27 abril 2008

O vício de ganhar nunca se perde

V. Guimarães 0-5 FCPorto
B. Alves 53', Quaresma 59', 70', E. Farias 77' e Adriano 83'
Equipa: Helton, Fucile, Stepanov, B. Alves, Lino, P. Assunção (Kazmierczak 45'), Bolatti, R. Meireles (E. Farias 69'), M. Gonzalez, Lisandro (Adriano 63') e Quaresma

30.000 espectadores

O FCPorto demonstrou, mais uma vez, que, apesar de já ter conquistado o objectivo principal, não perdeu a vontade indomável de vencer, respondendo, dentro do campo, a todas mentes desesperadas e ignorantes que proliferam neste país, que a sua equipa é digna das faixas de campeão conquistadas com muito suor e muita dedicação, além de que vencer, para a equipa portista, é muito mais do que uma obrigação, é um vicio que nunca se perde.

Desta vez, a vitima foi uma das "equipas-revelação" deste campeonato, ainda por cima num estádio cheio de um público vibrante, o FCPorto encarou esta partida como sempre tem feito neste campeonato, com a máxima seriedade, a máxima concentração e com uma qualidade indiscutível.

As entradas de Lino, Stepanov, Bolatti e Mariano Gonzalez consistiam as maiores novidades apresentadas pela equipa portista, diante um Vitória de Guimarães que se apresentou, com uma equipa demasiada cautelosa, criando um aglomerado de jogadores no seu meio campo. O jogo começou muito lento, talvez por culpa da adaptação ao intenso calor que se fazia sentir, com muitas bolas a serem disputadas no meio-campo e o FCPorto a ter dificuldades em por a bola no chão no meio campo, sentindo-se, aos poucos, a ausência da clarividência de Lucho Gonzalez.

A posse de bola começou a ser repartida pelas duas equipas, o FCPorto procurava chegar à baliza adversária através de remates de fora da área, mas faltava sempre o último passe capaz de servir bem os seus jogadores atacantes. O Vitória jogava sempre muito a meio campo, com muitos homens e, de quando em vez, queria esticar o seu jogo, mas sempre com um ritmo pouco rápido e por vezes confuso.

Aliás, a primeira parte da partida foi jogada sempre a lume brando, tudo muito equilibrado, o Vitória de Guimarães ainda teve oportunidades para desfeitear a baliza de Hélton, mas este respondeu sempre com eficácia e com muita segurança.

Na 2º parte, Jesualdo Ferreira aproveitou para fazer descansar Paulo Assunção fazendo entrar Kaz para o seu lugar, tendo a equipa portista entrado com a mesma atitude mas a querer demonstrar claramente de que fibra são feitos os campeões.

E foi aos 52 minutos, que Bruno Alves inaugurou o marcador, respondendo com uma cabeçada irrepreensível a um livre marcado por Lino, mostrando que em Portugal deverá ser o jogador que melhor joga pelo ar, tudo fruto de um trabalho intenso realizado na última pré-época.

A partir daí, o FCPorto controlou sempre a partida e passados 7 minutos, Ricardo Quaresma, numa jogada individual, faz um excelente golo, arrumando com as esperanças do Vitória em tentar empatar a partida.

Com o jogo já ganho, o FCPorto aproveitava para rodar ainda mais o plantel, Lisandro Lopez daria o seu lugar a Adriano e Raúl Meireles sairia para a entrada de Ernesto Farías.

Mas, se o jogo estava mais do que ganho, o marcador ainda não estava fechado, novamente numa grande jogada individual, Ricardo Quaresma marcaria o seu segundo golo na partida, ampliando a vantagem portista.

A equipa do Vitória de Guimarães, já estava muito abaixo, quer em termos anímicos, quer físicos, o FCPorto trocava a bola confortavelmente e aos 77 minutos Ernesto Farías, isolado frente a Nilson, não perdoa, acabando por ser Adriano, o jogador que, passados 5 minutos, iria fechar a contagem fazendo um resultado, embora com números claramente exagerados, indiscutível, num estádio onde sempre foi dificil lá jogar para os seus adversários.

Na próxima semana é a jornada da consagração, e despedida, dos Tri-Campeões frente ao seu público, espera-se casa cheia e uma equipa com a mesma atitude e o mesmo profissionalismo demonstrado nesta partida, tudo para que essa mesma festa seja grandiosa, como só estes jogadores merecem ter, não descurando a preparação para a final da Taça de Portugal, frente ao Sporting.

37 comentários:

  1. Seriedade, competência, enorme qualidade.
    Arrasador.

    ResponderEliminar
  2. Vitória tranquila e superior, só para calar as más línguas...Apreciei o desportivismo dos jogadores do Vitória de Guimarães, dos seu Treinador -muito bem na hora da derrota- e até me surpreendeu pela positiva a atitude da generalidade dos seus adeptos!...É só para perceberem que quando o Porto joga sem o desfavor da arbitragem, tenho a certeza que hoje o Vítor Pereira deve ter dado indicações para não nos prejudicar, acontecem coisas destas!...Aprende Morgadinha...

    ResponderEliminar
  3. Algiuem me explica porque é que hoje o Porto entrou com tantos titulares e com mais ganas de humilhar o vitoria do que teve sabado passado de humilhar o Benfica...?
    E para quando Jesualdo pensa dar minutos a Helder Barbosa...?Se nem com a liga ganha ele joga quando vai jogar?
    Não digo que deveríamos ter deixado o Vitoria ganhar,mas sem dúvida que nao deveríamos ter arriscado a integridade física dos nossos titulares para ajudar o Sporting e o clube cujo presidente é o maior inimigo do clube e que tanto tem feito para nos denegrir...
    Claro que é bom golear o 2º classificado...mas isso apenas demonstrou o que todos já sabemos...que o Porto é muito superior aos rivais desta Liga...
    Este jogo dava-me igual se o Porto perdía ou empatava...Era uma boa chance de dar minutos a jogadores menos utilizados...mas não,parecia que estavamos possuídos com a ideia de ajudar o Benfica e o Sporting...
    Benfiquistas e sportinguistas andam através de todos os meios este tempo todo a tentar desvalorizar os nossos méritos e a insultar-nos...nós como recompensa oferecemo-lhes de bandeja a hipotese de irem á Liga dos Campeões...
    Sim porque já sabemos que os árbitros vão dar o empurrãozinho necessário nestes ultimos jogos para o Vitoria perder e para Benfica e Sporting ganharem...
    Aliás já começou...O Sporting ja empatou com um penalti roubado...E nós ainda ajudamos á festa...
    Não compreendo.
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  4. Imagino se os outros que clamaram por fair-play, saberiam dar 5-0 ao Guimarães.

    Claro que não conseguiriam. Falta-lhes TUDO!


    TRI!



    Abraços!

    ResponderEliminar
  5. Está provado que se saltarem 10 milhões de pessoas em Portugal ao mesmo tempo isso não provoca nenhum terramoto e nem que o façam 5 vezes.

    ResponderEliminar
  6. Ricardo Costa...
    Totalmente de acordo. Até me enjoa ler no Record aquela massa acéfala de benfas e lagartos a lamberem-nos o cu pelo grande favor que lhes prestamos.
    E o mais engracado é ler os comentários na altura em que ainda estava zero-zero. Havia mentecaptos a falar de compadrios nortenhos, vergonha desportiva e corrupção e que apareciam depois, já no fim do jogo a compor as coisas com comentários do tipo: "afinal até são uns tipos sérios e honestos!". Desta vez não houve penaltys roubados ao adversário, não houve golos em fora de jogo nem árbitros a inclinar o campo para o lado dos corruptos do costume! Hoje foi tudo limpo, claro e transparente. Hoje o Porto foi fantástico!
    Hipócritas da merda! Não tem outro nome.
    É a ironia das ironias!

    ResponderEliminar
  7. É um regalo ver o FC Porto!
    Brilhantismo sem forçar a nota.
    A naturalidade com que se destroça o 2º classificado.
    O FC Porto actual é capaz de me surpreender.
    Foi uma barrigada de futebol.
    Consolei-me.

    Entretanto, comecei a ver o Sporting-Marítimo e o Lucílio Vigarista marca um penálti inexistente (nem toque há) e deixa os lagartinhos empatar.
    Assim, perdi logo a vontade de ver o resto. Não me interessa. É mais um resultado viciado, quero ver se o Labaredas da Luz se queixa e arma a bonita na Segunda Circular.
    A mim mete-me nojo este futebol.
    Por isso só me consola o FC Porto.
    O resto... são 23 pontos de diferença.
    Se Benfas e Sportem chegarem ao 2º lugar ninguém se vai importar se há competitividade ou não.
    Se a diferença se acentuar mais e o 2º for o Vitória ninguém reparará na "aselhice" dos outros e muito menos que com menos dinheiro o Vitória chega mais longe.
    É uma pescadinha de rabo na boca em que todos querem comer. Não importa como.

    ResponderEliminar
  8. Fiz questão de ir ver o jogo na rua e ao fim da 1ª parte os comentários eram os mesmos que o Miguel Canadá refere. Que o jogo estava feito para empatar, que o árbitro ia arranjar um serviço para o Guimarães, bla, bla ,bla.

    Um murro no estomago dessa gente toda. O FC Porto, a jogar a feijões é mais sério do que eles alguma vez conseguirão ser.

    Que festejem os seus campeonatos algarvios. O nossos, são só aos 20 de avanço de cada vez.

    ResponderEliminar
  9. NOTA:

    quando a arbitragem deste país for séria, passamos a vencer com 30 pts de avanço.


    Quando a imprensa deixar de nos agredir, deixamos de vencer campeonatos.

    ResponderEliminar
  10. Cinco estalos na cara da canalha que andou toda a semana a quetionar a honestidade e o profissionalismo das gentes do FUTEBOL CLUBE do PORTO!Tenham vergonha porcos!E´isso mesmo amigo Miguel Teixeira,quando a imprensa deixar de nos agredir,deixamos de ganhar campeonatos,ou então torna-se mais dificil!

    ResponderEliminar
  11. a forma como o Zebording chega ao 2º lugar é vergonhosa.

    ResponderEliminar
  12. F.C.Porto campeão da seriedade e do profissionalismo.
    Grande 2ª parte e resultado fantástico, que até podia ser mais dilatado.
    Vitórias no futebol, andebol, h. em patins, basquetebol, bilhar... este clube esmaga-me!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. sempre quero ver a apreciação a este favor do costume do amigo Lucílio.

    ResponderEliminar
  14. Como diziam os verdadeiros donos do "sistema", quais "virgens" calimeras, o FC PORTO deu uma mãozinha ao Vitória: Foram CINCO a zero... Que se curem da sua mediocridade, o que eu duvido. Continuem, pois, que nós também continuaremos a GANHAR!!!

    ResponderEliminar
  15. Eu hoje fiquei muito satisfeito pela vitória, pela exibição na segunda parte, pela qualidade fantástica dos cinco golos e delicio-me a pensar no sapo que o Chalana teve de engolir, mais aquela imprensa cebenta de Lisboa.
    Confesso que a primeira reacção que tive quando me apercebi do cenário que o calendário da liga nos tinha proporcionado, isto é, ter o poder de interferir dramaticamente na "guerra" do segundo lugar entre as duas putinhas de Lisboa e o bravo Guimarães, foi obviamente a de "facilitar a coisa" ao Vitória para me poder rir mais um bocado das obscenidades que a imprensa Moura e o palerma do Vieira viriam escarrapachar aos seis milhões de analfabetos!
    Mas depois de racionalmente me debruçar sobre o assunto, concluí que não vale a pena chamarem a PJ porque eu até me estou a marimbar para o Guimarães e para o campeonato particular das "duas putinhas vs tribalistas nortenhos".
    Eu gosto é de ganhar e o Porto joga sempre para ganhar.

    ResponderEliminar
  16. Continuo a nao perceber o que é que o Adriano faz ali.. esta na altura de ser vendido, ainda mais, joga em vez do Helder Barbosa, este veio da académica para quê? para ficar no banco? era melhor o terem deixado por lá, ao menos jogava e continuava a evoluir, mesmo com tantos pontos no bolso, a tanta confiança que tinham nele parece ser pouco para o porem a jogar..

    ResponderEliminar
  17. Se o H Barbosa tivesse jogado, os velhos do tribunal, tal e qual os do restelo, levantar-se-iam e em alta voz gritariam : Helder Barbosa ! Nao percebo, o Adriano teve lesionado, treinou uma epoca inteira com a equipa, o ano passado fez uma 2a volta de luxo e agora nem sequer lhe dao uma oportunidade, preferindo apostar num puto, que apesar do valor, ainda tem muito tempo pela frente......dassss va la se perceber estes adeptos que certamente fazem parte do famoso grupo coral "Os assobiadores do dragao" cujo maior exito foi " Hoje o Quaresma e uma merda, hoje o Quaresma 'e o melhor do mundo"

    ResponderEliminar
  18. Acho que o Prof fez o que tinha a fazer, descansar os que estivessem tocados, mais os que -numa perspectiva planeada - devem rotativamente descansar para evitar contratempos, de forma a que a equipa possa estar na final da Taça na máxima das suas capacidades. Depois, também convinha pôr as coisas neste ângulo de comportamento: dar uma lição aos que constantemente duvidam da nossa seriedade...Reparem, ainda ontem, o Melguinha do Ribeirinho da Sic confessou, teve que confessar que as vitórias do Porto não podem ser postas em causa, mas referiu, duas ou três vezes, que aquela confidência se confinava à época em curso!?...Disse ele, que isso não invalidava os comportamentos menos éticos tidos -por nós, Porto, leia-se- no passado!...Pergunto eu e então o que dirá ele se o interrogarem sobre isso, relativamente ao que sucedeu nos outros campeonatos?...No tempo em que conquistávamos a Europa e o Mundo -na sua óptica- não tínhamos a mínima capacidade para conquistar este pequeno quintal?...Eles dão uma no cravo e outra na ferradura, porque o veneno que continua instalado nos seus corações não permite outro caminho...Outro pormenor bem patente, a gravata..vermelha, a condizer com o seu medo de levar novamente na corneta!...Perceberam aquela alfinetada dirigida ao Paços de Ferreira? Se descerem o Leiria -inevitável e provavelmente o Boavista -por castigo- este consegue o direito a manter-se na Divisão maior...Se isto não é uma espécie de conselho envenenado ao estilo: -vá lá, vocês não precisam de lutar muito na próxima Jornada -com o Sporting- nós cá estamos para vos assegurar a permanência...Se isto não é tentativa clara de corrupção feita em nome dos Clubes de lisboa, em directo pela "Sic", como se poderá entender então este desmando?...Ético não é de certeza, será que o Sporting ou o próprio Ribeirinho, vão descer de divisão por causa disto?...Que latosa Monumental!...

    ResponderEliminar
  19. Olha lá oh "Semedo Nr 10" em 1º lugar, a tua frustração é gritante.. desde logo agradeço que não me coloques nesse grupo que tas praí a insinuar "Os assobiadores do dragão", até porque nao me conheces de lado nenhum, e em 2º lugar o Adriano tem sido chamado muito mais vezes tanto nos convocados como para entrar no decorrer das partidas, e o que é que ele tem feito? R: NADA, se não perder bolas, falhar golos.. ontem mesmo falhou uma que só tinha o guarda redes pela frente, dirimirias: “mas ele ontem marcou 1 golo”, podera, falhar novamente um golo de bandeja, quando é que ele iria marcar pela primeira vez esta época? O que é extraordinariamente mau para um avançado, com mais de 800 min ( divididos em bwin liga, Carlsberg Cup , Supertaça, LC)
    Mas o meu outro comentário era única e exclusivamente, para alertar, que o H. Barbosa já não joga á muito, o que de certeza não aconteceria caso se tivesse mantido na briosa, que finalmente estava a jogar com regularidade e a evoluir imenso, perdeu todo o ritmo de jogo..

    E o "caso Leandrinho" ??? uma vergonha, tanto tempo para darem uma resposta ao miudo, é o futebol que temos, e os atletas ficam limitados..

    ResponderEliminar
  20. Apesar de um pouco ausente, por falta de tempo, tenho acompanhado o blog e todos comentários, nem que seja lidos na forma diagonal.
    Como é evidente concordo com muita coisa e discordo com muita coisa dita. Todos temos a nossa opinião.

    Mas acima de tudo sinto-me ORGULHOSO pois mais do que palavras, HOJE um olhar é suficiente, nomeadamente para aqueles que defenderam uma inversão da lógica, por forma a justificarem o seu fracasso através de um eventual favorecimento do FCP a outras equipas. PARABENS A TODOS!

    Apesar destas "coisas bonitas" (como diz o Artur jorge), continuo a achar que a taça é uma OBRIGAÇÃO, por isso estou confiante que mais alegrias surgirão.

    Se me é permitido falar do H. Barbosa, queria dizer o seguinte. Adriano e Helder Barbosa em nada têm haver um com o outro, por isso não são comparaveis. Vi o H.Barbosa no jogo com o Gil Vicente (apara a Taça), e realmente é muito bom... para estar na bancada, pois a atitude foi zero.
    Mas podemos comparar os jogadores por outros aspectos: MENTALIDADE será um deles, e se é um facto que o Adriano é "tosco", por outro lado, penso que tem essa mentalidade. Para mim, parece-me ser um bom segundo/terceiro atacante para o Porto.

    ResponderEliminar
  21. ...afinal o clube com mais adeptos em Portugal (e arredores), e o nosso GRANDE FC PORTO. Desde ontem somos 11 MILHOES !!!! E esta eih!!!

    ...

    ResponderEliminar
  22. Não sejam ingratos com o Adriano, se calhar sem ele não tinhamos ganho o campeonato do Adraanse, o ano passado marcou o golo determinante em Paços de Ferreira...
    Este ano não lhe correu de feição mas é um bom jogador, profissional e com atitude mas sem ritmo.

    ResponderEliminar
  23. Nem 1 cêntimo para pagar ordenados a palhaços como o Coroado!

    "Com a mão esquerda, Bolatti desvia a bola, alterando a sua trajectória, cometendo, por isso, uma grande penalidade que não foi assinalada"

    O desgraçado tem as mãos atrás das costas, ainda se vira de costas para o lance, e este parvo tem a lata de escrever isto no OJOGO?!

    ResponderEliminar
  24. Alguns jogadores do Porto deveriam ter a vontade que o Adriano tem quando entra na equipa nem que seja nos últimos 5 minutos... devemos muito ao Adriano nas últimas 2 épocas... por favor não sejam ingratos com um jogador que se lesionou na 1ª jornada e depois não teve mais hipoteses com Postiga 1º e Lisandro depois. Quanto ao Coroado, já o tinha afirmado a amigos que quando se falou desse senhor para Presidente de Os Belenenses eu tinha proposto um corte de relações com o clube de Lisboa se isso se concretizasse.

    ResponderEliminar
  25. Boas a todos os Portistas

    O que aqui vou escrever reflecte somente a minha opinião , embora diferente da de alguns :

    1 - Caro portista ricardocosta , "... este jogo dava-me igual se o Porto perdia ou empatava..." , desculpa não poder concordar contigo , no F.C.Porto a vitória é uma obrigação em qualquer circunstância .

    2 - Caro Portista
    Miguel_canada , felicito-o , porque com mais tempo consegiu ter a "racionalidade" de ver o óbvio ,
    F.C.PORTO = VITÓRIA = SEMPRE

    Os outros que façam pela vida.

    3 - Adriano é GRANDE na atitude .

    4 - Helder barbosa ainda lhe falta
    muito para poder sequer sentar- se no banco do F.C.PORTO .

    Abraço a todos os portistas

    ResponderEliminar
  26. Depois de ler muitos comentários e muitos blogs portistas ainda não percebi o porquê de muitos portistas ficarem chateados por termos ganho o jogo, até parece que devemos alguma coisa ao Vitória. Perder NUNCA. Quero lá saber se a Champions vai o Guimarães ou os outros, por mim tanto faz, mas enfim, felizes de nós que podemos discutir esses assuntos, é sinal que estamos bem.

    ResponderEliminar
  27. "62'
    A bola bate na mão de Bolatti, em lance ocorrido na grande-área do FC Porto. Deveria o árbitro ter assinalado grande penalidade a favor do Guimarães ?"
    Jorge Coroado:
    -"Com a mão esquerda, Bolatti desvia a bola, alterando a sua trajectória, cometendo, por isso, uma grande penalidade que não foi assinalada."
    -Vejam bem o nível do SACANA...O tal SACANA que confessa em livro ter marcado Penaltie contra o Porto mesmo sabendo que não o era!...SACANA!...Três vezes S A C A N A!!!...

    ResponderEliminar
  28. Até o Rola Benfiquista diz:
    +
    "Não, a sua decisão foi correcta. O jogador do FC Porto tinha as mãos atrás das costas e viu a bola bater-lhe na mão sem que tivesse feito algo para que isso acontecesse."

    Volto a repetir, assim a modos que faz o "Emplastro": Coroado, tu és um SACANA, és um SACANA!...

    ResponderEliminar
  29. E aos 400 milhões a gastar em Lisboa? está tudo distraído?
    E o "novo" código de trabalho, ninguém fala? E outro estudo sobre a carta hospitalar do Norte, após 20 anos do estudo anterior, está tudo anestesiado? E as portagens nas SCUT's à volta do Porto, e só no Porto, está tudo às escuras? E sobre as "investigações" do MP, alargadas, aprazadas por largos anos, relatadas ao pormenor no "orgão de informação privativo" do MP ninguém se pronuncia?
    O benfica já é um cadáver. Do PS temos de tratar. Afinal Outubro é o amanhã que canta!!!

    ResponderEliminar
  30. Carissimo adezivo, conheces o comceito de frustacao ? Podes pf explicar em que te baseias para dizer que sou frustado ? O meu anterior comentario nao era dirigido a ti, mas a todos aqueles que apos o FCPorto derrotar por 5-0 a segunda melhor equipa de Portugal, estao mais uma vez preocupados no bota abaixo e no O jesualdo nao percebe nada disto, saos os tais assobiadores que eu falava e pelos vistos te sentiste acusado.E ja que a carapuca te serviu, podes ficar descansado que o caso Leandrozinho, foi mais um caso muito gerido pelo plantel do FCPorto. Os problemas do Leandrozinho vao muito alem da sua idade e mais uma tudo ficou abafado dentro da estrutura. Enquanto os jornais animam e fazem rir Portugal com as entrvistas de Chalana, o grande Sr Pinto da COsta resolveu mais um caso, que em qq outro clube do mundo teria consequencias gravissimas.
    Victor Sousa, concordo em absoluto contigo, mas foda-se, nao sou dono disto, mas aqui fala-se de bola. Conversa de merda e' no parlamento das sedes das jotas.

    ResponderEliminar
  31. Pa.. aos que tanto defendem o Adriano, que curiosamente são os mesmos que detestam o Postiga, que por acaso, estes marcaram quaise o mesmo nº de golos na época passada (não percebo como é que o adriano deu o campeonato).. continuem felizes por este pertencer ao FCP, que deve ser com esta qualidade de jogador (independentemente da atitude -atitude não é sufeciente, é preciso qualidade-), que chegaremos a fazer alguma coisa na champions.. deve deve..

    ResponderEliminar