03 maio 2007

Anderson

Será sobre este jovem jogador, com 19 anos recentemente completados, que recairá a maior responsabilidade nos três jogos que restam até à conquista do título. Em boa parte, estarão sobre os seus ombros o futuro de Jesualdo e as esperanças de todos os portistas.

Por alturas do Natal, um primo meu, então a residir nos E.U.A., pediu-me que definisse Anderson. A minha resposta intuitiva, a quem nunca o tinha visto jogar, foi qualquer coisa como “imagina a capacidade técnica de Ronaldinho aliada à visão de jogo e espírito de equipa de Deco. Claro, descontando o facto de ter 18 anos e ainda estar longe der ter desenvolvido todo o potencial”.

Com efeito, Anderson foi um jogador fundamental no início do campeonato, até à lesão no jogo com o Benfica. Recuperado da lesão, tem vindo a reconquistar o seu espaço. No jogo do Bessa, onde deveria ter entrado de início, fez a diferença logo que entrou. Mais do que com a sua técnica estonteante, deixo-me deslumbrar com a sua capacidade de fazer desmarcações impossíveis, de descobrir companheiros com passes a rasgar defesas compactas. Revela uma visão de jogo e uma maturidade impressionantes num jogador com 19 anos.

A equipa que defrontará o Nacional terá de ser, obrigatoriamente, diferente do “onze” do Bessa. Bruno Alves e Quaresma viram o 5º amarelo, o que os colocará de fora do próximo jogo. Dada a importância que Quaresma assumiu após a lesão de Anderson, afirmando-se como o artista da equipa (mesmo pecando por tentar, frequentemente, resolver tudo sozinho), a sua ausência obrigará ao regresso de Anderson à equipa titular. Terá de ser ele a dar um toque de fantasia à equipa e a liderar o assalto às defesas herméticas que encontramos no Dragão. Após esse jogo, não tenho dúvidas de que agarrará o lugar, jogando com Quaresma nos dois jogos restantes. No entanto, estando os dois génios em forma, Anderson será sempre mais útil à equipa. Trata-se de um génio humilde, que prefere entregar a bola e prossegui uma jogada a tentar deslumbrar uma bancada.

Estando Jesualdo há quase uma época no Dragão, já é possível conhecer razoavelmente bem a sua personalidade, e o seu estilo de liderança. Percebe-se que Jesualdo cultiva um estilo algo paternal, o que será reforçado pela sua idade. Por isso, acredito que a lesão de Anderson no jogo com o Benfica tenha sido traumática para Jesualdo. Recorde-se que foram muitos – incluindo o próprio Jesualdo – que previram, antes do jogo, conhecendo-se o futebol do Benfica e o árbitro nomeado para esse jogo, que Anderson seria tratado de forma implacável e até brutal. E que corria sério risco de não conseguir terminar a partida. Imagine-se, então, a reacção de Jesualdo ao constatar que, à segunda entrada violenta protagonizada pelo mesmo jogador (e que não viu um amarelo durante toda a partida), Anderson fracturou o perónio e sofreu uma ruptura de ligamentos.

A memória deste acontecimento deve influenciar a forma cautelosa com que Jesualdo aborda o regresso de Anderson. Mas chegou o momento em que essa entrada não pode ser refreada. Está em causa o título, e o próprio futuro de Jesualdo – que não pode perder esta oportunidade de ser campeão, sob pena de não voltar a ter outra.

Depois do campeonato, virá o defeso. Devido à insustentável situação financeira do FCP, será inevitável a venda de duas ou três jóias do plantel. Faço sérios votos para que Anderson não seja um dos sacrificados, pela enorme margem de progressão, pelo pouco que jogou este ano, e pelas alegrias que ainda nos pode dar.

31 comentários:

  1. Anderson tem uma coisa impressionante : dão-lhe a bola e ele sozinho, sem medo, assume o jogo, só com o objectivo de ir para a baliza, fintando todos e fazendo um passe mortífero ou rematar forte.

    Impressionante não é ele assumir o jogo e ser forte tecnicamente e fisicamente, impressionante é ter 19 anos, basta-nos imaginar como ele será daqui a 5/6 anos, a sua evolução poderá mesmo ser tremenda e nunca vista.

    Quanto a ser transferido, não acredito que este ano Pinto da Costa o venda, ele precisa de fazer mais 1/2 épocas em grande para ser bem transferido ( nunca gostei da palavra vendido imposta os jogadores como se fossem mercadorias) , o que não foi esta época, mesmo assim irá ser o grande reforço nestes jogos que faltam.

