04 maio 2007

Abanar nas derrotas com Postiga!

Não é Ricardo Costa o pé frio. Pode ser Jesualdo sem controlar o balneário. Mas o pai de todas as desfeitas está na linha da frente

Vamos ao essencial, como preconizei anteriormente num comentário? Pois o essencial são duas coisas: o pulso de Jesualdo ou a falta dele e a permanência de Postiga, através do qual se vê a razão de cinco derrotas no campeonato.

Não, não é Ricardo Costa o aziago. Se repararem, denominador comum nas 5 derrotas (5, incrível!) na Liga é Hélder Postiga. Esteve em Braga e, quem tiver memória, lá o jogo não foi melhor do que no Bessa. Esteve em Leiria, com o E. Amadora e o Sporting no Dragão. Foi Postiga a mais, quer dizer, a menos…

O que pode estar em causa é o pulso, ou falta dele, de Jesualdo no balneário. Eu respeito o treinador, mas há coisas em campo que se denunciam por si mesmo e a falta de aplicação dos jogadores é consequência da permissividade com que se lida com alguns atletas e continua sem compreender-se a titularidade de Hélder Postiga que Adriaanse, e bem!, dispensou.

A propósito de um tema muito bonito mas pouco concreto, o confronto Adriaanse-Jesualdo, alinhavado há dias pelo Menphis-Child, volto ao tema sem me preocupar com o que dizem as estatísticas: não me interessa que agora se marque mais golos, nem se há futebol seguro, nem sequer se há espectáculo. A estatística, ao contrário da sua aplicação noutros desportos e apesar da teimosia americana para levar isso a sério em jogos com as mãos, não pode ser usada como pontapé para a frente. É que o futebol joga-se com os pés e há uma falibilidade enorme que desagrada aos americanos por isso mesmo. Há muito afirmei a minha predilecção por Adriaanse e não verto uma lágrima se Jorge Costa era titular ou indigno de sair como saiu porque aí concordo que merecia a honra de alguns minutos oficiais para ter mais dois títulos na sua brilhante carreira.

Coragem de… prometer!

Eu preferia, por gosto, por “feeling”, por espectáculo, por crescimento e pelo que muito devem vários jogadores do actual plantel ao ex-técnico, o raio do Co. A história da saída de Jorge Costa está, em vez de mal contada, “vitimizada”, quando o ex-capitão sempre soube das intenções do treinador. Merecia outra saída, mas nada a opor quanto à saída!

A verdade é que só a disciplina de Adriaanse tornou uma equipa titubeante numa equipa não só firme mas campeã e vencedora da Taça. Nenhum outro treinador porventura te-lo-ia conseguido. Postiga foi à vida, Diego foi à vida, outros foram à vida, até o próprio Adriaanse foi à vida. É a vida. Agora, não se apaguem os méritos que o holandês teve, e mesmo a nível nacional mostrou uma coragem – ainda que não correspondida em números e na tal promessa de 60/70 golos por época, mas quem teria tomates para prometer algo assim? E foi por imperícia dos jogadores, não por o treinador não impor um estilo ofensivo, que a coisa falhou – num país e num campeonato que parecem apelar à mediocridade e ao salve-se quem puder porque sem ajuda divina não vamos lá.

Não contesto Jesualdo, respeito-o imenso e acredito nele, mas está exposto que, ao contrário de Adriaanse, o nosso professor verga-se aos nomes e dá palmadinhas nas costas para não ser apunhalado. É uma maneira de liderar, não interessa se melhor ou pior, mas ao ver nesta 2ª volta coisas nunca vistas em 20 e tal anos fico doido com os resultados espelhados no campo e que trazem o veneno de relações menos sadias no balneário. Aí, só o treinador é “culpado”, deixa de ser líder e passa a ser conduzido pelas vedetas. No FC Porto, na selecção, noutro clube, a coisa acaba mal.

Foi por coisas assim, confesso, que há 25 anos deixei de ser sócio, não tenho problema em dizê-lo: vi o balneário dividido, jogadores de braços caídos, “cheirava-me” a novo Verão quente (sucedeu, mas foi mais pacífico) e o vedetismo não é comigo nem o tolero ao maior goleador. Não deixo de seguir o meu clube, de sofrer pela minha equipa, de acompanhar as modalidades. Mas, voltando ao tema proposto pelo Menphis há dias, e sem querer ser o dono (improvável e impossível) da verdade, reparo nos denominadores-comuns de muitas crises, algumas já vividas no clube e que este ano estão a fazer o FC Porto passar porventura por um título de campeão miserável, ainda que sem favores arbitrais ou arbitrários ou ajudas de qualquer espécie, a que pode haver condescendência pelo ambiente hostil, de todos os quadrantes, que tem rodeado esta, bem como as mais recentes (afinal, Adriaanse passou pelo mesmo!) temporadas.

Jesualdo não teve mais dificuldades que Adriaanse! OK, está mais “abandonado” porque em vez da preocupação dos “comissionistas” em novas transferências há uma luta intestina para assumir posições de poder no novo “Politburo” do Dragão.

Haja honra no título!

Mas foi extemporâneo, logo no início da época, lançar incenso e mirra sobre Jesualdo. Um balanço só se faz numa época completa. A equipa tem falhado muito e a culpa nem é (só) do treinador, mas também... Volto ao ponto: Postiga não defende, ataca mal, é fraco jogador de equipa, é fraco individualmente e, portanto, só vale se lhe derem golos para empurrar. No rescaldo de Coimbra, alguém alvitrou por aqui que o FC Porto tinha feito o 4x4x2 e eu recusei isso porque Postiga não defende. É um calaceiro em campo como antes Adriaanse acusara nos treinos. A defesa, a começar pela posse de bola, surge desde o ataque e com Quaresma talvez a pensar na mirífica transferência que o tire desta mediocridade geral que inclui um clube sem qualquer ideia de comunicação e visibilidade para as suas estrelas (e mesmo os patrocinadores da sociedade!), então a equipa em por aí abaixo.

No Bessa (e não foi pior do que em Braga, recordo bem), a equipa acabou por não merecer a sorte que procurou e que lhe chegaria para o empate sem favor.

Mas o balneário voltou a ser posto em causa de novo pelo pai de um jogador brasileiro (Bruno Moraes), a criticar as vacas sagradas que não podem retirar autonomia e liderança ao treinador a não ser que Jesualdo se submeta a elas. Não é que Bruno Moraes, como antes Diego, vá fazer falta e isto não pode ser o futebol-sambinha onde os familiares entram em campo. É só mais um sintoma do que vai mal e que há algum tempo se vai falando: a falta de mística. É certo que não se compra no supermercado, mas também não cresce espontaneamente e fica à mão de semear.

