30 janeiro 2009

Sorriso amarelo

Lisandro vai aguentar toda a 2ª volta sem o 5º amarelo como aconteceu com Simão? Parece ser a “nova oportunidade” para animar a preparação do Porto-Benfica, depois de nove jornadas sem cartão!

Lisandro não podia ser mais taxativo face à pertinência e insistência da especulação actual no
campeonato: “A Imprensa parece esperar que tome um 5º amarelo. Estou tranquilo”, desabafou quem costuma ser muito parco em palavras e um zero em expressividade comunicativa, após o recente jogo da Taça com o Leixões.

Não é só Lisandro, mas também Hulk à bica para ficarem suspensos frente ao Benfica, se levarem pelo menos mais um amarelo na visita de domingo ao Belenenses. O temor é grande, com um árbitro como Duarte Gomes que, entre outros defeitos de carácter e de capacidade analítica no jogo, tem um certo critério disciplinar difuso, aliás já sentido por jogos do FC Porto em Lisboa.

Ora, à face do sorriso amarelo que à Imprensa Destrutiva causa ver o FC Porto virar o campeonato em primeiro lugar (ver tabela)(clicar para ampliar), ressuscitar a praga dos cartões aumenta a expectativa não para o jogo em Belém a seguir, mas para o vindouro Porto-Benfica.

Não sabemos se Lisandro baterá o recorde de longevidade de um “quatro amarelos” que foi de Simão Sabrosa em toda a segunda volta do penúltimo campeonato, salvo erro, até porque os motivos são vários e discricionários que podem levá-lo, a qualquer momento, a ficar suspenso para o jogo seguinte: Lisandro é um jogador correcto, nunca magoou ninguém, não tem entradas duras como as que recebe, nem é sequer um jogador temperamental que proteste, vocifere e dê cabo de um ambiente de jogo seja em que estádio for, casa ou fora.

Mas Lisandro recebeu quatro cartões, e nas seis primeiras jornadas: à 1ª e 2ª, à 5ª e 6ª. Portanto, já cumpriu mais 50% (9) dos jogos sem cartões, comparativamente a série (6) em que levou quatro admoestações dos árbitros.

É curioso, portanto, este registo, de Lisandro e de Hulk, também com quatro, aliás, ao mesmo tempo que, de fora, se pedem expulsões e mesmo sumaríssimos para Bruno Alves.

Mas não é novo, este estado de espírito e preocupação latentes, porque na época passada ninguém se preocupou por Quaresma, o mais criativo jogador em Portugal, levar porrada e ser travado em faltas pelos defesas quando devia ser protegido pelos árbitros para levar pessoas ao futebol e estas não fugirem dos estádios. É que a Quaresma foram contabilizados 7 amarelos (sete), tornando-o o mais indisciplinado jogador portista. Bruno Alves, entre reprovações de facínoras das tv’s e avaliações sumárias de adeptos imbecis, entretanto levou apenas um amarelo a condizer com a fama internacional de jogar puro e duro mas limpo e leal, com vídeo de promoção até na UEFA.

Mas há mais: tal como não se percebe como a equipa que mais golos marca, mais vitórias obtém, mais títulos conquista tem MENOS PENÁLTIS (ver tabela na coluna da direita deste blog), não se entende como os avançados do FC Porto como Hulk e Lisandro só cumpriram meio campeonato e, a despeito de jogarem na equipa mais concretizadora em que eles são dos melhores marcadores com cinco golos (a par de Rodriguez), estão sob ameaça disciplinar de não fazerem o jogo mais importante a seguir.

Pior: sendo a equipa que mais golos marca, que mais ganha e lidera o campeonato, são os seus avançados os massacrados não só pelos defesas, mas pelos árbitros, sendo o FC Porto das equipas com MENOS CARTÕES no total da 1ª volta e a única que só os tem de uma cor: 35 amarelos, contra 32 de E. Amadora e Naval e 31 do Marítimo, equipas que contabilizam duplos amarelos e até vermelhos.

Mas no futebol português as questões disciplinares escapam à razoabilidade do senso comum, tal e qual os penáltis e os fora-de-jogo.

Eis um outro ângulo de análise que a Imprensa Destrutiva não observa, mas deixará o árbitro Duarte Gomes sob vigilância não vá falhar um cartão a um ou ambos, Lisandro e/ou Hulk.