    ResponderEliminar
  2. concordo q ele será decisivo. Fiz 2 posts sobre kaka e Lisandro Lopez. Um sobre a vitória estrondosa do Milan e outro sobre a equipa do FCP q terá q entrara em campo no sábado. Jesualdo n pode inventar.

    ResponderEliminar
  3. Também não acredito que Anderson seja vendido no final desta época - seria uma péssima venda.
    Infelizmente, receio que o defeso seja dramático. O FCP tem uma equipa muito jovem, com vários jogadores com margem de progressão, e que poderiam dar-nos muitas vitórias. Dado o estado das contas, receio que não seja possível fazer o que, desportivamente (e mesmo financeiramente), seria o mais aconselhável - guardar os jogadores mais 1 ou 2 anos, fazendo evoluir a equipa. Admito que seja difícil segurar jogadores como o Pepe ou o Quaresma. E espero, também, que o Lucho não vá embora - seria uma enorme perda para as caixas de comentários deste blog ;-)
    Já agora, uma nota mais pessoal - o Lucho é, de longe, o jogador preferido da minha filha de 4 anos. Sempre que vê um jogo do FCP, pergunta-me onde está o Lucho. E, sempre que damos uns chutos numa bola, diz que é o Lucho e pergunta-me quem eu sou (respondo que sou o Anderson, apesar da diferença de idades...).

    ResponderEliminar
  4. O Anderson tem realmente qualidades que não enganam e se formos campeões, acho que ainda vamos agradecer ele ter-se lesionado. Sei que não é muito bonito dizer isto mas é uma realidade para quem o quer ver por cá durante a próxima época. Acho sinceramente que se ele continuasse naquele ritmo estonteante com que estava a jogar até lhe partirem a perna, se calhar nem em Dezembro o conseguiríamos segurar.

    De qq das formas ainda no sábado achei que ele entrou mal, parecia que fugia da bola, talvez ainda esteja com algum receio, mas o que é certo é que qd toca nela raramente não sai magia daqueles pés. E além de tudo não tem tiques de vedeta. Espero que não os ganhe. É jogador de equipa e humilde qb.

    Veremos como se sai jogando um jogo completo. De certeza que já vai ser utilizado de início contra o Nacional, ainda por cima qd Quaresma está de fora. Depende tb muito em que posição vai jogar. Acho que se for colocado numa das alas se perde muito. Quero vê-lo na posição 10, nem que o FCPorto jogue em 4-4-2 com Adriano e Lisandro na frente.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Um pouco de publicidade:

    O blog Dragalhadas pelo segundo ano consecutivo, vai premiar o jogador galinháctico que mais nos provocou dragalhadas esta época

    Ficamos à espera dos vossos votos para ficar a saber quem merece receber o tão prestigioso prémio "Pé de Plástico 2007" !!

    Quaaac !

    http://flthedragon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Ou a história de que o Barcelona tem o Anderson com meio contrato assinado é verdadeira, ou então também não creio que a SAD cometa essa loucura.
    Aposto mais nas vendas de Pepe, Lucho e Quaresma.
    A não ser que o Barça venda mesmo Deco e aí venha por aí fora à busca de uma nova jóia da coroa. E não digam que Anderson ainda é muito novo, que o Messi também era e foi direitinho para a Cidade Condal.

    ResponderEliminar
  7. O Jesualdo tem revelado alguma teimosia em relação ao esquema mas, face aos jogadores disponíveis, acho que o 4-4-2 se impõe contra o Nacional.
    Jogaria com Bosingwa, J. Paulo, R. Costa, Fucile; P. Assunção, Marek (fugindo para a esquerda, mas com atenção à defesa), Lucho (fugindo para a direita, com uma missão mais ofensiva que Marek), Anderson; Adriano e Lisandro.
    Mas provavelmente Jesualdo vai manter 0 4-3-3, com Anderson na esquerda. Será uma pena, ao não explorar completamente a sua enorme capacidade de passe.

    ResponderEliminar
  8. Sinceramente, faz muito tempo que não vejo um jogador ofensivo que me encha tanto as medidas. Nem Deco era assim tão genial. Podemos inclusive coloca-lo junto de todos os grandes jogadores que jogam por esse mundo for. Anderson é um fora de série. Não engana o mais cego dos adeptos adversários. Só por aí estaria tudo dito. Mas o nosso "Jurema" é mais do que isso. Tem personalidade, é leal, colectivista e tem os olhos de lince que apenas os predestinados possuem.

