22 janeiro 2009

FC Porto já “pagou” o Dragão com as receitas da “Champions”

"O FC Porto já arrecadou 109 milhões de euros nas 14 presenças na Liga dos Campeões, valor que representa 2,1 por cento do montante total distribuído pela UEFA nas 17 edições (5,065 mil milhões). Além de partilhar com o Manchester United o recorde de presenças na “Champions”, o FC Porto lidera destacado as contas portuguesas e supera mesmo largamente o somatório dos ganhos dos outros três clubes com participações na prova, Sporting (36,7), Benfica (33,9) e Boavista (14,1), que perfazem 84,7 milhões. As contas referem-se aos números totais das primeiras 16 edições (prémios por resultados e verbas referentes às transmissões televisivas), mais os euros distribuídos na presente temporada exclusivamente pelas prestações desportivas, que no caso português renderam 10 milhões a FC Porto e Sporting, ambos qualificados para os oitavos-de-final. Só com as verbas arrecadadas na Liga dos Campeões, o FC Porto, 14º clube com mais rendimentos na prova, conseguiu “pagar” o Estádio do Dragão (98 milhões) e a manutenção do mesmo recinto, inaugurado em Novembro de 2003, durante quase quatro anos (três milhões estimados por cada ano). Se fossem contabilizadas as receitas de bilheteira, então o FC Porto teria conseguido “suportar”, com alguma folga, a polémica construção da Casa da Música, um empreendimento com um orçamento inicial de cerca de 33 milhões de euros e que acabou por custar mais de 111 milhões. Quanto ao Sporting, os 36,7 milhões ganhos até ao momento, num total de cinco presenças, permitiram ao clube de Alvalade “cobrir” 42,6 por cento dos custos do novo estádio (89 milhões), enquanto o Benfica conseguiu “saldar” 21,1 por cento (33,9 milhões) do Estádio da Luz, o mais caro dos três grandes, com um custo total estimado em 160 milhões de euros. Foi também com o FC Porto que Portugal conseguiu o único título na história da Liga dos Campeões, na época 2003/04, um feito que rendeu na altura aos portistas 18,7 milhões de euros. A façanha da equipa orientada, na altura, por José Mourinho compensou, em parte, o registo histórico, pelos piores motivos, da época anterior, a única que, até ao momento, não contou com nenhum representante português na Liga dos Campeões. No sentido inverso ao da temporada 2002/03 ficaram as épocas de 2006/07 e 2007/08, nas quais o futebol português conseguiu o recorde de três representações, nas duas ocasiões a cargo de FC Porto, Sporting e Benfica."
Em "O Jogo"
O FC Porto em Portugal, é inigualável.

Esta é uma noticia que não deve passar em claro, ou cair no esquecimento.

Representa o que deveria ser o jornalismo desportivo. Factual, imparcial, verdadeiro. São factos, indesmentiveis, que demonstram a diferença abismal de qualidade de resultados desportivos e financeiros entre os chamados grandes de Portugal.

Esta noticia demonstra que no momento, apenas existe um grande em Portugal: o FC Porto.

O FC Porto não beneficiou de alterações de PDM's para poder construir integralmente, o seu estádio, com dinheiro dos contribuintes, como é apanágio de muitas "cestas sem tinta" que por aí andam.

O FC Porto não beneficiou para além do que é razoável em situações semelhantes, de ajudas para a construção do Dragão, ao contrário de outros que estão envolvidos em negócios escuros com "empresas de betão armado" que se vangloriam em textos vergonhosos pela ajuda que a que se permitiram prestar a "mui nobre" instituição da capital deste "grande" império da praça do comércio.

O FC Porto não foi multado pela CMVM como uns "Calimeritos" que por aí andam armados em virgens ofendidas, que conquistaram em mais de duas décadas dois míseros campeonatos: um conquistado com muita Paixão em Campomaior e outro com o recorde mundial de penálties assinalados a favor da pleiade de mergulhadores de então. Os dois roubos, alentejano e número de penálties, constam do livro de recordes do Guiness.

O FC Porto, não está envolvido em casos estranhos de financiamento de eleições no clube, discutidas por entre um qualquer copo de Vinho, que permitem a um banco "usurpar" património do clube e tentar obter "voto" nas decisões regadas com azeite de directores desportivos "fabricados a fato Armani" de um dia para o outro.

Enquanto uns se vangloriam com feitos inexistentes, aquisições de "achados coxos" e exemplos ilusórios de gestão desportiva que se diz inovadora e competente, mas que é anedótica e ruinosa, outros preparam projectos reais de vitória, a longo prazo. Coisa rara em Portugal.

O que não é raro na nossa imprensa desportiva e nas correntes de opinião é apresentar uma visão distorcida dos factos para desgraçado ler por entre uns comprimidos de Metalist. Aquilo que é determinante para o sucesso consistente com resultados reais de qualidade, que se prolongam no tempo, não interessa por norma valorizar.

