28 janeiro 2009

FCPorto 1-0 Leixões

M. Gonzalez 5'Equipa: Nuno, Fucile, Stepanov, B. Alves, Benitez, R. Meireles, Guarin, Lucho, M. Gonzalez (T. Costa 74'), Lisandro e Hulk (C. Rodriguez 62')

17.611 espectadores

Reacções:
Jesualdo Ferreira
"Defrontámos um grande Leixões. Estávamos à espera de uma equipa mais retraída, mas não. Após o golo o Leixões abriu, jogou olhos nos olhos. Foi um bom jogo. Não tivemos a atitude que devíamos ter, em determinados momentos. Nomeadamente a seguir ao golo. A equipa não manteve o ritmo, provavelmente devido ao último jogo. A conversa ao intervalo foi muito importante, para manter o equilíbrio no segundo tempo. Tivemos as ocasiões mais claras. A arbitragem foi boa. A passagem às meias-finais era o mais importante."

"O Leixões foi bom. Esperava que estivesse menos forte na frente com a saída do Wesley mas estiveram muito bem. O golo madrugador foi um bom interruptor para eles. Fizemos 20 remates e o Leixões 17. Foi um jogo bom e aberto com uma boa arbitragem."

"Foi importante vencer. O jogo foi muito interessante, com um Leixões a estar muito bem. Esta foi a primeira vez que o Leixões perdeu com um dos três grandes este ano. Entrámos bem e fomos perdendo progressivamente o controlo do jogo por duas razões: falta de agressividade na zona do miolo e falta de frescura de alguns atletas. O jogo de Braga foi muito intenso. Mas o mais importante é registar que o F.C. Porto está a cumprir todos os seus objectivos."

"Aqui e ali, quando não somos capazes de manter um rendimento alto, há sempre alguma coisa a sugerir que temos de trabalhar mais. Este é o nosso projecto. A nossa missão é desenvolver jogadores, preparar equipas e ganhar. Estamos nas meias-finais, objectivo cumprido."

"O F.C. Porto não é mais nem menos favorito à conquista da Taça de Portugal. Primeiro temos de passar a meia-final. Pensa-se nisso quando lá chegar."

"Não é fácil gerir este plantel com quatro competições, mas é isso que temos de fazer. A Liga é o principal objectivo. Não conta quem entra em campo. É o F.C. Porto que joga."
Lisandro Lopez
"O objectivo está cumprido, o facto de eu não ter marcado passa para segundo plano porque conseguimos a vitória que nos põe na fase seguinte e estamos contentes por isso. O F.C. Porto é sempre favorito em todas as provas e assumimos isso com tranquilidade. Continuamos a fazê-lo e vamos trabalhar com humildade para tentar vencer esta prova."

"[Sobre a chamada à selecção] como sempre digo, há que aproveitar ao máximo e deixar tudo, quando jogo aqui e lá, para poder ter mais oportunidades."

"[Sobre os quatro cartões amarelos] eu estou muito tranquilo, a imprensa é que me põe um pouco nervoso. Estão sempre a dizer que vou ver o quinto amarelo, parece que é isso que querem. Quando tiver de o ver, assim será, mas até lá estou tranquilo."

Mariano Gonzalez
"Foi um jogo importante para mim, para me dar confiança, para me dar mais ritmo e para me ajudar a ganhar mais minutos nos próximos jogos. A nível colectivo o mais importante é que passámos às meias-finais da Taça de Portugal. Era um jogo de matar ou morrer, matámos e continuamos na competição. O Leixões esteve muito bem, sobretudo na segunda parte quando tinha que empatar, mas defendemos bem, controlámos os últimos metros, o adversário não teve uma ocasião clara de golo e vencemos bem."

