09 abril 2008

Obrigado Campeões

Campeões. É algo que todos os portistas que como eu nasceram nos anos 80 estão já habituados a ouvir mas que parece que nunca cansa.

Este campeonato foi para mim vivido de outra forma…Á distancia desde Madrid…Longe de polémicas, de muito jogo falado e pouco jogado…sem os comentadores da Tvi e da Sportv visto de uma perspectiva de fora.

Ontem ao contrario de outras ocasiões em que festejava um título em família vi o jogo sozinho e por um canal espanhol…Custa não poder estar no Porto a festejar, mas dá para ver a enorme alegria que aqueles heróis dão todos os anos a imigrantes que longe do seu país, vêm nas vitórias do Porto um elo de ligação com aquilo que Portugal tem de melhor…

Haveria muito que dizer hoje…Da enorme capacidade de esta equipa, de um presidente que dedicou uma vida a um clube e fez dele uma bandeira de uma região e uma das poucas entidades que em Portugal luta contra o centralismo de Lisboa….Poderia falar de Jesualdo Ferreira que numa das épocas mais difíceis da história do clube chegou viu e venceu. Mesmo com os adeptos sempre a olharem para ele com desconfiança ele nunca se desviou um milímetro da sua rota e lutou até à exaustão por um clube que não era o seu de coração, mas que tal como ele conquistou os portistas, ele próprio se deixou conquistar por este grande clube.

Jesualdo sentiu na pele o quão difícil é ser-se reconhecido no Porto e sentiu o porquê de no Porto fazerem-se das fraquezas forças e haver um sentido de união e um laço afectivo inquebrável entre todos. Aí reside a nossa força, por isso somos diferentes, por isso somos melhores.

Aliás, devo salientar que dos momentos da noite que mais me emocionou foi ver a alegria estampada no rosto de Jesualdo e principalmente o carinho, o respeito , a amizade daquele abraço com Bosingwa e Quaresma… Foi bom ver o reconhecimento que os jogadores têm por Jesualdo e o grande carinho que Jesualdo tem pelos seus jogadores. Isto sem precisar de manifestações meio lamechas e para imprensa ver, e sem precisar de os chamar de “mininos”…Aqueles abraços e aquelas palavras trocadas com Bosingwa e Quaresma diziam tudo… Uma dedicação enorme, um esforço enorme, muitas vezes foi preciso discordarem, muitas vezes foi preciso baterem com a cabeça mas no final Jesualdo sempre esteve lá e acho que no momento das suas saídas eles vão reconhecer a importância que Jesualdo teve nas suas carreiras.

Poderia falar de craques que nos deram tantas alegrias…As trivelas do Quaresma, a raça do Lisandro Lopez, a astúcia e inteligência de Paulo Assunção, a classe de “el comandante” Lucho Gonzalez , e o poderio físico de Bruno Alves.

Mas não….Este campeonato é de todos nós… Portistas espalhados por todo o Mundo, mais anónimos ,menos anónimos que sofremos com as derrotas do nosso clube, que sorrimos e festejamos juntos e que durante todo o ano temos que nos unir contra variadas campanhas contra o nosso clube que vêm de todos os lados.

Em pequeno, perguntava-me o porquê de tanto ódio e porque é que não se reconhecia o mérito do Porto… mas ainda não entendia como funcionava este país movido a invejas e a outros sentimentos menores…

Hoje dou valor e agradeço também á “Sic”, aos” donos da bola”, ao “record”, á “bola” ao” correio da manhã”, á comissão disciplinar da liga e a todos que tanto fizeram por tentar manchar a imagem do nosso clube…Acho que eles só me fizeram crescer ainda com mais orgulho de ser portista… Ser diferente sem precisar de o apregoar como o fazem outros clubes. Marcar essa diferença com vitórias. Com muito suor, muito sacrifício, entrega, organização ímpar e apoiados numa massa adepta que não tem preço.

É saber que o Porto tem que ganhar contra quase um país inteiro a torcer contra. É saber que não podemos ser apenas melhores para ganhar, saber que temos sempre que ser muito melhores.

Cheguei a pensar como seria bom viver num país em que o mérito do nosso clube fosse reconhecido, em que fosse dado não digo igual destaque mas pelo menos metade do destaque que dão a outros clubes que nada o fazem por merecer a não ser por estarem sedeados na cidade certa.

Mas passados 23 anos de portista, digo que não. Assim sabe-me muito melhor. Não gosto de desafios fáceis. Gosto de ter que os superar, aprecio o carácter de se manter fiel ás suas ideias e defende-las nem que por vezes pareça que lutamos contra o Mundo.

Acho que por isso sou portista e sempre serei.

Tal como o Barcelona o Porto é mais que um clube…Aliás, acho que apenas os catalães nos conseguem compreender nesse aspecto. Algo que Benfica e Sporting nunca conseguirão sequer entender…


Este título vem numa semana complicada para todos nós…Devo dizer que sofri um bocado com a má imagem que passou mundo do nosso clube.

Má imagem essa propagandeada de forma doente e incorrecta por canais de comunicação que deixam muito a dever à ética…

Em Espanha existe ódio de morte entre Madrid e Barcelona mas existe também respeito e acima de tudo ética…coisa que falta do outro lado da fronteira…

Só assim consigo explicar o facto de aqui em Espanha se ter noticiado que o Porto estava perto de descer de divisão por corrupção quando essa sanção não é sequer possível dentro das sanções que podem ser aplicadas ao Porto.

Estas informações não são os espanhóis que inventam… São as informações que recebem de Portugal… De pessoas idóneas como o Nuno Luz…E perguntando informações aos editores de jornais como “a bola” e o “record”…

E eu pergunto porque noticiam eles uma coisa para Portugal e depois dão outra informação quando colegas de profissão estrangeiros que estão totalmente por fora do caso as pedem?


Mesmo assim por mais que tentem nunca conseguirão apagar os méritos do nosso clube aos olhos do resto do Mundo. Porque os espanhóis- o exemplo que conheço melhor- podem não saber que “a bola” e o “record” são de Lisboa e não saber como funciona o nosso país mas há uma coisa que eles não são…nem burros nem cegos. E pela liga do seu país estão habituados a apreciar bom futebol e a saber reconhecer uma boa equipa quando a vêm.

Talvez por isso hoje ao longo da transmissão do jogo embora salientando o facto do Porto poder perder 6 pontos por tentativa de corrupção não deixavam de demonstrar a sua surpresa por esse facto. Diziam que primeiro de tudo, era estranho uma equipa como a que o Porto tinha esse ano ter necessidade de comprar árbitro e em segundo que achavam ainda mais estranho como árbitros de 1ª liga se podiam deixar corromper por tão pouco, que isso não parecia normal.

