PS: Em comentário coloco os nomes dos jogadores que actuaram neste jogo e o treinador. Só necessitam de copiar, colar na vossa caixa de comentários e atribuir a vossa nota (de 0 a 10).
Não é que me sinta obrigado a fazê-lo, mas gostaria de realçar, mais uma vez e para que não restem dúvidas quanto às palavras e ideias que se perdem nos diversos comentários e trocas de opiniões, a razão de ser de algumas notas minhas.
A defesa, já o disse e repito, tem sofrido golos incríveis, por manifesto azar. Mas também aselhice. Lembro o golo que Fucile consentiu na Amadora, desnecessariamente apesar do insólito da coisa... Bruno Alves esteve para repetir a gracinha na Choupana. Portanto, nem tudo é azar. Tal como se sofrem golos incríveis repetidamente, como estes em desvios e Bruno Alves já contribuiu para um na Turquia.
Há, ainda, golos inadmissíveis, disse-o após o jogo da Amadora e repito agora, também no segundo golo sofrido com o Nacional. Uma equipa que quer ser campeão não pode sofrer golos desta maneira, repetidos, especialmente quando está em 2-1 de avanço e sofreu o 2-2 na Amadora e na Choupana.
E de autogolos, ainda, o Rolando esteve perto de fazer mais um, de resto nem é a primeira vez.
Quanto a Jesualdo, sem prejuízo da consideração que me merece, dar-lhe-ei, doravante, nota zero sempre e de cada vez que meter o P. Emanuel a defesa-esquerdo. Acho uma afronta à inteligência dos adeptos e disse-o, lembro também, após a infeliz substituição na Amadora em que deixou Benitez no banco para uma substituição aos 90' com 4-2.
Desta vez, Benitez entrou. Jesualdo, sentindo ou não a minha crítica, não insultou o bom senso da generalidade dos portistas. Não fez a afronta que foi aquela substituição na Amadora. Mas voltar a insistir em P. Emanuel numa posição que não é a sua, sem nada contribuir para a equipa, significou, de novo, dar 45 minutos de avanço com o FC Porto a jogar com menos um.
Espero que esta crítica seja encaixada como construtiva, porque também nada me move, obviamente, contra P. Emanuel, um jogador que justificou plenamente a aposta de Mourinho quando trocou o Bessa pelo Dragão. E se o olhava com desconfiança, cedo reconheci que P. Emanuel se tornou uma mais-valia para o FC Porto. E faz parte indelével da história de sucesso do FC Porto, parte integrante e até decisiva, como em Yokohama, dos maiores triunfos da história recente do FC Porto.
Mas, por favor, professor, insistir nesta toada é ofender os adeptos que não vêem melhorias na equipa com esta opção de defesa-esquerdo, e acho que acaba por maltratar o próprio jogador.
Como ninguém ganha com esta situação, sinto do coração a necessidade de fazer mais este alerta, justificando assim a minha opção consciente de "penalizar", com esta chamada de atenção, os intérpretes de uma situação algo bizarra que não abona em favor da equipa, do público, dos intérpretes, do futebol.
E como na hora das vitórias algumas verdades doem menos, supostamente, sem ter a presunção de passar além de "treinador/portista de bancada", até porque em termos profissionais ninguém da CS é capaz ou tem tomates, quanto mais ideias, para lançar o tema, creio ser oportuno este meu reparo - sossegando os colegas de bancada quanto a alguma "teimosia" minha e eventual ideia que fique de querer "massacrar" treinador ou jogadores, quando todos sabem como acho que todos são úteis ao FC Porto e podem provar essa utilidade nas múltiplas frentes de competição.
A começar por 5ª feira, na Taça da Liga, pelo que é hora ideal de fazer este ponto da situação, na minha maneira de ver.
