23 maio 2007

Domingo de emoções

“Sofrer, é só uma vez; vencer, é para a eternidade”
Soren Kierkegaard

Penso que esta frase poderá resumir aquilo que todos nós, adeptos do FCP, passamos durante o dia de Domingo passado.

Sofremos a bom sofrer durante alguns momentos, longos momentos, mas o que ficará para a eternidade é a brilhante conquista de mais um merecido campeonato nacional, neste caso o 22º na história do nosso clube.

Depois de uma ansiedade mal disfarçada durante a manhã lendo os jornais que leio habitualmente aos Domingos, e de estar o dia todo à espera da hora para poder abalar para o Dragão, eis que o meu pai decide irmos embora cedo, mas desta vez de carro, e não de metro como habitualmente, porque tinha a convicção que a festa se iria prolongar até mais tarde.

Quando lá cheguei o nervosismo já era grande e a atmosfera era de uma festa controlada, tinha uma vontade enorme de entrar para o Estádio o mais rápido possível, parecia aquando da inauguração, queria ir para lá dentro a correr, sentia que um grande calmante para os meus nervos era mesmo estar lá dentro, sentir o ambiente dos adeptos e ver a equipa a aquecer.

Passei pela tenda para votar, mas a fila era enorme e não aguentava mais estar à espera de uma coisa que à partida já estava decidida, e, confesso, nem esperei 5 minutos para ir poder votar. O que eu queria era mesmo estar sentado no meu lugar e começar a gritar pelo meu clube.

Confesso que nunca vi um ambiente daqueles, no aquecimento da equipa o estádio já estava quase cheio, foi dos jogos em que a simbiose entre o público e os jogadores esteve perfeita, ou como diz o outro “perfeito, perfeito só faltava mesmo o FCP ganhar”.

A equipa entrou perante a chuva de aplausos e de um apoio fantástico no aquecimento, com a claque a puxar pela equipa e a chamar pelos jogadores um a um. Eis que entra a equipa e foi um momento lindo, as cartolinas, as bandeirinhas, o escudo das cinco quinas, o hino do FCP cantado por toda a gente, e agora não havia diferenças entre adeptos, todos éramos iguais, todos éramos apenas Porto e era por ele que estávamos dispostos a sofrer, a gritar, a vibrar, a chorar porque o amor ao nosso clube é algo que nos ultrapassa e é incontrolável.

Lá cumpri os rituais habituais, mal começa o jogo liguei o rádio, procurei a Antena 1 e começou a partida que nos ia dar a glória.

Entretanto, os nossos adversários marcam golos e o jornalista da rádio apresta-se a dizer que naquela hora, o Sporting era campeão.

Qual menino com birra, Quaresma cruza para a área e Adriano marca o 1º golo, mesmo na altura em que o jornalista acaba a frase. Que alegria.

Dei um forte abraço a todos os meus vizinhos de lugar, gente que nem sei o nome, nem sei o que eles fazem na vida, mas que naquela altura eles eram os meus irmãos, os meus companheiros de luta e julgo, que no domingo, nunca abracei ninguém desconhecido em tão curto espaço de tempo. Nem sei se até os políticos quando vão aos comícios abraçam tanta gente, pelo menos com a alegria que estávamos todos.

Mas, sem sofrimento não existe satisfação, e eis que acontece o golo do Aves que iria gelar o ambiente. Acho que nunca vivi um intervalo tão longo, e tão silencioso naquele estádio, ou até em toda a minha vida. Como disse um adepto, em jeito de brincadeira, quero lá saber se sou eu que ganhei o carro que então se sorteava, o que eu quero é ganhar o jogo.

Com a 2ª parte vieram os golos, veio a tranquilidade, veio a alegria e a euforia, voltaram os abraços, vieram os gritos de “campeões, campeões, nós somos campeões”, veio a ansiedade para ver a entrada do nosso grande capitão, Vítor Baía, e a ovação fabulosa que se seguiu, o desespero pelo apito final.

As emoções estavam em alta, já se tinha respirado de alivio, aquele campeonato onde tanto sofremos, onde vimos tantas injustiças a serem feitas e ditas contra nós, onde o nosso treinador deu sempre a cara e sentiu o que era ser do FCP e o quanto é difícil ser do FCP neste país onde a mediocridade é grande.

