15 março 2008

Em contagem decrescente

Equipa: Helton, Fucile, P. Emanuel, B. Alves, M. Cech (Kazmierczak 75'), J. Paulo (Tarik 54'), R. Meireles, Lucho, Lisandro, E. Farias (Adriano 67') e Quaresma

O FCPorto começou a contagem decrescente para retirar o champanhe do frigorífico para festejar a conquista do tricampeonato, conquistando uma vitória suada onde nenhum dos seus mais directos adversários conseguíram triunfar, fruto de uma exibição plena de espírito de sacrifício, entreajuda e garra.

A equipa de Jesualdo Ferreira apresentou-se no Estádio do Mar com uma alteração forçada no meio campo, fruto do castigo de Paulo Assunção, João Paulo foi o escolhido e deu bem conta do recado, e também com o regresso de Ernesto Farias à equipa titular, regresso esse muito pouco aproveitado pelo argentino.

Desde cedo, a equipa portista começou a querer dominar a partida, conforme a sua obrigação, tentando contornar as dificuldades que se previam, mal foi dado o pontapé de saída surgiu logo uma oportunidade de golo, criada através dos pés de Lucho Gonzalez, mas, também desde cedo, se viu que o jogo teria outras dificuldades não previstas com que tinha de lidar : os fiscais de linha.

Na primeira parte, o FCPorto teve, pelo menos, três jogadas de ataque, todas elas perigosas, que foram interrompidas de forma escandalosa pelo fiscal de linha, enervando e retirando a concentração à equipa portista perante tamanhas injustiças, mas, mesmo assim, nesta partida ficou provado que este plantel é muito forte e consegue ultrapassar todas as armadilhas que querem deixar no seu caminho rumo ao Tri.

À medida que o tempo passava, e quando o fiscal de linha deixava, as oportunidades de golo começariam a aparecer na baliza leixonense, começando o guarda-redes Beto a destacar-se como figura principal do jogo, defendendo um remate perigoso de Ricardo Quaresma e outro de Lisandro Lopez.

O Leixões tentava equilibrar o jogo, sempre a jogar de forma aguerrida, começando aos poucos a libertar-se da teia que a equipa portista lhe tinha montado, o seu futebol começava a libertar-se mais e a jogar sem complexos acabando a primeira parte com a posse de bola quase dividida entre as duas equipas.

No segundo tempo, o FCPorto começou a ter mais dificuldades para construir jogadas à procura do golo e a equipa matosinhense começava a ficar mais por cima, inaugurando o marcador, através de Roberto, aproveitando uma falha defensiva portista, na primeira oportunidade que teve digna desse nome.

Nos minutos seguintes, a equipa portista ficou algo atordoada com o golo sofrido, desconcentrando-se, deixando com que o Leixões se aproveitasse desse facto para ter mais duas oportunidades claras de golo, mas com Helton a resolver da melhor maneira possível.

Até que Jesualdo Ferreira começava a arriscar optando por substituir João Paulo por Tarik, decisão essa que viria a ser decisiva para o desfecho da partida, o marroquino viria a ser importante para a reviravolta do resultado.

As forças do Leixões começavam a se esgotar e a pressão portista começava a sentir-se como nunca, Adriano entraria para o lugar de Farias e Kaz substituiria Cech arriscando tudo e dando, ao mesmo tempo, um maior poderio físico à equipa portista.

Aos 77 minutos, depois de um cruzamento de Raul Meireles, Lisandro isola-se e marca o golo da igualdade, golo esse merecido devido à intensa procura do mesmo por parte dos jogadores portistas.

Mas a recuperação portista ainda não estava terminada, a equipa balançava-se cada vez mais para o ataque e, sem surpresas, numa jogada de contra-ataque rápido, e no culminar de um passe fabuloso de Lucho, Tarik, passando a bola por cima de Beto e encostando para uma baliza deserta, viria a fazer o resultado final, mais do que justo por aquilo que o FCPorto lutou durante toda a partida.

Até ao final, o Leixões ainda tentou esboçar uma reacção, mas o poderio da equipa portista não deixaria que essa reacção tivesse acontecido, controlando sempre as operações quando era necessário.

Com esta vitória os festejos do Tricampeonato estão cada vez mais próximos, o campeonato tem-se revelado um passeio e, como referi na última partida, a dúvida será saber quando é o jogo de consagração, perante tantos desaires dos seus adversários e qual será a diferença de pontos para o segundo lugar. Na minha opinião pessoal, a festa está marcada para o próximo jogo em casa.

34 comentários:

  1. Lá anda o azarzinho do costume. Já lá metemos uma dentro mas o fiscal de linha resolveu ver um fora de jogo inexistente

    ResponderEliminar
  2. Desculpa. Miguel o Antonio Vilaça (ladrao de serviço) tirou 3 foras de jogo inexistentes!! incrivel!!

    ResponderEliminar
  3. Quem será que subornou os fiscais de linha?Parecem doidos sempre com o pau no ar!E como de costume os comentadores na maior parte das vezes a assobiar para os pardais!