    Vai ser seguramente o melhor 10 do mundo. Neste momento a par de Messi é o melhor sub-20 do mundo. Aliás, atrevo-me a afirmar que prefiro Anderson a Messi ou a C. Ronaldo.

    Este é daqueles que o FCP nunca devia deixar sair nem que isso nos custasse os anéis. Bem sei que não é só o dinheiro que está em causa. Chegará a altura que Anderson quererá colocar-se à prova num campeonato que não o português...

    Tanta falta que sinto de ter um jogador com este calibre que construa toda a carreira no nosso clube...

    Sinto que Lucho poderia fazer isso, mas adiante.

    Anderson, vale o dinheiro de um bilhete. O resto é paisagem.

    Contra o Nacional, acredito que Jesualdo vai optar pelo 4-4-2 com Lisandro e Adriano na frente, apoiados por Anderson e Lucho com Meireles (Assunção) a trinco.

    Não poderá ser de outra forma. Colocar Anderson nas faixas é crime e só em ultimo caso é que admito esse cenário.

    Falta muito pouco para sermos campeões. Só faltam 3...


    Abraço à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  9. Haja treinador que saiba lapidar o resto que falta ao nosso diamante.
    Cá para mim não sei se é o Jesualdo, mas isto sou eu que sou esquisito e no início da época - quando Adriaanse fugiu como um rato mesmo que alguém lhe tenha tirado o tapete (e eu acho que sim) - queria um nome sonante como Klinsmann, Pekerman ou Le Guen. Era pedir muito e é continuar a pedir muito.
    Eu agora só quero é que o Porto seja campeão e que se Jesualdo por cá ficar que ponha a equipa com mais confiança e melhores índices físicos.

    ResponderEliminar
  10. Paul Le Guen, ora aí está uma excelente ideia para técnico do FCP.

    ResponderEliminar
  11. Paul Le Guen seria dos poucos treinadores que me levariam, neste momento, a defender a troca de treinador.
    Que é feito dele? Não voltei a ouvir falar dele, desde que foi despedido na Escócia. Está sem clube?

    ResponderEliminar
  12. Nuno acho que o Paul Le Guen é neste momento o treinador do PSG que foi à Luz quase eliminar os lampiões. Ele entrou há pouco tempo e apanhou o PSG quase em último lugar na classificação francesa e está a tentar que o PSG não desça.

    De qq das formas é bom treinador e fez o trabalho que fez no Lyon, tb muito às custas do clube que tem uma estrutura excelente e muito parecida com a do FCPorto. Acho que se ia dar bem por aqui. Mas para já está Jesualdo que deverá ser campeão e ter hipóteses de trabalhar a sua equipa desde o início da época, incluindo a pré-época. E se passar o efeito apito dourado, creio que com apoio total da direcção poderá fazer um óptimo trabalho.

    Mas correm para aí rumores de um outro treinador entrar no FCPorto, já ouvi falar do Domingos, do P.Sousa, etc. Creio que seja só uma forma de desestabilização a que já devíamos estar habituados, ainda por cima nesta altura do campeonato.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. De facto, acredito que as hipótese que têm sido mencionadas são para destabilizar.
    Sendo Jesualdo campeão, por princípio não se deve mudar. Como já tinha referido anteriormente, teria de ser para muito melhor, para alguém "top". Como acredito que já temos o melhor do nosso campeonato, não haverá muitas alternativas válidas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Paulo Sousa ? Poderia ser um bom director desportivo, ou um bom adjunto mas encostava o Azenha e isso não sei se seria o mais correcto, além do mais não sei se ele se desfaz do tacho da selecção dos miúdos. O que tem é de vir ver mais jogos do FCP porque convoca mais jogadores do sul, mas isso é normal por aqueles lados.

    Domingos a adjunto ? humm...existe a possibilidade Boavista por aí, não sei...

    Mas sabem que eu não queria um ex-jogador do FCP a treinador, porque gosto de ficar com boas imagens das pessoas e se eles fizerem um mau trabalho, a sua carreira gloriosa dentro do clube é esquecida, porque NÓS adeptos só nos lembramos do presente. Prefiro vê-los como dirigentes.

    Como sabem, aposto na continuidade de Jesualdo e num plantel mais equilibrado que ele possa constituir e não constituírem por ele .