Depois salientavam a barbaridade que seria o Porto deixar de ser campeão na secretaria em algum desses anos quando provou desde a década de 90 ser de longe o melhor clube português.
Depois tal como em outras emissões choveram elogios a Bosingwa a Quaresma, a Lucho,a Lisandro, Bruno Alves etc…

Mas o melhor veio para o fim…Quando afirmaram que o Porto com a equipa que tinha poderia era pedir para se mudar para a liga espanhola uma vez que em Portugal não tinha rivais à altura, seguindo assim, o exemplo de clubes como Celtic e Glasgow que também já pediram para se mudarem para a liga inglesa.

Salientaram que desde os anos 90 o Porto em 17 ligas ganhou 12 o que demonstra um domínio esmagador e absoluto. Disseram que o crescimento do Porto é notável e que neste momento tem já um estatuto que o obriga a começar a lutar para que quase todos os anos chegue pelo menos ás meias finais da liga dos campeões.

Muito estranho ouvir tantos elogios ao nosso clube…Só mesmo estando fora de Portugal…

Obrigado Campeões

28 comentários:

  1. Ainda que esteja sem tempo para fazer um comentário mais extenso, não posso deixar de parabenizar o "espanhol" Ricardo Costa pelo excelente texto que nos ofereceu.

    Um forte abraço!

    ResponderEliminar
  2. grande post ricardo e um grande tributo aos campeões.
    tambem quero dar aqui os meus parabens ao rui moreira que ontem esteve impecavel e conseguiu retorquir toda a porcaria que ia saindo da boca para fora do lampiao conseguindo com que ele ficasse ainda mais vermelho mas de raiva. o lampiao continuou com a sua campanha de difamaçao, colocando em questao tudo o que foi ganho nos ultimos anos, mas desta vez o rui moreira nao deixou passar e respondeu-lhe na mesma moeda colacando o realizador numa situaçao em que este nunca se tinha visto antes. as verdades ditas doeram no intimo dos lampioes como tem doído tudo que esses têm dito sobre as nossas vitorias.
    acho que valeu a pena a minha chamada de atençao a semana passada e finalmente algumas verdades inconvenientes foram ouvidas na tv, algo quase inedito. não fuja desta linha rui moreira, é assim que estes invejosos tem de ser tratados. nao deixe nunca que eles falem como se fossem donos da verdade e tentem branquear todas as vergonhas dos proprios favorecimentos que tao facilemente se esquecem.

    ResponderEliminar
  3. Ricardo parabéns pelo teu post, é sempre emocionante saber das reacções dos adeptos portistas espalhados por todo o mundo. Apesar de estarem longe, o amor aos seus, neste caso ao clube, está sempre tão perto do coração.

    Isto de não reconhecer o mérito parte logo da Câmara Municipal da cidade onde está sitiado o clube. Basta ver o site da CMP para ver se se encontra alguma referência ao feito do clube mais representativo da cidade.

    ResponderEliminar
  4. Caro Ricardo, se as nossas vitórias sabem bem cá dentro, que fará quem sofre afastado daqui. Sabe bem a dobrar.Parabéns pelo post.
    No Trio de Ataque de ontem registo três coisas:
    1 - O programa iniciou não com a justa homenagem ao TRICAMPEÃO mas com os zurros do orelhas. Impensável mas dentro da sua estratégia de desviar atenções, propósito conseguido com o beneplácito da comunicação social nojenta. ( até no " Dia Seguinte " que quase não vejo o seara deixou falar sem interromper o Dr. Guilherme Aguiar orgulhoso e de cachecol azul e branco, enquanto este fazia os primeiros comentários à nossa vitória).
    2 - Uma reacção pronta do Dr Rui Moreira a verberar tal facto que deixou o apresentador e comentaristas de orelhas baixas e sem resposta, tal a evidência. E depois continuou a desancar e a desmascarar o que era necessário. Em grande na defesa das nossas cores.
    3 - O cineasta fez os seus maus filmes de ficção e demonstrou um mau perder, uma raiva e uma inveja na linha do seu timoneiro. Isto num ser que tem a a mania que é a reserva moral lá do sítio, tem fair play, etc... Mas há muito que tinha deixado cair a máscara.

    É este o estado das coisas ... já não se falará mais do TRI mas da luta pelo segundo lugar, ao fim e ao cabo o campeonato da 2ª circular que é esse que interessa ao País, o campeonato dos " clubes nacionais" (!) como ontem dizia o O. Costa.

    São todos uns tristes mas vão zurrando que nós vamos ganhando e sendo cada vez mais fortes.

    ResponderEliminar
  5. contra tudo e contra todos...obrigado a todos por mais uma conquista.Agora temos circo pa semana no Dragao para relaxar do jogo em Setubal e claro dia 18 la estaremos no Jamor, para ganhar a fruteira.Grande abraço a todos

    p.s- para quando um mega almoço ou jantar juntando a malta toda dos blogs? era engraçado, sem duvida...deixo isso para analise
    Qualquer coisa, estou em :

    http://www.pedrocoimbramc.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Ricardo Costa parabéns pelo teu excelente post.
    Gostaria de te fazer uma questão como emigrante em Espanha. Como são as transmissões televisivas do futebol estrangeiro aí em Espanha? Pelo que percebo existe transmissão do futebol português por parte de canais espanhóis, mas quantos jogos passam? E jogos ingleses e italianos e outros? Não precisas de os andar a contar 1 por 1, eu é que estava com curiosidade em saber se aí em Espanha acontece como na Sporttv e passam o fim de semana a transmitir futebol estrangeiro.

    Em relação ao TRio d'ataque tenho de censurar a RTP por ter aberto o programa com grande destaque à merda que o presidente do benfica de lisboa disse. Também penso que é a única forma de alguém comentar o que este senhor diz, pois desde há muito que alguém com 2 dedos de testa deixou de o ouvir, quanto muito de o levar a sério. Melhor equipa da última década? Eu acredito que o homem estava a falar a sério. Talvez esta seja mesmo a melhor equipa do benfica dos últimos 10 anos... Difícil é escolher a pior da década...

