01 julho 2009

Defeso que se vai complicando e a perda de um Comandante

Depois de uma época em que o F.C. Porto convenceu tudo e todos da sua superioridade e o professor Jesualdo viu finalmente reconhecido os seus méritos nas vitórias portistas, sendo considerado o maior obreiro na construção de uma equipa nova, esperava-se uma época mais tranquila.

O crescente peso de Antero Henriques na estrutura portista tem dado bons resultados, seja no fim de grande parte dos negócios das comissões fosse até numa mudança de política de contratações este ano, virando-se para o mercado nacional numa aposta que vai de encontro daquela que o clube adoptou nas suas jornadas mais gloriosas como a campanha de 2004.


A continuidade de Jesualdo (finalmente calando os críticos internos) era também um factor desequilibrador a favor do Porto na balança das contas pelo próximo título.

Afinal o Benfica mudou para um treinador novo que vai colocar os jogadores a jogar o dobro, sendo que o dobro de 0 é 0 e o Sporting mesmo mudando de presidente continua com a mesma política de contenção de custos e não só não melhorou como encarreirou por uma política mista entre o velho Sporting dos últimos anos de aposta na academia por falta de dinheiro e no Benfica de Vieira e Rui Costa apostando por grandes craques na imprensa que no campo são suplentes de grandes campeonatos com elevados salários...


Para já, tudo bem.

Sabíamos que o Porto teria que vender. E tudo começou em grande. Uma grande surpresa, a super valorização do Cissokho por 15 milhões para o Milan.
Pinto da Costa a assumir a pasta das vendas dos passes onde ele é conhecido como um feroz negociador. Antero assumiu a pasta das contratações, capítulo onde ele tem-se mostrado acertado desde que assumiu funções mais abrangentes e viu o seu poder reforçado na estrutura.

O problema começou justamente com Cissokho. Não que a culpa maior seja do F.C. Porto que não tem culpa nenhuma que um clube da grandeza do Milan faça a trafulhice que fizeram para tentar baixar um preço previamente acordado...
O que me desagradou da parte do nosso clube foi a falta de atitude perante o sucedido. O saber que ainda foram mantidas conversações no sentido de alterar os moldes do negócio já acordado. Mesmo depois de Pinto da Costa ter tomado uma atitude e anunciado que ou pagavam os 15 milhões ou Cissokho não saía, acho que foi uma reacção que soube a pouco.

O Milan andou a brincar com o F.C. Porto. E nós já temos um estatuto na Europa do futebol que faz com que não tenhamos que estar sujeitos a este tipo de atitudes. Exigia-se um corte mais radical com o Milan. Pinto da Costa não o fez e disse manter excelente relações com Galliani e o Milan...
Não gosto de ver o meu clube a ser tratado da forma que foi neste negócio e depois numa atitude de pequenino dizer que não há problema nenhum, que se nos quiserem podem bater mais.

A atitude do Milan deveria levar o Porto a um extremar de posições e a romper relações. O que não faltam, são felizmente grandes clubes europeus a negociar com o Porto... E nem me lembro que alguma vez o Milan nos tenha dado dinheiro a ganhar por algum jogador... Por isso não nos faria grande falta ter boas relações com quem não nos trata com o respeito que merecemos e seria até uma aviso sério a futuros pretendentes que queiram negociar com o F.C. Porto. Que aqui não se brinca.

De uma valorização estrondosa, passamos para o facto de termos dois galos para o mesmo poleiro, uma vez que já tínhamos gasto bom dinheiro por Pereira, e agora ele terá que se contentar ao banco e será um investimento sem retorno imediato. Nada de grave, atendendo que o Porto bem que precisa de aumentar a qualidade de opções no banco.

O problema é que um dos activos mais valorizáveis que era Cissokho chega agora destroçado emocionalmente depois de todas as expectativas que criaram num rapaz de 20 e poucos anos que tinha passado em pouco tempo da 2ª divisão francesa para substituir Maldini do Milan... O Milan de uma grande solução, criou-nos um grande problema.

Este ano Jesualdo deveria pensar que não sofreria o que sofreu em anos anteriores, como o último em que com os adeptos a baterem-lhe por todos os lados teve que construir quase que uma equipa nova uma vez que a Sad havia deixado sair 3 jogadores importantíssimos... Aliás, Jesualdo tem sido perito a compensar saídas importantes ano após anos e a demonstrar ser um mestre na arte de construir novas equipas em tempo recorde. Este ano então, o mérito com que ele fez crescer uma equipa tão jovem e inexperiente até ganhar a dobradinha, fez os mais cépticos que sempre o criticaram a terem que fazer um sorriso amarelo e aplaudi-lo meio a contragosto...


O esperado seria uma época mais tranquila. Lisandro em final de contrato e Bruno Alves pelo mercado que tem, seriam as duas peças a sair. Não se repetiria perder mais que dois jogadores importantes na estrutura. Mas acima de tudo, os jogadores a perder seriam sempre escolhidos dentro da lógica dos resultados desportivos e não apenas numa vertente cega dos números.


Como tal, o trabalho havia sido feito com tempo. Nuno André Coelho e Maicon podiam perfeitamente entrar no lugar de Bruno Alves, e a saída de Lisandro estaria colmatada com as chegadas de Varela, Orlando Sá e ainda um avançado que estaria dependente da verba da sua transacção.

Tudo perfeito...

O problema é que ao contrário de outros anos, o Porto não está a conseguir obter o dinheiro que pretende pelos seus jogadores. Mesmo assim, havia outro meio de não ter que ceder em termos negociais e mantermos assim a nossa reputação de grandes negociadores que faz com que os clubes saibam que têm que pagar bem para tirar um jogador do nosso clube...

Não vender Lisandro por exemplo e aproveitar a venda de vários excedentários do plantel... Fazer um menor encaixe imediato, fazer tudo para renovar com Lisandro e termos assim apenas a perda de Bruno Alves
que seria colmatada com maior facilidade e termos assim uma equipa espectacular para atacar a próxima época. Convencer Lisandro que o seu futebol é para grandes ligas e não para o Lyon... Ainda para mais em época de Mundial que se avizinha e que a sua possível convocação o valorizaria e muito...

Pela 1ª vez Jesualdo teria quase a maioria da equipa que construiu à disposição, com mais experiência e mais um ano de trabalho e com o reforço da qualidade das opções no banco... O problema é que agora perdemos quem não esperávamos... Lucho. O único jogador que não tem substituto à altura no plantel. O jogador fulcral desta equipa, e no qual Jesualdo depositava grande peso para ser o intérprete das suas ideias de jogo... Para além disso tudo, aquele que seria o capitão de equipa, teria um papel muito importante com a saída de Pedro Emanuel e a de Bruno Alves...

Assim e tal como já havia avisado Raul Meireles o Porto fica carente de uma voz de liderança no balneário... E ele falava só da perda de Pedro Emanuel... imaginem se soubesse que Lucho também iria...

O que mais me intriga e chateia é o tipo de clubes com os quais o Porto está a negociar e para os quais perderemos os nossos melhores jogadores... Lisandro para o Lyon e Lucho para o Marselha... O Porto nos últimos anos habituou-nos a fazer galhardia de só vender os seus maiores activos por grandes somas e para os melhores clubes do futebol mundial...: Barcelona, Manchester United, Inter, Real Madrid, etc. Os nossos jogadores só aceitavam abandonar um clube como o Porto para irem para as 3 grandes ligas mundiais e para clubes de topo... Actualmente perdemos referências do clube para clubes como o Marselha e Lyon...? Clubes bem abaixo do F.C. Porto em termos de estatuto...?

A venda de Lucho em termos de recuperar o investimento tem a sua lógica pela idade do jogador... Mas não tinha sido opção de Pinto da Costa desde o ano passado quando lhe renovou o contrato que Lucho acabasse a carreira no clube e assumisse a braçadeira de capitão? Porquê se a ideia era tratar Lucho como um jogador a transferir. O Porto então foi péssimo negociador. Porque ainda no ano passado e há dois anos teve propostas bem mais importantes para o clube e para o jogador que o permitiria jogar numa liga de outra grandeza e sempre rejeitou e fez o forcing para que ele abraçasse o nosso projecto até final da carreira...

O que mudou agora?

É isto fruto da política ruinosa pós 2004 de comissões, distribuição de dividendos e não uma aposta forte no investimento e estrutura do clube para que pudéssemos passar a outro estágio de evolução e ter uma Sad mais forte e robusta que fosse capaz de não apresentar as contas que apresenta ano após ano mesmo com muito dinheiro que tem entrado de participações da champions e venda de passes de jogadores...?

O que se passa? Como é possível vermos um clube como o Benfica que não vende ninguém, não vai à champions, só gasta gasta e gasta e mesmo assim ainda contrata jogadores por 5 milhões de euros e não necessita de vender ninguém em 2 anos...? Felizmente são incompetentes até dizer basta e a sua política de contratações este ano segue o mesmo caminho de outros anos...

E o Porto que tem feito grandes negócios, sempre a ganhar dinheiro na champions, de ano para ano parece cada vez mais com as contas no vermelho e sempre com a corda na garganta para vender dois ou tres jogadores... Nem que seja para o Lyon ou Marselha... Já parece que estamos por tudo...


A saída de Lucho é um golpe muito grande em termos desportivos. 1º porque nunca foi acautelada. Só de imaginar Tomás Costa ou Guarin como seus sucessores até dá arrepios. 2º Porque ele era uma voz de comando, respeitado por todos e acima de tudo importantíssimo na integração da enorme falange de jogadores argentinos que o clube tem. Um exemplo de profissionalismo que todos respeitavam e que permitia o equilíbrio no balneário entre portugueses e argentinos sem haver disputas nem rivalidades.

Na posição de Lucho é muito muito complicado encontrar alguém no mercado para o substituir... Que compreenda as idéias de jogo de Jesualdo, que seja o médio com a inteligência a ler o jogo que Lucho tem e a fazer as tais transições rápidas... Lucho é uma espécie de 8 com a inteligência e a qualidade técnica de um 10. Muitos poucos jogadores existem assim no mercado, e os que existem estão fora das nossas possibilidades.


Podemos recorrer ao mercado sul americano a um jogador jovem... Mas a função que Lucho ocupa necessita de um jogador já com um elevado grau de maturidade, que comande a equipa e não um jovem que ainda tenha que se adaptar a um clube da grandeza do F.C. Porto e adaptar-se ás exigências do futebol europeu.

Mais uma vez se percebe que Jesualdo terá que fazer omeletes sem ter grandes ovos. Vai ter que fazer crescer promessas muito rápido ao ritmo do campeonato como no ano passado. A saída de Lucho é um rombo ao enorme favoritismo com que partíamos para este ano pois trata-se de um jogador que ocupa uma posição nevrálgica no jogo do Porto nos últimos 4 anos e que não tem um substituto à altura no plantel e que mesmo fora dele será difícil de encontrar.


O que mais me dói é ter que ver jogadores como Lisandro e Lucho, ídolos nossos, a jogar no modesto campeonato francês em equipas com menor qualidade e peso que o F.C. Porto.
Depois do brilharete da última champions esperavamos uma chance para que esta equipa jovem e que tanto prometia não fosse abalada para poder este ano com melhor qualidade no banco fazer mais e melhor.

Estavamos preparados para perder Bruno Alves, Lisandro e até Cissokho. Mas Lucho é um golpe duro demais... Principalmente perdê-lo para o Marselha quando em anos anteriores sob o argumento de fazer tudo para que ele terminasse a carreira no nosso clube se recusaram propostas de valor superior e para ligas bem mais competitivas aonde Lucho merecia brilhar.

Lucho estava conformado com a ideia de ficar. Lisandro não, assim como Bruno Alves. Lisandro tem um contrato a terminar que nos retira margem negocial e um empresário que quer fazer dinheiro, e o Bruno já praticamente se despediu de tudo e todos e não pára de falar da sua saída... E até o seu pai já se meteu ao barulho e as condições para ele continuar estão bem complicadas depois do pai ameaçar que ele ou sai este ano ou não renova e sai a custo 0 no final do contrato...


Eles tinham a promessa de serem negociados este ano. Lucho não. Como gerir tudo isto? Pelos vistos teremos que mais uma vez perder 3 figuras fundamentais no clube. Talvez por isso a renovação de Jesualdo... Esperam que ele continue a fazer autênticos milagres na forma como consegue ano após ano construir equipas novas sem perder a qualidade... E muitos ainda o criticavam... Imaginem se ele fosse bom treinador como o Jorge Jesus e para além de construir novas equipas ainda as pusesse a jogar o dobro...

80 comentários:

  1. Desculpe a brincadeira, mas o Ricardo Costa já está a fazer a blindagem do Prof e a época ainda não começou...Se acredita tanto no Jesualdo, não tem que estar preocupado.

    ResponderEliminar
  2. 18 milhões por um grande jogador em vesperas de festejar 29 anos? Que fez duas excelentes epocas e outras duas bem abaixo do seu potencial? A voz (hispánica) do balneário? Um jogador que, certamente não obrigado, preferiu o Marselha? Depois dos milhoes de euros de luvas para renovar de forma a não inflaccionar o tecto salarial do clube?

    Continuo a achar o Lisandro o imprescindivel. E o Alves quase. E a sair só para um gigante. Se houver oportunidade, merecem sair. Lamentável foi não terem renovado e pago ao Lisandro o que ele merecia pelo que fazia e faz em campo. O Meireles está a um passo da braçadeira. Por mim seria do Lisandro (continuava a voz hispanica no balneario) até ao fim.

    O Deco saiu por 15 milhoes em nota + Quaresma. E agora o Inter oferece 2 milhoes.Sempre poderiamos oferecer 2,1 milhoes!! E englobar no pacote o Guarin. Sem descorar um medio jovem, 8 ou 10, que ajude mais o preto do miolo - Fernando, um verdadeiro craque.Ainda acabamos com o Juju a fazer uma perninha no meio-campo, tantos são os craques naquela zona do terreno!!

    ResponderEliminar
  3. meirelesportuense disse:
    «Desculpe a brincadeira, mas o Ricardo Costa já está a fazer a blindagem do Prof e a época ainda não começou...Se acredita tanto no Jesualdo, não tem que estar preocupado.»

    LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

    ResponderEliminar
  4. Bom post, não concordo com algumas coisas.

    Tambem estava convencido que iria-mos perder lisandro e bruno alves e mais ninguém (e é uma questão de tempo até ambos sairem). No caso do lucho não tem a ver com a liga para onde vai mas sim com os euros que vai receber e ele vai receber mais do dobro do que cá recebe. Tenho para mim que quando lucho aceitou renovar o presidente lhe prometeu que mediante uma proposta de certo valor o deixaria sair(como foi feito com deco para que ficasse mais uma epoca) essa proposta chegou e lucho foi fazer um grande contrato para ele. (e se marselha tem um estatuto abaixo do nosso o lyon tem um ao mesmo nivel, apesar de não ter ganho a champions faz sempre boas campanhas e ganha campeonatos como nós)

    De resto estando convencido que licha e bruno sairão (porque o dinheiro é preciso para o FCP e porque eles querem ir ganhar mais ) nunca percebi porque raio se ia vender o cissokho que estava á tão pouco tempo no clube e tinha contrato por mais 4 ou 5 epocas e por isso tem mais é que treinar bem e jogar e não reclamar.

    Substituir lucho não vai ser facil, ele é dos melhores medios da europa, gostava que viesse Pastore jovem mas com um talento enorme para ser trabalhado.

    A referencia ao clube do regime borra um bocado a pintura, eles não vendem mas pedem á banca por alguma razão devem o dobro do que o FCP deve.

    ResponderEliminar
  5. Boa meirelesportuense !!!!

    Ja faltava, no meio de contratacoes e vendas, vir falar no grande Jesualdo, que pelos vistos quebrou um recorde de "formar" uma "equipa nova" (qd so 3 jogadores sairam) em 6 MESES !!!! que grande feito...
    Talvez um grande feito fosse se em vez de se andar a bronzear durante o verao todo, trabalhasse bem durante a pre-epoca para nao chegarmos outra vez ao inicio das competicoes sem nenhuma ideia de equipa, de modelo, etc.....

    Porque so Jesualdo demorou nao sei quanto tempo a perceber que Hulk e Fernando tinham de ser titulares em vez de continuar com testes ridiculos com Guarins e Tomas Costas e Marianos.....

    E, ja agora, nao e o FCP que obriga jogadores a aceitar ir para clubes de menor dimensao... SAO OS JOGADORES QUE OS ACEITAM...

    ResponderEliminar
  6. Notícias fresquinhas ..
    http://carregaporto.blogspot.com/
    Blog Novo!
    Mais um do Universo portista!

    ResponderEliminar
  7. Primeiro queria dizer que lucho era o meu jogador preferido,assim como era o Deco seguinte....
    Depois jogador mesmo á Porto é o Lisandro,que para além disso como pessoa parece-me muito coerente e serio e não merecia ser tratado da forma que foi pela sad vai dai agora ser muito dificil negociar com ele um processo muito mal conduzido pela sad.
    Alias não sou daqueles que por ganhar tudo o resto não tem importãncia e assisti no pós 2004 a uma gestão displicente para ser suave de todo o dinheiro que entrou perdendo ai um momento historico para arrumar o passivo e não depender ano após ano destas vendas.
    Concordo com a politica do clube depois disso,quando um certo clube compra um jogador com 28 e com nome nós vendemos qual a melhor politica ... a nossa porque ganhamos.
    Os mais de 200 milhões que entraram nos ultimos 5 anos e que nunca chegam em parte vai para os excedentarios que por fim a sad e bem está finalmente a despachar em maior ritmo.
    Urgente mesmo reforcar o miolo-pastore,van der vart,Deco sim um deles mas também castro e leandrinho que esteve no sado ou não foi ele o melhor sub-17 mundial apesar parece ser na altura ai um sub-23.
    Agora á que ter confianca no PC porque naqueles que fazem as coisas por outro lado é mais do mesmo,entra ramirez-sai kats-entra saviola-sai-suazo entra shaffer-sai leo isto para além da politica já vista e revista não ser a melhor.
    ps.no sabado passado estive no Dragao com os meus dois putos no festival Panda,para meu espanto e no sitio que devia ser relvado existiam ai umas 10 barraquinhas de varias marcas conhecidas, a fazer publicidade aos seus produtos e nome e a destribuir regalos,mas nenhuma era do FCP que não sei por quê perde estas oportunidades de puro ouro para dentro das suas portas não semear umas sementes(bónes autografos com simbolos do clube etc)para colher já(novos adeptos)mais tarde(novos pagantes)estavam muito ocupados a trabalhar para o bronze era ele ha cada coisa,não se pode nanar nos dias que correm menes.

    ResponderEliminar
  8. Já tinha abordado este tema no post anterior e de um modo geral concordo com tudo o que o Ricardo Costa disse.

    não percebo a necessidade de ano após ano o porto ter de vender os seus melhores activos e continuar na mesma situação financeira, alguém anda a lucrar mais que o porto..
    todos os anos recomeçamos a construir uma equipa forte para no fim do ano quando o trabalho começa a dar frutos vendermos e destruirmos o que foi feito e começar de novo

    o porto ainda terá de vender o bruno alves, apesar de importante a verdade é que já se despediu de todos, mas o lisandro terá de fazer de tudo para o manter

    aguardo notícias do reino do dragão brevemente

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  9. In A Bolha

    «Assunção rende três milhões

    O FC Porto acaba de fazer um encaixe financeiro bem agradável, um ano depois de ter perdido Paulo Assunção. É que o Atlético de Madrid, apostado em não ter mais problemas e feliz por ter o trinco brasileiro nos seus quadros, chegou a um acordo para pagar cerca de três milhões de euros, evitando mais problemas que lhe poderiam custar ainda mais caro, porque a UEFA sempre deu razão ao FC Porto.

    Há sensivelmente um ano (completa-se na próxima segunda-feira) o Atl. Madrid anunciou a contratação de Paulo Assunção. Um anúncio que colocava um ponto final numa polémica saída do FC Porto. O jogador brasileiro, nascido a 25 de Janeiro de 1980, invocou o artigo 17 do Regulamento de Transferência da UEFA, vulgo Lei Webter, para rescindir sem justa causa o contrato que o ligava ao FC Porto por mais um ano. A Lei Webster, no caso de Assunção, permite a rescisão do contrato a jogadores com mais de 28 anos, mas não o impede de indemnizar o clube no tempo que resta do contrato (no caso, um ano).

    O FC Porto aceitou a rescisão, mas não se calou. Por duas vezes o Atlético tentou chegou a um acordo com os dragões, mas só deu num azedar das relações, ao ponto de nos dois jogos em que se encontraram para a Champions as direcções dos clubes não terem alinhado em jantares de cortesia. O FC Porto disse que não em Madrid e voltou a fazer o mesmo quando os colchoneros estiveram no Dragão.»

    ResponderEliminar
  10. Resumindo:

    1.A politica financeira da SAD Portista continua a cheirar a esturro por todos os lados. Como já alguém referiu, anda alguém a ganhar muito mais do que o FCPorto.

    2.Tenho um receio enorme de ver Jesualdo a passar mais seis meses aos papeis e a meter agua por todos os lados.
    Receio que quando finalmente perceber a equipa que tem, a champion's já tenha ido a vida!

    3.Fez pena ver a cara do Lucho na chegada ao aeroporto do Porto.
    Não sejam inocentes. Lucho não queria sair do FCPorto. Fez uma proposta ridícula ao Marselha para receber um NÃO! Nunca pensou que os Franceses aceitassem.
    Demos um pontapé no cu a um dos mais nobres e verticais jogadores que vestiu aquela camisola.
    A nossa SAD teve um comportamento vergonhoso e de mal-agradecimento a um estrangeiro que que se tornou portista do fundo do coração.

    4.Ate acredito que se contrate um grande craque. Ate acredito que Jesualdo dê a volta a situação, nas calmas e ate acredito que Deco possa voltar, mas nunca esquecerei o comportamento vergonhoso que se teve com um grande senhor do futebol portista como foi Luís Gonzalez.
    Estou profundamente triste, magoado e envergonhado.

    Ps. Toda a estratégia de Jesualdo tinha como ponto fulcral, Lucho. A sua saída implicará mexer com tácticas, modelos e dinâmicas de jogo. Uma desgraça!

    ResponderEliminar
  11. Lucho foi embora, o Porto continua. Bacoquices semi-histéricas e pré-apocalípticas dispensam-se, este não é o clube dos meninos d'oiro com contratos vitalícios.

    A venda do Deco permitiu a vinda do Lucho (e do Anderson), e a venda do Lucho vai permitir a vinda de quem no futuro provávelmente vai deixar as mesmas ou mais saudades. Os jogadores passam, o Porto fica, o resto são lamechices de eternos descrentes e permanentes arautos da desgraça, apesar das evidências que se repetem época após época.

    E entra muito dinheiro mas também sai muito dinheiro. Porque há uma coisa que se chama Imposto Sobre Mais Valias e há comissões para empresários e jogadores e há parcelas de passes que não pertencem ao Porto.

    E bem feitas as contas, de 50 milhões ficam 25, se ficarem. E esses 25 vão ter de chegar para compensar o passivo corrente e comprar novos jogadores que substituam os que saíram.

    A alternativa aos resultados correntes recorrentemente negativos, tão mal compreendidos e aceites por muitos portistas, é:
    1- Ter uma gestão de mercearia tipo Sporting, para não ganhar nada ou quase, e fazer misérias sucessivas lá fora.
    2- Enxertar o território do Grande Porto no território inglês, italiano ou espanhol.
    3- A totalidade dos adeptos portistas tornarem-se sócios pagantes e compulsivos consumidores de merchandising do clube.

