05 maio 2007

Se não vencermos...

...não merecemos ser campeões. Pelo menos é isto que eu penso em relação ao jogo de hoje que, tal como os dois seguintes, são finais que decidem este campeonato. Depois da tempestade na avenida, a ordem é apenas vencer e os jogadores deverão saber disso, senão estarão a hipotecar as hipóteses de fazerem parte da história de sucesso deste clube, conseguindo mais um bi-campeonato. Aliás caso tal não aconteça, fazem precisamente história no clube mas pela negativa sendo talvez a primeira equipa do FCPorto que não conseguiu vencer o campeonato depois de passar a primeira volta em primeiro lugar, ainda por cima com 10 pontos de avanço. Esperemos que os jogadores tenha isto bem presente na sua mente.

Há umas semanas atrás ninguém suporia que estivéssemos nesta altura tão pressionados em relação á obtenção do título. O certo é que, e apesar de alguns atenuantes “extras” que existirem para o FCPorto não ter resolvido o campeonato mais cedo, vamos jogar os últimos três jogos sem o título na mão e bastante pressionados, ao contrário daquilo a que estávamos habituados. Mas o que é certo é que em determinadas alturas da época deu a entender que a equipa sai-se melhor assim mesmo, pressionada.

O Nacional é o adversário de hoje, mas até se poderia chamar AC Milan, que a responsabilidade de vencer seria a mesma. Como todos os adversários do FCPorto até ao fim do campeonato, e tal como aconteceu com o Boavista, os jogadores do Nacional têm um “dopping” adicional, impedir o FCPorto de conquistar o título, mesmo estando a fazer um campeonato "fracote". Por isso as dificuldades serão muitas e cabe aos jogadores do FCPorto demonstrarem de que fibra é feito um campeão.

A grande novidade da equipa do FCPorto poder-se-á chamar Pepe que foi convocado para este jogo. É uma excelente notícia para Jesualdo Ferreira que, ao contrário do que fez com outros ex-lesionados, deverá colocá-lo a jogar, mesmo recém regressado de uma lesão. É que o lugar de defesa central, depois da exclusão forçada de Bruno Alves, está muito fragilizado. Mesmo assim há uma opção de recurso, João Paulo, que poderá dar o seu contributo ao lado de Ricardo Costa, para o caso de Jesualdo não querer mesmo arriscar Pepe. Já mais à frente Quaresma não pode estar devido ao seu castigo, mas deverá estar, e pela primeira vez de início desde o seu regresso depois da lesão, num meio campo com quatro elementos, Anderson, que se deverá colocar na chamada “ponta ofensiva do losango” apoiando um ataque com Adriano e Lisandro. Fazendo também parte desse losango e mais atrás estará o regressado Paulo Assunção que terá à sua frente Lucho e Raul Meireles. O onze será então este:

Vencer, vencer e vencer. Os mais de quarenta mil adeptos que estarão no Dragão assim o exigem. Esfarrapem-se, deixem a pele em campo, comam a relva, joguem com raça, com grande vontade de vencer, mostrem quem vai na frente do campeonato e mostrem que vai condignamente, façam tudo e mais alguma coisa, mas ganhem porque os adeptos merecem por tudo o que têm sofrido esta época. Os adeptos vão ser o 12º jogador e vocês representam-nos no relvado, não nos deixem ficar mal. Honrem o símbolo que ostentam no peito já que é um orgulho poderem fazê-lo, porque se não o fizerem não merecem ser campeões.

FCPorto - Nacional, 19H15 - SportTv1

13 comentários:

  1. Temos de vencer e com 50.000 adeptos na bancada a puxar pela equipa. O team base apresentadso pelo Zirtaev é o adequado ,mas deve jogar o Joao Paulo e poupar o Pepe para Paços.
    ...
    Sobre o post anterior:
    Não simpatizo com o Helder Postiga, mas não o culpem das derrotas..
    Na minha opinião tem tecnica acima da média, mas falta-lhe calma e frieza na altura do passe e do remate e é muito individualista e por vezes trapalhão,tem a mania de rematar de força ,quando poderia colocar a bola por exemplo.
    A tactica actual tambem nao lhe favorece, pois só parece talhado para ponta de lança e aí a culpa é do treinador por inventar a colocá-lo a falso extremo onde simplesmente NÃO RENDE!
    O adriansse tinha razão porque pelso vistos tambem não se aplicava nos treinos certo?
    Já agora e para as vossas estatisticas: só houve um treinador do FCP Campeão com 5 derrotas na epoca do Tetra(97\98) julgo que era o Antonio Oliveira o Treinador mas não tenho a certeza.
    Daí não gostar do Jesualdo, como tambem não gostava do Adrianse e ambos têm em comum que dificilmente ganham um jogo contra os grandes do burgo ou da europa!
    Na minha opinião foi um erro despedir o Victor Fernandez que estava a tentar construir uma equipa depois das vendas milionárias e que foi despedido apos a derrota 3-1 em casa com o Braga,mas que tinha apurado a equipa para os 1\8 avos final liga dos campeoes para alem de ter ganho a taça Intercontinental apos penalties mas com 3 bolas aos ferros!depois veio o pior...
    ...
    PS. Os panteras venceram o dragão mas perderam contra o ultimo classificado!Nem de proposito..eheheh!
    Cumprimentos do Louro

    ResponderEliminar
  2. Segundo rumores que correm é Quique Flores (Valência) o treinador do FC Porto para 2007/2008.

    O treinador está com um pé fora do clube, o que me dizem a esta hipótese? E já agora o também badalado nome de Paulo Sousa?

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Nem mais!
    Deixo um vídeo da claque, com a nova musica.
    Espero que seja do vosso agrado
    http://www.hi5.com/friend/video/displayViewVideo.do?videoId=1975715&ownerId=95611804&smid=20070504_4002_q5LcXdfoUla5woPIP4DL1511876503

    ResponderEliminar
  4. Ziratev, não estou certo que Pepe entre de início. O problema não é a defesa, mas o ataque e creio que com Anderson e Lisandro a coisa vai dar bem. Logo, a defesa estará nas calmas, até porque o Nacional tem pouca profundidade ofensiva. Certo, cautelas e caldos de galinha (eu não aprecio)... mas a questão é de volume e eficácia atacante e de atitude para as consumar. Depois, Pepe entrar é não acreditar em João Paulo, que é muito forte, rápido e precisa de jogar porque tem potencial.
    A arrumação do meio-campo é essa e com Lucho aberto à direita faz de Quaresma porque Lisandro tende para lá e Anderson para a esquerda. Com Assunção de regresso como âncora, Meireles pode preencher a esquerda também.
    Acredito numa boa vitória, que pode ser fácil se o intervalo chegar com 2-0 e a equipa deixar de relaxar como tem feito e assim desmotiva os adeptos que sabem ir perder meia parte para nada.
    Louro, já te respondi antes.
    Zirtaev, ainda quanto à potencial troca C. Martins-Postiga, olha que não acreditava na dupla troca de Bino/Rui Jorge por Peixe/Costinha e fez-se. O Carlos Martins tem espírito, está é no clube errado e ali nunca mais rende. Com a sua fibra, porque sabe jogar e remata, não me importava nada.
    Sobre o Quique Flores, não tem sido feliz no Valência, a equipa prometeu muito nestes dois anos mas chega ao fim sempre sem força e ambição. Não "repetiu" o Benitez. Mas parece-me um bom técnico, Espanha é que é complicado e o Rafa pôs a fasquia muito alta.

    ResponderEliminar
  5. Começam a ser rumores a mais. Só espero que sejam apenas lançados com o intuito de desestabilização da equipa e que a equipa entenda isso mesmo. Se não for apenas desestabilização e se se estiver mesmo a pensar mudar de treinador mal estamos, pelo menos até ao fim da época isso não deve ser equacionado.