    Em relação ao Dia Seguinte na sic notícias dou destaque à azia do careca do benfica na sua indignação dos festejos dos adeptos dos FC Porto. Segundo ele, os festejos tiveram algumas manchas de exagero e de gozo. O exagero ele compreendia, mas o gozo, segundo ele, só pode ser levado a cabo pela equipa que mais troféus da liga tem, ou seja, o benfica de lisboa... isto para cascar nas declarações de Rui Reininho acerca dos festejos de mais um título de campeão nacional.

    Deixo aqui também saudações portistas para toda a gente que escreve e comenta neste blog. Não pude ir ao estádio (não consegui bilhete) e tiro o chapéu a todos vós que participaram naquela linda festa. A única forma de embelezar aquele que é o mais bonito estádio do mundo é com aquela gente toda a vibrar e com uma equipa daquelas a jogar.

    Que orgulho e prazer tenho em ser portista há 27 anos!

    ResponderEliminar
  7. Viva !

    Gostei do seu artigo e, fundamentalmente, concordo consigo. Todavia, permita-me duas observações. Estas não pretendem ser ofensantes, mas, unicamente, questionantes.

    Não creio que os nossos irmãos (?) não conheçam Portugal .

    Pelo que sei não têm problema em apresentar Camôes ou Gil Vincente como autores Espanhóis nas suas antologias literárias !

    O Celtic e o Glasgow pediram para mudar para a Liga Inglesa ? Ok : Mas então vão perder toda a sua massa associativa. Os Escoceses que tem um parlamento que pede a independência...

    Não crei que me engane : Se o Porto jogar na Liga Espanhola não são milhares de adeptos que vai perder por esse mundo fora mas Milhões !

    O Porto é a raíz da palavra Portugal ! E quem diz raíz pode acrescentar quadrada, cúbica e isto até ao infinito.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  8. "Resultados viciados"...mas assim que o Rui Moreira falou no EstorilGate, a conversa mudou logo de tom, com um "tem de provar". Humm, será que só para o PC é que não é preciso provar nada, basta afirmar e pronto tá sentenciado.....Curioso também o facto de nunca nada disto ter sido mencionado quanto mais investigado pela Morgado...O marido se calhar explicou lhe bem a situação desse campeonato...Pena o Estoril ainda não ter caido na distrital....mas para lá caminha...
    Ou muito me engano ou ainda iremos ouvir falar deste assunto...e pelo grande Beiga....
    Irei aguardar...com um sorriso nos lábios, até porque:
    O tri, o tri, o tri já mora aqui...

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde,

    Em primeiro lugar gostaría de saudar o Ricardo Costa pelo seu post e dizer-lhe que me identifico muito com o seu conteudo. Vivo também em Madrid desde Julho do ano passado e é o primeiro ano em que não posso assistir aos jogos do nosso F.C. PORTO como gostaría. Também assisti ao jogo do titulo em madrid mas desta feita através da RTP internacional via internet.

    De facto, mesmo vivendo noutro país, os sentimentos não mudam pelo nosso clube, no entanto, temos de reconhecer que as alegrias e tristezas (devo dizer que muito poucas tristezas!!) vivem-se de uma forma mais moderada. Isto é uma coisa que eu não gosto!Eu adoro futebol e adoro sofrer pelo meu Porto!Mas paciência, temos de aguentar!

    Apenas discordo do teu Post (ou melhor, tenho outra opinião) relativamente ao reconhecimento dado pela imprensa espanhola ao nosso grande clube. Devo-te dizer que no dia seguinte ao Porto sagrar-se CAMPEÃO DE PORTUGAL procurei nos “periodicos” espanhois: as, marca, sport, mundo deportivo, etc, algum destaque ao FCP e não encontrei. Sei por intermédio de um colega espanhol que apareceu no "mundo deportivo" um pequeno link para uma pequena noticia sobre o FCP. Nada mais que isso e não estamos a falar no CAZAQUISTAO ou coisa parecida! É muito pouco para um país vizinho!

    De duas uma: ou eu tenho tido azar com os espanhois que conheço ou de facto eles são muito presunçosos.Acham a liga Portuguesa uma liga inferior e por isso desvalorizam as vitórias do Porto, não reconhecem o Cristiano Ronaldo como o melhor do mundo da actualidade (imagina que eles já falam no Fernando Torres para chegar a melhor jogador do mundo – não quero dizer com isto que não se trata de um grande jogador, o Mourinho para eles ainda não passa de um tradutor (como eu gostava que ele viesse aqui parar ao Madrid ou Barcelona!!, etc...

    Para finalizar esta questão, na minha opinião, os espanhois tem muito aquela ideia que o que é nacional é bom. Na opinião deles eles tem tudo do melhor.

    Pegando neste tema do patriotismo apenas gostaria de abordar o tema relativo ao Porto jogar na liga espanhola. Não tenho dúvidas nenhumas que o Porto com o orçamento que tem muito inferior à grande parte das equipas da liga espanhola lutava pelo titulo, principalmente este ano em que a "Liga” esteve claramente nivelada por baixo. No entanto, acho mal que falem sequer nessa possibilidade. Continuamos com aquela questão de querer ser espanhol. Por favor!! Temos de ser um pouco patriotas. Temos um grande e bonito País, grandes jogadores de futebol (talvez o melhor jogador do Mundo - Ronaldo), grandes treinadores (talvez o melhor treinador do Mundo – Mourinho) e uma liga muito interessante onde o F.C. Porto tem estado nos ultimos 25 anos muito forte (não são as outras equipas que estão fracas como outras pessoas querem acreditar!!), etc... Temos de valorizar o que é nosso!!

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO e que continue a dar-nos estes anos de pura satisfação.

    Saudações Portistas

    Nuno Freitas

    ResponderEliminar
  10. Um abraço ao "espanhol" Ricardocosta mas vou voltar a fazer um reparo que creio já ter feito algures por aqui.
    O Jesualdo não é benfiquista. Nunca foi. Ele é de Mirandela, estudou em Lisboa nos primeiros cursos de futebol e, claro, nos anos 60 e 70 por lá só dava Benfica e para a sua especialidade ele tinha obrigação de acompanhar os jogos do Benfica.
    A sua carreira de técnico não começou lá. Passou pela Luz. Por três vezes. Acabou despedido. Por três vezes. Garanto-vos saber que ele não terá ódio, mas ganhou uma azia muito grande pelo tratamento de que foi alvo.
    Sobre a Imprensa espanhola, sei que pouco destaque dão ao campeonato português, para eles "menor". Quando o FC Porto foi campeão europeu escarneceram da qualidade do jogo portista, depreciaram Mourinho, entre outros mimos. Eles são o que são. Tal como em Lisboa, sentem o rei na barriga. Acham-se sempre bons e capazes de ser campeões da Europa ou do Mundo e fracassam: jogar como nunca e perder como sempre foi uma expressão que me habituei através de um amigo espanhol.
    Há, creio, similitude entre Barça e Porto. Por isso gosto do Barça, não do Madrid.
    Mas é impossível o FC Porto jogar noutra liga estrangeira para além da portuguesa que tem elementos estranhos... Nem os de Glasgow alguma vez jogarão na Liga inglesa, os estatutos da UEFA e FIFA proibem, fora os exemplos já consignados na história do futebol, como Mónaco em França e Derry City (da Irl. Norte) na Rep. Irlanda.
    Quanto à supremacia portista, todos nós de acordo e cheios de orgulho.
    Os cães ladram e a caravana passa.
    O seu ruído já conheço desde ´que há 30 anos o FC Porto começou a ganhar.

