08 julho 2009

Do tetra para o penta

Experiência e conselhos

Agora que os jogadores voltaram ao trabalho com vista ao pentacampeonato, nada como recuar no tempo e ler em palavras passadas ensinamentos da transição de um campeonato para outro. Por quem sabe. Podiam ter sido ditas hoje, nunca perdem actualidade para o FC Porto que guarda ciosamente os seus valores como defende os seus méritos e títulos.
Temos de ser muito mais fortes do que os nossos rivais porque, designadamente, não temos seis milhões de adeptos e simpatizantes. É por isso que de nada valem campanhas enormíssimas para que o FC Porto deixe de ser campeão. É provável que no futuro voltem a aumentar de intensidade, porque se o FC Porto vencer provoca a falência do futebol. Os investimentos dos rivais do FC Porto têm sido tão grandes que não podem continuar a exaurir-se sem nada vencerem…” – António Oliveira, técnico di tri e do tetra.

O FC Porto vai fazer do penta um supremo objectivo, mas há-de estar preparado para enfrentar os ataques encarniçados do costume, perante os quais mostrará, como o vem a fazer há muitos anos, a mística de autênticos tetracampeões”. – idem, no livro “O Tetra”, de Alfredo Barbosa.

O sistema… O que está bem, o que está mal, o que é preciso mudar, o que é preciso melhorar ou piorar, o que se tem de baralhar, o que se tem de discutir naquelas assembleias gerais em que falam, sobretudo, para se ouvirem a si mesmos. Isso é para gente inteligente que anda no futebol, que tem ideias miraculosas e que realmente vive o futebol com grande visão. Eu limito-me a ir dando a minha ajuda ao FC Porto, que se coloca fora dessas questões, que deixa, sem se intrometer, que dêem e baralhem à procura da forma mágica que leve os títulos para a capital”. – Pinto da Costa, idem.

Todos os grandes clubes que se impõem no mundo são, antes do mais, clubes regionais. O FC Porto nasceu na cidade do Porto, o FC Barcelona em Barcelona e o Real Madrid em Madrid e por aí fora. Depois, assumem conquistas, grandeza, por mérito do seu trabalho e das vitórias dos seus atletas e não pela fanfarronice dos seus dirigentes. Há alguns que, como o FC Porto, pelos seus feitos nacionais e internacionais, atingem uma grandeza internacional que os coloca acima de muitos outros que, sendo clubes importantes, nunca atingem essa dimensão. Reconhecemos que, apesar de termos ganho tantos campeonatos, apesar de sermos o único clube português que venceu a Taça Intercontinental, apesar de sermos, ainda, um dos muito poucos clubes que conseguiram vencer a Taça dos Campeões, a Supertaça europeia e a Taça Intercontinental, apesar de sermos conhecidos em todos os cantos do Mundo, ainda não conseguimos num só organismo, a FIFA, ser o clube português mais conhecido – por culpa dos processos do Benfica que lá têm caído constantemente”. – idem, ibidem.

102 comentários:

  1. "O FC Porto é como a Páscoa. Ganhamos campeonatos todos os anos. Só não sabemos, tal como a Páscoa, se é três, quatro ou cinco semanas mais cedo. Mas ainda tenho a esperança de, um ano, ser campeão no domingo de Páscoa"
    (Pinto da Costa)

    ResponderEliminar
  2. Nunca percebi uma coisa :S
    O jogador da bancada, é eleito apenas pelos convidados ?

    ResponderEliminar
  3. LUCHO, LISANDRO E A OPORTUNIDADE

    Como já aqui ficou dito, o F.C.Porto tem conseguido, ano após ano, suprir com eficácia as saídas de alguns dos seus principais jogadores. A razão para isso é fácil de perceber, e prende-se com a organização colectiva da equipa, perante a qual cada jogador representa pouco mais que uma simples peça, que se tira e põe sem quebras de rendimento.
    Mas há peças mais importantes que outras, e dentro desse lote deve dizer-se que Lucho Gonzalez e Lisandro Lopez foram, de longe, as unidades mais preponderantes no colectivo portista dos últimos anos.
    Vejamos por exemplo o número de golos marcados por todos os jogadores que passaram pelo F.C.Porto desde 2005:

    GOLOS DO FCP EM TODAS AS PROVAS
    1º Lisandro Lopez - 64
    2º Lucho Gonzalez - 43
    3º Quaresma - 27

    Se fosse possível contar com assistências ou outros aspectos de jogo (dados de que não disponho), certamente que o peso da dupla argentina sairia ainda mais reforçado, como qualquer pessoa que tenha visto jogar o Porto nos últimos anos aceitará.
    Foi precisamente nos grandes momentos que a classe de “Licha” e “El Comandante” mais se fez sentir. Na Liga dos Campeões marcaram 60 % (!!!) dos golos do F.C.Porto nas últimas três temporadas:

    TOTAL DE GOLOS MARCADOS NA CHAMPIONS LEAGUE

    FCPORTO - 33 GOLOS
    LISANDRO E LUCHO - 20 Golos
    Peso Relativo dos dois jogadores - 60,6%

    A importância destes dois jogadores para o F.C.Porto só é comparável à que Liedson e João Moutinho têm no Sporting (imagine-se a sua saída simultânea…), e ao que Simão Sabrosa tinha no Benfica. São jogadores pouco menos que insubstituíveis, que habituam a equipa a girar em seu redor, deixando-a órfã quando saem. O F.C.Porto tem uma impressionante força colectiva, mas, mesmo que por vezes o pareça, não opera milagres.
    É óbvio que Pinto da Costa vai procurar alternativas no mercado, mas não creio, francamente, que seja fácil encontrar jogadores que encaixem tão bem na máquina portista como Lucho e Lisandro. Nem Belluschi, nem Falcão estão ao mesmo nível, e a menos que possa haver um surpreendente golpe de última hora, acredito que o F.C.Porto vá mesmo apresentar-se enfraquecido para a nova temporada, sobretudo se também se vier a confirmar a saída de Bruno Alves. E até se entende que, com quatro campeonatos consecutivos, com uma presença de alto nível na Champions, os responsáveis portistas queiram aproveitar os ventos para encher os cofres, mesmo correndo o risco de perder uma época – algo que, por si só, não comprometerá a hegemonia que têm sabido manter.
    Esta pode pois constituir uma oportunidade de ouro para Benfica e Sporting se aproximarem do topo, à semelhança do que sucedeu em 2005. Qual estará em melhores condições para o fazer ? Essa é uma dúvida que os próximos meses poderão ajudar a esclarecer.
    Da parte do Benfica, é importante que se tenha consciência que uma aproximação competitiva ao F.C.Porto nunca se poderá concretizar descapitalizando a equipa em sentido idêntico ao dos Dragões, mas sim seguindo o processo inverso, ou seja, mantendo os titulares (e já saíram Katsouranis, Reyes e Suazo), e juntando-lhes, cirurgicamente, dois ou três elementos de classe. O F.C.Porto pode dar-se ao luxo de vender os seus melhores jogadores, o Benfica, caso queira mesmo ser campeão e disputar a hegemonia do futebol português, não o pode fazer. Reforçar não é trocar jogadores por jogadores (por vezes certezas por dúvidas), mas sim acrescentar valor ao que já existe.
    Em épocas anteriores não houve, no Benfica, muita sensibilidade face a este aspecto, e com a saída de vários titulares (Simão, Petit, Léo etc), voaram as oportunidades de aproximação aos portistas. Veremos até ao dia 31 de Agosto se a lição ficou aprendida, e se jogadores como Luisão ou Cardozo se mantêm mesmo de águia ao peito.

    ResponderEliminar
  4. Oporto, as saídas de Katsouranis, Reyes e Suazo podem considerar-se perdas importantes no Benfas...Logo eles não mantiveram o seu núcleo central preparado, Katsouranis era ainda um joker que fazia várias posições no campo e surpreendia junto da área contrária.
    Luisão e Cardoso juntamente com Quim, que para mim são os restantes membros nucleares do plantel vão ficar, mas os outros vão ter que ser substituídos...

    ResponderEliminar
  5. Sobre a importância da dupla Argentina, não vale a pena falar mais. O que agora importa é olhar em frente. A seguir a 2004, parecia o fim e no entanto não foi. A época passada a situação apresentava-se algo complicada e apesar das dificuldades iniciais, foi o tremendo sucesso que se viu. A grande vantagem do FCP é a sua enorme capacidade de regeneração, por isso o que é preciso é acreditar e confiar na competência da direcção, equipa técnica e jogadores, que já deram provas mais do que evidentes da sua capacidade.

    O FCP, com as vendas efectuadas esta época, além de poder permitir-se manobrar no mercado da forma mais conveniente, fica com uma situação financeira muito mais desafogada que os nossos adversários, em especial o benfica, que, em situação de desespero está nitidamente a gastar receitas antecipadas. No caso bem provável, e desejável já agora, de mais um ano de insucesso desportivo entrará em descalabro.

    ResponderEliminar
  6. nelson barbosa
    essa capacidade de regeneração foi evidente mas não será previsivel este ano. Sinceramente não encontro alternativas a lisandro e lucho neste plantel.

    ResponderEliminar
  7. Vão ficar muitas saudades desta dupla fantastica mas assim talvez se veja os jogadores que o Porto tem a brilhar, pode ser que tomas costa dispare e farias se torne um ídolo pois a qualidade esta lá faltava apenas a oportunidade. Ja agora alguém me sabe dizer se o treino no sábado é aberto aos sócios ??

    Lisandro - obrigado por tudo, mostraste o que é raça e um desejo enorme de vencer, boa sorte licha

    Lucho - és e serás sempre o el comandante

    ResponderEliminar
  8. Estou confiante no que se está a fazer, mais uma etapa e um novo ciclo no Clube...Acredito, porque tenho razões para acreditar, dezenas de títulos não são razão suficiente?...Vai recomeçar a festa!

    ResponderEliminar
  9. Meu caro homónimo, pena: É evidente que neste plantel, nem fora dele, não há, para já, alternativas a dois jogadores do calibre daquela dupla. A solução passará por estruturar a equipa de modo a potenciar as caracteristicas dos jogadores disponíveis. A época passada a equipa resolveu o problema da saída de dois jogadores fundamentais, Quaresma e Bosingwa, alterando de algum modo o modelo de jogo, com vantagem até para o rendimento da equipa, sobretudo fora de casa. Não falo do Paulo Assunção, porque neste caso tratou-se de uma substituição pura pelo Fernando. Nada impede que este ano não aconteça algo semelhante.
    Além disso, parece-me, até pela opinião já expendida pelo José Gomes, que o Varela pode vir a ser uma espécie de Lisandro.

    Estou curioso também de ver a evolução que farão jogadores como Rodriguez, Hulk e Sissoko, este se ficar. Qualquer destes elementos, na minha opinião, apresentam ainda uma larga margem de progressão, e, se tivermos em conta o rendimento mostrado no primeiro ano, a expectativa parece-me mais que justificada.

    Por isso, meu caro, sem euforias, mas muita confiança.

    ResponderEliminar
  10. Reyes no FCPorto. Isso é que era.
    Um grande jogador que no FCPorto, com a disciplina que se conhece, iria explodir.
    Era uma grande contratação, não muito cara e finalmente tínhamos um verdadeiro reforço.

    ResponderEliminar
  11. Reyes e Suazo perdas importantes?
    .
    .
    Entao viviamos dizendo que o Reyez era um bluff.que nao jogava nada e que era a imprensa de Lisboa que o enaltecia e agora é ma grande perda?
    .
    O Jorge Jesus "mestre da táctica" que coloca as equipas a jogar o dobro.loll, não joga com extremos.
    .
    Joga em losango e o Reyez não se encaixa nessa táctica a não ser como avançado e para aí já há Cardozo e Saviola.
    .
    Reyez não jogou nada de especial no Benfica,foi um produto da imprensa,ele dava um passe e no dia seguinte o record e a bola dziam que era o melhor em campo..
    .
    .
    .
    Suazo grande perda?Esse teve lesionado quase a época toda.
    Foi uma perda foi para nós,porque enquanto o Quique apostou nele deixou um dos melhores jogadores do Benfica no banco que é o Cardozo.Esse sim é dos poucos deles que gostaria de ver no Porto.
    .
    .
    Única perda significativa que o Benfica teve para mim,foi o Katsouranis.
    Mas foi bem colmatada com o miudo Ramires,que apesar de não ser um fenomeno é bom jogador,de selecção,corre que se farta e só lhe falta mais cultura táctica.
    .
    .
    .
    O que mais me preocupa é o Sporting.O Benfica será mais uma tragicomédia e vou-me rir muito com as gafes e o flop que vai ser o "mestre da táctica" que algns daqui chegaram a pedir para o Porto...lololol.


    Sempre foram 2ºs e este ano mantiveram todo o plantel e ainda se reforçaram com algo que lhes faltava,um 10 com mais criatividade que é o Matias Fernandez.
    .
    Mantém a mesma equipa entrosada,vão-se livrar do problema Miguel Veloso e podem aproveitar o autêntico vendaval do nosso clube com 3 saídas importantes e o tempo que demorará a construir-se uma nova equipa em tempo record tal cmo fez Jesualdo na época passada.
    .
    .
    Mas alguns pontos no ínicio se vão perder,só lá mais para o final da 1ª vlta se podem esperar mlhr integração dos novos.
    .
    Se o Sporting aproveita este ínicio de época como não aproveitou a última em que entramos a construir uma equipa,aí as coisas podem-se complicar...
    .
    .
    Espero que se aposte nos jogadores já habituados á nossa realidade.Varela tem que ser mais finalizador e no esquema jogaria pela direita colocando o Hulk mais no meio mas por troca com ele,isto até chegar um novo ponta de lança.
    .
    .
    Espera que seja o Keirrison mas já tou a ver que vai ser o Falcão.
    Nunca o vi jogar,mas quando ia para o Benfica todos aqui e noutros blogs e foruns diziam qe ele não jogava nada,que era um novo farias,mexe-se pouco e que inclusive é suplente do Renteria...Assim sendo não vejo muita lógica a sua contratação.
    .
    Para isso apostem no Orlando Sá.
    .
    Se o Renteria não serve,porque o suplente dele vale 5 milhões mais o Bollati?Iso é que não entendo..Alguém que o tenha visto jogar que explique,que eu nunca vi um jogo do Falcão.
    .

    ResponderEliminar
  12. Por fim,espero que a aposta para substituir Bruno Alves seja Nuno André Coelho.Um central de grande classe,faz-me lembrar o Ricardo Carvalho.Pode ser mais um grande central formado no Porto.
    .
    Agora dêm-lhe é oportunidades e não ao Maicon.
    .
    Acho que se o Bruno Alves sair não necessitarems de grande reforço para a defesa.
    Estamos bem servidos a com:Rolando,Nuno André Coelho,Maicon e Stepanov como 4º central.Se ele não quiser,aí sim buscar outro,mas não me parece que tenha que ser alguém vindo de fora para roubar lugar ao Nno André Coelho só por ter sido contratado.
    .
    Não entendo por exemplo como não aproveitam os emprestados que tiveram sucesso.João Paulo esteve muito vem na Roménia e caso o Stepanov saia será uma boa esclha,visto que cumpria duas funções.
    Defesa central e ainda trinco posição que de momento só temos o Fernando e que ninguém tem falado.
    .
    .
    Espero também uma luta justa entre o Beto e o Helton.Finalmente o Helton vai-se sentir pressionado e deixar de facilitar como nas últimas épocas,e se o fizer,acho que nem se devia piscar os olhos duas vezes e dar oportunidade ao Beto que é um pequeno grande guarda redes e tem um carácter enorme,um jogador á Porto.
    .
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  13. 1. Sai Cubillas - talvez o melhor jogador estrangeiro que passou pelo FCP. Aì que vamos ficar mais 17 anos à espera. Dois anos depois Campeões!!!

    2. Sai Seninho, sai Ademir, sai Oliveira, sai Gomes. Aí que nunca mais vamos a lado nenhum. E não é que fomos?!!!!

    3. Traem o Ailton, o Gabriel, o Jaime Pacheco, o Sousa. Estamos a dar força aos lagartos. Afinal, fomos campeões nacionais e campeões europeus!!!!

    4. Sai Futre, sai Rui Barros, sai Madjer. Acabou o Porto. Vai a ver-se não acabou e o Porto foi ficando mais forte que nunca.

    Ó Ricardo Costa, Portista ou lampião - não sei nem me importa -, aprende pá.

    (i) O Porto é muito maior que um mero jogador - por muito bom que seja;
    (ii) O Porto sempre teve de vender, não é de hoje é de há muito.
    (iii) O campeonato dos balanços joga-se no ISCAP. O nosso é dos campeonatos e nesse, com uma política que se mantém, no essencial, intacta há trinta anos, temos demonstrado ser melhores que todos os outros.

    ResponderEliminar
  14. MBC nessa epoca o porto nao mete no bolso 250 milhoes de euros em vendas e receits de champions...
    .
    .
    Natural que tivesse qe vender...Estranho é tr que vender cada vez mais quando entraram nos cofres 250 mihºoes de euros...Onde para esse dinheiro todo?

    .
    Não me digam que gastamos uma fortuna no CR9 e no Kaka e nao reparei...
    .
    Numa coisa tens razã,o Porto está acima de qq individualidade...Inclusive do seu presidente,mas tem gente que parece esquecer.se disso e confundir um com o outro....
    .
    O clube está acima de qq pessoa,não sou jogador ou treinador mas também presidente.
    ..
    E Zé Luis,no meu tempo em que participava no blog,nao aceitava comentários em q se chamassem outros portistas de benfiquistas...Considerava isso insulto...
    .
    .Mas tudo bem,já não sou sequer comentador convidado por isso geres a casa a teu gosto.

    ResponderEliminar
  15. POR UMA REVOLUÇÃO NO FUTEBOL EM PORTUGAL:

    http://www.ipetitions.com/petition/revolucaofutebolportugal/

    ResponderEliminar
  16. nelson barbosa
    O tipo de jogo do lisandro é completamente distinto de varela.
    Varela precisa de espaço para poder completar transicções ofensivas. Já lisandro era um jogador total que desiquilibrava em pequenos espaços de terreno e que criava anarquias nas defensas contrárias. o lyon pagou 24 milhões porque sabe o valor de lisandro. lisandro era o grande craque das ultimas 2 épocas do porto.

    jogo de despedida de baía e jogo do título em casa. quem fez o 2-1? grande pontapé fora da área. tavamos sob muita pressão já na 2 parte.

    jogo em casa contra o marselha que estava 1-1 já na 2 parte e precisavamos de um golo urgente. quem facturou?

    jogo contra schalke em casa aos 80 e tal minutos inventa um golo e leva o porto ao prolongamento.

    jogos contra fenerbahce e especialmente com atlético de madrid este ano na champions.

    jogo contra o benfica no dragão este ano. aquele penalti valeu muito mesmo.

    jogo na final da taça de portugal.

    o lisandro era o que fazia as coisas acontecer nos momentos decisivos e será dificil superar isso.. Não acredito que não seja possível mas apontar varela como uma suposta alternativa válida parece-me imprudente.

    conheço jesualdo e sei o que ele pensava de lisandro e da sua importância. juntamente com lucho e fernando tamos a falar do atleta com maior capacidade cardíaca do plantel. Esses pormenores espero que não sejam esquecidos na escolha dos 2-3 atletas que o porto ainda vai comprar.

