08 maio 2007

O mal-amado

Desde os velhos tempos do Tribunal das Antas, onde os adeptos “enterraram” craques com as suas “sábias“, mas nem sempre justas, sentenças, que os adeptos do FCP tiveram sempre um jogador mal-amado no seu plantel.

Esse jogador seria “perseguido” até ao final da época e todos os erros seriam “brindados” com assobios, esquecendo-se de o aplaudir e de o elogiar na altura em que ele brilhava, funcionando sempre como um bode expiatório dos insucessos da equipa.

Com a mudança de estádio, o Tribunal acabou, mas com o avançar das novas tecnologias, passou para os blogs, os sites e os fóruns sendo aí que agora os adeptos sentenciam os seus jogadores .

Neste plantel existem alguns jogadores que não gozam de boa popularidade no seio dos adeptos, mas quero falar apenas de um, que até teve o fim da sua formação futebolística na nossa casa e, por várias vezes, é o dono da braçadeira de capitão: Ricardo Costa.

Em 2001/2002, na última partida de Octávio Machado foi lançado como uma grande promessa das camadas jovens dos Dragões.

Quando Mourinho pegou na equipa, Ricardo foi jogando na equipa B, mas sempre que era necessário a porta da equipa principal esteve sempre aberta para ele.

Na época seguinte, Mourinho nunca hesitou em colocá-lo, quando necessitasse, na equipa titular e moldou-o descobrindo um jogador polivalente, com raça e de qualidade, não podemos esquecer a sua coragem de o colocar no meio campo na final da Taça Uefa, e muito menos esquecer a grande exibição de Ricardo.

Embora menos utilizado foi elemento importante no balneário que se sagrou campeão europeu acabando por merecer elogios, quer por parte de Mourinho, quer por parte dos companheiros de equipa

A sua capacidade de liderança era grande, ao ponto de Jorge Costa o indicar como um dos capitães do FCP no futuro e como o seu substituto na equipa principal .

Com apenas 23 anos já tinha ganho quase todos os títulos que existem e pensava-se que, com a saída de Ricardo Carvalho, a sua oportunidade de liderar tinha chegado .

De então para cá, com o crescimento meteórico de Pepe e da afirmação de Bruno Alves, a sua consagração ficou sempre adiada, sendo um dos jogadores menos utilizados dentro do plantel do FCP, só sendo chamado na falta de algum seu companheiro.

Também se assistiu, um pouco inexplicavelmente, a uma desconfiança generalizada do seu valor, ao ponto de ser agora um dos jogadores mais contestados pelos adeptos do FCP.

Também se deveu ao facto de ser infeliz nalgumas exibições, lembremos-nos das exibições na selecção nacional, mas o seu valor foi logo questionado à primeira má fase que teve na sua carreira.

Aprecio o modo de jogar de Ricardo Costa, a sua raça que põe nas partidas, o seu estilo de liderança e a sua polivalência que, provavelmente, o prejudicou na sua carreira porque as rotinas do seu lugar de origem foram-se perdendo, são as características mais marcantes de um jogador que desde Mourinho até Scolari nunca se recusaram elogiar.

Aprecio também o seu amor ao clube que representa, ainda me está na retina a imagem dele a chorar em Dezembro porque iria abandonar o FCP, uma coisa que não se realizou.

Não acho que ele tenha desaprendido de jogar, mas falta-lhe algumas coisas para se afirmar, definitivamente, como um grande jogador merecedor dos títulos que possui no seu currículo.

Primeiro de tudo, a confiança no seu valor e na sua qualidade. Pareceu-me na última partida, muito renitente, pouco confiante, devendo ser um jogador que espreita os blogs e sites, o que é normal, e fica afectado lendo as afirmações e as considerações que fazem sobre ele.

Mas se não tiver confiança nele próprio, quem a terá?

Depois precisa de ser mais tranquilo, jogar com menos ansiedade e sem pressão, porque um jogador que não aguenta pressão não serve para vestir a camisola que ele representa.

Finalmente, precisa de jogar mais e da confiança dos seus adeptos para que ele regresse aos tempos recentes.

Mas, o problema é mesmo esse, a falta de confiança no seu valor do “Tribunal” está-lhe a toldar a sua qualidade quando ele joga pelo FCP e cria aquela ansiedade em fazer tudo bem, ou o mais simples possível, que está a ter quando alinha na equipa.

Provavelmente, só com um treinador que o injecte moral e com uma boa dúzia de boas exibições é que, na próxima época, Ricardo Costa regressa aos bons tempos e que os adeptos comecem a gostar mais dele, como aconteceu num passado recente ao seu companheiro de equipa, Pepe.

Ou então a saída, por empréstimo ou definitivamente, do FCP dando um rumo novo à sua carreira, o que, se calhar, seria melhor para ele, com muita pena minha porque jogadores que encarnaram a mística do Dragão como ele existem poucos.

42 comentários:

  1. Não posso dizer que o R. Costa faça parte da minha lista pessoal de jogadores a dispensar, mas considero-o um jogador que tem poucas características positivas para estar no FCP para além de ser um futebolista que gosta do Dragão. Posto isto, considero que talvez fosse melhor rodar num clube estrangeiro. Talvez o futebol inglês lhe fizesse bem.