Depois de ver a festa no relvado, eis que toca o telemóvel, era o director da minha empresa, benfiquista e lisboeta de origem, a dar os parabéns ao seu “dragãozinho”, como carinhosamente me chama, mas o barulho era imenso que quase não o ouvia, mas de tudo o que vivi, aquilo que irei recordar para sempre com emoção foi o que se passou a seguir.

Foi a corrida da minha mãe que esperava por mim lá fora e tinha ido ver o jogo ao Dolce Vita, a entrada pelos portões adentro perante o olhar incrédulo dos seguranças, o salto dela e o abraço ao meu pescoço a chorar como uma criança gritando “conseguimos filho, conseguimos meu rico filho. Tinha tanto medo, mas conseguimos. Tu bem dizias que iríamos conseguir, mas sofremos tanto. Sofri tanto”. Nunca me hei-de esquecer desta imagem e se naquela altura não consegui chorar, apenas a beijei fortemente e tentei acalmá-la, hoje ao recordar aquele momento não resisto a uma lágrima de emoção.

Nem quando vencemos a Taça Uefa, que eu vibrei tanto, nem aquando de todos os outros títulos europeus e mundiais eu a vi assim e a imagem dela a chorar vai perdurar para sempre na minha memória quando falarmos deste campeonato.

Depois, tinha que descansar as emoções, uma cervejinha para aliviar a secura da garganta, mais uma troca de abraços e vibrar com a equipa na varanda do Dragão a festejar connosco. Mas o cansaço era enorme, o descarregar daquelas emoções todas foi forte, passado um bocado fui para a casa ver pela televisão o resumo do jogo e os balanços jornalísticos cheios de azia, o certo é que a primeira coisa que fiz foi vir ao computador e fazer um comentário no “Portistas de Bancada”.

Passados dois dias, ainda estou a curar a ressaca e a felicidade ainda é imensa, de resto se não fosse ainda vir a este blog, e se ainda não visse a bandeira pendurada na janela, quase que nem me lembrava que o FCP tinha sido campeão, porque nas televisões, nos jornais, nas rádios já não se fala do bicampeão, já se esqueceram dos balanços de fim de época, o que interessa agora é programar a próxima época dos outros que, apesar de estarem vazios de títulos no bolso, querem ganhar dinheiro com a bolsa.

Por último, queria agradecer publicamente a todos os jogadores, à direcção e à equipa técnica, especialmente ao Prof. Jesualdo Ferreira por nos ter dado esta grande alegria e pelas emoções positivas que nos proporcionaram com esta grande conquista. Ganhar o Bi foi especial, muito saboroso, mas, ouvi dizer, que para o ano o Tri vai saber ainda melhor.

Notas do Zirtaev
- Hoje pelas 19H45 temos final da Champions League com um grande jogo em perspectiva, Liverpool-ACMilan. Não se esqueçam de actualizar as vossas equipas da Liga da Bancada do Fantasy Football. A luta pelo primeiro lugar promete ser renhida até ao fim.

- Elejam o Campeão dos Bi-Campeões. Votem na barra lateral na Opinião da Bancada quem acham ter sido, dos jogadores do FCPorto, o mais importante dos campeões.

33 comentários:

  1. Bonita apreciação a tua Menphis, bonita e carinhosa...Este Campeonato teve realmente um sabor muito especial, estivemos ao longo dos anos sempre sob o fogo cruzado e constante das baterias dos nossos adversários, mas este ano foi demais...Utilizaram o arsenal todo, Bomba Nuclear, Hidrogénio, Neutrões, Armas Químicas, Polícia de Intervenção, Polícia Judiciária, Polícia de Costumes, Procuradoria Geral e Regional da República, Presidência da República, Presidentes das Autarquias, Incentivos à Mobilias, aos Salários em Atrazo, à Indústria do Vale do Ave, ao Conselho de Arbitragem, de Justiça e de Disciplina, ao Controlo Anti Doping...Tudo foi tentado, lançamento de Best Sellers inéditos, passagens à e pela clandestinidade, passagens pelo Sub Mundo, à Prostituição, apoios da Banca, eleição dos Grandes Portugueses, escolha criteriosa dos Árbitros e Juizes de Linha à moda deles, tudo!...Sem nenhuns resultados palpáveis a não ser terem sido condenados a morrerem ali mesmo à Beira, à Beirinha da Praia...FOSGASSSEE, era mesmo só mais uma braçada!!!!Tenho de confessar amigos: somos mesmo os maiores do Mundo! Nem os Japoneses aguentaram tanto!