    ResponderEliminar
  17. ricardo costa,

    ".Mas tudo bem,já não sou sequer comentador convidado por isso geres a casa a teu gosto".

    Abandonas-te ?

    ResponderEliminar
  18. Excelente comentario do Nelson Pena, que sintetiza tudo o que penso sobre a saida do Lisandro.
    Ele foi de facto o grande jogador do Porto nos ultimos 3 anos. O mais decisivo, o de maior disponibilidade. Tapou muitos buracos que existiam nos jogos em casa, de um desiquilibrio tactico angustiante, merce de um sentido de grupo e de uma capacidade de trabalho impressionantes.

    O exemplo pode ter-se perdido. E vamos precisar de tempo e referencias para o reavivar.

    Lisandro era a antitese de Quaresma. Trabalhador, com espirito de grupo, desejo de vitoria inabalavel e uma capacidade mental muito acima da média.

    Se sempre disse na época passada que o Quaresma nao ia fazer falta, digo agora o contrario da saida de Lisandro. Vai ser muito complicado substituir este jogador.

    A saida de Lucho é importante, mas o arranjo tactico do meio campo e a nova forma de jogar da equipa vao ditar mais o sucesso da sucessao do ex-comandante do que a qualidade de um "8" substituto.

    O caso de Lisandro é para mim mais complicado.

    Jogadores como Varela e Belluschi vao pegar de estaca. Sao craques e vao dar que falar.

    Hulk e Rodriguez vao ter que evoluir muito. Principalmente o segundo. Tem falhas técnicas de monta que disfarça com a sua abnegaçao. O pontapé de pé direito depois das diagonais da esquerda para o centro é um verdadeiro desastre e tem que ser trabalhado a fundo porque o raio de acçao do jogador a isso o obriga.

    Se Cissokho nao sair ficamos com uma defesa de respeito, com rotinas e muito forte fisicamente. Com Fernando à frente do sector ainda melhor.

    O problema vai estar no processo ofensivo. Vamos ver como Jesualdo descasca esta batata a ferver que agora tem nas maos.

    Quanto aos adversarios, nao me preocupo muito com eles. O Benfica perdeu a trave mestra da equipa, Katsouranis. Vai-se ressentir tanto quanto se ressentiu com a perda de Simao. Se Reyes e Suazo nao ficam, vai ser um descalabro.
    Chegado o Inverno e veremos como os anoes se comportam. Na Europa idem aspas.

    Esperar para ver.

    ResponderEliminar
  19. Caros chorões: - Eu também choro a perda da dupla. Mas também chorei por Futre, Rui Barros, F. Couto, S.Conceição, Jardel, Deco, Maniche (Oh, se chorei!) Costinha, Alenitchev, C. Alberto, Diego, Paulo Ferreira, Jorge Andrade, R. Carvalho, Derley, Nuno Valente, Anderson, Quaresma, Pepe, Bosingwa, Mac CarthY, Jorge Costa, Baía, Pedro Emanuel (este último por outras razões, como é sabido) e nem por isso deixámos de ganhar. Esqueçam o Deve/Haver, ou comprem acções e vão à Ass. Geral da SAD protestar contra a Administração, por estar a gerir mal. Queixam-se de barriga cheia, porque agora é moda dizer mal de tudo. Em tempos,P.da Costa disse que os sócios queriam comer sardinha e não tinham, e queixavam-se disso; quando passaram a comer lagosta, discutiam a qualidade da lagosta. Assim não se pode ser prior numa freguesia destas.

    ResponderEliminar
  20. Eu tenho uma convicção:
    Que o sistema de jogo é feito em função das características dos jogadores e não os jogadores metidos a força num sistema pré-concebido.

    Dito isto, acho que o sistema de jogo do Porto vai mudar e assim suprir a saida desses dois.
    Não acredito em substituições de jogador por jogador, porque niguem é igual a ninguém.
    Se o Porto jogar com Hulk - Varela ou até Hulk-Falcão fica com uma dupla dinâmica e poderosa na frente.
    E no meio campo com o Rodriguez na esquerda e Belluchi na direita como medios-ofensivos podiamos tirar mais proveito dos dois...

    Acho que o pessoal já começa a ficar cansado desta conversa da treta. Não se fala de futebol, nem dos blogs, fala-se do ricardocosta...
    já chega pessoal... voltando ao tópico...

    ResponderEliminar
  21. Para mim os jogadores de quem mais se fala aqui já são ... passado.
    Vamos agora projectar o que temos pela frente sabendo desde já duas coisas:
    1 - Não vamos ter fotocópias de jogadores. Quem entrou é necessáriamente diferente e não há que fazer comparações tolas. Dizer já que o Varela será um Lixa, não lembra o diabo embora seja um jogador muito móvel.
    2 - Alguém aqui falou e bem que há que ter paciência até que a equipa ganhe automatismos. Como no ano passado, iremos por certo passar por alguns amargos de boca. Por isso não se queira o céu e a terra logo, certos de que tudo leva um tempo.
    Espero é que a concorrência também entre a escorregar embora concorde que os lagartos já tem tudo feito e desses temos falado pouco e só nos viramos para os abutres.
    Vamos é todos apoiar o FC Porto, ao fim e ao cabo aquilo que nos une. O resto é conversa.

    ResponderEliminar
  22. Na minha opinião, os jogadores para substituir esta dupla de Argentinos fantasticos, seriam como já tinha referido anteriormente, o Maniche para o meio campo, e para o ataque o Gomis (Saint-Étienne) ou o Obafemi Martins (Newcastle-desceu de divisão-), uma solução (imprestimo com opcção de comprar) interessante também seria o Victor Obinna(inter) ou o Manucho (Man. United)..

    ResponderEliminar
  23. Toca arrumar a casa..

    casos resolvidos (emprestimos)..

    Tengarrinha- Emprestado ao Olhanense
    Ventura- Emprestado ao Olhanense
    Castro - Emprestado ao Olhanense
    Ukra - Emprestado ao Olhanense
    Rabiola - Emprestado ao Olhanense
    Pelé - Emprestado ao Génova
    Hélder Barbosa - Emprestado ao RKC Waalwijk
    Bruno Gama - Emprestado ao Rio Ave
    André Pinto - Emprestado ao Vitoria de Setubal
    Ivo Pinto (ex-júnior)- Emprestado ao Gil Vicente.
    Pedro Moreira - Emprestado ao Gil Vicente.
    Rui Pedro - Emprestado ao Gil Vicente.
    Bura - Emprestado ao Gil Vicente.
    Rui Pedro - Emprestado ao Gil Vicente.
    Jorge Monteiro - Emprestado ao Portimonense.
    Steven Vitória- Emprestado ao Covilhã.
    Chula (ex-júnior) - Emprestado ao Covilhã.
    Josué (ex-júnior) - Emprestado ao Covilhã.
    Diogo Viana (ex-júnior) - Emprestado ao Portimonense.


    Por resolver..


    Nuno Coelho- Esteve emprestado ao Portimonense.
    Ibson- Esteve emprestado ao Flamengo.
    Rentería- Esteve esteve emprestado ao Braga.
    Leandro - Esteve emprestado ao Fluminense.
    João Paulo- Esteve emprestado ao Rapid Bucarest.
    Cláudio Pitbull- Esteve emprestado ao Rapid Bucarest.
    Vieirinha- Esteve emprestado ao PAOK.
    Leandro Lima- Esteve emprestado ao Vitória de Setúbal.
    Kazmierczak- Esteve emprestado ao Derby County.
    Bolatti- Esteve emprestado ao Huracán (Jan/09).
    Candeias - Esteve emprestado ao Rio Ave (Jan/09).
    Zequinha- Esteve emprestado ao Gil Vicente.
    Ivanildo- Esteve emprestado ao Gil Vicente.
    Maximiliano Assis- Esteve emprestado ao Portimonense.
    Federico Sccopa- Esteve emprestado ao Covilhã.
    Bruno Vale- Esteve emprestado ao Vitória de Setúbal.
    Bruno Moraes- Esteve emprestado ao Vitória de Setúbal.
    João Pedro - Esteve emprestado ao Gloria Bistrita.

    ResponderEliminar
  24. Aliás, o Zequinha (jogador que tirou o cartão a um arbitro num jogo pela selecção), acaba de se desvincular do FCP, assinando um contracto de 3 anos com o Olhanense.

    Faltou incluir também o Adriano nos casos por resolver..

    ResponderEliminar
  25. http://deusesdabola.blogspot.com/2009/07/dividir-para-reinar.html
    Caros amigos portistas
    Boa Noite
    Gostaria que lessem e comentassem.
    Obrigado e abraço

    ResponderEliminar
  26. Para aqueles que aqui escrevem apelando ao dramatismo das saídas de alguns jogadores aconselho a leitura do livro "Jorge Nuno Pinto da Costa- Largos dias têm 100 anos na pagina 108, e que diz o seguinte;...um jogador como o ..., com uma brilhante carreira, naturalmente rico, não viria com espírito conquistador dos restantes membros do plantel."
    Para mim esta é chave da planificação do FCP.
    Juntar jogadores com fome de conquista e que sonham ainda ganhar muito dinheiro e ser ricos.
    Sissoko é um excelente exemplo.

    Os que agora saíram e que quase tudo conquistaram, também o FCP lhes retribui o esforço, tornando-os ricos com os novos contractos assinados.

    Se calhar e porque também PdC se engana, quando ficou com todos os jogadores de 88 iniciando o ano de 89 com uma super equipa que tudo tinha conquistado, esta mesma super equipa tenha sido despachada pelo PSV com 5 a zero na taça dos campeões, perdendo a taça e o campeonato. Deve ser por isso que esse ano, só merece 4 linhas de análise num livro de 252 paginas.