    As suas actuações nunca foram de "encher o olho". Nem aquando das vitórias europeias. Sempre o achei demasiado nervoso. É claro que quando a equipa está em forma essas coisas notam-se menos, por isso mesmo é que considero que pensar em R. Costa como um capitão é um disparate. R. Costa tinha na época de Mourinho demasiados jogadores de elevado nível que lhe disfarçaram muitos erros cometidos. A lateral foi sempre um jogador "preso" à zona de acção e a central cometeu erros a mais. E muitos deles daqueles que não se esquecem.

    Em conclusão, pela sua idade e trajecto: empréstimo. A não ser que nos deêm uns euros valentes, hipotese que penso ser remota.

    A titular nunca penso nele. Apenas e sempre como 4º central, e isto porque não temos dinheiro para ir às compras...


    Abraço à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  2. O RC é um caso estranho, em que claramente lhe saiu a sorte grande qd apanhou o Mourinho.
    Ao contrário do Pepe não tem velocidade nem é imponente no jogo aéreo. Evidentemente que muita da nervoseira é devida à pouca confiança que ele sente dos adeptos. Apesar de tudo acho que assobiar um jogador nosso é sempre uma atitude de reprovar. Fez-se o mesmo ao Pepe e veja-se como é agora...
    PS: O RC na final da Taça UEFA não jogou no meio campo, se estou bem recordado. Aquando da lesão do Costinha quem foi para o meio campo foi o Paulo Ferreira e RC ficou a defesa direito.

    ResponderEliminar
  3. Os chamados jogadores polivalentes são sempre os grandes sacrificados numa equipa.
    Uma coisa é pegar num jogador que de uma determinada posição, e colocá-lo noutra posição com grande frequência. Hoje em dia, duvido que Bosingwa conseguisse fazer um bom jogo como trinco. Ou o exemplo de Fucile, que tem sido utilizado sempre como lateral-esquerdo (e a troca de faixas é uma das mais simples de se fazer). Sendo um excelente jogador, adaptou-se bem, com tempo. Embora se notem limitações, como quando jogamos com o Chelsea. Nesses grandes jogos, percebe-se a limitação de se ter um lateral esquerdo dextro.
    O caso do Ricardo Costa é diferente. Sendo central de raiz - e nem tendo características de lateral, onde a velocidade é fundamental - é capaz de passar largas temporadas no banco, e depois ser utilizado em qualquer lugar da defesa. Não admira que surja nervoso, sem rotina, e mal entrosado com os companheiros.
    Não o considero um jogador de eleição. Mas está longe, muito longe de ser o jogador medíocre que muitos fazem dele. E pelo amor que tem à camisola - e num clube que quase não jogadores "das escolas", acredito que tenha importância no balneário.

    ResponderEliminar
  4. Também n é dos meus preferidos mas nesta altura o importante é a união ENTRE TODOS. PASSEM NO MEU BLOG E DEIXEM UMA PALAVRA DE INCENTIVO AOS BASQUETEBOLISTAS DO FCPORTO QUE ONTEM FORAM À LUZ ELIMINAR O BENFICA!!! PARABÉNS PORTO!!

    ResponderEliminar
  5. Confesso que não tenho grande empatia com a forma de jogar do Ricardo Costa. Admito que, na volatilidade do futebol, possa ser injusto.
    Mas, tal como escreve o Menphis_Child falta-lhe ali muito trabalho de cérebro (psicológico). O Semedo também não era propriamente um bem-amado a gerar consensos e era um jogador espectacular. Outro que era de uma dedicação inexcedível (na minha opinião) e que era pouco estimado era o Bandeirinha.
    Agora, se o Ricardo Costa não entra bem no plano psicológico e logo para o miolo da defesa, dali não pode sair grande coisa. E convém não esquecer a atoarda de ter dito (salvo erro ao JN) que depois do Mundial, não podia regressar ao Porto para ser suplente. Ele no Mundial não passou disso mesmo, mas a afirmação revela um pouco de "vedetismo". Digo eu.

    ResponderEliminar
  6. Esse gajo precisa é de sair do Porto, e rápido!

    ResponderEliminar
  7. Eu volto a repetir aquilo que tenho dito de há uns tempos a esta parte: sempre que o Ricardo Costa joga eu fico com o coração nas mãos. Nunca sei o que vai sair dali. É verdade que o Pepe especialmente e o Bruno Alves um pouco por outras razões, também me assustaram de início mas com rapidez mostraram que tinham qualidades fisícas insuperáveis...O Pepe ficava aturdido por vezes e fazia passes disparatados que algumas vezes eram autênticas prendas aos nossos adversários...O Bruno Alves era mais uma questão de temperamento e do uso e abuso do seu fisíco para impor respeito aos demais...O Ricardo Costa é um pouco de tudo e ainda mais qualquer coisa...Posso ser muito injusto no que digo, mas parece-me lento, sem tempo nem qualidade de salto e demasiado necessitado de se fazer notar. Devia refrear esses impetos aperfeiçoar a sua técnica, ser um pouco mais humilde e talvez assim ele acabe por se transformar naquilo que afinal todos pretendemos: num grande central! Mas duvido porque já tem muitos anos de Clube e até aqui tem sido sempre apenas uma alternativa e demasiado limitada...Por exemplo do João Paulo eu notava qualidade no salto, no cabeceamento ou no domínio da bola, em Ricardo Costa nunca senti ou vi isso, mas podem ser qualidades que estão pura e simplesmente reprimidas por timidez e que podem exteriorizar-se de um momento para o outro. No entanto, enquanto isso não acontecer, é preciso ter algum cuidado com a sua utilização...

