24 maio 2007

Um Penta atravessado

Uma vez mais as arbitragens prejudiciais ao FC Porto, o artificialismo virtual da competitividade, as queixas dos que mais choram e beneficiam com a Liga da Tanga, as desculpas bolorentas para deixar a marca da suspeição onde não há

Jesualdo diz, e muito bem, que no FC Porto só importa ser primeiro, não se contentar com o 2º lugar ou que só o acesso à Liga dos Campeões não é filosofia do clube. Ele aprendeu, até, como são sofridos, emocionais, contra tudo e todos, os títulos ganhos pelo FC Porto. Continuo a preferir Adriaanse por comparação, mas Jesualdo é o meu treinador, que aqui sempre defendi mas não deixei de poupar algumas críticas pela perplexidade que me causaram vários momentos da época, especialmente os recentes.

Posto isto, o “bi” é muito bonito, mas ainda há pouco festejámos um “bi” e, pelo meio, roubaram um campeonato ao FC Porto que, nesta altura, seria um PENTA, outro ciclo de 5 campeonatos consecutivos.

Penso tanto nisto como no enigma das 5 derrotas do campeão da Liga, o pior registo de 17 campeonatos disputados com 16 equipas (de 71-72 a 86-87 e 06-07). A pontuação não foi famosa e o melhor ataque (65 golos) é só o terceiro pior dos campeões a 30 jornadas. Contingências, não é por isso que o FC Porto não mereceu o título que teve sempre na mão.

Porque uma coisa (o Penta roubado) e outra (o penta de derrotas) tiveram muito de falso, com os árbitros a viciarem jogos despudoradamente e o seu presidente Vítor Pereira, de igual forma desassombrada, a dizer que só 14 arbitragens tiveram influência nos resultados.

Leio, entretanto, que o Bayern de Munique, na Alemanha, fez publicar um anúncio em cada um dos grandes jornais (matutino e vespertino) de Estugarda, a “felicitar” o VfB pela “saladeira” e a “prometer uma luta encarniçada na próxima época” (sic).

Por cá, os invejosos com cara de lado ou risca ao meio, falam de onde perderam a Liga: aqui, ali, acolá. Só contam os jogos onde foram prejudicados, só pensam nos seus jogos, só pensam nos seus currículos parcelares.

Artifícios
Como há dias escrevi, só arbitragens inacreditáveis prolongaram, artificialmente, a emoção na Liga. Tal como não aceito como boa uma Liga que em Dezembro era desequilibrada e acabada, com o “campeão encontrado”, se revigorou desde Janeiro, encontrando-se uma competitividade antes ausente e uma emoção sempre subjectiva já que o líder foi-o de fio a pavio. Uma Liga, de resto, com 554 golos que é o pior de sempre em formato a 16 (560 em 80-81).

Pelo meio, sempre com penáltis por marcar para o FC Porto e, tal como desde a 1ª jornada, com expulsões perdoadas aos adversários (lá vem o Tixier outra vez!) até à última jornada, nos dois itens, ouvimos teorias inenarráveis que se prolongaram até ao fim a respeito do desgaste.

O FC Porto fez 40 jogos oficiais esta época. Só como na primeira metade dos anos 80. Não foi assim que o Dragão ganhou a tarimba de lutar e ganhar em todas as frentes. Mas também quem fez mais no clube acabou esquecido das suas proezas.

Santos esquece proezas
Fernando Santos teve dois momentos da época em que falou na sua experiência anterior sem citar o FC Porto. Aludiu ao roubo de Campo Maior (19/2/2000) por ter sido alegadamente prejudicado por Bruno Paixão num destes jogos do Benfica. E falou do desgaste por causa da Europa, o que levou o Benfica a disputar um total de 47 jogos oficiais.

Ora, o engenheiro do Penta (fez apenas 44 jogos nessa época, a diferença para Jesualdo são mais 4 jogos de Liga então com 18 clubes e 34 jornadas) tem no currículo dois campeonatos meio perdidos/meio roubados, em que bateu o recorde nacional de 56 partidas oficiais, esse número que só Chelsea e Manchester United conseguem, por exemplo, e se torna bode expiatório para eventual fracasso como se ouviu agora na recente FA Cup final.