Helton- 5 Fucile- 3 Rolando- 5 B. Alves- 3 P. Emanuel- 3 Fernando- 5 R. Meireles- 5 Lucho- 6 C. Rodriguez- 9 Lisandro- 7 Hulk- 9
M. Gonzalez- 4 Guarin- 7 Benitez- 0
Jesualdo- 5
P.S. Enquanto as alternativas forem o Benitez (pelo que ainda não mostrou) e o Lino até compreendo a opçao do Jesualdo pela colocação do Pedro Emanuel a lateral esquerdo, embora seja sempre sofrível.
dragão arcuense, respeitando todas as opiniões mas abrindo o debate, se o Benitez não mostrou (em quantas oportunidades?, em que contexto?, como andava a equipa?, que confiança colectiva havia para disfarçar debilidades?), o que mostrou P. Emanuel?
Parece-me um não argumento.
O País está uma merda, caiu na fossa e temo que nunca mais de lá saia. O PS governa há 15 anos, com interrupção de 3 do PSD. As culpas podem ser repartidas, mas tem de haver proporcionalidade. Há quem se questione em quem votar na próxima: no PS?, no PSD?. Mas só há esses dois? A ideia é, reconhecendo o que está mal, mudar, mudar, tem de se mudar. Não podemos deixar ficar tudo na mesma, assistir impávidos.
Esta minha alusão vem a caminho de uma questão há dias lançada por um colega da bancada, sobre a entrevista de PdC a um jornal madeirense.
Primeiro, quebrou-se o tabu - que me parece pouco inteligente e nada recomendável - de o presidente não falar de política. Não é misturar o futebol com a política, mas o que impede falar de uma coisa e outra? Daí a estupefacção, que também a senti quando li a notícia sobre as opiniões do presidente sobre política, não só elogiando o madeirense AJJ mas dando dicas quanto aos desafios eleitorais que se avizinham.
É que está em causa o futuro do País.
Quando eu era novo, desiludido tão cedo com a política, quase adivinhando que nesta cáfila não se pode confiar, nem votava porque achava que não ía adiantar. Não me preocupei com o futuro, agora preocupo-me.
É o mesmo com a lateral-esquerda. E é sistémico, afecta toda a defesa. A coisa está má, há que mudar.
Helton-7 Fucile-7 Rolando-6 B. Alves-6 P. Emanuel-4 Fernando-5 R. Meireles-5 Lucho-8 C. Rodriguez-9 Lisandro-8 Hulk-9
M. Gonzalez-6 Guarin-7 Benitez-5
Jesualdo-8 Tenho de dar o braço a torcer, eu já pedi a cabeça do treinador e o acusei de nunca dar a volta a resultados. A expressão burro velho não aprende línguas não se aplica neste caso pois sinto que JF tem melhorado cada época que passa no FCP
O problema deste pais é que muda-se o que for necessário para manter tudo na mesma... O actual partido do governo tem um militante que no tempo do Sousa Franco( um min. das finanças sério) queixou-se da falta dos 'jobs for the boys' e o Sousa Franco lá teve de ir embora pois não estava para gastar o $$ dos contribuintes nesta palhaçadas, e o maior partido da oposição tem um militante que pertenceu ao C.A. de um grupo de lavandarias (Dias Loureiro),ou seja, estamos entregues à bicharada. Quanto a dar mais oportunidades ao Benitez , parece-me que com Pedro Emanuel os atacantes continuam a passar com facilidade então mais vale por o Argentino que é melhor a atacar e deixar o Fucile na direita que tb é melhor que o Mariano. O problema é que por vezes implicamos com um jogador e não ha nada a fazer, lembram-se do Edmilson, sp que o gajo caia la estava o tribunal a assobiar o gajo.
Helton-5 Fucile-4 Rolando-5 B. Alves-3 P. Emanuel-3 Fernando-7 R. Meireles-5 Lucho-7 C. Rodriguez-9 Lisandro-7 Hulk-9
M. Gonzalez-5 Guarin-7 Benitez-0
Jesualdo-7
sobre o tema do lateral esquerdo, quanto a mim lino e deve sair, benites fez até agora jogos muito maus e tenho dificuldades em ve-lo novamente a jogar, que se aproveite a taça da liga para que possa ter uma oportunidade de provar que merece uma oportunidade.