Para mais, numa jornada em que as nomeações voltaram a não se perceber: pela segunda vez consecutiva, um árbitro não internacional (Rui Costa) para o Benfica (antes foi Elmano Santos), o que significa ser indiferente que os encarnados estejam em 1º ou 2º… Importantes são os jogos Marítimo-Naval, Académica-E. Amadora e Braga-P. Ferreira, numa ronda em que só o jogo entre os Vitórias não tem árbitro internacional, à parte o da Luz, claro…

24 comentários:

  1. Zé Luís, calma que há muitas maneiras de se matar pulgas.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. A questão é:

    Será que o motorista vai ser o mesmo?

    ResponderEliminar
  3. No tempo do Mourinho, o Hulk, o Lisandro e o Fucile não chegariam à véspera do jogo da Luz com 4 amarelos. Esta planificação do Jesualdo...

    Já agora, com esta troca do Bolatti pelo Andres Madrid não contava eu.

    Bem, entre o Cissokho e o Madrid, só um deles é que pode ser inscrito na Champions e espero que seja o Cissokho.

    ResponderEliminar
  4. dragao arcuense disse:
    "Bem, entre o Cissokho e o Madrid, só um deles é que pode ser inscrito na Champions e espero que seja o Cissokho."

    Ambos podem ser inscritos, já que o A. Madrid não jogou na UEFA esta época.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pela informação Aristodemos.
    Pensava que bastava estar inscrito na UEFA como esteve no Braga.

    ResponderEliminar
  6. O Porto pode inscrever 3 novos jogadores na CL para substituir os 4 que saíram da lista de 25: Lino, Tengarrinha, Pelé e Candeias.

    Para além dos 2 jogadores recém-contratados, o Porto deve optar entre Rabiola e Diogo Viana.

    ResponderEliminar
  7. Para alem de ser o animal do duarte que apitou o FCP - Maritimo com uma arbitragem vergonhosa, á que ter em ATEnção ao facto de um dos LINERS é José Lima, sabem quem é??????

    É só aquele liner, que num célebre jogo estrela - slm, aos 89m, num lance normal de um defesa do estrela que corta a bola com a cabeça, chama o árbitro principal e manda marcar penalty por mão!?!?!!?!?!?!?!?!?!?!?!, um escandalo , que valeu nesse caso a vitória.


    Resumindo, jogo de elevadissimo grau de dificuldade, contra 14 quase de certeza, é necessária concentração máxima e todo o empenho e garra

    ResponderEliminar
  8. O jogo mais importante é sempre o seguinte!portanto espero que Hulk e
    Lisandro joguem sem qualquer tipo de limitações!Que jogem o que sabem e que ganhem o jogo!Depois temos uma semana para pensar o jogo com os porcos,com hulk e Lisandro,sem um ou outro ou sem ambos,e se jogarmos o que sabemos ganhamos!Os árbitros???Se
    jogarmos bem até a esses comemos!

    ResponderEliminar
  9. Apito Final - Tribunal Constitucional considera escutas telefónicas ilegais
    30 de Janeiro de 2009, 19:49

    Porto, 30 Jan (Lusa) - O Tribunal Constitucional (TC) rejeitou o recurso do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e considerou definitivamente ilegal a utilização das escutas telefónicas do Apito Dourado no âmbito do processo de corrupção desportiva Apito Final.

    Segundo noticiou hoje o Porto Canal, estação de televisão regional do Norte, o TC validou a decisão do Supremo Tribunal Administrativo (STA) de 03 de Novembro de 2008, que considerou as escutas telefónicas ilegais, possibilitando a João Bartolomeu, presidente da União de Leiria, recorrer do castigo que lhe foi aplicado pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga.

    João Bartolomeu foi punido, em Maio de 2008, com um ano de suspensão e multa de quatro mil euros no âmbito do processo Apito Final, em que União de Leiria e o seu presidente foram acusados de corrupção, na forma tentada, no jogo com o Belenenses da época 2003/04. Da decisão, resultou ainda uma multa de 40 mil euros à SAD.

    Com esta decisão do TC - de que já não há recurso -, o FC Porto e o seu presidente Pinto da Costa, a quem foram aplicados pela justiça desportiva a perda de seis pontos no campeonato de 2007/08 e uma suspensão de dois anos ao dirigente, podem solicitar a anulação dos castigos.

    Do mesmo modo, o Boavista, que desceu à Liga de Honra, decisão tomada também com base nas escutas telefónicas, poderá igualmente apelar.

    Contactada pela Agência Lusa, fonte ligada ao processo confirmou que no despacho de quarta-feira (28 de Janeiro), o TC "decidiu não tomar conhecimento do objectivo do recurso interposto pela FPF, por constatar que o Supremo Tribunal Administrativo não recusou a aplicaçao de qualquer norma constante de acto legislativo".

    De acordo com o acordão do Supremo Tribunal Admnistrativo de 2008, a FPF foi intimada a proceder à devolução das escutas telefónicas a João Bartolomeu.

    À FPF resta solicitar uma conferência de juizes do próprio TC para se pronunciar sobre este despacho.

    RBA/JAM.

    Lusa/fim

    ResponderEliminar
  10. acabei de receber uma msg no tel do FC Porto que dizia os eguinte:

    "Consegue ser fiel durante 4 meses? FC Porto"

    alguém sabe de que campanha isto se trata??

    eu costumo receber msgs deste numero para renovar o lugar anual e etc..mas nao vou tar a responder à mensagem pois penso ser uma pergunta retórica lol

    ResponderEliminar
  11. Fredy, cá em casa também recebemos :) deve ser uma promoção, eu não respondi, esperemos pela resposta.

    ResponderEliminar
  12. Tribunal Constitucional (TC) rejeitou o recurso do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e considerou definitivamente ilegal a utilização das escutas telefónicas do Apito Dourado no âmbito do processo de corrupção desportiva Apito Final.

    Segundo noticiou hoje o Porto Canal, estação de televisão regional do Norte, o TC validou a decisão do Supremo Tribunal Administrativo (STA) de 03 de Novembro de 2008, que considerou as escutas telefónicas ilegais, possibilitando a João Bartolomeu, presidente da União de Leiria, recorrer do castigo que lhe foi aplicado pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga.

    João Bartolomeu foi punido, em Maio de 2008, com um ano de suspensão e multa de quatro mil euros no âmbito do processo Apito Final, em que União de Leiria e o seu presidente foram acusados de corrupção, na forma tentada, no jogo com o Belenenses da época 2003/04. Da decisão, resultou ainda uma multa de 40 mil euros à SAD.

    Com esta decisão do TC - de que já não há recurso -, o FC Porto e o seu presidente Pinto da Costa, a quem foram aplicados pela justiça desportiva a perda de seis pontos no campeonato de 2007/08 e uma suspensão de dois anos ao dirigente, podem solicitar a anulação dos castigos.

    Do mesmo modo, o Boavista, que desceu à Liga de Honra, decisão tomada também com base nas escutas telefónicas, poderá igualmente apelar.

    Contactada pela Agência Lusa, fonte ligada ao processo confirmou que no despacho de quarta-feira (28 de Janeiro), o TC "decidiu não tomar conhecimento do objectivo do recurso interposto pela FPF, por constatar que o Supremo Tribunal Administrativo não recusou a aplicação de qualquer norma constante de acto legislativo".

    De acordo com o acordão do Supremo Tribunal Admnistrativo de 2008, a FPF foi intimada a proceder à devolução das escutas telefónicas a João Bartolomeu.

    À FPF resta solicitar uma conferência de juízes do próprio TC para se pronunciar sobre este despacho In Ojogo

    ResponderEliminar
  13. É uma campanha para fidelizar quem tem lugar anual ou para quem comprar agora o lugar anual, para a segunda volta.
    Quem for ver todos os jogos pode vir a ganhar um prémio à semelhança de há dois anos atrás. O sorteio foi no intervalo do jogo contra o Aves.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Eu também recebi a mensagem. Deve ser uma estratégia comercial para se adquirir o lugar anual para a segunda volta, como diz o Menphis. Eu já tenho lugar anual desde o início da época, pelo que esta hipótese me parece um pouco estranha, mas de facto é o mais provável.

    ResponderEliminar
  15. "o TC validou a decisão do Supremo Tribunal Administrativo (STA) de 03de Novembro de 2008".

    BOMBAAAAAA!

    Acabou o Apito Dourado.

    1) ou a FPF e a Liga anulam as sanções deportivas, imediatamente, sem o VETO DE GAVETA que o Ricardo Bosta fez quando foi confrontado com a decisão do STA que benmeficiou o Leiria e o Bartolas;

    2) ou mantèm, teimosamente, as sanções ao ARREPIO DA LEI GERAL - como sempre defendi, o futebol não podia estar acima das leis do país --, e sujeitam-se a procedimentos criminais que, provados em favor dos queixosos, automaticamente anularão as sanções desportivas e exigirão indemnizações pesadíssimas as incompetentes que andaram a dourar a pílula e a prolongar a pouca-vergonha.

    XEQUE-MATE contra a arrogância, a perfídia, a mentira, os golpes sabujos e os métodos mafiosos!

    Não sei se, continuando em funções, o Ricardo Bosta não poderá ser accionado criminalmente, enquanto presidente da CD da Liga, alémda Liga propriamente dita.

    Os estarolas que fizeram o golpe palaciano do CJ da FPF é que não poderão ser chamados à pedra individualmente, mas sobra para opalhaço do Madaíl que foi pagar um parecer favorável ao Freitas Amadoral para ratificar o sujo procedimento dos amotinados de Julho.

    Além do Sótraques entalado até ao pescoço, amanhã no Sol, quero ver as manchetes da Imprensa Destrutiva e do correio da manha.

    KO técnico e definitivo!

    ResponderEliminar
  16. Dia marcante! Acabou a palhaçada.

    A montanha nem um rato pariu.

    Os verdadeiros corruptos estao a sul como todos sabemos. Os que nao estao a sul, estao na Liga.

    A justiça descredibilizou totalmente todas as instituiçoes que regem o futebol em Portugal. Este é mais um daqueles dias em que os invejosos se roem todos.

    Fico feliz porque fui um dos poucos que sempre disse aqui, que a palhaçada ia um dia ser "desmascarada". E que o Presidente do FCPorto era vitima de uma cabala para o destruir, fosse por que meios fosse, sem economizar em calunias encomendadas que davam em primeiras paginas de pasquins sem nivel.

    Depois da vitoria que valeu entrada directa na Liga dos Campeoes, onde pertencemos por direito (e genéticamente, claro), agora o envergonhar, dentro de portas, dos que nao teem vergonha, é motivo de regozijo.

    Fosse Portugal um pais de gente honesta e o futebol desde a Liga à Federaçao era esta semana varrido.
    Os associados do Benfica corriam com o seu Presidente ladrao e com o azeiteiro sem formaçao que teem à frente do futebol. Mas para isso era preciso inteligencia. E como sabemos (basta olhar para os ultimos 17 anos), eles gostam de perder.

    ResponderEliminar
  17. A justiça descredibilizou totalmente todas as instituiçoes que regem o futebol em Portugal.

    Soren, e não só o futebol.

    O comportamento indecoroso da PGR, do sonso Pinto Monteiro, da diabolica Mizé Tung e da Cândida forma de meter os pés pelas mãos Almeida, obriga a que todos estes canlhas vão para a rua, atrás do Sótraques apanhado na corrupção edenunciado na Imprensa de amanhã.

    Este vai ser um 31 de JANEIRO digno da Memória Histórica do Porto.

    ResponderEliminar
  18. Zé Luís disse:
    «Acabou o Apito Dourado.»

    Ainda não. O NGP vai ser julgado a 3 de Março para esse processo, do qual não fazem parte as escutas (penso eu de que). Recordo que é o tal dos envelope.

    ResponderEliminar
  19. Sim, mas a puta da verdade que se pretendia discriminar não vai poder ser comprovada - a não ser a mentira da relapsa puta da estória.

    ResponderEliminar
  20. De qualquer modo, Aristodemos, as escutas estiveram na origem também desta cena

    António Araújo foi captado a dizer a PdC que ia passar em casa deste com Augusto Duarte.

    A PJ pôs-se à coca e lá estava à porta.

    O envelope foi só para a puta passar a língua...

    ResponderEliminar
  21. Zé Luís, a ironia suprema é que, depois dos benfiquistas andarem com ela ao colo, será a Carolina a por o último prego no caixão do apito dourado.

    Em relação ás decisões do apito final, que deverão ser revogadas, estou curioso em saber como vai terminar o imbróglio causado pela despromoção administrativa do Boavista. Se este fosse um país sério iriam rolar muitas cabeças na CD e no CJ. Mas, provavelmente, nem as moscas vão mudar.

    ResponderEliminar
  22. e sem sabermos bem como ainda vai ser como se nada se passasse!

    isto das escutas serem ilegais (tal como as cenas gravadas pelas camaras de vigilancia nao poderem ser usadas sem o consentimento dos visados) são sinceramente uma grande palhaçada da nossa justiça!

    ficam contentes neste caso porque o nosso clube é ilibado..mas quando tao em causa coisas mais importantes como mortes ou roubos a lojas aposto que ja nao devem sentir o mesmo..pelo menos assim o espero! mas nao deixa de ser hipocrisia.

    ResponderEliminar
  23. Aristodemos, eu não levo a sério ese País. Muito menos respondo pelos seus habitantes. Muitos até se revêem no PM...

    Abstrações há muitas...

    ResponderEliminar