Fica mal, ao agora engenheiro do Tenta, não dar a conhecer aos ignaros - apesar do respeito de serem da capital, ser curial tratar bem a gentalha do pé de microfone mas não terem a mínima ideia do que é esforço e competitividade ao mais alto nível - que para se chegar a algum lado é preciso dar ao cabedal, pedalar muito e dizer que a época é positiva porque se ganhou alguma coisa – e algo parecido com não ganhar nada é um fracasso monumental que até o LFV reconhece na sua ingenuidade de bronco encartado.

Eu digo que este campeonato foi miseravelmente condicionado, mais uma vez, pelos medíocres árbitros que me fazem desejar que nenhum tuga dá da terra apite algum jogo do FC Porto. E foram os árbitros que, sem pudor e com o beneplácito da Cunha Leal na Liga até ao Reino dos Algarves e dos Alarves, impediram o FC Porto de ter ganho o título de 2005, ajudando avassaladoramente o Benfica.

Bento para aturar
Estes “mixed feelings” pelo bicampeonato são-no tanto como a forma estóica com que temos de aturar os outros, os do Sporting que querem ganhar de qualquer maneira e já se habituaram a ganhar mais um bocadinho do que há uns anitos atrás, festejando vitórias falsas e omitindo roubos de catedral como se fossem resultados normais.

Para esses, só há a mão do Ronny, não houve três pontos mal ganhos na ronda antes na Choupana (3 pontos ganhos nos dois jogos, em vez de 2 sem casos do jogo). Nem penáltis escamoteados ao FC Porto (Pedro Henriques) e à Académica (Lucílio Baptista), nem três vitórias graças a Bruno Paixão (sempre 1-0 no Marítimo, com a Académica, em Braga), nem cinco jogos (um recorde) com Jorge Sousa. Paulo Bento clamou que teve João Ferreira a mais e, afinal, foi só um jogo que dirigiu, esse com o Paços.

O clube “diferente” e do “desportivismo”, ao contrário do Bayern, magica se deve publicar no “O Crime” a sua versão dos acontecimentos em vez de felicitar o campeão. Os descendentes do visconde falam de Leiria, quiseram impugnar o jogo na secretaria, mas só me lembro de dois jogos absurdamente falseados, os piores entre os maus, por árbitros: Elmano Santos no Leiria-FC Porto e Duarte Gomes no Sporting-Nacional.

Podia falar no que mais me entristece, o prejuízo permanente do FC Porto com Paulo Costa (dois penáltis por marcar na Choupana), com Cosme Machado (penálti omitido e golo mal anulado com o Nacional no Dragão), o empate falso na Luz (Pedro Proença), as duas derrotas com Jorge Sousa (E. Amadora e Bessa).

Podia lembrar gestas de finais de campeonato brilhantes, como agora atribuem aos leões a justificar a sua aproximação ao líder e o "quase" (outro clube da "modalidade") título. O FC Porto dos 56 jogos oficiais em 2001, com Fernando Santos, acabou a 1 ponto do Boavista apesar das 10 vitórias consecutivas até ao fim desse campeonato, que ninguém verteu uma lágrima pelos dragões, nem de reconhecimento, nem de enaltecimento, nem de pena, nem a justificar o título.

Mas sei que, se não for escrita a verdade, os outros factos que branqueiam diariamente, os rivais pensarão que nunca foram beneficiados. E a sombra da dúvida, que pulula nos comentários perdedores e nos fóruns dos ressabiados eternos, o “mais um campeonato com fruta e chocolate”, passa sempre para o lado da vítima do maldizer: o FC Porto que não é deste campeonato.

25 comentários:

  1. Ontem, estava a ver o Milan a ganhar a Taça e comentei para o meu pai : fizeram pior perseguição ao Milan como a que fizeram ao FCP, mas um clube tendo qualidade pode fazerem 1001 coisas que não conseguem derrubá-lo.