    ResponderEliminar
  12. Negroni, há duas formas de ver futebol.
    a)o jogo, os jogadores, o espectáculo e as vitorias.

    b)Os negócios, as finanças e a riqueza.

    Eu gosto do (a). Tu és mais virado para o (b). Tudo bem meu amigo. Ninguém nos levará a mal concerteza.

    ResponderEliminar
  13. Já vi que há gente que continua a achar o Jesualdo incompetente mesmo depois de todos se terem rendido...
    .
    .
    Se colocar uma equipa com jogadores acabados de chegar á Europa com média de 21 22 anos a discutir com o Manchester e construir uma equipa nova com novos automatismos ano após ano e ganhando sempre causa dúvidas...Então eu digo que aqui alguém é muito pouco portista ou muito cego...
    E fala em 3 jogadores...O Porto este ano apresentou 5 elementos novos no seu onze...
    .
    Era a equipa dos oitavos de final da champions com a média de idades mais baixa e menos experiência na competição...E ganhou dobradinha...Deve ser muito burro o nosso treinador realmente...
    .
    Afinal perder Assunção,Quaresma e Bosingwa e substituiu-los por jogadores vindos de realidades competitivas totalente diferentes tendo que alterar a estrutura e o modelo de jogo construido deve ser fácil...

    .
    .
    Devo lembrar que perdendo 3 elementos,o Porto que é conhecido pela sua estabilidade,perde mai8s elementos do seu onze inicial que Benfica e Sporting...
    .
    .
    Se o aspecto financeiro era o mais importante e Lucho era substituível e o que ele queria era dinheiro,então não entendo porque o Porto ano passado e há dois anos rejeitou propostas de 20 milhões pelo Lucho para ligas bem mais competitivas como a espanhola e aonde Lucho merecia jogar...
    .
    .
    É por demais conhecido o interesse do Valência em Lucho nesses anos,com Lucho manifestando interesse em experimentar uma liga muito forte...
    .
    .
    Na altura estava preparado para o perder,pela idade,pela avultada soma etc...
    .
    Agora este ano não.1º porque a Sad nem se mexeu para preparar a sua sucessão.
    2º Porque o plantel foi construído a tempo e com tempo a pensar apenas nas possíveis saídas de: Bruno Alves, Cissokho(e a título excepecional por ser uma proposta irrecus
    avel) e Lisandro.
    .
    3º Porque esta ano princpalmente perderam-se 2 referências no balneário.Pedro Emanuel e provavelmente Bruno Alves.
    Mais que nunca era preciso um líder.
    E Lucho é um líder aceite por todos,portugueses e argentinos permitindo a harmonia entre todos.
    Isso é facilmente reconhecido a cada entrevista de um jogador argentino...
    .
    .
    Agora acho piada que há tanta gente cega em relação ao nosso presidente(pessoa que admiro) que tenta não ver o óbvio.
    .
    O Lucho só foi porque quis?Claro.Mas o Porto só o deixou ir porque quis também?Ou não.
    .
    Alguém ouviu o Lucho dizer que queria sair este ano?
    Ano passado sim,outro também colocou a hipótese,este ano nem a colocou.
    .
    .
    Na idéia dele,minha e de todos foi que após o Porto negar-lhe a hipótese de jogar em Espanha,a idéria seria fazer dele um símbolo do clube e ao renovar-lhe o contrato a idéia seria que ele terminasse a carreira no clube.
    .
    Ou seja,o Lucho não era uma mercadoria como qq outra,era para terminar a carreira cá.
    Porque se fosse para vender,o Porto já teve melhores propostas quer para o clube quer principalmente para o jogador,que por tudo o que nos deu merecia os melhores palcos e não a liga francesa.
    .

    ResponderEliminar
  14. Isto fez-me lembrar outro caso em que lhe trataram da mesma forma:
    Domingos quando foi para Tenerife.Anos antes Pdc não o deixou sair para o Barça com o Baía.
    .
    Dois anos depois deixou-o ir para o Tenerife...
    .
    .
    O Lucho não queria sair para o Marselha.Ou melhor,o Lucho não se importaria de ficar no Porto.
    Mas a partir do momento é que é o Porto que aceita uma proposta com o Marselha e pede para que falem com o jogador obviamente o jogador fará a esua proposta...
    .
    .
    Prova de que o Lucho queria ficar,é que segundo pessoas próximas dele,o Lucho fez uma proposta louca,dinheiro que ele pensou que o Marselha rejeitaria na hora,mas não rejeitou tornando-o no jogador mais caro na história do clube.
    .
    .
    Não há dúvidas que Lucho entre Porto e Marselha queria o Porto,depois de ter deixado de sair para ligas de outra dimensão para ficar cá aonde ainda pra mais este ano seria capitão.
    .
    .
    Mas se o clube aceita uma proposta por ele,quando em outros anos nem aceitou conversar é porque lhe dava jeito a sua saída...Lucho nao é burro e percebeu isso.
    .
    .
    .
    Mas como sempre há os seguidistas que só verão virtudes e coisas boas na Sad e máss no Lucho.
    .
    Afinal o Lucho já não é assim tão bom,é um mercenário...
    .
    Até é bom vendê.lo que não faz falta...
    .
    Ninguém se pergunta é porque é que o Porto após as somas enormes recebidas pós 2004 continua a ter que ser o clube mais vendedor dos 3 grandes,e nao consegue ficar uma época sem vender 2 jogadores ou mais...
    .
    .
    Quando se constroi uma grande equipa como Jesualdo fez este ano,logo a seguir tem que voltar ao ínicio e mudar tudo porque lhe tiram peças fulcrais obrigando-o a alterar todo o plano de jogo...
    .
    Lucho é o mais dificil de substituir.Porque ele era o líder em campoi e o mais fiel intérprete das idéias do treinador...Fazia a equipa toda jogar.
    .
    Isso não se substitui de um dia para o outro com um jovem por lapidar...Mais uma vez Jesualdo terá que fazer uma nova equipa com jogadores inexperientes em tempo record, e mais uma vez será atacado pelos mesmos que no final caso triunfe mais uma vez,lhe baterao palmas com sorrisos amarelos...
    .
    .
    A venda de Lisandro pela questão contratual e a de Bruno Alves por estar mais que acautelada seria entendida por todos e o encaixe já seria bom...Já a de Lucho obriga a mudar a forma como a equipa joga.Porque jogadores como Lucho no mercado são inacessíveis para os nossos cofres.
    .
    .
    Mesmo a questão Lisandro só chegou aonde chegou porque a Sad não soube tratar da sua renovaçaõ...Trouxe Rodriguez do Benfica a receber mais que ele,quando Lisandro deu tudo pelo clube durante anos e não teve direito ao mesmo tratamento...
    .
    .
    Lisandro era apenas o 3º ou 4º jogador mais bem pago do clube quando durante anos tem sido figura fulcral e um exemplo do que é um jogador à Porto...
    .
    Deve doer ver chegar um jogador novo,que nada provou ainda receber mais que ele...
    .
    .
    Mas mesmo a saída dele seria colmatada com mais facilidade e seria mais fácil de entender que a de Lucho depois de o Porto sempre se ter recusado a vende-lo mesmo com propostas melhores de clubes melhores com o argumento de que Lucho era para terminar cá a carreira.
    .
    .

    ResponderEliminar
  15. E é até vergonhoso para nós,ver agora o Marselha dizer que Lucho se sentiu seduzido pela Champions e pelo poderio do Marselha...Quando o Marselha é infinitamente inferior neste momento ao Porto.
    .
    .
    Nisso parece que o Porto se está aproximar a Sporting e Benfica,vender as suas jóias da coroa a clubes inferiores...
    .
    O Porto sempre nos habituou a apenas vender os seus jogadores para grandes clubes e ligas...Este ano vemos o Lisandro a ir para o Lyon,e mais grave que tudo...O Lucho,capitão de equipa,ídolo de todos ou quase todos e o elemento mais importante de toda a equipa e provavelmente o jogador de maior classe da liga portuguesa nos últimos 4 anos, nos abandonar para ir jogar no...Marselha.
    .
    .
    Até vai doer,ver o Lucho jogar numa equipa como o Marselha...
    Envergonha-me ver um clube como o Porto,com fama de negociador implacável e de equipa que se estruturou como uma das grandes da Europa a ter que vender os seus melhores jogadores a equipas inferiores...
    .
    .

    Mas é a tal coisa,enquanto muitos se distrairão a dizer que tá tudo muito bem porque ganhamos( e atenção o mérito +e todo da sad e nada do treinador que ano após ano tem q lidar com estas perdas) e vai deixando de lado uma questão importante...
    .
    Onde está o dinheiro?Como é possível com as vendas,receitas da champions etc,o Porto estar todos os anos com a corda ao pescoço ao ponto de até já vender o seu capitão por uma proposta comum ao Marselha se comparada com outras que já havia recebido...?
    .
    .
    Onde foi parar todo esse dinheiro?
    .
    .
    Mas esta pergunta muitos preferem não pensar nela...
    No dia que deixemos de ganhar,aí cai o céu em cima dessas pessoas e é que se vão lembrar de criticar e lamentar coisas que já vêm de há muito tempo e que nos fez chegar a este estado...Quando hoje o Lyon podiamos ser nós em termos de estrutura financeira e capacidade de reter mais tempo os maiores craques,e semn necessidade de vender todos os anos...
    .
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  16. ricardocosta disse:
    «Onde está o dinheiro?Como é possível com as vendas,receitas da champions etc,o Porto estar todos os anos com a corda ao pescoço ao ponto de até já vender o seu capitão por uma proposta comum ao Marselha se comparada com outras que já havia recebido...?
    .
    .
    Onde foi parar todo esse dinheiro?
    .
    .
    Mas esta pergunta muitos preferem não pensar nela...»

    FDX. É cada argumentação mais parva...

    Dá muito trabalho ver o R&C do clube?

    Qualquer pessoa com a 4ª classe chega à conclusão que o dinheiro que o Porto ganhou com a Champions e a venda do Lucho não chega para pagar os salários. Sim, porque ao contrário do que muitos adeptos pensam, os jogadores não estão no Porto por amor à camisola, temos de lhes pagar para jogarem. Eu sei que não querem acreditar mas é mesmo verdade.

    ResponderEliminar
  17. Conheço uma empresa e "coloquem-se no lugar do administrador"em que se passa o seguinte:
    Essa empresa de sucesso que necessita de 25 trabalhadores,mas para ter esses bons trabalhadores ficaram com mais 10 para agradar a quem vos arranjou os bons mais 15 para os vossos concorrentes não vos façam concorrência 5 que ninguem sabe o porquê de cá estarem nem mesmo eles mas que por serem desconhecidos da para encobrir certas despesas mais 10 que pomos a trabalhar de borla em empresas mais pequenas que nao nos oferecem concorrência e dos 25 necessarios temos 60 ou mais a quem todos os meses passamos o cheque.
    Conclusão a empresa é rentável mas não tanto e já agora esta empresa não lhes faz lembrar nada.

    ResponderEliminar
  18. Também acho que as "teorias da conspiração" que muito por aí proliferam relativamente ao destino dos €€€ ganhos nas transferências são facilmente desmontadas se alguém se der ao trabalho de ver o R&C e ver que, de facto, eles estão lá.

    O maior problema será que, de facto, provavelmente vivemos acima das possibilidades mas é isso ou morrer.

    Também se fala muito nos trabalhadores excedentários mas não sei até que ponto é que os custos com eles são significativos face ao total. Também nunca vi ninguém fazer as contas mas era um exercício interessante. E esses excedentários fazem parte da polítca da SAD: semear muito para ver se colhe um ou outro. Provavelmente será melhor antes isso do que comprar jogadores em fase descendente da carreira que, na melhor das hipóteses, só serão solução para o imediato.

    Aquilo que mais me deixa perplexo (e que já referiram) é como é que é possível o slb investir ano após ano o que investe, não ganha €€€ desportivamente nem €€€ com vendas e, mesmo assim, parece gozar uma saúde financeira superior à nossa. Não percebo.

