14 janeiro 2009

Avance a primeira linha que a segunda aguentou...

Nacional 2-1 FCPorto
Ruben Micael 23', Sapunaru 36' e Miguel Fidalgo 84'

Equipa: Nuno, Sapunaru (Diogo Viana 78'), Stepanov, P. Emanuel, Benitez, Bolatti, Guarin T. Costa, Candeias (Rabiola 70'), E. Farias e M. Gonzalez

Se Jesualdo diz que não viu nada, ao nível do relvado, quem assistiu pela TV muito menos. Mas pouco importa, mesmo que Manuel Machado, nas suas sempre enigmáticas declarações, realce que o nevoeiro foi para todos, presumindo-se que não viu nada e, vá lá, salvou-se o resultado.

Sendo impossível tirar grandes ideias do jogo, a invisibilidade criada pelas condições atmosféricas lá no alto da Choupana serviu na perfeição para esconder uma competição de terceira categoria.

Do pouco que se conseguiu ver, levantando a meio do jogo uma pontinha do véu enevoado e denso, Sapunaru empatou num bom remate, mas numa oferta de Alonso pressionado por Tomás Costa.

E viu-se ainda, na medida do possível, uma boa réplica da segunda versão do FC Porto, modelo Taça da Liga, feita basicamente com o onze que derrotara o Setúbal, com excepção da troca de Pelé (lesionado) por Bolatti, além de Nuno na baliza por Ventura.

E uma boa réplica porque o jogo foi algo equilibrado, apesar de mais intencionalidade e ritmo de um bom conjunto madeirense que jogou com o seu melhor onze. Comparativamente ao jogo do dia 4 para o campeonato frente ao FC Porto, o Nacional teve desta vez o lateral-esquerdo ofensivo Alonso e o goleador Nenê, que estiveram ausentes por castigo há 10 dias.

Tal como não se viu o 1-0, também o 2-1 ficou no meio da neblina, como um Porto sentido cantado por Rui Veloso, penalizando o comportamento muito digno do FC Porto e que não compromete as aspirações da qualificação - a despeito de muitos portistas, indiferentes à necessária rotatividade do plantel sem pôr-se em causa os objectivos do clube, criticarem a opção de fazer-se avançar os menos utilizados.

Resta vencer a Académica no sábado, no Dragão, com transmissão na SIC, para o que Jesualdo irá decerto chamar a sua melhor equipa.

Há duas razões que concorrem para isso:
1) não só porque precisa dela para vencer mas, essencialmente,
2) porque os motivos estratégicos da rotatividade do plantel estão conseguidos.
"Esta" equipa, versão reservas, cumpriu o seu papel, com brio e dignidade, porque mais não podia exigir-se contra dois onzes (Setúbal e Nacional) que jogam a Liga Sagres, com outro ritmo, movimentação, articulação e coordenação do seu jogo.

A primeira equipa pode avançar porque na 4ª feira seguinte já só há jogo da verdadeira Taça Intercalar, da AF Porto, e os actores principais poderão fazer o jogo com a Académica, no sábado, a uma semana de voltarem ao campo, em Braga, de novo para a Liga Sagres (provavelmente sábado seguinte, 24) e antes de receber o Leixões para a Taça de Portugal, dia 28.

Foi este o panorama com que Jesualdo teve de confrontar-se e, doravante, a rotina será instalada na "primeira equipa" para a entrada em força no mês de Fevereiro que terá as semifinais desta clandestina Taça Carlsberg, como um "jogo da batota" entre amigos mas às escondidas como é suposto na "batota", e a reentrada na Liga dos Campeões, além dos ajustes de contas com Benfica e Rio Ave no Dragão.

É o máximo que pode dizer-se de um jogo impróprio para fazer qualquer apreciação individual em que a derrota não faz mossa nas aspirações do FC Porto.

Uma nota apenas, pela faculdade de se ter visto bem o lance, num lance disputado por Mariano na área madeirense, mas o defesa local jogou ombro a ombro e não houve falta.

Lance distinto do de domingo passado entre Areias e Fucile, porque o defesa do Trofense só procurou afastar, fora da lei, o portista que entrava na área, abdicando de procurar a bola. Hoje a decisão do árbitro esteve correcta.

p.s. - Depois de um jogo que não se viu, um golo que não devia ver-se, pelo Sporting, em Vila do Conde.
Depois do penálti de cabeça na Roubalheira, na época passada nesta competição marcada pela clandestinidade, hoje um golo em fora-de-jogo ainda pior do que na Luz no passado domingo.
Depois do que disseram dirigentes, ex-dirigentes, futuros dirigentes, roupeiro, assessor, motorista e tutti quanti como é norma em Alvalade, em relação ao golo de David Luiz ao Braga, não sei nem o que dirão esses mesmos contestatários, muito menos o que dirão os também dirigentes, ex-dirigentes, futuros dirigentes, roupeiro, assessor, motorista e "altri mafiosi" da Luz, sobre o tento desta noite de Vukcevic.
Será que a regra mudou e ninguém sabia?
Será que só o FC Porto sabia e por isso ficou calado?
Será do Guaraná ou que tudo doido está?

