortos e vivos que contam as patifarias bancárias para pôr todos em ordem de votar como os árbitros a equilibrar as contas do campeonato, com uma nomeação de um tuga num cargo, obviamente importante, da Comissão Europeia.
- Com o inefável, nem só pelo mau português do seu Facebook ou do chorrilho de asneiras comuns a Zorrinho, ex-líder parlamentar do partido súcia, a gabar-se de, como o caranguejo que puxa os outros para baixo dentro de um balde, contribuiu para que melhor pasta não fosse entregue a tuga nomeado na CE, para criticar que Carlos Moedas fosse relegado para uma pasta alegadamente irrelevante numa forma de contestar a escolha pessoal do Governo e do PM.
- Numa semana ainda, a vara foi condenada pela Face Oculta: prisão efectiva. A ministra da Festa das Escolas 5* e derrapagens de 50% queixa-se da justiça e só teve pena suspensa, certo que por coisa pouca mas sem arrependimento algum o que deveria resultar em efectiva atrás das grades. Já dizia o outro de Ferro, amparo dos pedófilos, que se cagava para o segredo de Justiça, mas isso era com o Costa do Castelo, então ministro das Polícias e Juízes, agora aspirante a Primeiro-Sinistro. 
 
É esta gente que trata da vidinha, do campeonato, das nomeações, dos bancos - o Maro(s)cas já veio defender o Salgado BES, em contraponto ao caso de polícia do BPN -, até das touradas. Como baixará o défice, subirá o nível do campeonato, melhorará a Escola, beneficiará a Saúde, diminuirá o endividamento, crescerá a Economia, terá a comentadeirice mérito  e a coscuvilhice descrédito, com gente deste calibre?

Sem comentários:

Enviar um comentário