    ResponderEliminar
  4. Realmente arbitragem vergonhosa da parte sobretudo dos fiscais de linha.
    Logo nos primeiros minutos o jogo ficava arrumado, mas não. É impossivel tanta falta de nível para não dizer outras coisas... ainda no final outro mal tirado ao Adriano.
    Mas mesmo assim seremos campeões.

    ResponderEliminar
  5. Grande final de partida...Grande Tarik, grande Lisandro, grande Kaz e mesmo o Adriano entrou endiabrado...Devo dizer que fiquei chateadérrimo com o Helton, primeiro remate a sério e golo, mas depois tirou as luvas e foi show de bola até eu cair para o lado...Grande Helton!...Que melão para os pardais de cima...Mais uma vez caiu-lhes tudo abaixo!...Campeões, Campeões, Nós Vamos Ser Campeões!!!...Um aparte para as entradas duríssimas do BAlves...Vamos ter um sumaríssimo, querem apostar?...O fulano passa-se de vez em quando...O importante é que faltam duas vitórias!...

    ResponderEliminar
  6. Amigo condor, não foi suborno foi taça de cristal d'Arques!...

    ResponderEliminar
  7. Vitoria sofrida mas inteiramente merecida.
    Os fiscais de linha fizeram tudo para nos impedir de vencer este jogo, tendo assinalado mal SEIS foras de jogo!!
    No lance do segundo golo podem dizer que se encontra ligeiramente adiantado,mas as regras dizem que em caso de duvida beneficia-se o ataque!!e alem disso se houvesse verdade neste jogo ,aos 20 mns já estava decidido!
    A exibição colectiva foi menos conseguida e houve alguns jogadores caso do Meireles e do Quaresma que pareciam alheados do jogo.
    Os centrais tiveram algumas desatenções e o golo (fortuito) foi consentido.
    Uma palavra para os jogadores do leixões que comeramm a relva, parecia que esta era o jogo da vida deles e no final vimos alguns deles com caimbras!!
    O TRI está ao virar da esquina..MESMO COM ARBITRAGENS ADVERSAS!
    POOORTO!
    Cump.

    ResponderEliminar
  8. Vitória sofrida mas merecida.
    Menos uma desculpa para os detractores de Jesualdo...Aí está uma recuperação após desvantagem...
    Hoje não gostei das opções do mestre Jesualdo...Continuo sem compreender o porquê de Helder Barbosa nem convocado ser e logo para um jogo como o de hoje que apenas tinhamos 2 extremos de raiz...
    Depois não compreendo a insistência em Farías que após um jogo ou outro que demonstrou até saber fazer umas coisas já deu para ver que não é muito melhor que Adriano...Com a diferença que Adriano não custou 4 milhões de euros...
    Viu-se a diferença com Tarik em campo e o trio de ataque do costume.
    .
    Nunca vi um fiscal de linha tão mau...Pelo menos uns 5 foras de jogo mal tirados em que o jogador do Porto se isolava.
    No único que deixa seguir dá golo de Tarik e esse até parece que estava em fora de jogo.Amanhã a Bola ,Record e Correio da Manhã ainda vão ter coragem de dizer que o Porto foi beneficiado...Incrível.
    Começa a ser dificil encontrar formas de motivar estes jogadores,a liga está quase ganha.O maior adversário até ao fim seremos nós próprios.
    Pelas minhas contas o Porto pooderá fazer a festa do título em casa com o EStrela da Amadora.Faltam 7 pontos,mas acho que em dois jogos o Benfica perderá um ponto certamente.
    .
    .
    Destaque negativo para a entrada absurda de Bruno Alves que lhe podería ter valido um vermelho numa altura em que procuravamos a vitória...
    Pensava que o Bruno já tinha ganho juízo este ano...Vai começar a ter gestos como aqueles com o Nuno Gomes no ano passado...?
    Espero que saia sumaríssimo para ver se ele aprende.João Paulo dá bem conta do recado.
    .
    Finalmente hoje vi Helton a voltar aos bons velhos tempos...Grandes defesas e que corte excepcional que ele fez com os pés...Espero que continue assim até ao final da época.
    .
    .
    Amigo Meireles não se pode dizer Cristal...É vidro e vale 35 euros segundo o comunicado do Benfica...lololol.Este país é uma paródia...
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  9. Ricardo Costa, o Hélder Barbosa na quarta-feira saiu lesionado do jogo com o Boavista para a Intercalar. A sua ausência poderá ter a ver com isso.

    Foi o resultado normal mais um jogo "amigável" com os nososs vizinhos, que andaram 90 minutos a distribuir cacete quentinho enquanto tentavam, ocasionalmente, espancar a bola na direcção da nossa baliza.

