19 julho 2009

Ao FIM de 3 anos…

…eu saio, mas o PdB continua

É algo em que não se pensa quando se começa um blog, é algo que custa sempre por mais que tenha de acontecer. Já esteve para acontecer há uns meses, resolvi aguentar até agora, com época ainda parada e dia do 3º aniversário do blog, mas a despedida era inevitável.

Os últimos meses têm sido penosos para eu conseguir manter este blog a funcionar. Não que todos vocês não me tenham dado sempre forças. Aliás é por quem visita o Portistas de Bancada que fui sempre tendo forças para manter o blog vivo. Por vocês e pelos meus convidados, especialmente pelo Zé Luís que esteve comigo quase desde o início, sempre incansável, colaborando e ajudando sempre e conseguindo dar uma enorme qualidade ao blog, pela excelência dos seus textos, pela sua acutilância, pelo seu oportunismo. Pelo Menphis que esteve sempre aí para o que desse e viesse, a quem dei até o posto de administrador do blog, ficando ele ao leme quando eu não podia e de quem me tornei grande amigo. E por todos os outros convidados que ajudaram este blog a crescer até ser o mais visitado e conhecido da bluegosfera.

Mas na realidade a minha colaboração tornou-se mínima, chegando a níveis baixos demais e que não se compactuam com a minha forma de estar seja em que projecto for. A minha “pica” para escrever desapareceu há muito, a minha disponibilidade diminuiu imenso e isso foi-se reflectido no blog. Não que cada vitória do FCPorto não me dê sempre a mesma e enorme alegria, um portista não se cansa de vencer, mas os Portistas de Bancada mereciam bem mais de mim e esse mais eu não lhes posso dar.

Quem acompanha o PdB há muito tempo, sabe que fui polémico, que entrei por caminhos nunca dantes navegados, que coloquei em causa o que nunca ninguém ousou fazer. Tentei quebrar alguns tabus. Criei com isso talvez alguns inimigos, não entendendo bem como, nem porquê, afinal trataram-se apenas de palavras, nunca tive intenção de ofender ninguém e fui bastante ofendido, ameaçado até. Apenas quis dar a minha opinião, mexer com as consciências dos portistas, tentar dizer-lhes de certo modo que apesar do clube estar bem e a ganhar muito, poderia estar ainda melhor e ganhar ainda mais. Afinal de contas tentei colocar os patamares de exigência ainda mais altos que o já habitual nível de exigência dos portistas e que é a nossa imagem de marca, que é o que nos faz ser melhores, sempre.

Os momentos que passei por ser administrador deste blog, apesar de efémeros, foram realmente momentos inesquecíveis. Por causa do blog tive os tais 15 minutos de fama de que Andy Warhol falava. Algo que, para alguém calmo como eu e que não gosta de sair do seu cantinho, de repente ver-se em frente a câmaras de televisão, nunca me tinha passado pela cabeça, e de que até tentei fugir inicialmente.

Ouvir falar do blog nos maiores meios de comunicação social do país, desde da RTP à SIC, passando por outros canais de tv como a SportTv e a já extinta RNTV, acabando nas mais variadas rádios nacionais, sendo quase semanalmente destacado no maior jornal de referencia do país como é o JN, tendo até tido neste jornal honras de uma página dedicada ao blog e ao seu fundador, foi o reconhecimento que jamais ousei pensar sequer em ter e foi bastante gratificante. Fez-me pensar que nunca me cansaria do blog e afinal…

Numa das entrevistas a um canal de televisão perguntaram-me qual era o post que desejava escrever, respondi sem hesitação que seria um post a anunciar o FCPorto Campeão Europeu. Não foi possível nestes 3 anos, apesar de ter postado 3 vezes o FCPorto como campeão nacional, aliás, este blog não conheceu ainda outro final para o campeonato que não seja a vitória do FCPorto. Mas apesar da minha saída e do fim do projecto inicial, o blog continua, agora comandado em exclusivo pelo Zé Luís e prometo que quando o FCPorto for novamente Campeão Europeu, e espero que seja já no próximo ano, eu estarei aqui a escrever esse post, com a devida permissão do Zé Luís, claro está.