    ResponderEliminar
  8. «A última tentativa
    JORGE MAIA


    Vítor Pereira continua desesperadamente a tentar tornar o campeonato um pouco mais interessante, agora que está tudo a ficar decidido e a escapar ao seu controlo. Na semana passada, o solícito presidente da Comissão de Arbitragem nomeou o pouco menos que desconhecido Cosme Machado para a recepção do FC Porto ao Nacional e o facto é que o árbitro de Braga correspondeu amplamente às expectativas que foram depositadas nele, nomeadamente ao anular um golo limpo a Lisandro López logo aos 11 minutos do primeiro tempo. Pelas contas do presidente da CA, deve ter sido apenas o 15º erro de arbitragem com influência no resultado esta temporada. Nada que lhe tire o sono. Esta semana, para a decisiva deslocação dos campeões nacionais a Paços de Ferreira, Vítor Pereira resolveu escolher Paulo Paraty. Paulo Paraty é internacional e é do Porto, o que elimina à partida duas das críticas que têm sido feitas às escolhas do presidente do CA para os jogos dos portistas quando comparadas com as dos rivais de Lisboa. Mas levanta outras questões. Acontece que Paulo Paraty foi visto na última temporada a jantar no restaurante "O Sapo", em Penafiel, na companhia do ex-árbitro Devesa Neto pouco tempo depois de este ter estado no mesmo local com o então responsável pelo futebol benfiquista, José Veiga. De resto, os desencontros entre o FC Porto e Paulo Paraty já vêm de longe, e incluem a expulsão de Deco num jogo com o Boavista por ter jogado a bola descalço ou um processo instaurado pela Liga a José Mourinho na sequência de uma queixa apresentada por Paulo Paraty. E porquê? Porque, vejam lá a coincidência, no final de um Paços de Ferreira-FC Porto, José Mourinho falou em "batota", referindo-se à forma como os jogadores pacenses teriam tentado perder tempo com a complacência do árbitro. No entanto, é este douto e insuspeito juiz que o presidente da CA considera avisado nomear para um jogo com a intensidade e carácter decisivo do Paços de Ferreira-FC Porto. Claramente, mesmo sem ter começado a época de incêndios, há quem não resista a brincar com fósforos e gasolina.»

    ResponderEliminar
  9. Jogador sem classe, não é engano, é mesmo mau!

    ResponderEliminar
  10. PORTISTAS,

    peço desculpa por não abordar o tema,mas quero incentivar todos os portistas a reagirem ao que tem sido mais uma vergonha pública!

    O programa dos gatos na rtp continua a ser um local de perseguição ao FC PORTO,aos nortenhos,e de marketing ao benfica...

    O ódio é tanto que ultrapassam todos os limites sem pudor nenhum!

    O que se passou no último programa foi vergonhoso,e acabou com um remate "os árbitros que prejudicarem ou não ajudarem o benfica,vamos persegui-los aqui.."


    REAJAM PORTISTAS,NÃO PODEMOS ANDAR A SUSTENTAR ISTO.SIM PORQUE nÓS PAGAMOS AQUILO!!!


    ENVIEM TODOS MENSAGENS AO PROVEDOR DA RTP,CUMPRAM TODAS AS NORMAS PARA A MENSAGEM SER VÁLIDA,E MOSTREM A VOSSA INDIGNAçÃO!!!!

    NÃO PODEMOS DEIXAR QUE NOS ENXUVALHEM DESTA FORMA!!!


    PERCAM 2 minutos e vão á página do provedor da televisão em www.rtp.pt

    Cumps

    ResponderEliminar
  11. O Ricardo Costa não é um jogador excepcional, mas a sua constante presença nas várias selecções é prova de que é um bom jogador. Acho que o grande problema dele é precisamente a falta de confiança. Acredito que a jogar regularmente se poderia transformar num muito bom defesa central.

    O que aconteceu foi que desde que subiu à equipa principal do FCPorto nunca foi uma escolha certa para o lugar, ora porque o nosso clube sempre foi forte em termos de formação de defesas centrais, e qd não foi, sempre conseguiu jogadores de grande nível para o lugar, ora pq nunca terá convencido a 100% os treinadores.

    Se pensarmos bem, recordamos os jogadores que sempre foram titulares desde que o RCosta está na equipa principal e os nomes são mais do que eloquentes qt à sua qualidade, vejamos: Aloísio, Jorge Costa, Jorge Andrade, Ricardo Carvalho, Pedro Emanuel, Pepe e agora B.Alves.

    Assim sendo, pode-se dizer que RCosta sempre teve muita e excelente concorrência e que lhe era muito difícil conseguir melhor que ser suplente. Com isto vem tudo o resto, ou seja instabilidade, rodar por vários lugares diferentes da defesa e consequentemente cometer erros por ser uma adaptação, o que origina que os adeptos o marquem e em sequência disto o factor psicológico do jogador que vai abaixo e lhe dá a tremideria que lhe vemos, sempre que joga.

