15 maio 2007

Comprar têxteis para salvar o Aves

Três certezas: só o FC Porto anima a Liga, estimula a economia e se prepara para revitalizar outra área em crise de um País de pedintes. A dúvida é se será Jesualdo a querer ser campeão ou os jogadores

O FC Porto adiou o título de campeão para a última jornada. A Liga está ao rubro, embora sempre me pareça azulão. Mas faz bem a muita gente, apesar do risco de vários ataques cardíacos, sempre um mal menor nas ondas de calor.

Há três certezas nesta semana que corre com mais um facto não político a desviar a atenção do desgoverno em desmembramento potencial e das trapalhadas da câmara lisboeta, já que milagres vão faltando ainda que Fernando Santos seja crente.

1) só o FC Porto anima a Liga, devia tê-la sentenciado mais cedo para os distraídos das arbitrariedades habituais que vão de Elmano “Leiria” Santos a Pedro “Luz” Proença, além do carismático Lucílio “Sportinguista” Baptista a quem não há milagre que salve na sua putativa impunidade de falsear resultados.

2) não deve tardar aí mais uma roda de ministros confiantes na recuperação económica do Norte empobrecido mas generoso na complacência perante os políticos de fachada e nas dádivas extremas, seja a iminência de oferecer um título de campeão ou desperdiçar um lugar de permanência na Liga da salvação nacional.

3) sem ter-se ouvido falar mais das portagens nas SCUT, anestesiando as consciências nortenhas, e depois de aberta a A42 para escoar o stock da Capital do Móvel para Lisboa, esta semana deve revitalizar-se a zona do vale do Ave(s) e o têxtil agasalhará as gentes da capital com previsão de procura que nem a China satisfaria.

Há seis anos…

Ao Aves, agora, não vai faltar apoio nacional. Para compensar as falhas doutros tempos. Isto se alguém tem memória do 13 de Maio de 2001.

Seis anos depois, a data não é despicienda.

Jogou-se, então, a 32ª jornada marcada por três factos, senão históricos pelo menos com algumas estórias e um até como marco:

a) a curiosidade de todos os jogos terem tido pelo menos 3 golos, embora o Marítimo tenha ganho só por 2-1 fora;
b) o Benfica ter perdido por 3-0 em Barcelos e confirmado a ausência das provas europeias pela 1ª vez no seu historial
c) Aves e E. Amadora (3-2) defrontaram-se, tal como ontem sucedeu.

O primeiro apontamento é redundante, ainda que pouco usual, mas pode complementar-se com as vitórias de 3-0 do FC Porto sobre a U. Leiria e do Paços de Ferreira em Alvalade (3-1) que motivou forte contestação a Dias da Cunha; além da goleada (5-1) de campeão do Boavista em Paranhos para manter 4 pontos de avanço para o FC Porto.

O segundo registo ficou mesmo na história: o Gil Vicente deu três ao Benfica que terminaria em 6º lugar e os encarnados iniciaram o primeiro de dois anos de ausência da Europa do futebol, pois na época seguinte seria o FC Porto, já com Mourinho, a deixar os encarnados a ver as eurotaças pela televisão.

A terceira nota podia ter resultado em História, de facto, apesar de então se terem defrontado os últimos e já despromovidos, Aves então com Carvalhal e Carlos Brito na primeira das que seriam várias épocas fora de Vila do Conde mal sucedidas.

… não houve História!

Mas não houve história nas Aves. Os dois clubes despromovidos manifestaram processos de intenção mas nenhum levantou a voz contra o que os prejudicou: a ilicitude fiscal do Benfica, devedor ao Fisco e que devia ter descido de divisão por isso mesmo tal como era dos regulamentos mas ninguém os fez cumprir.

Argumentaram, as carpideiras do regime, que tendo o Benfica feito a autodenúncia da sua ilicitude, não devia pagar por isso além do que restava pagar ao Fisco (uns bons milhões de contos). Já se sabe que um ladrão ou assassino confessos podem ter atenuantes, mas nunca se livrarão da prisão. No caso, depois de anos de inter-ajudas políticas como a de Manuela Ferreira Leite a aceitar acções benfiquistas sem valor de mercado e o secretário Vasco Valdez, a despromoção seria incontornável.

O melhor, afinal, que os dirigentes deste futebol amoral fizeram foi, depois, mudar os regulamentos para pôr a salvo os incumpridores: não mais haveria articulados morais e regras espúrias para não serem cumpridas. Aboliu-se a pena.

E ainda há quem, à espera do estafado Apito Dourado, pugne pela aplicação da dura lex, sed lex à moda italiana, pegando no exemplo da Juventus despromovida mas de memória tão curta que esquece o proteccionismo descarado ao Benfica.

Foi há exactamente 6 anos. Mas não há milagres de Fátima, na política e no futebol.