O Portistas de Bancada, nestes três anos em que o conduzi superou todas as minhas expectativas. Adorei, mas não posso mais. Se calhar vou estranhar não ter a preocupação de actualizar o blog, de não ter a azafama de todos os dias lançar o debate no blog, algo que me fez algumas vezes deixar coisas bem mais importantes de lado, com a preocupação de não desapontar os Portistas de Bancada que nos visitam diariamente. Mas é tempo de passar o testemunho e tenho a certeza que o Zé Luís é a pessoa indicada para continuar a levar bem alto o bom nome do blog.

Nos últimos tempos temos feito a experiência com a quase exclusividade de posts do Zé Luís, alguns nem notarão a diferença daqui para a frente, mas a verdade é que toda a responsabilidade a partir do dia de hoje passa a ser exclusivamente dele. Quanto a mim, sinto orgulho no caminho que segui para o blog e sinto orgulho no blog que lhe entrego. Sei que lhe entrego uma casa arrumadinha, um blog de referência no mundo azul-e-branco da internet, um blog que continua a ser, se não o melhor, um dos maiores e mais visitados da blogosfera desportiva portuguesa e sei que o Zé Luís saberá manter as expectativas altas, embora adoptando o blog a si mesmo, seguindo talvez até por um caminho diferente. Normalíssimo, pessoas diferentes, pensamentos diferentes.

Agora, além de continuar a andar por aqui, vou continuar a vaguear por essa bluegosfera fora como fazia antes de iniciar este cantinho azul e branco. O que não falta agora são blogues de qualidade. Também aqui o nível de exigência aumentou nestes três anos e temos na bluegosfera excelentes blogues que estão a milhas dos de outras cores. Saio com a impressão que, na minha ínfima colaboração, ajudei para tal acontecer. Deixaram de existir só os “yes-blogs“, os blogs acríticos a tudo o que diz respeito ao FCPorto, os blogues do FCPorto que só vêm o bem do clube e o mal dos rivais, esquecendo que ninguém é perfeito e que só vendo os seus defeitos poderá ser melhorado. Por isto criei o Portistas de Bancada, para ser diferente. Agora, e com a diversidade de blog azuis, já não é assim tão diferente e ainda bem. Assim sendo, valeu a pena.

Foram 3 anos cheios de alegrias, cheios de títulos do nosso FCPorto. O Zirtaev sai, mas o Portistas de Bancada e o FCPorto continuam. Ser portista é ser vencedor, por isso as alegrias continuarão por muitos e longos anos.

Agora e resumindo o porquê do nascimento do Portistas de Bancada, termino como comecei:
Se os treinadores de bancada dão opiniões sobre tácticas, quem melhor que os Portistas de Bancada para darem opiniões sobre o FCPorto em particular e o futebol em geral. Por amor, por convicção, por dedicação e acima de tudo por sabermos que FCPorto rima com vitórias.
Parabéns ao blog pelo seu aniversário, parabéns a todos os Portistas de Bancada que ajudaram a fazer crescer este projecto até à referência que já é e parabéns ao Zé Luís por não deixar morrer este espaço.

Um abraço.

PS: Foi com muita pena minha que me vi obrigado a excluir da lista de convidados e antes do tempo o Ricardo Costa, tendo até de apagar muitos dos seus comentários, mas a realidade é que mesmo depois de uma conversa, este não entendeu que estava a perturbar a ordem do blog e que estava a levar problemas internos do próprio blog para a praça pública, causando com isso instabilidade na caixa de comentários e perturbando os restantes Portistas de Bancada, quando estes nada tinham a ver com o assunto. Para além disso, tem insistindo infantilmente até hoje com as mesmas questões, repetindo-se nos insultos e nas palavras desonrosas para o próprio blog. Quero dizer o seguinte, fui eu quem optou por excluir o seu nome da lista de convidados e fui eu quem apagou a grande parte dos seus comentários, já que este não me deixou outra opção, sendo que o seu comportamento não se coadunava com o de um convidado do blog. Fica feito o esclarecimento.