    ResponderEliminar
  11. Tal como no "Apito Dourado", em que serviu para reabrir processos já arquivados, o testemunho de Carolina Salgado é o alicerce de uma das duas acusações que o FC Porto enfrenta na Comissão Disciplinar: a do jogo Beira-Mar-FC Porto, que terminou empatado. A defesa do tricampeão nacional baseou-se nas provas constantes do processo que está na Liga mas também se socorreu de depoimentos que a CD entendeu dispensar ou não levou em conta. O objectivo é provar que houve uma evolução do testemunho .

    Carolina Salgado começa por não referir o episódio do envelope no livro que publicou. Menciona apenas que os árbitros Martins dos Santos e Augusto Duarte eram visitas frequentes da casa que partilhava com o presidente do FC Porto.

    No primeiro depoimento que Carolina faz à Justiça, em 2006, Augusto Duarte passa a ter visitado a casa apenas uma vez e o envelope entra na história. A ex-companheira de Pinto da Costa afirmou então desconhecer o valor que teria dentro, mas palpitando que seriam entre 2500 e 3000 euros - destinados a "comprar" um... FC Porto-Benfica. O jogo é corrigido para Beira Mar-FC Porto na segunda declaração, em que conta ter perguntado ao companheiro quanto estava no envelope e obtido a resposta "2500 euros". Por último, no terceiro depoimento, afirma ter visto o dinheiro e ouvido a conversa entre Pinto da Costa e o árbitro (que antes não escutara). Do processo constava já uma declaração da irmã, Ana Salgado, a quem Carolina teria admitido nada ter visto ou ouvido.

    in O Jogo, hoje

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde a todos os portistas..Antes de mais,obrigado a todos pelos comentários.
    Efectivamente é diferente comemorar um título cá fora...Por um lado mais triste,por não podermos estar junto dos nossos,mas por outro lado também não temos que assistir a tristes episódios que passam em Portugal nem somos intoxicados por uma imprensa cheia de inveja e ódio...
    Vê-se as coisas de fora,com mais distanciamento e observando tudo da forma que as outras pessoas que não vivem em Portugal e que analisam o futebol português de forma desapaixonada obervam.
    Acho que ao longo deste meio ano ouvi quase mais elogios ao nosso clube nas transmissões daqui de Espanha que em 23 anos em Portugal...Sintomático...
    .
    Luís,aqui em Espanha ao contrário do que se possa pensar transmite-se bem mais futebol que em Portugal...E estamos a falar num país que tem uma das melhores ligas do Mundo e que mesmo em crise eles continua a defender com unhas e dentes...
    As transmissões da liga espanhola dividem-se por canal aberto,canal fechado e pay per view mas sem haver um monopólio como em Portugal...Os jogos são negociados e então tanto passam em la sexta que é o canal com menos audiencia,como passam na antena ou no canal 5.Só na Tve é que não passa.
    Geralmente há um jogo por jornada em canal aberto,outro que passa em canal pago como o canal plus e os restantes dividem-se por pay per view.Mas todos os restantes jogos mesmo.
    De ligas estrangeiras da premier league passa um jogo por semana na tve2 nas tardes de domingou ou sa´bado assim como um jogo da liga escocesa.
    Depois há um canal de desporto pago que pertence á Tve que passa um jogo da premier noutro dia.
    Dpois há uma série de canais de desporto pagos que fazem parte de um pacote e que dividem as restantes ligas.
    No canal plus e canal plus deporte passa a liga italiana, a liga holandesa,a liga alemã,de vez em quando um jogo da liga turca e da liga romena e os jogos da liga brasileira e argentina assim como a libertadores da america.
    De vez em quando passam também jogos da liga portuguesa,mas geralmente esses passam mais num canal menos dedicado ao futebol que é a Sportmania.
    Posso dizer que o normal entre todos esses canais é passarem por semana 2 jogos da liga portuguesa que costumamm ser quase sempre os jogos do Porto e do Benfica.Apenas muito raramente passam um do Sporting uma vez que por cá é visto como um espécie de Atletico de Madrid de Portugal...
    O que não deixa de ser engraçado quando vejo em Portugal sempre que há um benfica-sporting falarem do maior clássico do futebol portugues...´Maior clássico com equipas que nos últimos anos juntas não têm metade dos títulos do Porto...?Só mesmo num país centralista como o nosso...
    Aqui só se fala de Porto e Benfica.O Sporting é visto como aquele Atletico de >Madrid ou Valencia que vem atrás do Barça e Real e que muito de vez em quando lá ganha uma liga.
    E a idéia de todos é que a liga portuguesa é muito fraca uma vez que apenas tem uma equipa boa que é o Porto.Dizem que o Porto ganha as ligas com muita facilidade porque é a única equipa mais ou menos grande e quer Benfica quer Sporting são equipas médias para baixo e as outras fracas.
    .
    .
    .
    Aqui em Espanha há também de longe os melhores programas sobre futebol.
    O Fiebre Maldini é um exemplo.Passam jogos históricos,grandes entrevistas,reportagens sobre clubes de todo o mundo,passam resumos da maior parte das ligas da Europa e debatem sobre elas.
    Sem polémicas,nem falar de arbitragens e de processos judiciais...apenas de futebol.E com grandes jornalistas,que sabem mesmo muito de futebol e não com Rui Santos e afins...Não há programas como o dia seguinte aqui.Tudo programas sobre futebol jogado,com gente que entende do assunto e não com políticos,cineastas ou economistas a fazerem de conta que entendem...
    Estão a ver o Luis Freitas Lobo?Imaginem um programa com 4 ou 5 pessoas como ele...Isso é o Fiebre Maldini.E o Maldini que apresenta o programa conhece mais jogadores que o Carlos Daniel...Ele vê as ligas mais estranhas que possam imaginar,e perguntam.lhe sobre o jogador que seja e ele sabe tudo sobre ele assim como se lembra de jogos que se passaram há muitos anos atrás como se fosse o jogo que eu vi ontem...
    .
    .
    .
    Outra coisa muito diferente é a imprensa.Existe um ódio de morte entre Barcelona e Real Madrid.Mas a imprensa é mais honesta e não se dá a a hipocrisias...
    A Marca e o As basicamente assumem-se como madridistas e quem os compra sabe o que pode contar...Não tentam dar uma de imparciais,assim como o El Mundo Deportivo e o Sport.
    Existe menos hipocrisia e mais honestidade intelectual.Por exemplo,é raro ver polemicas com arbitragem durarem mais que um ou dois dias.Em Portugal duram semanas,meses,anos...
    O Benfica em 2005 foi campeão em Portugal jogando muito mal á bola.E falavam do Benfica a imprensa de Lisboa como uma super equipa...
    Aqui o Madrid é líder destacado e os próprios jornais de Madrid admitem que o Madrid vai ganhar por ser o menos mau de todos e não por jogar um futebol de encantar...
    .
    Aqui por exemplo é normal ver um jogador do Atletico de Madrid dizer que ficou feliz de ver o Real eliminado da champions ou um jogador do Real Madrid dizer que torce para que o Barcelona seja eliminado pelo Schalcke 04.
    Eles acharam estranho foi quando o Pepe com outra mentalidade veio dizer que torcia para que um clube espanhol ganhasse a champions e que havia que apoiar as equipas espanholas nas competições europeias...
    Outra maneira de viver o futebol sem invejas e de uma maneira descomplexada.Aqui gosta-se mais de futebol no seu estado puro.Em Portugal gostam é de ganhar, e quando nºao ganham não têm o descernimento de admitir os erros que cometeram e dar valor a quem vence...
    Aqui é possível ver os jogadores d Barcelona fazerem guarda de honra ao Real Madrid campeão...assim como em Inglaterra se passou ano passado entre Chelsea e Manchester...Será que no estádio do Dragão veremos os jogadores do Benfica fazerem uma guarda de honra aos do Porto e a darém os parabéns pela vitória no campeonato...?Algum dia será isso possível em Portugal?
    E outra coisa...Não conheço aqui alguem que num clube acumule as funções de treinador/presidente/jogador tente invadir um balneário de um árbitro e no dia a seguir ainda venham falar de Polícia Judiciaria,resultados viciados e não sei mais o quê deixando para plano secundário esse facto...


    Saudações portistas e mais uma vez obrigado a todos pelos comentários.

    ResponderEliminar
  13. Recuar 20 anos...

    O jogo em que o FCP se tornou virtual campeão em 1987/88 em... http://basculacao.blogspot.com/

    Saudações Portistas...

    ResponderEliminar
  14. Um abraço ao Nuno.pelos vistos somos dois portistas em Madrid já!:)
    Nuno estou de acordo contigo.O destaque dado na imprensa é diminuto.
    Eu falo é do que se fala do Porto e da liga portuguesa nas transmissoes dos jogos e nos programas em que discutem futebol.
    Na imprensa escrita não me surpreende que não se fala do título do Porto.A imprensa desportiva de Espanha dedica umas 6 ou 7 pa´ginas a Madrid ou Barça o resto para os outros e depois aoenas uma o no maximo duas pa´ginas para futebol internacional.
    Claro que as ocupam com a liga inglesa e noticias sobre jogadores espanhois no estrangeiro.
    .
    .
    Agora por exemplo,o no programa que te falo,n Fiebre Maldin passaram na 2ª uma reportagem especial sobre o Porto e sobre a festa do título e falaram de forma elogiosa dos melhores jogadores do Porto.
    Mourinho gera ódios em Espanha como em todo o Mundo pelo seu estilo mas ninguém aqui que saiba de futebol diz que ele é mau treinador...Quanto muito dizem que não o querem nas equipas delees..
    Mas mesmo isso...Ha uma sondagem no el mundo deportivo em que o Mourinho é de longe o favorito dos culés para novo treinador do Barcelona.
    Claro que os espanhois têm o rei na barriga,julgam-se muito superiores aos portugueses e acham que a liga deles é sempre a melhor do Mundo...
    Em relação á selecção já não é assim...Eles próprios gozam com o facto de sempre criarem expectativas e depois cairem nos quartos.
    Sobre o Cristiano Ronaldo,sentia isso no ano passado...
    Este ano toda a imprensa espanhola o elogia e os comentadores de futebol já o dão como o melhor jogador do Mundo.
    Ainda ontem vía o Liverpoo.Arsenal e depois do golaço de Torres os comentadores diziam..." Este ano Cristiano Ronaldo será muito provavelmente o bola de ouro,não dá para competir com ele. mas o torres pode muito bem ser 2º a manter este estado de forma e nos proximos anos quem sabe lutar pelo 1º"
    Aqui todos os meus amigos sempre me vêm falar do Cristiano Ronaldo quando me vêm e começa a haver uma grande falange de adeptos espanhois fãs do futebol do Cristiano Ronaldo.

    .
    Eu diferencio obviamente os espanhois que acompanham o futebol a sério e aqueles que apenas vêm a sua propria liga.
    Sobre o Porto campeão europeu obviamente que foi atacado por todos os jornais daqui...Porque para eles é insuportável a ideia que uma equipa de um país para eles tao inferior como Portugal ser campeão e nenhum dos seus clubes chegar á final...
    .
    .
    Mas os entendidos elogiaram muito essa equipa.
    Mas como é óbvio os adeptos do Real Madrid por exemplo nem querem lembrar desse ano.
    Já os da Galiza é diferente...Tenho amigos aqui do Depor que me falam maravilhas desse Porto e dizem que nunca mais vão conseguir esquecer o facto de o Porto os ter impedido de chegar á final mas que nesse ano o Porto tinha uma super equipa...
    .
    Aliás a prova de que eles reconhecem mérito é que em conversas sobre futebol sempre que se fala do euro 2004 eles perguntam-me todos como foi possível Portugal esse ano não ser campeão quando tinha a base da equipa campeã da Europa de clubes e ainda o Figo e o Cristiano Ronaldo...

