10 abril 2008

Memória: Taça UEFA 2002/03 - Porto 4x1 Lazio

A recém fase dourada proporcionada por José Mourinho a todos os portistas - e já agora, expansível a todos os portugueses - deixa-nos uma tremenda necessidade de reavivar alguns desses momentos marcantes para todos nós, e que embora não possam ainda ser catalogados como "peças de museu", são naturalmente já momentos nostálgicos! Um deles foi indubitavelmente o Porto frente à Lazio de Roma, para as meias-finais da Taça UEFA 02/03. Corria o dia de 10 de Abril de 2003.

A partida que seleccionei para hoje insere-se claramente no meu Top 5 FC Porto, tendo sido ainda mais marcante pelo facto de eu ter marcado presença no velhinho Estágio das Antas, palco de tantas vitórias e de tantos momentos fantásticos. Em noite extremamente chuvosa, e num palco que não tinha os luxos que actualmente os estádios nos proporcionam, foram 90 minutos em que os céus da Invicta não nos deram tréguas por um segundo. Felizmente, bendita precipitação, que acabou por ser de capital importância para um jogo pleno de emocionalidade, intensidade, aquilo a que os antigos jornalistas desportivos chamariam de uma partida "rasgadinha".

A ficha de jogo traçada por Mourinho foi a seguinte: Vítor Baía, Paulo Ferreira, Jorge Costa, Ricardo Carvalho e Nuno Valente; Costinha, Deco, Maniche e Alenitchev (Tiago, 82m); Hélder Postiga (Marco Ferreira, 59m) e Derlei (Jankauskas, 86m).

Numa época em que Mourinho escrevia páginas douradas, com o Campeonato Nacional a correr de feição para os tripeiros, o Porto tentava igualmente manter um percurso imaculado na 2ª maior competição da Europa. A final da Taça UEFA estava a um pequeno passo de distância. Mourinho referia que jogar a 1ª mão em casa seria benéfico para a equipa; Mancini, ao bom estilo italiano, referia que do Porto apenas reconhecia 2 atletas: Capucho e Deco.

A nível de jogo jogado, nem tudo foram rosas. No primeiro ataque da partida, Cláudio Lopez inaugurava o marcador. Se adeptos ficaram impacientes, a equipa parecia ter a lição bem estudada. 4 minutos volvidos, Maniche empatava a partida. Iniciava-se um autêntico recital de futebol bem jogado. Até ao intervalo, o Porto ainda conseguia revirar totalmente o resultado.

Para o segundo tempo, o domínio foi absoluto, e os números poderiam ter sido ainda mais clarividentes. A qualificação para a final da Taça UEFA ficava praticamente definida, final essa que iria igualmente ser marcante.



Faz hoje 5 anos.

Artigo também publicado no Jogo de Área


Notas do Administrador:

- É com satisfação que dou as boas-vindas ao RZamith que a partir de hoje irá colaborar com o Portistas de Bancada colocando de alguns seus artigos em simultâneo com o site de que também faz parte, o excelente Jogo de Área.

- Continua em aberto a votação para a eleição do Jogador da Bancada respeitante ao jogo que nos deu o título. Participem.

- Está aberta também um nova votação na barra lateral e que aproveito para lançar aqui:

Que jogador acham que não deve sair de modo algum no final da época?
Bruno Alves
Bosingwa
Paulo Assunção
Lucho
Lisandro
Quaresma

21 comentários:

  1. Bela prenda de aniversário que me deram nesse dia! Quase duas horas à chuva e em pé a apoiar. Um dos melhores jogos que já vi o FC Porto fazer!

    ResponderEliminar
  2. Uma exbiçao memorável, das melhores que vi em toda minha vida e acreditem que vi muitas.
    Estas imagens, é preciso dizê-lo, passaram em DIFERIDO pois a querida RTP, estação pública de televisão, não quis pagar ao F.C.Porto O PREÇO JUSTO PELA TRANSMISSÃO e impedindo os portistas que não puderam ir ao estádio(eu pode ir) de ver o jogo em directo. Se fossem outros clubes...pagavam tudo e mais alguma coisa.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Noite de chuva e frio, antes do jogo falava-se da ameaça do piolho e ainda por cima faz um golo cedo, mas depois foi memorável.
    Grande golo de Postiga que rematou sem olhar para a baliza, na altura vaticinei um grande futuro para ele, como as coisas mudam.

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais, agradecer o convite que me foi endereçado, e enviar um abraço a todo o "staff" dos Portistas. É com imenso prazer que, como portista ferranho, poderei ver alguns dos meus textos aqui publicados!