41 comentários:

  1. Nesta hora de despedida, deixo um grande abraço ao meritório fundador deste blog que acompanho diariamente há quase 3 anos.

    Votos dos maiores sucessos e que seja um até já!

    ResponderEliminar
  2. Este foi o blog que me fez visitar quase diariamente informação sobre o FCP.

    Sendo uma situação que eu já esperava analisando a tua presença de há uns meses para cá, não quero deixar de te dar os Parabéns pela obra feita, e que tudo corra bem na tua vida.

    ResponderEliminar
  3. Zirtaev pensa bem na tua decisao ,isto sem ti nao vai ter a mesma "piada"
    Acompanho o TEU blog desde os primeiros dias , deixei de comentar por ter ideia que os meus comentarios nao eram bem vindos , sou Portista de cerveja e fransesinha e nao de Champanhe e caviar , gosto muito dos Posts do Ze Luis , mas isto sem Ti sera como 1 sopa sem sal.
    Faz umsa ferias e depois volta.

    ResponderEliminar
  4. Assim vai ser diferente Zirtaev..
    Mas, se é assim que queres, compreendo, já estive na mesma situação, e por uns meses deixei de escrever, tive saudades e agora voltei. Pode ser que te aconteça o mesmo. Boa sorte Zé luís :)

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado pelo que foi criado, foi muitas vezes a primeira página que abria quando chegava à China, aos E.U., à Turquia e muitos outros países que tenho que ir e espero que se mantenha ou até mesmo melhore, pois nós Portistas queremos sempre mais, não é?

    Não sabia que tinha existido problemas com o Ricardo Costa, devido ao meu trabalho nem sempre tenho o tempo para ver todos os comentários, mas devo dizer, que gostei de muitos dos seus comentários. Agora que o nível tem de ser mantido, tem. A harmonia como em tudo na vida é para ser preservada e chefe é chefe.

    Gostava só de lembrar que todos nós estamos no caminho do Penta, e com classe, requinte, brilho, honra, garra e vontade no caminho da glória e do pódio dos melhores do mundo. E nisto o PdB será como o FCP saem uns entram outros, mas a estrutura e os valores que marcam as vitórias mantêm-se.

    Mas fico sempre triste quando uma estrela sai...

    ResponderEliminar
  6. Zirtaev, parabéns pelo Blog...

    Eu imagino a trabalheira que isto deverá dar, pelo que, quem sou eu para "criticar" a tua decisão de terminar. Temo que vão desaparecendo paulatinamente, bons sítios de discussão do nosso clube. Assim sendo, creio que seria muito proveitoso, que alguns blogs da "blueogosfera" se fundissem. Certo é que exigiria menos esforço a cada um dos envolvidos. Fico triste quando vejo "os meus favoritos" cheios de blogs que terminaram...

    ResponderEliminar
  7. Vai escrevendo sempre que puderes. Relativamente ao Ricardo Costa, este era cansativo, incoerente, exagerado e inoportuno nos seus posts intermináveis e não trazia qualquer mais valia a este blog. Pelo contrário. Tirava a vontade de ler, e só facto de ver logo no início de um post a sua assinatura, era motivo para ver outros blogs. Por outro lado, o Zé Luís é uma voz de referência na blogosfera Portista com uma excelência literária e com uma acutilância que na realidade fazem falta a muitos comentadores portistas que por aí marcam presença nos media. É uma boa aposta, mas o teu regresso, e os teus comentários, mesmo que esporádicos serão sempre bem vindos.

    ResponderEliminar
  8. Quase desde o seu nascimento que acompanhei este blog, e antes de pertencer a esta casa,já dizia que era o blog que melhor servia a causa portista na blogosfera. Com ele fiz duas grandes amizades que ultrapassaram as barreiras da Internet, espero que seja para sempre, tu e a Catarina, por isso o seu desaparecimento iria criar ainda mais uma sensaçao enorme de vazio do que a tua saida.Era como uma artéria do meu coraçao deixasse de funcionar. E isto,porque sei que tu estarás sempre aqui mesmo que seja apenas como leitor .