    Agora claro que o orgulho deles fala sempre mais alto e acham sempre que quando a equipa deles ganha tem mais mérito que quando o Porto ganhou...
    Mas o que mais doi aos culés daqui é quando lhes digo que o Porto tem mais títulos internacionais que o Barcelona...ehehe.Aí é que eles ficam loucos.:)

    .
    Sobre a liga portuguesa eles conhecem pouco mas não têm duvidas,o Porto est+a num patamar muito superior aos demais...Assim como o Lyon em França e o Porto é uma equipa respeitada por aqui.Ficaram todos surpreendidos pela eliminação da Champions.
    Num programa sobre a champions vi inculsive um comentador a dizer que achava que o Porto podía ser a maior surpresa da champions deste ano...
    .
    .
    E pelo que já me disseram aqui nesse programa que falei do Fiebre Maldini no ano em que o Porto foi campeao europeu,ainda o Porto estava nos oitavos de final ou quartos e já um dos comentadores para surpresa dos restantes falava que achava que essa ano o Porto podía ser campeão da Europa...
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  15. Foram árbitros que pediram as 'meninas' a pessoas não ligadas aos dragões
    O FC Porto invoca como precedente o caso Melancia na resposta às notas de culpa em dois processos que lhe foram enviadas pela Comissão Disciplinar da Liga de Clubes.

    O acórdão do Supremo Tribunal de Justiça, relatado pelo juiz Pereira Madeira, inocenta Carlos Melancia por não ter ficado provado que o ex-governador de Macau tinha conhecimento do fax em que lhe prometiam pagar uma quantia indeterminada em troca de uma decisão favorável aos seus interesses.

    A defesa do clube alega que o este caso estabeleceu como jurisprudência que "a consumação do acto de corrupção terá de coincidir com o momento em que a solicitação ou a aceitação do suborno (ou da sua promessa) por parte do funcionário, cheguem ao conhecimento do destinatário".

    No caso dos favores sexuais aos árbitros alentejanos (Jacinto Paixão, José Chilrito e Manuel Quadrado), o FC Porto diz que "não havendo declaração a chegar ao alegado corrompido" não se pode falar em corrupção. Acrescenta que em nenhuma peça do processo se faz prova de que Pinto da Costa teria oferecido as "meninas" (a terminologia usada no processo) aos árbitros. E chama a atenção para o facto de a incriminação reconhecer que a iniciativa das "meninas" partiu dos alentejanos, que deram conhecimento desta sua pretensão a António Araújo, empresário que mediou a venda de futebolistas ao FC Porto.

    Basicamente, os portistas deslocam para Jacinto Paixão e os seus auxiliares (que pediram as "meninas") e para o empresário (que recebeu o pedido das "meninas") o centro de gravidade do caso.

    Na defesa, fornecem a sua explicação para o célebre "diálogo da fruta" mantido entre Pinto da Costa e o empresário António Araújo, considerado a única "prova" do envolvimento do FC Porto. Araújo fala em "fruta para a noite", Pinto da Costa responde que a "fruta já foi", ao que o empresário replica não se tratar dessa fruta, mas antes de "fruta para dormir".

    O FC Porto alega que Pinto da Costa quando ouviu falar em "fruta" achou que o Araújo se referia a dinheiro. De acordo com esta explicação, quando ele disse "a fruta já foi" estaria a pensar numa verba em dólares que acabara de enviar para o clube brasileiro de que Araújo era sócio, destinada a pagar o passe de três jogadores que ele tinha trazido para os dragões.

    Em resumo, os dragões fundamentam a sua declaração de inocência na seguinte cadeia de factos:

    a) Os árbitros alentejanos vinham já decididos a "passar a noite com umas meninas no Porto". E foram eles que contactaram uma pessoa que não era do FC Porto para lhe facilitarem a concretização esse desejo;

    b) O telefonema entre Araújo e Pinto da Costa foi interpretado por este como tratando-se do pagamento de jogadores. Mesmo assim, não foi pedida qualquer contrapartida para pretensos favores;

    c) Não se prova que o FC Porto tenha pago a Araújo as importâncias correspondentes aos pretensos favores;

    d) Também não está provado que não foram os árbitros a pagarem os favores sexuais que pretendiam obter - ou de pensarem que não iriam pagar

    in DN, hoje

    ResponderEliminar
  16. Eu o ano passado via a maior parte dos jogos do porto nos canais espanhois mesmo que tivessem a ser transmitidos pela tvi e era outra qualidade, basicamente os jornalistas que comentavam os jogos faziam aquilo para o qual eram pagos comentar futebol.

    ResponderEliminar
  17. Excelente post, como é hábito, Ricardo Costa. Por isso, é que eu acho que a melhor resposta (mas não a única, ou ainda pensam que andamos a dormir) é dada dentro de campo, onde todos podem ver qual é realmente a melhor equipa. É dentro de campo, à vista de todos, que a verdade se escreve. E a verdade é que o Porto tem sido, de longe e há muitos anos, a melhor equipa portuguesa. Mesmo quando parecia ter terminado o ciclo de Pinto da Costa, naqueles 3 anos sem ganhar o título, o Porto soube reerguer-se. E ergueu-se com competência e mérito de quem conseguiu transformar uma equipa de tostões noutra de milhões. Levantou-se numa época em que ficou fora da Liga dos Campeões, principal fonte de receitas dos clubes portugueses. O Porto de Mourinho ganhou praticamente tudo o que havia para ganhar (julgo que só faltou a Supertaça Europeia) e só depois, por mérito de um grande treinador e da grande qualidade dos jogadores dessa equipa, foi rentabilizado financeiramente (o que contraria certas teorias que dizem que o dinheiro para grandes jogadores só se consegue graças a práticas obscuras). Consegue-se com grandes vitórias. Com Mourinho, que o Benfica não quis. Com Deco, que o Benfica não quis. Com Maniche, que o Benfica deixou escapar. Com Nuno Valente, que o Sporting não quis. É isto que lhes custa. Como já lhes tinha custado ver o Futre brilhar de azul e branco, na primeira grande vitória europeia do Porto, em 1987. Curiosamente, foi a partir daí que as acusações de factores externos estarem na origem do sucesso do Porto se acentuaram. Fica-lhes atravessado na garganta verem o Porto ter êxito, ainda por cima tirando partido da incompetência deles. Esta época foi mais um exemplo. Jesualdo Ferreira, despedido no Benfica, bicampeão no Porto. Um de vários, pois este rendimento dos clubes da segunda circular já se repetiu noutras épocas, graças a jogadores fabulosos como Pringle, Nelo, Tavares e companhia. A perdas como Bobby Robson, despedido no Sporting, bicampeão no Porto. Mas a cassete para justificar a incompetência deles é sempre a mesma: a culpa é dos outros. Depois admiram-se que tudo se repita. O que é curioso é que agora dizem que este é que foi o campeonato limpo. Todos os outros ficam manchados pela corrupção. Bendita limpeza que faz o Porto histórico ser campeão a 5 jornadas do fim e com 18 pontos de avanço... São jogos como o de Sábado, num estádio magnífico, com um público fantástico, que não se deixou intimidar (bem pelo contrário) com notas de culpa numa altura cirúrgica, com uma equipa excepcional, unida e mais forte do que nunca, imune as todas as campanhas difamatórias e vergonhosas da, enfim, dita comunicação social, que me fazem sentir um enorme orgulho de ser portista.