    Espero com isso ajudar a sedimentar ainda mais o PortistasdeBancada como, claramente, o "blog" de referência para todos os dragões!!

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  5. Lembro-me muito bem desse jogo.
    Estando nos EUA so pudia seguir os jogos do Porto pela radio e lendo depois as cronicas na internet.
    Mas a FSC mostrou esse jogo em directo e pude ver pela primeira vez o Porto do Mourinho.
    Passados poucos minutos de jogo ja achava o Mourinho um genio, nunca tinha visto uma equipa com uma ocupacao de espacos e circulacao de bola tao boa como aquela. Era claro que estava tudo muito bem pensado na forma de jogar da equipa, ate ao mais infimo pormenor.
    Gravei o jogo e de vez em quando ainda o vejo.

    ResponderEliminar
  6. Guardo o bilhete deste jogo religiosamente. Um temporal naquela arquibancada, da qual guardo as melhores recordações.Lembro me que no fim do jogo ninguém saia do estadio...eu todo ensopado com os sapatos cheios de agua, ao telemovel, numa felicidade maxima. Fora do estadio a chover a potes e tudo naquela subida para a torre a cantar...lindo.Foi incrivel o jogo a perder 0-1 e virar para 4-1. Mourinho disse o e bem "foi escasso". Lembro me que muitos, mais uma vez menosprezaram essa nossa vitoria (diziam que a Lazio era so velhos), mas para felicidade minha, no ano seguinte, numa pre eliminatoria o nosso Couto e Conceiçao mostraram como era, no Estadio do Bessa..lembram-se? Castigo merecido

    Vou guardar este jogo para sempre na minha vida...sinceramente acho que foi o melhor jogo que vi ao vivo do FCPorto...e eu apesar de novo e de ser de Coimbra tambem ja fui a inumeros jogos do nosso fcp ( doença saudavel).5 anos que passam a correr, mas recordar é viver e nós felizmente recordamos a cores e com boa imagem

    Grande abraço a todos e nao deixem morrer a ideia do encontro (almoço ou jantar). Contra tudo e contra todos, unidos venceremos

    ResponderEliminar
  7. Primeiro de tudo, cumprimentos ao RZamith e bem-vindo ao blog.

    Relembro este jogo com uma grande emoção: primeiro de tudo, porque é o dia de aniversário do meu pai. E lá fomos nós, ele trocou a festa de aniversário que tinha direito para irmos os dois juntos vibrarmos com esta partida.Só por isso eu já não me esqueceria desta data.

    Depois foi o jogo em si...aquela chuva toda que nos abençoou, aquela reviravolta fabulosa duma equipa fantástica, a expulsão do Mourinho, o sonho de Sevilha cada vez mais presente em nós, o grande golo do Maniche, os golos do Derlei, o Postiga que parecia estar a desabrochar, enfim, não existem palavras para jogos destes.

    ResponderEliminar
  8. Oportuna evocação de um jogo do tempo em que não havia pai para o Porto e alguns teimam em pôr em causa agora fora do campo...
    E, a propósito, eis o discurso de hoje de Jesualdo:

    "«Acho que não devia ser uma acusação para o F.C. Porto», respondeu o treinador azul e branco. «Porque o F.C. Porto não tem os mesmos objectivos dos nossos adversários neste momento». O treinador lembrava assim como Benfica está numa luta diferente. «Nesta altura o objectivo do F.C. Porto é ganhar todos os jogos até ao fim».

    As acusações de Luís Filipe Vieira levaram até à intervenção do Governo. O Secretário de Estado, Laurentino Dias, veio a público comentar as declarações do presidente encarnado, o que é mais uma prova das ondas de choque provocadas. Sobre isso, Jesualdo não espera que a intervenção governamental ajude o que quer que seja.

    «Estou há 35 anos à espera que se acabe com a suspeição no futebol português. Vou mas é esperar sentado», disse nesse aspecto Jeusaldo Ferreira. «Se tudo isto é mais ridículo ou mais preocupante? Nem é ridículo, nem é preocupante. É incompetente. É o resultado da incapacidade de todos os agentes em fazer um futebol melhor».

    «Nunca houve um processo concreto de desenvolvimento do futebol em Portugal. Nunca houve um método, uma estratégia que valorize a verdade desportiva», acrescentou, levando a entender que tudo isso permite a suspeição como arma dos fracos. «Depois as pessoas usam determinados canais para fugir de outras coisas».
    in Maisfutebol, hoje

    ResponderEliminar
  9. Quero desde já endereçar aos aniversariantes, ao Bruno Ribeiro e ao pai do Menphis, os meus parabens.