    ResponderEliminar
  2. Já agora partilho contigo uma confidência: também gosto de Kierkegaard e tenho dois livros dele à cabeceira - "Temor e Tremor" e "O Banquete". São livros que nos elevam para outro patamares, nos melhoram - aparentemente - e fazem soar cordas sensíveis que ignorávamos existirem dentro de nós!...Bom gosto.

    ResponderEliminar
  3. Ao ver desde ontem a imprensa sulista desportiva, fico com dúvidas de quem foi realmente campeão... Só dá benfas nas capas ... Ora é dinheiro para gastar, ora é a caça ao pato, ora é um a dizer que tem muito para dar ...as acções que sobem ... mas descem...etc. etc...
    Enfim, fuga para a frente, campeonato do Porto esquecido.
    As televisões já nem falam em mais nada do nosso Clube...
    Até no Trio de ataque a ideia com que fiquei é que foi um aborrecimento o Porto ter ganho, já se prepara um campeão para o ano ( os lagartos ),e o daniel muito preocupado em saber do Diamantino se o F. Santos é que é treinador, o cineasta muito nervoso,com piadas sobre os numeros de eleição do nosso presidente, enfim uma tristeza.
    Bem esteve Rui Moreira a responder ao homem dos filmes sobre o jogo do Estoril em Faro e Rui O. Costa, lagarto mas correcto. O nosso Gomes também, a defender Pedroto e o Clube, agora o fio do programa foi horrível, nem vi até ao fim.
    Serei eu que estou enganado ao fazer estas apreciações??? É que acho que este ano como em nenhum outro, está a custar àquela gente engolir a nossa vitória, foi a nítida sensação que tive. Razão tinha P.C --- o kompensan deve ter-se esgotado.
    A finalizar, estamos a uma vitória no Basket. Todos a Matosinhos 5ª feira.
    Um Abraço para nós todos, Campeões, realmente contra todos.

    ResponderEliminar
  4. Menphis obrigado por partilhares as tuas emoções connosco. Tb n resisti e deixei cair umas lágrimas:)

    ResponderEliminar
  5. FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI

    Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.

    Fonte: O Jogo

    Mai nada!

    Abraço à Bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  6. Mais do que pelo futebol, pela equipa, eu já só me emociono - porque para o resto já dei - com a alegria e a emoção, as lágrimas, o grito de libertação, que vejo nas caras dos adeptos, nos corações dos portistas. Já vivi tanto disto que agora me entretenho a observar o resto do pessoal a vibrar. O FC Porto é o clube do povo, o mais titulado do Portugal livre e democrático que teima ainda em ter pessoas, instituições e mentalidades canhestras, persecutórias e bafientas. E noto que a alegria da gente, desta imensidão de portistas que tanto cresceu em 30 anos, é como um grito de revolta contra os poderes instalados que não domam o Dragão.
    Repito-te aqui o que deixei nos comentários do 22º título logo na 2ª feira. Gosto de ver as pessoas alegres, até a chorar de alegria. És novo, Menphis, mas a tua mãe já podia ter aprendido um bocadinho como é sofrer nestes momentos, desculpa a ironia. Mas nós sabíamos que ia acabar com o Porto campeão, só podia.

    P.S. - também vi o Trio. Para ver o balanço que faziam. Do geral, o costume que me levou a abdicar do programa desde há muito. No particular, bem a presença de Gomes, Diamantino e Oceano, acertadas as suas "deixas" e notei 2 do Diamantino: também preferia o Adriaanse, pela aragem nova que trouxe a todo o futebol português (olha, e não falou do... Koeman) e o arrojo táctico sem perder o equilíbrio emocional e a postura de homem e desportista (vá lá, apesar dos excessos de autoritarismo); a má qualidade do jogo e da Liga, com muitos aspectos negativos que a depreciam.
    O Gomes foi muito assertivo quanto ao "peso" de Vítor Baía, lembrando que há mais lendas vivas (Rui Moreira dixit) no balneário como João Pinto e Rui Barros.
    O Oceano foi crítico do estado geral do futebol e também reforçou a teoria de o Estoril ter sido obrigado a jogar no Algarve, o que já foi um peso pesado quando AP Vasconcelos queria argumentar e escamotear a falsidade "daquele" campeonato (algo a que aludo amanhã, por causa de outras contas).

