02 maio 2007

Novo Pavilhão do FCPorto

Na apresentação do Plano Pormenor da Antas (PPA), mais precisamente na apresentação do projecto do Estádio do Dragão, por volta de 1999/2000, o dito projecto expunha-nos um pavilhão multiusos com capacidade para 10.000 espectadores, que pertenceria à câmara do Porto e de quem o FCPorto usufruiria para a prática das suas modalidades ditas amadoras. Aquando da mudança de presidente da autarquia portuense, em 2002, tudo o que havia sido combinado foi revisto e muitas partes do próprio PPA foram alteradas. Aconteceu até, como se devem recordar, que já depois das obras do Dragão se iniciarem houve um tempo de paragem das mesmas imposto por Pinto da Costa devido a alguns acordos terem sido quebrados. Um dos projectos que ficou em “banho Maria” ou mesmo deixado para trás foi precisamente o do pavilhão multiusos que seria construído em frente ao Estádio do Dragão, do outro lado da VCI (como poderão ver na imagem do lado direito), mais concretamente onde ainda existe um antigo matadouro municipal que continua ao abandono.

Deixado para trás esse projecto, que seria um excelente e condigno pavilhão com a dimensão do FCPorto, o que aconteceu foi que as modalidades foram distribuídas por vários pavilhões existentes na área metropolitana do Porto e assim têm continuado. O basquetebol foi para Matosinhos, o hóquei foi para Gondomar e o andebol foi para Santo Tirso. Andam assim, como se costuma dizer com a "casa às costas", há cerca de 7 anos. Logo seria mais que urgente partir para outra solução.

Terá sido essa a principal razão para se dar início a algo diferente e terá sido assim que nasceu, pelas mãos de Manuel Salgado, o mesmo arquitecto que edificou o Estádio do Dragão, o novo pavilhão do FCPorto apresentado na passada semana. O local escolhido para o mesmo, quase colado ao estádio do Dragão, é óptimo. Os terrenos serão pertença do clube, por isso, logo aí a SAD terá feito uma grande poupança a nível financeiro e por outro lado a edilidade portuense apenas terá de aprovar o projecto que, como é óbvio, estará dentro de todas as normas a que é obrigada uma obra destas.

O único senão, e muitos portistas vêm falando disso e com toda a razão, é a pequeníssima lotação do mesmo. 2007 Espectadores é manifestamente pouco, sendo que para o público em geral são pouco mais de 1800 lugares. É pouco, mesmo muito pouco. Mas pergunto eu, quantos jogos terão sequer 1000 espectadores? A não serem os jogos mais decisivos, acredito que, infelizmente, muito poucos jogos terão casa cheia, mesmo que essa casa só tenha dois mil lugares. Assim, e dadas todas as circunstâncias, não terá sido esta a melhor solução?

Quanto ao nome, Dragãozinho era o que diziam que se ia chamar, Dragão Caixa é o nome definitivo. Entre um e outro venha o diabo e escolha. Se Dragãozinho é um nome algo redutor para o clube, já o nome oficial demonstra que terá existido uma boa ajuda de uma entidade financeira, o que, como todos sabemos e pela situação financeira do clube, seria algo quase obrigatório para uma obra destas poder avançar. Para mim será apenas e sempre o Pavilhão do Dragão.

É pequeno? Será. Mas não deixa de ser uma excelente obra, excelentemente bem localizada e acima de tudo é o nosso pavilhão. Agora que venham as piscinas e o museu.

25 comentários:

  1. Quanto o FCP foi hexacampeão de Hóquei em Patins, estavam lá, segundo a televisão, 2 mil pessoas, portanto, visto desse prisma, é capaz de servir.

    Mas isso aconteceu porque foi em Gondomar, com os acessos que o Dragão tem, provavelmente estariam lá mais mil ou 2 mil pessoas,as pessoas iam com outra motivação, por exemplo eu era capaz de ir.

    o problema foi mesma a perseguição que a CMP fez ao nosso clube, merecíamos ter um Multiusos com lotação para muitas mais pessoas, que até desse para grandes concertos e espectáculos, não se pôde agora vamos todos esperar ansiosamente por este.

    Agora, perfeito, perfeito, era ver a Taças conquistadas num Museu em condições e não a andarem de um lado para outro.

    ResponderEliminar
  2. se quiserem ler a crónica de MSTavares têm no meu blog, um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Zirtaev será que tendo o pavilhão nas proximidades do Dragão não chamará mais gente, muita mais gente, aos jogos aí realizados?
    Eu acho que sim, aliás tenho a certeza que sim.
    Por isso continuo a achar que 2007 é muito pouco.

    ResponderEliminar
  4. Zirtaev - o meu amigo recorda, e bem, a questão das piscinas e do museu... Especialmente as piscinas, porque com a água que a SAD anda a meter...