    Como disseste este blog fez de nós amigos, por isso como amigo que sou, e serei sempre, compreendo a tua decisao,ate porque fui sempre acompanhando ( de fora, mas daquilo que me dizias) a tua falta de tempo para a actualizacao deste blog. E mesmo as ameaças injustas e cobardolas que tiveste so te deram força para que este blog crescesse.

    Pela minha parte, tentei sempre dar o meu melhor, assim como farei, e o Zé Luis ja sabe, de agora em diante tudo para que o blog nao morra, dentro da minha disponibilidade.

    Um grande abraço e tenho a certeza que esse post de um FCPorto Campeao europeu vai ser realidade nos próximos anos

    ResponderEliminar
  9. Posta de Zirtaev: "... os blogues do FCPorto que só vêm o bem do clube e o mal dos rivais, esquecendo que ninguém é perfeito e que só vendo os seus defeitos poderá ser melhorado.... "

    Já tinha reparado que há umas semanas atrás este blogue tinha passado a ser mais um dos muitos blogues portistas que existem com as características de que fala o Zirtaev.

    Há cerca de 1 ano que me habituei a visitar diariamente este blogue.
    Apreciei sempre as crónicas de todos os convidados, incluindo as do Ricardo Costa. Fiquei com a ideia de que o Ricardo Costa perdeu a cabeça pois efectivamente as suas crónicas deixaram de ser equilibradas e "comestíveis". Que terá acontecido? Penso que algo se passou.

    Aprecio imenso as crónicas do "Zé Luís" mas, com a saída do Zirtaev, provavelmente neste blogue passarão a ser discutidas as táticas, a qualidade dos jogadores, as arbitragens, O Conselho de Disciplina, os abutres da Comunicação Social,os Cartaxanas, Rui Santos, etc... mas... jamais se poderá criticar e discutir aspectos de gestão da SAD e de Pinto da Costa!

    De qualquer forma, obrigado Zirtaev e se um dia resolver fundar outro blogue não se esqueça de avisar a malta!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Como muitos que aqui já falaram, este também foi o blog que me fez consultar diariamente a net e manter-me actualizado em relação ao nossso clube juntamente com toda a família portista

    Que não seja um "adeus" mas sim um "até já"

    Por tudo o que foi criado Parabéns Zirtaev
    Por tudo o que ainda virá Boa sorte Zé Luís

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  11. Lamento a tua saída, mas compreendo as tuas ponderadas razões.
    Já tinha retirado este blog da lista de favoritos por excesso de Zé Luís, e já só o visitava uma vez por semana, sempre ao Domingo.
    A partir de agora, com o verborreico espalhafatoso a administrar o blog em exclusividade, prometo cá voltar de ano a ano.

    ResponderEliminar
  12. Parabens Zirtaev pelo excelente trabalo efectuado.
    Compreendo perfeitamente e aceito a tua decisão. Felicidades.
    Espero bem ver cumprida a tua promessa de uma próximo post. xD.

    Zé Luís, boa sorte!

    Enorme abraço
    http://carregaporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Obrigado por tudo Zirtaev. Espero que continues pelo menos na caixa de comentarios.