    ResponderEliminar
  7. Teixeira, O Jogo só actualizou o registo estatístico do ano passado, pós-Penafiel. O FC Porto com Pinto da Costa é de há 25 anos - e fora as Supertaça que são 15 - o clube com mais títulos. E num quarto de século.
    Já agora, emoções ao rubro com o nosso básquete apostado em dobrar a poderosa Ovarense. Esta, confessa, nem eu acreditava. Fantástico, independentemente de quem vier a ser campeão.
    É como diz o outro:
    É no futebol
    É no Hóquei
    É no andebol
    É no básquete
    Pumpan, pimba, pumba, pimba, sempre a dar-lhe.
    Como é que não cresce (e cresce, e cresce!) o número de adeptos, a adesão de jovens, o fascínio dos desportistas em Portugal pelo FC Porto. O maior.

    ResponderEliminar
  8. É verdade a minha mãe já deveria estar habituada, mas ela nem liga muito ao futebol, a alegria dela e a emoção veio mesmo porque, no dia anterior, teve um pequeno problema familiar por ser portista, foram muito injusta para com ela.

    Ora bem, não foi mesmo por ser portista, foi porque ter dado uma camisola do FCP a uma filha, pequenina que só ouve a falar do FCP em casa por isso é normal começar a gostar do FCP, de uma sportinguista que não gostou muito da ideia.
    E ela chorou mesmo porque ela dizia que a melhor resposta era ganhar o jogo e tinha tanto medo de o perder.

    Eu, apesar de ser novo, já estou habituado a estas festas e até foi das festas que menos participei, porque às 22 e 30 horas já estava em casa. Estou a começar a gostar de outra maneira, com amigos e no recanto familiar.

    Até digo que um dia adorava festejar um título numa Casa do FCP , deve ser muito bonito.

    ResponderEliminar
  9. Eu diria estou a começar a gostar de FESTEJAR de outra maneira. É o que faz escrever à pressa, sem depois ler o que escrevo...lol

    ResponderEliminar
  10. Bolas, Menphis, nunca tive desses problemas familiares que a bola separa, mas também se tivesse sabia bem o que fazer.
    Abraço e beijos à tua mãe, que sofre e bem sabe porquê.

    ResponderEliminar
  11. Este teu texto e principalmente a situação da tua mãe, emocionou-me, fez com que me lembra-se que durante o jogo e aquando do 1º golo do Lisandro quase me vieram as lágrimas aos olhos. Digam o que disserem, era apenas um golo contra o Aves, era apenas mais um campeonato do FCPorto, não parece merecer tanta emotividade, mas o ambiente, a situação, toda a envolvência me fez sentir assim. Não tenho dúvidas que foi o campeonato mais saboroso que o FCPorto me deu.

    E por falar em mães, vou contar uma situação que se passou durante o intervalo do jogo. A minha Mãe é benfiquista, não ferrenha, mas é. Como ficou a tomar conta da minha pequenita, liguei-lhe ao intervalo para saber se estava tudo bem, ela entendeu o como a minha voz estava triste. Disse-lhe que estava a correr mal e que temia ter de ir embora logo a seguir ao jogo, já que poderia não haver lugar a festas. Ela carinhosamente apenas me disse que ainda faltava muito e que o FCPorto ia marcar e que podíamos chegar à hora que quiséssemos, que podíamos ficar na festa. Mãe é Mãe, mesmo que benfiquista :-), e por incrível que pareça teve ser uma benfiquista a acalentar a minha esperança. Fica aqui um registo e a minha homenagem.

    Menphis, tb oiço a Antena 1, sempre. Ouvia antes a TSF, mas desde há uns tempo não me parecem tão isentos, a Antena 1, embora tb não seja, dá mais um pouco esse ar e por outro lado gosto de ouvir o que o Coroado diz e, por exemplo, qd ele diz que é penaltie a favor do FCPorto, tenho a certeza que é :-).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Já agora Menphis, tb eu agora festejo de outra maneira, não tenho já tanta vontade de andar até às tantas, aliás gosto de ver a festa pelas tvs, ver a alegria dos portistas espalhados pelo país que acaba sempre por dar um pouco nas tvs e quero é ir depressa para casa já que tenho uma portista com apenas um ano de idade que já é BiCampeã. Outros valores se levantam a partir de uma certa altura :-).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Zé Luís, também nunca tinha tido problemas, umas brincadeiras, umas " bocas" mas nada de especial.

