07 abril 2008

Apenas e só: TRICAMPEÃO

fc porto tri campeão 6 - 0 estrela amadora lucho gonzalez tarik sektioui ricardo quaresma bruno alves lisandro lopez
Equipa: Helton, Bosingwa (Bolatti 73'), P. Emanuel, B. Alves, Fucile, P. Assunção (E. Farias 79'), R. Meireles, Lucho, Tarik (M. Gonzalez 65'), Lisandro e R. Quaresma

50.138
espectadores

O FCPorto confirmou, frente ao Estrela da Amadora e a 5 jornadas do terminar o campeonato, aquilo que já se anunciava à muito: é TRICAMPEÃO NACIONAL. Conquistou o seu 23º titulo, o seu segundo tricampeonato, de uma história gloriosa, recheada de sucessos, que começou a ser construída na época longínqua de 1934/35, aquando da conquista do seu primeiro Campeonato Nacional.

Ainda falta algum tempo para começarmos a fazer o balanço da época, principalmente porque ainda temos uma Taça para tentar conquistar, mas todos os balanços que forem realizados por altura do fim do campeonato, mesmo d
e ressabiados e invejosos como são alguns cronistas deste país, vão dar ao mesmo: o FCPorto é , sem margem de dúvidas, uma equipa a mais deste campeonato, tal é a demonstração de superioridade que passa quando entra para os relvados.

E no jogo contra o Estrela da Amadora, não mais foi, como apenas uma pequena amostra, talvez exagerada é certo, olhando unicamente para os números, mas uma amostra real de que é dentro do campo que se ganham jogos com seriedade, união e muita vontade de vencer, aliada à qualidade dos seus interpretes, e
foi isso que a equipa portista demonstrou em todas as alturas neste campeonato agora conquistado.

Por muitos títulos que estejamos habituados a conquistar, por muitas festas que façamos, a euforia e a alegria de todos nós, adeptos portistas, continua a ser como se tivéssemos conquistado o primeiro campeonato d
a história do clube que tanto amamos.

A festa, dizia-se sorrateiramente, não estava programada, seria realizada ao sabor da improvisação, mas mal terminou a partida, que viria a consagrar como "Tricampeões",
ela fez-se com a maior naturalidade de uma coisa que tem vindo a ser habitual nos últimos anos, mas a qual nunca nos cansaremos.

A festa começou-se a fazer desde cedo, tanto ao redor, como dentro do Estádio, sentia-se alguma ansiedade das pessoas para confirmar um título que, apesar de parecer fácil, foi conquistado contra muitas adversidades, muitas armadilhas que tiveram de ser contornadas, mas primeiro
ainda era necessário ultrapassar um adversário que se previa dificil.

Quanto à história do jogo, nem há muito para dizer, o FCPorto TRIturou o Estrela da Amadora, com uma exibição avassaladora, não dando quaisquer hipóteses do seu adversário pensar em poder estragar a festa.

A equipa portista, embalada com o apoio fabuloso do público que encheu o Estádio do Dragão cedo se predispôs a resolver o jogo o mais rapidamente possível, de forma a não deixar que a ansiedade tomasse conta da equipa.

Logo aos 9 minutos, numa excelente jogada de combinação entre os dois argentinos mais decisivos do plantel portista, Lisandro Lopez e Lucho Gonzalez, o FCPorto inauguraria o marcador por intermédio de "El Comandante", sem dúvida nenhuma, o melhor jogador do campeonato português.

Foi necessário esperar apenas 2 minutos para que Tarik Sektioui, a responder com um remate forte a uma passe fabuloso de Ricardo Quaresma, dilatasse o marcador que viria a ser o resultado final da primeira parte.

Na 2ª parte, tudo ainda foi mais fácil, o FCPorto fez o que quis da partida, trocando a bola sempre com o maior à-vontade, e impondo o ritmo que quisesse, marcando mais 4 golos para cimentar a vitória no jogo. Ricardo Quaresma aos 65 minutos, na minha opinião no melhor golo do encontro, novamente Lucho, aqui a meias com o defesa Maurício, aos 71 minutos, Bruno Alves aos 79 minutos e, quem mais haveria de ser, Lisandro Lopez aos 88 minutos, foram os marcadores de um resultado que já não se via à muito tempo.

Depois... foi a festa. A festa, como sempre se faz, sempre bonita, sempre eufórica, cada vez mais eufórica e cada vez mais bonita à medida que vamos tendo cada vez mais, com os olhos a brilharem de emoção, as vozes roucas de tanto gritar, as bandeiras desfraldadas, os cachecóis erguidos bem alto, o orgulho e a alegria de vivermos estes momentos que nunca cansam, os nossos heróis a receberem, um a um, em pleno relvado o aplauso merecido, o reconhecimento de todo um trabalho que nada, nem ninguém irão denegrir, mesmo que o queiram tentar assombrá-lo com invejas mesquinhas e perseguições.

Foi a festa em todo o lado, não só na Alameda do Dragão, não só espalhada nas ruas da cidade do Porto, mas também em todas as cidades deste país que nem sempre nos trata bem, e também em todo o cantinho luso que existe por esse mundo fora.

Somos cada vez mais, somos cada vez melhores, as forças deles são cada vez mais fracas e é por isso que nos querem tentar derrubar o nosso mérito em tudo o que conquistámos.

Foi na união e na sede de vencer desta equipa que esteve o segredo de mais uma brilhante conquista. Agora é tempo de celebrar muito, gritar bem alto o nome do clube que cada vez mais nos orgulha, celebrar efusivamente mais uma conquista, mas não podemos viver à sombra deste êxito. Ainda temos, esta época, mais uma Taça de Portugal para conquistar, porque aqui a sede de vencer nunca acaba. Viva o TRICAMPEÃO NACIONAL.

8 comentários:

  1. "Empurrões e insultos no túnel do Bessa
    [ 2008/04/06 | 23:59 ] Sérgio Pereira Pedro Jorge da Cunha

    O túnel do Bessa voltou a ser palco de cenas pouco edificantes após o jogo entre o Boavista e o Benfica. Ao que foi possível apurar junto de alguns dos presentes, tudo começou com uma acalorada troca de impropérios entre Rui Costa e Lucílio Batista, árbitro da partida.

    O médio do Benfica estava descontrolado e tentou seguir Lucílio até ao seu balneário. Foi aqui que as coisas se complicaram, pois essa zona é também a que dá acesso aos vestiários do Boavista. As instalações destinadas ao Benfica tinham outra entrada.

    Por isso, surgiu em cena Manuel Barbosa, director-desportivo do Boavista, que tentou fazer a defesa do juiz setubalense e impediu Rui Costa de avançar. «Aqui não entras!», gritou, ao que o jogador do Benfica reagiu de pronto.

    Aqui entraram em cena alguns seguranças privados e outros agentes da PSP. Apenas graças à pronta intervenção destes as coisas se quedaram por alguns empurrões e insultos.

    Ainda assim, fica a mancha de mais um episódio perfeitamente dispensável."

    Isto não pode ser considerado como tentativa de COACÇÃO sobre os Árbitros?...Não esqueçamos que o RUI COSTA é já dirigente do Benfica, assim uma espécie de jogador-dirigente - modos que um jogador-treinador- se assim é, tem que ser entendida de forma diferente a sua actuação...Para quem se diz ser diferente, e quer modificar o Futebol para melhor, é realmente um excelente exemplo!...BOA!!! Vivam estes pacificadores de PAcotilha...

    ResponderEliminar
  2. Excelente crónica do menphis...Parabéns pelo nosso título e pela nossa retumbante vitória...Dá-me enorme prazer ser do F.C.P. e ver os vermelhos a espumarem-se da boca, como cães raivosos...
    Enfim, mais uma alegria mais uma vitória...Por problemas familiares, não consegui nem tive coragem para festejar mas fiquei imensamente contente com esta vitória...

    ResponderEliminar
  3. Um abraço para o Ricardo Moreira, esperando que tudo corra pelo melhor.

    Somos Campeoes. Outra vez.
    Estamos a léguas da concorrencia e o mérito é todo nosso.

    Os senhores que tanto empurraram e proferiram inumeros impropérios contra o arbitro no jogo contra o Paços de Ferreira no galinheiro, tudo por causa de um penalti inexistente por pretensa mao de um jogador pacence, voltaram agora a insultar e a perseguir o arbitro.
    Certamente nao estariam de acordo com a benevolencia de Lucilio Batista para com a mao de Nelson na area galinacea, ainda na primeira parte. Esta sim bem mais duvidosa do que a da semana anterior.

    Rui Costa é um menino mimado do futebol portugues. As atitudes de menino galinha quando Deco entrou na selecçao provaram isso mesmo. Age como dono dessa colectividade do bairro de Benfica. Age como a Nuninha, que se pensa um grande jogador porque aparece muito nos jornais. Ora Rui Costa fez 36 anos 4 ou 5 vezes a semana passada. E nao sabe conviver com isso. Nao é humilde.
    E nem tem qualquer preparaçao para ser dirigente do que quer que seja.
    Sera muito adorado la para os lados da gaiola. Mas nao nos engana.
    Se estas cenas se tivessem passado com Vitor Baia, ou pior ainda, com Pinto da Costa, o que nao seria dito nas televisoes e escrito nos jornais portugueses!

    Espero que isto seja agora também investigado e que Rui Costa seja acusado de coaçao. Dona Mitzé, sua incompetente, esta é facil de provar, porra!

    Depois do timing escolhido para toda a palhaçada dos apitos dourados e apitos finais da semana que passou, coaçoes respeitantes a jogos em que o Boavista perdeu ou empatou e os arbitros tiveram excelentes classificaçoes(!), e acusaçoes de corrupçao em jogos que ja nada interessavam dedesportivamente ao Porto e nos quais até foi prejudicado(!), vem um analfabruto, de seu nome Orelhas, gritar: 'Chamem a policia! Chamem a policia!'

    ...Chamem a policia que isto assim nao vale, nos insultamos, perseguimos, e nada nos acontece, queremos dois lances similares tratados de forma diferente e sao tratados de forma identica, fizemos estoril gates e naval gates e braga gates e sporting gates e rio ave gates em 2005 e nada se passou, o meu ex-amigo Veiga era socio maioritario de outro clube da primeira divisao nessa mesma época corrupta e nao nos tiram pontos nenhuns, ninguém sabe do dinheiro do Mantorras e nao me fazem nada, fazemos jantares e almoços com arbitros e com rameiras (que se dizem projectos de assassinas e ninguém acredita nelas, coitadas) para melhorar a qualidade da escrita e do cinema em Portugal e ninguém diz nada, o ricardo rocha foi mal incrito, mas como nao se chamava mateus também nao aconteceu nada!...é pa, hum, hum, isto assim nao vale. Chamem a policia e alguém me venha prender ou pelo menos acusar de alguma destas 'coisinhas' uma vez por todas!

    E é esta ave presidente de uma instituiçao com a dimensao do Benfica.

    ResponderEliminar
  4. E o patético mini-brilhantina, ira agora dizer que este tipo de discurso que causa "divisoes no pais", nao é aconselhavel?

    Ou agora estas barbaridades sao umn hino ao futebol?

    Pais desgraçado.

    ResponderEliminar
  5. Ontem o Rui Santos até esteve menos mal... Admirado fiquei.
    Depois ...
    Rebolei de gozo ao ver a declaração patética do orelhas...
    Mete dó e não consegue disfarçar o ódio que lhe vai na alma...
    É um triste...

    ResponderEliminar
  6. Vocês estão a brincar, mas não sabem da missa a metade quanto ao que se passou no Bessa.
    E para que tudo passe qo esquecimento, essa metade, o Rascord vai branquear e desmentir tudo o que foi escrito... no Record.
    Não houve invasão, RC só falava com o árbitro em área pública no túnel de acesso aos balneáriios.
    Não houve insultos, ele é que foi provocado.
    E por aí fora.
    Tira-nódoas de luxo, com nome Rascord mas de luxo.

    Não sei se repararam, só nos telejornais da noite abordaram as cenas do túnel. À hora do almoço não tocaram no assunto, não devem ter lido os jornais de manhã...

    Mas a TVI hoje à noite não só começou a desmentir a versão real, confirmada por repórteres de imagem e da rádio que estavam no túnel, como até adiantou que "o Benfica não vai sofrer castigo algum".

    A Imprensa do Regime no seu Melhor.

    ResponderEliminar
  7. "“Um jogador do Benfica isolou-se na grande área e Vítor Baía saiu-lhe aos pés. Para mim não era grande penalidade, mas o árbitro assistente deu-me indicação [correr para perto da bandeirola de canto] e eu assinalei grande penalidade e adverti o guarda-redes”, contou Jorge Coroado. “O árbitro assistente voltou atrás, mas eu mantive a decisão de assinalar a grande penalidade. No final perguntei-lhe ele disse-me que ia em corrida e não conseguiu travar”, acrescentou o perito."
    -Isto são declarações do IMPOLUTO Jorge Coroado ao Tribunal de Gondomar!...Ele sabia que não era Penaltie e marcou-o mesmo depois do árbitro assistente ter reconhecido o erro! P'rá frente é que é o caminho!...Contra o Porto valeu Tudo!...Mesmo assim ganhamos sempre, ou quase sempre...Este faz-me lembrar o Manuel José que também se manifestava muito como um defensor acérrimo do Desportivismo e Anti-Portista convicto e andou anos a fio a ser levado ao colo no Boavista, sem se queixar nem uma única vez!...Lá na zona Oriental de África devem ser todos muito honestos!...Por isso é que ele ganha muitas vezes!...Quanto ao JC nos jogos que o Porto ao longo dos anos enfrentou o Boavista, ele esteve presente muitas vezes e várias delas foi um fartote...Recordo um jogo que foram três os jogadores Portistas expulsos, provavelmente por "indicação dos assistentes"...Sacode a água!...Que ela está quente!

    ResponderEliminar