"Sim,
o F.C. Porto continua em todas as frentes. Quando há muitas competições é complicado, mas também é bonito para os jogadores quando há muitos jogos. Há mais espaço para poder jogar. O treinador já estará a pensar como enfrentar cada jogo e cabe-nos a nós, jogadores, estar preparados para jogar."
Guarin
"Estou satisfeito por esta vitória. Fizemos uma boa segunda parte, na qual entrámos a defender o resultado e a jogar mais. Curiosamente hoje fizemos o golo na primeira oportunidade que criámos, não tem sido habitual marcarmos tão rapidamente, não é fácil, hoje conseguimos, depois tivemos mais oportunidades para marcar, não o conseguimos, mas mantivemos a vantagem salvaguardada e isso foi o mais importante."

"Dia a dia, jogo a jogo, estou a ganhar confiança, estou a ganhar apoio e tudo isso é muito importante para entrar em campo com segurança."

"Estou contente por continuar a ser chamado à selecção. É um orgulho representar o meu país. Por isso estou muito satisfeito por ter sido chamado e vou dar tudo para ganhar os jogos."

19 comentários:

  1. Foda-se!!!O que é que os gajos do leixoes tomaram?
    Quando é que o FCP cala estes comentadores antes que eles alcansem um orgasmo?

    ResponderEliminar
  2. Vitoria importante num jogo em que o FCP nao jogou bem, grande exibiçao de lucho e stepanov,. rumo a conquista da taça.

    ResponderEliminar
  3. Bom jogo de futebol, em que o Leixões esteve muito bem.
    O F. C. Porto deveria ter feito um pouco mais, mas no final conseguiu aquilo que almejava: a vitória.
    E quem diria...o Mariano já resolve!

    ResponderEliminar
  4. Para meia equipa titular habitual, não foi mau o rendimnto da meia equipa não titular habitual.

    Que, por sinal, foram os que mais se destacaram: Nuno, Benitez, Stepanov acima de todos, Mariano. À excepção do Guarin.

    Bravo e valente Leixões, mas Beto evitou males maiores.

    A cura libanesa de João Ferreira fez-he bem: podia ter expulsado dois leixnenses que andaram acima dos limites, mas deixou sempre jogar.

    Esperemos que não venha a ser "Pode ser o João" e tenha esquecidos os vícios do sistema.

    ResponderEliminar
  5. Chego do Dragão com a convicção que o Stepanov está a ficar um senhor jogador!
    Grande atitude..de jogador à Porto!
    NOTA: DEZ!
    Nota negativa para o Hulk e para o nosso meio campo defensivo.
    O treinador fez tarde as substituições (acertadas diga-se), pois corrigiu o mal da equipa e ...aos 75 mns acabou-se o leixões!
    Venha o Próximo!

    ResponderEliminar
  6. Acabou Janeiro, foram 7 jogos,apenas uma derrota que em nada prejudicou, conquistamos o 1º lugar e seguimos em frente nas restantes competições. Concordo com o Jesualdo, hoje fisicamente sentimos um pouco mal, e prejudicou a fluidez das jogadas. Agora, gostava de jogar contra o Guimarães e irmos à final com o Paços de Ferreira.

    ResponderEliminar
  7. Desculpe Zé Luís mas vi o jogo no Dragão e acho que o Benitez foi pior que zero! Não jogou nada! Mas isto é minha opinião. Para mim os melhores foram o Lucho, o Stepanov e o Lisandro. O Mariano, coitado! Ele bem tenta mas à parte o golo e dois ou três lances, só enterrava assim como o Guarin que jogou muito mal. De resto um bom jogo de duas equipas muito boas. O Porto foi melhor e merecia mais um golo pelo menos. O que interessa é que ganhamos e estamos na meia final que este ano é a duas mãos. Agora máxima força contra o Belenenses. Grande resposta do Lisandro ao jornalista: http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=1037446&div_id=1304

    ResponderEliminar
  8. O hulk parecia-me com cara de abatido, desanimado ou que... e hoje não jogou nada bem, se calhar passa-se algo com ele. (noticias cor-de-rosa.

    o benitez teve excelente a defender e muito bem quando atacava pelo meio campo adversario.
    Com a bola nos pés no nosso meio campo, fartou-se de dar bolas ao adversario, o que com outra equipa com melhores criativos podia ter saido caro.

