04 agosto 2011

Mou, mou...

Não vou falar de Mourinho, que me interessa pouco e nada na pré-época. O tema é Moutinho e a notícia da recompra de parte do passe que antes tinha sido alienada (37,5%, agora retomados 22,5% dessa parte) pode confirmar muitas das suspeitas que anda(va)m no ar: a possível venda do médio. Mas, entretanto, faz levantar muitas dúvidas sobre estes pouco transparentes métodos de alienar, vender e, por fim, transferir tout court, jogadores. Moutinho, enfim, estará mesmo de saída. E face a essa possibilidade, mau, mau...
Abstive-me de comentar a notícia de ontem e ainda agora tenho dúvidas se não meterei, ou meterão todos os que tentarem compreender a coisa, o pé na argola. Porque não temos todos os dados do problema e alguns podem ter várias interpretações. Preferi esperar por alguns pormenores dos jornais e, para já, fico-me por este que me parece o mais fiável e esclarece mais qualquer coisinha que tem suscitado muitas sentenças divergentes, nomeadamente o que cabe ao Sporting numa futura venda de João Moutinho pelo FC Porto. Esta notícia de O Jogo vem de encontro ao que entendo sobre o tema, também nessa particularidade do acordo de transferência do jogador de Alvalade para o Dragão há um ano. Diz:
Dragões passam a ter 85 por cento do passeANDRÉ MORAIS
A SAD do FC Porto informou ontem a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) da (re)aquisição de 22,5% do passe de João Moutinho, recuperando, assim, parte dos 37,5% que alienara em Outubro de 2010 à Mamers V.B.
Confuso? As etapas são simples: três meses depois de ter adquirido a totalidade do passe de João Moutinho ao Sporting, por 11 milhões de euros, o FC Porto alienou 37,5% dos direitos sobre o jogador à Mamers B.V., a troco de 4,125 milhões de euros. Esta, por sua vez, cedeu esses direitos ao Soccer Invest Fund, que foi quem (re)vendeu agora os 22,5% aos dragões pelos mesmos quatro milhões e ainda conservando os restantes 15%. Feitas as contas, o FC Porto é dono de 85% do passe de Moutinho.
Na altura da alienação dos 37,5% dos passe de Moutinho, o encaixe portista de 4,125 milhões foi proporcional aos 11 milhões que custara a compra do jogador. Agora, ao readquirir apenas 22,5% desses direitos pelos mesmos quatro milhões, fica a indicação clara da valorização do jogador. Aplicada a essa fatia a mesma regra da proporcionalidade, significa que Moutinho estaria agora avaliado em 17,8 milhões de euros. Em apenas uma época desportiva, o jogador viu o seu valor de mercado crescer em mais de 60%. De 11 para 17, 8 milhões. Em todo o caso, este não é um exercício de consideração relevante porque a cláusula de rescisão é bem superior: 40 milhões de euros.
A operação dos dragões surge numa fase em que muito se especula(va) sobre a hipótese de João Moutinho ser vendido, com o Chelsea de André Villas-Boas à cabeça dos supostos interessados. Refira-se ainda que, numa eventual venda, agora ou noutra qualquer altura, o Sporting terá direito a 25 por cento das mais-valias obtidas acima dos 11 milhões de euros.
Ora bem, também me parece que o Sporting tem direito a mais-valias numa venda do FC Porto acima de 11ME e só assim (a mais-valia é isto mesmo, mais acima do valor pelo qual se fez o primeiro negócio). Creio que o Jorge não teve http://www.porta19.com/2011/08/contas-de-moutinho/screenshot_1-5/ isso em consideração, a fazer contas a 25% do total da operação que pode ser eventualmente vender Moutinho pela cláusula de rescisão cifrada em 40ME, o que significaria que o Sporting teria 10ME aproximadamente.
O FC Porto neste momento tem 85% do passe de Moutinho, cabendo à Mamers os 15% restantes que ainda lhe sobram da recompra de ontem por parte do FC Porto dos tais 22,5% do total de 37,5% que tinha vendida àquela sociedade do Benelux (presumo). Para já, para já, quem ganhou foi esta sociedade, pois mantém 15% de um passe de um jogador muito valorizado. A notícia integra os ingredientes correctos para ser entendível: Moutinho é um jogador valorizado em 60%, pois agora valeria uns 17,8ME. E tão valorizado que os 22,5% que o FC Porto retomou ontem custaram praticamente (4ME) o mesmo que os 37,5% que a Mamers tinha comprado ao FC Porto (4,125ME). E numa venda potencial por 40ME, a Mamers ganha 6ME, o que recompensa o seu investimento e aqui nada de mais, pois o mercado funciona mesmo assim.
Comprova-se, antes do mais, que o FC Porto está com liquidez, gasta forte e não parece acusar a crise. Há um ano, três meses após gastar 11ME por Moutinho, a SAD portista alienou os tais 37,5% do passe à Mamers. Claramente, mais do que a componente de auxílio no risco da contratação por valor recorde em Portugal, havia problemas de tesouraria a suprir no Dragão. Agora parece que não há. O FC Porto ganhou a Liga Europa mas com um benefício financeiro (6ME) que é sensivelmente 40% do que rende uma participação normal na Champions (12 a 15ME).
Fica a ideia de que, como na renegociação da cláusula de Falcao em 50% (30 para 45ME), o FC Porto está a precaver-se para uma eventual venda de Moutinho. E pagando a cláusula (40ME) é inevitável a saída. Nesse caso, serão potencialmente 34ME para o FC Porto e 6ME para a Mamers. Mas dos 34ME há que pagar 25% da diferença de 34-11=23ME que cabe ao Sporting e 1/4 dos 23ME são 6ME aproximadamente, portanto nada do que tem sido veiculado de 8 a 10ME para os leões.
Tenho dúvidas, reitero, sobre se as coisas serão assim, embora me pareça líquido que sim. A notícia acima confirma a minha "suspeita" e dá "garantia" de que a parte leonina é mesmo só da venda acima de 11ME e não pelos 40ME da cláusula. Aliás, não faria sentido que o Sporting beneficie do total da venda com os tais 25% (10ME) se é o FC Porto que paga a Moutinho e negoceia em conformidade a cláusula de rescisão.
Isto tudo no pressuposto de que Moutinho será vendido. Pinto da Costa não quer vender, a não ser que seja obrigado perante um avantajado clube que pague a cláusula. Esta é a dúvida, como para Falcao e Cª, pendente até final do mês, o fecho do mercado.
Agora, sobre os boatos como este:
"O negócio vai ser com Chelsea e o Moutinho vai no mesmo pack. Os dois jogadores estão prometidos por 70 milhões ao Abramovich, Pinto da Costa pediu para aguardar um pouco e conseguir a maior fatia no passe de Falcão. Assim, em vez de ser 30 (Antiga cláusula do Falcão) + 40 (cláusula do Moutinho)passará a ser 45 (cláusula do Falcão) + 25 (Moutinho será vendido a baixo da cláusula). E isto porquê? Se João Moutinho sair mesmo para o Chelsea pela cláusula de rescisão o Sporting é a parte que mais tem a lucrar. Os lagartos ainda têm 7,5 milhões € para receber da transferência de há um ano (dos 11 milhões ainda só receberam 3,5)e as mais-valias realizadas para o FC Porto significariam mais um encaixe de 7,25 milhões. Depois, há ainda a acrescentar os direitos de formação do atleta: 1,9 milhões de euros para o Sporting e 100 mil euros para o Portimonense. Feitas as contas, em 12 meses, os lagartos garantiam um encaixe de 20,15 milhões e isso o Pinto da Costa não quer. Receberá 15 milhões "limpos" a mais no Falcão para vender o Moutinho mais barato e pagar menos aos lagartos" A ser verdade, é uma boa jogada do presidente, mas um rombo grande na equipa. Até nas tertulias encornadas tiram o chapeu a PC a ser verdade. Danilo já disse que gosta mais de jogar no meio campo. Pode ser o substituto natural do moutinho A ver vamos Um abraçodo Donnie Darko, há dias, na caixa de comentários.