28 comentários:

  1. um jogador do Rio Ave a caminho do Porto.
    Alguém está ao corrente desta transferência ?

    ResponderEliminar
  2. A análise do post parece-me muito certa, Jesualdo fez bem em rodar os menos utilizados estes dois jogos, sábado tem que jogar a equipa principal não só para ganhar - apesar desta taça pouco me dizer - mas sobretudo para dar andamento aos jogadores principais senão estariam sem competir uma semana, o que é mau.
    Durante a partida e se estiver a correr bem então pode descansar um ou outro.
    Um jogador do Rio Ave??? Será o lateral direito???
    Dizem bem dele...

    ResponderEliminar
  3. Eu já nem sei se Jorge Sousa e sus muchacos beneficiaram o Sporting para que os dirigentes do slb venham agora perguntar aos do sporting como é agora depois daquele escândalo ? É a tal ironia da vida com muitos espertalhões a serem protagonistas.

    ResponderEliminar
  4. SLB e SCP nas meias da taceca, à força. Ao FCP, já deixaram bem claro que não o querem lá, basta olhar para a arbitragem com o Setúbal e ao incrível não adiamento do jogo com o Nacional - que beneficiou apenas este mesmo clube, já que está habituadissímo a treinar e jogar naquele campo em condições muito parecidas.

    Por isso mesmo, por não nos quererem lá - para que SLB e SCP possam ter adversários mais fracos nas meias finais e possam depois estar os 2 numa final à moda de Lisboa, já que este ano não vai haver equipas de Lisboa na final da taça de Portugal - é que o Porto tudo deve fazer para ir às meias finais e depois para ir à final e ganhá-la. Mas só esta época, porque já lá estamos.

    Para a próxima época e para o futuro, gostava que o Porto abdicasse, como outros clubes grandes da europa já têm feito, desta taça da sabujice, onde não nos querem, e que é feita, pelo que se viu esta época e já na anterior, para que os clubes de Lisboa tenham mais um derby, um daqueles bonitos derbys onde até se estripam pessoas com very lights.

    Gostava que os responsáveis do Porto, depois do que se viu e vai continuar a ver, dissessem que o Porto não vai continuar nesta prova nas próximas épocas, por ser evidente não o quererem lá, e dissessem explicitamente que, assim sendo, não estão dispostos a continuar a financiar a liga com o dinheiro proveniente das transmissões televisivas e das assistências dos jogos do Porto em sua casa na taça da treta.

    ResponderEliminar
  5. Off-shore,

    como disse há muito tempo, por ali só vejo o Miguel Lopes, a quem conhecia da campanha na II Liga e muito me impressionou.

    De resto, não vejo nada de jeito.

    Negroni,
    o FC Porto ameaçar sair?
    Como fez o Benfica na época passada?
    Precisamente por isso, deve é fazer o contrário.

    Na melhor das hipóteses, continuando a ironia, vão dizer que também estamos à espera de um golo completamente inverosímil, para não dizer ilegal, por forma a não nos podermos queixar das arbitragens.

    ResponderEliminar
  6. “Cala-te Paulo Bento”, mandou dizer Vitor Pereira

    Meus Senhores, já não há palavras, suficientemente sujas e porcas, para adjectivar com rigor o que de tão negro se está a passar na arbitragem. Das duas uma, ou os árbitros e juízes de linha entram em campo BÊBADOS e devem passar a ser feitos urgentemente testes alcoolémicos antes dos jogos ou a MAFIA tomou conta do Conselho de arbitragem.

    Inclino-me para a segunda das hipóteses (MAFIA). A primeira (BEBADOS) não é contudo de descartar mas, caso os testes sejam negativos, são a contra analise que confirmarão a segunda.

    Só pode ter sido de encomenda o “golo” validado ao Sporting contra o Rio Ave. Isto é, num jogo para a fruteira da Liga dão ao Paulo Bento um presente do tamanho da Torre dos Clérigos.

    “Quando a esmola é grande até o pobre desconfia”. E é caso para desconfiar porque este presente é envenenado. Hoje, na flash interview da Sic, Paulo Bento não percebeu que já provou o veneno.

