Agora que o FC Porto se prepara para disputar a Supertaça europeia com a melhor equipa de futebol de sempre, não estando mais em questão a ultrapassagem dos dragões ao Benfica no número de títulos conquistados no futebol da antigamente chamada 1ª categoria, é interessante reparar na diferença entre estes quadros, publicados no Rascord com 11 dias de intervalo.
O último foi no passado dia 19, após a Supertaça de Espanha. Parece que o Barça igualou o número de títulos do Real Madrid.
Antes, após a Supertaça Cândido de Oliveira, com o FC Porto a superar o V. Guimarães, o elencar dos troféus à compita com o Benfica era outro.
Como se sabe, os pasquins de Lisboa querem forçosamente aproximar o Benfica do FC Porto atribuindo-lhe a "legalidade" da disputa de um troféu nos anos 50, antes das competições sob a égide da UEFA se iniciarem em 1955. Por sinal, um troféu, que era só disputado como quadrangular entre equipas de Portugal, Espanha, França e Itália, e que, curiosamente, Barcelona e Real Madrid venceram por duas vezes cada.
A contabilidade passa a ser diferente no Rascord, provando-se ser mais fácil apanhar um mentiroso que um coxo. Nem adianta confirmar que Real Madrid e Barcelona também contam esses êxitos no seu palmarés, como contam muitos outros e que não são necessariamente troféus oficiais. Quando andei a pesquisar, além de uma competição em Caracas que até V. Setúbal e Boavista disputaram nos anos 70, descobri o nome curioso de um troféu disputado pelo Real Madrid: a Taça Mancomunada.
não só excluem agora a taça latrina, como incluem a taça dos clubes de cidades com feira, que não conta para a uefa!!! eles reconhecem que foi a antecessora da taça uefa, mas não a incluem na lista de vitórias. critérios... http://www.uefa.com/uefaeuropaleague/history/index.html
ResponderEliminarArtur Semedo, essa da Taça das Feiras é uma questão pertinente, mas está mal analisada e o troféu é mesmo oficial.
ResponderEliminarA UEFA acabou por tomar em mãos a organização da prova que, na sua origem, tinha outras fundamentações práticas, políticas e económicas.
Mas, efectivamente, o primeiro jogo das eurotaças disputou-se no Verão de 1955 - antes do Sporting-Partizan no Jamor - entre a selecção de Londres e a de Basileia, creio. A UEFA, de início, não assumia aquilo, mas acabou por fazê-lo.
De facto, as regras do futebol e os regulamentos da UEFA passaram a aplicar-se-lhe.
Quando a UEFA decidiu criar outro troféu e nomeá-lo em seu nome, em 1971, não deixou de fazer um troféu especial a marcar a extinção da Taça das Feiras.
Esse é um troféu oficial que quase ninguém contabiliza mas é creditado ao Barcelona. De facto, em 1971, creio, Barcelona e Leeds disputaram, instigados pela UEFA, o troféu dos troféus entre o primeiro e o último vencedor da Taça das Feiras. Ganhou o Barça 2-1.
Isto é história e são factos do futebol. Menos conhecidos porque poucos o estudam e ninguém o informa, daí a parvoíce da Imprensa chegar ao ponto que chegou.
Má derrota, muita infelicidade, mas um bom jogo do Porto.
ResponderEliminarPerante uma super equipa que hoje até não o foi, um erro sem grande justificação decidiu a partida...
Depois mais um erro, este de apreciação do árbitro, não permitiu pensar no empate mas se não tivesse sido cometido, poderíamos ter ido mais além e chegar ao que era já muito difícil...As duas expulsões já são uma consequência de tudo o que estava para trás.
Guarin não tinha necessidade...
como na lista de vencedores não aparece nada anterior a 1971/72, pensei que nenhuma das provas anteriores fosse contabilizada. sendo assim, mea culpa, e obrigado pelo esclarecimento! :-)
ResponderEliminarde qualquer modo, isso era apenas uma questão lateral, em relação à nojeira dessa marca de acendalhas que se auto-intitula jornal.