Pedro emanuel foi a situação possivel e teve a certa uma grande importancia dentro de campo como capitão e voz de comando, agora penso é que já se devia ter percebido que não vale de nada ele passar do meio campo com a bola porque nada vai fazer de jeito com ela, mas tambem é muito injusto atribuir-lhe toda a culpa do nao rendimento da equipa na primeira parte dado que a atitude dos jogadores mudou na segunda parte.
Com o regresso de sapunaro a situação pode ficar resolvida assim o espero com fucile na esquerda onde acho que joga melhor.
Helton-5 Fucile-2(o menos mal da defesa) Rolando-1 B. Alves-0(Deve ter sido dos piores jogos que já vi dele) P. Emanuel-1(a presença nao é tudo) Fernando-7 R. Meireles-5 Lucho-7 C. Rodriguez-8 Lisandro-8(nao marca, mas faz marcar) Hulk-7
M. Gonzalez-2(o treinador deve ter um "fetiche" com este gajo) Guarin-7 (...devagar se vai ao longe...) Benitez-0
Jesualdo-7
NOTA NEGATIVA: Nao gostei de ver o Hulk a fugir do Lucho nos festejos do 1º GOLO, será que há guerra....
Aqui estão os jogadores da vitória da Madeira:
ResponderEliminarHelton-
Fucile-
Rolando-
B. Alves-
P. Emanuel-
Fernando-
R. Meireles-
Lucho-
C. Rodriguez-
Lisandro-
Hulk-
M. Gonzalez-
Guarin-
Benitez-
Jesualdo-
Um abraço.
Não é que me sinta obrigado a fazê-lo, mas gostaria de realçar, mais uma vez e para que não restem dúvidas quanto às palavras e ideias que se perdem nos diversos comentários e trocas de opiniões, a razão de ser de algumas notas minhas.
ResponderEliminarA defesa, já o disse e repito, tem sofrido golos incríveis, por manifesto azar. Mas também aselhice. Lembro o golo que Fucile consentiu na Amadora, desnecessariamente apesar do insólito da coisa... Bruno Alves esteve para repetir a gracinha na Choupana. Portanto, nem tudo é azar. Tal como se sofrem golos incríveis repetidamente, como estes em desvios e Bruno Alves já contribuiu para um na Turquia.
Há, ainda, golos inadmissíveis, disse-o após o jogo da Amadora e repito agora, também no segundo golo sofrido com o Nacional. Uma equipa que quer ser campeão não pode sofrer golos desta maneira, repetidos, especialmente quando está em 2-1 de avanço e sofreu o 2-2 na Amadora e na Choupana.
E de autogolos, ainda, o Rolando esteve perto de fazer mais um, de resto nem é a primeira vez.
Quanto a Jesualdo, sem prejuízo da consideração que me merece, dar-lhe-ei, doravante, nota zero sempre e de cada vez que meter o P. Emanuel a defesa-esquerdo. Acho uma afronta à inteligência dos adeptos e disse-o, lembro também, após a infeliz substituição na Amadora em que deixou Benitez no banco para uma substituição aos 90' com 4-2.
Desta vez, Benitez entrou. Jesualdo, sentindo ou não a minha crítica, não insultou o bom senso da generalidade dos portistas. Não fez a afronta que foi aquela substituição na Amadora. Mas voltar a insistir em P. Emanuel numa posição que não é a sua, sem nada contribuir para a equipa, significou, de novo, dar 45 minutos de avanço com o FC Porto a jogar com menos um.