    ResponderEliminar
  14. Zirtaev, este é um blogue onde venho todos os dias, aliás é a "casa de saída" para todos os outros espaços para onde vagueio em seguida...Abro o "Portistas de Bancada" e depois vou lentamente seguindo através dos link's disponibilizados, pelo "Público", "JN", "oJOGO", "Mais Futebol", "Correio da Manhã" -se me quero actualizar com as coisas negativas, é um excelente barómetro, uma espécie de vacina- e daí até aos restantes espaços, com preferência especial pelo "Renovar o Porto", "BibóPorto" e o "Dragão até à Morte"...Feito isso regresso aqui e dou os meus palpites...É como se fosse a minha casa de partida e o meu lugar de regresso...E tenho sentido que desse lado és tu que estás aí sempre atento, embora silencioso, aos disparates que muitos de nós lançamos, sem muitas vezes sequer, fazer uma pausa para reflectir...Eu tenho esse método, aliás há bem pouco tempo li umas páginas escritas por Fernandes Tomás -figura insigne do Porto liberal- e encontrei uma espécie de alma gémea no que a esse aspecto do pensamento diz respeito..."Escrever de um sopro, sem medos e depois tentar perceber o que de errado saiu"...De parágrafo em parágrafo vamos criando um estilo próprio ou pelo menos, tentando.
    Talvez por isso entrei em "duelo" com alguns dos teus ilustres convidados, Rui Moreira, Catarina...E sem querer senti que de algum modo, contribui para que eles saíssem e fossem pregar para outras freguesias.O que não era de modo nenhum a minha vontade, bem pelo contrário.
    Apenas penso, sinceramente, que "da discussão nasce a luz" e muitas vezes, promovo ou provoco a discussão para assim também me esclarecer, sinto que deste modo, o que pode vir a lume é mais sincero, profundo e não é trabalhado pela censura interna do nosso ego...
    Também é verdade que nunca quis fazer parte de forma oficiosa de nenhum destes espaços, por recear soçobrar perante a responsabilidade de ter de manter a retórica viva e -ainda mais importante- por ter que me colocar numa posição diferente, numa espécie de patamar de apreciação e lançamento de temas de discussão, que não faz muito o meu género...Gosto de participar pura e simplesmente e acho que tudo tem a sua dinâmica própria e caminha até onde tem que caminhar, por si, como se fora um organismo vivo.
    Por isso compreendo a tua posição, mas também por isso te peço que de forma essencialmente diferente, não abandones este espaço e nele intervenhas -é "o teu espaço" por direito próprio obviamente- a toda a hora...
    Um grande abraço do "MeirelesPortuense".

    ResponderEliminar
  15. Obrigado, Zirtaev por estes três anos.
    Até sempre e viva o Porto.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. O meu sincero muito obrigado por todo o trabalho desenvolvido ao longo destes anos, na defesa do nosso FCPorto e do futebol em geral,pela honestidade colocada nos artigos,mesmo quando esses artigos tem que dizer algo contra o nosso FCPorto,porque é assim que somos diferentes e é assim que FCPorto e seus simpatizantes gostam de trabalhar. Muito obrigado por nunca deixar os mouros em paz!!!

    ResponderEliminar
  17. ás tantas também foi vendido , com a pujança que estamos a vender , toca a procurar blogs em françês...loollllll

    ResponderEliminar
  18. Já o afirmei e volto a repeti-lo.

    Este foi o blogue que me inspirou para um projecto próprio na blogoesfera.

    Obrigado por tudo e felicidades.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  19. Do plano pessoal ao plano institucional, este foi o caminho do Portistas de Bancada (adquiriu responsabilidades indissociáveis). Leio os artigos e os comentários e sinto-me em casa, tenho prazer em partilhar, dar o meu simples contributo comentando. O mérito fica todo para as formigas obreiras, das quais o ZIRTAEV é o expoente máximo. Parabéns e felicidades.

    ResponderEliminar
  20. Este blogue é excelente!
    Por favor,não o deixem cair!A bem do FCP!

    ResponderEliminar
  21. Como PORTISTA, o meu muito obrigado pela excelência, e... tudo de bom!

    Abraço à DRAGÃO!!!

    ResponderEliminar
  22. Já temia que isso acontecesse! Realmente deve ser uma grande pressão ter que actualizar o blog quase diariamente. E então no período do defeso torna-se ainda mais complicado! Pode ser que agora tenhas mais tempo para nos ires visitar ao outro lado da net :-) tu sabes do que eu estou a falar :-))

    E quanto ao Zé Luís, que os dedos nunca lhe doam!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  23. Só te posso agradecer pelo tempo que dispensaste aqui e dizer que sempre li com muita atenção tudo o que aqui se escrevia. Pode ser que mais tarde recuperes a vontade de escrever e voltes.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  24. Um grande abraço Zirta. Foi a tua escrita que me apaixonou por este blog. És, desde há muito tempo, para mim, um Portista de referencia.
    Graças a Deus ainda temos outros craques a viabilizar este fantástico blog. Espero que nenhum deles se farte destas lides.