Se Postiga é formado no clube, como Baía, qual a razão para ele próprio não transportar a mística? E quando Baía acabar, mesmo longe do banco? E como podem jogadores oriundos do Bessa, como Pedro Emanuel e Ricardo Costa, ser os transmissores de uma mística de dragão? Transfere-se uma responsabilidade dessas para quem vem de fora, Lucho capitão, por exemplo?... Há muito blá, blá, blá nessa história que é para contar aos netinhos. Mas o futebol faz-se com resultados e com jogadores activos em campo.

Uns atiram-se ao Jorginho, mas não viam que até agora Anderson mostrava não poder jogar de início. No derby deu mostras que sim, pega na bola e temos craque de volta. Outros falam do Alan, eu (que jamais pronunciarei o nome de uma fraude que foi contratado) falo do Postiga como um dos cancros, com a conivência de Jesualdo. “Esta” equipa foi formada por Adriaanse, queiram ou não, tinha uma conduta própria (impecável registo disciplinar, a começar pela verticalidade e honestidade do treinador a falar à Imprensa e apontar o mal geral da pusilanimidade do futebol português), a disciplina espelhava-se no jogo. Havia risco, sofria-se do coração, mas uma aragem destas em Portugal nunca tinha sentido, esse vento de liberdade, de ousadia, de afirmação pela positiva. Hoje há comodismo, licenciosidade, amarelos estúpidos, falhas de posicionamento e de entreajuda inadmissíveis que “passam a factura” à defesa e são os centrais que sofrem também quando Marek Cech continua errante no passe e pateta na defesa como lateral.

Esta inconstância, acredito eu, pode não fazer perder o campeonato. Mas quando não se sente a “presença” do patrão, a bandalha na loja pode ser irreparável e ficar a saque. Chega de masoquismo e vamos ver se, ao contrário da época passada -- onde cada derrota era facilmente superada no jogo seguinte! -- a tremideira acaba de vez e um espírito de campeão subsiste para dar honorabilidade ao título que só um par de loucos poderá deixar escapar.

P.S. - Uma final da Champions sem portugueses, que maravilha ficar livre dos comentários sobre Mourinho ou C. Ronaldo... Sempre pelo Liverpool, não me palpita que o Milan desta vez deixe escapar o caneco. Os milagres não se repetem. Mas...

37 comentários:

  1. Caro Zé Luís,

    gostei imenso do texto. Voltarei mais tarde para o comentar com mais tempo.

    Acabei de passar pelo post de 30 de Abril "Uma questão de números" do Menphis Child, e não tinha reparado que a discussão se tinha alongado tanto desde que num comentário meu optei por trautear uma bela canção de embalar...

    Ironia aparte, gostaria de apenas afirmar que o maior insulto que aqui fui alvo vem do FC Limpa Tudo com a insinuação de que sou um anti-portista. Quero dizer a esse senhor que nunca mais terá hipotese de ver respondida qualquer interpelação à minha pessoa, pois simplesmente vou colocar esse "anónimo" no saco do desprezo.

    De positivo, a resposta de um "Rui", que responde na primeira pessoa a muitos dos que insistem em não ver um palmo à frente do nariz, preferindo atacar quem não ganha um centimo com o FC Porto e apenas se dá à chatice de opinar positivamente sobre o futuro inquietante do clube.

    Um abraço à bancada, e em particular para aquele que eu acredito ser Rui Moreira, o "Rui".
    [[]]

    ResponderEliminar
  2. Ora bem, quando fiz o post a minha intenção seria mesmo comparar os sistemas de jogo, mostrar que, por vezes, quanto mais atacante a equipa não quer dizer que se marque mais golos, ás vezes jogar com mais segurança e menos coração nas mãos os resultados poderiam ser melhores, principalmente na Europa.

    Conforme afirmei posteriormente nos comentários, eu admirei, e muito, o futebol apresentado por Adriaanse e fiquei revoltado quando ele saiu, podes confirmar no meu blog tudo o que disse na altura.

    Nos comentários do meu post até disse que preferia a segurança de Jesualdo Ferreira e a irreverência atacante de Adriaanse, até relembrei um grande treinador que passou pelo FCP : Bobby Robson.

    Entendo, que este treinador tenha sido um dos melhores que esteve no FCP.

    E não, nunca apago os méritos que Adriaanse teve em construir uma equipa, e em disciplinar a equipa .

    Relativamente, ao Jorge Costa sou também da opinião que foi ele que trilhou o seu destino, ainda por mais a sua saída foi o melhor que pode acontecer, financeiramente.


    À disciplina imposta por Adriaanse acho que estamos de acordo e relativamente a Postiga também.

    ResponderEliminar
  3. O post do Zé Luís aponta mais um conjunto de pistas para que no reino do Dragão seja legítimo existirem as preocupações que têm aqui vindo a ser manifestadas.

    Confesso que nunca morri de amores pelo Hélder Postiga... para além do ar de frete com que anda em campo, parece-me que se dá ares de superioridade. Se realmente a mística passa por um espécime daqueles, mais vale assumir que não há mística.

    Isolado não seria grave. Já o é quando é apenas mais uma parcela no somatório de asneiras que se cometem.

    Finalmente, e quanto à falta de uma voz de comando firme na equipa, na equipa técnica e, provavelmente, no clube, comparem o que fez o Porto no Bessa a jogar 11 contra 10 e o que sucedia noutros tempos em que até em Alvalade a jogarmos com 10 contra 11 ganhávamos jogos...

    ResponderEliminar
  4. Co Adrianse impôs disciplina? bahhh...Chamam a atitudes ditadoras, disciplina? Pois, viu-se em Agosto. os jogadores estavam fartos de ter um tipo mal criado à frente. Haja um minimo de respeito e penso que Co Adriaanse não sabe o que é isso.

    O futebol da equipa de Co Adriaanse era simplesmenre intragável.

    ResponderEliminar
  5. ... pois é, Fernando Monteiro, o problema é que o futebol do Porto de Jesualdo Ferreira também pouco melhor é. Mas isso, como já aqui disse por várias vezes, sou eu que sou esquisito e só gosto de treinadores que não podemos ter.

    ResponderEliminar
  6. Eu acho q ninguem gosta do Postiga. NEM MESmo na sua melhor fase via elogios ao rapaz. É q há jogadores q mesmo mauzinhos são esforçados, outros, nem isso. Lisandro no onze, já. E Anderson tb !!

    ResponderEliminar
  7. Claro... ninguém gosta do Postiga! Até conseguem dizer que o culpado das 5 derrotas do Porto foi ele...

    É incrível!!! Dizer que o Postiga não tem mística??? Que joga com ar de frete???? Vocês vêm jogos de futebol ou jogam PES???? O Postiga até pode estar a jogar mal, que está, mas é dos jogadores que dão o litro todos os jogos e que não vira a cara à luta em nenhuma jogada.
    É para fazerem o que vocês fazem ao Postiga e a outros jogadores formados no clube que reclamam mais aposta na formação???? Ainda sempre com a SAD na boca, com os comissionistas e quando é preciso acarinhar e proteger os jogadores formados no clube quando eles passam por fases más... é só deitar abaixo! Vocês são incoerentes!!!! Criticam, criticam e criticam!!! Nem se preocupam em ser coerentes!!! Pela amostra do vejo em alguns blogs do Porto, eu temo que daqui a alguns anos os portistas vão estar transformados em benfiquistas de azul e branco!!! É incrível o que se consegue ler na blogosfera... que irresponsabilidade, que falta de coerencia!!! Tenham vergonha!

    ResponderEliminar
  8. Apenas agora tive oportunidade de ver o comentário de "Rui".

    Queria deixar aqui o meu aplauso.

    ResponderEliminar
  9. Quanto ao tema em debate.

    Também não sou um apreciador da atitude, mais precisamente da falta dela, do Postiga.

    Assim, parece-me óbvio que Anderson e Lisandro devem ser titulares contra o Nacional.

    Só mais uma ideia. Tenho grande fé que Adriano ainda vai ser o melhor marcador da liga e começa já com um hat-trick nesta jornada :)

    ResponderEliminar
  10. Em Novembro do ano passado fiz um post em que me desculpava do que pensava do Postiga. na altura escrevi o seguinte:
    «Já no tempo em que era o avançado da equipa de Mourinho, ou seja, da equipa vencedora da Taça UEFA, achava-o um jogador um pouco tosco, um pouco trapalhão, malandro e, como avançado, mau na hora do remate à baliza, falhava demais. Em resumo achava-o “mais ou menos” em todos os aspectos e não o achava, realmente, bom em nenhum. A isto tudo acrescentavam-se tiques de vaidade de que não gosto mesmo nada.
    Achei um excelente negócio a sua venda para Inglaterra. E aí, apesar de gostar de ver os jogos do Tottenham por causa dele, o facto é que confirmei tudo o que pensava dos variados aspectos do jogador. Para mim era um jogador banal.
    Fiquei mesmo chateado com os gastos feitos para o seu regresso ao FCPorto, sobretudo por Pedro Mendes servir de moeda de troca. E já o ano passado voltou-me tudo novamente à ideia depois do fraco rendimento e depois dos problemas de indisciplina que o remeteram para França como emprestado.

    Podem ver aqui

    O que é certo é que isso que escrevi se confirma e se em Novembro ele me enganou, agora já não me engana mais.

    Não quero tb dizer, e aqui acho que o Zé Luís exagerou, que foi por causa dele que o FCPorto perdeu esses jogos. Em Braga e no Boavista, embora em Braga muito mais, a exibição da equipa, na sua totalidade, foi paupérrima. Mas aceito perfeitamente que se pense que ele não é jogador para o FCPorto.

    Quanto ao Adriaanse em comparação com Jesualdo, além das grandes diferenças em termos tácticos, é evidente que tb existem diferenças em termos de motivação e de comando da equipa. Diria até que são os opostos, com tudo o que se ganha em cada um desses opostos. Adriaanse mandava e os jogadores, embora muitas vezes contrariados obedeciam, com isso apesar de o balneário continuar unido em prol do treinador por uns tempos, chegou-se ao ponto de ficar unido contra o treinador e não seria possível continuar assim. Jesualdo mantém a equipa unida a ele, mas perde porque com alguns jogadores e alguma falta de profissionalismo deles, a equipa pode fracassar muitas vezes e criar atritos entre aqueles que correm sempre e aqueles que são titulares mesmo não correndo sempre.

    Já em termo motivacionais, Jesualdo parece não conseguir transmitir a mensagem e só assim se percebe o porquê de num jogo como o Boavista, os jogadores parecerem entrar derrotados, apesar de este caso ser um caso especial, já que temos de dar tb muito mérito ao adversário.

    Um abraço.
    PS: É evidente que o Rui que comentou no post "Uma Questão de Números" é o próprio Rui Moreira, até pelo especividade do que lá disse. E disse coisas importantíssimas. Possivelmente poderei fazer desse texto dele um post na próxima semana. Vamos ver.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. O Co Adriaanse era um treinador corajoso sem dúvida, mas também uma pessoa que eu posso de algum modo considerar ingénua. Todos parecemos concordar com a opinião generalizada que sustenta ser Mourinho um grande treinador, ora se atentarmos bem na estratégia que ele invariavelmente coloca em campo, sejam quais forem os jogadores e a qualidade que ele tenha ao seu dispor, veremos que assenta fundamentalmente numa defesa segura, muito forte e corajosa, num guarda-redes muito ágil que garanta uma confiança acrescida a essa mesma defesa e numa movimentação constante dos restantes elementos da equipa, feita de apoio e entreajuda entre si, sem nenhuns regateios seja qual for a posição ou o eventual estatuto de vedetas que tenham tido antes de ingressar na equipa. O Adrianse desprezava de todo esses cuidados defensivos e confiava na infalibilidade de um ou dois elementos desse sector, que tinham de acorrer como se de bombeiros se tratassem, a todos os fogos que se iam acendendo. Falhando algum deles em algum momento, nos seus movimentos ou colocação, estava o "sistema" todo furado e desmontado e lá ia o resultado fosse ele qual fosse, completamente por água abaixo. Isso aconteceu tantas vezes na época que passou, dentro e fora de portas, muito especialmente com as equipas mais pequenas, mais rotinadas a jogar em contenção e em contra ataque, quer em Portugal quer no Estrangeiro que parece incrível que não se recordem! As outras equipas de maior e melhor qualidade, arriscando muitas vezes um pouco mais, acabavam por ser surpreendidas por esse sistema um tanto arrojado e quanto a mim quase suicida. Bons exemplos podemos nós retirá-los dos jogos feitos na Champions, em que qualquer equipa de três vinténs, nos marcava dois ou três golos com a maior das facilidades, quer no Dragão, tal como fora. Podem argumentar que o "sistema" não estava ainda muito bem assimilado...Pois, estará talvez certo esse raciocínio, mas e no Az Alkmar no tal Clube que lhe deu projecção, o que vimos nós acontecer-lhe? Com jogos importantíssimos praticamente ganhos, mantinha-se numa atitude impassível e irresponsável e permitia que claudicassem, com o árbitro nalguns casos, a começar já a olhar para o relógio a calcular que descontos iria ter que conceder... Depois que pensar daquela fixação quase maníaca que ele exibiu e manteve até ao limite, na aquisição do tal avançado alto e loiro que viria - segundo ele - resolver todos os nossos problemas, quando tinha por exemplo à sua disposição um Benny - que é hoje um dos melhores marcadores do Campeonato Inglês - e um Adriano que continua a marcar sempre que a tal é devidamente solicitado?...Era homem grosso de modos e maneiras pouco educadas, arrumou com o Benny, com o Diego, foi quase forçado a colocar o Paulo Assunção a jogar, trouxe aqueles dois "jogadores exemplares" de que já nem sei o nome e que foram depois não sei sequer para onde, deixou fugir alguns jovens que hoje nos dariam imenso jeito se por cá ainda continuassem, desaproveitou outros tantos que mostravam ter bastante qualidade... Enfim é mesmo preciso ter muita pachorra para aturar os seus indefectíveis defensores e ao mesmo tempo vê-los, escrevendo concomitantemente, que o Mourinho é o melhor de todos quantos existem neste Mundo e nos seus arredores...Vamos lá a ver se nos entendemos ou se é a favor e conscientemente, de um sistema de jogo de ataque pleno como o do Co Adrianse, ou então defender o Mourinho e todas as suas estratégias profundamente cínicas, é furar completamente toda a lógica desse anterior raciocínio. Agora o que eu acho é que o Prof. que agora temos, parece uma personagem dura com o seu sobrolho quase sempre carregado mas afinal, deve ter sim um autêntico coração de manteiga e isso sim, não se compagina com o cargo de treinador de futebol, que necessita e obriga a pulso muito firme para poder controlar alguns excessos de vedetismo, que muitos dos jovens jogadores, especialmente os mais promissores exibem! Nisso o Co era realmente bom, era um bocadinho pró bruto sem sombra de dúvida...Mas quanto ao resto creio que estamos conversados...

    ResponderEliminar
  13. Quem tinha razão era o Blue Boy quando disse: "bai e num boltes murcom"!

    ResponderEliminar
  14. Meus aros, concordo com tudo o q dizem e parecem-me criticas justas as q fazem, mas nestes 16 dias q faltam, temos q remar a toda a força e tds para o mesmo lado. Força Porto!

    ResponderEliminar
  15. Meireles, como me senti um pouco atingido come esta frase: "Enfim é mesmo preciso ter muita pachorra para aturar os seus indefectíveis defensores e ao mesmo tempo vê-los, escrevendo concomitantemente, que o Mourinho é o melhor de todos quantos existem neste Mundo e nos seus arredores..."
    Vou tentar explicar-lhe o que penso.

    O estilo de futebol que o Co queria implementar no FCPorto é tudo o que de bom tem o futebol. Resumidamente, ele queria uma equipa que se defendesse marcando golos, ou seja se o adversário marcar 10 golos, nós temos de marcar 11. Para mim isto é simplesmente futebol espectáculo em tudo o que ele tem de melhor. Confesso que nunca gostei do típico futebol italiano e do seu rigor táctico, em que se dá sempre mais primasia à defesa e espera pela mordida fatal do único avançado que anda lá na frente.

    O problema é que Adriaanse, tal como eu, é um sonhador, só que na realidade e num clube com a responsabilidade de ganhar com o FCPorto, as vitórias por 12-11 ou 11-10 não existem, nem podem existir porque o problema é que na crua realidade a vitória por 12-11 transforma-se facilmente num derrota por 9-10. Em resumo eu posso sonhar e querer que o meu clube vença jogos com esta disponibilidade atacante e com esta irresponsabilidade defensiva, já o treinador não o pode fazer. Por isso lhe chamam louco e eu compreendo quem o faça.

    Outro dos problemas foi que quis implementar esse sistema de um dia para o outro, o que escandalizou toda a gente e provocou logo de início choques entre adeptos e o treinador irremediáveis, com as derrotas loucas que obteve.

    Por tudo o que escrevi, embora fosse um dos seus defensores, aceito agora que ele exagerava e que não seria o ideal para o nosso clube.

    Mas já agora deixo-lhe uma pergunta: Porque não posso gostar de dois estilos tão diferente como são Mourinho e Adriaanse? Cada um à sua maneira e cada um com os seus defeitos e qualidades. Mourinho é o melhor do mundo porque ganha e impressiona a forma meticulosa como estuda o adversário e como tira proveito de tudo o que existe durante um jogo e não pelo futebol praticado pela sua equipa que a mim não me agrada nada. Já o futebol louco do Adriaanse é o futebol que atrai multidões, mais não seja por sabermos que nesses jogos vão haver golos, seja a favor ou contra, e esse é que era o problema.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. Boa notícia.

    Pepe regressa aos convocados

    A lista de 19 convocados: Adriano, Alan, Anderson, Bosingwa, Cech, Fucile, Helton, Ibson, João Paulo, Jorginho, Lisandro Lopez, Lucas, Lucho González, Paulo Assunção, Pepe, Raul Meireles, Renteria, Ricardo Costa e Vítor Baía.

    ResponderEliminar
  17. Adrianse podia ser mau mas Jesualdo não lhe fica um milímetro atrás...essa é que é a grande verdade!!!!!

    ResponderEliminar
  18. Zé Luis, grande post! Parabéns!
    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  19. Só houve dois treinadores de futebol espectáculo no Porto: Robson e Adriaanse. Ambos com bons resultados.

    Relativamente a Adriaanse, a memória de alguns adeptos é que é selectiva: não se lembram das exibições miseráveis do Porto de Jesualdo(a maior parte, não apenas as derrotas), onde a falta de empenho é confrangedora. Lembram-se, é notável, das exibições do início da época anterior. Voltam a esquecer a fase que se seguiu, com o melhor futebol dos últimos tempos.

    Em alguns jogos, os adversários mal tocavam na bola. O jogo era organizado, rápido, e avassalador.

    Gostei do Mourinho, mas porque nos deu uma sensação de invencibilidade enquanto cá esteve. A verdade é que o futebol do Mourinho é muito defensivo. Por vezes maçador. E é ainda mais defensivo agora no Chelsea do que era no Porto.

    E, por vezes, o golo não surge, mesmo com superioridade física, como agora na meia final da Champions.

    É caso para dizer: "é bem feito..."
    O ano passado ganhou o Barcelona...pela amostra dos últimos anos eu diria...é difícil ganhar a Champions só a destruir!

    Comparado com o Chelsea, o Milan tem futebol de ataque!

    Cortaram as pernas ao Adriaanse, como eu na altura aqui escrevi. Ficámos sem saber o que a equipa valeria na Champions, já com um ano de rotinas de jogo implementadas. Também previ o que se está a passar.

    Serei bruxo?
    Não! É que Fernandez, Couceiros ou Jesualdos há debaixo de cada pedra;
    Líderes capazes de organizar, ensinar e de motivar é que há poucos.

    Adriaanse era um ditador? Obrigava a pedalar? Que pena tenho dos meninos... Queriam ir de Porshe?
    Se calhar não havia amiguinhos. Que pena...

    Associada à imagem de Adriaanse ficou a ideia de empenho, de disciplina, de esforço, de justiça, de trabalho de equipa.

    Tudo o que agora não há!

    Bom, agora não vale a pena pensar nisto. Essa água não vai voltar a correr debaixo da ponte, como diria Heráclito.

    Mas há responsáveis pela machadada que foi dada numa equipa ganhadora (os comentadores do costume, por exemplo; o nosso notável presidente, em plano inclinado, incapaz de reconhecer o erro Postiga, entre outros...). E há muitos adeptos mal agradecidos... Espero sinceramente que com o tempo não fiquem com saudades de títulos.

    Também há, estranhamente, adeptos do futebol sem categoria, lento, derrotista, passivo, medroso, de "contenção", dos rodriguinhos.

    O futebol trapalhão do Jesualdo!

    mas é mais consensual! ;-)
    Zirtaev, brincadeira. Obrigado por deixares passar estes desabafos.

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  20. Zé Luis!
    100% de acordo! Já não há pachorra para a conversa provinciana do "português que está na final".

    Ronaldo, o melhor do mundo!
    E Kaká? Para não ir mais longe...

    A propósito, o único português nas finais europeias é Duda, pelo Sevilha. Mas desse não se fala tanto.

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  21. Alguns pontos precisos:
    Menphis, eu só quis ir mais longe, pegando no último, exasperante exemplo do Bessa, do que dar pistas das diferenças, pela estatística/via futebol jogado, entre Jesualdo/Adriaanse.
    Meireles, o futebol de Adriaanse era suicida, certo, mas produziu mais resultados do que os actuais, porque mais vale ganhar uma Taça de Portugal do que fazer mais dois jogos da Champions para perdermos por um frango, além de a Liga ser garantida sem aflições e com antecedência bastante em... 34 jornadas.
    Zirtaev, pode confirmar que este texto já estava pronto há dois dias, antes de Jesualdo falar na 5ª feira e o que ele disse agora soube-me a chiclete mastigada, nham, nham, confia que vai ganhar, vamos à frente, nunca andámos atrás, dependemos de nós (mas já porque os outros escorregam demais...), um discurso sem chama, crente nos jogadores e que vai dar a volta, outra atitude, como sempre repetiu após as derrotas e o problema é que cada uma traz sempre água no bico e os campeões não podem estar sujeitos a que lhes limpem o rabinho com paninhos quentes.
    Carlos, o Postiga foi o único jogador, além do Helton imaculado, que esteve nos 5 jogos com derrotas. Uma coincidência, certo, mas também a revelação de que, à parte o golo em Braga (livre de Quaresma milimétrico, apesar de também pouco ter jogado então e ter permitido a saída de Luís Filipe para marcar à vontade o 2-1), Postga pouco fez e foi o retrato de uma eqipa sem chama e com falhas individuais que começaram, nele, com falta de atitude.
    Reparem que 5 derrotas em 30 jornadas (esperemos ficar por aqui...) é ridículo, Oliveira sofreu 5 derrotas em 34 jornadas (97-98, também 2 em casa com Sporting e Salgueiros), como Trapattoni foi campeão com 5 derrotas e o pior campeão da história dos campeonatos desde 1950.
    É muita derrota e se pode aceitar-se uma derrota sem chama em Braga à 5ª jornada já é inadmissível no Bessa a 4 jornadas do fim pela falta de atitude de campeões que o discurso porreiro e positivo do treinador não pode escamotear as suas próprias responsabilidades.
    É para isto que alerto, porque este derrota para mim esgotou-me a paciência pelo que de mau vejo fazer quando menos o espero. E os campeões, à parte o Benfica do título forjado, não se fazem assim e daí eu pedir honra na forma como se conquista o título.
    O título de Adriaanse não foi minimamente beliscado por ninguém, reconhecido por todos como justo. Mesmo a desfeita de perder 2 vezes com o Benfica passou a 2º plano, porque o Porto só perdeu mais uma vez na Amadora e deu sempre a ideia de mandar nos jogos, algo que agora não dá e por isso nem é capaz de transformar derrotas em empates.
    Vamos ver amanhã.
    Entretanto, com ou sem Pepe no onze, é óbvio que Anderson entra como 10 e Lisandro joga com Adriano. Nem me importa o sistema 4x3x3 ou 4x4x2 porque dá para adaptar e é a dinâmica do jogo que o define.
    Agora, um líder sempre líder não pode dar a imagem de fraqueza que tem dado. Falta disciplina, não a que manda comportar bem, mas a firmeza de carácter que distingue os campeões.
    Voltarei ao assunto lá para diante.

    ResponderEliminar
  22. P.S. - sobre os portugueses na final, esta do Duda é de estalo para os experts. Além de o Sevilha estar a fazer uma época fantástica em que ainda pode ganhar tudo, Duda está lá, sempre esteve, mas nunca foi falado porque joga pouco. Agora, ah, lembram-se dele e lembrar-se-ão apesar de se calhar nem ir jogar a final.
    Sobre Benitez-Mourinho, quem é melhor ou não vê-se pelos títulos e os confrontos directos nem têm sido desfavoráveis ao espanhol.
    Sobre Kaká-Ronaldo, o brasileiro é a confirmação e o português a esperança. Grande época de Ronaldo, sem dúvida, mas de tantos comentários da meia-final nenhum destacou a marcação zonal impecável do Milan a "fechar" Ronaldo em espaços que o tornam inócuo. Foi na 1ª mão e mais ainda na 2ª mão. Um espectáculo de táctica servida por executantes de primeira água. Mas os pormenores, com o foco nos portugueses, passam-nos ao lado, tal como a pressão alta do Liverpool e a sua determinação em vencer, ao contrário do que disse Mourinho.
    Já agora, sobre o desgaste da época farei um comentário daqui a umas semanas, mas o Chelsea só tem mais 3 jogos oficiais disputados que o Liverpool e o M.U. tem menos um do que o Chelsea.
    Importa é falar com conhecimento das coisas.
    Guardo alguns números para depois, para lembrar o nosso Zé, o grande e inoxidável FC Porto de 2003 e 2004, e o que não é dito, hoje, a esse respeito já que se constata o fracasso de quem tanto tenta e não consegue. Como o eng. do Penta virou do Tenta. E os comentadores de pacotilha, carpideiras do regime que de emissores oficiais passam a "omitidores" invejosos.

    ResponderEliminar
  23. Zé Luís, não discuto uma única linha do que escreveste neste texto. Sou dos que aqui defende Jesualdo, apenas porque entendo que não podemos mudar de treinador todos os anos e sobretudo quando as alternativas não me parecem melhores do que o professor. Também tenho algumas críticas a fazer à sua liderança mas entendo que a ganhar o campeonato devemos-lhe dar a oportunidade de começar a próxima época.

    Também preferia poder ter a oportunidade real de vencer mais uma vez a UEFA do que cair em Março na Liga dos Campeões. Teriamos que investir muito mais na equipa para conseguir SONHAR com essa possibilidade. Já se sabe que em futebol tudo pode acontecer mas também é verdade que já sabiamos que este FCP não o conseguiria fazer esta época apesar de alguns sonhos que vi demonstrados.

    Esta liga em principio vai para o AC Milan. Parecem um "relógio suiço"...

    Quanto ao Postiga já aqui demonstrei a minha falta d paciência para o seu futebol "cor-de-rosa".

    O facto de ser um produto da nossa formação não invalida que lhe dêem mais bombons. Chega de Postiga no FCP. Já teve mais hipoteses do que muitos que já foram ou estão para ir embora e que se calhar até serviriam com mais honra a camisola do nosso clube.

    Parece-me que Postiga não deverá ficar para o ano. O problema é quem o quer?

    Pode ser que o SCP o queira e nos queira dar alguma coisa de jeito em troca...(brincadeira pertinente baseada em outras histórias que se ouvem nos bastidores).

    Abraço à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  24. Uma coisa é o Adriaanse ter ganho o Campeonato e a Taça, ter disciplina (mais para o tipo daquela que existia em Treblinka), e outra completamente diferente é a sua personalidade e capacidade de moldar as suas ideias à realidade evolutiva do futebol.

    Não era um modelo de simpatia, mas penso que a SAD e o Clube não lhe pagavam para o ser. Aceito-o.

    Mas o que me dizem os seus defensores da tendência que Adriaanse tinha para culpabilizar terceiros por erros próprios (a melhor rábula é a de Raul Meireles que estaria a dormir no jogo contra o Inter. Depois veio dizer que não era a dormir, era que tinha escorregado!!! O problema é que "sleep" e "slip" podem ser parecidos mas a construção das frases tem de ser forçosamente diferente - "He was sleeping" e "He slipped"... E Adriaanse falava bem inglês...

    E depois para aquele homem jogar contra o A.C Milan ou o Grupo Desportivo de Joane era a mesma coisa. Fé em Deus, tudo à frente e o Pepe que corra lá atrás...

    E se Adriaanse merecia uma oportunidade, então se calhar Victor Fernandez também a teria merecido... Veja-se o que joga o Saragoça...

    Jesualdo merece-a? Já que cá está, sim (eu sou defensor de políticas como as do Arsenal, do Manchester United ou do Auxerre em matéria de treinadores. Ou até do Milan).
    A não ser, volto a dizer, que perca o campeonato ou que seja verdade a história de que no plantel existem vacas sagradas.

    E eu digo isto sem pensar no Bruno Moraes que, quanto a mim, é um jogador mediano.

    ResponderEliminar
  25. Ó amigo Teixeira, o que é que corre por aí que envolva o Sporting?

    ResponderEliminar
  26. Conversa de café amigo Quintino. Conversas com Sportinguistas bem posicionados.

    Calculo que seja mais vontade do SCP do que outra coisa qualquer.

    Até porque ao que me dizem fala-se de Carlos Martins, e isso é coisa que eu duvido que seja benéfico para o FCP.

    Também está em causa o investimento que fizemos com Postiga...

    Concluindo, são conversas, mas já vi muitas destas tornarem-se realidades...e vinda das mesmas pessoas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  27. TEIXEIRA - Quando vi o nome do Carlos Martins saiu-me um sonoro "f..-se" nortenho!

    Cruzes canhoto. O moço até que joga razoavelmente à bola e marca livres como não temos ninguém no Porto.
    O problema é que parece que joga e marca quando lhe apetece e que aquela cabeça não funciona a 100%!

    ZIRTAEV - o meu caro amigo deve ser um homem feliz.
    Um post com mais de 100 comentários, por exemplo, é obra. Este já vai numas dezenas, o do pavilhão idem idem, aspas aspas...
    Ainda dizem, ainda dizem que neste clube não há massa crítica nem adeptos com capacidade de pensar por si. Esta é a demonstração do contrário.

    Em tempos lancei-lhe o repto (e até nem sou muito dado a essas coisas): HÁ QUE ORGANIZAR O JANTAR DOS PORTISTAS DE BANCADA...

    ResponderEliminar
  28. E agora desculpem lá qualquer coisinha, mas vou esticar-me ao comprido no sofá.
    E que o Porto ganhe amanhã. Como dizia o Marino Peres quando estava no Vitória, meio a zero já dá!!!!!

    ResponderEliminar
  29. Meu caro Zirtaev, agradeço as suas palavras, creia que respeito as suas posições, sempre o disse e nunca de forma hipócrita. Aqui neste espaço tem revelado uma maturidade invulgar nos seus comentários e na forma como tenta moderar alguns duelos que de repente aqui surgem na maior parte dos casos, por falta de compreensão das partes em confronto. Eu considero esses duelos como salutares, primeiro porque não são duelos de sangue, depois porque acabam por se ajustarem as posições ao fim de algumas trocas de galhardetes. Nunca pensei em si quando escrevi o texto anterior, nem sequer queria referir alguém em concreto, leio os comentários e pressinto neles algo que perpassa como se fosse fruta do tempo. É essa a sensação que me fica e está presente quando me lanço num qualquer comentário, a não ser que tenha sentido ser directamente tocado por algum dos comentadores e apenas quando acho excessivo o tom utilizado respondo. De si não tenho essa ideia e hoje reforço-a portanto esteja à vontade diga o que muito bem entender relativamente a tudo o que eu diga ou escreva porque é precisamente para isso que aqui estou: trocar ideias o mais fervorosamente possível sem ofender claro. Só assim descubro onde falhei na minha análise e posso corrigir qualquer erro cometido. De outra maneira sinto-me como se estivesse a falar para as paredes a escutar o eco das minhas próprias palavras e isso é desagradável e pode atingir um sentimento de quase paranóia. Para ser assim prefiro calar-me de tempos a tempos e reagir apenas a algo que suscite a vontade de intervir. Concordo que é perfeitamente possível gostar dos dois tipos de futebol que decidimos isolar. Seria extraordinário que pudessemos praticar um futebol eminentemente ofensivo e mesmo assim arrecadar resultados positivos no final de cada peleja. Mas o futebol é disputado por duas equipas e cada uma tem os seus argumentos, deve portanto utilizá-los o mais inteligentemente possível senão corre o risco de agradar muito aos olhos, ao coração e pouco aos resultados objectivos! Recordo só a título de exemplo a Selecção Brasileira presente no Campeonato do Mundo de Espanha (1984?), que possuía um lote de extraordinários jogadores e que baqueou frente a times mais matreiros ainda que menos virtuosos e agradáveis na forma e no estilo de jogar. Por isso eu rotulo o Adrianse de INGÈNUO ao pensar que chegava ao Porto e punha a equipa a jogar um futebol total ao estilo da selecção Holandesa dos anos setenta/oitenta que nada ganhou que eu saiba, mesmo recheada de craques como estava.O nosso Porto não se pode comparar com colossos como o Milan, Real Madrid, Barcelona, Manchester, Liverpool ou Chelsea quer em termos estruturais quer em capacidade financeira para contratar qualquer jogador de Top a nível Mundial. Se esta equipa que vimos perder no Bessa tivesse o Drogba, Ricardo Carvalho, Dida, Nesta, Essien, Obi Mikel ou Lampard?... O que poderíamos sonhar atingir só com esta meia dúzia de jogadores citados? Por isso temos de ser realistas e verificando que nenhuma destas grandes equipas joga assim como poderíamos ter a veleidade de o fazermos nós e aspirar ainda por cima ganhar-lhes. Podemos fazê-lo mas só para deixar a nossa marca agradável e os troféus irem todinhos directamente para eles!...Temos que cair na realidade e jogar cinicamente o mais cinicamente que possamos para os conseguir apanhar distraídos ou em baixa de forma e assim aspirarmos a levá-los de vencida tal como já o conseguimos fazer. A inteligência e a vontade contra a força, a força da razão e do espírito, contra a razão e o espírito da força.Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  30. Caros amigos
    Tambem não simpatizo com o Helder Postiga, mas não o culpem das derrotas..
    Na minha opinião tem tecnica acima da média, mas falta-lhe calma e frieza na altura do passe e do remate e é muito individualista e por vezes trapalhão,tem a mania de rematar de força ,quando poderia colocar a bola por exemplo.
    A tactica actual tambem nao lhe favorece, pois só parece talhado para ponta de lança e aí a culpa é do treinador por inventar a colocá-lo a falso extremo onde simplesmente NÃO RENDE!
    O adriansse tinha razão porque pelso vistos tambem não se aplicava nos treinos certo?
    Já agora e para as vossas estatisticas: só houve um treinador do FCP Campeão com 5 derrotas na epoca do Tetra(97\98) julgo que era o Antonio Oliveira o Treinador mas não tenho a certeza.
    Daí não gostar do Jesualdo, como tambem não gostava do Adrianse e ambos têm em comum que dificilmente ganham um jogo contra os grandes do burgo ou da europa!
    Na minha opinião foi um erro despedir o Victor Fernandez que estava a tentar construir uma equipa depois das vendas milionárias e que foi despedido apos a derrota 3-1 em casa com o Braga,mas que tinha apurado a equipa para os 1\8 avos final liga dos campeoes para alem de ter ganho a taça Intercontinental apos penalties mas com 3 bolas aos ferros!depois veio o pior...
    ...
    PS. Os panteras venceram o dragão mas perderam contra o ultimo classificado!ehehehe

    ResponderEliminar
  31. Eu sinceramente não me importava dessa troca do Postiga pelo Carlos Martins, este no FCPorto acho que dava jogador.

    Meireles os seus comentários não caiem em saco roto pode ter a certeza, por mim pelo menos são todos lidos. O que se passa é que, pelo menos comigo, de vez em quando leio e prefiro esperar para qd tiver tempo responder e depois acaba por passar. Mas acontece com muitos comentários de vários visitantes. Outras vezes não tenho tempo simplesmente.

    Qt aos treinadores é como lhe disse, uma coisa é o que sonhamos outra é a realidade e o nosso clube não se compadece com sonhadores.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  32. «Bwinliga - Jornada 28 - BeiraMar 1 - Boavista 0
    Jaime Pacheco:
    “Demonstrámos querer mas falta qualidade”em contraste com a grande exibição da jornada anterior,“Quando há equipas que assumem o jogo, o trabalho colectivo e o contra-ataque permitem exibir outra capacidade, mas quando é preciso assumir o jogo é complicado. Aí, falhamos”.»

    Palavras do "caceteiro" extraídas do JOGO, nada mais adequado para permitir compreender o meu anterior raciocínio...A todos um abraço!

    ResponderEliminar
  33. Rapazes, não é "culpar" o Postiga, mas constatar, de uma vez por todas, que ou muda ele ou vai embora. Ele não calça no FC Porto e desde o início com Octávio (golo ao Grasshoppers, lembro eu) nunca me convenceu. Mas ele esteve nas 5 derrotas e teve algo a ver com isso pela sua atitude, que depois se contagia por não haver um líder em campo, o líder do banco (Baía) não chama a atenção dos mais antigos como Postiga e o líder do balneário dá-he "abébias" que não devia. Qual a razão para o Postiga ter mais oportunidades do que o Bruno Moraes. Este esforça-se, batalha sempre e, se alguém faz a queixa do Postiga por jogar fora do lugar, pois o brasileiro também já o vi jogar em três ou quatro posições diferentes, à esquerda, a 10 e à direita, referi isso num comentário num jogo.
    Ora, há jogadores que não merecem as oportunidades que têm. Voltemos a Adriaanse. Acredito que ele teria insistido no Vieirinha, apesar de não o conhecer. Como insistiu no Ivanildo, que nunca provou merecê-lo. Ivanildo foi cedido, não faz falta e no Leiria não pega. Ou corre mais e dribla e cruza como tem de fazer naquela posição, ou não tem futuro. Será uma promessa adiada. Outro: Hugo Almeida. Adriaanse deu-lhe oportunidades, marcou um golo importantíssimo (belo remate cruzado) em Coimbra (após grande passe de Lucho ou Meireles) mas é um tosco que desperdiçou ocasiões de golo de bradar aos céus. É um tosco o Hugo Almeida e nunca notei melhoras no seu jogo. E não esteve cá só uma época. O Bruno Alves, o Pepe eram toscos, brutos mesmo, mas evoluíram com Adriaanse.
    Quintino, que exagero essa disciplina de Treblinka. Eu já o disse, não gosto dos holandeses pelo feitio, são mandões, caras de pau, mas adorava ter van Gaal, por exemplo, que o Porto podia ter-se lembrado quando foi buscar Adriaanse (van Gaal foi para o AZ). Mas são treinadores conhecedores. Adriaanse era um louco visionário, ingénuo até me irritar na 1ª metade da época, mas moldou uma equipa de campeões de um bando de zés-ninguéns que tinha tido a época que teve.
    Dizem: trouxe uns matrecos da Holanda, certo. Mas não os punha a jogar se não provassem merecê-lo. Tarik não jogava sempre, bem pelo contrário. Olha, o 1º golo do campeonato desta época foi do Adriano após jogada à linha de fundo de Tarik. Ele não era mau de todo, entrava bem nos jogos e por ser escolhido do treinador anterior não tinha a preferência cega, Adriaanse escolhia outros melhores e eu desde cedo achei que o Ivanildo estave sempre demasiado apaparicado e foi titular até final da época.
    Há tantos pormenores de que as pessoas se esquecem de como um treinador assume as suas opções ao longo da época. Eu gostei sempre das de Adriaanse e começo a duvidar muito das de Jesualdo. O vedetismo instalou-se quando antes não era assim, Quaresma que o diga. Se Quaresma destrambelhou foi por não ter o resmungão do holandês a dar-lhe nas orelhas, porque parece que ninguém dá. O Quaresma vem a jogar pior e pior, foi fraco com o Belenenses e muito mau com o Boavista. Nenhuma equipa é campeã assim. E se uma equipa é assim do meio-campo para a frente, a defesa não pode levar com as culpas, esteja Pepe ou Ric. Costa. A desorientação é total, Raul Meireles apontava para tudo e para todo o lado com a perda de noção do colectivo no Bessa. E, como digo, nunca vi um campeão no FC Porto a portar-se assim nas últimas 4 jornadas. Nem as equipas que não chegaram a campeãs. Ora, nesta altura do campeonato, só o treinador tem culpas. Pelo deixa andar (veja-se o discurso de 5ª feira) e pelas opções que toma, para ter de ouvir com razão os queixumes de Bruno Moraes que só por serem através do paizinho perdem relevância mas são um alerta.

    ResponderEliminar
  34. Quintino, é evidente que me sinto feliz por este blog ter atingido este nível razoavelmente bom, mas devo-o principalmente à alta qualidade de quem aqui comenta. Acho que esta é a grande diferença. Não sei o que fiz para merecer tal sorte, a única coisa que desejava era que fosse um blog de portistas para portistas, algo que antes de criar o blog achava ser uma grande falha na blogosfera azul-e-branca e que penso continuar a ser. Não estou a criticar ninguém, cada um tem as suas ideias, mas estava um pouco farto de ler blogs portistas que pareciam ser feitos para... benfiquistas ou sportinguistas. Tentei sempre apenas falar para os portistas, criar a discussão à volta do que se passa no FCPorto e dos seus problemas, ignorando todos os outros clubes que não interessam. Criar até assuntos que afastassem os adeptos dos outros clube por só interessarem mesmo aos portistas. Penso que este objectivo tem sido atingido. Um espaço de discussão sério sobre o FCPorto, feito por portistas.

    Quanto ao almoço, é algo a pensar seriamente. O blog daqui a cerca de 2 meses faz um ano e talvez seja uma boa altura para pensar a sério no assunto, dependendo tb do feedback vindo de todos os que aqui participam. Já o Meireles tinha falado no assunto.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  35. Zé Luís quero dizer que de grosso modo concordo plenamente em tudo o que dizes tanto no post como neste teu último comentário, mas o Postiga nunca poderá ser considerado sozinho o responsável, pode sim ser a cara dessas derrotas pelo que não faz.

    O pai do Bruno Morais diz que o filho não jogo para não atingir um certo números de jogos e assim não lhe ser aumentado o ordenado. Se assim for é mais um dos casos estranhos desta SAD, já que condicionar um treinador que tenta o título por questões extra futebol é mau, muito mau.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  36. Ziratev, mas esse tipo de condiconalismos existem em muitos clubes e mesmo lá fora. Olha o Manuel Fernandes no Everton... Há muitos casos. O problema é que a equipa está em primeiro e o Bruno Moraes mostrou ser útil como alternativa. Não há 22 titulares, há 11 titulares e 11 alternativas que têm de ser válidas.
    Acho injusto que o Bruno Moraes, por mais ou menos tostões, não jogue porque se tem o Postiga. Há factores economicistas que não podem apliar-se no futebol, mais, numa equipa campeã. O Bruno Moraes sempre foi, desde o Mourinho, considerado um jogador de futuro, é jovem. Jesualdo, quando ele ainda estava lesionado, disse que o grande reforço de Inverno seria o Bruno Moraes recuperado. Voltou antes e foi muito bom. Couceiro disse o mesmo.
    Afinal, andamos a menosprezar o Bruno Moraes e a contratar aquele de que jamais voltarei a dizer o nome. Por comissionistas, por irmão de um administrador, por caldeiradas. Não é possível. Isso sim, é um escândalo. E há muitos anos a equipa tem sido assim maltratada, não é acautelada a qualidade mas sobrepõem-se outros interesses.
    Nesta medida, estou de acordo que esta SAD é uma porcaria, mas temos de levar com ela porque, como sempre notei para arrefecer os ânimos dos mais contestatários, o problema é que as contas e os seus responsáveis são sufragados em AG da SAD pelos accionistas. E enquanto isto durar não muda, aliás vai ser a mesma merda com cheiro diferente enquanto se acautela a sucessão pintista sem pôr ordem e decência na exploração do clube: não são só contas, dinheiro, são também jogadores, reforços, equipa. Sem ela não há futuro.

    ResponderEliminar
  37. Zé Luís, escreveste o seguinte que eu destaco:

    E há muitos anos a equipa tem sido assim maltratada, não é acautelada a qualidade mas sobrepõem-se outros interesses.
    Nesta medida, estou de acordo que esta SAD é uma porcaria, mas temos de levar com ela porque, como sempre notei para arrefecer os ânimos dos mais contestatários, o problema é que as contas e os seus responsáveis são sufragados em AG da SAD pelos accionistas. E enquanto isto durar não muda, aliás vai ser a mesma merda com cheiro diferente enquanto se acautela a sucessão pintista sem pôr ordem e decência na exploração do clube: não são só contas, dinheiro, são também jogadores, reforços, equipa. Sem ela não há futuro.


    Se o FCLimpa andar por aí e se quiser escrever, vais ter muito que lhe provar ;-).

    De qq das formas acho que não deves andar nada longe da realidade.

    Um abraço.

    ResponderEliminar