Espero que esta crítica seja encaixada como construtiva, porque também nada me move, obviamente, contra P. Emanuel, um jogador que justificou plenamente a aposta de Mourinho quando trocou o Bessa pelo Dragão. E se o olhava com desconfiança, cedo reconheci que P. Emanuel se tornou uma mais-valia para o FC Porto. E faz parte indelével da história de sucesso do FC Porto, parte integrante e até decisiva, como em Yokohama, dos maiores triunfos da história recente do FC Porto.
Mas, por favor, professor, insistir nesta toada é ofender os adeptos que não vêem melhorias na equipa com esta opção de defesa-esquerdo, e acho que acaba por maltratar o próprio jogador.
Como ninguém ganha com esta situação, sinto do coração a necessidade de fazer mais este alerta, justificando assim a minha opção consciente de "penalizar", com esta chamada de atenção, os intérpretes de uma situação algo bizarra que não abona em favor da equipa, do público, dos intérpretes, do futebol.
E como na hora das vitórias algumas verdades doem menos, supostamente, sem ter a presunção de passar além de "treinador/portista de bancada", até porque em termos profissionais ninguém da CS é capaz ou tem tomates, quanto mais ideias, para lançar o tema, creio ser oportuno este meu reparo - sossegando os colegas de bancada quanto a alguma "teimosia" minha e eventual ideia que fique de querer "massacrar" treinador ou jogadores, quando todos sabem como acho que todos são úteis ao FC Porto e podem provar essa utilidade nas múltiplas frentes de competição.
A começar por 5ª feira, na Taça da Liga, pelo que é hora ideal de fazer este ponto da situação, na minha maneira de ver.
Helton- 5
ResponderEliminarFucile- 3
Rolando- 5
B. Alves- 3
P. Emanuel- 3
Fernando- 5
R. Meireles- 5
Lucho- 6
C. Rodriguez- 9
Lisandro- 7
Hulk- 9
M. Gonzalez- 4
Guarin- 7
Benitez- 0
Jesualdo- 5
P.S. Enquanto as alternativas forem o Benitez (pelo que ainda não mostrou) e o Lino até compreendo a opçao do Jesualdo pela colocação do Pedro Emanuel a lateral esquerdo, embora seja sempre sofrível.
Helton- 6
ResponderEliminarFucile-5
Rolando- 6
B. Alves- 5
P. Emanuel- 5
Fernando- 6
R. Meireles- 5
Lucho- 6
C. Rodriguez- 7
Lisandro- 6
Hulk- 6
M. Gonzalez- 5
Guarin- 5
Benitez- 5
Jesualdo- 6
Helton- 5
ResponderEliminarFucile-5
Rolando- 6
B. Alves- 5
P. Emanuel- 5
Fernando- 6
R. Meireles- 5
Lucho- 7
C. Rodriguez- 8
Lisandro- 8
Hulk- 8
M. Gonzalez- 5
Guarin- 7
Benitez- 4
Jesualdo- 7
dragão arcuense, respeitando todas as opiniões mas abrindo o debate, se o Benitez não mostrou (em quantas oportunidades?, em que contexto?, como andava a equipa?, que confiança colectiva havia para disfarçar debilidades?), o que mostrou P. Emanuel?
ResponderEliminarParece-me um não argumento.
O País está uma merda, caiu na fossa e temo que nunca mais de lá saia. O PS governa há 15 anos, com interrupção de 3 do PSD. As culpas podem ser repartidas, mas tem de haver proporcionalidade. Há quem se questione em quem votar na próxima: no PS?, no PSD?. Mas só há esses dois? A ideia é, reconhecendo o que está mal, mudar, mudar, tem de se mudar. Não podemos deixar ficar tudo na mesma, assistir impávidos.
Esta minha alusão vem a caminho de uma questão há dias lançada por um colega da bancada, sobre a entrevista de PdC a um jornal madeirense.