    Um caminho faz-se seguindo sempre em frente, conquistando tudo renovando e dando hipoteses a outros em também o conquistar.
    É assim a grandeza dos Clubes que querem vencer.

    Aqui quem vence é o Clube e só o Clube,mas que depois trata e recompença aqueles que se esforçam e identificam com esta política.

    Melhor que Lisandro foi o Jardel e o Mackartey, e o FCP continuou a vencer.

    Obrigado Lisandro e Lucho pelo que fizeram e ajudaram a conquistar, mas este Clube também vos proporcionou que fossem ganhar o dobro daquilo que ganhavam. Se estivessem no Zporting ou nos Gayvotas acabavam a jogar num clube grego ou da turquia ou de malta.

    Allez PORTOOOOOOOOO.

    ResponderEliminar
  27. Viva, pessoal.

    Estive fora e longe desta realidade brutal, li até que o FC Porto lutará pela manutenção - vá lá, não é mau, podiam condenar-nos de vez - e reli uma série de comentários destes dois dias que me deixam aterrado se o clube/Sad não entrará em falência.

    Parabéns, ricardocosta, disputas bem a primazia na caixa de comentários, mas não sei se deixaste de ser convidado ou não, nem me interessa.

    Mas como usaste o meu nome algumas vezes, indevidamente, vou-te dizer directamente:

    Não voltas a escrever nada sobre comissões, comissionistas, negócios, 250 milhões e cosi via. Não te admito, nem a ninguém seja hurakatai ou kataiura, que instales a confusão, voltes como há um ano a atirar poeira para o ar e - como então te alertei - não concretizes.

    Se estivesse cá por estes dias não tenhas dúvida que a maior parte dos comentários teus seriam apagados. Então, dir-te-ia porquê. Agora não vale a pena: afinal, basicamente estás a fazer o mesmo que há um ano. Tens problemas do foro psiquiátrico e porventura casos de polícia, sabes onde tratá-los.

    Confundes alhos com bugalhos e até imaginas que tenho inveja a CR9, adoras o rapaz e achas que nos EUA e França passaram duas horas em directo como a SIC fez 2ª feira. Nem a TVE deu em directo aquela merda a não ser o essencial. Deu, sim, a Real Madrid TV, mas é normal.

    Não te li nada de relevante, não explicaste coisa nenhuma do teu conhecimento de mercado e jogadores a não ser que, por algum modo, conheces ou deram-te a conhecer Jorge Mendes. A ti digo-te que já me pediram conselhos sobre jogadores a contratar, referências individuais e feitos por treinadores da I Divisão. Já "validei" contratações e inviabilizei outras, desmascarando jogadas de... empresários. A mim garanto-te que não me ensinas o que é o meio. De ti, mostras não ter entendimento (pensas ter conhecimento...) do que se passa e de como as coisas se passam.

    ResponderEliminar
  28. ricardocosta (II)

    Confundes alhos com bugalhos e até imaginas que tenho inveja a CR9, agoras o rapaz e achas que nos EUA e França passaram duas horas em directo como a SIC fez 2ª feira. Nem a TVE deu em directo aquela merda a não ser o essencial. Deu, sim, a Real Madrid TV, mas é normal.

    Eu critico o aparato e duvido muito que aquilo tenha retorno, mas nem me aflige nem me congratulo se der certo (duvido, repito), não gosto de coisas atiradas para o ar porque me basta o Governo de anúncios deste País onde se formam abencerragens como tu em universidades da Farinha Amparo.

    Adiante.

    Não te li nada de relevante, não explicaste coisa nenhuma do teu entendimento de mercado e jogadores a não ser que, por algum modo, conheces ou deram-te a conhecer Jorge Mendes. A ti digo-te que já me pediram conselhos sobre jogadores a contratar, referências individuais e feitos por treinadores da I Divisão. Já "validei" contratações e inviabilizei outras, desmascarando jogadas de... empresários. A mim garanto-te que não me ensinas o que é o meio.

    No tocante aos teus desmandos de que nem dás conta, podes emitir a opinião que quiseres sobre o CR9, o Florentino e o RM. Achas que é o modelo a seguir, tudo bem deves delirar com isso. Mas considerares que o FC Porto vive à beira do abismo, tendo activos que superam o passivo, e vangloriares-te de que o RM faz isso com uma perna às costas podes cagar na tua coerência.

    Aliás, vens dizendo uma data de barbaridades do que lês na Imprensa do regime espanhola sobre o efeito galáctico. Eu também leio a Imprensa espanhola, sei das histórias, do Calderon, do Florentino, da venda dos terrenos do centro de treino onde também já estive, etc. O RM tem crédito, é normal, porque não teria? Alguém pôs em causa o valor da sua marca que é o 2º melhor, atrás do do M. United? Ninguém! Atacas tudo e todos e dizes muita coisa que todos concordam sobre essas generalidades que são noticiadas.

    ResponderEliminar
  29. ricardocosta (III)

    Lembro que não trouxeste um dado novo, um só, à discussão. Nem a história do Hulk que queres resgatar e o hurakatai respigou: isso foi relatado no seu tempo, saiu na Imprensa nacional e, obviamente, com grande imbróglio o FC Porto soube precaver-se e garantiu que estava tudo legal e em devido tempo passou a utilizar Hulk. Nenhuma novidade, pareces a merda da nata benfiquista a discorrer sobre trivialidades.

    O Figger sempre foi um bon vivant e dos primeiros grandes empresários a actuar em Portugal, mal tu sabias ler e ele descarregava cá montes de jogadores, poucos no Porto.

    O Jorge Mendes foi "amparado" pelo Porto que sempre privilegiou, preferencialmente, um só homem para conduzir negócios nos quatro cantos do mundo. Foi com o Veiga, como antes tinha sido com outros, depois o JM, o Bandeira, o Minguella (para o estrangeiro), enfim há um rol extenso. Mas não me contes histórias do JM e, sim, esteve nas vindas do Quintana e do Paredes com o empresário local Ocampo: há sempre um empresário local que facilita as coisas no terreno. Repito: tu não disseste nada que valesse a pena, nada.

    Lanças umas estórias para o ar e não confirmas nada: pelo visto és dos valentes que não vão às AG's, mas convinha deixares o nº de sócio para poder confirmar-se se és ou não sócio, eu já aqui repeti que não sou e por isso não me envolvo muito nas contas e relatórios.

    Parece que só tu defendeste o Jesualdo e passaste meses sem aparecer. Parece que, além de alguns ódios de estimação (eu também tenho, mas não os revelo, sem deixar de criticar o que me parece mal), defendes duas ou tres pessoas, agora também o Antero que aqui nunca ninguém contestou.

    Além de desatento, de não leres o que aqui se escreveu ao longo do tempo (tu e o chamado teu heterónimo) ao repisarem histórias que verti em posts por aqui, andas desactualizado, fruto do teu afastamento que se quebra nesta fase em que desatas a criticar tudo e todos, como criticaste há um ano.

    Podes insistir que um dia a casa vem abaixo, ninguém é campeão sempre (nem o Lyon...), lembro-me da minha tristeza imensa que foi perder o hexa e será igual quando o FC Porto um ano não for campeão. Talvez venha a suceder agora, com a equipa a refazer e à mercê de oportunistas como tu, que não entendes o processo de montagem de uma equipa e as necessidades de vender que o FC Porto faz, para vires dizer, por fim, eu tenho razão!

    ResponderEliminar
  30. Para o FCPortosempre.
    Faz bem em mencionar o valor que os dois jogadores produziam, no FCP. Mas agora pense nas equipas adversárias...e será que elas também não sabiam isso? Veja os jogos com o Zporting? Marcação cerrada ao LUCHO, e o FCP era zero.

    Se calhar no próximo ano vamos ter 3 jogadores a marcar golos,Hulk-Varela-CR, havendo 2, ou 3 a fazer jogadas e a alimentar os mesmos, como seja o RMeireles e o beluschi e o Mariano.
    Tenham calma que o P.Jesualdo já testou essa situação nos jogos fora de casa, com os resultados conhecidos.
    O FCP prepara o ano seguinde, na 2ª metade da êpoca em curso, tendo em consideração as possiveis vendas, pois por essa altura já existem interessados.

    Quanto ao zporting será que alguêm ainda pega no Veloso?
    Não tenho medo do Zporting, já que os mesmos perderam o verdadeiro guerreiro que os segurou no ano passado. Derlei, foi a alma e o lutador que segurou as pontas daquela equipa, em muitos jogos. Aquela gente na 1º contrariedade vai por água abaixo. Nem os árbitros os vão poder ajudar pois os vizinhos também vão estar aflitos.

    ResponderEliminar
  31. ricardocosta (IV)

    Para quem se admira que o Lyon tenha 25ME para bater por Lisandro, fora os proveitos de tv e pub que não são da galáxia portuguesa, e desconheça que vendeu Benzema por 45 e perdeu Juninho, para um clube que não precisa vender há algo que não bate certo.

    Como tu não bates bem da tola, seguramente, e olha que estou a conter-me para não te dizer coisas bem feias, espero que um dia faças uma coisa coerente para ser publicada: há um ano, sabendo que estudavas Direito, instava-te a dissertares sobre coisas jurídicas, mas fizeste um apanhado das minhas intervenções por causa do Apito Final e a luta jurídica na UEFA e TAS que eu nem comentei. Agora viras para o lado económico mas nunca te li nenhum post sobre o R&C da SAD, nem sim, nem não, nem sopas, sabendo agora que não ias lá com medo dos capangas, está tudo explicado mas continuo sem perceber que, à parte porventura entenderes um R&C, sejas capaz de extrair algo mais do que o que entra pelos olhos dentro - se andas a questionar-te sobre que é feito de 250 ME, é por não saberes um corno disto, digo eu que percebo pouco mas não me vi enriquecido com o teu contributo.