    ResponderEliminar
  18. Excelente texto.

    Vou ser sincero e dizer que o li com aquela alegria, com aquela impressão na barriga, com aquele sentimento de orgulho em ser PORTISTA.

    Dentro do meu meio também eu luto para tentar provar que o FC Porto não precisa de dar mais provas de que é uma grande equipa, mas isso é uma luta dificil.

    Tenho comentado por aqui em jeito de picardia que para o ano o FC Porto vai começar com os tais 6 pontos a menos para que assim o campeonato possa ter alguma emoção.

    Também eu acabo a dizer "Obrigado Campeões" ... Obrigado FC Porto por me dares tantas alegrias, tantas tristezas, tanto orgulho em ser portista.

    marinheiroaguadoce a navegar

    ResponderEliminar
  19. A Bola hoje ouviu mais um nabo do Benfica, o Vilavinho.
    Retive o que, justamente, o jornal deixou num dos três destaques da entrevista, mas o mais alto na página:
    "É provável que o tal dirigente [Pinto da Costa] pergunte se eu falei de manhã ou depois de almoço. Desde já digo que foi depois de almoço, depois de acompanhar a refeição com vinho tinto e finalizando-o com um saboroso 'whisky'"
    O hábito faz o monge e a fama precede-o.
    Lembram-se da Canção de Lisboa?
    - dê-me um pastelinho [bolinho] de bacalhau...
    - pastelinho de bacalhau não temos...
    - então dê-me mais um copinho de vinho...

    ResponderEliminar
  20. Luís Filipe Vieira envolvido em incidente com jornalistas
    [ 2008/04/09 | 18:44 ] Redacção Carla Pinto SilvaO presidente do Benfica envolveu-se esta quarta-feira de manhã num incidente com uma equipa de reportagem da RTP, num hotel em Lisboa.

    Tudo se passou à margem de um evento da área económica (conferência de imprensa da Câmara de Comércio luso-espanhola) que decorria nesse hotel. De acordo com informações recolhidas, a equipa de reportagem da RTP terá filmado Luís Filipe Vieira, que protestou contra esse facto.

    O protesto do presidente do Benfica levou à intervenção de alguns responsáveis do hotel. Foi solicitado à equipa de reportagem da televisão pública que abandonasse as instalações, o que sucedeu.

    Segundo fontes que presenciaram o incidente, no momento em que deixava o hotel a pessoa que acompanhava Luís Filipe Vieira empurrou o repórter de imagem da RTP. Perante esta atitude, o jornalista interveio, tentando serenar a situação.

    De acordo com o que contou o jornalista João Botas, Luís Filipe Vieira «agarrou no microfone da RTP e colocou-o no interior do seu automóvel». Em seguida «atirou-o para o chão». Tudo foi presenciado por pessoas que estavam na rua, entre as quais diversos jornalistas.

    Contactado pelo Maisfutebol, o responsável pela comunicação do Benfica negou que tivesse havido qualquer agressão por parte de Luís Filipe Vieira.

    O clube considera que Luís Filipe Vieira não estava «num acto oficial», pelo que não devia ser «incomodado na sua privacidade». De acordo com o Benfica, o que se passou esta quarta-feira de manhã não apresenta «qualquer gravidade».

    in Maisfutebol, hoje

    Mais uma do pândego do regime, o tal que pediu sempre que "os jornalistas não tenham medo, escrevam, escrevam", acusando os jornalistas do Norte de serem subservientes e amordaçados sem que os do Sul demonstrem, ao pé do microfone, a sua independência.
    Quanto mais me bates mais eu gosto de ti.
    Mas a operação de branqueamento já começou.

    ResponderEliminar
  21. Vieira quer chamar a PJ. Vieira vai apresentar queixa à PJ.

    mas está deficrado o enigma. Vieira referia-se a Peter Jehle. Pobre Vieira.

    in Nortadas

    ResponderEliminar
  22. Nuno Gomes dá os parabéns ao F.C. Porto pela conquista do campeonato e admite que o troféu fica bem entregue aos dragões.

    «É unânime que o Porto é um justo campeão pelo que fez durante a época e pela regularidade que apresentou. Não gostamos de perder os campeonatos. Depois de termos vivido a experiência de sermos campeões nós gostamos da festa que foi. Queremos repeti-la o mais rápido possível. O Porto tem o mérito de ter feito um grande trabalho e estão de parabéns por isso. Não é facil vê-los festejar, mas temos de reconhecer os nossos erros», sublinhou o avançado português.

    in Maisfutebol, hoje

    (o que terá bebido?)

    ResponderEliminar
  23. Pinto Costa diz que Del Neri e Fernández não tinham pulso firme
    [ 2008/04/09 | 20:44 ] Redacção S.P.

    Pinto da Costa deu uma entrevista à CLP-TV, canal em português para as comunidades lusas em França e Luxemburgo, na qual revisitou o passado e comentou o fracasso nas contratações de Del Neri e Victor Fernández. «O grande fracasso do Del Neri e do Fernandez foi precisamente no aspecto disciplinar», referiu.

    «Depois do Mourinho, com quem vencemos coisas inimagináveis para muitas pessoas, os jogadores que ficaram no plantel - ganharam coisas e dinheiro que nunca pensaram vir a ganhar - tiveram, não vou dizer, indisciplina, mas facilitaram no comportamento, dentro e fora do campo», adiantou o presidente do F.C. Porto.

    O que o levou a tomar uma medida de força. Ir ao mercado holandês. «Entendi, por isso, que o Co Adrianse era o homem ideal para pôr as coisas no sítio e repor aquilo que foi sempre o nosso segredo: a união e a disciplina», disse. O antigo técnico do AZ Alkmaar devolveu a equipa ao bom caminho, mas bateu depois com a porta.