    S

    ResponderEliminar
  19. Aristodemos...eu li o Relatório e Contas e tu?
    .
    .
    Destaco o facto de nos últimos 3 anos algo como cerca de 15 milhões de euros terem ido para comissões...
    .
    Reparaste nesse aspecto?
    .
    E já agora,repara para que empresas de representação foram parar...Quem são os sócios,repara o nº de jogadores colocados ao longo dos anos por essas empresas,e já agora explica-me porque Jorge Mendes que é o melhor empresário do Mundo,que deu mais dinheiro a ganhar ao F. C. Porto, pós 2004 deixou de ter quase jogadores no F. C. Porto e a representação desses jogadores vem de empresas algumas delas que se telefonares para lá se calhar dizem-te que o nº que marcaste não se encontra atribuído....
    .
    .
    Pergunto-me porque será que há muita gente com inveja e chateado com o crescente poder de Antero Henrique como director desportivo,cargo que fazia falta ao clube para filtrar alguns negócios algo obscuros do ponto de vista desportivo.
    .
    .
    Pergunto-me quem terá ficado descontente com isso---E porque Antero teve necessidade de deixar claro que esta época a aposta vai para o mercado nacional(aposta que foi sempre a que nos deu os nossos maiores títulos) e quem deixará de ganhar dinheiro com transferências da América Latina...
    .
    .
    .
    E caro Aristomedes,se leres o Relatório e Contas, verás que o Porto é a Sad que mais gasta em salários não por causa do seu plantel principal.Porque por aí,o Benfica paga tanto ou mais que nós...É mais por aqueles jogadores que temos emprestados pelos 4 cantos do Mundo e que nunca ou quase nunca vestiram a camisola do Porto e nós andamos a paga-los...
    .
    .
    è o Leandro que não joga nem nunca jogou e nós renovamos-lhe o contrato e pagamos o salário para ele jogar no Brasil...É o Ibson com um mercado enorme no Brasil e que nós andamos a suportar há anos grande parte do seu salário para ele jogar no Flamengo etc etc etc...
    .
    .
    Não será por acaso que agora o Porto está numa política de despachar os emprestados que tem encalhados há anos...
    .
    .
    Fruto de uma política de contentor,com contratos longos de jogadores que não conseguimos colocação e andamos a paga-los até hoje...
    .
    .
    O Porto tem uma massa salarial alta,porque é também dos 3 grandes o que mais jogadores tem com contrato....simples...
    .
    .
    Mas massa salarial é argumento de muito pouco peso,quando comparado com uma Sad que distribuiu dividendos por administradores através de prémios e tanto gastou em comissões...E uma Sad que ganhou uns 220 milhões desde 2004 e que não soube aproveitar esse dinheiro para reinvestir na estrutura,sanear as contas e hoje ser um clube como o Lyon em França que não tenha necessidade de ano após ano vender para equilibrar contas....
    .
    .
    Por isso ,a pergunta faz sentido sim,. aonde foi parar o dinheiro?
    O Realtórioe Contas dá umas boas dicas para quem o queira ler com isenção e olhos bem abertos.
    .
    .Como transferências como a de Kaz entre Porto e Boavista são intermediadas por alguém de um país bem longíquo como se do estádio do Bessa ao Dragão a distância fosse enorme...
    .
    Coisas assim...

    ResponderEliminar
  20. Ricardo Costa,

    Consegues apontar algum defeito ao Jesualdo?

    Consegues fazer alguma crítica ao homem?

    Ou está completamente fora das tuas possibilidades?

    ResponderEliminar
  21. Ricardo Costa disse:
    "Já vi que há gente que continua a achar o Jesualdo incompetente mesmo depois de todos se terem rendido..."

    Se todos se renderam ao homem como pode haver quem ache o homem incompetente? Então não são todos.

    ResponderEliminar
  22. Se lesses o que escrevo verías que já o critiquei...
    .
    Não sou é cego...E na altura em que muitos pediam a sua cabeça e falavam que queriam Paulo Bento e Jesus(só de pensar que chegfaram a pensar em cromos dessa estirpe até me dá arrepios) eu sempre disse que tinhamos o melhor treinador do campeonato e o 2º melhor treinador português da actualidade.
    .
    .
    Quando muitos vaticinavam que não ganhariamos nada,que ele era burro...Eu sempre disse que o trabalho dele era sério e do mais competente que passou pelo clube e que daria resultados...como deu.E com uma equipa muito jovem e tendo que reconstruir tudo de novo...
    .
    ..
    Os que na altura me insultaram,gozaram etc como tu o fazes agora e me criticaram por atempadamento eu pedir a renovação de Jesualdo,ainda antes do jogo de Manchester,depois no final,na vitória aí todos já batiam palmas com sorriso amarelo,parecendo que meses antes não haviam pedido a sua cabeça chamando-o de burro e quase me chamando a mim por achar que era da mais elementar justiça renovar com Jesualdo...
    .
    .
    Entendo que agora a esses custe,ter que dar-me razão de forma contrariada,porque nunca foram com a cara do professor...
    .
    .
    Erros?
    1-Devia apostar mais nos jogadores da formação.
    2- Critiquei muito a obsessão com Mariano e Farías,mas até nisso ele me calou,porque ao dar-lhes minutos fez com que quando Lucho e Lisandro estiveram ausentes eles pudessem entrar na equipa e serem úteis por estarem entrosados.
    .
    3- Ano passado critiquei-o e fui criticado pelo próprio Zé Luis por ele mudar de táctica sempre que jogava contra o Sporting,mudando para o losango quando eu achava que era o Sporting que devia mudar para jogar com o Porto...
    .
    4- Critiquei quando ele contra os seus príncipios foi tentar agradar os adeptos que o assobiavam fazendo-lhes a vontade de colocar o Nuno a titular...
    Curiosamente todos aqueles que o pediam,foram os mesmos que depois dos frangos do Nuno afirmaram que Jesualdo era burro por deixar o Helton no banco...
    .
    5-O facto de não bater o pé a algumas contratações para lá de duvidosas...Mas isso até pesso compreender,porque no Porto actualmente nesse capítulo o treinador tem muito pouco peso.Treinador só treina e tem pouco a dizer da cointratação de jogadores.
    .
    6- Critiquei a forma como ele abordava os jogos fora de casa para a Champions com grandes equipas em anos anteriores...Mas ele evoluíu como treinador,e hoje já não o faz,como se viu em Old Trafford.
    A equipa cresceu com Jesualdo e Jesualdo com a equipa.
    .
    .
    Como vês já o critiquei imensas vezes...Mas nunca fui cego...E admiti sempre a sua qualidade,a sua enorme competência quando muitos iam pelo caminho fácil de o criticar por tudo e por nada e são incapazes de ver uma equipa bem treinada e com modelo de jogo cimentado mesmo que esteja á frente da sua testa...
    .
    .
    Parece que Jesualdo só apareceu este ano como treinador e depois do jogo de Old Trafford...Até parece que não é o treinador português que detém uma série de recordes nem nada...3 ligas,uma taça,3 presenças consecutivas nos oitavos,uma quase eliminava o manchester nos quartos,sempre com equipas novas que perdem 3 jogadores importantes e a ter que renovar modelo de jogo...
    .
    .
    E tu?Quantas críticas já fizeste á sAD ou ao Pinto da Costa?És capaz de as fazer...Ou também só vez virtudes...
    .
    Isso sim,eu chamo ser cego ou carneiro.
    .
    Isso não sou.
    .
    Admito méritos e deméritos,e acima de tudo admiro Pinto da Costa pelo que fez pelo clube,como consigo admirar sem invejas,sem preconceitos ou simplesmente birrices outras pessoas para além dele...
    .
    .
    Sejam técnicos como Mourinho ou Jesualdo, sejam jogadores como Deco ou Lucho...

    ResponderEliminar
  23. Caro leitor,

    Se, ao ler mais uns longos testamentos a defender "o intocável", acha que já viu este filme... então você está certo.

    Então já sabe, que no fim, o artista fica sempre a gaja boa e o Jesualdo é o maior.

    Quem não gostar ou criticar o Jesualdo, ou é muito cego ou muito pouco portista, ou, diria eu, pouco muito portista. Bom, não interessa. É qualquer coisa. Só não se compreende, é como tal sumidade ou "outro mestre da táctica" ainda continua no FC Porto. Clubes como o Real Madrid, AC Milan, Chelsea, Juventus e Bayern, que mudaram de treinador no fim da época 2008/09, não conseguiram descobrir o Jesualdo. Para mim é um mistério. Certamente, que o nosso Ricardo Costa terá uma explicação bastante esclarecedora para este facto.

    Aconselha-se, vivamente, uma ida ao oftalmologista ou a um conselheiro clubístico para perceber o que é ser muito pouco portista àqueles que, por algum motivo, não adiram ao grupo de adoração ao mestre.

    Com a entrada da nova época, nada de novo, portanto. Mais do mesmo. O mesmo disco, a mesma vitrola, a mesma ficha, a mesma voltinha, a mesma viagem.

    Boa nova época desportiva para todos.

    ResponderEliminar
  24. "E tu?Quantas críticas já fizeste á sAD ou ao Pinto da Costa?És capaz de as fazer...Ou também só vez virtudes..."

    Se souberes quem são os piratas da SAD, encontrarás a resposta.

    ResponderEliminar
  25. "Ninguém se pergunta é porque é que o Porto após as somas enormes recebidas pós 2004 continua a ter que ser o clube mais vendedor dos 3 grandes,e nao consegue ficar uma época sem vender 2 jogadores ou mais..."

    Até consegue. Em 2006/07, não vendeu ninguém importante e fechou a época com 30 milhões de prejuízo.

    Continua que estou a gostar de te "ouvir falar". Já começas a "falar" uma linguagem que eu entendo.

    ResponderEliminar
  26. O Olympique de Lyon confirmou esta quarta-feira a transferência do seu avançado Karim Benzema para o Real Madrid por 35 milhões de euros, que podem chegar aos 41 milhões caso o futebolista cumpra determinados objectivos.

    Fonte: RTP

    Sabem o que isto quer dizer, não sabem?

    Lisandro, au revoir.

    ResponderEliminar
  27. Hrakatai:
    .
    .
    Jorge Jesus sim esse mestre da táctica...Que tem um adjunto para a defesa e outro para o ataque e mete a equipa a jogar o dobro...Uma pessoa que sabe estar,falar, que estudou, que tem conhecimentos ciêntificos e que nos encheria de orgulho a representar o clube no estrangeiro em conferências de imprensa dando as suas calinadas para todo o Mundo rir...
    .
    .
    Tens uma dimensão provinciana e pequena do F. C. Porto...Eu vejo-o numa dimensão mundial...E jám que falas nos grandes clubes...Diz-me um que tenha um bronco como Jorge Jesus ou Paulo Bento como treinadores...
    .
    .
    Porque os gigantes não contratam Jesualdo...Diz-me um gigante que em 100 anos tenha contratado um treinador português acabado de sair da liga portuguesa...
    .
    .
    Não queimes os teus neuronios a pensar...Só há um: José Mourinho.
    O melhor treinador do Mundo,coisa pouca de facto...
    Depois de ganhar uma taça uefa e liga dos campeões coim o Porto...
    .
    Se calhar querias que Jesualdo fosse melhor que Mourinho...Se é isso,tens razão,.o Porto está muito mal...
    .
    .
    É pouco portista,quem nao se preocupa com a gestão do clube,para onde vai o dinheiro e é pouco portista quem ataca aqueles que durante anos andam a defender e a dar a cara pelo clube,quando outros que ganham mais se escondem...E é pouco portista quem fica triste pelo sucesso do seu clube,só porque quem o consegue é alguém que o calou e o obrigou a engolir um sapo tão grande como o seu recalque em relação ao nosso treinador...
    .
    .
    Pergunto.O Lucho não é um grande craque?O melhor jogador a actuar em Portugal?Então porque vai para o Marselha e não para um Milan,Real Madrid, Bayern etc...?
    .
    .Pela lógica muito inteligente deste nosso companheiro, o Lucho não vale nada...Afinal se valesse com 28 anos não estaria no Porto e aos 29 não iria para o Marselha...
    .
    .
    E fica sabendo que Jesualdo tinha mercado em França em clubes de topo.
    Prefere o Porto.
    E falas de uma pessoa com 63 anos...
    .
    .
    Numa época em que os grandes clubes mundiais têm cada vez mais apostados em treinadores jovens,estranho seria contratar alguém vindo da liga portuguesa com 63 anos...
    Quantos treinadores no Mundo treinam com esta idade?Ferguson?
    .
    Mais quantos em grandes clubes?És capaz de o dizer...?