    Por último, Nasoni também tenho uma prima de 4 anos que só fala do Lucho e acha graça ao nome dele. Deve ser mesmo do nome, embora ele seja um grande jogador.

    ResponderEliminar
  15. Anderson é a classe pura o futebol na sua espectacularidade.
    Acho que não sairá este ano,ainda nos irá deliciar mais um anito, pelo menos, aposto mais nas saídas do Quaresma e do Pepe, lá terá que ser.
    Ao menos o dinheiro que entrar seja bem aplicado e que se dispense os jogadores sem qualidade que por aí andam mais a catrefada dos estrangeiros emprestados que nos estão a dar um prejuízo imenso.

    ResponderEliminar
  16. Ressalvo desde já que quero que Jesualdo fique, aliás como já tinha dito, mesmo até se não ganhar o campeonato, embora compreenda que poderão não haverem condições para tal se essa tragédia se abater no Dragão.

    Mas já que fala em treinadores e entrando no campo das hipóteses, acho que em Portugal o único treinador que me agrada, pelo futebol demonstrados pelas suas equipas, por entender muito de futebol e por ser novo e ambicioso, é José Peseiro. Sei perfeitamente que deve ser outro benfiquista e sei perfeitamente que não terá mão no balneário, mas acho que é inequívoco que é bom treinador, tendo chegado, com uma equipa relativamente fraca, à final da taça UEFA e perdendo o campeonato com um frango do Ricardo. Aliás, penso mesmo que o Sporting desse ano não fez bem melhor por causa do frangueiro que tinha na baliza.

    Jorge, quanto a esses jogadores de certeza que a SAD estará a tratar do assunto, é que acabou a equipa B e eles são mais que muitos e são um grande peso nas despesas com o pessoal, devendo a SAD apenas tentar manter os mais jovens. Só que existem jogadores tão fracos, tão fracos que ninguém os quer mesmo de graça :-). Acho que não preciso de dar exemplos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  17. Quanto ao José Peseiro, não sei.
    Faltar-lhe-á a tal mão no balneário.

    No resto, atenção que eu só disse que tinha falado naqueles nomes no início da época. Klinsmann parece que nem sequer quer arredar pé da California. Le Guen está no PSG e pelo trabalho parece que não deverá sair de lá de imediato. Pekerman não sei por onde anda.

    Jesualdo - que não é o meu treinador - deve ficar.
    Não se pode trocar de treinador como se troca de camisa.
    Só se perder o campeonato!

    Paulo Sousa? Para quê? Director-desportivo? Para quê?
    Domingos? Paciência!

    Temos é de despachar jogadores. E alguns, como diz o Zirtaev, parece-me que nem de borla o querem.
    Aposto que o clube da terra onde moro (Joane) não queria o Sonkaya dado...

    ResponderEliminar
  18. Pá, este post tem piada. Mas a caixa de comentários é uma pérola. O Anderson é praticamente o Maradona... Vai ser "seguramente" o melhor 10 do mundo? Claro que vai... Se se aleijarem os outros todos... Então ainda bem que o trocaram ao Diego... Esse não presta. Ele faz passes a rasgar? Só se for nos treinos... A única coisa que tem de extraordinário, para a idade, é a força e a velocidade. É bom no um para um, mas não é muito imaginativo. É melhor que o Deco? Mas está tudo parvo ou quê? E a posição dele, ou é na ala ou como avançado móvel. Nunca como médio ofensivo. Entra demasiado em acções individuais e a equipa não ganha nada em termos colectivos com ele. Tem muito que evoluir, mas não vai ser nada do que se disse aqui... E agora sim, "seguramente"...

    ResponderEliminar
  19. nuno tu deves ser dakeles k axa k os melhores jogadores do campeonato portugues sao o beto e o marco ferreira.tem juizo!!aposto contigo o k tu kiseres k o anderson vai ser um dos melhores se nao o melhor jogador do mundo.

    ResponderEliminar
  20. Caro Ricardo,

    Como vê, a grande estrela do futuro - Diego - voltou a não dar uma para a caixa, hoje. Faz cá uma falta...

    Quer comparar com o Anderson?

    Voltando ao que aqui disse, o Porto de Adriaanse só perdeu enquanto durou a fase de adaptação ao jogo fantástico do treinador. Já viu o seu clube a jogar com 3 defesas, sempre que em situação de ataque?