    Algo que o guarin e o bruno alves muito fizeram hoje tambem.
    O guarin fez uma boa primeira parte e uma ma segunda, ao contrario da equipa.

    Mariano sempre muito bem pela direita, sempre muito mal pela esquerda.

    Stepanov irrepreensivel, à excepção de um unico lance, uma falha posicional face ao chumbinho que deu perigo.

    meireles foi o pronto socorro da equipa o jogo todo, exemplos disso um lance em que ele faz 3 cortes seguidos providencias na mesma jogada e, obviamente, o cartao amarelo aplaudido por todo o estadio.

    Não gostei muito do Lucho, falhou muito a defender, tem sido o grande defeito dele esta epoca, posicionalmente não dá cobertura aos colegas, principalmente ao fucile. Talvez seja cansaço, desmotivaçao ou apenas má forma, nao sei. Espero é que esteja bem quando for a doer, mais-ou-menos daqui a duas semanas...

    Rofriguez entrou bem e o nuno esteve segurissimo.
    O resto da equipa cumpriu.

    Foi um bom jogo de futebol, gostei do leixões, principalmente do diogo valente e obvio, o beto.
    mas ja os vi fazer melhor. como disse o mota no fim, falta-lhes um avançado. Perderam o marques e o wesley e o braga tambem nao jogou. Debilitou-os.

    O arbitro, logo com quem, esteve surpreendentemente bem. Fez uma arbitragem como nunca vi em portugal.

    ResponderEliminar
  9. O Porto jogou quanto baste, deixou jogar os outros para depois contra-atacar com perigo. Ofereceu ao Leixões o veneno que este tinha oferecido antes ao Porto, quando ganhou no Dragão.

    ResponderEliminar
  10. bom jogo, bem disputado e bem apitado o arbitro teve a tarefa facilitada dado que não haviam jogadores maricas em campo.

    O golo cedo ajudou o FCP e fez com que o jogo fosse melhor, porque o Leixões não pode ficar tão na expectativa.

    Melhor em campo Raul Meireles, tacticamente é perfeito e na saida para o ataque decide muito.

    Gostei do stepanov que acho que é um bom jogador mas muito macio por vezes e que tenta embelezar demais algumas jogadas, precisa de jogar e acho que devia ter sido emprestado.

    mariano fez um jogo muito bom, Nuno esteve bem como tem sido apanágio quando chamado, e lucho que tem jogado mais liberto e tem brilhado mais.


    Do Leixões o trinco bruno china é um jogador muito bom, tem futebol para jogar a outro nivel e merece uma chamada á selecção, diogo valente tambem jogou bem.


    Apesar de termos um calendario muito exigente até á eliminatoria da champions, acho que estes jogos são uma excelente preparação dado que os ultimos adversarios tem tentado dividir os jogos e o porto tem aprimorado as transiçoes defesa ataque que a meu ver vão ser decisivas para o sucesso do porto na europa.

    ResponderEliminar
  11. José Mota: «Se eu tivesse um jogador do F.C. Porto ganhava»


    «Criámos situações para marcar. Não conseguimos devido a alguma infelicidade epor ter poucos atletas finalizadores. Tivemos algumas oportunidades com o Zé Manel, uma bola na trave¿ ninguém gosta de perder, mas tenho de dar os parabéns pela forma desinibida e organizada como actuaram. Dentro de muitas limitações, construímos uma boa equipa. Na segunda parte meti o Chumbinho mais perto dos centrais, mais tarde meti um central (Sandro) nessa posição e não merecíamos sair daqui derrotados. Penso que merecíamos o prolongamento. Se eu hoje tivesse um jogador do F.C. Porto, faria a diferença e se calhar vencia.»