    Deves pensar que é só amealhar e, como o patego do MST que pelo visto adoras mas eu desconfio que se ha afinidade entre vocês é por falarem muito e dizerem pouco mas denunciando-se que sabem menos ainda, quando se vende é dinheiro em caixa para depois passarem a época a perguntar pelos reforços quando não a questioná-los...

    ResponderEliminar
  32. ricardocosta (V)

    O FC Porto vai ter de refazer o modo de jogar, forçosamente. O FC Porto não pode, não pode percebes!, manter uma equipa 5 anos seguida. O futebol, hoje em dia, é um risco: dispensar, vender, contratar, um risco de muitos milhões. Não preciso fazer a apologia de ninguém, nunca leste algo meu a sacralizar PdC ou em hossanas a Jesualdo apesar de o ter defendido sem adjectivar parolamente o seu trabalho. Sei o que sei e procuro entender para perceber como se move o futebol.

    Ao contrariares, como uma criança a quem tira a bola, os efeitos incontornáveis do futebol actual, de mudanças constantes ditadas amiúde por empresários - e já agora, JM pressionou sempre o MU e em cada ano o salário de CR7 era revisto, uma chantagem a que muitos socorrem hoje em dia e aí fala-se das próprias pessoas e do que são como mercenários com o que não tenho nada contra mas registo os exemplos e não tenho orgulho algum que um português faça isso como passei a detestar, isso sim, o que fez o Ronaldo brasileiro para forçar a saída do Inter e ir para o RM de Florentino para acabar a carreira sem ser campeão europeu de clubes, não sei se deste conta disso!

    Sobre as tuas ideias, estamos conversados. Sobre as tuas finanças e o modo como as conduzes, nem por sombras me interessa, mas questiono-me que capacidade intelectual tem alguém que se põe a fazer contas aritméticas de 250-50, onde páram 200 ME. É tão básico que não duvido fazer-te confusão e eu sei que muitos universitários não têm nem cérebro, para pensar, nem cerebelo, que regula o equilíbrio do corpo e não a sanidade mental.

    Para te recordar, enfim, se te perderes no meio de tão longo texto - apropriado para te responder em alguma coisa por falta de oportunidade minha - que não voltas a dissertar sobre alarvidades. Tens provas, apresenta-as que aqui não tens capangas a controlar as AG's. Não falas mais no vazio, nem no bacio, nem de bacilos. Se não souberes os teus limites, sim, quando eu estiver por aqui dar-te-ei a conhecer.

    Espero que entendas, embora duvide, mas com exemplos práticos perceberás.

    ResponderEliminar
  33. Até que enfim que abriram a janela para entrar ar fresco...Boa-noite Zé Luís...Ontem quase que me passava dos carretos!

    Dragon4:
    Creio que tocas-te num ponto que já me passara, o ponto dos anos menos felizes...E é verdade que a seguir ao campeonato Europeu de Clubes e à Intercontinental veio um período de quezílias e vedetismos contraproducentes que deu origem a uma autêntica razia no balneário...Esses momentos devem etr servido de ensinamento a quem os viveu e não os quer repetir, 2004 é em parte uma reedição desses mais longínquos dias.
    Poderíamos voltar ao mesmo, surgirem novos Maniches, Costinhas ou Carlos Albertos...É preciso renovar o sangue da equipa, dar-lhe injecções periódicas de ambição e essa ambição é mais evidente em quem quer trilhar o mesmo caminho dos que de algum modo já venceram...Foram-se Lucho e Lisandro, ficam no balneário como exemplos muito vivos para quem ainda está e para quem vai estar, do sucesso que todos podem encontrar!

    ResponderEliminar
  34. Trouxe aqui umas citações de Oliveira, treinador que não apreciei vivamente no FC Porto, e de PdC sobre a transição do tetra para o penta.

    Esperava que alguém entendesse a questão e oportunidade, mas passou ao lado porque se discutem melões quando o mercado mal abriu.

    Não sei como o FC Porto jogará, falta definir o plantel e até 31 de Agosto (basta lembrar o último dia de Quaresma...) é vindima.

    Patético idealizar isto e aquilo, sabem que só me "confesso" sobre coisas concretas.

    As "campanhas incríveis" a que aludia Oliveira em defesa do FC Porto são, de dentro, deste género de gente maltrapilha que em vez de futebol fala de finanças, onde pára o dinheiro e ai Jesus que não temos equipa.

    Não sei se Falcão vale ou não, também não sabia de Hulk e não disse nada nem bom nem mau antes de o ver jogar. 6ª feira (ou sábado?) o FC Porto conhecerá os adversários na I Liga e nem tem plantel definido. A Supertaça, li algures, afinal é em Aveiro a 8 de Agosto, que é mais longe do que Guimarães ou Braga mas com o P. Ferreira deve ser assim que é bom quanto mais longe melhor, Coimbra é já a seguir...

    Já li por estes dias coisas incríveis sobre o FC Porto, ainda os jogadores não tinham dado um chuto na bola no primeiro treino.

    Portanto, para quem não entendeu, a campanha já começou. Aqui tentarei denunciá-la. Para isso é preciso estar atento e ninguém está sempre atento a 100 por cento. Não leio todos os jornais, não retenho os textos, só os títulos e percebo o resto, mas vai ser uma época terrível, está visto.

    O blog é que deixará de ser um ringue para os arrivistas internos.

    ResponderEliminar
  35. Nuno Sousa, não é seguramente por acaso que os jogadores com a situação resolvida, são todos jovens com bom potencial de evolução e com contratos de longa duração. Pelo contrário, os casos por resolver são na generalidade de jogadores que já demonstraram praticamente tudo o que tinham para demonstrar, salvo talvez o Candeias ou o Nuno Coelho, pelo que é mais ou menos evidente que a SAD, tentará desfazer-se deles, rentabilizando alguns, como já o fez com o Paulo Machado, ao que tudo indica também com Ibson e Bolati, ou rescindindo contratos, como já fez com Zequinha, Diogo Valente e seguramente fará com outros.

    A propósito dos criticos dos empréstimos, gostaria de saber se achavam bem que o FCP se desfizesse do lote de jovens já emprestados.
    De certeza que daquele grupo grande parte, provavelmente a maioria, nunca fará parte do plantel principal do FCP. Mas também quase de certeza algum ou alguns, virão a ser verdadeiros crakes, já que revelam grande potencial, e a render uns largos milhões de euros. O problema está em saber qual, ou quais deles. Quem for capaz de o garantir, fica rico.

    Voltando à substituição do Lisandro, também concordo que não há dois jogadores iguais, logo a solução não pode ser substituir um por outro. Quando referi que o Varela poderia vir a ser uma espécie de Lisandro estava apenas a dizer que dos avançados disponíveis, ele é o que tem caracteristicas mais próximas do Lisandro, ou seja, tal como este, tecnicamente não é um ponta de lança, não é um extremo, não é um finalizador puro, não é um génio com nenhum dos pés nem com a cabeça, possui no entanto um pouco de tudo isso. Aquilo em que o Lisandro é inigualável, nisso sim, é genial, é no pulmão, na determinação, na garra.
    O Varela imbuido do espirito FCP, pode, repito pode, ninguém pode garanti-lo, vir a desempenhar na equipa um papel semelhante ao Lisandro, semelhante não igual obviamente.

    ResponderEliminar
  36. nelson barbosa, concordo que o Varela tem muito potencial, mas duvido que seja a ponta-de-lança.

    O Sporting estragou-o, como fez com Capucho, por não tirar dele rendimento nas faixas. Ou atrás do ponta-de-lança. Tipo Lisandro, sim, mas fora da área, nunca dentro.

    ResponderEliminar
  37. Sempre achei que este blog era um exemplo de discussão sobre o FCPorto.

    Sempre observei o incómodo de alguns quando se ousava criticar as paletes de jogadores que por aí pululavam emprestados, as "comissões" e sacrossanta SAD. Mas sinceramente nunca pensei que se chegasse a este ponto!

    Creio que muitaz vezes o Ricardo Costa exagerava no tom e na duração dos seus posts, mas tinha uma opinião válida e interessante. Pode-se não concordar mas o insulto(benfiquista?!?!)e a censura são indignas de um blog do FCPorto, clube de uma cidade campeã da democracia e liberdade.

    A mania das teorias da conspiração em relação a todos que divergem da maioria está ao nível de uma "tertulia" qualquer...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  38. Como levar a sério os prognósticos catastróficos que se vão lendo por aqui e não só, quando existem ilustres com muito mais experiência e sapiencia para prever?

    Uns dizem que não falta muito para atingirmos o fundo do poço - como já diziam depois do penta e depois de 2004 - outros já sabiam há 10 anos que iríamos continuar a ser alvos de ataques ferozes e que para ganhar necessitavamos de estar uns valentes passos à frente dos nossos rivais. Hoje, ainda sem atingir os prognósticos dos primeiros, confirmam-se as previsões dos segundos. Felizmente são estes segundos que estão em maior concordância com os destinos do clube.

    Finalmente respira-se no blog. Obrigado Zé Luís e a todos os outros portistas que aqui comentam que teimam em por os pontos nos i's.

    ResponderEliminar
  39. Mas o que é se passa aqui?

    Nem sabia que o Ricardo Costa ja nao era convidado.

    Tenho andado arredado disto por completa falta de tempo. Sao ciclos, daqui a um ou dois meses pode ser que volte a ter tempo.

    Eu ja deixei de entrar em dialogo com o Ricardo Costa (tanto quanto possivel) ha muito tempo, porque nao ha dialogo possivel. Cada um tem a sua opiniao e ele nao aceita a dos outros. Ele tem a razao toda e todas as suas teorias catastroficas (que nunca se concretizaram) sao para ele profecias infaliveis.