    Alguma vez viu o nosso mágico clube a jogar ao primeiro toque, em postura de ataque, do primeiro ao último minuto?

    O ano passado, o treinador que tanto vocifera ofereceu-lhe a dobradinha.

    Será que este ano vai ver alguma coisa?

    Ah, quanto ao pormenor mítico do jantar, não confirmado, digo-lhe o seguinte:
    Depois do jogo do Bessa, também eu estaria em pouca disposição de oferecer jantares. Talvez assim acordasse algumas consciências...

    Não se incomode, concordamos em discordar...

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  21. Com a idade do miúdo não me lembro de ver ninguém jogar igual.
    Acho que o destreinador deve metê-lo de início, metendo à frente o Lisandro e mandando o Postiga para o banco.
    Agora quanto a vendê-lo, já pia mais fino !
    Já repararam que o Ciganito, dá-se mal com o miúdo em campo?.
    Analisem bem.
    Saudações bLuEs

    ResponderEliminar
  22. A minha opinião é a de que o "puto" é um excelente 10. E Deco com 19 anos era d facto um diamante, mas jogava no Alverca e Salgueiros. O Anderson tem pelo menos 3 anos de avanço sobre o que Deco fazia com 19 anos. Troco o "seguramente" pela "convicção" de que falta muito pouco para o Anderson ser um facto consensual. Concordo que possa ser encarado como um avançado volante mas as criticas que são apontadas pelo Nuno fazem-me pensar que não devemos estar a falar do mesmo jogador.

    Quantos jogadores da idade dele demonstram tanta maturidade de jogo? Ainda bem que no slb alguém também "achou" que o Deco era bom no "um para um, mas que não era muito imaginativo", para citar a apreciação feita pelo Nuno ao Anderson. Os dois são fenomenais, a diferença está que o Anderson tem uma formação técnica, táctica e fisica, de um calibre que Deco não tinha quando chegou a Portugal.

    Mas adiante, digamos que são meras "convicções".


    Abraço à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  23. Mais uma acha para a fogueira:

    O Porto precisa de um treinador estrangeiro.
    Alguém que leve isto a sério. Que esqueça os nomes e os amigos. Que premeie o mérito.

    Alguém que tenha ascendente sobre os jogadores. Que não ofereça a cabeça para um "coque" da vedeta.

    Com o Jesubalda, o jogador joga mal? Não faz mal, tudo bem, é titular na mesma. Até que tudo esteja perdido. Que grande treinador.

    Parámos no tempo.

    Ainda ninguém me explicou a exibição do Bessa. Há problemas internos. Que é feito do Bruno Moraes, do Vieirinha?

    De Adriaanse dizia-se que nunca tinha ganho nada. Passou por cá, ganhou. Foi-se embora.

    Então e deste?
    Também nunca ganhou nada. E ninguém fala disso? Com aquela idade e nunca ganhou nada? O que está errado?

    Dizem que qualquer um é campeão pelo Porto. Espero que sim. Mas andam a esticar muito a sorte...

    O mais sério erro que o Porto pode cometer na próxima época, é manter a mediocridade e o laxismo à frente do nosso mágico clube.

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  24. Talvez responsa um pouco a isso, do Bessa, luis filipe.
    Quanto à próxima época, infelizmente vamos ter mais do mesmo. Ou pior ainda...

    ResponderEliminar
  25. Voltando a este assunto... :-)

    Não comparemos a equipa com que Jesualdo começou, campeã nacional, com a de Fernandez e Couceiro que foi a triste herança que Adriaanse recebeu.

    Ao treinador anterior, logo no início, foram lá dar porrada.
    Depois meteram a viola no saco, porque nunca mais perdeu.

    Este treinador perde com o Atlético, com o Amadora, com qualquer um... atenção que estamos no fim da época!

    Mas agora já não faz mal, agora está tudo bem!

    Jesualdo é um treinador mais consensual! É de gritos!
    Zirtaev, no survey sobre a derrota do Bessa, só 13% atribui a culpa ao treinador.

    Com esta equipa (?), basta-me ver os primeiros minutos para perceber o que se vai passar. Pelo menos, não há tentos nervos. Já se sabe que vai perder.

    Renovem já com Jesualdo! Não o deixem sair! É muito bom!

    PS Outra coisa muito importante: não deixem sair também H. Postiga, essa grande referência do futebol moderno, jogador de grande sentido posicional, inteligência e porte físico.