    Vi logo que não....Falas falas falas mas no final não vejo nada...
    .
    .
    Mais que normal que as esxpectativas de Jesuald0o sejam cumprir os 2 anos de contrato e depois terminar a carreira com 65 anos ou entao se se sentir em condições abraçar um último projecto ou no Porto ou selecção nacional.
    .
    Já nao é idade para emigrar.
    Nem é sensato um clube desses grandes apostar num técnico vindo da liga portuugesa com 63 anos...
    .
    .
    Mesmo assim,se quisesse sair tinha as portas abertas da liga francesa.
    .
    .
    Nao tenhas dúvidas que a seguir á estrutura,a maior diferença do Porto para Benfica e Sporting é mesmo a qualidade do treinador...
    .
    .
    Jesualdo comparado ao mestre da tactica e ao Paulo Bento dos 2ºs lugares e taças é como Mourinho comparado ao Octávio Machado quase.
    .
    Já nem entro no seu papel na história da evolução da forma de se trabalhar o treino em Portugal,porque aí vejo claramente que nem fazes idéia de metedologia de treino e no trabalho feito por ele na FPF na altura em que todos deram os louros a Queiroz pela geração de ouro e por métodos já defendidos por Jesualdo no espaço académico e não só...
    .
    .
    Se tiveres conteúdo a acrescentar força...Se fores por ataques,provocações e lugares comuns,acho que se dispensa...

    ResponderEliminar
  28. "Nisso parece que o Porto se está aproximar a Sporting e Benfica,vender as suas jóias da coroa a clubes inferiores..."

    Se a SAD quer vender e os clubes superiores não querem comprar, vão vender a quem? Aos clubes inferiores. Nada mais lógico.

    O busílis da questão não está nas vendas. Está na gestão desequilibrada que obriga a essas vendas e, principalmente, no esbanjamento e nos milhões gastos inutilmente em gente que nada contribui para os êxitos desportivos e só dão prejuízo financeiro. Sigam por esse caminho e talvez comecem a compreender alguma coisa.

    ResponderEliminar
  29. "Onde está o dinheiro?Como é possível com as vendas,receitas da champions etc,o Porto estar todos os anos com a corda ao pescoço ao ponto de até já vender o seu capitão por uma proposta comum ao Marselha se comparada com outras que já havia recebido...?
    .
    .
    Onde foi parar todo esse dinheiro?"

    Bom, já começo a ter esperança em ti. Esquece o Jesualdo e continua a fazer as perguntas incómodas para ver se encontras respostas convincentes. Estás no caminho certo.

    ResponderEliminar
  30. Já agora esse ano que o Porto "não vendeu ninguém" vendeu o Mccarthy, Hugo Almeida(empréstimo com opção de compra) e o Diego.Sendo o Diego dos piores negócios da história recente do clube...
    .
    Um craque em potência que toda a gente via,só porque o Adrianse não ia com a cara dele,vendemo-lo pelo preço que o compramos em vez de o emprestar como fazems com tantos outros jogadores para os valorizamos e depois vendermos por mais ou para que eles voltem ao plantel...
    .
    .
    Fazemos isso ás vezes com jogadores sem grande talento...Não o fizemos nem com Diego nem com Luis Fabiano...
    .
    Hoje ambos jogadores de selecção...E o que nós vendemos por 5 o Werder Bremen vendeu quase por 30.
    .
    E o Luis Fabiano saírá agora para o Milan por uma verba acima dos 20 milhões também.
    .

    ResponderEliminar
  31. "Já agora esse ano que o Porto "não vendeu ninguém" vendeu o Mccarthy, Hugo Almeida(empréstimo com opção de compra) e o Diego.Sendo o Diego dos piores negócios da história recente do clube..."


    Quando digo ninguém importante, digo vendas de 20 e 30 milhões de euros.
    Quando falo em 2006/07, quero dizer Junho/Julho/Agosto de 2006. Ou seja, final de 2005/06, princípios de 2006/07.

    ResponderEliminar
  32. Hurakatai,mas essa gestão ruínosa já eu alertei há muito...Mas também preferem não querer saber enquanto o Porto for ganhando...
    .
    .
    Com Octávio quando começamos a perder aí perguntavam-se pelo dinheiro...
    .
    Agora deixaram de se preocupar.
    Eu não.Nunca.Ganhe o que ganhar.
    .
    Se somos muito bons a vender,temos uma estrutura fortíssima,boa prospecção e bom trabalho nas camadas jovens,é um facto que se estamos nessa situação financeira não foi por acaso...
    .
    .
    O que o Porto ganhou da champions,vendas de passes e valorizações dava para ter cavado uma enorme distância para Benfica e Sporting em termos de passivo,e a distância não é assim tanta...
    .
    .
    Ao ponto do Benfica conseguir ficar sem ir á champions nem vender jogadores ou os valorizar como nós e mesmo asssim pode esbanjar dinheiro...
    .
    .
    A nossa sorte é que eles não têm estrutura nem sabem nada de gestão desportiva e têm o0 Rui Costa a fazer um estágio remunerado de director desportivo.
    .
    .
    O Antero tem tentado limpar a casa e mudar a política,mas não é fácil...as contas e o passivo deixados pelo passado pesam muito...E obrigam a situação como a venda de Lucho ao Marselha,Lisandro ao Lyon etc.
    .
    .Prova que de ano para ano em vez de melhorar pioramos.
    .
    Porque antes davamo-nos ao luxo de só negociar com gigantes do futebol mundial e sem fazer pechincha nenhuma.
    .
    Agora até já nos desfazemos dos nossos maiores activos para clubes menores que o nosso...
    .
    Sem necessidade se se tivesse aproveitado as enormes receitas que entraram nos nossos cofres.
    .
    .
    E chateia,ver Jesualdo a ter o trabalho de ano após ano montar grandes equipas,olear a máquina e quando finalmente ela está a funcionar e podemos acalentar expectativas de ir ainda mais longe na champions,destroem tudo e volta tudo ao ínicio...
    .
    .E depois aparecer gente ainda a criticar o treinador,quando ele de ano para ano tem que construir novas máquinas com peças sem o mesmo valor de mercado e em que as tem que potenciar para com o conjunto fazer uma máquina tão boa ou melhor do que a que tinha...
    .
    .
    Ter esse mérito,de nos fazer esquecer de anos e anos a perder jogadores importantes,construindo e consulidando outros e adormecendo-nos com as vitórias...
    .
    .
    Ao ponto de já sermos exigentes ao ponto de mesmo na vitória criticar o seu trabalho louva´vel e reconhecido por todos...
    .
    .
    Até Mourinho elogia o enorme trabalho de Jesualdo.Todos os seus pares e quem percebe de futebol o reconhece...Parece é que alguns portistas que empancaram com ele desde o ínicio e decidiram que ele seria mau nem que ganhe a a liga dos campeões-...
    .
    .
    Já se costuma dizer que pior cego é o que não quer ver...

    ResponderEliminar
  33. "Onde foi parar todo esse dinheiro?"

    A pergunta certa é: Onde pára a polícia?

    ResponderEliminar
  34. Estavas a ir tão bem. Tinhas que colocar o Jesualdo novamente ao barulho. Esquece, por uns momentos, o homem. Não tenhas pena dele porque com o ganhou nas últimas 3 épocas já pode ter uma reforma dourada como ele próprio já anunciou. Quem te dera a ti, teres os problemas do Jesualdo e pagarem-te o que lhe pagam a ele.

    ResponderEliminar
  35. E foi nesse fnal de época ínicio de 2006/2007 que esses jogadores saíram.
    .
    .
    E convém lembrar que entre 2004 e 2005 o Porto tinha arrecadado qualquer coisa como 150 milhões de euros ou mais...
    .
    Ou seja estranho já era logo pouco tempo depois já ter tanta necessidade de vender...

    ResponderEliminar
  36. Se o Bruno Alves sair para o Barcelona por vinte e tal milhões, já poderás dizer que vendemos a um clube superior e campeão europeu "tripletado".

    Isto vai chegar aos tais 60 milhões previstos. Tranquilo.

    Prepara aí mais um contentor.

    ResponderEliminar
  37. "Um container (em inglês) ou contentor é um equipamento utilizado para transportar carga.

    Trata-se de um recipiente de metal ou madeira, geralmente de grandes dimensões, destinado ao acondicionamento e transporte de carga em navios, trens etc. É também conhecido como cofre de carga, pois é dotado de dispositivos de segurança previstos por legislações nacionais e por convenções internacionais."

    É isto mesmo que precisamos.
    Precisam-se estivadores.

    RC, 60 milhões chegam?

    ResponderEliminar
  38. Sabes quanto ganha o Jesualdo para afirmar isso?
    Ganha menos do que para aquilo que ele trabalha podes ter a certeza...
    .
    .
    Porque a ele contrataram-no como treinador,e ele com o apito dourado e todos calados,teve que fazer de treinador,presidente,adepto,director de comunicação e mais alguma coisa...
    .
    Desgastou a sua imagem de forma irremediável até junto dos próprios adeptos que depois de tudo ainda o assobiavam...
    .
    .
    .
    Agora nada a ver com o assunto...
    Maniche está livre não está...?Eis uma boa hipótese caso ele queira(como parece querer) baixar o seu alto salário,voltar a uma casa que ele ama e na qual pode ter um papel importante,numa altura que estamos a perder referências e faz falta uma voz como a de Maniche no balneário,de um campeão europeu e de alguém que sempre demonstrou um amor ao clube e admiração inquestionáveis mesmo estando fora...
    .
    .
    Com a saída de Lucho,Maniche seria uma boa solução para o futebol de transiçõs rápidas e para ser mais uma referência junto dos jogadores e até mesmo dos adeptos.
    .
    .
    Maniche motivado e de regresso a casa,ainda para mais a custo 0 pode ser um grande negócio e uma forma de animar um pouco todos os portistas tristes com a saída de um ícone já da história do nosso clube.
    .
    Deco parece impossível.Nem o Inter conseguiu contrata-lo.Fecharam as negociações por ele e pelo Ricardo Carvalho.
    .
    Única hipótese seria transferir o Bruno Alves para o Chelsea(pouco provável,visto que Carvalho se deve manter) e colocar Deco como moeda de troca e ele aceitar baixar os seus salários para ainda fazer duas ou 3 grandes épocas no nosso clube sendo dos poucos jogadores capazes de chegar e assumir a batuta de Lucho sem se atemorizar e com o apoio e carinho de todos.

    ResponderEliminar
  39. Para quem não sabe, o dinheiro que aqui se fale e que ng sabe onde foi parar e não se ve a distanciapara os passivos do sportng e do benfica, eu respondo (e com isto nao significa que eu concorde com a gestão que se faz, mas...): esse dinheiro serviu para reduzir a divida do FCPorto clube (nao confundir com as SAD's). Enquanto que a divida do sporting clube sao uns 85 milhoes, a do benfica uns 130 milhoes (a juntar a passaivos de SAD de ~150 milhoes a cada), a do porto clube sao uns 5 milhoes...percebem agora onde para a diferença??