    Mas a questão já está resolvida, afinal a melhor resposta a todos é mesmo dentro do campo pela nossa equipa. E agora, de certeza absoluta, não vai haver mais problemas.

    ResponderEliminar
  14. Mais um motivo de orgulho que o nosso clube nos proporciona

    http://www.ojogo.pt/23-91/artigo634274.asp

    ResponderEliminar
  15. Zé Luís,

    tens que passar uma época inteira a levar com os benfiquistas em Lisboa para voltares a dar saltos de alegria! :D

    Os sportinguistas toleram-se, embora este ano andassem a "passar das marcas"...são como os lagartos, vem o sol e saiem logo debaixo das pedras.

    Este ano festejei de forma mais efusiva pelos motivos que todos conhecemos. Também me canso rapidamente de andar na rua. Aliás, este ano nem cheguei a ir ao Dragão. Não é fácil andar a fazer 600km de 15 em 15 dias.


    Abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  16. desculpem mas só agora reparei que já tinham destacado o artigo do Jogo.

    Eu também só ouço a Antena 1 e quando ouço o Coroado referir que existiu penalti a favorecer o Porto nem preciso de ver as imagens ;)

    ResponderEliminar
  17. Teixeira, como confessei, divirto-me com as emoções que vejo nos outros portistas, tuas, do Menphis, do Zirtaev, de todos nós que vivemos os títulos à nossa maneira. Às vezes brinco com a situação, sou calejado, mas é só para animar mais a malta.
    Em 1983, fiz a recruta em Mafra, no Calhau (EPI), e conheci no meu pelotão o Matos, um portista de Lisboa. Raro naqueles tempos. Percebo o que "isso" deve ser. O Matos ficava doido com a bola (de carne) que a minha mãe fazia e eu sabia que mal chegasse lá seria eu o que comeria menos. Uma vez fiquei lá de fim-de-semana porque queria. Puxei o Matos para ver um Sporting-Porto em juniores, decisivo. Tínhamos grandes jogadores, o Semedo era um tratado. O problema é que eles tinham... o Futre e perdemos com um golo dele. Comi em casa do Matos, gente simples e espectacular. Eu arranjo amigos em todo o lado.
    Só para rematar: mal imaginava que no fim-de-semana seguinte fiquei no quartel de plantão de escala, para aprender...
    Ainda em Mafra, fiquei de escala de guarnição ao paiol. Jogou Benfica-Anderlecht para a Taça UEFA, 2ª mão. Os benfas delirantes, iam ganhar a coisa. Shéu marcou primeiro, Scifo empatou e ficaram a ver a Taça à média Luz... Eu ofereci-me para... ver o jogo na TV. Queria vê-los perder e não era vergonha nenhuma que os belgas tinham (os restos) uma grande equipa desde há 6/7 anos.
    Olha, nunca vi o Porto perder em Alvalade e já lá fui 3 vezes. Na Luz, para o campeonato, também não, mas já vi perder para a Taça.

    ResponderEliminar
  18. Acho que à medida que o tempo vai passando, vamos festejando de outra maneira, a euforia pode ser menor, mas a alegria continua na mesma.

    Desde à uns anos atrás e com as vitórias a serem tão seguídas e a marcar presença em todos os jogos no Estádio, a minha euforia é menor, ou melhor sou eufórico de outra maneira, gosto de festejar com a família, com o meu pai que me acompanha no Estádio, com a minha mãe e com alguns amigos portistas. gosto de estar mais sossegado, e de ver na TV a reacção das pessoas.

    Também fico emocionado com algumas manifestações dos adeptos , principalmente com aqueles que estão longe do Porto, sejam eles de Lisboa, Algarve, ou estrangeiro e um dia terei que ir a uma casa do FCP festejar uma grande vitória, deve ser uma grande alegria.

    ResponderEliminar
  19. mAS numa coisa penso estarmos quase todos de acordo, por todas as dificuldades encontradas este ano, por tds os obstáculos q nos criaram, este foi talvez o mais difícil e mais saboroso título nacional.