29 comentários:

  1. É realmente verdade, não restam quaisquer dúvidas que a Lei não se aplica ao Benfica e ao Sporting, se esta os obrigar a cumprir sanções...Quando isto acontece, contorna-se a Lei, encontram-se atenuantes e siga a rusga!...Estou convencido que se algum dia as arbitragens esquecerem um deles ou até os dois e ambos ou qualquer um deles ficarem à beira da despromoção, vão inventar qualquer subterfugio e aumentar o número de competidores para manter os privilegiados no lugar que "merecem" por direito divino...No caso do Porto é preciso mais cuidado, não faz parte desse lote de "eleitos" e portanto deve cumprir sem titubeios o que houver para cumprir...Exactamente por isso é que o País ferve sempre que nós fazemos em cacos esta lógica das maiorias e os colocamos no lugar que realmente merecem...Há um clamor Nacional de tristeza e revolta, procuram-se razões - as mais invias - que justifiquem os seus fracassos, se tal não fôr conseguido, então castiguem-se os atrevidos! Ainda ontem contabilizaram-se resultados e justificaram-se classificações e a saída é sempre a mesma: o Porto vai na frente porque os seus adversários se distrairam no início da prova, deram-lhe vantagem suficiente e depois mesmo fazendo eles segundas voltas extraordinárias - o Sporting não perde há não sei quanto tempo e o Benfica aspas, aspas - o que é certo é que o Porto mesmo sendo mediano ainda está na frente!...acabe-se com esta matemática, temos que a mudar, isto tem que estar mal, mude-se a matemática, a aritmética e o que fôr preciso, mas é preciso adaptar as classificações ao sentimento geral Nacional!...Por isso tudo isto tem para nós um sabor especial e temos de ter connosco não só os melhores mas também os mais corajosos e inconformados! Cá para mim, Domingo vão mandar-nos Bruno Paixão ou Pedro Proença!...

    ResponderEliminar
  2. Cá para mim, vai ser o primo do Quim Barreiros que vem arbitrar no Domingo.

    ResponderEliminar
  3. Nem mais Zé Luis... na mouche ;-)
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Não duvido que a campanha anti-FCPorto esta semana vai ter o seu ponto máximo. Continuo a estranhar a falta de notícias à volta do Apito Dourado, mas vamos aguardar.

    O que se vem passando para proteger o clube do regime tem sido à descarada, mesmo agora com esta história do Sporting e a câmara de Lisboa, tendo sido eles muito menos beneficiados (atenção disse beneficiados) que os vermelhos, pouco se aflora a questão e só para calar o Sporting e o que poderia vir contra os vermelhos, mais vale dar algum para Alvalade. É assim que funciona.

    Menphis, acho que estás enganado, o Lucílio anda a ser cirurgicamente guardado para a estocada final dos mafiosos. Não duvido que este fim de semana levemos com ele no Dragão, o que nos dará ainda maior gozo na hora da vitória, porque o FCPorto tem equipa para ele e muito mais.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Eu estou como o Zirtaev, eles que mandem lá o calabote Batista ou outro qualquer...
    O que é preciso é que a equipa entre convicta que aqueles 90 minutos são para jogar a sério e à Porto. Se possível, para repetir um célebre e se calhar por alguns já esquecido Porto - Dinamo de Kiev (2-1 nas Antas, com Artur Jorge a treinar, vésperas da ida a Viena e com aquele Dínamo de Kiev a ser um colosso europeu e o favorito à vitória final. Foi o que se pode chamar um vendaval de futebol). Se eu me chamasse Jesualdo punha alguns dos mimados a ver o jogo para sentirem o que é justificar a vitória e honrar a camisola.
    Li noutros posts críticas a quem (como eu) teceu algumas considerações sobre a atitude de Quaresma na Mata Real. Mantenho tudo o que escrevi. É verdade que o nosso mágico nos deu muitos pontos mas também é verdade que a sua postura em campo esta época (especialmente quando as coisas lhe correm mal) faz lembrar o Quaresma que recebeu guia de marcha de Nou Camp ou, se quiserem, indiciam pouco pulso de quem manda e pouco treino.
    Lisandro, como ja disse, é como o Freitas e outros jogadores: não têm técnica, mas correm, esforçam-se, dão o litro!

    ResponderEliminar
  6. não compreendo como pode haver referencias depreciativas ao Lisandro.
    Ele esforça-se sempre, por vezes não faz bons jogos mas isso é outra história. o importante é que sempre que está em campo corre, esforça-se e dignifica a camisola que enverga.

    Com o Adriano a situação é semelhante. Não me recordo de um jogo em que ele não tenha dado o litro em campo.
    Neste Domingo podemos criticá-lo por não ter aproveitado 2 desmarcações primorosas do Anderson mas não podemos apontar falta de entrega e de raça.
    Aliás o golo resulta dessa atitude de preserverança do Adriano.



    vejam esta imagem.
    afinal não houve contacto :)
    http://bp2.blogger.com/_hhxbN6T6QLM/RkjoVnsitQI/AAAAAAAAACE/BU2BPwxBHao/s1600-h/verg2.JPG

    ResponderEliminar
  7. uma coisa estamos descansados: os jornais já só falam do Sporting para cima e para baixo.
    Só espero que os nossos jogadores não nos deixem ficar mal.

    Outra coisa: Baía tem de jogar, e não apenas 5 minutos.

    ResponderEliminar
  8. Menphis falavas do Olegário? Sei lá, depois daquelas rábulas dos Fedorentos não estranhava que fosse mesmo esse! Ou como diz o Zirtaev nos apliquem o Calabote Verde - O Seara ontem afirmou que ele era mesmo Sportinguista, que novidade - mas o que eu acho é que temos de estar à altura daquilo que foi afirmado por outros e divulgado na Comunicação Social: «ao Porto, ao Porto tanto lhe faz»!...Nem que seja para os queimar por atacado na Praça Pública, mas se tal não fôr possível, no mínimo para os obrigar a ver e participar na sua própria desgraça!...Venha o Quim Barreiros ou até os Gatos Fedorentos! Estirilizámo-os em Directo na SportTV...

    ResponderEliminar
  9. eu aposto que vão mandar o lucílio calabote.

    Ontem o Dias Ferreira teve uma afirmação, que para nós é óbvia dita por tão ferveroso sportinguista deixou-me surpreendido.
    qualquer coisa como isto: "o problema do Porto esta época não é o de não ter sido beneficiado é o de ter sido efectivamente prejudicado"

    vá lá que teve um minuto de lucidez no final da época :)

    ResponderEliminar
  10. sim Meireles, é do Olegário que falo. E porquê ? Está verdadeiramente condicionado e ninguém deu nada por isso. mas vamos a aguardar até ao fim da tarde.

    Mas o que interessa é que o plantel esteja unido em volta de uma causa sem individualismos.

    ResponderEliminar
  11. Permitam-me só um comentário. Concordo com uma referência feita atrás: o Baía merece jogar a tempo inteiro no jogo da (espero) consagração. É uma lenda aquele homem!

    ResponderEliminar
  12. No Blog do Lucho é recordado um jogo com o Covilhã em 86, que eu vi, na ultima jornada em que também tinhamos de ganhar.E ganhamos. Mas sofremos, o Covilhã esteve na frente mas demos a volta com garra e querer, à Porto.
    O Aves tem de fazer pela vida, fará o seu jogo mas temos de entrar com espírito guerreiro, humildes e à Porto.
    Se asssim não fizermos...estamos sujeitos.
    De resto até 2ª, não comento jogadores ou treinador.
    Só incentivos à vitória.
    O resto virá depois.
    E atentos às manobras de bastidor!!!

    ResponderEliminar
  13. Sobre esse jogo de 1986 q falo no meu blog sei q o porto ganhou 4-2 com 2 golos de gomes e 1 de elói mas não me lembro nem consegui saber o autor do 1º golo, falam q terá sido madjer, mas n sei, algúem se lembra????

    ResponderEliminar
  14. Recordo-me vagamente desse jogo e não recordo quem marcou os golos...O Elói era um médio de grande visão, loirito, cabelo frisado à Marco Paulo, de bigodito, fransino mas excelente jogador, o Artur Jorge sabia escolhê-los...Ontem estive a assistir ao debate simultãneo na SICN e na PORTOCanal e aqui o Manuel Serrão continua impagável...Sarcástico até ao limite...Ao contrário do Guilherme Aguiar que tenta dar uma imagem de respeitabilidade, o Serrão goza com eles contínuamente...Falava dos "incentivos" que foram recebidos pelos jogadores do Boavista e do Paços, "incentivos" que lhes punha os olhos completamente fora das órbitas!...."Incentivos injectáveis" presumo...Aliás eu acho que este tipo de "incentivos" deve estar muito divulgado pela Capital a avaliar pelas 2.as Partes de alguns e pelos inícios fulgurantes de outros...Uns tomam os "incentivos" antes dos jogos e os outros devem tomá-los durante o intervalo...Aquilo é mesmo pura loucura...

    ResponderEliminar
  15. Olegário Benquerença, auxiliado por João Santos e Amândio Ribeiro, o primo do quim barreiros, benfiquista e mt condicionado é de Leiria enqt os fiscais de linha são do porto.

    ResponderEliminar
  16. Zé Luís,

    quanto ao teu texto apenas me apraz dizer que é na mouche. Muito bem recordado aquele que será um dos maiores (senão o maior) escandalo do futebol português. As mudanças das leis para não despromover o SLB. Enfim, nada de surpreendente...infelizmente a nossa couraça de Dragão já anda habituada.

    Um reparo sobre o Lisandro. Para mim é o jogador do FCP que mais merece ser capitão depois do óbvio Baía. Este terá que jogar a titular contra o Aves. Jesualdo?! Tu vê lá isso...

    Abraço à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  17. Acertei em cheio...como diz o Miguel Sousa Tavares, tal como eu previa...lol...pois é..e que tal aprendermos a canção " abre as pedras meu amor ? "

    ResponderEliminar
  18. Bem Menphis, estás com ela toda :-)

    Não sendo o Sr.LB para mim já é uma grande coisa, estava mesmo com medo que fosse. O Olegário está condicionado, mas por outro lado não há vingança melhor contra todos os fedorentos que não prejudicar o FCPorto e assim o FCPorto consagrar-se campeão.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  19. Tens razão Zirtaev. Ainda bem que é o Olegário só para calar aqueles "Gajos Fedorentos"!
    O FC Porto vai sagrar-se Bi-Campeão Nacional no Domingo e o Dragão tem de estar cheio!!

    "Abre os olhos Fedorento, foi no canto do Clayton que o Bossio a foi buscar lá dentro!!!"

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://magicoporto.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  20. Acertas-te em cheio Menphis!... O melhor é que para a Luz vai o tal João "Capitão" Ferreira - «o João?
    O João pode ser, mas quem eu queria era o Paraty!» - e para Alvalade o Sousa - o sósia do Paraty - que nos "calhou" no Bessa! Seria explêndido que os Portistas ensaiassem no Dragão a tal música do Quim Barreiros e a cantassem incessantemente durante o jogo! E já agora que a MJM inBestigasse esta "coincidência" dos Fedorentos já escolherem os árbitros para os jogos do FCP...A não ser que o Vitor Pereira também pertença ao grupo mais alargado dos Fedorentos Nacionais com Carteira Profissional! "Abre os olhos fedorento, foi num canto do Clayton que o Bossio a foi lá buscar dois metros dentro"...Tens direito a imagens virtuais e tudo meu grandessíssimo Fedorento!...

    ResponderEliminar
  21. As críticas que faço ao Quaresma faço-as desde que ele chegou ao Porto. Faço-as em família e para mim. No Dragão ou na tv sou incapaz de assobiar quem quer que vista aquela camisola que eu amo... chame-se Quaresma ou Ricardo Costa.
    Domingo precisa-se de união!!

    ResponderEliminar
  22. Pois é, houve uma reflexão, alguém dos jogadores leram os blogs e no site pediram desculpas aos sócios que se deslocaram a Paços de Ferreira, pedindo apoio para Domingo.

    Muito bem senhores, domingo estarei lá a gritar por vocês..não me desiludem.

    ResponderEliminar
  23. Dragão é evidente que se faço críticas, e acho que as devo fazer, só as faço aqui no blog e até espero que eles as leiam que é para sentirem o coração dos adeptos. No estádio, e todos aqui são prova disso, já que sempre o defendi, sou incapaz de não apoiar a equipa, qd muitos assobiam eu sou o primeiro a aplaudir, embora muitas vezes tb não esteja a gostar. No estádio terão sempre o meio apoio.

    Menphis tb já li e acho o mesmo, eles sabem que não estiveram bem, principalmente por que não deram tudo o que tinham a dar. No domingo tenho a firme convicção que farão um grande jogo e que consagrarão todos os portistas bi-campeões.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  24. O tal jogo de 86 ...
    Consultei os meus arquivos ( as revistas " Dragões " e foi o André de penalty quem fez o 1-0. Depois o Gomes (2) e o Elói.
    Dos golos do Gomes nesse jogo, lembro-me bem.

    ResponderEliminar
  25. Eu estava convencido que nesse jogo de 86 estivemos a perder 1 0 e 2 1 e que só depois demos a volta!Poderei estar enganado!Quanto ao apoio da imprensa lisboeta à segunda circular,isso até já é banal!Das manigancias da lampeonada já estou fartode falar,não adianta,estão protegidos por um escudo invisivel!A RTL hoje transmitiu durante o jornal da tarde um trabalho que se dignou fazer na vila das aves,onde entrevistou jogadores do aves que já estiveram noutros campeonatos!Curioso!?Só agora se lembraram da vila das aves situada lá onde o diabo perdeu os tomates!Será para moralizar?Enfim;se não ganhar-mos no domingo,até me refodo todo!

    ResponderEliminar
  26. Obrigado Jorge, tb vi ontem na Dragões, foi o meu conterrâneo ANDRÉ que fez o 1º GOlo.

    ResponderEliminar