    ResponderEliminar
  12. Sinceramente, já começo a ficar cansado de ver o F.C.Porto jogar abaixo dos mínimos exígiveis.
    Ontem, com um dia de cão, bom para ficar em casa a ver no sofá, muitos portistas desafiaram a intempéride para irem ver ao vivo. E que viram, viram mais uma vez um mau jogo da sua equipa e, quando, estavam reunidas as condições - um golo logo aos 5 minutos -, para jogar bem, ganhar tranquilamente e sem estarmos o tempo todo, com o credo na boca.
    Já é tempo para Jesualdo de deixar de desculpas com a falta deste ou daquele ou com cansaço para a frente e poupanças para trás. O Leixões ontem, em relação à equipa que ganhou para a liga, jogou sem os dois melhores jogadores - Wesley e Braga - e continuou a jogar bem e a ser uma equipa que sabe jogar, ao contrário do F.C.Porto, que joga aos repelões, não pressiona, erra passes atrás de passes, coloca-se a jeito e ontem, só não teve de enfrentar um prolongamento, que seria muito mau, porque Nuno foi o seu melhor jogador.
    Os pragmáticos dirão que o que é preciso é ganhar, eu, talvez por estar mal habituado, digo que para mim é perfeitamente possível ganhar e jogar bem melhor.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Num jogo onde o F.C. Porto cumpriu os serviços minimos, valeu pela passagem ás meias-finais.

    Mas o que me deu prazer foi vêr que os jogadores que levaram a equipa para a frente foram os mal amados - Nuno, Benitez, Stepanov e o Mariano Gonzalez.

    Apenas não gostei do Guarin, perdeu uma boa opurtunidade de agarrar o lugar no meio campo.

    Uma palavra para o Leixões que caiu de pé.

    SAUDAÇÕES PORTISTAS

    ResponderEliminar
  14. "uma derrota que em nada prejudicou".

    Menphis, eu diria mais: nem se viu!

    Alguém notou?

    eh, eh, eh

    Olha, com um plantel tão fraco eestamos onde estamos, ou devem ser enganos?

    Sei lá, às vezes há gente tão linda, impoluta, credível, louvada, até reverencida, ganham tudo, fazem tudo, merecem tudo.

    Outras, para quem vê de fora, dizem-nos que o nosso vizinho é suspeito, que não presta, que tem ronha, que não é de fiar...

    Enfim, nem a chuva nos larga.

    ResponderEliminar
  15. Povo mais forte, há três formas de ver as coisas, não só duas:
    pelo lado positivo
    pelo lado begativo
    pela lado importante

    O Benitez defendeu bem, que era uma pecha que se lhe apontava. Não enganou, não engronhou o jogo, até atacou, fez bons passes e maus passes. Como todos penso eu.

    As condições de jogo estavam difíceis, é normal falhar passes e para mim o mais preocupante foram os passes falhados a meio-campo, isso é que permitiu ao Leixões ter bola, logo ter mais jogo, aliado a uma permissividade do meio-campo a que não será alheia a "textura" diferente que teve: Meireles a trinco que me deixou ter saudades da fiabilidade do Fernando, por quem estou descansado desde o início da época; Guarín a fazer de Meireles mas para pior.

    Para mim esse foi o problema: o meio-campo falhou, até porque normalmente impôs-se a superioridade numérica do Leixões (mais um opositor a causar-nos problemas em losango). Um jogo menos conseguido - sem pôr em causa a justa vitória obtida - resultou disso, a equipa agarrou pouco o jogo.

    Mas não tremeu pela defesa, nenhum defesa esteve mal e, nesse contexto, o Benitez deve ter aproveitado as lições que, como se vê agora com Cissokho, são dadas em privado, à parte, para se afinarem mecanismos individuais que se integrarão, depois, no acerto colectivo que tenho registado no sector.