    Por outro lado ja ha muito que disse (ja la vai mais de um ano, aquando de mais um anuncio de catastrofe no ultimo Verao quente) que de vez em quando aparecem uns Parvalhais infiltrados que nao sao Portistas. Mas ha quem lhes de trela como se fossem.

    Julgo que o Ricardo Costa é Portista. Tenho a certeza. E nao fica bem ao blogue cortar-lhe a palavra. Este blogue diferencia-se dos outros também nisso.

    O que fica bem é dizer-lhe que quando se descontrola nas suas dissertaçoes sobre tudo e sobre nada, quando os ridiculos testamentos sobre situaçoes que nao domina e nao conhece sao interminaveis, quando insulta os outros e questiona conhecimentos em outrém que nao possui ele mesmo, o que se lhe deve dizer (dizia eu), é que se controle, que se acalme e va tratar dos seus problemas para outro lado, porque esta a destruir o blogue ao monopolizar uma caixa de comentarios que se quer saudavel.

    Qual é a razao do Ricardo Costa nao escrever mais posts, posso saber?

    Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  40. Quanto à estratégia do Presidente:

    A estratégia é a mesma de sempre, vender caro, comprar mais barato, fazer jogadores "meios ou nada feitos" e rentabiliza-los.Os resultados estao à vista.

    Muito jogador sem valor ficou, foi emprestado, quiça para poder proporcionar outros negocios para o Porto (no futuro) e para inviabilizar outros dos rivais internos.

    Sao técnicas de gestao e competiçao utilizadas em todos os meios.

    Comissoes? Claro que as ha e sempre ha-de haver. Asneiras? Foram cometidas algumas como em qualquer exercicio de gestao. Oportunistas? Ha-os no futebol como em qualquer outra area.

    Se Pinto da Costa nao prepara bem a sua sucessao, "vao ser sete caes a um osso". Se preparar (como penso que esta a ser preparada), vamos ter mais uma agradavel surpresa e muitas alegrias.

    Ha um erro de gestao claro na quantidade de excedentarios e na fraquissima formaçao que é extensivel a todos os clubes em Portugal.

    ResponderEliminar
  41. Eu acho que muita gente tem uma má-fé genética na forma como discute algumas questões...Não quer saber respostas, quer afirmar ideias pessoais, ainda por cima ideias defeituosas ou a necessitar de revisão urgente...É uma cortina de fumo que nos é lançada constantemente neste e noutros fóruns por alguns personagens, no mínimo estranhos. E atrás de um surgem outros, parecem vírus informáticos a multiplicarem-se de minuto a minuto!
    Tentamos -eu e outros- discutir com a máxima paciência mas não é possível a páginas tantas esgota-se-nos a paciência, não há dúvida, "mais cego que o que não vê, é aquele que não quer ver a realidade à frente do nariz".
    Parece que aparecem mesmo com essa intenção, lançar a máxima confusão, causa-me surpresa ou perplexidade é que isso seja feito por pessoas que são colaboradores assíduos, alguns com assinatura, que deveriam ter muito mais juízinho e capacidade de análise.
    Se calhar aparecem para nos afirmar e permitir perceber que afinal, as formigas também têm direitos...
    Aquela do CR9 ser mais conhecido que o Vasco da Gama, é de cair para o lado, segundo alguns "inteligentes", a Austrália jamais seria conhecida se não houvessem lá os Cangurus!
    Porque não os aborígenes?...

    ResponderEliminar
  42. Quanto ao plantel:

    Ja escrevi: "a ver vamos" nao sei quantas vezes nestas duas ultimas semanas.

    Nao se podem fazer previsoes antes de aferir do valor dos reforços. O resto é futurologia.

    Como nao sou cartomante, so tenho a certeza da tarefa que espera a equipa técnica. Muito dificil.
    Lucho e Lisandro eram as traves mestras da equipa, dentro e fora dos relvados. Com a saida do Pedro Emanuel... cada um tire as suas conclusoes.

    Ha ciclos. Chamam-se ciclos porque teem um fim e o Porto nao vai ser campeao todos os anos.

    E continuo na minha, se a defesa for aquela que neste momento temos (e se aqui incluirmos o Fernando a trinco), as bases estao lançadas.

    ResponderEliminar
  43. É muito claro que a carteira de jogadores que tal como o FCPorto outros clubes possuem, tem como objectivo poder recorrer a ela em momentos especiais, funcionam como uma reserva constante, fazer rodar alguns jogadores ainda não perfeitamente avaliados, para serem melhor observados ao longo de toda uma época em plena actividade e também para servirem em caso de haver vontade das partes, como moeda de troca em transferências futuras...São um investimento caro, mas inegávelmente um investimento.
    O desaparecimento das equipas B criou um vazio, particularmente às equipas com alguma dimensão...
    Esta solução permite ver esses valores em acção e tirar conclusões mais válidas, fundamentalmente se estes jogadores, jogarem em equipas com processos de jogo semelhantes aos nossos...

    ResponderEliminar
  44. Pegando na deixa do Soren,

    Não me atrevo a antecipar a qualidade do plantel. Acho que qualquer advinhação sobre as lacunas que as vendas deixaram arrisca-se a ser rapidamente desmentida. As épocas transactas falam por si.

    Às vezes o clube acerta outras não. Felizmente são mais as que acerta.

    Parece-me no entanto que aos poucos se vai recompondo. Não vejo é investidas quanto a alternativas a Fernando. Será Meireles? Parece-me arriscado.

    As políticas são as que se impõem e que têm dado resultado. Não entendo os fundamentos dos que as contestam. Claro, alguns retoques terão de ser feitos e vão sendo feitos. Os emprestados é o mais flagrante.

    Meireles,

    Portistas contestatários conhece-os aos montes, mesmo no meu grupo de amigos de café. Admito que não tão radicais como alguns que se vê por cá. Mas gente que gosta só de encontrar defeitos e nunca méritos há em todo o lado. Alguns, poucos, até lhes admiro o empenho.

    Custa-me é ver tantos no nosso clube e tão poucos em clubes decadentes que andam à deriva. Mas, como já disse, prefiro adeptos atentos e preocupados do que adeptos que enchem campos de treinos e se masturbam ao sabor de pré-épocas seguidas de temporadas decepcionantes.`

    É como dizes, no caso de portistas, parece que se multiplicam a uma velocidade estonteante. Um fenómeno curioso que merece ser dissecado.

    ResponderEliminar
  45. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  46. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  47. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  48. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  49. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  50. Espero que todos nós tenhamos a capacidade de aceitar opiniões contrárias as nossas e sobretudo que nos respeitemos mutuamente.

    Não tenho que esconder que sou um grande admirador de pdc e com as suas capacidades de gestão de pessoas.
    Em termos de gestão financeira creio que o nosso clube e particularmente a sad tem-se revelado negativa diria até péssima. A quantidade de divisas oriundas das transferências e resultados desportivos deveriam ter sido alvo de uma gestão mais racional e eficaz. Hoje temos obrigações para com a banca que nos vai afectar nos próximos anos.

    Por fim vou revelar algo que me tem incomodado na vida pessoal do presidente.

    Elogiava pdc por ser um homem de poucas extravagâncias materiais contudo nestes últimos anos tenho vindo a notar uma transformação total.
    Desde casas de 1 milhão de euros a aston martins de 250 mil euros.

    Creio que esta extravagância capitalista dos membros da sad requer pelo menos a nossa atenção.

    ResponderEliminar
  51. ...eu tenho uma formação...tu não tens um curso superior e dói-te na alma...eu sei mais que tu...eu tenho mais conhecimentos...se quiseres posso-te dar uma aula...a tua inteligência não dá para mais... De quem são todas estas afirmações (entre muitas outras do mesmo teor) reveladoras de enorme modéstia? Do inigualável e sapientíssimo Ricardo Costa, como não podia deixar de ser. Ele tem uma formação superior (embora se farte de dar erros a escrever e até escreva palavras que não existem, como por exemplo, "deletar" em vez de "apagar"), logo, é um ser superior ao comum dos portistas, pobres coitados destinados apenas a testemunharem a sua enorme superioridade intelectual, mental e moral. Só nos resta curvar-mo-nos!

    ResponderEliminar
  52. Eu nao queria entrar em piramides de psicologia, mas acho que o culto do ego nao é para aqui chamado. Subam na piramide (situaçao perigosa nas sociedades latinas em que a subida por vezes tem conotaçoes femininas).

    La esta, tornem-se mais femininos, evoluam.

    Gosto tanto de mulheres.

    Porque monopolizar uma caixa de comentarios que deve ser sobre o FCPorto, quer seja a "resolver" uma querela pessoal, quer seja a repetir as mesmas ideias 20 vezes sem conta? Para que?

    Ricardo Costa, reparaste que afastaste as pessoas do blog na caixa do ultimo post?

    Eu entendo trocas acesas de ideias e convicçoes, em dois ou tres comentarios. Agora monopolizar a caixa de comentarios da forma como o Ricardo Costa fez no ultimo post estraga o blog, na minha modesta opiniao. E o Zé Luis como homem mais velho e mais batido nao deveria ter dado trela aquilo que foi escrito anteriormente.

    Discutam o clube.
    Nao discutam que sabem mais disto ou daquilo que o outro. Ninguém sabe o vosso passado nem os vossos interesses pessoais. E ninguém quer saber disso para nada.

    O que as pessoas querem ler sao as ideias umas das outras. O debate acende-se e apaga-se. E ha muita gente interessada em ler as vossas ideias. As de ambos, como é o meu caso.

    Ha emails para resolver questoes pessoais.