    Em relação ao jogo, exactamente pelo que já disseram resolvi colocá-lo em destaque agora que fazem 5 anos que ele passou.

    Tal como o Pedro Coimbra, guardo religiosamente o bilhete. Tal como todos os que estiveram no velhinho estádio das Antas, cheguei a casa completamente molhado, e, como todos deves saber, não estou mesmo a exagerar, qd digo completamente falo de toda a roupa mesmo.

    Em relação ao jogo em si, lindo, grande, das melhores exibições de que me lembro do FCPorto, 4 golos foram mesmo poucos para tamanha exibição. Era um Porto invencivel, era um enorme FCPorto.

    Tenho o jogo gravado em VHS a partir dos 15 minutos, já que este não deu em directo e qd cheguei a casa e me apercebi que estava a dar coloquei logo a gravar, mas prova o infelizmente normal desprezo dado ao FCPorto. Enfim.

    Felizmente o FCPorto vai provando que é o melhor e sei que um dia seremos o clube com mais adeptos em Portugal, enquanto as gerações de 50 e 60 forem aos poucos acabando, o boom em termos de adeptos do FCPorto vai-se dando. Para já, já somos mais que os Sportinguistas, segundo alguns estudo que já vi e era bom que os portistas soubessem disto já que continuam a dizer que somos o 3º clube em termos de adeptos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Jacinto recorda o litígio entre Carolina e o presidente do FC Porto para tentar atestar a falta de credibilidade do seu depoimento, mas nesse particular é Augusto Duarte, o árbitro envolvido no segundo caso (ver peça à parte), quem vai mais longe, recorrendo a um excerto do despacho de pronúncia, em que o próprio juiz de instrução (no Apito Dourado") admite os actos de Carolina como "uma verdadeira 'vendetta' contra o seu ex-companheiro" (no entanto, autorizando-os, acrescente-se: "Mesmo colocando essa hipótese verosímil, o certo é que esses sentimentos menos nobres, ou mesmo altamente censuráveis, que poderão estar a nortear a sua conduta, não significam automaticamente que a testemunha esteja a prestar falsas declarações sobre tão graves acontecimentos").

    in O Jogo, hoje, sobre a defesa de Jacinto Paixão no processo Apito Final desenvolvido pela CD da Liga.
    Reparem no preciosismo de linguagem e "interpretação carolíngia" do juiz de instrução a discorrer sobre a real motivação da testemunha CS mas sem pôr em causa o depoimento dela, o tal "conhecimento de ciência" que a Morgado lhe atribuiu para reabrir o processo e o juiz de instrução para mandar o caso para tribunal.
    Como sempre disse, em tribunal é que vão ser ela(s).

    p.s. - curioso é que, agora, só O Jogo revela coisas dos processos antes nunca conhecidos e que só estavam ao alcance de certos jornais com contextos devidamente selectivos...
    A podridão começa a aparecer em todo o processo

    ResponderEliminar
  11. TEORIA SOBRE UM FALHADO:

    No que concerne ao mundo do futebol em geral e ao Benfica em particular,
    Luís Filipe Vieira é alguém que se pode denominar como um completo falhado.
    Numa altura em que quase todo o país discute se o Porto rebaixou o Benfica
    para um patamar secundário por mérito ou por batota, acho verdadeiramente
    incrível o numero reduzidíssimo de jornalistas que se dão ao trabalho de
    explicar aos seis milhões de mentecaptos quais as razões óbvias para que
    essa missão se tenha tornado possível.
    É que se por um lado, o Fc do Porto, para lá da sua reconhecida organização,
    fez questão de se juntar aos melhores da Europa (G14) para com eles aprender
    as linhas mestras de como encaminhar um clube para o futuro o Benfica
    estagnou nas glórias de há 50 anos atrás..
    Para além de um chorrilho de Presidentes sem qualquer carisma nem chama que
    se limitaram a assaltar o clube e de uma organização constantemente
    vandalizada por gente medíocre conforme tivemos oportunidade de saber
    atravez do livro de Mourinho, o Benfica debate-se agora com aquele que será
    o maior barrete que alguma vez se sentou no cadeirão presidencial da Luz.
    Vieira é um bronco que enriqueceu a custa de negócios muito pouco claros
    relacionados com cocaína e outros artigos de diversão nocturna tipo
    Brasileiras, Checas e Polacas.
    Megalómano, achou que bastava meter o Cunha Leal na liga, por a amiga
    Morgada e o seu marido a focinhar o Porto e juntar uma enciclopédia de
    promessas infundadas aos 6 biliões de Otários para lá de uns dossiers
    secretos que recebeu em casa e que nunca ninguém viu e que a coisa assim ia
    e que fácilmente o ex-glorioso voltava, mais cedo ou mais tarde, a usurpar o
    trono outrora perdido. Falhou redondamente! Por burrice, porque condições
    não lhe faltam. Afinal, o Benfica é só o "mais grande" do mundo!
    Para desespero total dos 6 quadrilhões de bimbos que estão no Guiness,
    Vieira nem para corrupto tem jeito!
    Após os fantásticos resultados da "joint-venture" com o maior burlão que
    alguma vez pisou um relvado de futebol, José Veiga, com quem conseguiu obter
    o fantástico, cheio de mérito e nada corrupto título de 2004-2005 mais
    conhecido como "campeonato da vergonha" ou simplesmente "Estorilgate", nem
    este reforço Vieira conseguiu manter na equipa.
    Agora é um homem desesperado a quem se acabou o cartão de crédito junto da
    massa adepta vermelha. Acabaram-se-lhe as balas e agarra-se ao que pode para
    se manter a flutuar quando já todos percebemos que o afogamento é
    inevitável.
    Após toda esta palhaçada chamada Apito Dourado, que conforme muita gente já
    se apercebeu, saiu exclusivamente da cabeça deste analfabeto futebolístico e
    seus comparsas da Capital do Império Salazarista, estou encantado com a
    ironia do destino que colocou o Fc Porto como aquele que mais vai contribuir
    para a atribuição do segundo lugar neste campeonato. Depois de vencermos o
    Benfica no Dragão, estou totalmente de acordo com a ideia de abrir as pernas
    ao Guimarães no Afonso Henriques. Só por puro gozo e até por vingança. Sim,
    vingança pura! Porque este sacana tentou, por todos os meios, destruir tudo
    aquilo que o Fc Porto construiu com trabalho e dedicação, contra tudo e
    contra todos.
    O Sporting fará o resto e o Benfica acaba em quarto ou quinto. Grande
    ironia, realmente!

    ResponderEliminar
  12. Aqui está uma crónica que fala do assunto do dia e que vai ser escondido e branqueado por completo:

    "Encontros escondidos, com a careca de fora!

    A RTP apanhou Luís Filipe Vieira e Hermínio Loureiro em amena conversa num hotel de Lisboa. Provavelmente não estariam a falar de futebol e LFV não estaria a tentar mais uma manobra de pressão sobre o Presidente da Liga. Não se percebe, por isso, que tenha tido aquela reacção selvagem de pegar no microfone do repórter, metê-lo dentro do seu carro e depois atirá-lo para o chão. Quem não deve, não teme, mas o pobre do LFV- o único dirigente sério do futebol português- detesta expôr-se diante das câmaras e teve aquela reacção intempestiva!

    Nas edições "on line" dos desportivos, só o "Mais Futebol" se refere ao assunto. Os outros são, como sempre quando se trata do SLB, muito cuidadosos e isentos. "A Bola", por exemplo, preferiu reproduzir uma afirmação de Rui Costa ( "queremos jogo limpo"). Se calhar o melhor era começar por limpar a tua casa, Rui!.

    A RTP, misteriosamente, não exibiu a peça. Claro que não houve prerssões dentro do canal público, foi só uma pausa para reflexão!

    Entretanto, continua tudo muito interessado num putativo caso de corrupção alimentado por uma alternadeira que um dia recebeu a visita da fada madrinha e lhe pediu um desejo: "Faz de mim uma escritora!". A fada prontamente satisfez o desejo, mas obrigou a alternadeira a beijar um sapo que lhe desse o mote para o livro. O problema é que o sapo era estúpido que nem um pneu e também não sabia escrever, o que obrigou a fada a pedir a uma putativa jornalista que o fizesse. O resto da história já é conhecido... e continua a alimentar as vendas dos desportivos.

    A justiça também continua a acreditar que corrupção é só a norte, porque foi isso que leu no livro da consagrada escritora-alternadeira. Cá no sul é tudo gente muito digna e trabalhadora, que não exerce pressões e é vítima constante de uns energúmenos que corrompem árbitros portugueses para ganhar Ligas dos Campeões Europeus, Taça Uefa, Supertaça e Taça Intercontinental.