Com este cenário, tudo é possível. E verosímil, exequível. Mas seria a consequência da venda dupla Falcao-Moutinho e nisso já acredito menos, da mesma forma que Pinto da Costa praticamente garante que o colombiano não sairá tal como quer manter todos os principais jogadores, Moutinho incluído.
Note-se, ainda, que Falcao, Moutinho e outros poderão valorizar-se ainda mais com a Champions aí a começar, além do que suceder em Agosto e, fora o mercado, no tocante à Supertaça com o Barça que em caso de vitória traz mais do que glória ao clube e aos jogadores: muita cobiça, exasperada tentação de levar jogadores da moda. Esta época tem o FC Porto como cabeça-de-série da Champions e um Europeu-2012 que, para Moutinho firme na Selecção, pode ser motivo de valorização extra.
Como a generalidade dos portistas não acha que a SAD anda a "dormir na forma" e habitualmente joga por antecipação, acreditamos que as coisas são conduzidas com o volante nas mãos e um rumo definido e sem solavancos. Essa estratégia tem sido a garantia dos melhores negócios, da maior rentabilidade e do super êxito desportivo associado que faz honra à SAD e projectou o FC Porto para um patamar de qualidade e reconhecimento internacional ímpares em Portugal e quase sem paralelo no Mundo!
Pelo que ficam aí as minhas ideias e o balanço que penso sobre o assunto, afinadas depois de ler o que se diz por aí com uma maioria de afirmações que me parecem incorrectas. A vertente do negócio a que não se pode fugir, que projectou o FC Porto para níveis nunca antes alcançados, mesmo deixando alguns adeptos tristes por não ver consolidar uma equipa e os recalcitrantes capazes de julgar que isto são trafulhices tão comuns no Benfica.
Compare-se o que se diz e escreve a respeito deste caso Moutinho com o de Roberto e tire-se a diferença, mais uma vez, do branco para o preto. Não só dos estratagemas encobertos com o ex-g.r. do Benfica, mas da valorização de um tipo em crise como a restante Ibéria, tudo ao contrário de um craque se ganhou tudo e jogou ao mais alto nível, fora o estatuto dos clubes pretendentes de um e de outro, ou da luta pela permanência ou de luta por títulos.

6 comentários:

  1. não fiz as contas ao total, mas sim a 25% das mais-valias do total. cito: "o Sporting tem direito a 25% de uma futura mais-valia (ou seja, saindo pela cláusula daria 25% de 34-10 = 24 M€, ou seja, 6 M€."

    aliás, dizes isso em baixo: "E pagando a cláusula (40ME) é inevitável a saída. Nesse caso, serão potencialmente 34ME para o FC Porto e 6ME para a Mamers. Mas dos 34ME há que pagar 25% da diferença de 34-11=23ME que cabe ao Sporting e 1/4 dos 23ME são 6ME aproximadamente, portanto nada do que tem sido veiculado de 8 a 10ME para os leões."

    as contas foram todas feitas em cima do joelho, admito, mas esta parcela foi bem calculada...ou continuo enganado?

    estou com falta de proteína, deve ser apetite :)

    números aparte, concordo contigo. a valorização foi evidente e se houve necessidade de fazer um cash-in inicial, penalizamo-nos ao recomprar uma parte menor por quase o mesmo valor. pensar no futuro é engraçado quando não se têm problemas no presente, am i right?

    espero por novas notícias da sad.

    um abraço,
    Jorge

    PS: o link para o artigo está errado, homem ;)

    ResponderEliminar
  2. Jorge, o link errado confirma a minha constatação anterior e de sempre: a de que os teus novos posts não figuram no teu blog que consulto, vendo-os através de terceiros, pois o último e mais recente post ao abrir a tua loja é o do link acima, não sei o que se passa.

    Quanto aos números, no tal post que eu li por terceiros e ao qual não acedo no teu blog, ainda agora o confirmei, posso ter lido errado, mas deu-me a sensação de que te referias à venda total, mas fica assim esclarecido, obrigado.

    De qualquer modo, os 8 a 10ME a que aludo que leio por aí são de várias fontes, designadamente jornais e li isso há pouco no Rascord, que gosta de puxar a brasa à sardinha do sbordem.

    ResponderEliminar
  3. Quanto ao Falcao, acredito mais na sua ida para o real madrid do que para o chelsea.
    Além disso ainda falta muito até dia 31 de agosto e pelos indícios -compras de Danilo e Alex Sandro e respectivos valores; este negócio de reaquisição de percentagem do passe de Moutinho; discurso de Pinto da Costa sobre Hulk; insistência da imprensa Belga sobre Defour - estou desconfiado que Alvaro Pereira e Moutinho serão as outras duas "baixas de mercado".
    Espero estar enganado, mas não me espanto se assim for.

    ResponderEliminar
  4. ora que grande gaita, mas afinal por que meio é que os meus posts chegam à tua vista? :) rss? feicebuque?

    Jorge

    ResponderEliminar
  5. O sporting ganhará sempre a percentagem de 25% sobre a mais-valia, não importa quem venda... assim, receberá do porto 25% de 85% da mais valia e dos restantes investidores o resto...

    quanto aos comentários de danko : "o pinto da costa pediu ao abramovich para aguardar um pouco"... só mesmo para rir...

    ResponderEliminar
  6. Errado. O sporting recebe 25% da diferença entre o valor da venda e 11ME.


    Exemplo: se Moutinho for um dia vendido por 25ME, o sporting receberá (25 - 11) x 25% = 3,5ME.

    ResponderEliminar