    ResponderEliminar
  53. Nelson,passo tudo mesmo por aí.
    .
    .
    O facto de criticar Pdc(coisa que até nem tenho feito muito)critiquei-o aquando da forma como tratou o caso apito dourado,o ter trazido a Carolina para o reino do Dragão e ter misturado vida pessoal e profissional e ainda o facto de se deixar rodear de pessoas de caracter para além de duvidoso.
    .
    .
    O facto ds contas estarem como estão e algumas coisas que estão menos claras devem-se a que com a Sad,Pinto da Costa perdeu algum poder infelizmente e outras figuras apareceram.
    .
    .
    Mas nem tudo é mau...Felizmente as coisas têm mudado com o surgimento do Antero Henriques como director desportivo.Muitos dos vícios antigos estão a ser cortados aos poucos,e dai haver alguns descontentes com isso..

    .
    O facto de se criticar,não quer dizer que tudo seja mau.
    .
    A Sad do Porto é má na forma como gere as receitas que recebe e da forma pouco clara como maneja esse dinheiro e as contas,durante anos até hoje,,mas em termos de estrutura damos abada a todos.
    .
    Muito bons em termos de prospecção,grande departamento jurídico,uma estrutura sólida e hierarquizada em que todos sabem quem manda e em que a informação é bem filtrada.
    Bom trabalho na formação e em termos de organização somos referência para qualquer clube.
    .
    Jogadores e treinadores apenas têm que se preocupar em jogar e treinar e nada mais.Existem pessoas competentes que tratam de toda a questão logística.
    .
    .
    Para terminar,acho que não há um portista que não admire Pdc e não admita que o clube é o que é hoje em grande parte graças a ele e á sua obra...Mas por melhor que seja,não deve estar isento a críticas,porque só com pressão e críticas se pode conseguir manter o sucesso.
    .
    .
    Mais vale uma boa crítica no momento certo,do que todos a acenarem com a cabeça a tudo o que diz e faz.
    Como qualquer outra pessoa,ele comete erros.
    .
    .
    No Porto,ele é mais solução que problema...Infelizmente esteve muito ausente durante o turbilhão Apito Dourado,deixando o Jesualdo entregue a si próprio e a ter que ser a voz oficial do clube.
    .
    O Rui Cerqueira também á uma pessoa extremamente competente e foi importante a Sad admitir a importância de uma boa política de comunicação.
    .
    Em termos de markting acho que ainda temos alguns passos a dar,e falta maior abertura e aposta nessa área para expandir a marca.Mas a mudança de discurso do presidente quando vai ás casas de Lisboa demonstra inteligência e saber adaptar-se á evolução que o clube sofreu dos anos 80 para cá.
    .
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  54. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  55. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  56. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  57. Finalmente fui ao blogue (passados meses) e percebo agora o que se esta a passar.

    Tenho pena, tenho muita pena.

    Ricardo, tinhas formas mais airosas de sair.

    ResponderEliminar
  58. Soren,não estás claramente informado
    Eu não saí do portistas,nunca saí.
    .
    .
    Para o portistas escreverei sempre que o zirtaev quiser.
    .

    ResponderEliminar
  59. «No último post,eu dei dados,factos,discuti idéias...Vê o que fizeeram Meireles,Oporto,Vila Pouca e companhia...
    .
    Ataques pessoais,puros e duros,porque não conseguiam argumentar.»

    Por mim rapazinho, podes levar a bicicleta, mas olha que eu tenho no meu blog, mais de 500 argumentos.

    Deixo e para terminar a minha passagem pelo blog - já tinho dito que nunca mais comentava e só cá vim porque o rapazinho andava desaparecido e por consideração ao ZÉ Luís - as seguintes perguntas para reflexão:
    O F.C.Porto é ou não é, reconhecidamente e até no exterior, um caso de sucesso?

    O F.C.Porto tem ou não, desde que J.N.Pinto da Costa é Presidente, conseguido sucessos que muitos, nem em sonhos julgavam possíveis?

    Um clube que tanto ganha, é normal ser mais criticado que elogiado?

    Os que acham que deve ser mais elogiado, são seguidistas, carneiristas ou afins?

    Sendo o F.C.Porto, os seus dirigentes e profissionais, tão maltratados, ignorados e insultados, para onde devem ser canalizadas as melhores energias dos portistas? Para as criticas internas ou para as lutas externas?

    Um abraço a todos os que quiserem...

    ResponderEliminar
  60. FCPorto Sempre,

    Não ficava mal referência à origem do texto.


    Quanto ao post, acho que deviam mudar o título do blog para "Antibenfiquistas de Bancada".

    Se um clube que não ganha campeonatos há tanto tempo vos justifica tanta atenção, é porque é mesmo muito GRANDE !

    ResponderEliminar
  61. ricardo costa:

    O Socrates também tem a formação universitária que todos nós sabemos...

    Como dizem os espanhois:
    A mi me sudan los cojones a todo aquello que dices!

    ResponderEliminar
  62. "Por fim vou revelar algo que me tem incomodado na vida pessoal do presidente.

    Elogiava pdc por ser um homem de poucas extravagâncias materiais contudo nestes últimos anos tenho vindo a notar uma transformação total.
    Desde casas de 1 milhão de euros a aston martins de 250 mil euros" - Nelson Pena.

    Aprecio muito esse tipo de desabafos e não deixas de ter razão. Posso dizer que partilharia contigo dessa preocupação, mas coisas da vida pessoal, no caso do presidente mas podia ser do CR9, não me interessam nem creio serem motivo de comentário num blog deste tipo. Subliminar é a mensagem de que o presidente enriqueceu e como não se lhe conhece fontes de rendimento além da presidência do FC Porto, deixas subentender tudo.

    Mas ainda bem que desde a criação da SAD ficou instituído que o presidente seria remunerado e creio que o resto da Administração também. Há ate uma comissão de vencimentos e, apesar das polémicas como a última sobre os prémios de administração por objectivos desportivos que andou mal contada pela precipitação dos comentários "a quente", a assembleia de accionistas aprova ou desaprova. Queiram ou não, esta é uma SAD, temregras de funcionamento próprias e fóruns adequados para debater-se essas questões. Como não sou accionista evito meter-me onde não sou chamado nem me atrevo a dar opinião, só a ler e comentar o que é passível de crítica positiva ou negativa.

    ResponderEliminar
  63. Nelson Pena,
    Se, por fundo, tens também a ideia das comissões de transferências, sabes que o argumento não é novo e lembrá-lo, só por si, adianta pouco. Os Superdragões já exibiram tarjas no estádio sobre isso. De resto, lembro a todos que a super-procuradora Morgado tem em mãos, ainda, um alegado processo, alegadamente fabuloso, vai para três anos, sobre comissões de transferências no FC Porto. Não sei se sabem, se se lembram e se não vos motiva uma reflexão o facto de ao fim de tanto tempo nada se saber, como nada se sabia do inquérito, ainda na alçada da PGR, que o afamado, agora, Agostinho Homem diz (entrevista de domingo ao CM) ter concluído... passados três anos, sobre as denúncias de irregularidade nos inquéritos da PJ e afins no Apito Dourado. feitas por Ana Salgado que, da sua parte, tal qual a irmã, mente e desmente como quem muda de camisa.

    É por isso que nesse tema nem admito discussão. Porque é tudo muito vago, porque há uma entidade judicial com capacidade ivnestigativa para tal, porque já ouvi muitas histórias de carros e propriedades não só do presidente mas não me levam a conclusão alguma, apenas a suspeitas, mal fundadas, num assunto grave, sério que não pode ser, levianamente, discutido em café e sem se sair da suspeita inicial disto e daquilo.

    Lamento, continuo a dizê-lo, que as pessoas pensem só e lucros e vendas de 300 milhões e, em contraponto, que não haja despesas à média de 40 ME de orçamento por temporada durante 9 épocas, desde o forrobodó de 2000 com uma loucura de aquisições ruinosas - sim, nessa época foram ruinosas, sem proveito algum nem desportivo nem financeiro e que ainda hoje se pagam, não as dos anos recentes - as pessoas não consigam somar 2+2 e se fixem no dinheiro ganho nas vendas e não nos custos que comporta uma equipa de futebol altamente profissionalizada como é a do FC Porto.

    Hoje o JN dá mais uma achega, afinal não foram 295 milhões, foram 345 milhões ganhos, o que deve acicatar os incautos a proferirem as maiores alarvidades como se soubessem quanto consome uma equipa de topo e com as dificuldades competitivas no mercado internacional com que se depara o FC Porto.

    Com exemplos diversos tenho chamado a atenção dos amigos da bancada para certas realidades com que a grande maioria nem sonha ou mal conhece, não tem contacto directo ou indirecto, além das "notícias" já de si mal fundamentadas e até com pura desinformação, com o meio futebolístico.

    Lançar a confusão e, com argumentos simplórios, descontextualizados mas bem elaborados para uma finalidade com o teu propósito, comigo não cola e vês que eu entendo português e o conteúdo de uma mensagem, por isso percebo o alcance da tua e deixo-te estas considerações além da prévia que fiz no início desta "resposta".

    Tomara muitas pessoas saberem entender o que lêem e se concentrassem nisso para a iliteracia acabar, infelizmente é consequência desta e parecemos afunilar num diálogo de surdos.

    ResponderEliminar
  64. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  65. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  66. Hurakatai e todos os outros, eu sou o responsável pelo blog e como tal só eu apaguei comentários. E continuarei a apagar se eles continuarem off-topic ou contiverem insultos. De uma vez por todas o blog é para discutir o FCPorto, não passem além disso.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  67. É um bocado feio vir a caixa e ver tantos comentários eliminados...
    só dá para imaginar o que não deve ter sido as conversas...

    ricardocosta, nada contra ti mas tás numa luta acessa contra uma enormidade de gente, inclusive participantes do blog.
    E o ze luis pura e simplesmente ignora os teus comentarios, que eh tambem o que aconselho todos a fazer... dos dois lados...

    vamos acabar com esta discussao, que a imundisse já tá a atrair parasitas...