    Paulo Bento, não precisava de afirmar que “o golo foi fora de jogo, mas o Sporting também já tem sido prejudicado”. Pois é, caro senhor, este presente é exactamente para lhe dizer que de facto poderá ter sido prejudicado, mas às vezes também é beneficiado e de que maneira. Isto foi uma grande armadilha que a arbitragem lhe montou para lhe meter uma rolha.

    Você ainda não percebeu, Paulo Bento, que até o árbitro viu que era fora de jogo. Você não percebeu que até o Rui Patricio, lá do fundo viu que o Vucevik estava em fora de jogo no inicio da jogada e para confirmar a sua posição irregular encostou-se ao poste à espera da bola e nem assim o fora de jogo foi assinalado por um dos dois juízes de linha, nem pelo arbitro. Sim, porque até o outro juiz de linha deve ter visto, desculpem, viu o fora de jogo e podia ter levantado a bandeirola.

    Sr Presidente do Conselho de Arbitragem aqui fica o meu depoimento e a confirmação de que o recado que mandou por esta equipa de arbitragem ao Paulo Bento, foi entregue.

    A partir de hoje, ai daquele que disser que o Benfica está a ser levado num andor, porque o Sporting também o foi e com um fora de jogo ainda maior e mais escandaloso do que o David Luis.

    Mas Sr. Vitor Pereira,o senhor não se importa que se acrescente que o Sporting não precisava deste jogo para coisíssima nenhuma e muito menos tratando-se da Fruteira da Liga?

    É que assim ficamos todos esclarecidos da grande máfia que tomou conta da arbitragem em Portugal. É que há uma “pequena” diferença” entre empurrar o Benfica para a Liga Milionária e dar uns pinuts aos outros para se calarem, com 500.000€ (se a ganharem).


    Autor: Carlos Daniel
    http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20090115/cala-te-paulo-bento-mandou-dizer-vitor-pereira

    ResponderEliminar
  7. Do pouco que vi gostei de guarin, mariano e sapunaru, espero que sapunaru ja possa jogar no proximo jogo da liga.
    Com a derrota o apuramento fica complicado, no proximo jogo o porto deve entrar com uma equipa com muitos dos habituais titulares dado que não ha jogo para o campeonato esta semana, e vencendo pode ainda passar á proxima fase.

    ResponderEliminar
  8. Espero que o Jesualdo utilize sempre a 2a equipa nesta taceca deslavada.

    No meio de tanto nevoeiro fica a confirmaçao da podridao que é o nosso futebol.

    Evidentemente os estadios ficarao ainda mais vazios e os incompetentes de Lisboa a jogar sozinhos, bem ao estilo Salazar.
    Um estilo que sempre se tentou impor, desde o fim da ditadura.
    Até agora resistimos. Até quando?

    ResponderEliminar
  9. Será que fui o unico a ver o penalty sobre o Mariano aos 30 minutos?

    ResponderEliminar
  10. Zé Luis,
    Pois parece que é o Miguel Lopes e que o João Tomás está a caminho de Vila do Conde.
    a confirmar

    ResponderEliminar
  11. então o João Tomás não vai para o Setúbal ? Quanto ao Miguel Lopes, o que tenho visto tenho gostado dele, mas ter 3 laterais direito para quê ? A não ser que o Sapunaru agora passe para central e o Stepanov irá embora. Muitas especulações, vamos aguardar o que o futuro nos traz.

    ResponderEliminar
  12. "Será que fui o unico a ver o penalty sobre o Mariano aos 30 minutos?"

    Donnie Darko, não estás sozinho nessa avaliação, mas a minha opinião é esta e não creio poder existir outra.

    Este ombro-a-ombro foi legal, mas nem todos o são.

    Coloquei, aliás, esta questão ao Zé Leirós no Bola na Área, já que não viu penálti no lance Fucile-Areias, mas viu no lance Di Maria-Mossoró.

    ResponderEliminar
  13. Offshore, a ser um só pode ser aquele e há já dois anos que aprecio o Miguel Lopes. Não tem estaleca para o Porto, ainda, mas como antigo extremo pode ser a ser útil.

    E, como diz o Menphis, não é mal pensado ver o Sapunaru a central se o Stepanov sair.

    ResponderEliminar
  14. E perante esta coisa da Taça Carslberg e arbitragens bêbadas da Liga Sagres, o taberneiro a quem confiaram a tasca da Liga, no seu blog, diz isto:

    João Cravinho e Marques Mendes vão comentar na Renascença, o primeiro dia 20, o outro a 22 (ou 23).

    O ano de 2009 promete.

    Grandes contratações da Renascença.

    Relembre-se que o blog chama-se 4 Linhas e o presidente da Liga de clubes é mesmo Hermínio Loureiro.

    ResponderEliminar
  15. De valor era ficarmos em segundo e ir com os Juniores ao estádio da Luz enfiar três putas...Por isso já valia a pena a taça da Cerveja mais verde do mundo.

    ResponderEliminar
  16. Os piratas andam aí

    Notícia de 13.01.08:
    «Um navio norueguês com uma tripulação de 52 membros foi atacado por piratas na costa da Nigéria, no Oceano Atlântico. O navio estava a cerca de 30 milhas da fronteira com os Camarões, perto do sector petrolífero do delta do Niger. Os piratas, que atacaram a bordo de duas ou três embarcações rápidas, subiram pela ponte mas não conseguiram entrar para o interior do navio e abriram fogo antes de fugirem.»

    Perguntam vocês: "O que é que isso tem a ver com o futebol português, se, ainda por cima, se passou perto da costa dos Camarões?"

    Ora aí está. Tem tudo a ver. Lá como cá, os piratas estão em franca actividade.

    No Domingo, um grupo de piratas "calaboteanos" atacou uma embarcação proveniente da famosa Bracara Augusta, junto à costa da 2ª Circular, vilipendiando-os em 3 pontos. O chefe do grupo, membro da famosa Igreja Evangélica Baptista de Portalegre comandou a barbárie, sem dó nem piedade. O capitão da embarcação, J. "Haddock" Jesus, afirmou que em 20 anos no alto-mar, nunca tinha visto nada assim, e já tinha visto muitos piratas, nomeadamente, o famoso "Capitão Gancho". O dono da embarcação, A. Salvador, não calou a sua revolta. 'Foi um roubo de igreja', afirmou. Um roubo de Igreja Evangélica Baptista, claro está.

    Ontem, um pirata-assistente atacou uma traineira de Vila de Conde. Este pirata, conhecido por usar uma pala no olho e, consequentemente, ter grandes limitações na sua visão, roubou um ponto à tripulação, prejudicando-os bastante. 'A vida na pesca é dura e ninguém LIGA à gente', afirmaram.

    Não tenho dúvidas. Este país está a saque e os piratas andam aí.

    ResponderEliminar
  17. Duarte Gomes em Alvalda, Bruno Paixão na Luz e Carlos Xistra no Dragão. Está bem, está...

    ResponderEliminar
  18. Offshore, como sabes que vem um jogador do Rio Ave?
    A confirma-se, é óbvio que é o Miguel Lopes, mas parece-me uma contratação absolutamente desnecessária. Laterais direitos já temos dois e esquerdos também.

    ResponderEliminar
  19. Luís Filipe Vieira a um ano de receber a roseta de prata? Como é que ainda não se expulsou este merdas do NOSSO clube?



    http://www.record.pt/noticia.asp?id=819478&idCanal=11

    ResponderEliminar
  20. Duarte,
    Foi o que me contou um amigpo que esteve em Vila do Conde

    ResponderEliminar
  21. Também li um rumor sobre o interesse do marselha no Tarik

    ResponderEliminar
  22. Miguel lopes é um jovem jogador com potencial, não me parece que seja uma necessidade mas, é portugues não deve ser muito caro e não deve ganhar muito, pelo que ano me pareceria nada mal pensado.

    ResponderEliminar
  23. Ok offshore, se tu dizes eu acredito. Agora o facto de ser português é irrelevante para mim. É, de momento, desnecessário e ponto final.
    Sei que vou chocar muita gente, mas não ligo nada à naturalidade de um jogador na hora das contratações. Tanto me faz que seja português ou chinês, o que me interessa são apenas e só duas coisas: qualidade e preço. Embora reconhecendo que neste último capítulo o facto de ser português possa embaratecer a compra, mas só por isso. Aliás esta opinião mantenho-a para a formação cuja única grande vantagem que vejo para o futebol enquanto desporto profissional, ou seja aquele que se pratica nos seniores, é a de redução de custos porque um bom jogador que ascenda dos juniores para o plantel principal não custa um cêntimo ao clube.

    ResponderEliminar
  24. Quanto ao orelhas, a mim pessoalmente não me custa nada vê-lo ainda como sócio do FCPorto. É até um prazer poder atirar à cara daquela gentinha esse facto. Só não sabia que já era sócio há 24 anos, há mais tempo do que eu que nesta altura tive de esperar 4 anos para ser inventado e mais 9 para me tornar associado do melhor clube deste país, o que demonstra a sua abnegação em torno do clube.

    ResponderEliminar
  25. Voltando à matéria de jogadores, acho que não precisamos de reforços até final da época. Precisamos sim que o azar se vá embora e que os árbitros sejam honestos.

    ResponderEliminar
  26. Duarte Pernes, ah, ah, ah.

    Ainda esperas honestidade dos árbitros?

    Amigo, diz o ditado: quem faz um cesto, faz um cento.

    ResponderEliminar