    ResponderEliminar
  10. Obrigado verdadeiro.Desconhecia esse facto.
    Não havia nenhuma indicação de ele estar lesionado pelo menos do que saíu nos jornais.
    Assim já dá mais para compreender a opção tomada pelo mestre jesualdo.
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  11. Caro Ricardo, ainda pior se o objecto for de vidro...Não se lembra do que aconteceu em Famalicão?...Um vidro em mãos -ou pés- criminosas é uma arma letal!...Portanto, devia ser considerada uma oferta com intenções criminosas...Se fossem algumas moedas roubadas de noite no Jardim Zoológico ainda vá lá, seriam consideradas peças de Museu, verdadeira amostra de Arqueologia Criminal, agora Cristal ou Vidro?...

    ResponderEliminar
  12. Grande atitude, grande reviravolta. Só uma mancha e muito negra... Bruno Alves não pode fazer aqueles disparates. Não pode! Não pode continuar a dar a canzanada de Lisboa argumentos para nos apontar seja o que for e principalmente manchar a sua imagem como homem e como atleta de alta competição.
    É um belissimo jogador de futebol, um grande defesa central mas tem de parar dois minutos para pensar. Aquele tipo de atitudes sao inadmissíveis num jogador do Fc Porto.

    ResponderEliminar
  13. Só um pequeno comentário, acerca da entrada do Bruno Alves.

    É verdade o que aqui dizem, que o Bruno tem de ter mais calma, ainda por cima numa altura em que a equipa estava toda concentrada em tentar dar a volta ao resultado adverso.
    Contudo, eu vou ser muito franco. Gosto de ter um Jogador na Equipa com aquele carácter e, acho curioso que não tenham com o Bruno Alves a mesma benevolência que sempre tiveram com jogadores como os nossos Jorge Costa ou Paulinho Santos, só para dar pequenos exemplos.

    Se puder evitar aquilo, tanto melhor, contudo entendo perfeitamente que no calor da luta, ainda por cima com um chato daqueles como o Jorge Gonçalves é, que um Jogador verdadeiramente «à Porto» se passe! Agora, é como vos digo, não gosto é de ver a diferença de tratamento com o Bruno Alves...

    ResponderEliminar
  14. A arbitragem de ontem foi mesmo má, podiamos ter ganho com maior tranquilidade mas pronto...vencemos e isso é que importa, já está perto, muito muito perto... TRI CAMPEÕES

    "Rumo ao Tri...Estrada sem retorno!"

    http://www.dazuis08.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Amigo João Ribas, não me parece haver diferença de tratamento em relação ao Bruno Alves, existe sim é um grau de exigência maior, o Paulinho era um tolinho do caraças e colocou a equipa e o Clube em muitas dificuldades sempre que tomava aquelas atitudes...O que se pretende é que haja mais cabecinha, que não se cometam os erros do passado e o Bruno Alves tem a obrigação de amadurecer...Não tem de ser violento, basta-lhe usar a dureza em doses q.b...E isso só o beneficiará como pessoa e como jogador...A mim irritava-me solenemente aquelas pancadinhas na cabeça sempre que se marcava um golo...O Paulinho aproveitava para molhar a sopa sempre nessas situações...Era o mais "expansivo" nessas manifestações e muitas vezes arranjava sarilhos, se fosse comigo levava logo que contar...Há muitas formas de se manifestar a nossa alegria, agora dar quecas ou bofetadas na carola do parceiro?...Por isso sempre estive de fora das praxes estúpidas e violentas - cheguei a ver pontapés nessas manifestações de "carinho" - se alguém pretendia obrigar-me a entrar no jogo tinha um problema nas mãos...Se queremos ser grandes temos de abolir esses comportamentos e o espírito de BAlves roça muitas vezes esse limite...-Ontem estava mesmo a ver que ficávamos com dez quando mais necessitávamos de todos para dar a volta ao resultado e tudo isso esteve em risco por causa de um apagão na cabeça de alguém...Sinceramente durante a paragem do jogo para assistir o Jorge Gonçalves -segundo li formado nas escolas do Porto- cheguei a supor que o Bruno Alves vira o vermelho...Vi tudo perdido e fiquei com uma enorme alegria por assistir à reviravolta...Os meus cumprimentos a toda a Bancada!

    ResponderEliminar
  16. Bem,o Benfica acaba de empatar...
    Podemos ser já campeões para a próxima jornada em Belém.
    Para isso é necessário que Benfica e Guimarães percam e o Porto ganhe.
    Muito sinceramente acho pouco provavel que Benfica e Guimarães percam os dois ao mesmo tempo.
    Assim sendo a festa do título já tem data e estádio marcado...Será daqui a duas jornadas no nosso lindo estádio do Dragão com o Estrela da Amadora.
    16 pontos para o Benfica e 20 para o Sporting e com possibilidade de conquistar a liga com ainda 5 jornadas por jogar...como é bom ser portista...
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  17. Gostei de tudo.
    Da 1ª parte, forte pressão, sinal de que não se ia entregar os pontos a um vizinho, equipa inicial não foi poupada, importa ganhar sempre e dignificar o campeonato por estão em causa interesses de terceiros.
    Do António Vilaça frequentador dos jantares do Sapo a tirar foras de jogo a torto e a direito.
    Do chouriço do Roberto no golo mais inverosímil da época (não com o pé que tinha à mão) a confirmar que agora só marca e o Leixões perde.
    Da reviravolta após golos feitos desperdiçados, Lisandro entra para o galarim esta época.
    Do 2º golo bem validado pelo benfiquista de Valongo José Luís Melo.
    Gostei especialmente das imagens televisivas que nada comprovam mas os papagaios de serviço dizem que o 2-1 foi em fora-de-jogo, nem dão o benefício da dúvida porque Filipe Oliveira deixou Tarik em jogo, mas isso não interessa toca a deitar abaixo mais uma vitória contra tudo e todos.
    Gostei da subtileza de alegados argumentos técnicos sobreporem-se na imagem de televisão que nunca abarca a largura total do campo, traçarem uma linha a cortar o campo como se isso prove alguma coisa sem ver-se se essa linha intersecta as laterais (pode estar OBLÍQUA, Palhaços!).
    Gostei até porque estava atrás do árbitro-auxiliar e não vi Tarik fora de jogo, do lado contrário à da bancada da televisão não tiveram nem a largura do relvado nem a percepção do passe do Lucho e da movimentação do Tarik, de resto Filipe Oliveira apercebeu-se da asneira e correu desesperado para se estatelar na área sem protestar porque sentiu a responsabilidade do lance.
    Gostei da raça com que a equipa virou o jogo.
    Do 4x2x4 em desvantagem.
    Do Farías a comprovar que não é arma que sirva, por isso não devia ter jogado com o Schalke, quando foi preciso futebol directo entrou Tarik e Adriano, não um baixinho de perna curta, corpo frágil que não protege a bola, um homem perdido na frente com pouco para dar à equipa.
    A alegria de jogadores e adeptos pela vitória, a justificar a ideia sempre presente de ganhar, só querer ganhar.
    Gostei até, por fim, de um incidente lamentável, com o sentido irónico que se percebe pela carga inusitada da Polícia sobre adeptos que festejavam numa rede de galinheiro que caiu com o peso da alegria e dispensava carga de bastonadas que feriu um adepto que já nem é da claque SuperDragões, mas a bestialidade da nossa Polícia é isto a convidar os adeptos a ficarem em casa para eles poderem ver a bola sem incómodos nem pressão para bater à ceguinha seja eu.
    Gostei, por fim, já hoje, de mais 2pontos de avanço, aí vão 16 de vantagem, agora para Guimarães e Benfica juntinhos.
    Gostei de na próxima jornada poder festejar-se o título (a 6 jornadas do fim!) e de o presidente anunciar que a sair só o Quaresma e logo por 40 MILHÕES! (não há abatimentos, depois, nem escolher clubes ou negar este e aquele).
    Gostei de ver o Benfas empatar sem jogar um pouqinho, poupando Rui Costa, Nulo Gomes e Makukukukukukukas no banco talvez a prevenir a Taça Intercalar lá em Lisboa...
    Gostei de mais um bloco baixo do Benfas, agora não com a justificação da presença de Rui Costa que a isso vinha obrigando, deixando a iniciativa ao adversário, sujeitando-se a um sufoco repetido pelo tempo fora a que só a má pontaria do Marítimo não deitou o porta-aviões à água de vez.
    Gostei de ver o Benfas sem saber estar no campo e a braçadeira de capitão a passar para Léo quando Petit saiu e não para Rui Costa que entrou, deve haver alguma incompatibilidade com o cargo de futuro ex-capitão e director destrutivo.
    Gostei que findo o jogo ninguém falasse, porque o presidente prometeu que iam obter resultados para surpreenderem muita gente.

    ResponderEliminar
  18. MENPHIS :

    És capaz de ter razão quanto ao jogo de consagração .


    PORTO , PORTO CAMPEÃO !

    ResponderEliminar
  19. Acho que até nem sei se vamos ser campeões já na próxima jornada.

    ResponderEliminar
  20. Primeiro o Porto.
    Para aqueles que dizem que o Porto nao vira resultados, pois bem, so nao viramos completamente com o Shalke por mero azar e viramos ontem com o Leixoes, mesmo com 6 foras de jogo mal assinalados.

    Nao gostei do Lucho na segunda parte, nem do Fucile nem do Quaresma o jogo todo. Jogaram mal demais para ser verdade.
    Vi o Fucile "a brincar" com a bola, coisa que ainda nao tinha visto. A falta de mao que Jesualdo teima em ter sobre Quaresma, da depois aso, a comportamentos como este. Joao Paulo poderia ter descaido para o lado de Fucile e o Uruguaio de veria ter sido substituido. Joao Paulo nao merecia sair. Quaresma deveria ter visto a segunda parte no banco ou na bancada, como quisesse. Em suma, na minha opiniao, Jesualdo continua a pecar por falta de disciplina para com os seus jogadores. Esta falta de disciplina ja nos trouxe alguns dissabores. Espero que na proxima época melhore neste campo.

    Tarik virou o jogo e Lisandro na raça do costume acabou com a resistencia dos da casa.

    A dualidade de critérios na avaliaçao dos lances "sumarissimos", vai ser, como é norma, gritante. Bruno Alves, depois de mais uma atitude vergonhosa, deve ser punido.
    Mas Cardozo, Kaceturanis e os Lenhadores e Caes raivosos do galinheiro também deveriam ser punidos. Mas nao sao.

    Gostei da atitude de alguns jogadores que deram a volta ao texto. Uns correram sempre enquanto outros, correram de vez em quando. Com equipas de outro calibre, atitudes destas pagam-se caro.

    Quanto aos nossos "quase-adversarios", la perderam mais 2 pontos. Completamente perdidos em campo, acantonados. Com um meio campo de destruiçao, sem qualidade para construir o que quer que fosse.
    Rui Costa, o doutor da nova era, que agora nao se sabe bem se é capitao ou aprendiz de dirigente a martelo, continua a levar a equipa aos ombros em direcçao ao abismo. Conta com a preciosa ajuda dos quadros dirigentes do clube do milhafre, que na sua ansia de destruir pessoalmente o presidente do FCPorto, se esqueceram que, os jornais nao ganham jogos e nem com 25 arbitros a roubar os que vestem de azul e branco, se consegue esconder a diferença abismal da qualidade do seu miseravel plantel em relaçao ao do Porto.

    Ninguém falou. O silencio daqueles que sao pobres de espirito, megalomanos e pequeninos nas acçoes e nas palavras, é como que uma lufada de ar fresco para os nossos ouvidos, no meio de tanta hipocrisia e tanta mentira que faz capa nesses projectos de jornal do regime. Ja para nao falar nos vergonhosos resumos de jogos, em que lances capitais sao escondidos e outros de somenos importancia sao elevados à categoria de decisivos.

    O mais importante.
    Como eu disse aqui ha 2 semanas, so um jogador chave deve sair. Pelo menos é o que Pinto da Costa vai tentar fazer. Vender somente Quaresma ou somente Lucho, ou somente Bosingwa. E embora eu ache isso muito dificil, estou esperançado que aconteça.
    O sucesso esta dependente de estabilidade e continuidade.
    Se isso acontecer, com o regresso de Ibson, e de um extremo de valor voltamos a ter todas as condiçoes para singrar na Europa no proximo ano.
    Tenho quase a certeza que Bosingwa tem muita gente atras dele. Vai ser dificil segura-lo. Senao sair esta época, ficara apalavrado para sair na proxima, como Quaresma estara apalavrado desde ha um ano.
    Quanto a Lucho, tenho as minhas duvidas. Sera muito cobiçado, mas e se sair? Ira para um clube onde podera almejar a uma vitoria na Champions? Querera gloria ou dinheiro?

    Cada um sabe de si e Pinto da Costa sabe muito bem o que faz.
    O que eu sei é que os jogadores do Porto devem entrar de cara pintada, preparados para os festejos e para a guerra quando recebermos os galinaceos.
    Que bem me vai saber!
    Orelhas: Comparece!

    ResponderEliminar
  21. Espero que a vitoria do titulo nao seja nas proximas 2 semanas.
    Apenas no jogo anterior à recepçao aos galinaceos.

    Esse jogo seria depois, o maior inferno vivido pelos seguidores do regime.

    Seria um dia de que muitos estariamos à espera. Entrar com pinturas de jogo ao som dos gritos de 52,000 em polvorosa, entoando "Campeoes", "A Pronuncia do Norte", ou o nosso maravilhoso Hino.

    Portistas a hora esta a chegar!

    ResponderEliminar
  22. Jogar com garra, vencer em belem e festejar na jornada seguinte frente ao clube melancia da Amadora... depois festejar e passear o titulo de campeao (mais um) e poupar alguns jogadores algo desgastados.
    Peço a todos os adeptos do Porto que para alem de não comprarem jamais o Rascord, enviem E-mails para a redação a protestar e que os nossos jogadores deixem de dar entrevistas para esse jornal do Regime sulista!
    Titulo do mesmo:" Golo Irregular na reviravolta "!!
    fds! viram o jogo?..outra vez a induzirem em erro a opinião publica depois de todos vermos os fiscais de linha a não serem imparciais ?

    Tomem lá mais um campeonato para porem na 1ª pagina se quiserem!
    Ainda vão ficar mais doentes quando puserem na capa: V.Guimaraes em 2º lugar e com entrada directa na Champions!!
    Cump.

    ResponderEliminar
  23. Devo dizer que não gostei do jogo, o Porto jogou muito desorganizado e sem rigor táctico, o futebol era jogado aos repelões e acima de tuo, via-se uma falta motivacional brutal, uma apatia que não dava para esconder, e isso foi devido ao golpe do afastamento da Champions, quando ninguém estava à espera, nem os adeptos e muito menos os jogadores. E isto porquê? Porque TODOS NÓS, adeptos e jogadores, sabíamos que tínhamos futebol de sobra para qualquer Schalke 04. Mas não passamos. E não passamos por termos um medroso à frente da equipa.