    ResponderEliminar
  20. Foi, sim senhor, Lucho! Foi, sim senhor, Lucho!
    Tivemos de lutar contra muita coisa junta ao mesmo tempo.
    Também vi o Trio de Ataque (na parte final) - confesso que antes estive a ver o "Perdidos", que é como o Daniel e o António Pedro me pareceram.
    Gostei de ver o nosso bi-bota de ouro mostrar que quem nasceu para ser portista, morre portista.
    Quanto às festas, eu estou como o outro: um tipo aos 40 faz coisas que não fazia aos 20 mas também já não faz coisas que antes fazia com uma perna às costas!
    Serve isto para dizer, que acho mais piada ver na TV (também é verdade que nunca fui muito efusivo ou dado a multidões). Resta-me a consolação de ter lá em casa uma portista que já me vai dando a alegria de perguntar "Ganhámos?" e, ante a resposta, ir buscar o cachecol, a bandeira, o chapéu e a camisola e querer ir para a rua festejar. Talvez por ela um dia regresse à condição de sócio.

    ResponderEliminar
  21. Antes de mais, saudações leoninas e parabéns pelo campeonato.

    Achei curiosos os resultados do "opinião de bancada". Inevitavelmente, votei no Renteria, uma vez que não fosse aquele falhanço na Luz e o campeonato estaria decidido há muito tempo. Assim, ele foi de facto decisivo. Contudo, não posso deixar de referir que é que com alguma surpresa que vejo o Lisandro Lopez sem votos. O que levanta uma questão deveras pertinente, saberão os portistas que frequentam este blogue ver a bola?

    Um abraço e parabéns pelo blogue.

    ResponderEliminar
  22. Caro Etcetara, antes de mais dou-lhe as boas vindas aqui ao blog, que embora sendo portista aceita sempre opiniões de outros clubes. Por outro lado deixe-me dizer-lhe que começou mal, fazendo uma pergunto algo insultuosa.

    O Lisandro, e já aqui foi dito, é um jogador, como nós chamamos, à Porto. Representa garra, vontade e até, apesar de aqui estar à pouco tempo, alguma mística. Mas o Lisandro, talvez devido às lesões, este ano esteve muito intermitente e fez a diferença em poucos jogos, tendo sido como é óbvio, importantíssimo no último jogo.

    Mas, nós portistas, não avaliamos um jogador por apenas um jogo, nem por uma situação como referiu no caso do Renteria, além de que esse caso seria realmente o jogador do campeonato se o campeão fosse outro.

    Como pode ver pela votação Quaresma vai à frente, foi importantíssimo durante quase todo o campeonato, pelo que jogou, fez jogar e pela quantidade enorme de assistências, é uma escolha normal dos portistas. Adriano vai em 2º, já que nesta segunda volta salvou muitas vezes o FCPorto, marcando muitos e importantes golos, escolha tb normal. Pepe foi o esteio da defesa e BAlves, pelo que se revelou, tal como Pepe é normal que tenha alguns votos.

    Eu, por exemplo, votei no Baía, porque não vejo apenas o que um jogador faz em campo e muitas vezes terá sido ele a levantar a moral do muito jovem balneário do bi-campeão, e isso para mim tem um valor incalculável.

    Agora pergunto eu, sabe o Etcetara ver a bola, ou quis apenas provocar?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  23. isso de saber ver bola tem muito que se lhe diga :)

    escolher um jogador como o mais importante numa época é muito difícil e pode ser analisado sobre diferentes perspectivas.

    O Baia por exemplo. Considerado de forma unanime como muito importante na forma como participou na união do grupo mas não foi participativo dentro do campo, não poderá ser ele considerado decisivo ?
    Até o Renteria pode ser considerado decisivo no aspecto que o etcetera referiu.
    Porque não o Bruno Moraes ? afinal jogou pouco mas marcou o golo da vitória frente ao benfica na 1º volta; sem esse golo teríamos menos 2 pontos.

    Todos tiveram a sua quota parte neste título.

    Eu escolhi o Quaresma pelo número de vezes que os seus passes e os seus golos contribuíram para o campeonato do Porto e também pelo jogos menos bons que fez e em que não ajudou o clube a alcançar os 3 pontos.

    ResponderEliminar
  24. De todo, Zirtaev. Não vejo insulto algum. Referi-me ao facto de o Lisandro não ter NENHUM voto. E não à circunstãncia de ele não estar em primeiro. Depois, e acrescentando a essa realidade, constatei os inúmeros votos que o Lucho tem (bom jogador, mas fez uma época fraca, apesar dos golos - na sua maioria de penalti) e os que o B. Alves consegiu granjear (já vi que também o acha bom) e cheguei à conclusão (que aceito que pode ser capciosa) de que aqui só gostam de rodriguinhos e de caceteiros. Aliás insultar seria se eu viesse para aqui dizer que o Renteria é que é um jogador à Porto... Isso, sim, extravasaria a mera e saudável provocação...

    Quanto ao Lisandro, vou dizer aqui o que sempre disse aos meus (muitos) amigos portistas, era o primeiro, dos vários bons que o Porto tem, que eu escolhia para o Sporting... Mas lá está, eu percebo pouco de bola e, se pudesse, o primeiro gajo que escolheria para qualquer equipa minha seria o Gattuso.

    Volto por alturas da supertaça.

    P.S.- Tem toda a razão no que toca ao Baía.

    ResponderEliminar
  25. Gostaria de afirmar uma convicção que tenho: Vitor Baía deve permanecer no plantel principal como jogador! Ele é um grande Guarda Redes e será sempre uma garantia segura no caso de Helton ter que ser substituído em qualquer altura de um jogo ou por outra razão qualquer...Deve ser colocada como terceira possibilidade um outro jogador mais jovem para essa posição, exactamente para poder vir a substituir Baía no futuro.Esse novo jogador deve ser de comprovada qualidade! E deveriam continuar todos os jogadores fundamentais desta época, embora aceite a saída de um ou outro elemento, como Pepe ou Quaresma, embora me pareça que o Quaresma quer permanecer e ainda bem...Lisandro, Lucho, Helton, Anderson, Bruno Alves, João Paulo, Paulo Assunção, Raul Meireles, Adriano, Bosingwa, Fucile, Ibson, Jorginho e fatalmente Postiga, porque não acredito que alguém o venha buscar por muito dinheiro. Depois integrar os jovens que andam dispersos por alguns Clubes, ver bem as suas capacidades e as de alguns júniores que se destacaram este ano, seleccionar os melhores para o plantel e por fim tentar conseguir um bom Ponta Esquerda e um melhor Ponta de Lança...Acredito também que aquela fúria finalmente liberta pelo Prof no fim do jogo de Domingo, o tenha definitivamente melhorado naquilo que considero ter sido sempre o seu ponto fraco, a confiança...

    ResponderEliminar
  26. Etecetera, compreendo o seu estranhar do Lisandro não ter qq voto. Mas e se reparar bem, ao contrário do que diz, o Lucho tb não tem nenhum. É natural as pessoas darem mais valor aos artistas, afinal de contas são eles que encantam o futebol, normalmente dão mais nas vistas e uma votação destas, em que cada um só pode escolher um jogador, têm de se fazer opções, sendo natural acontecer o Lisandro não ter qq voto, assim como o Anderson que, apesar de artista, não teve a influência de outros jogadores.

    Dizer por esta votação que os portistas gostam mais rodriguinhos e caceteiros é falsear a questão. O Quaresma durante a maior parte dos jogos foi bem mais que simples rodriguinhos e Bruno Alves teve tanto de caceteiro neste campeonato como o Polga ou o Pepe.

    Estão 4 jogadores destacados na votação e é fácil de entender porquê:
    - Baía, pela importância que tem no grupo.
    - Quaresma por razões mais que óbvias.
    - Adriano pelos importantes golos que fez.
    - Pepe pelo central que é e pela segurança que deu.

    Isto não é votação de quem nãosabe ver futebol, isto é uma votação mais que lógica e se os adeptos só gostassem de rodriguinhos, Anderson e Quaresma tinham os voto todos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  27. Meireles pelo que se vai lendo, Baía poderá ficar no FCPorto mas não como jogador. Convinha de qq das formas ter um cargo em que fosse figura presente no balneário. Concordo plenamente com o que diz.

    Final da champions muito táctica, ganhou quem foi mais eficaz. É a 7ª champions para o Milan.