    Há uma coisa que não se pode negar, ele sempre deu tudo o que tinha pelo FCPorto, é uma grande Dragão e o balneário sente isso, por isso é um dos capitães. Se seria melhor sair do clube para ele próprio, só ele sabe, mas já deve ter tido oportunidades para isso e não o terá feito e como se provou com as suas lágrimas no jogo que se antevia o último no Dragão, aquela é a casa dele e ele deve preferi-la mesmo como suplente a outra casa qq.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Realmente o publico às vezes acaba com um jogador ou dificulta-lhe a vida e à equipa, colocando-o a jogar sobre brasas. Dos casoa citados, lembro-me de outro mais antigo, anos 60/70, chamado Ricardo, um extremo que antes de tocar na bola já era assobiado, até ter marcado três golos e passar a ser o maior.
    Ricardo Costa é das escolas, jogou em todas as selecções, no Clube teve o azar de ser polivalente e de nunca ter jogado com regularidade. Fez bons jogos, outros menos bons, ultimamente mais isso mas temos de ver que nunca foi uma primeira opção e assim joga sobre brasas.
    Mas para mim. é um jogador que sente o Clube, por isso é capitão.
    Remédio ... dispensá-lo, Emprestá-lo a uma boa equipa para jogar regularmente sem pressão ou ... apostar nele desde início como se fez com o Pepe - de quem tanto mal se dizia - e ver o que dá.
    Assim como assim, enquanto cá jogar há que o apoiar.

    ResponderEliminar
  13. Zirtaev,

    tudo certo, mas o FC Porto não pode em nenhuma circunstancia ter jogadores que são bons para o banco.

    Convenhamos que esse é o primeiro sinal que se dá ao titular para estar descansado com o seu lugar no 11. Necessitamos de jogadores de maior qualidade e o R. Costa não parece a ter ou na melhor das hipoteses AINDA não a possuir. É claro que isto é opinião de "portista de bancada", mas eu continuo a achar que o melhor era ele ir rodar para um campeonato de "pressão" como é o inglês. Isto se ainda ter esperanças na sua evolução efectiva.

    Existem no nosso campeonato centrais com maior qualidade. Gosto do peruano Rodriguez do Braga. Ao nível dos melhores na minha modesta opinião.

    Abraço à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  14. foi-me dito que era garantida a ida do Linz para a Luz (relembro que ficou na bancada aquando do benfica-Boavista)

    ResponderEliminar
  15. Teixeira, o RCosta nasceu em 81, tem 26 anos, em termos evolutivos a nível técnico acho que não deverá aprender muito mais e não acho que seja assim tão mau. A nível psicológico nota-se que, como qq jogador, vai ganhando confiança com jogos, mas no FCPorto sabe-se que é difícil ser titular e para mim ele está a perder-se. Na minha opinião deveria ir para outro clube, talvez um secundário em Inglaterra, Espanha ou França.

    Assim a minha conclusão acaba por ser a mesma que a tua, só que acho que ele não é tão mau como o pintam e existem muitas razões para o seu insucesso.

    E nem quero sequer falar da "massa assobiativa" que deve ser um fenómeno exclusivamente português. Já Adriaanse perguntava se os adeptos do FCPorto seriam ou não apoiantes (suporters), já que parecia não serem. Para mim é simplesmente incompreensível adeptos assobiarem jogadores do próprio clube quando eles ainda podem ser decisivos para a equipa. Alguém imagina um pai ir ver uma audição de piano do filho e se ele estiver a tocar mal e em público o pai ralhar com ele? Alguém me sabe dizer em que isso beneficia o filho naquela audição? Enfim...

    Offshore, lembro-me dessa situação e lembro-me de ter dito imediatamente isso. É a transparência daquele clube em evidência e ainda têm lata de nos atirar coisas à cara.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. Lembro-me de um jogador que o Oliveira dedicou-se a destruir com esmero - o Rui Jorge.
    Enquanto o Oliveira foi treinador do FCP, o R. Jorge era sempre efectivo ao banco. Jogava a titular nos jogos difíceis, e sempre em casa (onde tinha de sentir o peso do tribunal). Naturalmente, entrava sempre nervoso, sem ritmo nem entrosamento. Era rapidamente substituído, sempre debaixo de assobios.
    Também era um jogador que considerava útil, sem ser fora-de-série. Foi para o Sporting, onde se afirmou e foi o lateral esquerdo da selecção durante vários anos.
    Claro que ninguém está a fazer isto ao R. Costa. Mas ilustra o risco que correm os jogadores que jogam apenas de vez em quando, e sentem todas as exibições como sendo de vida ou morte.

    ResponderEliminar
  17. Quanto ao Rui Jorge eu assisti a um ou outro treino em que ele participava juntamente com um um miúdo o Óscar, que veio a ser lateral direito do Boavista e o grau de exigência era tal para com eles, que se tornava difícil assistir, aguentar e ficar insensível a tudo o que se estava ali a passar...Uma curiosidade: nesses treinos só participavam os normalmente não convocados e quem tinha a responsabilidade do ensaio era o Prof Hernâni Gonçalves!

    ResponderEliminar
  18. O Ricardo Costa é tal como dizes, Menphis, um mal amado na equipa do FC Porto.
    Todos os anos há um jogador que os adeptos olham de lado, e parece que este ano "tocou" ao defesa polivalente.
    A minha opinião sobre este jogador não é a melhor, nem pode ser uma vez que a sua presença na equipa é muito pouca, pois estão lá Pepe e Bruno Alves.
    Ricardo Costa foi formado no seu clube do coração - FC Porto - mas infelizmente para ele nunca teve hipótese de jogar regularmente.
    E nem este ano com a lesão grave de Pedro Emanuel ele o substitui-o. Jesualdo Ferreira preferiu Bruno Alves no centro e Ricardo Costa mais uma vez foi posto de lado.
    Agora apenas quero referir que não julgo o Ricardo Costa por dois ou três jogos que ele tenha feito menos bons...
    É um jogador que está sem ritmo e que só o poderíamos ver no seu melhor se jogasse mais vezes.

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://magicoporto.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  19. Uma coisa eu gostaria de dizer ainda e não vi mencionado em lado nenhum: pareceu-me que o Penaltie que foi marcado sobre o CRonaldo e que acabou por decidir o Campeão Inglês é tão forçado como o do Adriano que foi tão criticado no Bessa...Com a agravante que este foi mesmo decisivopara a competição! Mas perante isto, os experts nacionais ficaram caladinhos que nem chascos...E para além disso foi também hilariante ver a marcação que o Hugo - ex-Sporting ou ainda Sporting, não sei bem - fez ao Liedson. No primeiro nem sequer apareceu a marcá-lo e no último golo lança-se descaradamente para o chão como se estivesse já a disputar "as árvores morrem de pé" ou a querer dizer vê lá, se assim já consegues marcar pá!...Deste modo não é muito dificil ser o melhor marcador do Campeonato! Investigar MJM...Investigar...

    ResponderEliminar
  20. Afirmam aqui que o RCosta foi formado no Porto mas eu estava convencido que ele tinha tido a formação do Boavista...Quem eu acho que esteve na formação do Porto foi o Ricardo Silva que é um excelente central e muito perigoso nos lances de bola parada...Nunca percebi muito bem porque é que ele foi embora, sei que houve uma altura - ainda antes de pertencer em definitivo ao plantel principal do Porto - em que esteve emprestado a uma equipa de segundo plano e aí foi o melhor marcador dessa equipa durante muito tempo!

    ResponderEliminar
  21. De facto, Ricardo foi formado no Boavista, e veio, juntamente com o seu cunhado Pedro Oliveira aos 18 anos, ainda jogou pelos juniores.

    Existem muitos erros assim, devido à maneira como eles encarnam a camisola do FCP, por exemplo, o meu conterrâneo André sempre foi visto como um representante da formação do FCP, meus caros ele foi para o FCP em sénior.

    ResponderEliminar
  22. Certo, Menphis, Ricardo Costa chegou ao FC Porto no 2º ano de júnior com o Pedro Oliveira. Não é formado no Porto. Logo, a mística que querem colar-lhe não tem sentido.
    Pessoalmente, como nunca gostei dele, estou à vontade para não o crucificar mas não passa de um jogador mediano que teve o peso de ser titular na fase pós-Mourinho e em várias posições. Mas para quem envergou a braçadeira do FC Porto não era líder pelo carisma nem pelo que jogava. Ainda hoje (viu-se no sábado) treme com a bola nos pés e se aos 26 anos é assim que mais se poderá dizer? É tosco, desatento, sem timing nas entradas ou antecipações, não tem categoria para ser titular do FC Porto e sempre disse isso mesmo quando era o capitão a titular.
    Nem André, que citaste, nem Rui Barros, por exemplo, foram formados no FC Porto e ambos chegaram do Varzim (o Ruisinho após estágio no Covilhã) para singrar a sério e serem campeoníssimos.
    Sobre o Ricardo Silva, formado mas não aproveitado, marcou 12 golos pelo Felgueiras com Inácio lá, salvo erro, mas no Porto tinha Aloísio e Jorge Costa pela frente... Mas nunca me pareceu central de categoria para o Porto.
    A nossa exigência é alta, não "levamos" com qualquer um e sabemos os requisitos necessários para haver um jogador à Porto. Ricardo Silva, claramente, nunca os teve.
    Voltando ao Ricardo Costa: não o acho o mal-amado, ficou pé frio por ser associado a vários desaires e quanto a vitórias, como em Sevilha, nem se deu por ele, só apareceu para desenrascar. Mal-amado mesmo é um Alan, por exemplo, como era o Tarik ou o Sonkaya. Ricardo Costa passou para 2º plano porque Pepe e Bruno Alves, um primeiro do que o outro, singraram e confesso que não dava muito por ambos, especialmente o segundo. Mas estes cresceram depressa em situação difícil e sem a aprendizagem prévia do que é ser campeão de várias coisas como foi Ricardo Costa.
    Um jogador confessar que assobios de 45 mil pessoas no pós-Mourinho fazem os jogadores encolherem-se nunca pode aspirar a grande coisa. Não é bem visto, mas porque se encontraram alternativas.
    Às vezes vale mais cair em graça do que ser engraçado e ele experimentou as duas maneiras. Sem se safar nalguma delas...

    ResponderEliminar
  23. Offshore,

    em Lisboa fala-se com insistência que o Linz já assinou pelo benfica.

    Zirtaev,

    eu percebi o que querias dizer. Apenas tivemos formas diferentes de afirmar uma mesma opinião.

    Também sou contra quem assobia no estádio. Seja que jogador for. Quem vir o que escrevo aqui, ficaria muito surpreso com a monha atitude no estádio...

    Abraço

    [[]]

    ResponderEliminar
  24. Zé luís,

    Ricardo Silva do Felgueiras de Baroni e S. Conceição?

    O S. Conceição já sabemos como foi e Baroni apesar de demasiado fixo, considero que passou ao lado de umas oportunidades no FCP.

    Abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  25. Zé Luís continuo a achar que muito do mal do RCosta tem a ver com a falta de confiança e a confiança adquire-se com jogos. Como e bem disseste ele não passa da mediania, talvez um pouco acima disso, mas no FCPorto é preciso ser muito mais que isso.

    Há algo com que não concordo Zé Luís e tem a ver com a mística que não a adquire apenas quem vem da formação. Acho, e penso que estão de acordo, que por exemplo o Pedro Emanuel tem muito da mística de que falamos e veio ainda mais tarde para o FCPorto. A grande diferença terá a ver com personalidades mais ou menos fortes. Acho que existem jogadores que adquirem essa mística mais facilmente que outros (aliás falaram do s.Conceição, RBarro,etc, que não vieram da formação). Por exemplo acho que se o Lisandro ficar mais uns anos por cá, tem tudo para ser um dos grandes portadores da mistica.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  26. Zirtaev,

    sublinho a tua ideia sobre o Lisandro.

    Um jogador à Porto!
    Sem dúvida...e vindo da Argentina há 2 épocas...


    [[]]

    ResponderEliminar
  27. "PORTISTAS,

    ...que tem sido mais uma vergonha pública!

    O programa dos gato na rtp continua a ser um local de perseguição ao FC PORTO,aos nortenhos,e de marketing ao benfica...

    O ódio é tanto que ultrapassam todos os limites sem pudor nenhum!

    O que se passou no último programa foi vergonhoso,e acabou com um remate "os árbitros que prejudicarem ou não ajudarem o benfica,vamos persegui-los aqui.."

    Concordo em absoluto!
    Não é complexo de perseguição, é perseguição mesmo pura e dura!Apesar de serem os melhores como humoristas, nisto são indecentes e e nada éticos, pela insistência no ataque ao FCP e pela omissão permanente aos podres do SLB!
    Volta herman...estás perdoado...apesar desse humor decadente...

    ResponderEliminar
  28. Copperfield,

    pessoalmente não gosto de colocar restrições ao humor.

    Temos que saber rir de nós próprios.

    O sketch deles do Mantorras está genial. (por exemplo)

    Abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  29. Quanto aos fedorentos e certas coisas que eles e outros fazem, tenho para mim uma regra, não quero dar demasiada importância ao que acho não a ter.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  30. Bom, não queria entrar em polémica mas parece-me - não o afirmo - que o Ricardo Silva, o Sérgio Conceiçao e o Rui Barros foram formados nas camadas jovens do Porto...Rui Barros passou pelo Covilhã - onde surgiu tão "pequenino dentro dos calções envergados", que julgaram que ele ia cedido pelo Porto mas para os Juniores e acabou como sendo o melhor jogador da 2.ª Divisão Nacional - antes de se fixar na equipa do Porto e jogar nela apenas um ano. Foi Campeão Intercontinental e vencedor da Supertaça Europeia com Ivic e rumou de imediato para a Juventus! Ricardo Silva e Sérgio Conceição passaram - admito - pelo Felgueiras e depois fixaram-se no Porto. André veio do Varzim no mesmo ano em que Quim saiu do Rio Ave para entrar nas Antas! Vieram ambos suprir as saídas de JPacheco e Sousa que foram para Alvalade logo a seguir à Final da Taça das Taças de 1984!E substituiram-nos de forma exemplar, formando com Frasco um meio campo de luxo! Quando os "desertores" regressaram, a coisa fortaleceu-se ainda mais, pois já cá estava o Futre sacado à pressão, exactamente por causa deles! Com o Futre veio também o Secretário, mas para jogar nos Juniores...Chegou-se a pensar que mais tarde também viria o Cadete, mas esse foi desviado para Setúbal e depois regressou às origens, indo posteriormente para o Celtic...No entanto, concordo inteiramente com a ideia de que a mística pode morar em qualquer jogador, seja ele proveniente de onde for, tem é que ter fortemente interiorizada a vontade férrea de vencer naquilo em que está envolvido e isso não é apenas apanágio das escolas do Porto, faz parte ou não, do património individual de cada ser humano! Não aceitar a derrota antecipadamente, acreditar até ao limite que tudo ainda é possivel e só atirar a toalha ao tapete - com respeito - quando o jogo estiver completamente terminado, isso sim é que é MÍSTICA! Quando observo nos Estádios - muito particularmente no Dragão - uma boa parte dos adeptos abandonarem as bancadas tristonhos e rebugentos soltando imprecações a torto e a direito, faltando ainda vários minutos para acabar qualquer um jogo, cujo resultado ainda esteja em dúvida, nem sei muito bem o que dizer ou pensar, mas não é boa coisa certamente! Isso é falta de MÍSTICA e esta a dos adeptos, conjugada com aquela que reside dentro dos jogadores, é que faz a verdadeira MÍSTICA de um CLUBE!...A Mística é a Confiança Indomável na Vitória!...É isso que me faz desesperar em muitos jogos e ocasiões e me faz irritar, quando observo uma atitude mais passiva ou desinteressada num jogador, uma boca estúpida de alguém que está ao meu lado, chiça não admito isso, nós estamos de fora e ele está lá dentro mas tem a obrigação - tal como nós - de dar tudo o que puder enquanto estiver a jogar seja qual for a posição que ocupe!

    ResponderEliminar
  31. O Ricardo Costa quer muito mas não tem qualidade!

    Tenho pena, porque ele gosta muito do clube! Mas eu também gosto e passo o dia sentado a uma secretária!

    Pena foi que o Tonel sempre foi preterido em favor do Ricardo Costa!

    Acho que deve ser acarinhado enquanto está cá...mas devemos procurar um substituto porque não representa qq mais valia!

    ResponderEliminar
  32. Meireles, nem mais. Excelente texto. Para mim a mística é isso mesmo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  33. Teixeira, O Sérgio Conceição é da formação do FC Porto. Foi preterido em 1993 para no Mundial da Austrália de sub-20, salvo erro por conta de um tal Porfírio, quando se chorava a perna partida do Kenedy... O Sérgio jogou no Felgueiras em 1996 na I Divisão com Jorge Jesus, foi o melhor da época e cheguei a vê-lo sair do campo a vomitar, tal o esforço que punha em campo.
    O Ricardo Silva jogou no Felgueiras mas na II Divisão e aí por 1998 ou 1999, marcou 12 golos e foi o maior artilheiro do clube nesse ano.
    Rui Barros não foi formado no FC Porto. Nem jogou sequer por qualquer selecção nacional jovem.
    A Mística não é dos jogadores. É do clube. O Benfica tinha mística, o FC Porto tem mística. A Mística, caro meireles, tem a ver com a sede de vitórias. A Mística é saber que se tem de dar o máximo para ganhar cada jogo. Cada jogo é para vencer e é preciso muito esforço e concentração mental para chegar lá. A reunião de espíritos vencedores num plantel mantém a mística, por isso há que saber escolher os jogadores.
    Claro que os estrangeiros, se vêm compor uma manta de retalhos, retiram mística. Nunca viveram, nem como espectadores, a vida de um clube vencedor, na sua maioria. Nunca foram OBRIGADOS a ganhar, como passou a ser norma no FC Porto. E se não têm esse espírito, se em vários falta esse carisma, que a pressão da competição caldeia todos os jogos, todos os meses, todas as provas, então o futuro vai sendo pior.
    A perda de mística no FC Porto, gradualmente, como vêm notando ex-jogadores do clube que carregaram essa mística, tem a ver com as mais diversas procedências dos jogadores. Aos jogadores que choram quando perdem, que não querem sair de casa, que não dormem, as derrotas custam mais e a sede de vitórias é enorme.
    Essa foi a diferença que em 30 anos se cavou para os rivais. A estruturação dos seus plantéis criou a tal manta de retalhos sem qualquer ponto em comum. No FC Porto vem sucedendo um pouquinho e nota-se em campo, até na bancada onde se pensa que só o nome dá títulos e as camisolas pesam... mas só se não ganharem.

    ResponderEliminar
  34. O Ricardo Costa é o Beto (eterno futuro jogador do real Madrid) do FC Porto.

    Enough said...

    ResponderEliminar
  35. Pois será também isso Zé Luis, mas os planteis são matéria flutuante e pouco consistente, os melhores jogadores suportam duas/três épocas no Clube e depois saem para outros emblemas. Os mais duradouros - são os que têm menos visibilidade - aguentam dez/doze épocas e depois acabam definitivamente a sua vida desportiva ! Mas eu refiro-me a algo que existe no nosso interior e permanecerá para lá da carreira desportiva ou profissional, algo que é quanto a mim a verdadeira essência da vida e o seu suporte real embora imaterial...A vontade de permanecer e resistir! Alma posta num objectivo dificil de definir que se tenta sempre alcançar, algo como conseguir a perfeição...A vontade de persistir, de nos mantermos vivos é a condição essencial para podermos sobreviver e ainda mais para podermos vencer em matérias tão voláteis e efémeras como são o Desporto ou a Arte!...Essa vontade congregada e devidamente organizada pode permitir vitórias ou conquistas impensáveis...E isso deve existir em todos nós independentemente da crença, raça ou nacionalidade...Só tem que ser aplicada no que fazemos se o que fazemos é o que gostamos. se estivermos descontentes com o meio envolvente, de certo modo desistimos, deixámo-nos morrer ou procurámos outro lugar onde nos possamos expressar....

    ResponderEliminar
  36. Meireles, um jogo de futebol, com 11 de cada lado, mais os suplentes (entrem ou náo) e árbitros, é muuuuiiiito complicado. São tantas incógnitas, tantos imponderáveis que só uma união forte - prolongada no tempo por um núcleo de vencedores - pode fazer prevalecer o espírito de grupo e a crença, determinada, na vitória. Essa argamaça fez o FC Porto crescer e impor-se, contra tudo e todos. O futebol não é jogo individual e um colectivo ressente-se se alguma individualidade falhar e a base do conjunto não for forte. Depois, jogar para ganhar, ter o hábito de ganhar, ter a pressão de ganhar, sempre, sempre, é uma coisa diabólica.
    Há dias, na Marca, Mourinho lembrava que o Porto-Benfica era a III Guerra Mundial. E é, como sabemos. E já Mlynarczyk disse-me que no FC Porto o próximo jogo é o mais importante da história do clube, é pensar em ganhar, ganhar, ganhar, a pressão atinge níveis intoleráveis para os mais fracos. Se a base de vencedores se desfaz aos poucos a mística não sobrevive. Veja-se o Benfica.

    ResponderEliminar
  37. Zé Luís,

    bem sei que o Sérgio Conceição é da formação do FCP. Estava apenas a sublinhar o teu comentário. Juntei-lhe o avançado peruano Baroni porque também ele foi dispensado para Felgueiras, ainda que este de forma definitiva.

    O Felgueiras desse ano jogava muito à bola e o Sérgio era um dos principais responsáveis por isso ter acontecido. Não me lembrava que o Jesus tinha sido o técnico...pois...se calhar até sabe treinar...

    Ainda estou para perceber o porquê do Conceição não ter ficado no FCP...queriam um capitão? Pois. Hoje teriamos um Quaresma e um Conceição. Deixariamos de ser coxos...

    Alguém se deve ter lembrado que o Alan dava mais comissão...

    Abraço à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  38. O problema do Benfica pasa quanto a mim por possuirem um complexo de superioridade que assenta em pressupostos errados! Não são nem nuca poderão ser o Maior Clube do Mundo, não são sequer o Maior Clube de Portugal no que toca a organização e experiência...Têm na verdade muitos adeptos espalhados pela diáspora Portuguesa, mas acreditam pertencer a um Clube que é na realidade uma fantasia, um produto da imaginação dos próprios Benfiquistas...Viveram realmente durante muitos anos acima das suas reais possibilidades porque tinham um aparelho poderoso a apoiá-lo, no plano Político, no âmbito do aparelho propagandístico que de certo modo ainda perdura e no plano financeiro era sustentado por meia dúzia de famílias riquíssimas e pela Autarquia tal como agora...Isso acabou de algum modo ou reduziu-se e a realidade impôs-se mas não no plano quimérico imagético dos seus adeptos: querem ser à força o Clube com mais associados não só em Portugal mas em todo o Mundo, com o maior Estádio que se possa imaginar, se possível com as melhores equipas, jogadores e treinadores, mas faltam-lhe os meios para isso e tudo acaba por fatalmente fracassar! Enfim um típico caso de egocentrismo irrealista e despropositado, quase quixotesco!

    ResponderEliminar
  39. O Zé Bosingwa foi outro dos mal amados na época passada, mas agora é só elogios.

    Saudações Portistas.

    ResponderEliminar
  40. No caso do Porto e até do Sporting - embora também se assista destes a coisas megalómanas e parvas como afirmarem-se como o único Clube com o nome de Portugal inscrito no seu emblema de origem, pergunto-lhes - por exemplo - o que acham eles do Clube Desportivo de Portugal, uma agremiação do Porto de pequeníssimas dimensões - há no entanto uma maior consciência da realidade e por isso a sua gestão tem vindo a ser - especialmente nos últimos anos - mais consentânea com o País que temos! Mas não prescindem nem prescindiram até aqui, dos constantes apoios governamentais e autárquicos, com a agravante para o Porto, de todas as iniciativas de apoio tidas pelas Autarquias de Gaia e do Porto, sofrerem uma contestação tremenda que ainda não terminou de todo em Gaia e no Porto conduziu à pura e simples inexistência de agora! Se não fossem todos estes apoios eu nem sei o que seria dos Clubes de Futebol em Portugal e isto genéricamente falando..Os estádios do Braga, Guimarães, Beira Mar, Coimbra, Faro foram totalmente custeados com dinheiros públicos! Os dos três grandes foram-no em percentagem muito grande e até os Clubes de Segunda Divisão como o Gondomar, Marco ou Académico de viseu não sobreviveriam de uma forma completamente autónoma, isto para não falar já dos Clubes Madeirenses completamente amarrados ao Governo Regional e aos seus subsídios! Agora é o Sporting a exigir fundos para si da Autarquia Lisboeta para poder com isso sanear as suas finanças - eles que tanto gabavam a sua exemplar capacidade de gestão - e manter os activos e a estrutura principal da equipa de Futebol...Depois assistimos ao discurso demagógicos de Políticos hipócritas como Rui Rio, que praticam uma estratégia Bifurcada de negarem a uns o que dão de bandeja aos outros, isto é, no nosso caso, negarem ao Porto aquilo que dão servilmente ao Boavista! Aquele viaduto - bonito por sinal - das Andresas construído inteiramente no estrangeiro e de lá enviado por estrada até ao Porto, o nó adjacente ao Bessa e aquele polvilhar de edifícios que tornam difícil descortinar dentro daquele emaranhado urbanístico o próprio Estádio, são a prova de quê? Acaso um Clube com pouco mais de quinhentos sócios - que mantêm constantemente o seu Estádio às moscas - teria capacidade financeira para tal empreitada? Olhamos para as suas bancadas vazias e vemos invariávelmente as mesmas caras de sempre com o Zé do Laço a fazer várias posições no Estádio - para dar a noção de que são mais - durante um só jogo com aquelas mésinhas e velinhas acesas e a rezar o terço em tudo quanto é canto...É realmente um País paradigmáticamente Surreal o nosso! No meio de toda esta enorme Palhaçada Nacional os detentores da Moral, atestam as suas baterias e os seus holofotes para quem? O Boavista até se deu ao luxo de aproveitar a presidência do valentim em Gondomar para lá construir a expensas da Autarquia local um Estádio novo onde só treinou durante muito tempo aquela que era e é verdadeiramente a sua equipa B!

    ResponderEliminar
  41. O Zé Bosingwa é um caso para a psicologia!
    É um problema de consanguinidade(preto ou mulato)e depois o resultado vê-se de vez em quando.
    É um excelente jogador, com uma margem de progressão infinita para já,mas quando se aborrece é o fim do mundo, e prejudica o plantel.
    O Ricardo Costa, definitivamente não é jogador para o FCP, é esforçado, mas, não dá mais e nós precisamos de jogadores com mais qualquer coisa.
    O Lisandro enche-me as medidas (a RAÇA, A GANA, É UM JOGADOR Á PORTO),e não levanta problemas.
    Mais lá para a frente falaremos de outros artistas.
    Saudações blues

    ResponderEliminar