Primeiro, quebrou-se o tabu - que me parece pouco inteligente e nada recomendável - de o presidente não falar de política. Não é misturar o futebol com a política, mas o que impede falar de uma coisa e outra? Daí a estupefacção, que também a senti quando li a notícia sobre as opiniões do presidente sobre política, não só elogiando o madeirense AJJ mas dando dicas quanto aos desafios eleitorais que se avizinham.
É que está em causa o futuro do País.
Quando eu era novo, desiludido tão cedo com a política, quase adivinhando que nesta cáfila não se pode confiar, nem votava porque achava que não ía adiantar. Não me preocupei com o futuro, agora preocupo-me.
É o mesmo com a lateral-esquerda. E é sistémico, afecta toda a defesa. A coisa está má, há que mudar.
Helton- 5
ResponderEliminarFucile- 4
Rolando- 4
B. Alves- 4
P. Emanuel- 4
Fernando- 5
R. Meireles- 4
Lucho- 7
C. Rodriguez- 9
Lisandro- 7
Hulk- 8
M. Gonzalez- 3
Guarin- 6
Benitez- 1
Jesualdo- 5
Helton-7
ResponderEliminarFucile-7
Rolando-6
B. Alves-6
P. Emanuel-4
Fernando-5
R. Meireles-5
Lucho-8
C. Rodriguez-9
Lisandro-8
Hulk-9
M. Gonzalez-6
Guarin-7
Benitez-5
Jesualdo-8
Tenho de dar o braço a torcer, eu já pedi a cabeça do treinador e o acusei de nunca dar a volta a resultados.
A expressão burro velho não aprende línguas não se aplica neste caso pois sinto que JF tem melhorado cada época que passa no FCP
O problema deste pais é que muda-se o que for necessário para manter tudo na mesma...
O actual partido do governo tem um militante que no tempo do Sousa Franco( um min. das finanças sério) queixou-se da falta dos 'jobs for the boys' e o Sousa Franco lá teve de ir embora pois não estava para gastar o $$ dos contribuintes nesta palhaçadas, e o maior partido da oposição tem um militante que pertenceu ao C.A. de um grupo de lavandarias (Dias Loureiro),ou seja, estamos entregues à bicharada.
Quanto a dar mais oportunidades ao Benitez , parece-me que com Pedro Emanuel os atacantes continuam a passar com facilidade então mais vale por o Argentino que é melhor a atacar e deixar o Fucile na direita que tb é melhor que o Mariano. O problema é que por vezes implicamos com um jogador e não ha nada a fazer, lembram-se do Edmilson, sp que o gajo caia la estava o tribunal a assobiar o gajo.
Helton- 6
ResponderEliminarFucile- 5
Rolando- 5
B. Alves- 5
P. Emanuel- 5
Fernando- 6
R. Meireles- 6
Lucho- 7
C. Rodriguez- 9
Lisandro- 8
Hulk- 9
M. Gonzalez- 6
Guarin- 7
Benitez- 4
Jesualdo- 7
Helton- 5
ResponderEliminarFucile- 4
Rolando- 4
B. Alves- 3
P. Emanuel- 3
Fernando- 6
R. Meireles- 3
Lucho- 4
C. Rodriguez- 8
Lisandro- 7
Hulk- 8
M. Gonzalez- 1
Guarin- 7
Benitez- 0
Jesualdo- 3
Helton - 5
ResponderEliminarFucile - 5
Rolando - 5
B. Alves - 3
P. Emanuel - 4
Fernando - 6
R. Meireles - 4
Lucho - 6
C. Rodriguez - 9
Lisandro - 8
Hulk - 9
M. Gonzalez - 4
Guarin - 6
Benitez - 1
Jesualdo - 5
Helton-5
ResponderEliminarFucile-4
Rolando-5
B. Alves-3
P. Emanuel-3
Fernando-7
R. Meireles-5
Lucho-7
C. Rodriguez-9
Lisandro-7
Hulk-9
M. Gonzalez-5
Guarin-7
Benitez-0
Jesualdo-7
sobre o tema do lateral esquerdo, quanto a mim lino e deve sair, benites fez até agora jogos muito maus e tenho dificuldades em ve-lo novamente a jogar, que se aproveite a taça da liga para que possa ter uma oportunidade de provar que merece uma oportunidade.