    Aliás, como para mim o Stepanov também foi o melhor, irrepreensível, denoto uma evolução extraordinária na sua atitude e abordagem decisiva aos lances para os ganhar, a que não será alheio o tal trabalho táctico. Chapeau a Jesualdo e restante equipa técnica.

    Houve, também, muitos e maus passes no ataque, quer em superioridade numérica, causando um desperdício irritante porque havia jogadas para golo claras que mal chegaram a sê-lo, quer em meras tabelas com colegas feitas sem conta, peso e medida. Neste aspecto, Hulk esteve perdulário, compensando com as suas arrancadas imparáveis. Lisandro continua a dominar mal a bola e perde-a mais do que a agarra para jogar a seguir com os colegas, além de uma precipitação no remate que mereceria outra calma no tratamento da jogada e visão para perceber a posição de algum colega melhor colocado.

    Estes foram os aspectos negativos essenciais a que se juntou algum cansaço, que aqui e ali pareceu ressaltar, que pode ser consequência do tal trabalho físico intenso deste mês, seguido à paragem do Natal e com a sucessão de jogos de Janeiro.

    Mas vislumbro que os próximos tempos trarão melhores indicações de recuperação e até pujança física, não só porque os campos estão pesados da chuva e a parte física vai sobrepor-se, mas porque será a hora de em Fevereiro se decidirem as coisas mais importantes da época.

    Alguns de nós já denotaram terem gostado mais deste ou daquele, as opiniões não são coincidentes porque, na verdade, houve hiatos na equipa, cortes na fuidez do jogo, mas do aspecto colectivo a equipa esteve bem, não funcionou melhor porque aqui e ali falharam aspectos individuais, um passe, um mau atraso de bola, um desvio, uma vez ou outra isto causou deixar a equipa em contra-pé com 4 e 5 jogadores virados para a frente e uma má opção na jogada dar a bola ao adversário para sair rápido contra uma equipa portista partida momentaneamente. Mas, lá está, o sector defensivo portou-se bem, Meireles incluído nessa parte mas acho que menos bem nas saídas de jogo.

    Meireles, creio eu, pecou um pouco por uma abordagem às jogadas que a nova posição desaconselharia.
    Isto é, enquanto como médio mais solto pode "atacar" um adersário de uma maneira mais rápida ou directa, como trinco há que ter outro recato e esperar e calcular a hora de atacar a bola, o opositor, ou a zona de acção. Creio que falhou um pouco aí e em tabelas, em triangulações próprias do jogo de José Mota, o Leixões trocou a bola na zona de meio-campo, mas já não conseguiu penetrar na defesa que esteve impecável.

    O lance de maior perigo do Leixões, quanto a mim, foi o da 1ª parte com Zé Manel, porque o Bruno Alves passou mal uma bola em zona proibida e quando a equipa estava já virada para a frente.

    Já agora, além do magnífico Beto na baliza, tal como no jogo da Liga que nos ganhou justamente, destaque para Bruno China, pilar do meio-campo, num eixo vertical a que faltou, desta vez, um bom central (Élvis roçou a expulão) e um avançado de referência (Wesley).

    Mas voltou a sobressair Diogo Valente que, como então o classifiquei, está um senhor jogador, já sem as lesões que o apoquentaram no Porto e na 1ª época de cedido ao Leixões, está soberbo, fisicamente forte, determinado a jogar e uma aposta certa para um regresso feliz e eficaz ao Dragão.

    ResponderEliminar
  16. Embora o porto não tenha feito um bom jogo, o jogo em si acabou por ser agradável, emotivo. A isto não é alheio o facto do Leixões ter sofrido um golo madrugador.