    ResponderEliminar
  25. Se a decisão for mesmo final, obrigado por tudo Zirtaev, tenho visitado o blog todos os dias nos ultimos 2 anos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  26. Obrigado por teres proporcionado um espaço em que se pode debater com elevação tudo o que se refere ao grande FCP.
    Esperemos que o rumo do blog não se altere, e obviamente que o Zé Luís nunca se canse de actualizar o blog e de dar sempre as devidas justificações :)
    Grande abraço Zirtaev!

    ResponderEliminar
  27. Muito obrigado por tudo e boa sorte Zirtaev. Como muitos já disseram, farto de maisfultebol, records bolas e afins apareceu-me o Portistasdebancada, foi paixão à primeira vista que se transformou num grande amor!!!! Obrigado por tudo um bem-haja, muita sorte e que o nosso Porto continue...

    Zé Luis sempre presente, boa sorte e cá estarei todos os dias para ler a minha página FAVORITA da net.

    Abração a todos...

    FCPORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  28. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  29. lol... que cromos... o poder sobe mesmo à cabeça das pessoas.. lol
    e isto é um blogue... imaginem se fosse uma coisa assim mesmo mesmo importante... lol.. isto só para rir mesmo..

    ResponderEliminar
  30. Força aí, amigo, felicidades para o teu futuro e obrigado pelas tuas crónicas! Vamos sentir a falta delas.

    VIVA O F.C.PORTO
    VIVA O PORTISTAS DE BANCADA

    ResponderEliminar
  31. força Zirtaev, dentro ou fora da bluegosfera, continua a manifestar-te e a defender o clube. é de pessoas como tu que precisamos!
    abraço de um novato que aspira a ter o teu sucesso,
    Jorge (Porta19)

    ResponderEliminar
  32. Parabéns ao Portistas de Bancada.

    Zirtaev, é compreensível a tua decisão e deixas aqui um trabalho meritório. Que continues da forma que te for mais adequada a trocar tuas ideias e opiniões de bancada.

    O blogue fica muito bem entregue, com o Zé Luís.

    Continuação de bom sucesso!

    ResponderEliminar
  33. Zirtaev,
    Parabéns por este grande blog.
    Que seja um até já.


    Zé Luís,
    Este blog não podia ficar melhor entregue.

    ResponderEliminar
  34. Os meus parabéns Zirtaev pelo teu empenho e dedicação ao longo destes três anos.

    Força amigo Zé Luís, concordo que o blog está muito bem entregue!

    Abraço

    ResponderEliminar
  35. Caro Zirtaev, lamento a tua decisão, mas compreendo perfeitamente o cansaço e a falta de tempo que referes.

    Tenho a certeza que ponderaste muito bem antes desta decisão, mas quem sabe se depois de umas férias retemperantes não poderás voltar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  36. Passados 3 anos este blog continua a ser o meu preferido, o mais interessante, o mais concorrido, o mais discutido, ou seja o melhor. E isso temos de agradecer ao Zirtaev, por isso um muito obrigado!

    Espero que venhas escrever o post do PENTA!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  37. Descobri este blog, para aí há dois anos. Desde então, sempre que venho ao computador, é um dos lugares que visito obrigatóriamente.
    Tal como o Meirelesportuense, também esta é a minha porta de entrada na blogosfera.
    Julgo que foi o Pacheco Pereira quem disse, que 99% do que circula na blogosfera é lixo, aproveitando-se apenas o restante 1%. No caso dos Portistas de Bancada esta tese não se aplica. Este é um lugar onde se discute o FCP, com uma qualidade só possível graças à dedicação e competência do ZIRTAEV.
    Por tudo isso, o meu obrigado e espero que continue a dar o seu "palpite" sempre que tenha disponibilidade para tal.

    ResponderEliminar
  38. Parabens pelo teu trabalho no blog...Apesar da triste noticia do abandono do fundador,não posso deixar de ficar feliz pelo abandono do Ricardo Costa,era sem duvida alguem que destabilizava e onde todos os textos se dedicavam ao mesmo-Jesulado Ferreira...Parabens por tudo inclusive pela decisão do Ricardo...

    ResponderEliminar