Eu sei que é quase motivo de tristeza, sentir admiração ao ler um texto destes. Mas correndo a nossa imprensa, onde até artigos económicos na actual conjectura, aparecem com falhas graves, ou atrasos de semanas, "isto" tem que ser considerado um verdadeiro "achado".

A situação mundial com que agora nos deparamos, relembra-nos que a factura dos erros comissionistas pode levar ao abismo.

Relembrar que criámos uma estrutura inigualável, ao longo do passado mais recente, permite encarar o futuro sabendo que estamos a investir em projectos de longo prazo, condizentes com a realidade actual e deve ser o mote para entrar no novo ano com a confiança de um campeão.

Para todos os Portistas de Bancada um 2009 repleto de vitórias.

9 comentários:

  1. Para além da Champions League e dos direitos televisivos, um dos alicerces para a sustentabilidade e viabilidade do Porto como clube líder e ganhador passa pela formação de jogadores para futuras transferencias.

    Esse ponto foi referido, recentemente, pelo professor numa entrevista (ao Jogo, penso eu) em que refere a importância da formação no clube para a manutenção de equipas fortes e ganhadoras.

    Essa formação, ao contrário do sporting, não se esgota no aproveitamento de jogadores da cantera para a equipa principal, mesmo que às vezes seja mais uma questão de necessidade do que de qualidade em si. Nessa vertente, por muito que nos custe, não podemos competir ainda com os viscondes que têm já uma máquina bem montada, nomeadamente ao nível dos olheiros espalhados pelo país. Desde o Bruno Alves, e este já tem 27 anos, que a nossa cantera não dá frutos.

    A nossa “formação” tem actuado de forma diferente, ao descobrir talentos jovens e adquiri-los a um preço acessível para os formar e potenciar para futuras transferências, situação que não ocorreu nos últimos anos. É com agrado que vejo nestas últimas aquisições (Rolando, Guarin, Cissokho e Miguel Lopes ?) o retomar de boas práticas recentemente esquecidas.

    Por falar em futuro, transferencias e formação. Alguém sabe se o Lucho e o Licha têm clausulas de rescisão? É que eles têm três anos de contrato e há uma chamada Lei Webster...

    ResponderEliminar
  2. A Lei Webster só se aplica a jogadores com mais de 28 anos por isso o licha não entra para já nessas contas. O Lucho é que penso que já tem 28 anos e aí sim poderá ser um problema.

    ResponderEliminar
  3. Angelo,

    de acordo com a noticia em baixo, são 3 anos de contrato independentemente da idade ou apenas 2 para jogadores com mais de 28 anos

    http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=918004

    ResponderEliminar
  4. já agora:

    http://emailes.blogspot.com/2009/01/muito-recentemente-foi-publicado-este.html

    ResponderEliminar
  5. Pois Donnie Darko realmente li a notícia e agora fiquei com dúvidas.Irei investigar um pouco mais. Então para quê o Man. City dar 150 milhoes de euros ao Milan pelo Kaka? Ou o Real Madrid oferecer tanto pelo Ronaldo? Assim era só pagar os ordenados que faltavam ao clube e obviamente uma "ajudinha" ao jogador. Ficaria bem mais barato...

    ResponderEliminar
  6. Boas.

    Será que alguem me podia dizer se o estádio do dragão já está efectivamente pago? Nunca ninguém me conseguiu esclarecer isso...

    RuiBonga

    ResponderEliminar
  7. De facto esta é uma notícia que deve agradar a todos os portistas. E não tem sido só na champions que o estádio tem tido excelentes assistências, também no campeonato isso aconteceu. Lembro-me perfeitamente que no ano em que foi inaugurado, o Dragão encheu em todos os jogos para o campeonato, enquanto que na mesma altura o Estádio da Luz recebia o seu primeiro jogo oficial, para o campeonato, e não houve mais de 35 mil pessoas a assistir.

    Off-topic:
    Confirma-se, ou parece confirmar-se a previsão fundamentada do offshore. O Miguel Lopes vem para o FC Porto. Uma contratação desnecessária. Ficamos com 3 laterais direitos e 2 laterais esquerdos, mas enfim, pode ser que o rapaz constitua uma mais-valia já este ano.

    ResponderEliminar
  8. Eu gostava de ver um comparados este esquema de ganhos da champions, de titulos desportivos, de análise de passivos e de preenchimento dos estádios (adeptos), nos últimos anos...

    Na realidade, o Porto não é o único grande em Portugal, é o gigante.

    ResponderEliminar
  9. Alguém viu a forma como fomos espoliados no Basquetebol ?

    Apito encarnado também nesta modalidade !


    Em relação ao Miguel Lopes parece confirmar-se o que me tinham avançado. Não sei o que dizer porque não conheço o jogador.
    Só não fico mais apreencivo porque o Lucho (o nosso) disse que ele era um bom jogador.

    pelo menos é português, o que me agrada.

    ResponderEliminar