    Relativamente aos jogadores, não gostei do Guarin (O pele é melhor jogador mesmo naquela posição), continuo a não gostar do Benitez (falha no lance do Zé Manuel na 2.ª parte e deixou-se levar em mais 1 ou outro lance), o meireles não tem rotinas nem é jogador para a posição 6. Mariano continua trapalhão e o Hulk desinspirado ou cansado não fez um bom jogo.
    De postivo, além do resultado, O stepanov, o Nuno e também gostei do Lucho (bem no 1º golo, boas aberturas e bola na trave).
    O jesualdo pecou pela entrada tardia do Tomás Costa e em não substituir o Guarin.

    P.S. Alguém se sabe dizer se os amarelos da taça contam para a sequência de 5? Se assim for mais um em risco: Meireles.

    ResponderEliminar
  17. Jogo razoável do Porto, bom jogo do Leixões, excelente atitude das duas equipas. Arbitragem sem casos, o que nos dias que correm é uma raridade. A vitória do Porto é o resultado natural, fruto do ligeiro ascendente em todas as vertentes do jogo, embora o prolongamento fosse também um prémio justo para o destemor matosinhense.

    No Porto, gostei das exibições de Nuno, Stepanov, Meireles e Rodríguez. Guarín e Hulk (sobretudo o segundo) estiveram abaixo do que têm feito. O resto da equipa cumpriu.
    No Leixões, Diogo Valente, Bruno China e Beto foram os melhores de uma equipa que esteve globalmente bem.

    ResponderEliminar
  18. IN O JOGO

    Directo ao assunto: o primeiro ataque a sério do FC Porto deu golo, terapia quase perfeita para uma equipa com dificuldades em marcar em casa. Mas o melhor mesmo é insistir nessa ideia do "quase perfeita", porque o que se viu a seguir, sobretudo na primeira parte, foi o outro significado da palavra "embalar": o FC Porto começou embalado, já se disse, aos pés do improvável Mariano, mas depois deixou-se embalar num ritmo sonolento espevitando a reacção de um Leixões que se aproximou, de carrossel, da área portista. E foi esta reacção enérgica, misturada com um provável puxão de orelhas de Jesualdo ao intervalo, que recolocou o FC Porto em campo para uma segunda parte sem golos, é verdade, mas com todos os outros ingredientes indispensáveis ao entretenimento e à emoção. Aplausos, aplausos.

    Puxando a fita atrás, volte-se ao golo de Mariano. Apanhados em desvantagem, contrariedade que atrapalhou uma equipa talhada para contra-atacar, os leixonenses souberam reconfigurar os planos. A bola girou sempre bem, de pé para pé, mas esse domínio não camuflou uma fragilidade que haveria de hipotecar as aspirações - faltaram centímetros na área. Chumbinho foi ligeiro na condução de jogo, mas a ideia de o obrigar a incomodar Meireles e ainda fazer frente aos centrais foi quase sempre ineficaz. E não é difícil perceber porquê: aqui, o tamanho contava, apesar da ajuda de Diogo Valente e Zé Manel.

    Asfixiado na rede de passes curtos e certeiros do adversário, o FC Porto chegou a navegar à deriva durante uns bons minutos. As mudanças operadas por Jesualdo Ferreira ajudam a explicar parte do problema. Mariano foi uma aposta certeira, apesar de continuar a ser desconcertante no que faz de bom e mau, mas Benítez e Guarín encravaram mais do que ajudaram. A coisa compôs-se na segunda parte, com Hulk e Lisandro a tirarem Beto do anonimato. Do outro lado, Nuno também travava um duelo particular com Zé Manel; José Mota, esse, tratava de mostrar que queria mais do que a vitória moral trocando o defesa Angulo pelo avançado Nwoko. Importa acrescentar, num ritmo de escrita que se desejava tão frenético quanto o jogo, que, pelo meio, ainda houve uma bola a acariciar a barra - saiu dos pés de Lucho - e outros lances, de parte a parte, que tornaram as duas áreas em locais de presença assídua. E, dito isto, pausa para respirar.

    Pausa também no jogo. Falta dizer o óbvio: o FC Porto está nas meias-finais, mas as duas equipas estão de parabéns.

    ResponderEliminar