    Eu continuo confiante para esta época... Falta competição para o lugar do Fernando e talvez mais um ou dois retoques, mas as coisas estã mais-ou-menos compostas para estarmos confiantes para o inicio da epoca.
    Somos portistas, ponto.

    ResponderEliminar
  68. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  69. Parem lá com esta merda! Já parecemos os lampiões sempre a berrar!

    Caro LF deves estar enganado, visita o blog de referência da galinhada o tertúlia e consulta os posts publicados desde o inicio do ano e repara na quantidade de posts (sem falar nos comentários)referentes ao FCPorto.

    Faz o mesmo exercício com este blog.....

    Como vez a vossa preocupação com FCPorto é bem maior!
    Aliás existem vários blogs da lampionagem que são dedicados ao FCPorto at´r no titulo.
    Portanto, e usando os mesmos argumentos, O FCPORTO é ENORME!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  70. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  71. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  72. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  73. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  74. Será que este Ricardo Costa é a mesma pessoa cujos artigos e comentários gostei de ler? Tenho as minhas dúvidas... e todos sabemos que aqui pela net tudo é possível!!! Lembro-me que ainda há pouco tempo um nosso consócio, o mediático Rui Moreira, se queixava que andava alguém pela blogsfera a fazer comentarios em seu nome!!!

    ResponderEliminar
  75. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  76. Sem ofensas, sem lutas de poder, apenas e só, FCP, com respeito, pluralidade e amizade.

    Rubricas fixas à segunda-feira e à 4ª feira.

    http://basculacao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  77. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  78. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  79. E Zé Luis,a tua sorte é que não posso responder-te na mesma moeda que foi o insulto,porque será apagada enquanto tu poderás escrever o que queres,senão haveria muito que te teria que dizer...
    .
    Num momento mais oportuno,mais tarde se calhar pode ser que o faça.

    ResponderEliminar
  80. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  81. Não, ricardocosta, não te vou responder mais.

    Teria de te dizer que, ao contrário do que dizes, há um ano, sim, o Lucho disse que queria sair (e quem pode levar a mal por isso?).

    Ou lembrar-te, na tua masturbação com o RM e a sua marca, que o Barcelona há 2 ou 3 anos aceitou publicidade na sua camisola SÓ por ser a UNICEF e GRATUITAMENTE, não vendeu a sua imagem por nada e é um clube assim bem visto em todo o mundo.

    Quanto aos insultos, pelo que me consta que eu não vi, lá sabes o que usaste esta manhã.

    Tou-me a cagar para o que sabes mas nunca expuseste. Tiveste mais de um ano para explicar num post, à vontade, tudo o que sabias da SAD, das comissões legais e ilegais e para descodificar as coisas dos R&C. Não te queixes de falta de oportunidade, quando não revelas sequer senso e utilidade para servires o blog.

    Como deixei entender e porventura consideraste um insulto, és burro demais para perceberes certas coisas e não, não expões algo para as pessoas partilharem e discutirem sob pena de os insultares como fizeste estes dias.

    Não te darei oportunidades e respondo-te porque insistes em coisas espúrias e estúpidas. Acho, sim, que és um analfabeto funcional, desenrascas umas coisas mas és muito limitado, além de gajo com dupla cara e mais do que um nick do que já desconfiava e tenho agora a prova.

    Aliás, o teu "amigo" hurakatai é já conhecido doutras bandas e basta ver que nem perfil mostra, quanto mais hombridade...

    De ti e do teu "amigo" que trate o Zirtaev, que faz o que entender do blog e do que tu, mais uma vez discordando, já revelaste espumar pela boca e subir paredes.

    Não tens, por isso, nada para me dizer, gostaria que o tivesses feito aos restantes colegas de bancada mas só lanças atoardas e não esclareces nada.

    Já te revelei, a correr porque o momento o impôs, ontem à noite, o que penso de ti e de que tu até fizeste um post com supostos conhecimentos jurídicos em que simplesmente decalcaste coisas que escrevi sobre o Apito Dourado e o JA/TAS no Verão passado. Portanto, sendo eu leigo em Direito, foste uma desilusão e agora queres encetar um caminho ínvio pelo lado da Economia que também não domino.

    Esses argumentos, comigo, não colam. Nunca. Para mim, não és sequer bem-vindo e quanto a certo tipo de comentários off-topic, mesmo de outros nicks, cá estarei para os denunciar, como fiz hoje com o Nelson Pena e creio que dentro da cordialidade que devia imperar no blog e tu próprio desrespeitaste.

    És, como o Zirtaev ficou a saber de mim há muito tempo (não é de agora que te vi a careca), persona non grata no blog. O que eu representarei para ti também pouco me importa. Já concordei e discordei de muitos amigos nesta bancada e cada qual pode expor os seus argumentos, melhor ou pior, sem se pôr em bicos de pés como tu fizeste, interpretando mal o que escrevo ou nem entendendo sequer o que lês de mim, o que também não me admira pelo nível actual de universitários que, em geral, é muito mal visto no País e em várias área.

    ResponderEliminar
  82. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  83. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  84. Já é difícil ter de aturar os adversários e procurar encontrar respostas para os argumentos de caca que eles trazem sempre no bolso, mais difícil ainda é suportar os adeptos que fazem exactamente o mesmo, talvez porque têm a consciência pesada e sintam que têm de dar alguma abertura a essas abéculas dos Benfiquistas...Os argumentos que o RCosta utiliza são os mesmos do RuiSantos, Cartaxanas e Cª, digam-me lá, tenho de suportar isto com um sorriso nos lábios?...Na escrita desse "senhor" surge bem estampada uma falta incrível de maturidade.Não sei se é jovem -se o fôr tem direito a desconto- mas se não o fôr, é inadmissível!
    A primeira coisa que devemos fazer quando lançamos umas biscas para a discussão, é sabermos o que estamos a dizer, sem nos basearmos nas conversas de café ou nos zunzuns de suspeitas que rondam sempre o Clube...Defender as agressões do Ronaldo só porque que o fulano joga bem a bola, ou porque por isso tem muito dinheiro é ser rasteirinho.
    O Eusébio foi um grande jogador mas coitado, dizia que o marisco que mais apreciava era o "tremoço"...Nunca treinou nenhuma equipa e no entanto era considerado jogador equiparado a Pelé...Best também foi um grande jogador e deu no que deu, estourou os Milhões que ganhou em bebida e mulheres...Não me digam que o País de Gales é conhecido, porque o Best existiu...Só se for num sentido menos positivo.
    Eu não concordo com mordaças, mas se os meus netos começaram a chatear demasiado, tenho de lhes dar um correctivo senão quem fica louco sou eu!...

    ResponderEliminar
  85. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  86. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  87. Caros "heterónimos Ricardianos", ponto final, parágrafo. Está muito calor...

    ResponderEliminar
  88. Honestamente, vocês estão todos malucos. Isto não era um blog de discussão sobre o fcp? Tenham calma e centrem-se no que interessa.
    Não concordo com o Ricardo Costa, mas não me parece que a censura seja a solução... quem não o suporta que o trate com indiferença ou então parecerá que uma voz discordante é incómoda. O Ricardo Costa foi o tipo que disse que o Pélé era a grande contratação do ano passado, que a venda do Quaresma seria uma desgraça e que o Hulk vindo da 2.ª divisão japonesa nunca poderia servir. Querem maior prova do que estas de que ele não costuma acertar? Então porque lhe dão ouvidos?
    Deixem-no escrever que quem lê o blog não é parvo e sabe que tem que se dar um desconto. E pode ser que no meio de tantas profecias e evidências disparatadas (que, aliás, todos dizemos) alguma coisa se possa aproveitar. É certo que ele repete, repete, repete as mesmas coisas até à exaustão, mas a indiferença é a melhor resposta.
    Bola para a frente e vamos falar do FCP, de preferência com clareza e sem insultos.

    ResponderEliminar
  89. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  90. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  91. Em relação ao Hulk...
    "Já na altura dizia,não está em causa se ele pode vir a ser bom ou nºao"

    Quando se dá 5M€ por um jogador é exactamente isso que está em causa. Nem pode ser outra coisa para um clube como o FCPorto que não tem possibilidades de comprar jogadores já feitos. E é essa antecipação de potencial qualidade que tem de ser o trunfo do FCPorto para competir com os grandes.

    Essa de dizeres que o mestre da tática não vai dar nada do Benfica e o que é bom é Jesualdo, eu até concordo a 100%. Nunca acreditei no Jesus, o Jorge. Mas essa tua insistência não dará azar? Cruzes canhoto! Mas atendendo aos teus outros prognósticos... espero que desta acertes mesmo.

    ResponderEliminar
  92. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  93. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  94. Não é meu culto pessoal, nunca me vangloriei disso apesar de saber o que era o blog em Dezembro de 2006 e o que é agora para arrivistas como tu.

    Na universidade não te ensinaram o que é persona non grata mas vou dizer-te em português: eu, Zé Luís, não te quero por aqui, apagarei seja que comentário for teu.

    Um português normal, sem atracção pelo abismo ou sem culto de personalidade, saberá que quando não é desejado num sítio, lho dizem na cara e onde porventura não se sentirá bem, sabe que deve desandar.

    Pelo visto, para um universitário, é mesmo preciso fazer-te um desenho. Não entendes português e tens conflitos mentais que não sabes sanar, já to disse também. Não tens autorização para vir aos meus posts. Aos dos outros não me interessa. Nos meus, apagarei, acho-te desequilibrado mentalmente e podes mascar a tua autoridade a falar seja de que assunto for.

    Mais explícito do que isto não posso ser. Insistires e persistires é dares cada vez mais prova de asno, o que todos já se aperceberam.

    ResponderEliminar
  95. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  96. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  97. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  98. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  99. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  100. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar