22 dezembro 2010

Líder um ano depois, o Porto-Benfica e quem é ou está melhor






“Nos programas semanais de desporto, nem sei como cabe tanta inteligência em ecrãs tão pequenos” - Pinto da Costa, esta semana e já aqui citado




Volto ao tema, que escolhi na altura para melhor definir o que por aí vai. Villas-Boas aposta firme do presidente do FC Porto? Jorge Jesus é um grande técnico (para o Benfica, note-se, e só nesse contexto Pinto da Costa enquadrou a situação com o "entorno" actual na Luz, o que quase ninguém compreendeu...)? Pois, afagar os egos sem dizer algo de novo ou substancialmente diferente do antes proclamado.
Preferi destacar a frase acima. É já do lugar-comum, certo, mas sintetizar daquela forma não cabe a qualquer um.
Passada mais uma ronda dos tais "programas semanais de desporto" (vulgo nas tv's), daqueles que há muito deixei de ver, chegados à pausa natalícia do campeonato e com resultados eloquentes esta época para o FC Porto como não há memória em Portugal com clube algum, o que podemos dizer no contexto dos ditos entretenimentos televisivos?
Confesso não poder dizer muito. Não vejo, não sei, não gosto. Volta e meia, contudo, as tv's surpreendem-nos, na sua mediana mediocridade e vulgaridade com as mesmas alocuções de sempre nas caras do costume. Ontem, 3ª feira pelo almoço, apanhei o Desporto da SICN e levei com 15 minuitos a falar do sensacional V. Setúbal-Sporting (0-3), não só as peripécias que dão valor à economia do campeonato, como às vicissitudes que há meses, anos rodeiam o futebol de Alvalade.
Duvido, mas alguém poderá corrigir-me, que nos tais programas semanais de desporto propriamente ditos se tenha esgrimido números quando tantas vezes se adulteram regras do jogo e confessam ódios ou ânimos de estimação.
E, um ano depois, à 14ª jornada, antes do Natal, o que nos diz o campeonato sem ser pela boca dos paineleiros ou cartoonistas da palavra nas colunas pífias dos jornais mais ou menos da especialidade?
2009-2010
Benfica (1º a par do Braga) 14J 10V 3E 1D 38-9G 33P

20102011
FC Porto (1º com +8 pontos que 2º Benfica) 14J 12V 2E 0D 32-5G 38P
Com mais duas vitórias, nenhuma derrota em todas as competições esta época (26 jogos disputados), uma diferença de golos menor em apenas dois golos (-6 marcados e -4 sofridos), há por aí a histeria e o reconhecimento sóbrio e fundamentado sobre o percurso quase sem falhas do FC Porto?
Comparem, se se recordarem, do "bombardeamento" do "melhor futebol" de há um ano, mesmo depois de 1-0 na Luz com golo fraudulento que colocou o Benfica 4 pontos à frente do FC Porto nesta altura...
Já agora, porque os números não mentem e eram, há um ano, permanentemente agitados a sustentar as teses balofas do "melhor futebol" que precisava de tantos golos irregulares e penáltis salvívicos, querem recordar e comparar o que era o FC Porto tão desacreditado há um ano e o que é o Benfica que se diz estar a recuperar o "seu futebol"?
2010-2011
Benfica (2º a 8 pts. do líder) 14J 10V 0E 4D 27-14G 30P

2009-2010
FC Porto (3º a 4 pts. dos líderes) 14J 9V 2E 3D 27-11G 29P

Partantos... o fraco FC Porto da época passada tinha praticamente os números do recuperado Benfica de agora e que faz alguns patetas acreditarem ser capaz de reconquistar o título...
Fora o jogo de palavras e eliminados os factores de literacia que a muitos pobres de espírito não ajuda sequer a fazer contas, basta olhar para os números e perceber as diferenças. Sem calculismos balofos ou estados de alma bacocos.
Se me disserem que os programas desportivos semanais falaram disto e ocuparam mais tempo a falar do FC Porto, pois sobra-lhes, além de credibilidade e dignidade, a tal inteligência que afinal não andará assim arredia daqueles círculos entretidos a ver o esférico rolar sobre a erva...
E ainda não está feito o balanço da 1ª volta. Lá chegaremos para desmistificar mais alguns números de certos artistas de circo...


ACTUALIZAÇÃO (17.30h): O JN de hoje, além de duas páginas de tributo ao falecido Pôncio Monteiro com factos para mim desconhecidos, pega nos números todos de 2010, desde Janeiro, e coloca o FC Porto numa perspectiva superior ao longo de todo o ano. O que é notável, num registo mais alargado, até pelo frenesim de que se rodeou a época passada em torno do Benfica... Em todo o ano civil, o FC Porto fez 55 jogos (contra 49 do Benfica), ganhando 44 (80%, contra 34 e 69,7% do Benfica). Mais: conseguiu, afinal, mais golos (138, contra cento e poucos, cito de memória), o que também é extraordinário face ao decantado "melhor futebol" e "poder ofensivo" que tantas loas fez ecoar na época passada... E, claro, sofreu menos golos também. Com os troféus distribuídos (2-2), o que para muitos portistas foi, circunstancialmente, um ano para esquecer, para mim é mais um motivo para recordar, porque nunca vi com o negativismo de alguns adeptos o percurso desportivo da equipa nem desconsiderei Jesualdo que ficou na história portista com 3 títulos e 2 taças ganhas, no galarim mais alto do clube. Sem estes registos presentes, há tantos que ficam apenas de memória com a espuma do tempo e a aragem de notícias avulso enfatizadas só pela Imprensa do regime. E, contudo, o mundo gira em relação a outros eixos de interesse e nos quais eu particularmente me movo.

9 comentários:

  1. Só uma curiosidade... E o Dr. Pôncio Monteiro?

    ResponderEliminar
  2. Vai a enterrar hoje à tarde, ouvi dizer?

    E o Indefectível, tem alguma coisa a dizer?

    ResponderEliminar
  3. O que eu tenho a dizer, já o disse:

    "Eterno defensor do nosso emblema e da Cidade Invicta. Cresci com o seu exemplo. O orgulho com que sempre exibiu as nossas cores é proporcional ao nosso brio e apreço por poder sempre contar com ele.

    O seu lugar, de destaque, está reservado na História do Futebol Clube do Porto.

    Viva Dr. Pôncio Monteiro!"

    Simplesmente estava à espera de umas palavras dedicadas a esse enorme Portista que desapareceu, por parte de um blog de referência (senão O blog de referência). A homenagem que "nos" é possível fazer, dentro da "nossa" "pequenez" (falo no comum Portista, em que incluo). Se calhar já teve oportunidade de o demonstrar em local mais oportuno, se calhar não.

    Está visto que me enganei. Parabéns por mais um excelente post, gostei de o ler, sinceramente.

    Só é pena estar incorrecto. O Porto, afinal, conta com uma derrota antes do final do ano. Das que doem.

    Respeito por Doutor Pôncio.

    Cumprimentos,
    Associado nº17 994.

    ResponderEliminar
  4. Indefectível, obrigado pela referência em que tem o blog.

    Contudo, sem eu ter a percepção clara do que agora destacam em Pôncio Monteiro, e por não ser esse o objecto deste post, o caro sócio nº 17 994 possui mais referências do que eu para elogiar o defunto. Não quer dizer, porém, que considere uma derrota a sua morte a inserir no capítulo desportivo desta época que tanto nos enche de orgulho.

    Do pouco que sei do dr. Pôncio não chegaria, para não querer ser hipócrita como acho que muitos o são nestas ocasiões nem ser politicamente correcto porque isso nunca o sou, para elaborar um post.

    Do dr. Pôncio retenho, apenas isso, ter pedido a irradiação de Bruno Paixão depois do infame jogo de Campo Maior que tanto me custa recordar, porque nessa noite nem dormi de tão revoltado. Os que agora lhe tecem loas chamaram, ao dr. Pôncio, maluquinho, lembro-me bem. Do resto não tenho muita memória, sinceramente, porque não era assíduo, como confesso, desses programas. No pouco que vi nem apreciava tanto assim as suas "tiradas". Nos tempos recentes, de novo sinceramente, porque só tenho uma cara, do pouco, raro que via achei o dr. Pôncio fora de forma, para ser simpático...

    Destaco, e remeto com agrado, para duas páginas de hoje no JN, no Obituário de Pôncio Monteiro. É o melhor que posso fazer.

    O post, em si mesmo, trata de coisas alegres para todos os portistas. E, de resto, vou actualizá-lo, remetendo também para números que o JN traz à estampa e complementam os que aqui deixei.

    A morte deixa-nos sempre triste, até pela certeza de nunca a conseguirmos vencer. Esta semana foi notícia, ainda, a morte do sócio nº 3, que decerto quase ninguém conhece nem recorda o nome, mas que pela sua antiguidade e idade (90 e tal anos) me merece tanto respeito como o desaparecimento de outro qualquer portista. Feliciano ainda há dias também desapareceu e cheguei a ir à Constituição treinar nas captações em que ele dominava no centro do então pelado.

    Ninguém, por fim, é eterno, esperamos todos que o seja, sim, o FC Porto. E, para mim, assim, é um pouco de todos nós que fica ligado à vida do clube e emblema em que nos vemos representados, não pelas pessoas A ou B, mas pelo que todos, à nossa maneira, damos pelo bom nome do clube. Sem desrespeito por quem quer que seja.

