13 maio 2007

Campeonato até ao fim, por culpa própria

P. Ferreira 1-1 FC Porto
Antunes 21', Adriano 76'

Usando um pouco de humor, diria que o FCPorto está dar a falsas esperanças aos adversários, mas o que é certo é que o sofrimento que têm causado aos adeptos não tem piada nenhuma e um campeonato liderado desde o início pode-se resumir a um único jogo, que como todos sabemos pode estar dependente de muitos factores e se correr mal...

Não dá para entender, por mais que tente não consigo, como é possível uma equipa que entra para um jogo que a pode fazer campeã entrar tão sem chama, sem garra e sem vontade de assumir e tentar resolver o jogo? O nervosismo pode ser uma explicação, o adversário também, mas não é admissível tanta passividade a uma equipa que tem tudo para ser feliz. Algo se passa, o FCPorto habituou-nos a nos momentos importantes ter forças que pareciam inalcançáveis e a intermitência das suas exibições tem demonstrado que parece faltar algo àquela equipa.

Tinha dito num comentário anterior ao jogo que, se bem conhecia esta equipa, por mais que o empate servisse os interesses dela, nunca o FCPorto deveria entrar com essa intenção ou sem pensar apenas na vitória. Por pouco e infelizmente o resultado do jogo não me dava razão. A equipa entrou para o jogo na expectativa, a tentar ver no que iria dar, sem fazer a devida pressão no meio campo e no ataque, tentando ir controlando a partida um pouco à distância. O resultado disso foi que, embora controlando o jogo, nunca se conseguiu impor no mesmo durante a primeira parte, raramente chegava com perigo à frente.

O meio campo foi mais uma vez demasiado macio e o adversário tinha o jogo como queria, longe da sua área. Num lance de sorte, ou azelhice do FCPorto, e num dos únicos remates da partida à baliza de Helton, lá conseguíram o golo. A partir daí, os jogadores da casa estavam como queriam, com o jogo mais ou menos controlado e a vencer. A reacção do FCPorto foi ligeira, pareciam não ter forças, mas mesmo assim conseguíram criar um lance de perigo em que Lucho enviou uma bola ao poste. Toda a frente de ataque parecia distante do resto da equipa e assim completamente longe do jogo. O Anderson que conhecemos não entrou na primeira parte. Jesualdo entendeu isso e desta vez resolveu fazer algo de imediato com a entrada de Jorginho, que ainda pensei ir render Quaresma que era completamente inexistente, como nos vem habituando nos últimos jogos. Mas quem saiu foi P. Assunção e acho ter sido uma alteração que deu frutos. O FCPorto começou a jogar mais cima da defensiva pacense e os lances de perigo junto da baliza dos da casa começaram a aparecer, mas isto foi tudo já muito perto do intervalo e esperava-se uma outra atitude para o segundo tempo.

Como seria de esperar o FCPorto entrou na procura do golo na segunda parte. Mas parecia que a atitude pouco mudara. Aos poucos a pressão foi sendo feita e alguns lances de perigo foram sendo criados. O autêntico dilúvio que se abateu na capital do móvel, apenas favorecia a equipa que defendia, o terreno pesado em nada ajudava os criativos do FCPorto e a criação de lances de ataque, mas a equipa parecia ter mais coração e vontade de demonstrar que não poderia nem deveria perder este campeonato mesmo no fim. Quaresma, a quem já dediquei um parágrafo numa crónica anterior, parecia querer resolver tudo sozinho e mal. Deixo só a pergunta, será que já foi vendido e agora não necessita de se esforçar ou não quer ser vendido e por isso não se esforça? Simplesmente um dos piores em campo e ficar até ao fim do jogo apenas serviu para provar que, assim, não faz falta ao FCPorto.

Mesmo sem jogar muito bem, e já com Postiga em campo, por troca com o apagado (!!!) Lisandro, o FCPorto enviou mais uma bola ao poste. Mas a diferença fez-se notar quando saiu o inoperante Anderson e entrou Raul Meireles. Este terá sido o jogador que entrou com mais garra e vontade de vencer, sozinho controlou e desarmou o meio campo adversário, dando mais liberdade aos avançados para tentarem virar o que parecia acabar com o campeonato para o FCPorto. Num lance algo confuso, em que mais uma vez a bola parecia não querer entrar de modo algum, lá apareceu, talvez, o golo que inacreditavelmente deverá ser o golo que nos irá fazer campeões, pelo inevitável Adriano. Estava resolvido o jogo e o FCPorto não parecia ter forças para algo mais.

Temos assim e por culpa própria campeonato até ao fim. O golo salvador de Adriano faz manter intacto o objectivo de um título que já deveria e poderia estar resolvido há muito tempo. Agora basta-nos vencer o último jogo do campeonato, mas, como já disse, depender um campeonato de um jogo apenas, mesmo sendo contra o aflito Aves, é algo de inadmissível para uma clube como o nosso. Algo não está bem dentro daquele balneário, só espero que se resolva até domingo.

54 comentários:

  1. Nem quero dizer mais nada, estou demasiado nervoso...como é possível ? estamos nervosos porquê?

    ResponderEliminar
  2. venha a 2º parte.
    Marcamos 2 e a Académica empata para acabar com este sofrimento

    ResponderEliminar
  3. O Paços fez um remate e um golo.
    Falta de concentraçao competitiva no lance do golo, o que ja é costume.
    O que é preciso é calma.
    A equipa entrou nervosa e sem nervo.
    Nervosa sem noçao de jogo.
    Sem nervo, sem raça, o que também ja é costume. Uma equipa que discute o jogo consigo propria em vez de o discutir com o adversario.

    O que é necessario é mais calma na troca de bola.
    E é necessario mais atitude, mais espirito de campeao.
    Vamos decidir o jogo mais uma vez nas individualidades, porque colectivamente: Zero!

    ResponderEliminar
  4. Má exibição,péssima atitude,exige-se o empate no minimo na 2ª parte...
    e imaginem a palhaçada em Coimbra..uma arbitragem encomendada e de que maneira..
    uma VERGONHA!

    ResponderEliminar
  5. Vi o resultado na net ao intervalo ... Estou em choque...
    Vamos a ver se isto muda, o empate serve...
    A vitória era bem melhor
    Não posso dizer mais nada

    ResponderEliminar
  6. Valeu pelo empate mas, mas...é preciso mais, muito mais,sofrer desta maneira não dá.

    Na próxima semana lá vamos festejar.

    ResponderEliminar
  7. Que grande porra!Porque é que temos de sofrer até ao fim?Que raio de atitude,como é que o leader do campeonato tem que dar meia parte de avanço ao adversário?Porquê tanto nervosismo?Quem tinha de estar nervoso era o paços!Não basta o país estar todo a torcer para que percamos o campeonato,a segunda circular ter tudo comprado"mais uma vez o sporting marca no inicio do jogo com um autogolo aí de 90%"ainda temos que ajudar à festa?Agora não se esqueçam de empatar para a semana,que é para eu ter de enfiar um balde de merda pela cabeça abaixo!foda-se parecemos amadores!

    ResponderEliminar
  8. Disse aqui ha uma semana que o Quaresma nao devia ser titular e o Postiga nao devia jogar. Pois Jesualdo coloca-os em campo.
    Esta deve ser uma grande mensagem para os jogadores que estao em melhor forma e trabalham todos os minutos para ganhar.
    Assim nao ha controle de balneario.

    Que sofrimento.
    Os jogadores lutaram muito na segunda parte e mereciam ganhar. Demonstraram que merecem ser campeoes.

    Jesualdo definitivamente nao sabe mentalizar a equipa para entrar com espirito de campeao. Nao sabe incutir disciplina nos jogadores.
    Deixa jogadores em forma de fora e coloca jogadores sem forma e sem qualidade.

    Grande Adriano e grande Bosingwa.
    Postiga e Quaresma zero, para nao variar.

    ResponderEliminar
  9. Sofrer assim, não dá ... Agora no Domingo há que dar tudo como se fosse com o melhor do mundo.Se assim não for, mais sofrimento e a hipótese de um desgosto.

    ResponderEliminar
  10. Ainda estou a quente.
    Disse em comentária a post anterior que iriamos ver para quem Nossa Senhora de Fátima iria pender no seu dia e, a avaliar pelo golo do empate, parece que foi para nós.
    Não consigo perceber isto. Estamos perto da meta, e com vantagem. Exigia-se serenidade, segurança, processos simples e bem estudados. Em vez disso, vemos tremideira, sofremos um golo digno da liga dos últimos, falta de ideias, ausência de mecanismos, muito improviso.
    Depois de muita infelicidade (duas bolas no ferro), e contra uma equipa que fez muito pouco, conseguimos marcar num ressalto. Só depois respiramos.
    Já disse que só defenderia a substituição se, de facto, houvessem uma mais-valia significativa. Convenço-me de que não há treinadores no nosso campeonato com esse perfil, mas que seria possível ir buscar alguém lá fora. Depois do Bessa, outro jogo com esta falta de garra, não há pachorra.
    Até fiquei a pensar que, se tivessemos hoje um Lucílio, não ganhavamos. Paraty fez uma arbitragem como já não estavamos habituados - com poucos erros (e provocados sobretudo pelos auxiliares). Como que a dizer que as gentes do Porto não têm nada a ver com a corrupção endémica que se vê em Lisboa.

    ResponderEliminar
  11. ah..é só mais um penalty que não nos foi assinalado, para variar.

    e outra coisa, Baía a titular na próxima partida, ele merece.

    ResponderEliminar
  12. Porra. Foi à rasca. A equipa desiludiu-me.

    Volto mais tarde.

    Abraços à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  13. mas que PORRA !!!
    mas há alguma razão para termos de sofrer desta maneira ??

    Entramos sem nervo ou seja não jogamos à Porto.
    Com a devida excepção do Bosingwa e do Adriano que jogaram com raça e querer.

    Quaresma fez uma exibição miserável.

    Novamente bolas ao poste ! se houver uma estatística de bolas ao poste esta época deve dar um número elevadíssemo.

    Não posso deixar de falar na arbitragem.
    Em Coimbra o lucílio fez o trabalhinho que se esperava.
    Nós levamos com um paraty e essencialmente um fiscal de linha que fez um trabalho vergonhoso.

    Vamos fazer a festa em casa e contabilizar mais um título merecidíssimo.
    Como alguém já disse: contra tudo e contra todos !!

    ResponderEliminar
  14. D.-.. foi sofrer até ao fim...O Prof continua todo encolhido, parecia borrado de medo...Grande entrada do Meireles - quem sai aos seus não é de "Genebra" - e muita garra do Lucho, Bosingwa, Bruno Alves, Pepe e Adriano...Lisandro esteve uns furos abaixo, mas pior estiveram mesmo, Anderson - muito marcado por dois/três jogadores - e Quaresma, não só complicou na frente, como deu a "traseira" ao livre deles e claro foi golo! Esperava pior do Paraty mas ele fez tudo o que era possível para que tudo lhe corresse bem - a ele e ao Orelhas - então aquela mão na bola não é Penalty? Lamento muito a falta de fibra, aquela passividade do Treinador. F....., car....,grita lá para dentro, meu grande pastelão...

    ResponderEliminar
  15. Só agora é que vi no site do FCP, o grande Pastelão meteu o Ricardo Costa e o Renteriano banco e tirou o João Paulo - está de castigo, jogou bem a semana passada...

    ResponderEliminar
  16. Está então explicado aquele posicionamento...Fazer aquelas alterações só podia vir daquela cabecinha mal amanhada, saiu o Anderson e manteve o Quaresma que não fez nada...Sinceramente se formos Campeões e eu acredito porque mesmo com este senhor destreinador à frente nós vamos conseguir...Reforçou bem o meio campo com o Jorginho mas tentava colocar o Anderson a jogar na posição do Quaresma e mantendo o Lisandro abria o ataque da mesma forma, até porque me parece que o Jorginho joga bem como interior do lado direito, Lisandro iria acompanhar o Adriano e o Lucho auxiliaria o Raul Meireles, na realidade o Paulo Assunção está ainda sem ritmo, tal como o Pepe, embora este esteja melhor...Do Helton não quero dizer nada, no golo a bola ressaltou nas pernocas do Cigano e ganhou muita velocidade!

    ResponderEliminar
  17. Estava a ver que era hoje que tinha que me suicidar! :)

    O Jesualdo não é o Mourinho,mas há problemas bem mais profundos no nosso clube...mas esses ficam para o final do campeonato.

    O nosso plantel tem 5/6 jogadores de nível mundial (Lucho, Pepe, Quaresma, Anderson, Bosingwa e Helton)...mas é um plantel desequilibrado!

    Faltam-nos jogadores que consigam ser líderes (graças a Deus entrou o Meireles) e jogadores fortes fisicamente. Isto faz que quando a equipa afunda, afunde toda. Não há daqueles jogadores que conseguem ser um "porto seguro" quando as coisas não estão a correr bem!

    ResponderEliminar
  18. "Sem nervo, sem raça, o que também ja é costume. Uma equipa que discute o jogo consigo propria em vez de o discutir com o adversario."
    Faço minhas as suas palavras!
    Atrevo-me a dizer que, embora o deseje profundamnete, o FCP não merece ganhar este campeonato...
    E começo a concordar com os que dizem que o Jesualdo não serve...pode saber de futebol, estilo Carlos Queiroz...teórico apenas...mas não sabe icendiar os jogadores... já não falo no Mourinho, mas por ex. no Cajuda vs Norton, ou o próprio Jesus.
    De positivo a raça de Dragão do R. Meireles e a disponibilidade de José B. e de Adriano e ...o ponto que nos pode dar o campeonato.
    PS: O meu 2º Clube, hoje, teve uma atitude de campeão(ke o Porto n teve)e goleou o Rebordosa por 4:0 e subiu, ao fim de muitos anos de desaires, à 2ª divisão b.

    ResponderEliminar
  19. Temi o pior..a falta de atitude é gritante e fico a pensar mas que raio fazem eles nos treinos? ..e que forma é esta de abordar jogos decisivos?..e que tactica foi utilizada e treinada?..tanto o Boavista como o P.Ferreira são equipas de combate e nos vamos lutar como bailarinas? Não se entende e estou deveras desapontado, mas de uma coisa é certa..vamos ganhar o campeonato....e o treinador NÃO SERVE para o nosso clube.
    Precisamos de um treinador que imponha respeito,atitude, raça dentro de campo e isso não se vê..
    Valeu o " dispensado " Adriano claro salvador esta epoca e um quarteto defensivo que foi decisivo.
    Gostava de perguntar ao Quaresma porque é que se viram as costas na marcação de um livre?(...)contudo contribuiu para muitas vitórias e foi dos pés dele que nasceu o golo salvador...contudo terá de ser mais jogador de equipa e não abusar das trivelas.
    Do Postiga já nem falo porque sou suspeito e criticado por isso e neste jogo mais valia darem uma bola só para ele..
    Cumprimentos ainda sob nervos do Louro.

    ResponderEliminar
  20. Não percebo tanta ira contra o postiga quando o lisandro não fez um único lance durante o tempo que esteve em campo...

    ResponderEliminar
  21. A Culpa não é do Postiga,mas poderia render muito mais se fosse um pouco mais inteligente....
    Já agora: alguem reparou no extase dos comentaristas da TVI ao longo do relato do jogos dos lagartos?Até entrevistaram adeptos como se já fossem campeoes..ao ponto a que isto chegou!!!
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  22. É sofrimento a mais, carago...Nem passei uma noite tranquila, parecia que os Deuses queriam mesmo derrubar-nos associando-se a esta monstruosa campanha, fazendo correr água a potes sobre a Mata Real...Parecia que tinha havido uma reunião no Olimpo e decidiram regar-nos com o néctar dos Deuses...O "parolo" do destreinador do Paços - meio aturdido com o resultado - com aquele ridículo boné enterrado na mona fez-me surgir cá uma azia...É mesmo tudo a matar-se para nos tentar impedir de conquistar aquilo que merecemos...Sorte a mais para uns e perícia a menos de outros! Sinceramente, aquele estilo de diplomata, de insensível até ao enjoo, que gostaria de manter sempre - isto é mesmo só fachada - despe-se totalmente, quando assisto a coisas destas que me fazem doer o coração ao limite...Há coisas que gostaria de dizer e desabafar mas vou esperar por Domingo...Tenho descascado no Treinador sem piedade, ontem fi-lo mais uma vez, mas devo ser justo e afirmar que é o único a dar a cara de há uns longos tempos a esta parte...Isto é inadmissível e depois, sente-se na alma daquele homem no seu olhar perplexo, um receio tremendo de que qualquer coisa imprevisível possa suceder, que sugere medo e incapacidade de liderança a quem está de fora como eu. Vai ser mais uma semana de sentimentos contraditórios e grande sofrimento!Vamos conseguir!!!!

    ResponderEliminar
  23. O Meirelesportuense tem razão quando afirma que o Jesualdo é o único a dar a cara. Se o Porto for campeão (e eu só vou acreditar quando acabar o jogo com o Aves, porque nunca vi desbaratar uma vantagem pontual e competitiva tão fácilmente como este ano), não será certamente pelos méritos do treinador, mas temos de lhe louvar que não manda o Azenha dar a cara por ele.
    No mais, como bem sabem, sempre defendi que Jesualdo não era o homem certo para a nossa equipa (era, isso sim, uma solução de recurso decorrente de uma teimosia) e este final de campeonato está aí para o provar. Parece-me que há quem tenha esquecido que o Braga (onde Jesualdo fez um trabalho notável) claudicava sempre nos momentos importantes.
    Olha-se para aquele banco e o único sítio onde se vê garra é no Vítor Baía. Ontem, na Mata Real, Jesualdo e Azenha parecia que estavam num velório. Reinaldo Teles a mesma coisa.
    Dentro de campo, num relvado empapado e contra um equipa que prometia jogar o tudo por tudo (pensa na UEFA e aliciada com um prémio extra talvez a receber lá para os lados da 2ª Circular), uma equipa de pesos pluma... Anderson, Lucho e Paulo Assunção no meio campo podem ser geniais mas aquele campo exigia Raul Meireles de início... aliás, demonstrou-se que o Porto precisa de um ou dois jogadores possantes fisicamente para estas alturas...
    Na frente, Adriano e Lisandro deslizavam mas, enfim, lá veio o golo da praxe daquele que em Dezembro alguém na SAD queria ver pelas costas... Quaresma, esse coitado ainda não aprendeu a centrar ou rematar doutra forma? E que, aqui e ali, fazer um passe de primeira é a melhor coisa? E no livre, quantas vezes berrou o Helton o nome dele antes de fazer o serviço que fez?

    ResponderEliminar
  24. Ontem fiquei limitado a ouvir pela rádio (RR).
    O que retive:
    - o FC Porto mandou 2 (3?) bolas aos ferros, Peçanha foi o melhor em campo, o golo de Antunes é um chouriço, o líder sofreu por ter azar no 1-0 e azar em não ter marcado antes e depois desse golo.
    - mesmo assim fartei-me de ouvir dizer que o FC Porto jogava mal, dominava mas jogava mal, criava ocasiões de golo em barda mas jogava mal.
    - a intempérie complicava a tarefa portista
    - Jesualdo fez substituições de alto risco em quem, mais uma vez, ninguém acreditava (pelo que ouvi...), tirar Lisandro e Anderson?
    - pelo meio ia ouvindo que um penálti (depois vi um segundo penálti na tv de Nani sobre Filipe Teixeira, mas nunca houve comentadores aptos e prontos a sentenciar que era falta, ao contrario de quando o academista mergulhou ante Marek Cech e o Porto sofreu um penálti inexistente em Coimbra).

    Agora, Ziratev, ainda que o onze provável fosse o mais lógico, bem me parecia que era muita fruta na frente, equipa desequilibrada na ofensiva e, assim, mais sujeita a um imponderável como o chouriço de Antunes.

    Ah, ouvi dizer que Anderson jogava longe da zona onde deve actuar.

    Pois, com a equipa prá frentex, alguém devia jogar mais recuado e Anderson era, posicionalmente, o exemplo visível da má escalação da equipa.

    Que se aprenda para a última lição do campeão.

    ResponderEliminar
  25. que filme de terror tive eu q assistir ontem, haja coração para aguentar tanto sofrimento, temi o pior, agora lá estarei domingo no sítio do costume. PaRA GANHAR!

    ResponderEliminar
  26. O Quintino tem razão no comentário que fez. Nos momentos difíceis, o treinador tem de mostra, simultaneamente, firmeza e segurança. Tem de gritar para dentro, abanar a equipa, sem mostrar nervos. Difícil? Por isso há poucos treinadores de "top".
    Jesualdo, após o golo do Paços, era o desânimo em pessoa. Quando o líder se fecha em si mesmo, o desnorte dos liderados é uma consequência natural.
    Outra nota - torna-se muito habitual referir como jogadores de fibra, com espírito de campeão, aos jogadores que fomos buscar ao Bessa... E de forma inteiramente justa, diga-se.
    Só de pensar que o Postiga saiu da nossa escola... Que falta de "nervo"...

    ResponderEliminar
  27. Li o Jogo agora e na cronica do jogo dos lagartos os arbitros, Coroado inclusive dizem que houve um penalty claro contra a lagartada não assinalado.
    Quem era o árbitro??? Lucilio calabote lagarto.
    Tudo dito

    ResponderEliminar
  28. vi agora a estatística que confirma a ideia com que tinha ficado:

    Estatística do jogo

    Paços Ferreira
    4 remates
    0 poste
    0 à baliza
    1 golos

    FC Porto
    19 remates
    2 poste
    10 à baliza
    1 golos

    empatamos a uma bola com uma equipa que não fez um remate à baliza !!

    ResponderEliminar
  29. Acho q os elogios a Meireles e Bosingwa são inteiramente justos. Também Fucile actuou com bravura.

    ResponderEliminar
  30. inqualificável esta atitude dos jogadores

    "Por isso, não se entende a razão pela qual a maioria dos jogadores do FC Porto não agradeceu o apoio. Foram trocadas camisolas com adversários e logo correram para o balneário. Jorginho, Quaresma, Bruno Alves e Lucho foram dos poucos que saudaram os mais de três mil portistas que resistiram ao mau tempo.
    "

    grande apoio de todos os presentes na bancada sul, mesmo com a equipa a não puxar nada pelos adeptos.

    esses adeptos pelo que apoiaram e pelo que sofreram em função das condições atmosférias mereciam um agradecimento final de todos os jogadores

    ResponderEliminar
  31. OffShore tens razão quanto à vergonha que foi o não agradecimento por parte dos jogadores aos adeptos que foram fantásticos perante tal temporal. Só o mau resultado (para o empate foi um mau resultado, ainda que tenha chegado para as nossas aspirações), como dizia só o mau resultado pode ter feito os jogadores nem pensarem nisso e perdoar tal acontecimento.

    Qt às estatísticas, elas são evidentes e os deuses não parecem estar do nosso lado.

    Em Coimbra na primeira vez que a bola foi à baliza da académica, e nem sequer foi por iniciativa do Sporting, foi golo dos lagartos. Em Paços a primeira que foi à baliza de Helton foi golo. Duas bolas aos postes não chega para marcar um golo. O dilúvio que se abateu que só favorece quem não quer marcar e quer defender.

    Um lance para penaltie aos 8 minutos foi prontamente marcado pelo lucílio, contra o Sporting, devia estar a olhar para outro lado e a favor do FCPorto a bola vai a um braço do jogador do paços e o árbitro fez que não viu.

    Anderson jogou (?) a dormir, Quaresma meteu nojo (desculpem mas é o que penso), Lisandro incrivelmente não mostrou a garra que o faz ser um dos melhores e empurra os outros para a frente.

    Não se entende tanta intermitência. O FCPorto ora faz uma excelente exibição ora faz um exibição destas, sem brilho, sem garra, etc.

    Para mim o melhor foi RMeireles e Bosingwa. RMeireles mudou por completo o jogo e tivesse entrado mais cedo talvez ganhasse-mos.

    Mas estamos a depender só de nós e vencer o Aves está perfeitamente ao nosso alcance, assim o queiram os jogadores, que parecem não querer.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  32. acabo de ler este comentário do técnico Manuel José

    "No Porto não trabalho com aquele presidente, de forma nenhuma. Não há hipótese de trabalhar no FC Porto", vincou Manuel José. "

    mas quem é que lhe disse que havia lugar para ele no Porto ??

    ridiculo.

    ResponderEliminar
  33. Temos de ganhar no próximo Domingo, assim como o teríamos que fazer se ganhassemos em Paços de Ferreira que mais não fosse por uma questão de orgulho! O Sporting teve - tem tido - o caminho completamente desbravado nesta fase final do Campeonato...Eles nem precisam de rematar à baliza outros o fazem por si...Ontem ganhavam de qualquer modo e para as dúvidas estava lá o AMIGO LUCÍLIO...No Bonfim mais uma vez o Veríssimo esteve no golo do Benfica, já vai sendo habitual...Em relação ao Porto é o costume temos de encarar cada jogo como uma batalha e para isso temos de ter alguém que tenha físico para poder impor esse aspecto. Físico aliado à técnica e mais uma vez o Prof rejeitou essa possibilidade ao colocar de fora o João Paulo! Porra - como dizem os brasileiros - o rapaz ou tem mau hálito, ou então porta-se muito mal nos estágios...Porque será aquela aposta constante no RCosta? O rapaz engraxa bem? Tem bom feitio e acata tudo?
    Se tivessemos ganho na Mata Real(?)um empate no Domingo chegava e sobrava para arrecadar o título, mas manda o orgulho que ganhemos perante mais um careca que tudo fez e faz para "servir servilmente" - esta redundãncia é mesmo muito adequada - os Lampiões da 2.ª Circular!...Soube hoje que decorre um julgamento ainda sobre os terrenos das Antas e sobre o Plano de Pormenor aprovado...Mais uns figurões a querer aproveitar e "sacar" - é o termo - dinheiro desta enorme campanha contra o nosso Clube...Terrenos vendidos ao Porto em 1956!...A Laura Rodrigues - cúmplice do Rio nesta tramóia - nem sabe onde pára o meio milhão de contos que recebeu dos Amorim para deixar aprovar o Projecto...Pelo menos os sócios da Organização a que presidiu naquele movimento de estupro generalizado de 2003/2004, não sabem onde ele está...Agora aparecem os "Pratas" a quererem converter em "Ouro" os terrenos que venderam há cinquenta e dois anos!...É engraçado perceber que isto só acontece ao Porto e a mais ninguém, os outros não tem nenhuns problemas é sempre a andar, tudo sobre patins, então na Luz quantos projectos de Pormenor já foram aprovados para rentabilizar aqueles esventrados terrenos? Só no tempo do Vale e Azevedo foram dois e agora mais um para o novo Estádio que já rendeu o que tinha a render e mais qualquer coisa - bombas de gazolina, lotes da EPUL, etc, et, etc, etc...Em Alvalade o Sporting vai pelo mesmo caminho - bombas de gazolina, lotes da EPUL - até está a pensar pedir indemnizações à Edilidade pelo atrazo na esmola e aqui é o que se vê...Até em Gaia a coisa parece persistir, dizem-me que as gentes de Olival pretendem fazer semanalmente uns jogos de solteiros e casados no Centro de Treinos da Autarquia...No Seixal tudo na paz dos anjos...Sinceramente, incomodamos muita e poderosa gente!...Contra tudo e contra todos, venceremos!...

    ResponderEliminar
  34. Há uma coisa que não posso deixar passar em claro. Aceito que muitos não gostem do Jesualdo, aceito que achem que não é treinador para o FCPorto, aceito que possa ser um treinador fraco, mas há algo que me incomoda muito e tenho que dizer, nem que me esteja a precipitar, parece-me claramente que Jesualdo Ferreira é um treinador a prazo, parece-me claramente que os jogadores ou não o respeitam ou o respeitam pouco. Jesualdo está completamente abandonado, quer pela direcção, quer por muitos jogadores que parecem que não querem que ele lá continue e isto numa época em que os ataques surgiram de todos os lados sem que ninguém defendesse o grupo, sendo apenas um homem a fazê-lo.

    É evidente que os jogadores tudo vão fazer para serem campeões, é um título mais no seu curriculum, mas vão fazê-lo por si próprios e nunca pelo treinador e as intermitências do FCPorto nos vários jogos só servem para provar isso mesmo, qd os jogadores querem jogam que se fartam, para logo a seguir cumprirem apenas os serviços mínimos dos mínimos e aí quem tem toda a culpa é uma direcção que há muito tempo dá a entender que Jesualdo está por sua conta e risco e que os jogadores podem fazer o que lhes apetecer que para o ano o treinador já lá não está.

    O balneário está um farrapo, uns ainda se esforçam, outros só o fazem se realmente necessário. É a anarquia total e Jesualdo não tem qq poder sobre os jogadores.

    Acredito que domingo vão fazer um jogão e vencerão com facilidades consagrando-se campeões, porque futebol têm os jogadores para isso e qd querem conseguem. Mas não deixa de ser muito triste esta forma com que se estão a portar, envergonhando o clube, deixando mal o seu treinador que nunca terá hipóteses de unir o grupo que me parece claramente dividido.

    A minha previsão: O FCPorto será campeão, Jesualdo sai, assim como meia dúzia de jogadores e para o ano começamos de novo na aflição de se estabilizar um sistema de jogo, encontrar uma equipa, etc. e isto se não se começar novamente com experiências de treinadores como na época anterior a Adriaanse.

    Se calhar estou errado mas é o que penso e tinha de o dizer.

    Agora o que é necessário é a união de todos os portistas, vamos apoiar, apoiar e apoiar esta equipa até ao próximo domingo e depois então muito mais haverá para se dizer.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  35. É, off-shore, as coisas inverteram-se. Mas a lengalenga é a mesma. É como os árbitros, o sistema, o alegado favorecimento ao Porto. E os outros é que lucram.
    Não vi os jogos, mas além do penálti do Liedson sobre o Miguel Pedro há outro de Nani sobre Filipe Teixeira. Vi posteriormente que o inefável Manha comentou o jogo na TVI mas não deve ter visto nada ou pelo menos esse toque em Filipe Teixeira, antes do outro flagrante penálti e na mesma zona daquela área. O Manha, recorde-se, que viu falta de Marek Cech sobre Filipe Teixeira há umas semanitas sem ter havido contacto e o academista atirando-se para a piscina.
    O Manel Zé já é o Mourinho dos faraós. Que não protagonize, agora, a fuga do paralítico do Egipto.
    Para algarvio já nos basta o Cajuda de volta para o ano, embora já esteja cansado da sua faladura e ainda só agora subiu.
    Quanto ao título e aos desejos dos rivais, veremos se chegam lá mais depressa do que a PJ a descobrir a Maddy...

    ResponderEliminar
  36. "... Jesualdo sai, assim como meia dúzia de jogadores e para o ano começamos de novo na aflição de se estabilizar um sistema de jogo, encontrar uma equipa, etc. e isto se não se começar novamente com experiências de treinadores como na época anterior a Adriaanse."

    esse é o meu maior receio. não podemos entrar numa fase de 1 treinador por época !

    Jesualdo deve continuar, a não ser que haja alguém com nome e crédito, sem margem para dúvidas, para o substituir.

    entrar em nova aventura Co ou outro como o Italiano é o pior que nos pode acontecer.

    - Estabilidade.
    - Regresso dos valores e da mistica ao balneário.
    deverão ser os principais objectivos na preparação da próxima época.

    é impensável que o Porto entre num jogo tão importante como o de Paços com a atitude que nós vimos.

    Devemos fazer a receita indispensável com a venda de 1 ou 2 jogadores e dispensar uns 3 ou 4 que estão a mais no plantel e proceder à necessária diminuição do orçamento para o futebol. Algo que, como aqui foi recordado aquando da discussão sobre as eleições, foi prometido e ainda está por se concretizar.

    ResponderEliminar
  37. Zirtaev,
    "O balneário está um farrapo, uns ainda se esforçam, outros só o fazem se realmente necessário. É a anarquia total e Jesualdo não tem qq poder sobre os jogadores.
    "
    se isto for a realidade o que mais me impressiona é que o Presidente nada faça.

    Porque, a ser verdade, é impossível que ele não tenha conhecimento dessa situação.

    A ser verdade também questiono qual o verdadeiro ascendente do Baia sobre os restantes jogadores.
    Será menor do que eu pensava que era ?

    Mas provavelmente seremos nós a conjunturar em função das coisas não estarem a correr tão bem como esperávamos.
    Pelo menos, assim espero que seja.

    ResponderEliminar
  38. Off-shore, mas especular, ao que se vê, não faz mal.
    E, à falta de proposta para Baía renovar, não sei que pensar, se deve ficar para que a mística não se esvaia ou sair empurrado porque alguém o tome eventualmente como instigador de conflitos, sei lá...
    Mas não acham estranho essa falta de convite? O Baía que era apontado como o prolongamento do Jesualdo?...
    Ridículo é o plebiscito marcado para domingo a Pinto da Costa sem a certeza de o título ser do FC Porto. Essa é que é essa...

    ResponderEliminar
  39. É... essa de ainda ninguém ter falado com o Vítor Baía dá que pensar... espero que não dê que falar... neste clube, de há uns tempos a esta parte, não se costuma ter consideração por quem tão bem nos serviu que pode empalidecer ou fazer sombra a alguns!!!!!

    ResponderEliminar
  40. Não ganhámos para o susto!
    O "filme" que vi ontem foi autenticamente de terror.
    Tenho de admirir que cheguei a imaginar perder a primeira posição.
    Felizmente não passou de um susto e espero que no próximo Domingo se retifiquem e que mostrem que merecem ser Bi-Campeões Nacionais!!
    O FC Porto entrou muito mal no jogo, sem velocidade e com muita passividade. O Paços de Ferreira também não jogava melhor, mas teve a sorte de no primeiro ou segundo remate que fez à nossa baliza, marcar um golo. A responsabilidade é total para a barreira. Quanto o livre é cobrado, a barreira tem de estar unida e coesa e não foi isso que aconteceu!
    Tinhamos de ir atrás do prejuízo e, convinha na primeira parte ainda, chegar ao empate, mas isso não aconteceu.
    A esta altura já o segundo classificado (para variar) estava a ganhar logo desde os minutos iniciais. Assim nem é preciso jogarem. Basta quase os adversários jogarem mal.
    Ainda tenho de perceber porque é que os adversários do scp sofrem golos no início da partida!! É para ajudar?? Parece.
    Na segunda parte jogámos melhor, mas com condições climatéricas muito prejudiciais para um espetáculo de futebol.
    Adriano foi o salvador da tarde ao marcar o tento do empate e possibilitar que continuássemos em primeiro.
    Quaresma e Lisandro fizeram uma exibição muito má. Não gostei do jogo deles ontem.
    Ao contrário, Adriano e Raul Meireles foram os melhores.

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://magicoporto.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  41. A sorte não quer nada connosco.
    Até ao golo do Paços, não jogamos mal, faltou sorte.
    Depois do golo, até o S. Pedro se irritou e mandou-nos aquela saraivada, para nos complicar a vida.
    Acho as substituições bem feitas, em especial a do Raul Meireles, que pôs ordem naquele meio campo e acima de tudo autoridade.
    Gostei do Adriano, é uma espécie de "ABONO DE FAMÍLIA".
    Quanto ao Ciganito, dou-lhe desta vez (-0 )negativo.
    Domingo vamos ser CAMPEÕES.
    Haja FÈ.
    Saudações Blues

    ResponderEliminar
  42. Zirtaev,

    "Aceito que muitos não gostem do Jesualdo, aceito que achem que não é treinador para o FCPorto, aceito que possa ser um treinador fraco, mas há algo que me incomoda muito e tenho que dizer, nem que me esteja a precipitar, parece-me claramente que Jesualdo Ferreira é um treinador a prazo(...)"

    Subscrevo o teu comentário por inteiro. E recordo-me de um comentário de um anónimo que aqui ficou famoso por ter dado conta a este blogue de algumas atitudes que vinha de dentro do balneário. Recordo-me de uma das histórias em que o anónimo se referia a Bosingwa quando este treia dito ao Professor que nenhum dos dois estaria no Dragão para o ano e por isso não valia a pena trabalhar...

    Também sobre o Baía a quem não queriam renovar o contrato e que até já lhe tinham transmitido essa vontade...

    Para os que se lembram desse texto digo-vos sinceramente, nunca esse texto fez tanto sentido...

    E esta "hein"?

    Abraço à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  43. eu so admitia a saida do jesualdo se fosse para trocar por um destes 2 treinadores:paul le guen,jose mourinho.

    nao sei se repararam no final do jogo enquanto o jesualdo saia foi muito assobiado,o baia apercebeu-se disso e foi logo acompanhar o professor abraçado a ele.conclusao nao assobiaram mais e ate se ouviram alguns aplausos.aki esta o verdadeiro espirito de vitor baia.este senhor tem de continuar muitos e muitos anos no porto.

    ResponderEliminar
  44. Este texto foi publicado há uns meses aqui no Portistas de Bancada. Hoje faz tanto sentido, que eu volto a publica-lo. Foi escrito por um anónimo e foi posteriormente apagado pelo Zirtaev. Na altura copiei o texto e em boa hora o fiz. Serve de resposta a algumas atitudes que são explícitas no balneário azul e branco. Deixemo-nos de atacar o Professor de forma gratuita. Se ele não consegue mais éporque não o deixam. Alguem se lembra de ver o Braga do professor sem atitude? Ah, pois é!

    Ora atentem ao que foi escrito em meados de Fevereiro pelo anónimo "Agora Somos Dois":
    ___________________________________

    "Depois da tragédia octaviana, tivemos o Mourinho durante dois anos e meio. Foi isso que interrompeu a decadência que já se sentia. Lembram-se que com Octávio Machado a contestação dos sócios já atingia o nosso Presidente? E que nessa altura se virava exactamente contra o Senhor Caldeira?

    Pois bem, o Senhor Caldeira ficou, o Mourinho foi-se embora. Vieram vários, o Del Neri a quem o Jorge Costa tirou o tapete, o Fernandez que era talvez o melhor e a quem tiraram o Carlos Alberto. Depois chegou a nódoa couceira o pior treinador português dos últimos anos, um embalsamador de equipas que atirou para a segunda divisão. De repente, o Adrianse, um homem das camadas jovens. Pensei que íamos apostar no longo prazo, mas esqueci-me que a cantera não dá comissões. O homem não conseguia vencer os interesses instalados, que queriam jogadores da zona franca da Madeira e de países em que não há transparência fiscal e bateu a porta. A história da vinda do jesualdo fica nos anais como um acto de estupidez: como é possível que tenha vindo através de um intermediário? Isto quando as nossas relações com os metralha estavam boas? Custou o dobro do que teria custado se o nosso presidente tivesse falado com o joãozinho, mas isso não dava comissões.

    O Jesualdo não é mau, mas não foi ele quem formou a equipa, não fez a pré-época, não teve sequer a hipótese de contratar um preparador físico porque teve que ficar com os restos do passado que estavam na folha de pagamentos.(...)"

    "Baía foi informado que o seu contrato não será renovado... Ricardo Costa que fora despedido a chorar em pleno relvado não sai porque os franceses não pagam por suplentes... Adriano foi posto à venda porque o passe não é todo do clube... Afinal, ficam os dois.
    Todos os dias se anunciam reforços: Madrid e Diego, que faziam todo o sentido porque cá dentro toda a gente sabe que o Lucho devia parar para se curar dos problemas que tinha. Mas comprar em Braga não dá comissões. Vêm o Lucas e o Renteria, uma 5ªa opção e uma esperança do passado, que já no Brasil era conhecido por “desesperança”.
    Jesualdo cala-se, come o cigarro e percebe que Adriano é uma opção, mas não conta que mais uma vez, o Postiga seja o problema no balneário. “Ai ele fica? Então ele que marque..”. O Bosingwa, que só o Baía consegue controlar, começa a treler mas o Victor já nem quer saber.(...)"

    "Não há dinheiro e em vésperas do jogo com o Chelsea, Fernando Gomes desabafa que “nem para os ordenados” e espera que o FC Porto pelo menos empate. Mas nada disso acontece. Na volta, o presidente já só pensa que é preciso é comprar um outro guarda-redes. No balneário alguém pergunta se não vai voltar o Bruno Vale e arma-se uma giga.
    Agora, a táctica é outra, vender os direitos televisivos de 2009 – 2013 para conseguir fazer face ao buraco das contas, vender o Pepe, o Lucho e o Quaresma. Alguém segreda: “se for preciso, fazemos uns saldos”.(...)"

    (...)"O jogo com o Sporting
    Durante a semana, no Oliva, treinamos sempre em 4-4-2, com o Quaresma como vértice adiantado do meio campo lozango e o Adriano com o Lisandro à frente. Quando o Lisandro se lesiona, Jesualdo fica de cabeça perdida porque sabe que o Postiga não pode jogar com o Adriano. Pensa então em avançar o Cech para o meio campo e deixar à frente o Quaresma e o Adriano, mas para isso precisa do Bosingwa. Como o Zé anda de cabeça perdida, irritou-se por lhe chamarem a atenção no treino e diz ao Jesualdo que daqui a dois meses já cá não estamos os dois e o professor não pode deixar de tomar uma posição, foi a terceira falta de educação. Há que mudar a táctica e virar para o 4-3-3 o que exige um meio campo lutador, mas o Meireles e o Assunção estão á bica e o Lucho, já se vira nos treinos, só lhe faltam bolsos nos calções.(...)"

    (...)"O resto vocês todos sabem. Mas o que não sabem é que Jesualdo tem feito os impossíveis. É, em 25 anos de FCP/JNPC o primeiro treinador que está sozinho, que não tem direcção, que não fez a pré época, que não consegue escolher os jogadores que entram e que saiem. Além disso, temos as arbitragens que nunca nos dão o benefício da dúvida por razões óbvias e tem ainda o Benfica a resolver os jogos à maneira do Veiga.(...)"
    ___________________________________

    Ora, digam lá que este texto não faz sentido, agora que estão passados 3 meses da sua publicação em forma de comentário por uma anónimo que assinava como "Agora Somos Dois". Até começo a entender quem terá escrito isto. Na altura foi criticado pelos situacionistas mas eu sempre acreditei nesta tese. Agora é esperar pelo final do campeonato para que tudo seja confirmado. O problema é que parece que vai ser mesmo assim...

    Zirtaev, tomei a liberdade de fazer copy/paste deste texto naquela altura. Se porventura achares que não o queres ver aqui publicado faz o favor de o apagar. Apenas o coloco hoje para coroborar uma "tese" que tenho e que ao que parece faz todo o sentido.

    Um abraço à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  45. O nosso treinador está efectivamente só...Ele é que tem amortecido todos os embates que o grupo tem recebido...O Jesualdo não tem uma personalidade aguerrida, daí quando as coisas correm mal ele parecer abatido e com um ar de criança surpreendida e cruelmente abandonada. A Direcção devia apoiá-lo com muita força e não colocar-se de lado como se não tivesse nada aver com tudo o que está a suceder...Já afirmei que se o Presid não pode falar então que outro assuma esse encargo e diga de sua justiça nos momentos mais polémicos e críticos. Até me pareceu tanga aquela da apresentação do livro do Presidente, estarem todos reunidos e ele ter ido comer umas francesinhas...Agora deixar os técnicos e os jogadores completamente à sua mercê e ficar a tocar birimbau não é digno do que o Clube nos habituou...O Vítor Baía bem puxa, grita, mas nada pode fazer se do banco não surge uma atitude consentânea com essas necessidades. O perfil demasiado soft do Jesualdo tem sido potencializador de algum desnorte dentro do campo...Os jogadores precisam de alguém que tenha responsabilidades os incentive de forma concreta, mesmo que por vezes rude mas ainda assim revificadora, para eles sentirem que não estão ali sózinhos e abandonados! Tive até pena do Macaco, desesperado que estava com o rumo dos acontecimentos até me pareceu ir começar a chorar...Volta Macaco que estás completamente perdoado...Depois do golo do empate ele - o Macaco - voltou a assumir a postura anterior e até debaixo daquele cenário Dantesco, tirou resolutamente a camisola que devia estar completamente encharcada só para mostar aqueles peitorais desenvolvidos!
    Quanto ao Sporting também acho estranho, muito estranho este inicio avassalador dos jogos e depois uma imediata desaceleração que se torna incompatível com a tão propalada capacidade realizadora da equipa, vejamos: em Coimbra aos 3 minutos, cruzamento do Nani bola cortada para a baliza por um defesa académico, os defesas e o guarda redes a pedir nem sei o quê e Golo! O Liedson estava completamente sózinho e até entrou pela baliza dentro...Logo a seguir Penalti, ninguém marca o Liedson e ele entra facilmente na área e sofre falta ou faz uma simulação à Adriano no Bessa...No segundo golo o Moutinho e mais dois Sportinguistas estavam completamente sozinhos à espera de um cruzamento que foi certinho para os pés do Moutinho, para aí dez ou quinze metros para lá do último defesa da Académica e perante a apatia da defesa da Académica - Pedro Roma incluído ele que se esfarrapa sempre que joga contra o FCP - que pediam porventura fora de jogo ao Moutinho este tranquilamente faz Golo! Fora de jogo? Não esmiuçaram o lance nem interessava! O Coroado disse que a falta do Nani sobre o Filipe Teixeira não existiu, o jogador academista sentiu um toque e atirou-se para a piscina...Quando o Porto lá jogou, aí sim, não havia piscina, e portanto tinha que ser Penalti ele o Filipe Teixeira só tinha relva para se atirar...Relativamente a Paços até chegou a afirmar que a bola que suscitou dúvidas dentro da área do Paços, foi ao tronco do defesa ou a outra qualquer parte do corpo e se foi à mão - se foi à mão - não houve de certeza qualquer intenção de fazer falta até porque o remate foi desferido de perto...Extraordinária aquela cabeçorra até já consegue adivinhar a intenção do jogador! Para além disso e para cortar de vez com a polémico atirou com a bisca de que o remate ou cruzamento foi feito de muito perto! Mentira, foi um cruzamento feito do outro extremo da área, de perto foi o cruzamento que foi à mão do jogador do Braga (Frechaut) e ele aí não teve quaisquer dúvidas era Penalti pois claro!...Acho admirável este amor assarapantado do Coroado pelo Boavista, há ali afinidades ainda por descobrir! Máfia, Padrinhos, Afilhados, deve haver ali qualquer coisa deste tipo correlacionada! InBestigar, MJM, InBestigar!...

    ResponderEliminar
  46. Desculpa zirtaev mas tenho que discordar...
    O Porto mostrou pouca garra mas ao que não foi alheio o estado de terreno que dificultou o jogo de uma equipa que assenta na técnica de jogadores como Anderson e Quaresma.
    Sem campo para jogar é dificil ver a magia de quaresma e anderson.
    Pior exibição fez o Lisandro que não fez absolutamente nada e de técnica tem quase 0,muita entrege e pouca qualidade...é esse o jogador á Porto?
    Prefiro o Quaresma...
    Devo lembrar-te que o golo nasce dos pés do Quaresma que cruza a bola.
    Devo lembrar que Anderson fez dois passes de morte para adriano e ele nem a bola consegue dominar demonstrando que nao é avançado para o Porto e apenas uma solução de recurso,marcou um golo de sorte.
    .
    Acho injusto a forma como têm tratado o quaresma neste blog após os ultimos dois jogos colocando sistematicamente em causa o seu profissionalismo...
    Voces já se esqueceram de quanntos pontos o Quaresma ja deu ao Porto?de quantas vezes foi ele que levou uma equipa sem o mínimo de magia após a lesão de Anderson ás costas...?
    Quantos golos e quantas trivelas nos deram vitórias mesmo quando a equipa não aparecia?
    Lisandro deu esses pontos?não me parece...porque não criticam a nulidade que foi o Lucho esta época...ele é que é o jogador á Porto que se arrasta em campo o jogo todo e que nem os passes lhe saem direitos este ano...?
    .
    .
    Tenham dó,o Quaresma a par do Anderson é o jogador de craveira mundial que o Porto tem e se este ano o Porto vence o campeonato muito a ele o deve porque carregou a equipa ás costas em momentos muito dificeis...ele não tem direito a ter momentos maus?não pode errar?se joga dois jogos maus isso apaga uma época inteira?
    Porque não criticaram então as exibições medíocres do Lucho este ano?
    Porque vangloriam um jogador sem metade da técnica do Quaresma como é o Lisandro...
    Todos falam maravilhas do Adriano que mal sabe dominar uma bola...agora façam as contas e me digam os golos que ele marcou foram graças a quem...ao quaresma...muitos deles bolas que era só encostar,podia ser o adriano coo qualquer outro...
    Mais respeito pelo Quaresma,ele fez por o merecer e por isso não sejam ingratos...
    E no proximo jogo sem diluvio quero ver magia e quero anderson no meio e Quaresma á esquerda e com o campo em condições eles vão mostrar que uma equipa não vive só de lisandros e adrianos e que o povo vai á bola é para ver verdadeiros craques como Quaresma e Anderson.
    E já agora grande época dp Bosingwa,um exemplo para todo o plantel.

    ResponderEliminar
  47. Estamos a um pequeno passo do título.
    Apesar de tudo o resultado em Paços não foi mau porque continua a manter-nos na rota do objectivo.

    Temos tudo para sermos felizes. Dependemos exclusivamente de nós, jogamos em casa, contra um dos clubes condenados à descida e com um estádio cheio e ruidoso venceremos e festejaremos com sentida emoção.

    Quanto ao jogo convido-vos a dar uma espreitadela ao meu blog onde relato a minha visão do mesmo:
    http://dragaopentacampeao.blogspot.com/

    Estou convencido que muita coisa terá de mudar para a próxima época, tanto mais que o clube necessita de vender algumas jóias para fazer face às dificuldades financeiras.
    É a triste sina deste clube que ainda não encontrou o rumo certo para a estabilidade.

    Dispensar os "escolhos" nunca será tarefa fácil porque esses não terão certamente quem os queira comprar.

    Por isso é que abundam jogadores desses emprestados com despesas a cargo do n/clube.

    É urgente terminar com esta política ruinosa.

    Não será fácil porque a Sad não é só Pinto da Costa!

    ResponderEliminar
  48. Teixeira esse texto foi muito bem lembrado, tinha-o guardado para o fim do campeonato e para a próxima semana vou colocá-lo precisamente com o título "Possíveis razões de uma 2ª volta medíocre". Acho que ainda é cedo para vir com isso à baila e por isso não me alongo.

    Ricardo, o Quaresma é um génio, tem tudo para ser tão bom ou melhor que o CRonaldo, mas falta-lhe algo que, pelo menos no FCPorto eu não admito que falte, espírito de sacrifício e de equipa e estas qualidades Lisandro costuma ter para dar e vender, por isso lhe "perdoei" mais o mau jogo dele de ontem, que perdoo ao Quaremsa. Este último nos últimos jogos tem demonstrado exactamente o contrário do Lisandro. Aliás qualidades que adquiriu com Adriaanse e que ao longo desta época foi perdendo. É claro que é um grande, grande jogador e por já nos ter dado tanto é que se nota tanto a falta que tem feito. O Lisandro, tal como o Adriano, pode não ter técnica, mas compensa-a com abnegação e vontade e Adriano até marca golos. Já Quaresma se por algum motivo lhe falta a técnica...

    Se está a atravessar um mau momento de forma, que é natural em qq jogador, é preferível lá colocar o Alan do que fazer-nos desesperar com este Quaresma.

    Só espero que o próprio Quaresma leia este e outros blogs, para saber o que vai na alma dos adeptos, e olha que não sou com toda a certeza só eu a desesperar com o Quaresma.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  49. Teixeira, lembro-me bem desse texto, mas creio que foi em Março por altura da derrota com o Sporting. Nem de propósito, acabei de sugerir ao Zirtaev uma abordagem na mesma tecla, o balneário, o técnico, as desavenças, os fora de forma ou fora de linha. Embora amanhã eu fale de outra coisa.
    Meireles, continuamos no mesmo ponto, tal e qual o Zirtaev, quando à figura do treinador, mas ele como responsável técnico também tem de ter outra atitude, de técnico...
    Ricardo, não há dúvidas quanto a Quaresma e o que significa para nós, mas não podes escamotear que não são só dois jogos, desde o jogo com o Sporting, para não recuar até mesmo à recepção ao Braga, que não é o mesmo jogador. Não são só dois jogos, são já muitos jogos. Nestas ocasiões acho que o banco por uma ou duas semanas far-lhe-ia bem, olha depois do estúpido amarelo do Bessa e que se viu ante o Nacional o Porto não "precisar" do Quaresma.
    São muitos jogos, não é normal e só o será, por ironia, por sentir-se dono e senhor do lugar. Ele e outros. Isso é que arruina a coesão de uma equipa e minimiza os outros jogadores que sabem não contar para nada. Do género do Postiga "então o Adriano que marque os golos". Isto arruina um balneário, não duvides.
    Estás também certo quando à imperícia do Adriano, mas ele compensa isso com uma entrega e atenção totais que lhe permitem marcar e estar sempre lá para facturar. O Postiga é melhor tecnicamente, mas não dá ao físico e não é veloz, além de ter ares de vedetismo que o prejudicam e o Adriano é mais humilde e solidário no trabalho colectivo, não podes esquecê-lo.
    Mas, como disse ao Teixeira, poderemos falar disso noutra altura.

    ResponderEliminar
  50. Exacto Zé Luís, apenas trouxe parte do texto à baila por fazer todo o sentido pelo que o Zirtaev escreveu no comentário.

    Teremos muito tempo para o discutir. Fico à espera do teu texto.

    Abraço à Bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  51. E só mais um sublinhado. Não me lembro de ver o Braga do Professor sem atitude. A sua pouca assertividade não me server de desculpa para alguma falta de atitude do FCP na forma como tem abordado esta segunda volta e em especial nos últimos jogos.

    O culpado não é Jesualdo. Ou pelo menos não será o único. Ainda que discorde de algumas das suas opções, não vou cair no erro (pelo menos para mim) de o crucificar.

    Abraço à Bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  52. Está tudo muito espantado com a fraca exibição na Mata Real. Mas a questão já vem de trás.

    Tenho andado espantado com o conformismo de todos os portistas.

    Uma sondagem recente revelou que a esmgadora maioria dos adeptos é a favor da continuidade do treinador.

    Por favor... Só para quem não quer ver... Tenho alertado para o erro enorme que será investir mais um ano na mediocridade.

    O preço da mediocridade é a derrota.

    Nunca vi o nosso mágico Porto com um jogo tão trapalhão, tão pouco organizado. Que falta de categoria.

    Fui talvez o primeiro neste blog a chamar a atenção para o enorme erro que foi a contratação do "amigo do seu amigo" Jesualdo.

    Está tudo agora à vista de todos.

    Só voltarei ao blog depois do final do campeonato. Sempre disse que assim, não íamos longe.
    Não quero ter razão. Prefiro ver o meu Porto campeão. Força, Porto!

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar