04 dezembro 2008

Campeões...

Vitor Baía - Formar campeões
É alarmante ver que as equipas grandes estão a esquecer o jogador português

A formação do Sporting é realmente competente, mas nasceu em virtude do clube falhar muitas contratações. É o resultado de uma gestão menos acertada. Tem sido uma excelente escola, mas que peca por não aproveitar os jogadores que forma e que acabam muitas vezes por ser aproveitados noutros clubes, nomeadamente no F.C. Porto mas isso são questões do foro interno dos clubes.

No F.C. Porto estamos a trabalhar para formar jovens de forma a poder integrá-los depois no plantel principal. Estamos trabalhar de forma sustentada e segura, num projecto a longo prazo, até para combater a redução de meios financeiros no futuro

A educação desportiva no F.C. Porto quando se é jovem passa por fortalecer os laços de ligação ao clube e a diferença de tratamento na imprensa fomenta a própria mística. Trata-se até de uma forma de motivar os miúdos e fazê-los crescer mentalmente. Enquanto jogador notava muito a diferença de tratamento, mas espero que não mude.

Hulk - Garra de Campeão
Procuro jogar o meu futebol. O povo fala que sou um jogador guloso, mas o treinador ainda não me puxou as orelhas. É sinal de que estou a fazer o trabalho certo.

Não há individualismo, é sempre trabalho para a equipa. Todos querem dar o máximo. Por vezes um jogador não toma a decisão certa durante a partida, mas são coisas que acontecem no futebol.

Um jogador tem de estar bem, tem de pensar em tentar levar sempre a bola para a frente, pois pode aparecer uma oportunidade no último minuto.

A adaptação tem sido boa. Eu conhecia o F.C. Porto, mas não conhecia os jogadores, nunca tinha trabalhado com eles. Com as semanas de trabalho, com os jogos, penso que melhorei bastante.

Gosto de jogar ao lado de Lisandro. É um grande jogador, tem velocidade, técnica e experiência. Foi o melhor marcador da época passada. No entanto, independentemente de quem joga, todos querem dar o máximo.

[Com o V. Setúbal] Sabemos que vai ser difícil. Empataram com o Benfica. Foi um bom resultado para nós, mas temos de pensar sobretudo em fazer o nosso trabalho, ganhar os nossos jogos para chegar à liderança da Liga. Faltam três jogos para a paragem da Liga e queremos vencer os três. Não vai ser fácil, porque contra o F.C. Porto os adversários dão sempre o máximo.

O 12º jogador também tem sido importante. Tem apoiado bastante, ainda agora esteve muita gente frente à Académica e só desejo que continuem assim. É um jogador a mais para ajudar o F.C. Porto.

Não tenho meta de golos para esta época. Quero trabalhar e aproveitar as oportunidades para ajudar o F.C. Porto a alcançar o seu principal objectivo, ou seja, ser campeão.

O cansaço pesa, mas com vontade tudo se supera e com a vontade de vencer que o grupo tem demonstrado, podemos triunfar nos cinco jogos que faltam até ao final do ano. Na Liga, temos de pensar nos nossos jogos, em fazer a nossa parte, porque o resto não depende só do F.C. Porto

Liga intercalar - FCPorto Campeão de Inverno

13 comentários:

  1. já agora: Campeões da justiça também

    Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) condenou Co Adriaanse a indemnizar o F.C. Porto em quase um milhão de euros.. Jan Olde Riekerink, antigo adjunto do holandês nos dragões, terá também de desembolsar uma quantia avultada: 74. 821 euros.

    Adriaanse já havia sido condenado pelo Juiz Único do Comité do Estatuto do Jogador da FIFA a ressarcir os azuis e brancos, mas entretanto recorreu para o TAS. A sentença, no entanto, foi novamente favorável ao F.C. Porto e Co Adriaanse compensará os tricampeões nacionais em 995.238 euros, por ter rescindido sem justa causa o contrato que ligava ambas as partes.

    O caso remonta a Agosto de 2006, quando Co Adriaanse decidiu afastar-se do comando técnico do F.C. Porto ainda no estágio de pré-temporada. O treinador seria substituído por Jesualdo Ferreira que, na altura, iniciava um projecto ao serviço do Boavista.

    Co Adriaanse tem 60 anos e treina actualmente os austríacos do Red Bull Salzburgo. - In Mais Futebol

    ResponderEliminar
  2. Silvina, nós bem que tentamos, mas quando pensamos no SLB, nao conseguimos parar de rir!

    ResponderEliminar
  3. Campeões também no tocante aos melhores jogadores disponíveis para a selecção no Europeu.

    A UEFA anunciou esta manhã a distribuição das compensações a federações e clubes pela cedência de jogadores às selecções.

    Quanto a Portugal

    FC Porto 646,996
    SL Benfica 526,560
    Sporting Clube de Portugal 431,331
    Boavista FC 112,034
    SC Braga 67,220
    CD Nacional 50,415
    Desportivo Aves 39,212
    Total 1,873,769
    em milhares de euros, claro.

    ResponderEliminar
  4. Do post, Baía limitou-se a constatar o óbvio.

    A formação leonina tem um pedigree, mas também um pé de chumbo.

    Gosta-se de elogiar os produtos da cantera, mas esquecem-se os barretes.

    Há aí um Fábio Paim que só tem cabelo e um rol de clubes onde não se estabelece, até o Chelsea deixou sem alguma vez ter mostrado alguma coisa no Trofense ou P. Ferreira, por exemplo na época passada.

    É uma piada que os tristes sportinguistas contam a si mesmos, o de o Sporting ter formado Quaresma, Simão, Ronaldo, por exemplo, além do Futre, mas não aproveitaram nenhum.

    Venderam os que puderam ao desbarato (Quaresma e Ronaldo), Futre foi de borla e quando tocou a reaver Simão do Barcelona, abdicaram do direito de preferência e ele foi para o Benfica.

    De resto, é bom saber que jogador seria Ronaldo se continuasse no Sporting.

    Estes tipos são como os vizinhos: não se enxergam e de um pote de pedras querem fazer ouro só por mexerem com uma colher de pau. E língua, já agora.

    Mas também se não nos elogiamos a nós próprios, quem o fará?

    ResponderEliminar
  5. É curioso que esta competição se chame "Campeonato de Inverno" quando foi realizada em pleno Outono e ainda nem sequer chegamos ao Inverno. Pormenores.

    ResponderEliminar
  6. Concordo com a análise de Jesualdo Ferreira sobre Hulk. Há jogadores que têm características invulgares e burros são os treinadores que não as aproveitam. Que jogador consegue correr 60 metros com a bola dominada e marcar um golaço como ele marcou em Alvalade? Neste momento não me lembro de nenhum. É certo que Hulk ainda precisa de alguma adaptação ao futebol europeu, mas não tenho dúvidas de que será um jogador fundamental na conquista do TETRA.~
    Já em relação à formação do Sporting, lembro que o júnior Diogo Viana, que esteve envolvido no negócio da venda de Postiga para Alvalade, já marcou três golos em dois jogos consecutivos na Liga Intercalar. Vale o que vale, mas significa que o jovem extremo está a aproveitar as oportunidades. Só espero que num futuro próximo os lagartos continuem com o mesmo discurso: "Nós formamos muitos extremos, O Futre, Simão, Ronaldo, Quaresma e o DIOGO VIANA".
    um abraço

    ResponderEliminar
  7. http://www.youtube.com/watch?v=QbFgj87p9LY

    eis a forma de revisitar um vídeo que o Zirtaev aqui trouxe no Natal passado. Actualizado ao pintelho...

    p.s. - e outra forma de puxar pelo desencanto dos desesperados para aqui debitarem o primitivismo das suas análises.

    ResponderEliminar
  8. Alguém me explica como é que é possivel este blog ter um banner publicitário da meo com o canal dos lampiões de merda!!

    Acho que devia existir alguns critérios, este é um sitio de gente decente!

    è por estas e por outras que nunca irei subscrever a meo.

    ResponderEliminar
  9. O Sp. Braga acabou de qualificar-se para a fase seguinte da Taça UEFA, por mérito e meios próprios, sem depender de nada nem ninguém.

    Não sabia o resultado, porque estive a ver o Wolfsburgo-Portsmouth com o Quim dos ingleses, David James, a fazer uma figura patética.

    Os noticiários televisivos das 22h, RTP-N e SIC-N, nem a notícia deram na abertura, pegaram em temas ressequidos do dia e já esmifrados nos noticiários de horário nobre.

    É de uma pobreza atroz este nível de jornalismo, autenticamente de sarjeta.

    ResponderEliminar
  10. o Braga qualificou-se com merito e sem direito a noticis de abertura ou 1ªas páginas!
    Amanha o destaque, vai ser qualquer coisa como: Moreira o salvador do reino dos milhafres!
    ou..é preciso ter fé, 8-0 ao methalist é como jogar com os malteses!
    Obrigado Braga , por te juntares aos grandes da europa: 3 presenças nos 1\16 avos da uEFA nos ultimos 3 anos e o FCP idem aspas na Champions!
    e sem hontras de destaque ou de merito!

    ResponderEliminar
  11. OFFtopic

    O texto é grande mas vale a pena ler.

    Foi escrito pelo Bruno Carvalho do blog Novo Benfica. Um sinal claro que alguns benfiquistas até possuem massa cinzenta.

    «»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»


    ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
    "Depois do meu último post fiquei elucidado quanto ao pensamento, ou falta dele, de muitos dos meus consócios.

    Felizmente, tive a oportunidade de constatar que não estou sozinho e que ainda há muitos que conseguem ver para além da propaganda que nos é impingida.

    É que, há vários anos, os sucessivos insucessos do Benfica têm sempre a mesma explicação: o Benfica não ganha porque há corrupção que beneficia o FC Porto. A propaganda vai mais longe e diz que os sucessos do Porto são todos fruto dessa corrupção. E quem se atrever a questionar isto é imediatamente acusado de anti-benfiquista.

    Confesso que é quase impossível contrariar esta ideia tal o número de vezes que ela foi difundida e por ser tão útil a quem vem sucessivamente liderando os destinos do Benfica.

    De facto, os “Verdadeiros Benfiquistas” estão convictos desta tese e não se preocupam em questionar os factos à sua volta.

    Vamos, então, olhar para os factos e para as explicações dos “Verdadeiros Benfiquistas”:

    - FACTO: nos últimos 25 anos, repito, 25 anos, o Porto ganhou 16 campeonatos, o Benfica 6, o Sporting 2, o Boavista 1.
    - EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: estes números provam que o Porto é um clube corrupto e só ganhou, durante 25 anos, por causa da corrupção. E diga-se que 25 anos é um período curto que ainda não permitiu construir uma equipa capaz de vencer o Porto.

    - FACTO: o Porto, nos últimos 25 anos, foi 2 vezes Campeão Europeu.
    - EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto foi Campeão Europeu porque é um clube corrupto e as suas vitórias não interessam porque é um clube regional.

    - FACTO: o Porto, nos últimos 25 anos, ganhou por 2 vezes a Taça Intercontinental.
    - EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto ganhou essas Taças, que na nossa opinião não valem nada, porque é um clube corrupto e as suas vitórias não interessam porque é um clube regional.

    - FACTO: o Porto, nos últimos 25 anos, ganhou uma Taça UEFA e uma Supertaça Europeia.
    - EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: a Taça UEFA é um troféu fácil de ganhar. Este ano é que tivemos azar porque apanhamos super equipas como o Galatasaray, o Olympiakos, o Herta de Berlim e o Metalist Kharkov. Tudo equipas de topo. O Porto só ganhou a Taça UEFA e a Supertaça Europeia porque é um clube corrupto e as suas vitórias não interessam porque é um clube regional.

    - FACTO: o Benfica deixa sair Mourinho, Deco e Maniche que vão todos parar ao Porto e que estão na base do Porto ter ganho uma Liga dos Campeões e uma Taça UEFA.
    - EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto foi Campeão Europeu e ganhou a Taça UEFA porque é um clube corrupto e as suas vitórias não interessam porque é um clube regional.

    - FACTO: a Liga dos Campeões vai na sua 17ª edição, podendo ser contabilizadas 14 participações do FC Porto e 14 do Manchester United, que são os 2 clubes com mais presenças, enquanto o Benfica e o Sporting contam com 5 participações cada um e o Boavista duas.
    - EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto na Europa não é nada porque é um clube regional e corrupto.

    - FACTO: o Porto, das 14 vezes que disputou a Liga dos Campeões, passou a fase de grupos 10 vezes, enquanto o Benfica o fez por uma única vez, sendo que o Porto qualificou-se este ano para os oitavos-de-final pela 3ª vez consecutiva, com um treinador que não serviu ao Benfica, tendo sido despedido da Luz à 11ª jornada na época 2002/03.
    - EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto na Europa não é nada porque é um clube regional e quando ganha é porque é um clube corrupto.

    - FACTO: o Benfica tem sido eliminado das competições europeias nos últimos por equipas vulgares como o Getafe, o Español ou o Celtic.
    - EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Benfica está a construir uma grande equipa (há sensivelmente 25 anos) e o Porto só ganha porque é um clube corrupto e também não interessa quando ganha porque é um clube regional.

    - FACTO: o Porto foi convidado a integrar o G14, organização onde estão os clubes mais poderosos e influentes do futebol europeu.
    - EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Benfica não está porque não se mistura com corruptos, nem com clubes regionais.

    - FACTO: o Porto tem vindo a vender jogadores aos grandes da Europa, como são os casos de Deco ao Barcelona, Paulo Ferreira ao Chelsea, Ricardo Carvalho ao Chelsea, Pepe ao Real Madrid, Anderson ao Manchester United, Bosingwa ao Chelsea e Quaresma ao Inter de Milão. O Benfica vendeu Simão Sabrosa ao Atlético de Madrid!
    - EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto é um clube corrupto e regional e não tem grandes jogadores. Os clubes europeus não sabem o que andam a fazer.

    - FACTO: o Sporting tem a melhor formação de jogadores em Portugal, tendo nos últimos anos saído das suas equipas jovens jogadores como Cristiano Ronaldo, Nani, Quaresma ou Simão Sabrosa. O último grande jogador que o Benfica formou foi Rui Costa, que até já se retirou, tendo havido um completo deserto desde aí.
    - EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o presidente do Sporting senta-se ao lado de Pinto da Costa nos jogos entre as duas equipas, logo o Sporting é igual ao Porto, que é um clube de corruptos e regional. Deste modo, o Sporting também deve ser corrupto e nem chega a ser regional, mas sim um clube local, de um bairro de Lisboa.

    - FACTO: os Benfiquistas elegeram presidentes como Manuel Damásio ou Vale e Azevedo que quase destruíram o clube.
    - EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: provavelmente os “Verdadeiros Benfiquistas” votaram neles. Mas no fundo, o que era necessário era encontrar um Pinto da Costa vermelho, mas menos regional e provinciano. De qualquer forma um “Verdadeiro Benfiquista” tem que estar calado mesmo que discorde do presidente do seu clube. Discordar é para traidores e infiltrados.

    - FACTO: o Benfica foi incapaz de manter o treinador da equipa principal de futebol que ganhou o penúltimo título em 1993, Toni, para substituí-lo por Artur Jorge e não quis ou não soube manter Trapattoni que ganhou, em 2004, o último campeonato do Benfica. Mas o Benfica também despediu Beto Aranha depois de ter ganho o ano passado o campeonato de Futsal e Aleksander Donner depois de este ter ganho o campeonato de andebol após um longo jejum de 18 anos.
    - EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: peço desculpa, mas não me ocorre nenhuma coisa que diria um “Verdadeiro Benfiquista”, mas provavelmente esses treinadores deveriam ser infiltrados e estariam seguramente ao serviço do Porto que é, como todo sabemos, um clube corrupto e, sem dúvida, regional.

    - FACTO: o Benfica, com José Veiga à frente do futebol, foi campeão nacional após um interregno de 11 anos.
    - EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Veiga era portista e aprendeu tudo com Pinto da Costa antes de se zangarem, logo José Veiga trouxe para o Benfica os “truques” do Porto. Pergunta: será que isso significa que o nosso último título também foi ganho através da mesma corrupção com que o Porto ganhou tanta coisa?

    - FACTO: o Benfica despediu Fernando Santos que já vinha da época anterior à primeira jornada por ter empatado fora com o Leixões.
    - EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto é um clube corrupto e regional e o Fernando Santos até era o Engenheiro do Penta, sendo que esses 5 campeonatos seguidos que o Porto ganhou devem-se totalmente à corrupção.

    - FACTO: o Benfica contrata camiões de jogadores da qualidade de Edcarlos, Luís Filipe, Andrés Diaz, Stretenovic, Marcel, Manduca, Marco Ferreira, etc, etc, etc…
    - EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto também comprou muitos jogadores maus, e todos os títulos que o Porto ganhou devem-se todos à corrupção. O facto do Porto vender sistematicamente jogadores a grandes clubes da Europa tem uma explicação simples, é que esses clubes gostam de comprar jogadores a clubes regionais, é como quem compra artesanato.

    - FACTO: Pablo Aimar diz que o melhor jogador da Liga Portuguesa é o capitão do FC Porto, Lucho González.
    - EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: fez muito bem, porque o rapaz tem que dizer a verdade, sendo que o Director de Comunicação do Benfica está a fazer um trabalho óptimo na pacificação do futebol português elogiando o capitão de equipa do maior adversário do Benfica. É muito bonito este desportivismo! No Porto nunca fizeram semelhante coisa porque são corruptos e logo não dizem a verdade.

    - FACTO: o Benfica, nos últimos anos, tem vindo a registar uma sucessão de recordes negativos: a maior derrota de sempre em jogos europeus (7-0 em Vigo na época de 1999/2000), a pior classificação de sempre (6º lugar na época 2000/01), ficou de fora da Europa pela primeira vez na sua história em 2001/02 e repetiu o desastre na época seguinte (2002/03), ficou sem ganhar um campeonato durante 11 anos e nos últimos 14 ganhou apenas um, já não vai a uma final Europeia há 18 anos. Há muitos mais recordes negativos, mas eu não quero ser fastidioso.
    - EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: francamente não sei bem qual será, mas seguramente é porque o Porto é um clube corrupto e todos estes desastres devem-se a lamentáveis erros de arbitragens.

    - EU DIGO: Gostava que todos os êxitos do Porto tivessem sido do Benfica. Gostava de ter visto o meu Benfica Campeão Europeu e do Mundo. Gostava de ter festejado com todos os Benfiquistas as nossas conquistas nas ruas. Gostava de ter visto o orgulho e esplendor benfiquista de novo bem vincados por esse mundo fora. Mas o que eu vi foi o Porto ganhar.
    - OS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS” RESPONDEM: o Bruno Carvalho está a soldo do Pinto da Costa que tem a mulher dele a trabalhar lá no canal e se, por acaso, se assume benfiquista é porque é um infiltrado.

    Acho que já chega!

    E já agora, “Verdadeiros Benfiquistas”, tudo o que eu escrevi que sirva de alerta e que nos faça pensar a todos!

    Até quando vamos acreditar nestas desculpas básicas que apenas servem para esconder tanta incompetência?

    Quando é que conseguiremos olhar para além deste grande embuste, destas desculpas esfarrapadas, e vamos construir um Benfica de novo glorioso e que respeite a sua própria história?

    Eu, como traidor e mau benfiquista, sinto-me inconformado com esta situação, com esta apatia e com esta cegueira. E o pior cego é aquele que não quer ver!

    Sei bem que não estou sozinho nesta minha revolta!

    Por muito que me insultem, vou continuar a escrever a minha opinião e quem não quiser que não leia, que não venha a este blog, porque como já disse, e repito, o sucesso deste blog não se mede pelo número de visitantes, mas pela qualidade do que aqui se discute e pelo nível de quem participa.

    Para aqueles que não gostam do que eu escrevo, não faltam blogs de “Verdadeiros Benfiquistas” que estão muito satisfeitos com os inúmeros sucessos do Benfica e onde vão poder ler a cartilha habitual.

    Não contem comigo para isso.

    Bruno Carvalho


    PS 1: Uma pequena nota sobre as contas do Benfica: a SAD do Benfica apresentou um prejuízo de 2 milhões de euros no 1º trimestre de 2008/09, enquanto tinha registado um lucro de 9 milhões de euros no mesmo período da época anterior. Mais grave, ainda, é o facto dos Resultados Operacionais terem igualmente passado de positivos para negativos, atingindo o montante de 1.1 milhões de euros negativos quando o ano passado eram positivos em 12 milhões de euros. O crescimento do passivo em 19% também não é uma boa notícia. Como eu já vinha alertando, as contas do Benfica talvez não estivessem tão bem como pareciam e já havia indícios claros que isto pudesse vir a acontecer. A continuarem assim as coisas, será normal que comecemos a ouvir falar em mais endividamento do Benfica ou na venda de jogadores. Fica feito o aviso. O tempo encarregar-se-á de mostrar se tenho ou não razão.

    PS 2: Chamo a atenção que é preciso ter muito cuidado com os comentários destas novas transmissões dos jogos do Benfica. É que os comentadores da Benfica TV e da ZON podem induzir ainda mais à cegueira que se abateu sobre muitos benfiquistas. No jogo da Grécia, o comentador da ZON conseguiu ver uma boa exibição do Benfica. É que se a exibição foi boa e perdemos por 5-1, se calhava ter sido má, não quero imaginar o resultado final. A provar o despropósito dos comentários estão os pedidos de desculpa de Quique e de Rui Costa pela exibição da equipa. Mas os “Verdadeiros Benfiquistas” devem adorar estes comentários… E já agora, Quique e Rui Costa não precisam, nem devem, pedir desculpas, pois já estamos fartos de ver todos os anos jogadores e treinadores do Benfica a pedirem perdão aos adeptos. Façam uma coisa: ganhem em vez de pedir desculpas!

    PS 3: Peço desculpa a José Saramago por lhe ter usurpado o nome do seu livro para usar como título deste post. Já agora recomendo a todos irem ver esse maravilhoso filme de Fernando Meirelles que adapta magistralmente para cinema o livro “Ensaio Sobre a Cegueira” de Saramago. É por dizer coisas como estas que eu sou considerado, e com muita razão, um traidor e infiltrado pelos “Verdadeiros Benfiquistas”. Toda a gente sabe que os “Verdadeiros Benfiquistas” apenas vêem (pelo menos uma vez por dia) essa obra-prima do cinema intitulada “Corrupção”, baseada noutra obra de enorme qualidade, o livro “Eu Carolina”. É claro que os “Verdadeiros Benfiquistas” já não se lembram dos tempos em que a Senhora D. Carolina insultava Luís Filipe Vieira, em pleno Estádio da Luz, sentada ao lado do líder dos Super Dragões."

    ResponderEliminar