29 novembro 2011

Clichés e en...Fado

"Resultado melhor que a exibição" e "serviços mínimos" ou "futebol ainda inconvincente" mas também "dependente de fulano" além de, claro, "treinador no fio da navalha" são rótulos que não se aplicam a todas as equipas em Portugal, mesmo que ganhem vários jogos seguidos por um golito e sem merecimento. Creio até que está na moda brindar o FC Porto apenas com esse leque de originais trivialidades, mas se conhecerem outras excepções seguramente farão um livro dessas ocorrências.

Mas isto é muito como saber quem ergueu o fado a um altar qualquer num desses destinos exóticos de que se conhecem as palmeiras e as areias da praia em cartazes promocionais fáceis mas que são tão caros quando toca a publicitar o Turismo em ou de Portugal.
Os 24 magníficos países que acompanham, ou juram fazê-lo, um certo fado da vida são estes membros de uma comissão seguramente conhecedores tanto do fado como, se lhes impingissem o desafio de cantar à desgarrada, da qualidade do futebol portista:
Albânia, Azerbeijão, Burquina-Faso, China, Chipre, Coreia do Sul, Croácia, Cuba, Espanha, Granada, Indonésia, Irão, Itália, Japão, Jordânia, Madasgáscar, Marrocos, Nigéria, Niger, Omã, Paraguai, Quénia, República Checa e Venezuela!
Pelo que há muito por onde escolher clichés e dar trabalho a certas comissões onde provavelmente alguns pensarão que Níger é diminutivo de Nigéria...
Entretanto, o Governo dizem que de Direita continua tão Socialista como os melhores da espécie: nacionaliza prejuízos dos bancos e até já assalta os juros de quem tem amealhados uns cobres em depósitos. Como tiram com uma mão o que dizem dar com a outra, aos que (não) querem cortar subsídios esmifram-lhes os parcos depósitos a prazo, sejam funcionários públicos ou outros indiferenciados. Tudo em nome da coesão social e da distribuição de sacrifícios e a que, qual cliché, chamam "cortes cegos".
Terá sido o do Hulk para penálti?

3 comentários:

  1. Concordo em absoluto Zé Luis;
    acabei de ler a crónica do MST - que na defesa do clube não tem igual - e, não sei como os adeptos conseguem perder totalmente o decoro e o bom senso, desde que seja para sustentarem as suas próprias teorias de conhecedores de futebol !
    Hoje o cliché, que já li ontem na blueguesfera também, é que o VP tinha de ter mudado a equipe porque o Braga é diferente do Shaktar!... é uma teoria linda: por esse andar temos de montar 15 equipes diferentes; subtraindo as lesões e o abaixamento de forma e castigos, o plantel tem de ser para aí de 50 jogadores!...- brilhante! mas também se o VP tivesse mudado a equipe era uma besta porque "em equipe que ganha não se toca!"...

    Adeptos são adeptos - e ainda bem que tantas vezes têm tanto coração - mas, com muita pena minha, em portugal o ensino não visa a que as pessoas aprendam a pensar com a cabeça que trazem sobre os ombros... - desde a economia ao futebol, passando principalmente pelos gestores, quem não introduz bullshit na conversa não é considerado e respeitado pelos outros!...

    A que ter paciência...

    ResponderEliminar
  2. Anterior à capacidade de pensar subsiste a necessidade de aprender primeiro, acumular dados e experiência. Depois talvez saia alguma coisa.

    De MST não digo nada, é-me quase desconhecido por ser um idiota alegadamente versado em tudologia.

    Quanto a Hulk, a dependência de clichés continua.

    Ele é que leva a equipa às costas, não foi o treinador a destinar-lhe uma missão específica e que tem dado resultado.

    Continua muita gente alegremente distraída.

    E eu continuo na minha. Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. São os adeptos como o miguel sousa tavares que assobiam o treinador por tudo e por nada,se calhar preferiam que o Porto jogasse como jogou em coimbra para puderem justificar as criticas ao treinador,eu acho que se deve criticar quando está mal,mas criticar só porque não gostam do treinador não é sério,eu também já critiquei,se calhar algumas criticas foram justas,outras injustas,mas no domingo a equipa já fez algumas jogadas com princípio meio e fim e espero que seja o arranque de uma epoca com um final feliz,estes dois ultimos jogos já deram alguma esperança.Temos que ter alguma paciência.
    cumprimentos
    manuel moutinho

    ResponderEliminar