    Quanto ao pavilhão, mais vale um que nenhum.

    ResponderEliminar
  5. «Mitologia
    JORGE MAIA


    O dérbi de Lisboa faz-me lembrar um jantar em casa daquelas famílias aristocráticas caídas em desgraça depois dos herdeiros terem torrado o legado dos antepassados num par de noites mal dormidas passadas no casino. Sobra-lhes a pompa, a circunstância e pouco mais. Ainda há um ou dois pratos lascados do serviço da Companhia das Índias que foi o orgulho da bisavó, restam uns quantos talheres do faqueiro de prata que escaparam ao prego e os copos já não são de cristal da Boémia, mas como se come à luz das velas para poupar na conta da electricidade toda a gente faz de conta que não repara. Já não há entradas, nem pratos de peixe, seguidos de carnes e caça e pudins e souflés. Come-se migalhas e enche-se a barriga de memórias a preto e branco e de pretensiosismo a cores. É-se importante por herança, por direito divino, mesmo que nunca se tenha mexido uma palha para merecer o título. O dérbi de Lisboa é assim. Pretensioso e com manias de grandeza, importante por herança e direito divino, assegurado pelas fotos publicadas a preto e branco na memória dos jornais, mesmo que não sirva para definir muito mais do que a verdadeira dimensão da vantagem do FC Porto no primeiro lugar. Vive da grandeza de um passado tão distante e difuso que é quase mitológico. Em certa medida, não deixa de ser o reflexo de um país, ou pelo menos de uma capital que vai morrendo de saudades do "império", definhando enquanto torra o que sobrou da herança, incapaz de mexer uma palha para voltar a ser, de facto e por mérito próprio, grande.»

    ResponderEliminar
  6. Parece-me que 2007 lugares é pouco, muito pouco. Tenho boas recordações do velhinho Américo de Sá a abarrotar, com mais do que o dobro desses espectadores. E lembro-me das pessoas que iam às Antas para assistirem a várias modalidades "de enfiada". Viam um jogo de basket logo antes do futebol, por exemplo. Hoje, esse público não existe, naturalmente.
    E o antigo pavilhão tinha condições que não se comparam às que são oferecidas pelo Dragão. Será muito fácil uma pessoa deslocar-se ao Dragão de carro, estacionar no parque (que comporta perfeitamente os carros dos espectadores do pavilhão), assistir a um encontro com o máximo de comodidade, e regressar a casa. Por isso, parece-me que o pavilhão poderia facilmente captar novos públicos para as amadoras.
    Pela minha parte, confesso que assistia a jogos de basket e hóquei com relativa regularidade (costumava ir aos mais importantes), e perdi completamente esse hábito desde que desapareceu o pav. Américo de Sá.
    Não tenho dúvidas de que voltarei a assistir a encontros das modalidades - e, entretanto, criei família, pelo que já não irei sozinho - quando a abrir o pavilhão novo. Por isso, acho que a comparação com as assistências actuais das modalidades - mesmo em jogos decisivos - não é muito importante. Aliás, basta pensar na diferença de assistências das Antas e do Dragão, apesar de terem a mesma localização.
    Tenho saudades da piscina - que frequentei durante alguns anos. A construção da piscina olímpica está iminente desde que me recordo. Ainda por cima, se havia modalidade que dava lucro - e não era desprezável - era a natação.
    E o museu também é uma boa lembrança. Acho absolutamente incompreensível que um clube com mais de 100 anos de história, que foi dos primeiros clubes de futebol em Portugal (e, corrijam-me se estiver enganado, penso que o mais antigo clube ainda em actividade), e que ganhou tantos títulos, não tenha museu.

    ResponderEliminar
  7. Ó meu caro amigo Nuno Nasoni, você veja lá... os acólitos da SAD andam por aí... e ainda vem aqui algum escrever que andarmos a falar das piscinas e do museu é uma forma de desestabilização do clube e da administração...

    ResponderEliminar
  8. Quintino, LOL.

    Isto do novo pavilhão já parece aquelas obras para inaugurar em tempo de eleições. Espera-se durante anos por uma coisa à imagem do FCP e depois oferecem-nos uma coisinha à imagem do "meu" Estoril-Praia...pequenino, pequenino...

    Ainda assim, fico contente que as modalidades passem finalmente a ter casa própria.

    O resto é como o Quintino afirma, deixa-me estar quieto que ainda me vem de lápis azul e fazem um copy/paste para irem a correr entregar à SAD. A "PIDE" anda aí e ainda fazem com que nos retirem o cartão de sócio...

    Abraços à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  9. Quintino e Teixeira, agradecia que se deixassem de ironias para com o FCLimpa. Apesar de ideias diferentes sempre as defendeu com boa educação e respeito e mostra ser um grande portista. Esse género de afirmações só podem ser insultuosas para ele e isso eu não posso admitir. Respeitem por favor.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Qt à questão da dimensão do pavilhão, tal como vocês, tb eu acho ser pequeno para o grande clube que temos, mas é uma solução e dadas estas circunstâncias do mal o menos. Mais vale um pequeno que nenhum como se prometia arrastar a situação.

    E continuo a não acreditar que mesmo em dias de jogos de futebol o pavilhão encha em jogos em jogos menos mediáticos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. "Era só para dizer que o F.C. Limpa Tudo tem todo o direito de discordar dos outros. Não pode é querer que os outros concordem forçosamente consigo" - quem assim escreve, meu caro amigo Zirtaev, não pode insultar ou recorrer a subterfúgios.
    Quisesse eu que a ironia fosse para o F.C Limpa Tudo apenas e tinha lá posto o nome dele.
    Penso que apesar de não ser dos mais assíduos e admitindo até que há aqui quem saiba mais da vida do clube que eu, há uma coisa que me deve reconhecer: frontalidade. Quando tenho que dizer, digo invocando o nome do visado.
    Se não o fiz neste comentário é porque ele, de facto, não tinha destinatário definido ou pré-definido.
    Mas, como disse, o Zirtaev fez essa leitura e eu respeito-a.

    ResponderEliminar
  12. Caro Quintino, sabe que eu sei que o Sr. é frontal e tem ideias esclarecidas em relação ao nosso clube, engrandecendo e de que maneira este espaço. Mas como diz foi a minha leitura do que escreveu e se não foi directamente para o FCLimpa tanto melhor, peço-lhe apenas desculpas pela minha má interpretação.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. No resto, eu disse que pavilhão mais vale um que nenhum.

    Também sou dos que já em tempos aqui apoie a ideia que um clube como este não deve passar sem um museu.

    Sobre as piscinas não digo nada... é que eu ainda sou jovem mas parece-me que elas já estiveram prometidas para as Antas...

    Finalizo chamando a atenção para uma notícia que, salvo erro, vem na Bola: a Liga vai assinar um protocolo de cooperação com a Federação Indiana.
    Ainda aqui alguém se lemnbra de eu em tempos aqui ter escrito que a aposta num mercado como o da Índia (marketing e até num jogador) podia ser uma aposta estratégica para o Porto? Alguém sabe o que pensa a SAD sobre novos mercados? Responda quem saber...

    ResponderEliminar
  14. Ó Zirtaev... não é preciso pedir desculpa... entre amigos e portistas deve-se admitir a discussão e, aqui e ali, alguma picardia!

    O meu amigo deve-se lembrar de termos falado do mercado indiano. Essas coisas é que importam.

    ResponderEliminar
  15. E também não é preciso recorrer ao Senhor...

    ResponderEliminar
  16. Voltei, amigos, após longo fim-de-semana sem me importar com o futebol, a não ser o derby fundamental que se teve algo de positivo foi por, mais uma vez, deixar à mostra o que está mal na equipa; porque o outro derby, que diziam de "todas as decisões" (sic), mal soube o resultado e parece que não valeu um chavo a não ser duas confirmações: Pedro Henriques a favorecer o Sporting por não expulsar Caneira e a comprovar em dois anos seguidos que é uma merda de um árbitro sem assumir as decisões difíceis (penálti sobre Nuno Gomes por marcar no ano passado e com 1-0, antes do 1-3 final); os rivais tão maus ou piores do que o FC Porto e, ainda, Paulo Bento sem a estrelinha de meter jogadores defensivos (como no Dragão) para ganhar, só deu para segurar o honroso 2º lugar.
    Do pavilhão já se falou o sucifiente, sinceramente, venha a obra, porque salvo uma ou duas excepções nunca irá encher e acho a dimensão apropriada para o público de pavilhão, e porque os constrangimentos políticos e de espaço próprio conhecidos impuseram esta solução.
    Como importa garantir o título, apesar de a equipa nos deixar a duvidar enquanto acha que não deve duvidar ela pópria da sua capacidade que depois dá no fiasco da 1ª parte paupérrima e do Quaresma zero à esquerda o jogo todo, continuo a preocupar-me com os árbitros que se seguem.
    O papagaio do Cervan, que faz as vezes da águia que já não sabe onde aterrar porque não conhece o dono nem o emblema que dela querem fazer, tem mais uma ocasião para dizer que não há árbitros internacionais nos jogos do Porto. Como Vítor Pereira anda a gozar com nós todos na Comissão de Arbitragem, a 3 jornadas do fim caga-se para a importância dos jogos, como pensará Cervan iluminado, e nomeia três comuns mortais cá da terriola que ele acha que conduzem bem os jogos da paróquia e aí vai a lista dos 3 ladrões do fim-de-semana:
    Porto-Nacional, Cosme Machado, o careca que não vale um dedo do Collina.
    Benfica-Naval, João Vilas Boas
    Sporting-Setúbal, Carlos Xistra.
    Viva a regionalização, os dois primeiros de Braga e o último da terra do enganador do Primeiro-Ministro e que bem quis tramar o FC Porto em Coimbra.
    E até já, que já vi que as discussões por aqui aquecem mas ainda não chegam ao essencial.