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  26. Isto é tão só um exercício mental: Helton, Baía, Bosingwa, Pepe, Bruno Alves, Pedro Emanuel, João Paulo, Fucile, Paulo Assunção, Raul Meireles, Ibson, Lucho Gonzales, Lisandro Lopez, Anderson, Adriano, Vieirinha e Quaresma. Dos mais pretendidos e badalados considero indispensáveis: Lucho, Lisandro, Pepe, Paulo Assunção, Anderson e Helton. Quaresma sairá só se for por um negócio do outro Mundo...Todos os outros que eu não mencionei dariam uma mão cheia de Dólares ou Euros como melhor acharem...Propunha o regresso de Paulo Machado, Maciel, Hugo Almeida, Rossato, Marcos António, Ivanildo, C.Pitbull e Helder R(?) emprestado à Académica. Como equipa técnica manteria o Prof para sossegar as almas mais apreensívas e oferecer-lhe-ia o Jorge Costa como adjunto para lhe dar a coragem de que ele precisa!

    ResponderEliminar
  27. Luís Filipe, qd disse que o Jesualdo é mais consensual, tens de inserir a frase no contexto em que a disse. Falava do seu esquema táctico na comparação com o esquema táctico do Co Adriaanse. E nesse aspecto ninguém pode dizer que o 4-3-3 ou 4-4-2 utilizado por ele não é mais consensual que o 3-4-3 ou o 3-3-4 de Adrianse.

    Quanto ao achar que ele deve ficar, como já alguém aqui disse, não se pode mudar de treinador como quem muda de camisa. Ele ganhando o campeonato e obtendo mais confiança com isso, fazendo a pré-época e construindo ele a equipa pode fazer coisas diferentes. Ah e outra coisa, precisa do apoio da sua direcção sempre. Neste momento parece abandonado, bastava um elemento de cima vir a público dizer, tentando tb atingir o interior do balneário, que ele é o treinador certo e defender o clube de tudo que o atinge, não sendo necessário ser o treinado a meio da semana a fazê-lo. Jesualdo neste momento está fragilizado como nunca nenhum treinador do FCPorto esteve.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  28. Concordo com o Meireles na questão de o Jorge Costa ser um elemento crucial como adjunto de Jesualdo. Jorge Costa transmitira aos jogadores aquilo que realmente parece faltar ao Jesualdo, agressividade competitiva.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  29. Guga, aposta os tomates, se tens coragem. :P

    Francisco, com a idade dele não viste jogar ninguém assim? Dou-te muitos, mas não preciso falar em Maradonas. O Diego, o mesmo que hoje não jogou nada (segundo alguém que não viu o jogo e só soube que o Bremen perdeu), com 17 anos jogava mais no Santos e levou ao colo a equipa. Mas nao faltam aí gajos que, com idade dele, jogavam melhor.

    "Os dois são fenomenais, a diferença está que o Anderson tem uma formação técnica, táctica e fisica, de um calibre que Deco não tinha quando chegou a Portugal."

    Isto é questionável, mas vamos admitir que é verdade. A razão pela qual o Anderson não vai ser o jogador que pensam não tem a ver com técnica ou com o físico. Chamam-lhe cérebro. O miúdo tem tudo bom, menos ideias. Por isso é que não dá um bom 10. E isso é algo que muito dificilmente adquirirá...

    Quanto ao Quaresma, vejam quando é que o Porto começou a jogar à bola. Foi quando o Anderson se lesionou e a equipa passou a ter no Quaresma a solução das coisas. Antes, o Anderson emperrava demasiado o futebol da equipa. Porquê? Porque, lá está, jogava no meio-campo.

    ResponderEliminar
  30. Agora sou eu que quero mandar umas bocas: o Jorge Costa que é treinador principal no Braga vai ser burro ao ponto de vir para adjunto do Jesualdo?
    Vocês bem sabem que eu não morro de amores pelo Jesualdo, mas não acham que vai sendo tempo de se assumir que se querem que ele fique então a equipa técnica deve ser escolhida por ele?
    Maciel, Hugo Almeida, Rossato e Cláudio Pitbull? Para mim não.

    ResponderEliminar
  31. Quintino estamos apenas no mero campo da hipóteses, ainda que remotas. Disse apenas que seria muito bom para o Jesualdo o facto de Jorge Costa estar no balneário a transmitir a tal agressividade competitiva que parece faltar.

    É evidente que deve ser o Jesualdo a escolher a sua equipa técnica.

    Um abraço.

    ResponderEliminar