    Curiosamente, acho que o jogo em que fomos mais prejudicados foi mesmo contra o Nacional, mas nesse ganhamos, a diferença é que em Leiria conseguíram roubar-nos 3 pontos.

    À 2 anos fez-se uma festa na Casa da Música para os campeões, para lhes darem a Taça e ouvirem os jogadores a cantarem no palco.

    Curiosamente, foi a única festa transmitida na Sportv em directo, com entusiasmo de todos os jornalistas, agora já toda a gente se esqueceu do título e só se falam dos problemas que houve na Baixa ( onde quase todos os dias existem problemas) e da caganeira do Adilton.

    Uma coisa temos de dizer. o Jesualdo tem respondido bem e forte aos jornalistas, quando vejo os benfiquistas a não gostarem dele, fico feliz.

    ResponderEliminar
  2. Hoje de manhã quando via a capa dos jornais e talvez inspirado pela imagem da V. Pinhão na "Bola" dei por mim a pensar que se não fosse o campeonato corrupto de 2004/05 a esta hora estaríamos a festejar novo Penta.

    Eis que abro a pagina do nosso "portistasdebancada" e leio "Posto isto, o “bi” é muito bonito, mas ainda há pouco festejámos um “bi” e, pelo meio, roubaram um campeonato ao FC Porto que, nesta altura, seria um PENTA, outro ciclo de 5 campeonatos consecutivos. "

    :)
    foi transmissão de pensamento !

    ResponderEliminar
  3. O professor jesualdo faz hj 61 anos, vamos lá dar os parabéns ao mister, fiz um post sobre o professor no meu blog. Cumprimentos e saudações em tons azuis e brancos. Um abraço.

    Quanto ao penta é verdade q fomos espoliados mas aquela época 2004/05 foi mt fraquinha, tb temos mts culpas no cartório, 22 pts perdidos em casa!

    ResponderEliminar
  4. Excelente post. Custa-me entrar por lugares comuns, mas realmente os remédios para a azia devem ter disparado as vendas no domingo. A começar pelos responsáveis da 2ª circular. Um só fala de um lance de um jogo, dando crédito a quem diz que alguns têm uma memória selectivíssima. Outros vão desviando para o assunto do costume, assunto que já começo a pensar ser mesmo engana pategos, peço desculpas mas é mesmo o que penso ser o Apito Dourado.

    O que é certo é que se não fossem cunhas leais, se calhar agora em vez de bi-campeões, seríamos bi-pentacampeões. Pois é, se calhar facto único no mundo, mas isso seria diminuir em demasiado os clubes da capital.

    Cá vamos ganhando frequentemente contra todas as adversidades e este ano, para azia de dimensões astronómicas, até com muitos jogos em que fomos roubados, é mesmo a palavra certa. Já nos vamos habituando e quem é grande tem de saber passar por cima disso, passando assim ainda um maior atestado de menoridade aos adversários.