    O que levantou um outro problema para Pinto da Costa, até pelas divergência que o holandês criara em relação ao plantel. «Era necessário mudar para um treinador que mantivesse essa disciplina, sem ser tão rigoroso, e pusesse a equipa a jogar, adaptando-a a um sistema mais condizente com as características dos jogadores».

    «Daí ter mudado para o Jesualdo Ferreira, que felizmente tem tido grande sucesso», acrescentou. «Demonstrou que a minha escolha, que para muitos foi arriscada, foi afinal uma escolha acertada». O que levou o presidente a renovar contrato com o treinador por mais um ano, mantendo Jesualdo à frente da equipa técnica por três épocas.

    «Se não vou deixar sair ninguém do plantel? Nada se pode garantir»

    Se o treinador vai permanecer, o mesmo não se pode dizer dos melhores jogadores do plantel. Nomes como Bruno Alves, Bosingwa, Lucho, Quaresma ou Lisandro estão a ser muito cobiçados, pelo que interessava saber até que ponto o F.C. Porto conseguirá segurá-los. «Nada se pode garantir», reconheceu o presidente.

    «Obviamente, há países com uma capacidade financeira que nada tem a ver com o futebol português, mas a nossa intenção é manter os melhores. É possível que venham a chegar propostas, mas, neste momento, tudo aquilo que se diz e que se fala não corresponde à verdade. Ninguém nos contactou por esses jogadores».

    in Maisfutebol, hoje

    ResponderEliminar
  24. Mesmo depois de termos ganho este campeonato da forma como ganhamos, ainda há muita gente que, insiste na cassete de sempre, para esconder mais uma epoca de insucesso. Inda ontem Rui Moreira mostrou a sua raça na nossa defesa.Todos que amamos este clube, iremos defende lo até à morte onde quer que seja. Aqui vai um exemplo de defesa, momentos antes da festa do tri, na Alameda do Dragao, aquando de um directo da RTPn. Nós todos juntos inda fazemos o clube mais forte e poderoso.Grande abraço a todos

    http://pedrocoimbramc.blogspot.com

    ou

    http://www.youtube.com/watch?v=gbdq_mV2c6I

    ResponderEliminar
  25. O Dr. Rui Moreira iniciou o programa de forma acertada, contundente q.b, ao denunciar a decisão editorial do programa Trio d’Ataque em deixar para 2º plano um triunfo incontestável do FCP na Liga Bwin, e cuja facilidade não pode nunca ser argumento para não merecer o devido destaque.
    A partir deste momento o Dr. Rui Moreira voltou à performance de sempre, simpático para os adeptos do SLB e SCP, nada empático para connosco, adeptos do FCP.
    Nada custava lembrar a quem falou na década e meia de mentira no nosso futebol que nesses 15 anos foram 4 os campeões, para Portugal veio uma Taça UEFA, uma Champions, uma Intercontinental e mais uma final perdida da UEFA.
    Nada custava lembrar Sr. Vasconcelos, quando apelidou de mentira infame o Estorilgate e pediu provas, as palavras do Litos, do Carlos Xavier, do Veiga, da CMVM, as regras que impediam do jogo de disputar a 300 km de distância. E isto a dar de barato a qualificação de mentiroso que o cineasta colou ao representante dos adeptos portistas.
    Nada custava ao Dr. Rui Moreira lembrar ao Sr. Vasconcelos que ele não pode falar pelos outros; ele não pode dizer que “é penalti e é unânime”. É penalti na cegueira doentia dele, apenas e só.
    Nada custava ao Dr. Rui Moreira ler o “Sou Portista com muito Orgulho” e tirar umas ideias (que obviamente deveriam ser crivadas, pois os óculos são azuis) sobre erros de arbitragem para se poder defender.
    O que acho deste programa é que o Sr. Vasconcelos fica sempre por cima, diz o que quer e lhe apetece, completamente impune, defende a presunção de inocência, mas afirma que a corrupção inquinou o futebol nas últimas duas décadas; crítica despuduradamente o secretário do desporto sobre o caso Nuno Assis sem nunca ser lembrado que a 1ª decisão do caso era uma vergonha na Justiça Desportiva (então não é que, como não se provou que o Assis se dopou propositadamente, não pode ser castigado! Mas algum jogador admite que se dopou? Então, assim sendo, nenhum era castigado!).

    ResponderEliminar
  26. Já vi o video pedro.Deu para conhecer este nosso amigo portista e logo numa entrevista em que defende tão bem o nosso amado clube.:)
    Também sou a favor dessa idéia de um dia deste promover-se uma jantarada aqui do portistas.
    .
    .
    Sobre o LFV já nada me supreende...Desde que o vi com a complacência da Sic a invadir um dos seus estúdios a meio de um programa em directo, já acredito em tudo...Isso e o seu passado...Naqueles bons e velhos tempos em que fazia uns 500 km para ir buscar uma camioneta arrombando a porta tudo isto porque segundo ele o proprietário não havia pago e então ele apenas a foi buscar pelos seus meios...
    Isso e aquele caso em que ele é mandado parar numa operação Stop normal e a sua grande preocupação era que pudesse ter droga nos pneus...
    Tudo coisas muito estranhas.
    .
    .
    Mas a grande questão é...O senhor Ricardo Costa da Comissão Disciplinar da Liga ainda não se pronunciou sobre o caso Rui Costa porquê...?
    E porque isso não foi 1ª página dos jornais?Porque ninguém perguntou a LFV o que ele achava da conduta do futuro director desportivo do Benfica e se isso não era também uma forma de pressionar os árbitros e viciar resultados...?
    Porque ninguém perguntou ao LFV se os jogos com o Sporting em que o Benfica foi levado ao colo também não foram viciados?
    E o caso Estoril?Sendo provado que Veiga era na altura accionista do Estoril isso não comporta também uma situação de viciação de resultados?
    saudaçõs portistas

    ResponderEliminar
  27. Jantarada já! Zirtaev pensa e organiza isso!


    Parabéns Ricardo Costa pelo texto. E concordo em parte com o comentário do pedro sobre o Rui Moreira...não tão incisivo qt necessário para fazer face ao fanático desleal e sofista Vasconcelos. A rever...

    ResponderEliminar
  28. fantástico post... e para presentear, podem ir até aqui

    http://rapidshare.com/files/106670376/FCPorto_TriCampeao.pps.html

    porque eles merecem

    ResponderEliminar