26 setembro 2014

Não diverte, foi um nojo

O inenarrável Lobo achou uma 1ª parte estupenda e só uma equipa jogou, o Sporting trapalhão e sôfrego sem qualidade, o FC Porto abúlico e idiota, com vergonha de si próprio; no final, um grande jogo e nenhuma equipa soube ganhar. Tal como na época passada, duas equipas fracas, futebol frouxo ou mal ligado, repelões a mais num lado, tropeções e soluços a mais no outro. No Porto-Sporting de há um ano, apesar do 3-1, escrevi que as duas equipas não jogavam nada. Futebol primitivo, ou timorato como o do Porto, ou enganador, pura ilusão o do Sporting. Ou as equipas melhoram muito, especialmente o FC Porto actual, ou a classificação tenderá a repetir-se. Assim, o Benfica acaba campeão de novo, com facilidade, mesmo com menos jogadores de craveira mas mais noção de realismo competitivo que o Sporting poderá igualar para ficar à frente do romantismo portista. E o FC Porto, apesar de lacunas evidentes no meio-campo e ainda sem acertar a composição melhor no sector, agora não pode queixar-se da qualidade do plantel, o treinador é que pode não aproveitá-la e tornar-se um Produções Fictícias.

Foi o pior jogo do FC Porto esta época e na última imagem que fica quase ganhava em Alvalade. Não merecia perder, foi muito melhor na 2ª parte e teve mais bola e ocasiões, mas, pela primeira vez, não merecia ganhar. Arriscou-se até a perder com uma equipa inferior, tal como na época passada, um Sporting mais pragmático do que vistoso. Tello, como frente ao Boavista, falhou um golo certo. Foram 4 pontos ao ar numa semana. Se fosse realmente muito bom teria futuro no Barcelona. Lá nunca lhe vi grande futuro. Cá vai custar a engrenar, se pegar.  Lopetegui tarda em solucionar o meio-campo e, nos jogos de maior pressão, parece ter medo de jogar aberto para aproveitar o potencial dos jogadores. Espero tenha sido a última vez que juntou R. Neves, Herrera e Casemiro no meio do campo. Três juntos que não fazem um Fernando. Se Hulk ainda fosse do FC Porto tinha ganho o jogo sozinho. Quaresma não tem mentalidade para estes jogos. Os laterais estão a fracassar, a defender, a passar, a atacar, tal como na época passada. Lopetegui tem de se libertar de amarras.
Libertou-se com Oliver e Tello. O jogo mudou. Oliver é um portento. Tello sabe-se lá quando se torna grande. Jackson parece um desajeitado em certos jogos. A lesão de Casemiro, entrando Reyes para trinco para remediar mas acentuando a falta de qualidade na posição em que o plantel é carente, tirou a possibilidade de trocar Jackson por Aboubakar. Jackson voltou a falhar isolado. Aboubakar é mais guerreiro, mais rápido, mais acutilante, poderia causar mais mossa. Já não dava, mas deu para perceber que meia equipa podia ser facilmente mudada que a coisa não iria para pior. Meia equipa portista, tal como na época passada, não faz um passe de jeito e começa tudo atrás. Os dois centrais esquerdinos não ajudaram. Maicon, ausente por castigo, tem uma responsabilidade enorme!
Este é dos jogos que enervam de tão mal jogados. O Lobo pode fazer de uma merda uma estátua ao seu gosto ou vice-versa, de uma estátua inexpressiva uma merda poética ou apenas salivar com uma ejaculação precoce e doentia. Mas nada disfarça a má qualidade quando a bola atrapalha.
Também quando Marco Silva meteu Capel e Mané o Sporting melhorou. Aí o FC Porto, sempre em défice no miolo, apesar do número de unidades que não impediram perda de bola estúpida no 1-0, fazendo lembrar o 1-0 na Luz em Janeiro para a Liga, tremeu. Foram 4 remates - QUATRO - seguidos de fora da área sem oposição, um deles fez tremer a trave de Fabiano. Nem jogador algum, nem treinador viram o buraco que Marco Silva viu. Porque Marco Silva conhece os jogadores que tem e os adversários, conhece o nosso campeonato que é muito difícil para quem vem de fora. Lopetegui tem a última oportunidade de melhorar. Ou vai acabar em 3º, desbaratando uma equipa com potencial ofensivo enorme, como se viu na 2ª parte.
Isto devia preocupar todos, mas parece apenas acicatar uns ânimos tontos em defesa ou em torno dos respectivos presidentes. O Sporting joga à grunho do carvalho, bronco, aos empurrões mas com a vantagem de lhe bastar um reforço de peso, Nani, para dar outro ar aquela tropa fandanga; o FC Porto juntou bons jogadores mas tarda em meter os melhores, parece decrépito, desconfiado, acossado, temeroso, inerte, tiro ao alvo mediático e no campo. Já na época passada foi assim, à imagem da SAD que come e cala, do clube que não se impõe, da gestão que navega à vista e não dá nem conta de si nem presta contas e satisfações a associados. Ah, vai haver uma assembleia para os totós do costume com as conclusões esperadas. Aplaudam sentados e vão ver de novo o infausto 2013-2014.
Para comprovar isto, uma dupla prova para Sporting em casa com o Chelsea e o FC Porto fora com o Shakhtar. A ver se muda alguma coisa ou se confirma a falta de pulso, de nervo, de categoria, de futebol.
Apesar de faltas, várias e inusitadas, marcadas a Jackson, mesmo em ombro a ombro, Benquerença e os auxiliares foram a melhor equipa em campo. Diz muito do que valeram Sporting e Porto. E não há penáltis a reclamar. Faltou um amarelo ou outro, como a Mané no fim contra Fabiano, mas não foi o gonzo Enzo contra um do Moreirense. Era só amarelo. Como os sorrisos que devem ter as duas equipas. Se Benquerença foi o melhor, está tudo dito. E isso também é preocupante.

2 comentários:

  1. Caro Ze Luis,

    Criticas construtivas, pf...
    O 'bota abaixo' é muito fácil e assim confundes-te com os teus queridos inimigos, ou não...

    E quanto ao "...Benquerença e os auxiliares foram a melhor equipa em campo..."
    Estamos conversados, não viste o jogo !


    ResponderEliminar
  2. O que é o bota abaixo? Dizer que uma equipa de milhões não se impõe a uma de tostões? Que há jogadores, comprovadamente, impossibilitados de jogarem juntos? Que o treinador só em desespero mexe na equipa? Começo a ver coisas que tanto critiquei no Preocupações Fonseca. Só que JL tem mais meios à disposição. Critiquei PF mas também dizia que os meios disponíveis eram fracos e por tudo culpei a SAD. Desta vez começam a ser os meios malbaratados pelo treinador.
    E, sim, das 3 equipas em campo, a de arbitragem foi a melhor. Vi o jogo e a inoperância das equipas de futebol causou-me irritação. O Sporting não me surpreende, é o mesmo do ano passado, e era muito fraco, com o Nani que acrescenta qualidade onde não havia. O FC Porto surpreende-me pela negativa. Não discuto a rotação de jogadores nem prefiro estes ou aqueles. Mas já se começa a ver quais devem ser as linhas orientadoras da equipa.
    Eu preferia mais crítica construtiva e o Costa não parece saber como. Ou seja, não vê os jogos.

    ResponderEliminar