    ResponderEliminar
  28. Como no domingo fui ao dragão, não vi o que passou na televisão ,mas segundo uma carta de um leitor no JN desta Terça fiquei a saber que na RTP,SIC E TVI não passou absolutamente NADA em directo da festa dos campeoes, ao contrario do que foi no campeonato ganho há 2 anos pelos vermelhos onde todas as TV´S seguiram a equipa desde o Bessa até ao aeroporto um pouco em jeito de provocação por ser no Porto ou mesmo quando os Verdes venceram um campeonato onde as TV´S fizeram a viagem do plantel, em directo desde o seu estadio até á baixa de Lisboa.
    É destas coisas que eu não suporto,um adepto se não tiver Sport tv ou RTP Noticias não vê nada ao contrario dos previligiados do panorama televisivo.
    Até a minha esposa comentou:" quando eles ganham é que é noticia,pois pelos vistos já estão habituados ás nossas festas, coisa rara nesses clubes."
    Outra situação é o facto de no meu local de trabalho não ter havido um unico adepto adversario a dar-me os parabens pela conquista do BI,pois só demonstra a falta de Fair-play da maior parte dos seus adeptos talvez devido ao consumo excessivo de Compensan.
    Nestas coisas temos de ser cordiais, meus amigos!
    P.S. Acho piada a certos adeptos verdes que culpam o fracasso por causa de duas arbitragens infelizes...então ao longo do campeonato nunca fomos beneficiados e em Leiria aquilo foi o que?....
    Cumprimentos do Louro

    ResponderEliminar
  29. É fácil dizer que foi um jogo com o Aves, foi só mais um campeonato... mas este teve muita coisa por trás. Primeiro o grito do ipiranga dos portistas. Este título foi conquistado contra tudo e todos e os portistas sentiram isso, estando provado na forma como apoiou a equipa em momentos difíceis. Outra razão para este título ser tão importante para nós, é a forma como os adeptos foram importantes na conquista. Senti em Paços de Ferreira que pegamos na equipa e que fomos nós que forçamos aquela bola a entrar. No domingo foi igual, havia uma energia incrível a passar para os jogadores. Fez-se justiça, nós merecemos.

    Quanto aos festejos, e só tendo 23 anos, já tou mais que habituado a isto lol. Já não sou de ficar até tarde, a festejar. Sou mais de fazer a minha parte durante a época, estar presente e dar-lhes força, para sentir que também faço parte das conquistas. No domingo foi assim, o jogo acabou, vi os jogadores na varanda por uns minutos e fui para casa, onde tinha uns bons petiscos para comer, no sossego dos meus, e principalmente com o sentimento de dever cumprido. Para o ano há mais...

    ResponderEliminar
  30. Menphis :

    Dá , por favor , um beijo meu à tua MÃE .

    Com respeito
    Sérgio de Oliveira

    ResponderEliminar
  31. Como devem imaginar, estou triste pelo Liverpool ter perdido hoje. Mas já admitia que o Milan não ia dar as baldas de 2005. Bem, o cinismo mudou de campo, voltou às origens e o Pippo Inzaghi é o Paolo Rossi do séc. XXI, não falha, até de costas marca (como já vi o Gomes fazer!).
    Só vi o Liverpool jogar mas o futebol dá para isto e nunca gostei daqueles dois holandeses, já com o Chelsea disse mal deles, o Zenden nem fode nem sai de cima e o rapaz loiro devia voltar para a estiva de Roterdão. A ideia do Rafa era boa, o meio-campo mandou no jogo, o Gerrard e o Pennant deram uma profundidade que o Milan não teve. Digam mal, agora, do futebol para o resultado.
    Como uma notícia nunca vem só, e para desafiar quem o acha um merdas que nem cheiro tem, o Fernando Santos veio fazer de Mourinho: à SportTV, por antecipação respigado no Maisfutebol, o engenheiro do Tenta diz que "sem querer fazer plágio, para o ano vou ser campeão".
    Se ele não acreditar, quem acreditará? Até os sócios do Benfica já devem estar preocupados...
    E, entretanto, mais um tombo de 22% na Bolsa.
    Glorigozo!

    ResponderEliminar
  32. O tombo já vai em 41,5% AHAHAHAH....
    O Orelhas já está a afiar a moca para a próxima época.
    Julga que vai jogar sózinho? Além de nós ainda tem a "equipa mais nova do campeonato !".Estes gajos da Com.Social não sabem fazer contas, mas enfim, é a C.Social que temos (rubra e verde).
    Parabéns ao Jesualdo pelos 61 anos, e que no próximo seja BI-CAMPEÃO.
    Saudações blues

    ResponderEliminar