08 agosto 2011

Ver a História e aprender números

A História faz-se de factos, documentados e oficiais, conquanto possa ser sempre reescrita, actualizada à luz de novos e palpáveis progressos e evidências. O FC Porto chegou aos 70 títulos oficiais e a sério. Em imagens, junta-se o agradável ao útil e dá-se a projecção do mais pujante e brilhante clube português.




Ao invés, quando se quer reinventar a História moldando os factos a gosto, a nova versão é canhestra e cheira a mofo. Quem, subitamente, entre os tentáculos do regime como o da manipulação mediática sob forma de pressão ilegítima de asfixiar títulos e jornaleiros, quis passar dos 68 a mais um, lá inventou o que apelidei de taça latrina, que não consta de rol oficial de troféus em momento algum da História do futebol. Dá, como resultado, o achincalhamento consequente para um já de si clube tornado pequeno pelas pequenas e até tristes prorezas que fazem a sua fama actual. E sai isto, somando as parcelas e obtendo o resultado.




A taça latrina no historial













Este triste em baixo faz uma envergonhada referência rasteira na capa à disputa numérica e desafia o seu próprio arquivo onde até há pouco nenhuma taça latrina constava.

Este fala no 70º título mas tem a vergonha maior de não falar em quem vem atrás...

Em letras pequeninas, a condizer com a dimensão da mediocridade e a revelar o sítio onde mais lhes dói...
A idiotice nacional e o parolismo mais pacóvio eram inimagináveis 15 anos depois da universalização no pobre panorama jornalístico lusitano com os diários ditos desportivos. Mas é o que há e se calhar não poderíamos viver de outra forma. Aqui e ali com capaz azuis, mas sempre sob a mancha vermelha de títulos démodé, vencidos pela História.

3 comentários:

  1. Caro Zé Luís, não sabias que o rascord é quem determina as taças oficiais no futebol mundial?eh eh eh

    Para o rascord, a FIFA é um mero detalhe.

    Mas é ótimo vê-los engolir o próprio veneno, principalmente na última coluna da(o) leonor pinhão, que também achou "estranho" a venda do frango escondido com as orelhas de fora ao clube totó do ano, o falido saragoça.Acreditas nisto?Ela(e) nem sequer destilou veneno para cima do NGP!!!

    Nunca o ditado os cães ladram e a caravana passa fez tanto sentido.

    abraços.

    ResponderEliminar
  2. Pelos vistos as coisas correram mal ao Pedro Proença, partiram-lhe mesmo as trombas...Eu tinha mandado uns bitaites há pouco e agora pimba, em cheio, tenho que ter cuidado, ainda vão pensar que fui eu.
    Fora esta cabeçada -o gelatinoso vai ter algumas dificuldades em apitar nos próximos dias...Tenho pena e não tenho, o homem é um ser contraditório.

    ResponderEliminar
  3. Notícia lamentável!!!!!
    O Pedro Proença, geralmente considerado bom árbitro, embora tenha o "azar" de nos prejudicar quase sempre,(ainda nesta final da SuperTaça nos "limpou", pelo menos, 3(TRÊS) penalties), foi agredido por um "lampião típico", qual grunho, no CC Colombo, arredores do "nosso salão de festas" em Lisboa. Parece que lhe deu uma cabeçada e lhe partiu os dentes. Devia achar que os penalties "roubados" ao FC PORTO foram para nos beneficiar!!!.

    Pois bem, nos resumos da imprensa para hoje, o "lixo da manhã" já regista a notícia no canto superior direito, tipo "PP agredido no Colombo por benfiquista". Ora, o comentador-convidado na rtpn, um tal "gordo" gobern, e desculpem-me os gordos, não abordou a notícia. Ai se fosse um adepto do FC PORTO a fazer aquilo por causa ditos ditos penalties roubados... apesar de nunca se justificar tal atitude.
    Por sua vez, o jornalista da sicn que apresentou as primeiras páginas dos jornais para hoje, ao passar pelo "lixo da manhã", saltou logo para as notícias em baixo, após a manchete, coisa que não costuma fazer. Lindo, grandes canastrões aziados.

    Que se danem!!! afinal, o nosso destino (FC PORTO) é vencer!!!

    ResponderEliminar