19 novembro 2011

Valha-nos o andebol, o hóquei e o básquete

Esta equipa de futebol do FC Porto tanto ficou na História pela época maravilhosa de 2010-2011 como caiu no ridículo em escassos meses. Conseguir não fazer um remate na 1ª parte é obra! E escolher o pior em campo torna-se missão inacabada...

Depois de termos visto, à tarde, uma manifestação de querer inabalável do andebol que só a 5 minutos do final ultrapassou o Benfica (21-20) com quem esteve a perder até por três golos, acabando a vencer por 23-22 de uma forma apaixonante de jogar e ser à Porto, além do festival dos hoquistas de Tó Neves a subjugarem o campeão europeu e espanhol Liceo (7-4), o futebol deu a barraca que se andava a montar há algum tempo. O básquete soma e segue também (duas vitórias em dois dias contra açorianos) e são todos estes campeões da época passada que fazem jus ao estatuto indiscutível que ostentam e defendem com brio.

Não é possível estes tipos que se julgam jogadores de futebol fazerem tanto esforço para perderem um jogo. Ver-se de Hulk a passividade a receber a bola deixando-se antecipar permanentemente. Belluschi sem meter um passe. Walter sem ganhar uma bola. Maicon sem fazer um cruzamento decente. Álvaro a refrear a ida à linha preferindo cruzar a 30 metros da área. Moutinho, o homem em forma que dizem ter visto na selecção, apagado de novo. Rolando sem rei nem roque. James perdeu o ouro e ficou menino outra vez. Coitado do Bracalli, o único absolvido nesta catástrofe.

Podem pedir a cabeça de Vítor Pereira, claramente assustado com o que se lhe depara em campo, mas não é admissível a quantidade de asneiras de saída de bola que redundaram no 1-0 (bola perdida à entrada da área) e no 3-0 (lance perdido por Fernando na linha do meio-campo a permitir a superioridade numérica na transição da Académica), além da pasmaceira de Maicon (como no golo sofrido ante o Benfica para a Taça no Dragão) no 2-0. E até parece que o sector recuado é culpado ou esteve sempre apertado. Não! Do meio-campo para a frente começou o descalabro, não atacando e não defendendo. Pagam todos, justamente, mas Hulk merece agora o adjectivo de miserável que lhe poupei pela "cena" feita no jogo com o P. Ferreira. Com tudo tão mal à frente, o sector defensivo tinha como adversários os locais e como passivos os colegas da frente. Tenham vergonha! Vergonha! Vergonha!

Num país com um milhão de (escondidos) desempregados, com cortes salariais a tocarem a todos, estes jogadores deviam perder dois meses de salários no mínimo, como medida apenas cautelar até se decidir em Janeiro o que fazer com jogadores claramente contrariados que destroem uma equipa. A passividade da SAD é pavorosa porque não há no balneário um murro, já nem digo na mesa, mas em alguém por forma a fazer mossa que um inaudito 3-0 em Coimbra não chegará para fazer corar minimamente jogadores de trazer por casa que só a si mesmos podem culpar de regredirem futebolisticamente ao ponto de indigência já insuportável.

Os futebolistas, os mesmos, quase todos, celebrados por milhões em Portugal e ainda há poucos dias com repercussão dessa gesta escarrapachada na Imprensa internacional, deviam ter vergonha de jogarem para perder. Já há muitos, muitos anos que não assistia a uma coisa destas. No dia 30 voltarei ao assunto.

9 comentários:

  1. Só ceguinhos não viam que isto estava para acontecer há muito.

    Só ceguinhos insistiam que era este treinador que ia virar o rumo dos acontecimentos.

    Além do VP outro que devia ser despedido era o Maiconas. Já não é a primeira nem a segunda que ele faz. O 2º golo de hoje foi a gota de água.

    ResponderEliminar
  2. Olá Zé Luís, eu sinceramente prefiro que o FCP vá à Liga Europa, se conseguir como é óbvio.

    Do jeito que a coisa está PRETA(palavra da moda na luz), conseguir chegar aos 8ºs da Champions, pegar um bayern, um madrid ou um barça e levar uma goleada à Vigo nos 2 jogos era humilhação a mais.

    Monetariamente era bom, desportivamente com a sorte que temos nos sorteios da uefa, vamos pegar pela frente o pior adversário e com esta equipa a (não) jogar deste jeito, é quase certo que seremos humilhados dentro e fora de portas.

    Eu não quero ver isto estampado em letras garrafais e foto gigante nas capas d'A BOSTA e do RASCORD, tendo ainda que passar a semana toda vendo e ouvindo eduardo cutty sark barroso, o marido da judite, aziado gomes da silva e ruim santos com o sorriso de orelha a orelha nas sics e tvis deste portugal.

    Mau demais para ser verdade e já se arrasta por longos meses estas tristes exibições do FCP de VP.

    Não se vê um mínimo de qualquer melhoria, nem mesmo um futebol razoável, não tem por onde pegar.

    Fico por aqui.Abraço. RBN

    ResponderEliminar
  3. O que é fantástico, é que, para alguns iluminados, que (pensam que) sabem tudo de futebol e até de política, a culpa é toda dos jogadores que estão todos contrariados e são todos uns malandros e dos dirigentes que não sabem dirigir, nem contratar, nem vender, nem comunicar. O treinador, esse génio comprovado, do treino, da preparação física, da táctica, da leitura de jogo, da liderança, da motivação e da comunicação, é que não tem culpa nenhuma.

    Ou por outras palavras: As dúzias de títulos nos últimos 25 anos foram mero acaso, não tiveram nada a ver com os ineptos (pra não dizer bandidos) dos dirigentes/administradores do Porto, foram meramente acidentais. Os títulos da época passada também foram todos puro acaso ou foram todos só mérito do Falcao (até me espanta que o At. Madrid ande tão mal), nada tiveram a ver com os jogadores que lá estiveram e lá continuam a estar todos. Os enxovalhos que estão a acontecer esta época e cada vez piores e com mais frequência (deve lá vir mais um, quase apocalíptico, daqui por 3 dias em Donetsk) não têm rigorosamente nada a ver com o superlativo treinador que está (muito de passagem, felizmente) esta época no Porto.

    Até me apetece dizer como o Melga: FAAAAAAAAAAAAAAAAAANTÁSTICO MIKE!

    ResponderEliminar
  4. Zé Luis

    Quanto ao jogo de hoje, foi mau de mais, que profissionais que envergam a camisola de tão prestigiado clube, como o F.C.Porto, tivessem a veleidade de dar um espetáculo tão deprimente e desolador. Só vi, uma equipa fazer neste clube, o mesmo que este grupo de bem pagos profissionais de cabeça oca, fez hoje em Coimbra. Isso aconteceu no ano de 2004-2005 com outro Vítor, mais precisamente o Victor Fernandez. Os jogadores resolveram queimar o treinador, pelas opções que este tomava, e mesmo estando a equipa do Porto na primeira posição do campeonato, e tendo já ganho uma Taça Mundial, acabou despedido por uma Sad fraca, para deleite e prazer de um punhado de jogadores revoltosos, armados em primas-donas, que não dignificavam a camisola azul e branca, que envergavam.

    Nesse ano, a equipa do Futebol Clube do Porto, nada mais viria a conquistar, oferecendo de bandeja o campeonato ao seu principal rival, depois de o ter vencido na sua própria casa, por 0-1.

    Fica a palavra de deleite e satisfação, para aquele que antes afirmavam que era Hulk e mais dez, bem como a manifestação exagerada na entrega do Dragão de Ouro, a quem 15 dias antes tinha batido com a porta, colocando esta equipe técnica entre a espada e a parede.

    Ao ter aceitado de animo leve a estapafurdia asneira que Hulk cometeu na substituição do jogo contra o Paços, Vítor Pereira cavou a sua sepultura, com a ajuda de uma Sad fraca e desorientada.

    Espero que aqueles que tanto pediram a cabeça do treinador, como os armados em Senadores, estejam felizes e contentes com a atitude de "merda", que estes jogadores ofereceram.

    As atitudes destes meias tigelas, ficam para memória futura.

    Largos dias tem cem anos.

    http://portodragoinfire.blogspot.com/
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. o meu filho mais novo - 11 anos - quando viu "a linha" exclamou: Oh Pai, o Maicon na direira ? O Otamendi talvez, já fez o lugar na selecção dele...
    Perder e ganhar faz parte da vida. Em especial da desportiva. Mas perder só porque os recursos disponíveis não estão bem aplicados, incomoda.

    ResponderEliminar
  6. Kosta, por isso digo não estar convicto, nem perto disso, de a culpa não ser do treinador, ele mesmo já nomeado nas circunstâncias que se sabem e pelas quais a SAD é responsável na totalidade e a quem atribuo a culpa maior do que se tem passado.

    Agora, que os jogadores jogam ou para perder ou queimar o treinador não tenho dúvidas disso mesmo e perderam toda a consideração que tinha por eles. Isso é inadmissível.

    Mas voltarei a tocar no assunto no fim do mês. Para mim é uma data importante, como explicarei. Porque largos dias têm 100 anos e não ando aqui desde 3ª feira...

    ResponderEliminar
  7. carneiro, essa do Otamendi à diretia já a rebati, a experiência no Mundial não é chamada aqui e foi um fiasco como seria se, em vez de Maicon, fosse testada no FC Porto.

    Uma coisa é certa: se do meio-campo para a frente ninguém se mexer, quem é que leva com tudo em cima? A defesa, claro. É o sector mais exposto, ironicamente a defesa, que não tem protecção à sua frente, nem para defender nem para ser perigoso a atacar.

    E isto só vem confirmar o que tenho visto, e criticado, nos últimos jogos: quando os jogadores não querem, não há treinador que resista. Nada de novo nisto. Nem no FC Porto. Só que desta vez não só não fizeram o esforço para ganhar, que sucedeu em Olhão, mas fizeram tudo de mal o suficiente para perderem.

    Não é o 3-0 que incomoda, é a atitude e o 1-0 bastava, como bastou, para se perceber que tudo ruiria como um castelo de cartas.

    ResponderEliminar
  8. Saudações Dragonianas: Concordo inteiramente com o sentimento geral que expressa a "MISERÁVEL" exibição dos nossos "players", ontem em Coimbra!!!!
    Apesar dos constantes tiros nos pés de V-P. em especial no que concerne ás substituições no decorrer dos jogos, algo vai muito mal naquelas cabeças dos jogadores! E é aqui que P.C. tem de se mexer! Porque senão algo de mau vai acontecer para gaudio dos nossos "amigos" lisboetas!!!
    Miserável demais para ser verdade!
    Livra!

    ResponderEliminar