    Neste jogo do Leixões, sofremos bastante e acabamos por ter sorte ao marcar 2 golos no final, muito por causa da fraca capacidade motivacional de Jesualdo à equipa. Estavam todos desalentados a jogar, desmotivados, moles, tristes. E isso via-se!

    Eu que não me lembro de ter visto um Porto de Jesualdo a dar a volta a um resultado na minha vida, o milagre veio no jogo com o Leixões. Lá fizemos os 2 golos, fruto de grandes exibições de Tarik e Lisandro, e estamos a 5 pts do título.

    1. O tri está já ali ao virar da esquina.

    2. Jesualdo, atençaõ: a nossa ambição é maior do que a tua, vê lá se dás corda aos sapatos.

    3. O meu Porto é um orgulho de clube.

    ResponderEliminar
  24. Louro:
    Os rapazes sao mesmo doentinhos.
    Nao ha hipotese.
    Depois de nos terem roubado 6 foras de jogo, uma capa destas...
    é o pais que temos.

    O Record é talvez o unico jornal que nunca li. So vejo as capas de vez em quando.
    Este centralismo e esta cultura de subserviencia e falta de caracter arrasa o pais. Tabloids. Podridäo.
    O Record é isso mesmo, um jornal podre, sem os niveis minimos de qualidade, até na escrita do portugues, que é fraquissima, em plena capa. Pasquim para ignorantes. O seu publico esta bem definido.

    ResponderEliminar
  25. Finalmente uma reviravolta ao marcador. Chapeau, PROFESSOR!!

    ResponderEliminar
  26. No sábado fui ao estádio do mar apoiar o nosso FCP. De forma que n percebi o lance do Alves e ainda n tive oportunidade de ver na TV. Acredito no entanto que mereça castigo. O que não suporto é ouvir a teoria dos 6 milhões. O arbitro já disse que não viu, por isso pode levar sumarrísimo. E o Cardozo? No dia seguinte, mais uma vez, o Dr. Seara saiu vitorioso. E defendia que Paraty falou com os assistentes pelo comunicaor (como se vê pela TV), logo ajuizou o lance e assim não cabe nos critérios da CD. Mas estarei eu a ficar burro ou aquela hora o Dr. Aguiar já está a dormir? Então não é natural que o Paraty, porque estava de costas e não viu, falar pelo comunicador com os seus assistentes para saber se eles viram alguma coisa? Isso quer dizer que eles ajuizaram o lance? Que viram o que se passou? Obviamente que não, Dr. Seara!! Não nos queira fazer de burros! O Cardozo tb devia ter sido castigado. Espero que o Dr.Rui Moreira nos saiba a defender, não sobre a provavel justiça do castigo ao Alves, mas sim sobre a dualidade de critérios existentes. E disso não há dúvida! É só perguntar ao Mariano...



    P.S.- Li o seguinte comentário num blog: «Perante a agressão e a repetição das imagens do Bruno Alves foram estas as palavras do comentador da TVI, " Bruno Alves tem tido uma evolução fantástica, esta época tem apenas um amarelo "». Quem viu pela TV, confirma a esta palhaçada?

    ResponderEliminar
  27. Esqueceram-se, convenientemente, que isso foi um "apesar" o comentador disse (+/- por estas palavras) "Esta entrada é inadmissivel e deveria ter sido punida com cartão vermelho, Bruno Alves até tem tido uma evolução fantástica tendo esta época apenas um amarelo". É verdade que teve uma grande evolução mas não pode ter entradas destas, já contra o sporting fez aquilo ao Moutinho e agora esta, quanto a mim era muito bem castigado, apesar de os outros não serem quando também as fazem. Vi por exemplo o jogo na Amadora e ele teve lá uma entrada que felizmente passou despercebida, para vermelho...e vários jogos de suspensão, não sei se mais alguém viu, uma em que ele dá uma espécie de "dupla patada" no jogador do estrela.

    ResponderEliminar
  28. Vou repetir aqui o que já tinha postado na caixa de comentáriod do blog "BicampeõesdoMundo":

    Se o árbitro não viu, então porque é que marcou falta?

    É que o único contacto que existe naquela jogada é entre o pé do B.A. e as costas do Jorge Gonçalves.

    Ou ele é um mentiroso (porque agora inventou que não viu nada) ou está a admitir que é ladrão (porque admite que mesmo sem ter visto contacto nenhum decidiu marcar falta contra o Porto).

    Este é dos casos típicos em que NÃO PODE EXISTIR SUMARÍSSIMO, porque vai contra as próprias regras dos sumaríssimos.
    Ainda me lembro daquele Ricardo Costa da Comissão Disciplinar explicar em conferência de imprensa que os sumaríssimos não podiam ser usados para corrigir as más decisões do árbitro e que apenas seriam usados para situações em que o árbitro, por não ver o lance, nada assinala.

    Ou seja:

    lance do B.A. - foi assinalada falta --> Não pode haver sumaríssimo (por muito que o árbitro agora tente dizer que não viu)

    lance do Cardozo ao Tonel, por exemplo, é o paradigma perfeito de uma situação para sumaríssimo --> Agressão sem bola, árbitro não viu e nada foi assinalado.


    E pronto, vistas bem as coisas, não há polémica aqui.

    Mas desde que vi o McCarthy ser punido com 3 jogos e ver a sua pena agravada para 4 jogos depois de apreciado o recurso (situação proibída pelo código penal português, mas aparentemente permitida à comissão disciplinar no caso de o visado ser jogador do FC Porto), já nada me espantará.

    Confio no Dr. Rui Moreira para desmascarar em público mais esta tentativa de subversão das regras para atacar o FC Porto.

    ResponderEliminar
  29. Posso confirmar ao Pedro que na TVI foi realmente comentada essa questão do BAlves ter apenas -segundo eles, eu não sei se é assim- um amarelo ao longo do Campeonato. Mas disseram-no na perspectiva de: -como é possível ter só um amarelo?...Foi assim que eu entendi a intervenção dos comentadores, um dos quais me pareceu, pela voz, o gorducho que trabalha no Porto Canal...Não sei como se chama nem quero decorar...O tal líner que sancionou o golo de Tarik é o homem de Valongo, que como o barbeiro de Luís Filipe Meneses deve ter as suas cotas em dia na Luz! Se acertou no juízo é para admirar, se errou, o que é que estes senhores esperavam de um Benfiquista assumido?...Por falar em Benfiquistas mais um a entrar no rol dos comentadores da SportTv: saiu o Rui Águas -directamente para a equipa técnica do Benfas- e entrou o Helder!...Vai fazer o tirocínio!
    Relativamente aos jornais e aos jornalistas e restantes OCS,eu tenho uma teoria: os OCS -Orgãos de Comunicação Social- sabem antecipadamente que têm um publico alvo a atingir bem quantificado e devidamente analisado no que toca às suas preferências...Não fazem jornalismo de verdade, mas sim um jornalismo de sarjeta ou de Feira, são como os vendedores de banha da cobra e como os senhores das mésinhas e dos chás de marmeleiro...Dão a receita que o cliente pretende! A maioria é Benfiquista escuta loas ao Benfiquismo e a etiquetação dos adversários menos representativos neste Universo de clientela possível, como sendo apenas capazes de vencer graças a intervenções externas como a sorte ou os árbitros...É uma teoria simples, mas milagrosa...Vejam o caso da Justiça, está a actuar da mesma forma que o Jornalismo, o Povo quer Benfiquistas a ganhar, vamos dar-lhe isso, só temos que aproveitar as Carolinas do momento!...E por falar em Carolina, quando no Tribunal é Ré mete atestado Psiquiátrico para escapar, quando é testemunha de acusação então lá aparece nos seus casacos de peles...Entra pela porta principal com grande aparato -parece que vai à comunhão solene- e sai pela dos fundos, em Gondomar devo dizer que os fundos são pelo meio do mato!...Rumo ao Monte Crasto...Ou ao Monte das virgens como diria o Zé Malato! Portanto se as coisas funcionam assim que temos a esperar?...Seriedade?...Vamos morrer todos à espera!...

    ResponderEliminar
  30. E já que entrei, só mais uma achegazinha tirada do JN, única notícia Portuguesa colocada no Euronews de hoje, que eu já escutara antes nos OCS Nacionais sem a sua devida notoriedade...Só depois de a ver noticiada na rede Europeia é que percebi o seu real impacto, aqui é pura e simplesmente mais um caso!...Sem a mínima importância!

    "Fundos europeus em causa própria"
    Nelson Morais

    "O dirigente do PSD Paulo Pereira Coelho foi responsável, na condição de presidente da Associação para o Desenvolvimento Turístico da Região Centro (ADTREC), a 4 de Maio de 2004, pela adjudicação de um contrato de mais de 700 mil euros a uma empresa a que ficaria ligado, cerca de um ano depois. A ligação, assumida na declaração de interesses do deputado apresentada no início de 2005, foi formalizada por via de um contrato de consultoria com a holding presidida pelo amigo, sócio e antigo deputado do PS António Calvete, que controla a empresa adjudicatária.
    À data da adjudicação, Pereira Coelho acumulava os cargos de presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e de gestor do Programa Operacional do Centro e, nesta dupla condição, viabilizou o financiamento da mesma empresa e do seu contrato com 528 mil euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
    A sociedade em causa é a Criartimagem - Design e Publicidade, Lda, cuja maioria do capital é detida pela holding GPS, de António Calvete, e o negócio foi feito no âmbito do programa Lusitanea, iniciativa da ADTREC que visava promover o Centro como destino turístico, no Euro 2004.
    A concretização do Lusitanea foi marcada por polémicas várias e, em 2006, alvo de uma auditoria que levou a CCDRC a exigir à ADTREC a devolução de 1,6 milhões de euros de FEDER que pagou a empresas - valor correspondente à comparticipação de 75% de contratos superiores a 200 mil euros, que a associação adjudicou sem concursos públicos, em violação de regras nacionais e comunitárias.
    Do lote de empresas beneficiadas por adjudicação directa ou processos de consulta prévia irregulares, a que firmou o contrato mais alto e recebeu mais fundos comunitários foi a Criartimagem.
    Quando, em Maio de 2004, foi adjudicada a esta empresa a produção de meios de decoração urbana em cidades do Centro, o empresário António Calvete e a holding, presidida por si, GPS - Gestão de Participações Sociais, SGPS, SA não tinham ligação formal à Criartimagem. Mas, a 9 de Setembro de 2004, ainda só parte das comparticipações do FEDER havia sido entregue às adjudicatárias, Calvete e o GPS registaram a compra de várias quotas da empresa e ficaram com 80% do seu capital.
    A 20 de Fevereiro de 2005, Pereira Coelho foi eleito deputado, apresentando uma declaração de interesses em que assumiu já ser consultor da SGPS de Calvete.
    As ligações entre Calvete e Pereira Coelho são anteriores ao Euro 2004. Quando a ADTREC adjudicou o contrato à Criartimagem, os dois partilhavam, desde há anos, o capital e a gerência, pelo menos, do Instituto Educativo do Ribatejo e da Escola Técnico Profissional do Ribatejo.
    Após breves passagens pelos Governos de Durão Barroso e Santana Lopes como secretário de Estado da Administração Local e da Administração Interna e dois dias depois de ser eleito deputado, Pereira Coelho também vendeu a Calvete a sua quota do Instituto do Ribatejo e renunciou à respectiva gerência, que partilhava com os outros dois fundadores da escola - o mesmo Calvete e Agostinho dos Santos Ribeiro. Este, no mesmo dia 22 de Fevereiro, cedeu a sua quota ao GPS, o que acabou por deixar nas mãos do grupo e do seu presidente a totalidade do capital do Instituto Educativo do Ribatejo - a escola com piores notas nos exames nacionais de 2003.
    Além de controlar a Criartimagem e empresas de sectores diversos, o grupo GPS é dono de imensas escolas da Zona Centro. O JN só pesquisou a fundo três, mas foi suficiente para perceber que Pereira Coelho e Calvete são, como afirmou um empresário próximo do segundo, "unha e carne".
    Contactado pelo JN, Calvete disse que, aquando da execução do Lusitanea, "a GPS já tinha a Criartimagem". Não foi possível ouvir Pereira Coelho, apesar das tentativas efectuadas."

    Deve ter ido ao Psiquiatra!...

    ResponderEliminar
  31. OFF-TOPIC: Caros companheiros portistas, depois de ver o grande glorioso dos anos 60 e 70 na quarta-feira passada...Andamos para aqui a gozar que o benfica não tinha soluções, mas no banco tinham o Eusébio, o Sheu o Chalana e o Rui Aguas...Fogo como foi possível não ganhar ao Getafe?
    Outra curiosidade: continuando a parvoieira, para verem os fora-de-jogos a relva ficava VERMELHA... Que irá a TVI mais inventar.... Já não conseguem evitar a cegueira...

    ResponderEliminar
  32. de facto, este ano só marcam penaltys ao Sporting. Eles fartam-se de falhar, parece que até gozam, viva o luxo de poder experimentar qual a melhor maneira de marcar um penalty.

    ResponderEliminar
  33. Eu acho que deveria haver sumarissimo para o B.Alves,pela simples razão de que este é jogador do FCP,pelo que se não sabe devia saber que a jogador do FCP nada se desculpa nada se perdoa e jamais se encontam atenuantes,portanto jogador do FCP tem de ter cuidado redobrado,comer e calar,jogar e mais nada pois neste país o que há mais é searas de joio que não valem um corno mas gostam de se fazer trigo!

    ResponderEliminar
  34. "Mas não passamos. E não passamos por termos um medroso à frente da equipa.
    "
    tás a falar do tarik ou do jesualdo ?

    sim, realmente , a culpa é do jesualdo....

    o facto do tarik e lisandro falharem golos em cima da linha , o fucile ser expulso e o perigo de que se o shalke marcasse , teriamos que marcar 3 , ISSO NAO TEM NADA A VER !

    se o jesualdo é medroso entao o mourinho é a maior galinha do mundo , pois tb nao conseguiu ganhar a champions com o chelsea !

    esta perseguição ao jesualdo ferreira já cansa. já enerva mesmo. abre os olhos e vê o trabalho do homem. engraçado quando ganhamos são os jogadores , quando perdemos é o jesualdo !

    realmente , ser treinador de futebol é uma profissao muito ingrata

    ResponderEliminar