Pedro emanuel foi a situação possivel e teve a certa uma grande importancia dentro de campo como capitão e voz de comando, agora penso é que já se devia ter percebido que não vale de nada ele passar do meio campo com a bola porque nada vai fazer de jeito com ela, mas tambem é muito injusto atribuir-lhe toda a culpa do nao rendimento da equipa na primeira parte dado que a atitude dos jogadores mudou na segunda parte.
Com o regresso de sapunaro a situação pode ficar resolvida assim o espero com fucile na esquerda onde acho que joga melhor.
Helton- 5
ResponderEliminarFucile- 6
Rolando- 6
B. Alves- 4
P. Emanuel- 4
Fernando- 6
R. Meireles- 5
Lucho- 6
C. Rodriguez- 8
Lisandro- 8
Hulk- 9
M. Gonzalez- 5
Guarin- 7
Benitez-0
Jesualdo- 7
Helton-5
ResponderEliminarFucile-4
Rolando-5
B. Alves-5
P. Emanuel-4
Fernando-7
R. Meireles-4
Lucho-7
C. Rodriguez-9
Lisandro-7
Hulk-9
M. Gonzalez-5
Guarin-7
Benitez-3
Jesualdo-7
Helton-5
ResponderEliminarFucile-2(o menos mal da defesa)
Rolando-1
B. Alves-0(Deve ter sido dos piores jogos que já vi dele)
P. Emanuel-1(a presença nao é tudo)
Fernando-7
R. Meireles-5
Lucho-7
C. Rodriguez-8
Lisandro-8(nao marca, mas faz marcar)
Hulk-7
M. Gonzalez-2(o treinador deve ter um "fetiche" com este gajo)
Guarin-7 (...devagar se vai ao longe...)
Benitez-0
Jesualdo-7
NOTA NEGATIVA: Nao gostei de ver o Hulk a fugir do Lucho nos festejos do 1º GOLO, será que há guerra....
Dou por terminada a votação para o 21º round do jogador da bancada. As médias apuradas pela votação dos 12 comentadores da bancada é a seguinte.
ResponderEliminarHelton-5,3
Fucile-4,5
Rolando-4,8
B. Alves-3,8
P. Emanuel-3,8
Fernando-6,0
R. Meireles-4,7
Lucho-6,5
C. Rodriguez-8,5
Lisandro-7,4
Hulk-8,3
M. Gonzalez-4,3
Guarin-6,7
Benitez-1,9
Jesualdo-6,2
Assim, no fim do 21º round a classificação geral é a seguinte:
Lugar-Pontos-Jogador-NºJogos
1º-268,4-Lisandro-20
2º-243,6-Hulk-20
3º-243,5-B. Alves-20
4º-240,8-R. Meireles-19
5º-237,7-Rolando-20
6º-226,9-C. Rodriguez-20
7º-223,9-Fernando-18
8º-203,5-Lucho-18
9º-195,0-Helton-16
10º-163,6-T. Costa-16
11º-144,0-Fucile-13
12º-130,5-Sapunaru-13
13º-115,9-M. Gonzalez-14
14º-105,5-Guarin-11
15º-88,3-Lino-10
16º-80,9-P. Emanuel-8
17º-46,7-Pelé-5
18º-45,8-Candeias-6
19º-45,4-Nuno-5
20º-42,8-Tarik-6
21º-33,3-Benitez-5
22º-32,2-E. Farias-5
23º-9,5-Stepanov-1
24º-5,8-Rabiola-1
25º-4,7-Tengarrinha-1
JESUALDO-5,3
Logo que possa coloco o TopTen na barra lateral.
Um abraço.