    Esperar reacções tipo a do Bayern em Portugal... esperemos sentadinhos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Off-shore, Zirtaev, Menphis, a minha reacção de há dias esra por isto. Enojado porque nos roubaram um Penta.
    Lucho, o FC Porto perdeu por ser fraquinho? Fomos, em muitos aspectos, mas bastava o trauma do pós-Mourinho para a época ser complicada. Mas se, sendo muito fraquinhos, levámos aquilo do título até à última jornada, olha se não fossem negados penáltis atrás de penáltis, permitidos golos fora-de-jogo sucessivamente, até acabámos com 9 em Alvalade graças ao João "Pode ser o João" Ferreira.
    Aquilo foi um roubo monumental, à mão armada, com Cunha Leal, jogos viciados pela própria Liga (desvio para o Allgarve) e um fartote de favorecimentos ao Benfas.
    O João "Pode ser o João" Ferreira e o Hélio "Empresta-me as chuteiras" Santos, só estes dois, evitaram derrotas ao Benfas com o Leiria (casa, 1-1 aos 94') e com o Estoril no Allgarve ("casa", 1-1 aos 80') a criarem livres que deram golos por faltas marcadas ao contrário. De resto, estes foram dois dos seis golos encornados nos últimos 7 jogos do campeonato e todos de bola parada, com um penálti inventado por Mário Mendes contra o Belenenses. Para não recuar ao fantasmagórico penálti acrobático do Karadas contra o Estoril na 1ª volta, obra do Paulo Pereira.
    E desde a 1ª hora o que fizeram ao Porto: Pedro Proença em Braga a negar uma mão a 5 metros dele de Jaime na área, o Lacroix a dar indicações "preciosas" a esse João "Pode ser o João" Ferreira no Estoril-Porto da estreia do Couceiro, inventando um penálti contra o Porto e negando um golo limpinho a Quaresma, o Duarte Gomes e negar penálti ao Diego em Aveiro onde o Quaresma decidiu só no último minuto.
    Encavalitados na onda do Olegário e do golo que não foi, os vermelhos lançaram a suspeição a pretexto do oportuno Apito Dourado. Pensavam aumentar para 10 pontos a diferença pontual nesse jogo e viram-na reduzida a 4, o Porto acabou a 1ª volta na frente, mesmo a jogar mal mas sempre prejudicado. Foram muitos pontos perdidos em casa mas não de forma natural, com golos fora-de-jogo do Leiria, do Braga, do Setúbal (único jogo que ganhámos, virando o resultado).
    O problema é que este ano esteve para ser o mesmo. Vá lá, a porcaria do campeonato desta vez só tinha 30 jornadas.
    Com o Fernando Santos e o Vieira a dizerem que para o ano o título é deles, sem nenhum bardamerdas director de comunicação do FC Porto a fazer como o Malheiro a verberar o Mourinho por dizer isso com tanta (suspeita) antecedência, é caso para pensar que os árbitros, doravante, vão passar a prejudicar o Porto mais cedo para a vantagem na liderança não crescer tanto e poder malhar no Dragão na habitual 2ª volta "a matar" como foi esta.
    Lembra-te que, nesta época, o Paulo Costa negou duas g.p. ao FC Porto na Choupana e não foi por acaso. Por acaso até ganhámos no último minuto, por acaso até somos capazes de superar a má-vontade dos árbitros para com o FC Porto, mas em 2004-05 não deu para mais.
    Era impossível fazer melhor e foi a única vez que ficámos satisfeitos com o 2º lugar. Foi fartar vilanagem, mas nesta última época não vi as coisas diferentes, a arbitragem condiciona os resultados do FC Porto e foi o principal motivo de, artificialmente, criarem emoção no campeonato.
    A teoria do "estávamos mal" não foi pior do que a perseguição sistemática dos árbitros - lembra-te os sumaríssimos estalinistas, os castigos insistentes aos jogadores do FC Porto, até ao agravamento do castigo de Benni só por ter havido recurso. Aquilo foi um roubo com todas as letras e todas as armas. E hoje poderíamos festejar outro Penta, sem Robson nem Oliveira nem F. Santos.

    ResponderEliminar
  6. Para começar, Jesualdo está de parabéns pelos seus 61 anos. Será, sem dúvida, uma das comemorações mais saborosas da sua vida, por quase coincidir com a consquista de um título que será especialmente saboroso - por ser o 1º, e por ter sido contra tudo e todos, e contando com menos apoio de retaguarda do que é habitual no Dragão.

    Parabéns ao Zé Luís e ao Menphis pelos excelentes posts (só hoje vi o do Menphis).

    De facto, o FCP que perdeu o campeonato de há dois anos atrás foi um FCP fraco (teve 3 treinadores numa época, várias saídas importantes depois da Champions, e algumas permanências de jogadores contrariados). No entanto, a verdade é os adversários também tiveram uma péssima época e, se não fosse a intervenção do Conselho de Justiça, ou lá como se chama a "coisa" onde se sentam os nossos ilustres magistrados, estaríamos agora a celeberar o Penta.

    ResponderEliminar
  7. Se eu fosse marciano e tivesse aterrado esta semana na terra e quisesse saber quem tinha ganho o campeonato, teria dificuldade, ao ler os jornais, em perceber que tinha sido o nosso FC PORTO a ganhá-lo. Ou então que qualquer coisa mal cheirosa tinha acontecido para tal...
    Zé Luís, excelente análise, foi de facto uma lástima não se ter ganho aquele campeonato " algarvio " mas se , como naquela altura, não formos quatro vezes mais fortes que os outros, não o conseguimos.
    Daí que cada vez que ganhamos, cada vitória vale por mil.
    Parabéns ao Prof. Jesualdo.

    ResponderEliminar
  8. Só uma pequena pergunta:
    Porque é que chamam "Engenheiro do Penta" ao "Enterra do Hexa"?

    ResponderEliminar
  9. coloquei um vídeo no meu blog COM OS GOLOS do FCP nestes 30 jogos.

    ResponderEliminar
  10. sapetodos, Fernando santos viu-se a braços com uma maré de jogos fora do normal. Não foi ele que perdeu o Hexa, embora eu esperasse mais da equipa que tinha o Jardel a marcar como nunca (38 golos) e a equipa conseguiu marcar menos 19 golos do que na época anterior!
    O FC Porto fez 56 jogos oficiais, que repetiu na época seguinte. Disputou a Champions que tinha jogos todas as semanas, sem intervalos. Chegou aos 1/4 com o Bayern e foi prejudicado pelas arbitragens. Acabou por ganhar a Taça na finalíssima com o Sporting. Foi prejudicado de forma escandalosa em Campo Maior (19/2/2000) e na Luz (1/4/2000), onde perdeu. Foi muita coisa junta e tanta assim que, no final, o FC Porto fez mais 13 jogos oficiais do que o Sporting campeão. Isso representou quase meia volta de campeonato (17 jornadas) a mais e é muito jogo feito. Humanamente foi impossível fazer mais. A vantagem até à paragem do campeonato foi de 7 pontos, mas as férias prolongadas (a 1ª vez que tal sucedeu) fizeram estragos e a 1ª volta acabou só com 3 pontos de avanço. O mercado de Inverno, com 7 pontos a mais, só "trouxe" o Clayton (o do canto directo na Luz) e o Caju, insuficientes para a sobrecarga que viria a seguir.
    Foram muitas coisas juntas e o FC Porto nunca se viu naquelas condições, nem os jogadores nem os técnicos e a Direcção confiou em demasia no plantel que tinha. Mas se não fossem os árbitros o Hexa teria sido uma realidade. Acumulando com o cansaço, o resultado foi o que foi. Eu não esqueço.

    ResponderEliminar
  11. Luis Filipe Vieira no Canada:

    "...Quando vejo esta gente toda aqui, fico com a sensação de que o campeão deste ano foi o benfica..."

    LOOOOOOOOOOOOOOOOOL

    Kompensan, Eno, Alkaseltzer, Rennie...

    Bom, depois desta risota grande e falando do post... por incrivel que vos pareça esta é a minha frase do messenger...

    "Se ah dois anos nao nos tivessem roubado o campeonato, estaria a festejar o Penta"

    O PORTISTA É ASSIM!
    JUSTO E VERDADEIRO!

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  12. Zé Luís, o FSantos teve realmente todos esses problemas, mas tb teve jogos absurdos. Penso que foi nesse ano um Farense 3-3 FCPorto em que o FCPorto vencia por 3 golos ao intervalo. Mais casos existem, não tenho na memória as coisas más, a não ser que seja aberrantes como esse jogo. Por mim tb é o eng. que perdeu o hexa. Finalizando o assunto só digo, deixem-no estar no Benfica que está bem.

    Jorge tens toda a razão, é indecorosa esta reles imprensa, se não houvesse um jogo no domingo entre o FCPorto e o vencedor da liga Vitalis, nem se teria sequer ouvido falar mais na palavra campeões, que deve ser uma palavra proibida por estes dias em certas "zonas" do país. Enfim, só nos dá mais forças para o Tri.

    Entretanto aproveito tb para dar os parabéns ao novo campeão pelo seu aniversário. Parabéns professor e espero que fique para conquistar o tri. Pessoas competentes estão sempre bem no nosso clube e digam o que disserem de Jesualdo, incompetente penso que não lhe podem chamar.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Já me esquecia, por falar em Campeões, não percam hoje o jogo de Basquet que pode fazer do FCPorto campeão nacional. Não sei ainda em que canal é transmitido o jogo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Zirtaev, eu estive nesse Farense-FC Porto, um daqueles empates arbitrados por Paraty que o Manha do regime quis apontar como inócuo nos resultados do FC Porto com esse árbitro. Ao intervalo estava 3-2 porque o Hilário deu 2 frangos, o 1-0 e o 2-3 sobre o intervalo. O Porto tinha virado o jogo com 3 de rajada. O empate veio a meio do 2º tempo. Mas a equipa já penava fisicamente, era quase o fim da época e o Baía só regressaria para a finalíssima da Taça.
    Parece é que os restantes amigos desta corrente portista estão alheados disto tudo, ainda saboreiam as delícias de mais um título...

    ResponderEliminar
  15. A propósito de títulos, um amigo de lides insiste no seu recordesdabola.blogspot.com que os antigos Campeonatos de Portugal valiam como títulos de campeões nacionais. Eu discordo, até porque a coisa se proporciona e já lho manifestei. De resto, a FPF não ajuda a clarificar isto e o que nasce torto tarde ou nunca se endireita.
    Foi a confusão sobre os Campeonatos de Portugal, em que o FC Porto foi, mais uma vez, o primeiro campeão da história, em 1921-22, e depois o campeonato da Liga que decorreu ao mesmo tempo entre 34-35 e 37-38 (FC Porto 1 título, Benfica 3).
    Ora, a contabilidade de títulos (Benfica 31, Porto 22, Sporting 18, Belenenses 1, Boavista 1) remonta a esses Campeonatos da Liga que antecederam os campeonatos da 1ª Divisão instaurados, nos mesmos moldes de jogos em poules a duas voltas e todos contra todos em jogos casa e fora, a partir de 38-39.
    Para o recordesdabola, os títulos de Portugal até 37-38 deviam contar em vez dos 4 campeonatos da Liga.
    E, na sua contabilidade, o recordesdabola aponta: Benfica 31 (nunca ganhou o CP), Porto 25, Sporting 22 e mais outros, entre eles o Olhanense (4-2 ao FC Porto na final), o Carcavelinhos, o Marítimo.
    Não sei que dizer, até porque se a "intenção" era fazer do campeonato de Portugal o campeão nacional, que o era enquanto única competição de futebol no País, o problema é que para um "campeonato" este disputava-se por eliminatórias com equipas apuradas dos respectivos campeonatos regionais. Parece mais um vencedor de Taça, pelas eliminatórias, ainda que vários países tenham, nos primórdios do seu futebol, instituído campeonatos nacionais desta forma, depois de apurados os vencedores de zonas regionais. Alemanha e França, por exemplo, tinham campeonatos assim nos seus primeiros tempos, ainda que antes de todos, em Inglaterra e logo depois na Escócia, a Taça era uma coisa, a eliminar, e a Liga era em duas voltas entre todos um verdadeiro campeonato desde 1888 (e 1890 mais a norte).
    Se estiverem curiosos vejam lá os títulos de "campeão de Portugal" nos anos 20 e 30. É giro, não tem é consenso. E, assim, o FC Porto só estará a 6 títulos do Benfica e não a 9 contando só os 4 campeonatos da Liga.
    A FPF é que continua alheada disto tudo.
    Por mim, não concordo com a mistura de campeonatos com eliminatórias com campeonatos em poule. Mas aceito as razões e as origens que o recordesdabola enuncia.
    Uma outra perspectiva que, de resto, é tratado numa posta à parte e na qual dei a minha modesta opinião.
    Entretenham-se com recordesdabola.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Ser campeão contra a animosidade dos rivais do costume, da Comunicação bajulante instalada, contra a APAF, contra os destabilizadores profissionais, contra os Apitos coloridos, contra tudo e contra todos dá ainda mais gozo!
    Demonstramos uma grande capacidade de sofrimento mas levamos o barco a bom Porto.

    Entretanto novas guerras se preparam vindas dos medíocres, invejosos e frustrados.

    Estaremos atentos e preparados para continuar na vanguarda!

    ResponderEliminar
  17. Zé Luís tens razão, mas tinha ideia que o FCPorto nesse jogo tinha o jogo completamente na mão e o empatou. Tenho tb ideia que nesse jogo perdemos a liderança que deu o campeonato para o campeão desse ano e por isso retive esse jogo como péssimo e vergonhoso para o FCPorto. Sinceramente não me lembro dos pormenores. A minha memória meia fracota e não guarda certas coisas:-).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  18. Quanto as esses campeonatos, a questão é que o FCPorto ganhou mais que o Benfica, não duvides que se tivesse sido o "glorioso" a ganha-los, eles já há muito teriam sido homologados pela FPF.

    De qq maneira eu não me importo de esperar mais uma dúzia de anos para ultrapassar os lampiões.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  19. Eu vi esse jogo surrealista em Vilar do Paraíso num Café que nem sonhava existir e foi uma noite verdadeiramente tormentosa...Passava por ali e vendo que o jogo estava a ser transmitido parei o carro, entrei e por lá fiquei...O mesmo medo que eu observava no Prof nestes últimos jogos, estava presente nesse dia no FSantos...Nunca mais lá voltei!...

    ResponderEliminar
  20. Os SD lá armaram outra vez confusão, agora no pavilhão. Pelo menos um petardo rebentou e houve confusão nas bancadas. Assim só se dão motivos para falarem mal de nós. Enfim.

    Faltam 6 minutos e o FCPorto perde com a Ovarense, penso que por 10 pontos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  21. Voltou tudo à normalidade!Depois do temporal que foi a vitória do FCP no campeonato,e que OBRIGOU os pasquineiros a falar de nós durante pelo menos dois dias,finalmente chegou a bonança!As primeiras páginas lá estão de novo pintadas de verde e vermelho!Até "O Jogo"teve o bom gosto de me apresentar os quatro putos que o glorigoso levou a terras das Américas!Queixam-se os meus amigos dos prejuizos causados ao FCP esta época?Penso que ainda não viram nada,para o ano a sanha persecutória vai ser maior!Que chatice,os SD parece que fizeram merda no pavilhão,esses gajos deviam ter mais cuidado pois só prejudicam o clube com essas atitudes!E deviam saber também que a opinião dos jornaleiros é sempre contra,nunca lhes dão desculpas como às vezes fazem com outras claques!

    ResponderEliminar
  22. O FCPorto perdeu, agora vamos à negra no sábado. É claro que amanhã já se sabe qual é o tema em destaque dos jornais: os SuperDragões. É o delírio da imprensa lisboeta. Será que os SD não pensam que fazem as delícias dos anti-portistas?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  23. É realmente triste o que aconteceu em Matosinhos e pelas imagens pude ver que o Macaco foi detido...Não percebi bem a atitude que ele teve, até me pareceu que estava a tentar acalmar os ânimos...O que é certo é que foi logo notícia de abertura no Telejornal da Noite e o resto ficou para depois...O site do Porto fala em decisão absurda da equipa de arbitragem!

    ResponderEliminar
  24. Zé Luís,

    só hoje tive oportunidade de ler o teu texto. Excelente!

    Quanto aos SD...nada de novo. É caso de polícia. Acabem com aquilo e façam uma nova claque. Os SD já não trazem nada de positivo. Não tarda temos uns Ultra Sur à portuguesa...

    ResponderEliminar