    ResponderEliminar
  17. Zé Luis sê bem vindo dessas férias.

    Cosme Machado, a 3 jornadas do fim um árbitro que não se conhece de lado nenhum?!?! E daí se pensarmos que poderia ser um dos internacionais que já conhecemos... que venha esse.

    Já agora Zé Luís, tudo o que seja sobre o FCPorto é essencial, mas que essencial é esse de que falas? ;-)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  18. tripeiro de nascenca e portista de coracao descxobri este post agora que vou linkar vou tar presente

    abrcs daqui do frio...


    m.o

    ResponderEliminar
  19. O Pavilhão é fundamental e já vem tarde.A lotação ideal seria 4,5 mil espectadores mas paciencia, o que interessa é que vai arrancar a obra e sem apoio da CMP(julgo eu).
    ....
    O proximo jogo contra o Nacional é decisivo e espero casa cheia com o apoio de todos os portistas.
    O Professor não deve hesitar em por os melhores e os mais combativos e finalmente o Joao Paulo deve jogar(digam-me que não é melhor que o ricardo Costa!!)
    De resto esta semana como não há derby em Lisboa, temos que nos contentar com a noticia da operação ao Simão quer seja nas capas dos jornais quer seja nas televisões..Tipo " E Agora Simão no seu Jipe em direcção as massagens chinesas "(...) ou ..vejam simão vai entrar na casa de banho....vamos tentar fazer uma ligação em directo com o nosso reporter para saber novidades...é demais!!haja paciencia!!
    Cumprimentos do Louro.

    ResponderEliminar
  20. Zirtaev, eu admito que sem querer focar o meu comentário no FC Limpa Tudo, é verdade que era a um dos que me referia.

    As minhas desculpas se porventura achaste que foram insultuosas.

    Não volto a repetir. Apenas me achei no direito pois qualquer opinião que eu faça aqui parece servir a carapuça a certos "irmãos" portistas. Nesse caso acertou.

    Masw não venho com nicks anónimos, nem vou para outros blogues citar a oposição.

    A ti Zirtaev, os anónimos optaram por atacar noutras paragens. Vide blogue do Lucho, que "coitado" anda a levar com eles.

    Abraço à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  21. A oposição que aqui feita já é conhecida noutros blogues pelos Zirtaev´s.

    Para mim é um LOL dos grandes.

    É bom sinal. Ou não...

    ResponderEliminar
  22. De qq das formas Teixeira, aqui eu não posso admitir que faças esses género de comentários, ou pelo menos não posso deixar passar em branco, já que realmente não usaste linguagem ofensiva.

    Qt às ofensas feitas noutros blogs, já me preocupei mais, agora problema deles, cada um sabe de si. Sei bem a causa que defendo, e essa causa é o FCPorto, já esses duvido que seja o FCPorto que eles defendem.

    Meireles esse texto é excelente, já tinha visto e é simplesmente a realidade. São mitos e daqui a uns tempo são lendas. Já agora sabem que hoje faz 45 anos que eles venceram a última taça dos campeões europeus? HEHE, as saudades.

    Papagaio da Suiça, bem vindo aqui ao blog.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  23. Zirtaev

    Para o caso de ter alguma relevância, acrescento que os pavilhões dos nossos adversários directos têm lotação respectivamente:

    Benfica 2.500 lugares
    Sorting 2.300 lugares

    O nosso pequenino, não fica muito longe do deles.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  24. Depois da construção do "DRAGÃO", nunca imaginei que o PdC, iria construir um pavilhão para anões, depois da promessa de 10.000 lugares passa para 2.007(RAIO DE NÚMERO), e depois o nome de DRAGÃO CAIXA em vez de "Dragãozinho".
    Nós estamos habituados à 25 anos que o PDC cumpra o que promete.

    ResponderEliminar
  25. Proponho que no novo Pavilhão exista na face que está virada para o Dragão uma parede/painel todo envidraçado ainda que levemente opaco para permitir a entrada pujante de luz vinda de Sul/Poente e onde nos jogos mais difíceis - de preferência nocturnos - se possam fazer algumas projecções/flash de miúdas em poses mais ousadas para assim distraír-mos os adversários e pimba!...Uma espécie de fruta quimérica envenenada só para os pôr a olhar para os balões(?)...

    ResponderEliminar