    Acho que até o dr. Pôncio, que não chegou a assistir à última e sofrida vitória de domingo, ficaria feliz, como ficou pelos registos desportivos até então, em ter patentes os resultados do nosso FC Porto.

    ResponderEliminar
  5. A morte é uma "senhora" sem coração, obriga-nos a ter cuidado com ela todos os dias.
    A única coisa que é igual para todos é a morte...No nascimento uns nascem mais quentinhos e agasalhados que outros, na vida nem se fala...
    -É terrível mas não conseguimos fazer nada, a não ser fugirmos dela a sete pés, sem nenhum êxito, diga-se!

    -Os meus pêsames sentidos pelo falecimento do nosso grande Pôncio Monteiro, especialmente claro, à sua enlutada família.

    ResponderEliminar
  6. Zé Luís, socorro-me da sua ajuda, pois há algo que não entendo na calendarização dos jogos dos 16 avos de final da Liga Europa...

    ...1ª mão, o Aris joga 2 dias antes... entendo, pois a UEFA não quer duas equipas da mesma cidade, a jogarem no mesmo dia, em casa... e lá em Salonica, o Paok tb jogará a 1ª mão "caseira".

    2ª mão: o CSKA, ok, entendo; um outro clube, Spartak, tb estará a jogar em casa... há que separar...
    ...mas, o porquê do FCPorto, jogar na 3ª f. dia 22?!?!? Equipas da cidade, na Liga Europa, não me parece... e assim sendo, ter que jogar às 5 da tarde, num dia da semana... às 6 já não facilita, ainda para mais, uma hora + cedo!!!

    O caro amigo tem explicação para isto?
    Cumps e boas festas.
    Saúde.

    ResponderEliminar
  7. Pai da Leoa,

    expliquei profusamente na altura do sorteio.

    Há sobreposição de competições e de clubes portugueses.

    Temos Porto, Braga e Sporting em simultâneo. Porto e Braga são próximos. Tem de trocar um deles. Seria o mesmo se coincidissem Benfica e Sporting. Ou um deles com Setúbal.

    Qual deles antecipar? Se são clubes desde o início na mesma competição, Porto e Sporting por exemplo, trocaria a data aquele com pior coeficiente europeu.

    Mas a UEFA há décadas que dá prioridade à Champions. O Braga tem prioridade sobre o FC Porto.

    Muda o Porto.

    Agora, a hora: a Liga Europa não tem jogos à 4ª feira, quando muito tem à 3ª feira. Ora, à 3ª feira também à Champions. Logo, os jogos da outra competição têm de começar até às 18h (17h nossas).

    É isto. Por isso sucede o mesmo com o CSKA Moscovo face às outras equipas russas que jogam em casa a 2ª mão, Zenit e Spartak. Ambas vêm da Champions, logo teve de mudar o CSKA. O Rubin joga em casa a 1ª mão, não coincide com ninguém mas vinha da Champions e teria prioridade.

    Isto é assim há muitos anos e os horários fixos das competições também impõem horários diferentes, agora com a Liga Europa e os direitos tv centralizados como na Champions, por isso Braga e Sporting jogarão às 18h e às 20.05 como de costume. Qual deles não sei, a UEFA tratará disso, mas é assim.

    Os clubes não têm preferências ou escolhas, estão reféns da UEFA que trata de tudo e, obviamente, não se desvia um milímetro das opções há muito tomadas. Há uma coerência em tudo isto. É só seguir o menu.

    ResponderEliminar
  8. Olha, fui agora verificar e a UEFA já tem horários em todos os jogos.

    Como sempre, não há privilégios (na Champions jogam todos à mesma hora).

    Quem joga a 1ª mão às 20.05 joga a 2ª mão às 17h

    O Sporting vai jogar na Escócia às 20.05, como o Porto em Sevilha. O Braga joga na Polónia às 17h.

    Alvalade e Dragão terão jogos às 17h, o Braga recebe o Lech às 20.05.

    É oficial.

    ResponderEliminar
  9. Sim sim, depois de tb ter consultado o cardápio (datas + horários), é que coloquei aqui tal questão...

    ...e a cena de jogar com clubes da mesma cidade, tb entendo... a época passada, o Sporting jogou lá no Everton, a uma 3ª feira, pois na 5ª habitual, o Liverpool jogava na cidade... na semana seguinte, os lamps jogaram logo na 3ª, pois na 5ª jogámos nós... ambos em Lisboa.

    As horas, claro... toca de jogar mais cedo, quando saem das 5ªs feiras, pois a Champions come tudo...
    ...agora, nunca tinha mikado era uma cena de mudança de datas, por "proximidade geográfica"; apenas tinha noção de quando coincidia na mesma localidade.

    Mas muito obrigado, estou esclarecido.

    Boas Festas.

    ResponderEliminar