    Qt ao Pepe, não sei se não arriscará o Jesualdo na sua entrada de início. Se não está bom não o convocava. Mas é uma possibilidade e se me lembro bem do João Paulo no Leiria ele até tinha características muito parecidas com as do Pepe, gostava muito dele. Mas é como dizes Zé Luís, o problema estará mais à frente. Problema, é como quem diz, acho que o Lisandro tem a capacidade de contagiar todos os colegas com a sua raça e o Anderson leva mesmo a equipa para a frente com o seu entusiasmo. Espero um vitória.

    Carlos Martins/Postiga - Sempre gostei de ver jogar o CMartins e sempre disse que estava no clube errado, cheguei mesmo a dizer que no FCPorto dava jogador. Ficava contente com a troca, poderia até ser um grande equívoco, mas à partida...

    Um baraço.

    ResponderEliminar
  6. Qt ao Boavista ter perdido, esta semana tinha garantido aqui a alguém que isso iria acontecer, pelos vistos não me enganei. Pelo menos os jogadores do Boavista devem ter ficado com um maior desafogo financeiro.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Hoje só pode dar ( esperemos )raça, ambição, concentração, atitude e verdadeiro espírito de campeão. É o mínimo que se exige num Dragão que espero cheio. Mais nada.
    A equipa proposta está correcta embora pense que Pepe não vai jogar pelo menos de início.
    Quanto a trocas e baldrocas, o melhor é não especular muito até daqui a duas semanas e depois, com o fim da Liga então acho que poderemos discutir em profundidade esses temas e outros.
    Quanto ao desafogo financeiro do jogadores do Boavista, para além de não terem tido culpa da nossa péssima exibição, antes do jogo uma amiga superboavista dizia-me para termos cuidado pois andavam ordenados em atraso e havia a hipótese de ums "extrazitos" de toda a 2ª circular, pelo menos achava isso possível...
    Claro que são suposições e até nem acreditarei muito, mas passaram do 80 para o 8 e fizeram com o Porto o jogo do ano.MAs mantenho que assim ou assado a culpa foi nossa.

    ResponderEliminar
  8. Vamos vencer!
    Acabaram-se as baldas e os jogadores sabem disso.
    Eles vão ser os primeiros a querer ganhar.
    Falta o Pepe? O Quaresma? O Bruno Alves?
    Temos outros que querem ser campeões e vão lutar por isso.
    Eu estarei lá para os apoiar com a convicção que nas contas finais o FCP será mais uma vez o primeiro.
    Temos que transportar e transmitir toda a nossa confiança.
    É o que farei!

    ResponderEliminar
  9. Estou convicto de que iremos vencer hoje. Na verdade se não o fizermos será o maior tiro no pé dos últimos anos...muitos anos...

    Mas iremos vencer.

    A minha preocupação continua a residir em Paços de Ferreira. Já na votação feita há umas semanas sobre o jogo mais difícil até ao final da época, eu tinha votado nesse jogo.

    Quanto à equipa avançada, parece-me bem, embora considere que o Professor vai optar por colocar o J.Paulo em vez do Pepe.

    Abraço à bancada e até logo
    [[]]

    ResponderEliminar
  10. Quanto ao jantar do "Portistas de Bancada", venha ele!

    [[]]

    ResponderEliminar
  11. Ganhamos e com exibição convincente!Dá para ver que ouve puxão de orelhas à mogangada!Se não houver azar para o ano vamos ter um Anderson a causar azia aos baldes nesta liga!Porra não é que o Bosingwa hoje cismou que é jogador e fez uma joga do caraças?O boavista perdeu?Que admiração,já estou como o outro no "Jogo"Regresso à mediocridade!Se calhar não ganham mais um ponto esta época,mas como diz o amigo Zirtaev os jogadores do Boavista devem estar mais desafogados financeiramente!É que lá pelas banda da capital o que não falta é dinheiro fácil!Enfim,já falta menos para eu abraçar tudo quanto é DRAGÂO deste país pois este campeonato a acontecer é algo de especial depois de tudo o que nos tem acontecido ao longo da época!Saudações DRAGONIANAS!

    ResponderEliminar
  12. Zirtaev :

    Concluindo :
    como vencemos já merecemos ser campeões !
    E, regista aí :
    Vamos ganhar os outros 2 que nos faltam !

    ResponderEliminar