    Por isso é que Hermínio Loureiro, ao encontrar LFV junto à mesa dos croquetes, aproveitou para lhe dizer: "Eh pá, venha ali dizer-me o que é que se passou para ficar tão apanhado depois do jogo do Bessa! "

    LFV terá respondido: "Deixe lá isso, Presidente! Eu sei que mereço ser castigado e isso até me faz bastante jeito para me poder armar em vítima perante os sócios do SLB que já perceberam que comigo nunca vão ganhar nada" .

    E foi assim, apanhados a palitar os dentes de uns resquícios de croquetes, que os dois dirigentes se viram filmados pela RTP. Não há, por isso, qualquer razão para Hermínio Loureiro se demitir, porque aquilo foi uma conversa acidental, entre gente séria, que nada teve a ver com futebol.
    "

    Retirado do blog Crónicas do Rochedo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Bonita crónica, esta também. Parabéns ao Rochedo.

    ResponderEliminar
  14. Do vídeo, ao 4-1 vejo o Marco Ferreira a protestar.
    Jamais esquecerei a vitória na Luz, nessa época, com golo de Deco e o Porto a acabar o jogo a dar festival e com Marco Ferreira e Tiago em campo...

    ResponderEliminar
  15. é com muita emoção que li hj este post!!

    tive a ENORME felicidade de poder assistir ao vivo este jogão, lembro-me de entrar no estádio já o jogo havia começado, chovia imenso e havia grandes filas ainda para entrar no estádio, por isso desviaram-nos pela bancada dos italianos rodeado por um cordão de polícias! ainda nem sequer tinha passado para o meu lado da bancada qd os italianos marcam! todo molhado e a ouvir os outros a festejar não era bem a melhor das recepções..felizmente pouco tempo estive sentado pois rapidamente o porto fez o que todos vimos no filme..que grande jogo que orgulho!!

    obrigado porto por esta enorme alegria que jamais esquecerei e claro obrigado RZamith por me proporcionares esta bela recordação

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  16. Obrigado pela distinção.
    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  17. Tambem estive presente nesse mágico jogo...
    Absolutamente alucinante...Nunca tinha vibrado tanto num jogo...Chovia torrencialmente,na altura ainda não havia bancadas cobertas e então comiamos a água toda...
    De ínicio estava cheio de frio,ensopado até os ossos...mas com o desenrrolar do jogo já nem me lembrava que estava a chover:)
    Nunca vi uma equipa italiana ser tão dominada como essa Lazio foi pelo Porto.
    Foi sem dúvida a melhor exibição que vi o Porto fazer nestes meus 23 anos de portista.
    Eu estava absolutamente louco nesse jogo,noutra dimensão. Estava totalmente fora de mim. Lembro-me que no golo do Postiga ele vai comemorar junto da bancada que eu estava e eu feito maluquinho saltei cadeiras atrás de cadeiras até chegar junto da rede e me colar lá a festejar com todos os jogadores que ali estavam perto.Algo inexplicável e que me saíu sem pensar de tão possuído estava por essa exibição do outro mundo.
    O Porto foi tão esmagador que no final a Lazio nem quería tentar diminuir a vantagem,já bombeava bolas para a bancada a implorar quase para que aquele massacre terminasse...
    Saudades...Nos tempos do Mourinho sempre que o Porto sofria um golo eu encarava com tanta tranquilidade e até era algo que me dava vontade de sorrir com alguma malícia pensando.."estes gajos não sabem com quem se foram meter,vão levar uma abada a partir de agor..."
    A equipa de Mourinho era assim...Mourinho uma vez disse "Equipa que marca ao Porto arrisca-se a sofrer e muito,a ser encostada ás cordas." e era isso que acontecia de facto.O Porto se sofria um golo não perda minimamente a confiança,pelo contrário parecia que até os estimulava mais para esmagar o adversário...
    E depois ainda há artistas que me vêm falar em compar árbitros nestes anos em que o Porto passeava em Portugal e dominava na Europa...
    .
    As minhas boas vindas e maiores feilicidades ao Rzamith.Grande aquisição.
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  18. Não foi a melhor exibição do Porto, até porque a Lázio ao pé do Estrela da Amadora não vale nada!...Carolina dixit...

    ResponderEliminar
  19. Por falar em Carolina, ela tem andado aos piões com a Polícia, de madrugada e em plena Ponte da Arrábida!...O Tri deu-lhe a volta ao Jipe...

    ResponderEliminar
  20. Depois foi para o Hospital Santos Silva e logo de seguida deram baixa uma série de funcionários desse hospital, por suspeita de contaminação com vírus estranhos...Estranho não é?...

    ResponderEliminar
  21. Hospital de Santos Silva, ali ao Monte das "virgens"...

    ResponderEliminar