    E poderia ser muito mais? Claro que sim, se o porto nao tivesse uma carrada de jogadores emprestados so para as comissoes...Mas as coisas tb nao assim tao más...E isto já com o pavilhão construido...

    ruibonga

    ResponderEliminar
  40. Mas será que 20M do Milan,Real,Chelsea valem menos do que 20M do Lyon ou Marselha?...Fiquei sem entender se este Post era para falar do Lucho ou do Jesualdo...O homem já renovou,os portistas gostam dele qual é então a necessidade de estar sempre a dizer o mesmo?!...Eu ainda não entendi uma coisa,diz lá Ricardo quem queres tu para presidente do Porto,visto para ti Pinto da costa ser um incompetente??...Já agora porque não te condidatas contra Pinto da Costa na próximas eleições,seria giro!!!...Quanto a Lucho, penso que foi um excelente negócio...Receber 18M-podem facilmente ser 22M-por um jogador de 28 anos que nunca atraiu nenhum colosso europeu,e cuja preponderancia na equipa tem vindo a diminuir é no minimo notavel...Lucho é um excelente jogador,mas no Porto não há insustituiveis,como tal, não corroboro os cenários apocaliticos que alguns traçam para o futuro do Porto...Força Porto

    ResponderEliminar
  41. Deve ganhar o salário mínimo. Um milhão de euros por ano é pouco?

    "Assinou sempre contratos de um ano com o FC Porto, desta vez foram dois. Isso dá-lhe outra estabilidade?

    Não, há é mais responsabilidade. Tanto eu como o FC Porto estamos à vontade com aquilo que combinámos. Os contratos selam compromissos entre as pessoas, mas não as obrigam a serem escravas deles. Neste momento, ou ia para a reforma dourada - e podia tê-lo feito - ou aceitava um desafio onde temos de deixar tudo em campo."

    Fonte: O Jogo

    Em Braga, pagavam balúrdios aos treinadores. Lá é que se ganhava dinheiro. No FC Porto, é só tesos. Uma miséria total.

    ResponderEliminar
  42. Hurakatai,mas a venda de Bruno Alves não me chateia.Foi acautelada.Viu-se que fazia parte de um plano já atempadamente feito do projecto do clube.
    .
    Ele tinha ficado com a promessa de sair no final da época e já temos Maicon e Nuno André Coelho para o seu lugar.
    E saírá para muito melhor e nao para um Marselha qualquer.
    .
    .
    Lisandro sair para o Lyon não chateia,porque também estava prevista a sua saída.
    Tal como não me chateava a de Cissolho porque era esse sim um negócio irrecusável,e já tinhamos Pereira,mais uma vez nos acautelamos.
    .
    .
    Mas para Lucho não.
    .
    Renovaram-lhe o contrato,não o deixaram ir para outras ligas mais fortes ano passado e anterior quando queria sair.
    E agora que ele era dos poucos que se afirmava convicto em ficar no clube até fim do contrato e quem sabe acabar cá a carreira...Aí sim aceitam pela 1ª vez uma proposta por ele e do Marselha...
    .
    .
    Isso é que não dá para entender...Se a idéia sempre foi que ele fosse vendido como qq outro,então teriam-no vendido já em anos anteriores por somas mais consideráveis e não lhe tinham cortado as pernas ao não deixa-lo brilhar em palcos á medida do seu talento,que não certamente os da liga francesa.
    .
    .
    O que mudou?
    Porque antes Lucho era intransferível,capitão,etc e agora vendemo-lo a um Marselha quando já vamos perder Lisandro e Bruno Alves...?
    .
    .
    Ainda é pior que o ano passado em que perdemos Quaresma,Bosingwa e Assunção...Mas aí havia a desculpa que assunção saíu contra a vontade da Sad.
    .
    Este ano ainda afectamos mais a estrutura do clube,logo agora que depois de tanto trabalh e em contra relógio Jesualdo construiu uma equipa jovem com margem de progressão que mesmo com a saída de Bruno e Lisandro seria capaz de ganhar a liga de forma algo fácil e até quem sabe chegar mais longe na champions depois do ano de aprendizagem e maturação...
    .
    .
    Ao retirar-lhe o coração que era Lucho,afectou todo um trabalho de um ano, todo um modelo e o factor de equilibrio que faziA com que partíssimos de longe com gfrande favoritismo se esbate um bocado...
    .
    Porque se foi difícil de ínico para os que chegaram substituir Quaresma,Assunção ou Bosingwa,imagine-se o que é substituir Lucho...A posição mais importante de toda a táctica da equipa e modelo de jogo...
    .
    .
    ´Desfalcamos num ano 3 pilares:um na defesa,um no meio campo e outro no ataque.
    .
    Obriga a construir outra equipa nova e diferente...
    Nada a que Jesualdo já não se tenha habituado...Mas este ano a obra é ainda mais difícil...
    .
    O filme será o mesmo,mais um ano será dificil ao ínicio encontrar equilibrios e trabalhar novos automatismos em tempo record e fazer crescer jogadores em tempo record,Jesualdo levará de todos os lados críticas...Mas no final acredito que pela sua enorme competência e confiando no trabalho de Antero ao encontrar soluções possíveis de talentos para que o Professor possa trabalhar,acho que Jesualdo voltará a fazer o trabalho inolvidável que fez com a equipa de miúdos deste ano...
    .
    .
    E mais um ano no final haverá muitos sorrisos amarelos e palmas no final...E muitos verão o "mestre da táctica" quye tanto queriam no Porto a estender_se ao comprido...

    ResponderEliminar
  43. Como diz o outro: "Venha 'masé' o gravetame e pouca conversa".

    RC, consegues imaginar o Pinto da Costa com uma máquina de registar na frente e com um chapéu dos bancários antigos?

    Vamos a contas. Vamos a contas.

    ResponderEliminar
  44. "O que mudou?
    Porque antes Lucho era intransferível,capitão,etc e agora vendemo-lo a um Marselha quando já vamos perder Lisandro e Bruno Alves...?"

    Não saiu antes porque não foi preciso e porque só em Agosto de 2007 se comprou os restantes 50% do passe.

    ResponderEliminar
  45. Pedro Mota,aonde eu disse que Pinto da Costa era incompetente...?
    .
    .
    Não há insubstituiveis no clube...De acordo,mas eu acho isso para tudo e todos...Para ti não há insubstituíveis a não ser Pinto da Costa...lol.Reparas a diferença?
    .
    .
    Hurakatai...O Jesualdo recebe o que merece receber.Ganhou tudo a que se propôs,.construiu grandes equipas,valorizou activos.Fez tudo o que lhe pediram.
    .
    Ganhava mais se fosse para França ficas a saber.Tal como vai ganhar Lucho.
    Mas preferiu ficar.
    Mesmo coma adeptos como tu e outros que o assobiaram o ano todo...Mas no final se renderam e foi ver o gozo total dele de ver o estádio que o assobiou durante o ano a ele e á equipa na hora da festa todos a aplaudirem...
    .
    ..
    .
    Como digo,já apareceram os carneiros...
    .
    Afinal até já nos vão convencer,que Luhco até não era lá grande coisa...Jogador comum que o vendemos muito bem,e que até não jogava nada.
    .
    .
    Daqui a pouco dirão que o Tomás Costa recebe menos e jogará tanto como ele...
    .
    .
    Faz-me lembrar o Paulinho Santos qdn lhe perguntavam por quanto ia renovar pelo Porto " O Pinto da Costa é que sabe...".,lol.
    .
    Incapazes de pensar pela sua própria cabeçe e fazerem uma análise fria e objectiva,que vá para além da adoração ao presidente e preceber que isto é uma Sad,infelizmente nem sempre é o Pdc que decide tudo e que tem peso em tudo...Longe vai o tempo dos clubes...

    ResponderEliminar
  46. "E mais um ano no final haverá muitos sorrisos amarelos e palmas no final...E muitos verão o "mestre da táctica" quye tanto queriam no Porto a estender_se ao comprido..."

    Se calhar, em 2005, alguns já queriam o então "mestre da táctica" de Braga e disseram o mesmo que dizes agora. Claro que esse mestre já dava pelo nome de Jesualdo.

    Se calhar, o agora "mestre da táctica" no FC Porto arriscava-se a ser campeão. Era apenas mais a correr o risco.

    ResponderEliminar
  47. Engraçado que o digas...Antes não convinha?Mas no ano passado o Valência ainda o queria e já tinhamos a totalidade do passe.
    .
    .
    E quando compramos o passe todo nesse mesmo ano:everton,Real Madrid,Valência estavam interessadfos.
    .
    Isto sem falar dos clubes franceses,principalmente o Marselha que sempre demonstraram interesse mas nunca foram sequer tidos em conta...

    ResponderEliminar
  48. Viste-me ou ouviste-me a assobiar o Jesualdo alguma vez?

    Onde, quando e como?

    ResponderEliminar
  49. Hurakatai...O "mestre da táctica" é o Jesus...Nunca o Jesualdo se auto denominou ou sequer deixou que o deixassem chamar assim...
    .
    .
    O teu amigo "mestre da táctica" não tem o trajecto de Jesualdo.
    Não sabe sequer falar.
    Seria um passo atrás na política do clube de ter uma boa imagem em termos mundiais e isso passa tamb´«em pelo técnico.
    .
    Não vês técnicos broncos nos grandes clubes mundias a dizer as bacoradas de Jesus...
    .
    .
    Não vês o Jesualdo adizer que inventou a defesa á zona e que o pode provar atravésm de cassetes suas dos treinos do Felgueiras...lololol.
    .
    .
    Jesus nunca estudou para ser técnico...Como Mourinho e Jesualdo o fizeram.Dedicaram uma vida ao estudo e ao aprimorar de conhecimentos ciêntificos que Jesus nem imagina o que sejam...
    ..
    Metodologia de treino para Jesus é o mesmo que para mim é pesca submarina...
    .
    .
    Um treinador que diz que tem um adjunto para o ataque e outro para a defesa faz-me questionar duas perguntas:
    1-Onde está o do meio campo?
    2-Ele é treinador de futebol ou de futebol americano?lol.
    .
    .
    Entre um professor e um bronco que se acha o novo Mourinho porque estratégicamente alguns jornais o colocaram nos píncaros para ele ir para o Benfica...fico com o professor com obra feita,não so em termos de resultado,mas em termos de conhecimento e de estudo do jogo.
    .
    .
    Jesus nem sabe que o treino deve ser integrado,estagiou diz ele com tantos mestrs e nao aprendeu isso...
    ..
    Jesualdo fez 3 4ºs lugares consecutivos num Bragas que vinha de um 14º lugar na liga e numa luta para não descer...
    .
    Foi o Jesualdo que alicerçou o Braga de dimensão europeia.Porque ele criou a estrutura.Nao o Jesus.
    .
    .
    E Jesualdo fe-lo sem metade do orçamento de Jesus nem uns 6 ou 7 jogadores do Porto no seu plantel...
    .
    .
    Jesus o que conseguiu com maior orçamento e jogadores doi Porto?
    Ficar atrás do Nacional...Uma equipa com um dos orçamentos mais baixos deste ano dos 10 1ºs classificados...
    .
    .Porque não é o manuel machado o mestre da táctica...?Foi mais longe que Jesus quer na taça quer na liga e com menos meios...
    -.
    Porque a Bola e o Record não lhes dava jeito enaltecer isso...
    ..
    .
    Comparar o trajecto e a importância do professor Jesualdo no futebol português ao paraquedista Jorge Jesus +e no mínimo de rir e de quem não estudou a evolução da forma de estudar o jogo e o treino e não conhece o trabalho de ambos...
    .
    .
    Jesus é um emírico,tal como era o Jaime Pacheco....O Pachecho até foi campeão pasme-se,com o boavista...Que é feito dele hoje?Grande treinador?
    .
    .
    Pois...A sorte e o empirismo da-nos destaque uma,duas vezes...A qualidade essa depois trata de decernir o que foi aleatório e o que foi trabalhado...
    .
    .
    Porra,até o Scolari seria um grande treinador se Jesus fosse...
    .
    .
    Mas não me alongo mais sobere o Jesus poeque tenho um post sobre ele a preparar e já a marinar há algum tempo...

    ResponderEliminar
  50. Hurakatai,então estas-me a dar razão...
    .
    .
    O que mudou?
    Porque ants Pinto da Costa desdenhava do Villareal,e agora anda a vender jogadores ao Marselha?
    .
    .
    O Villareal em termos financeiros mete o Marselha na caixa.E tem uma equipa bem mais competitiva que o Marselha actualmente,já para não dizer que joga na liga espanhola...

    ResponderEliminar
  51. Não foi preciso.
    Não saiu o Bosingwa e o Quaresma?

    Não podem sair todos de uma vez. Até porque não convém dar muito lucro todos os anos.

    E não fui eu que vendi o Lucho.

    Mas se perguntares ao Reinaldo Teles, ele deve tirar-te as dúvidas todas ou nem por isso. Será que o Antero sabe?


    Pinto da Costa, Dezembro de 2007 a "O Jogo":

    "E nem mesmo se um clube, como o Villarreal, chegar com uma proposta muito boa para levar o Lucho?
    Há meia dúzia de meses não deixámos sair o Lucho, tivemos de pagar os 50 por cento do passe que não nos pertencia, e agora ia-mos vendê-lo? Não faz sentido. Mas, afinal, quem é o Villarreal? Eles já quiseram o Lucho e não conseguiram contratá-lo. Se quiserem algum jogador da equipa de juniores podemos conversar, até porque têm de se convencer que não têm capacidade financeira para comprar jogadores com a qualidade do Lucho."


    Consegues perceber a coerência?

    O que ontem era verdade, hoje é mentira. Ah, ganda Pimenta Machado.
    O mundo pula e avança como uma bola nas mãos de uma criança.

    ResponderEliminar
  52. Estou-te a dar razão?

    Sou um gajo "muita" porreiro.

    ResponderEliminar
  53. "O teu amigo "mestre da táctica" não tem o trajecto de Jesualdo".

    Não é meu amigo. Não o conheço. Nunca me foi apresentado. Não sei de onde tiras essas conclusões.

    Tens que ser mais rigoroso nas tuas afirmações.

    ResponderEliminar
  54. Claro,afinal qq treinador no Porto é campeão...Os treinadores não têm mérito algum...
    .
    José Mourinho?Naaa...Foi o Pinto da Costa que ia treinar a equipa e que a fez ganhar a champions all by himself...
    .
    Jesualdo é o único técnico tricampeão?Naa...foin o Pi8nto d cOSTA q ensinou o Hulk a jogar para a equipa,potenciou o Cissokho e o Fernando etc...
    .
    .
    Afinal estranho é porque:Del Neri,Fernandez, Octavio Machado,Fernando Santos entre outros não tiveram os números e os resultados e de Jesualdo...
    .
    .
    O Pinto da Costa nesses anos faltou aos treinos se calhar...

    ResponderEliminar
  55. Eu gostava de ver o Benfica e o Sporting a saírem vergados do Dragão, mas cheira-me que ainda não vai ser este ano.
    Quando o Ricardo Costa conseguir escrever um post sem falar (bem)do pessoal, eu apgo uma jantarada aqui ao pessoal :)

    O FCP é muito grande e confesso que este ano não achei que o lucho estivesse a ter a preponderância de outros anos, por isso vamos com calma pessoal.
    Obviamente que o PC irá contratar o irmão do Hulk, desta vez nas Arábias ou ásias e já temos o nosso 8.


    Cumprimentos DesPORTISTAS!

    ResponderEliminar
  56. No benfica, o Jesualdo não foi campeão. Porque terá sido?

    Em Braga, os treinadores tiram o "curso" final que lhes garantem conhecimentos e competências para serem campeões.

    Ó diabo, não foi para o benfica o treinador do Braga? Estamos lixados. Este ano já fomos.

    ResponderEliminar
  57. Isto de se saber onde acaba o mérito da estrutura do FC Porto e começa o mérito do Jesualdo tem que se lhe diga.

    RC, mérito do Jesualdo nos últimos 3 títulos em percentagens? Tens números?

    ResponderEliminar
  58. Aí vêm eles. Mais uma invasão francesa. Acudam. Salvem as crianças e as mulheres. Será que a ponte das barcas aguenta o tranco desta vez?

    "O Olympique Lyon desenha o ataque final a Lisandro Lopez. Uma comitiva chefiada por Jean-Michel Aulas, presidente do clube, chega amanhã (sexta-feira) à Cidade Invicta para mais uma ronda de conversações com a SAD do F.C. Porto.

    A informação foi adiantada pelo próprio Aulas ao jornal LÉquipe e confirmada ao Maisfutebol por Olivier Blanc, director de comunicação. «O presidente deverá chegar ao final da tarde/início da noite a Portugal», adiantou Blanc, escusando-se a entrar em mais detalhes sobre a negociação.

    Ao que foi possível apurar, Jean-Michel Aulas traz uma oferta de 20 milhões de euros na carteira. O Lyon não desiste deste sonho chamado Lisandro e desta vez parece decidido a levar para França o acordo selado.

    Amanhã a noite promete, então, ser agitada na cidade do Porto."

    ResponderEliminar
  59. Hurakatai pelo mesmo motivo que nem o Mourinho foi campeão lá...Porque terá sido?O Mourinho passa a ser pior treinador por isso?
    .
    .
    Quem disse que no Braga tiram algum curso?
    O Carvalhal e o Jorge Costa passaram por lá e saíram queimados da experiência.
    .
    .
    O que fez o Jesus em Braga?Com o maior orçamento da historia do clube,jogadores do porto a granel etc...conseguiu um fantástico...5º lugar.atrás do poderoso...Nacional.
    .
    .
    Compara com Jesualdo que pegou numa equipa em 14º num ano e depois nos 3 seguintes a pôs 3 vezes seguidas em 4º.,consolidando-.a como 4º grande.
    .
    .
    Jesus teve um ano que a pos em 5º e virou mestre da táctica só porque ia para o Benfica...
    .
    .
    Não entendo porque não chamaram mestre da táctica ao Jesualdo na altura q ficou 3 vezes seguidas em 4º,...Talvez porque ele nunca foi de por em bicos de pés e ser fanfarrão nem ter amigos para pedirem para falarem bem dele nos jornais...
    .
    Talvez por isso...
    .
    .
    O mesmo se aplica ao Manuel Machado...Afinal fez mais que Jesus este ano,mas parece que nenhum jornal se embrou de enaltecer isso...
    ..
    Só o próprio falou que ficou satisfeito de ficar na frente com menos meios do chamado "mestre da táctica"...
    .
    .
    Ainda sou do tempo em que o grau de mestre era atribuído por alguém com provas dadas numa área académica e tinha q se estudar e provar conhecimento para o obter...ou então mostrar resultados e trabalhos de realce para ter esse título...
    .
    .
    Não sei o que fez o Jesus sinceramente.,..

    ResponderEliminar
  60. RC,

    Esquece o Jesualdo. Esquece o Jesus. Concentra-te agora no Lisandro.

    20 milhões é um valor justo ou ele vale mais?

    ResponderEliminar
  61. É o valor possível atendendo a que ele só tem mais dois anos de contrato e o Porto não conseguiu renovar com ele a tempo e horas.
    .
    .
    Não o tratou bem quando contratou o Rodriguez que veio ser mais bem pago que ele e rejeitou na época rever-lhe o salário...
    .
    .
    Agora arcamos com as consecuências.
    .
    .
    Mas o Lisandro já estava preparado para o perder,tal como o Bruno Alves.
    .
    .
    E até o Cissokho se fosse pelos tais 15 milhões.
    .
    .
    A Sad nunca enganou em relação a esses...Com o Lucho é que foi diferente...E passaram de uma postur5a de não ouvir propostas e querer tornar-lo bandeira do clube e faze-lo ser o nosso capitão e terminar aqui a carreira,a querer vende-lo a todo o custo arté para o Marselha.
    ..
    .
    Quando ha dois anos Pinto da Costa gozava com o Villarreal e lhe fecharam as portas de ligas mais fortes e clubes mais poderosos que o Marselha.
    .
    .
    Lisandro e Bruno são mais fáceis de substituir e esse dossiê estava mais que tratado,diferente do caso do Lucho,mais difícil de substituir e que não foi acautelada a sua saída...
    .
    .
    Os negócios são relativos...Ganahmos 18 milhões por um ídolo,símbolo,capitão que nos diziam fora da lógica do mercado e que era para terminar aqui a carreira e era essa a vontade expressa pelo mesmo..
    Agora quando custa um jogador para a sua posição que o possa substituir á altura...?
    .
    .
    Tudo depende.
    .
    .
    Mas não gostei da forma que a nossa Sad tratou o Lucho,dos jogadores mais correctos,profissionais e de maior classe que vimos passar pelo clube.
    Ao ponto de este ano ser o ano em que seria o 2º se não me engano capitão estrangeiro em toda a história do clube e o 1º do reinado Pinto da Costa...
    .

    Isto demonstra bem a sua simbologia...Mas o Porto nos últimos anos também foi pródigo em tratar mal alguns dos seus símbolos...

    ResponderEliminar
  62. Não fiques triste.

    Pode ser que 2 ou 3 milhões desse dinheiro vá parar à tua conta bancária para compensar a tua tristeza, com os cumprimentos do Pinto da Costa. Achas impossível?

    ResponderEliminar
  63. Não sei,também não sei se estás no pleno uso das tuas capacidades...
    .
    .
    O que tem a minha conta bancária a ver com isto?
    ..
    Não sou eu que ando a ganhar comissões de certeza...logo eu que há anos que as critico...
    Tem muita gente é que prefere fechar os olhos para elas.

    ResponderEliminar
  64. Ora lá está. Comissões. Quem lucra com elas?

    Se o dinheiro sai da SAD e vai parar a contas das agências de jogadores, como é que alguém da SAD pode lucrar com isso?

    Nunca recebi comissões. Não sei como isto se processa.

    ResponderEliminar
  65. Vamos lá imaginar um cenário qualquer:

    Um presidente de uma empresa qualquer cotada em bolsa compra um produto para a sua empresa por 4 vezes o seu valor de mercado.

    Combina com o vendedor do produto receber uma parte dessa verba, sem o conhecimento dos accionistas dessa empresa.

    Posteriormente, esse presidente vende esse mesmo produto por 4 vezes o valor da compra, gerando um grande lucro para a sua empresa. Deve esse presidente receber um louvor ou uma demissão por ter vigarizado a empresa no acto da compra?

    ResponderEliminar
  66. Caro Ricardo:

    Não o conhecendo de lado nenhum, não quero deixar de lhe elogiar a visão global, sincera, frontal e objectiva de tudo o que se passa no FCP.

    Seria capaz de subscrever as suas afirmações, às quais acrescento o facto de se notar que é das poucas pessoas que demonstra algum conhecimento acerca de metodologia de treino e de organização táctica.

    Por outro lado, sempre achei Jesualdo um treinador mediano, mas concordo que o tempo demonstrou que os seus elogios são justos e merecidos.

    Lamentavelmente, este seu post teve o efeito de me fazer desinteressar um pouco mais da nova época que se avizinha. Até porque "cheira" ligeiramente a 2004.

    Por último, gabo-lhe a paciência e a capacidade de argumentação. Leio o blog regularmente, comento-o com alguns amigos, e acho que lhe é devido (a si) algum destaque.

    Cumprimentos

    P.S.: Sei, de fonte próxima e credível, que o Lucho foi de férias PLENAMENTE CONVICTO que se manteria como capitão do FCP. E com a sua total concordância.

    ResponderEliminar
  67. Ricardo eu não disse que Pinto da Costa é insusbtituivel ,mas posso garantir que melhor do que ele é quase impossivel...Já agora podemos comparar o que ganhou o Porto antes e durante a presidencia de Pinto da Costa,ou quem venceu mais: Pinto da Costa ou Lucho??...Pinto da Costa é a maior figura da história do Porto,quer se goste quer não se goste...Podemos dizer que cometeu erros,mas se compararmos com os sucessos,fica dificil fazer melhor...Claro esta é a minha opinião,e respeito quem possa achar que LFV ou Bettencourt é que são bons...

    ResponderEliminar
  68. Factos: a saída simultãnea do Lucho,Lisandro e Bruno alves é bem mais grave do que asaída do Asuunção, Quaresma e Bosingwa.

    -Não existe no plantel um jogador que substitua o Lucho

    -18 Milhões por um jogador deste caibre não é um "excelente" negócio, o Lucho tem pelo menos 5 anos a jogar ao mais alto nivel, tinha ainda muito a dar ao FCPorto era um valor seguro. Quantos milhões vamos gastar até descobrir um novo Lucho ou Deco?

    -Fica tudo muito perturbado quando se fala de comissões, mas pelos vistos não se importam com as dezenas de jogadores que nunca farão parte da equipa e que custam milh\oes.

    -Estou curios e inqueto sobre o futuro.

    ResponderEliminar
  69. Cirilo deixo-lhe um agradecimento profundo pelo seu comentário.
    .
    .
    Nem sempre é fácil escrever por aqui,principalmente porque existe muita gente que prefere ser cega e não querer comentar e discutir de forma aberta a vida do clube sem entrar nos lugares comuns...
    .
    .
    Pedro,eu também não disse que havia melhor que o Pinto da Costa.Apenas que não há insubstituíveis em lado nenhum.Nem o presidente o é.
    .
    O que digo é que uns são mais difíceis de substituir que outros como tu bem o disseste...Lucho é daqueles que pela posição que ocupa no campo,pelo seu peso no balneário e junto dos adeptos é mais difícil de substituir...
    .
    Daí a natural preocupaçao de qualquer portista,que estava preparado embora relutante(por ser a mesma coisa todos os anos) para perder dois jogadores mas que já tinham um plano eficaz traçado para que fossem substituídos sem afectar em demasia as rotinas de jogo.
    .
    .
    Lucho viu-se claramente que saíu sem ter havido qualquer tipo de planeamento...E pareceu sair de forma algo forçada...
    Estranh antes nem ouvir propostas que eram melhores para ele e para o clube,e agora deixa-lo sair para um Marselha...
    .
    .
    Até doi ver Lucho ter que acabar a carreira a jogar na liga francesa...Para isso acho que nenhum portista se importava que se vendesse outro jogador qualquer para manter Lucho no Porto.
    .
    As vendas de Bruno Alves e Lisandro deveriam chegar...E se já chegamos ao ponto que até temos que vender craques como Lucho para clubes como Marselha,muito mal vão as finanças do nosso clube...parece um saco roto.-..o dinheiro entra muito,mas parecer que não se armazena nada...
    .

    Tal como diz e bem o André,acho que todos os que amem o clube devem se sentir neste momentos curiosos e inquietos em relação ao futuro...
    .
    Só se falam em vendas e saídas e nada de entradas...
    E mais uma vez perdemos 3 jogadores fundamentais para a equipa e temos que aprtir quase do 0 depois do trabalho que foi montar a equipa este ano com tanta gente jovem...
    .
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  70. Ricardo vendemos para o Marselha porque foi o que ofereceu a melhor proposta,é simples...Se amanha a equipa do Scolari oferecer 40M pelo Hulk achas que eu me importo que ele vá para um clube mediocre?! é lógioc que não,o que quero e me interessa é os beneficios para o Porto e não para o jogador...18M do Marselha valem o mesmo que 18M do Real,ou Mau Utd...Vejam bem que o Pinto da Costa conseguiu receber do Marselha 18M-facilmente podem ser 22M-ora isso é muito dinheiro,pois ao contrário do que muita gente diz, Lucho nunca interesou realmente aos grandes clubes europeus ,e a prova é que,enquanto outros iam saindo ele cá ficava sem propostas...Mais, digam o nome de 5 jogadores de 28 anos,acabados de sair duma lesão,que jogasse numa liga de 2º nivel e sem tubarões entre os interessados que tenha sido vendido por mais de 20M,tal como Lucho foi!!...Do ponto de vista futebolistico é uma perda importante,mas tal como outros no passado será substituido...Convem não esquecer que Lucho é o jogador mais caro da história do Porto,e o mais bem pago,logo tentar obter mais valias com ele era vital...Digo mais,se o negócio do Lucho ajudar a manter Lisandro,ainda mais fanta´stico considero o negócio,pois para mimLisandro é á 2 epocas o melhorjogador do Porto...

    ResponderEliminar
  71. Pedro entao explica-me porque Pinto da Costa rejeitou em anos anteriores propostas por Lucho na ordem dos 20 e 25 milhões de euros.
    .
    O próprio o admitiu.
    .
    E é claro que é totalmente diferente em termos de imagem do clbue andar a negociar com Marselha ou com Manchester United.
    .
    .
    Afinal se não fosse porque Pinto d a Costa foi o 1º a desdenhar quando o Villareal o queria contratar,dizendo que o Porto só negoceia com grandes clubes e que o Villareal tinha que se convencer que era um clube pequeno para ter um jogador como Lucho...
    .
    .
    O Villarreal tem uma equipa mais forte e jga numa liga mais competitiva que o Marselha..
    .
    .
    Mas se quisermos ser cegos e elogiar o Pinto da Costa em tudo e todos atirarmo-nos de uma ponte se ele disser que isso é o melhor para o clube tudo bem...
    .
    .
    .
    Lucho foi dito pela própria Sad não saíria,fosse pelo que fosse.
    Já antes não ouvirams sequer propostas de:Valência,Real Madrid,Villareal,Atlético de Madrid e o próprio Marselha.
    .
    .
    Porque este ano tudo mudou?
    .
    è mentira que Lucho nao tivesse propostas,afinal o próprio Pinto da Costa com orgulho falou em ter rejeitado uma proposta de 25 milhões por ele.
    .
    .
    Tu só estás a ver os números.Mas eu estou a ver a equipa.
    O estrago no planeamento de uma época e o que nos vai obrigar a alterar em termos de estrutura é superior aos 18 milhões que receberemos...
    .
    Sim porque esses negócios de prémios etc são muito bonitos mas não me convencem...Foi como o do Quaresma...EWra 18 mais os os prémios,e +prémios até hoje nem vê.los...
    .
    .
    E o nosso presidente afirmou que só por 30 milhões...Ele até dava o euro que faltasse lembras...?Fomos gozados com essa afirmação por todo o lado...Porque acabamos por o vender bem longe dos 30.
    .
    .
    Ninguém aqui quer saber de se em termos puramente monetários é um bom negócio.
    CXlaro que é,tem 28 anos etc..:Mas se Lucho fosse para ser tratado como um jogador mais a vender então que não lhe tivessem fechado as portas da liga espanhola e tivessem ouvido as propostas de outros clubes e não tivessem renovado contrato com ele afirmando que seria para ele terminar a carreira no Porto...
    .
    .
    A partir daí,todo o planeamento para esta época foi feito tendo em conta a perda apenas de Bruno Alves e Lisandro.
    Agora mais uma vez obrigararemos a que se construa uma equipa e um modelo totalmente novos,e assim demos tiros nos pés e seja esbatida a enorme vantagem que levavamos dos rivais derivada da nossa estabilidade e equipa que continuaria competitiva.
    .
    .
    Assim perderemos 3 dos 4 capitães num ano...Se achas isso uma boa gestão do ponto de vista dos resultados desportivos tudo bem...Eu não acho.
    .
    .
    Perda mais grave que as 3 do ano passado,com a agravante que ano passado um dos 3 perdemos sem culpa própria.
    Esta venderemos 3 porque queremos,desfazendo assim defesa,meio campo e ataque das suas 3 maiores referências..
    .
    .
    Mais uma vez daremos jovens sem adaptação á nossa realidade e ao clube para Jesualdo trabalhar em tempo record e construir uma equipa nova,mais uma vez todos o criticarão e dirão que é burro por a equipa de ínicio ter dificuldades porque terá que se habituar a novas rotinas,e mais uma vez no final ganhando darão Olas á Sad e ao presidente...Poreque mesmo vendendo ganhamos de novo,como se o treinador nem tivesse que fazer um trabalho enorme para compensar 3 saídas dessas...
    ..
    .
    Com qualquer outro treinador,teriamos a liga seriamente comprometida para o Sporting que manteve todos e ainda se reforçou.
    ...
    Mas como temos Jesualdo que apesar de tão menorizado por todos provou o que provou ano passado com uma equipa de miudos e a ter que construir uma equipa nova e ganhar no mesmo ano...Com ele acredito que tudo seja possível e que até sem Lucho,Lisandro e Bruno Alves e tendo que destruir e construir tudo de novo mesmo assim sejamos campeões...
    .
    .

    ResponderEliminar
  72. O que não invalida,que Lucho era para acabar a carreira no Porto e não para vender.
    .
    Afinal,ele há dois anos falou que tinha propostas e que gostava de sair...
    O Porto convenceu-o a ficar,disse que seria líder de um projecto,ele abraçou a causa,este ano nem sequer colocava a hipótese de sair ao contrário de outros,falava em ser capitão de equipa em acabar cá a a carreira...
    .
    .
    E é justamente este ano que o Porto decide aceitar uma proposta por ele...do poderoso...Marselha.
    .
    .
    O nosso presidente que se gabava de que os craque sdo Porto só saíam para clubes de3 topo europeu e não negociava com clubes menores...
    .
    .
    Pelos vistos até o Marselha já vale...

    E nós ainda temos que depois aturar os dirigentes do Marselha falarem que o Lucho foi seduzido pela grandeza do clube e a possibilidade de jogar a champions...
    .
    .
    Como se no Porto ele nºaoi tenha jogado mais a champions que alguma vez jogará no marselha e o Porto nao fosse um clube infinitamente superior ao Marselha.
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  73. Achanque a diferemça está na forma como vês om Lucho...Eu e acho que grande parte dos portistas,o vemos como um símbolo do clube.um líder e dos melhores jogadores que passaram pelo clube.
    .
    .
    Vemo-lo como um dos melhores,mais talentosos e inteligentes médios do futebol mundial e tu vê-lo como um jogador comum bompara jogar em equipas como o Marselha...
    ..
    Para mim Lucho é claramente o melhor jogador da liga,o de maior classe.
    .
    .
    Um jogador que está muito para além da questão económica...Para ti,é apenas um jogador comum,que deve ser vendido e tratado de forma leviana.
    .
    .
    Eu acho que pelo que ele deu ao clube merecia mais.e sim tamb´+em me preocupo com o bem de um jogador que nos deu muito.
    .
    .
    E com o meu clube.E seiu que é mais importante para om meu clube manter o Lucho num ano em que vai perder dois capitães e já vai vender Bruno Alves e Lisandro do que receber 18 milhões por ele.
    .
    .
    Trocava-os pela chance dele poder acabar a carreira no Porto como nosso símbolo e capitão.
    .
    .
    Quem diz ele diz outros como o Baía,o Jorge Costa,Rui Barros e o próprio Deco.
    .
    .
    O Deco só não foi possível porque ele quis sair de facto e era para um clube como o Barça..-.
    Diferente de Lucho que manifestou vontade em ficar e saíu para um...Marselha...
    .
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  74. Esta mensagem diz tudo! Não é preciso ser um expert na matéria para perceber a tristeza que vai na alma do Lucho.
    E como adepto do FCP sinto que o sentimento é recíproco.

    ResponderEliminar
  75. Mas onde eu digo que Lucho é jogador comum??essa necessidade de inventar e pôr palavras na boca dos outros para poder argumentat,é algo que nunca entendi,se não tens nada para dizer não digas,escusas de inventar...Continuando...Lucho é um excelente jogador,talvez o mais importante no Tetra duma forma geral-Para mim Quaresma foi o melhor jogador em 06 e 07,enquanto Lisandro foi em 08 e 09-logo é uma perda enorme,mas perdas destas já tivemos e continuamos a vencer,logo não prevejo que seja o fim do mundo a saida de Lucho...Analisando a transferencia em si,volto a referir que foi um excelente negócio em termos financeiros, tendo em conta todas as circunstancias actuais...Lucho nunca teve uma proposta de 25M,e os unicos clubes que estiveram interessados realmente em Lucho foram o Valencia,Vilareal e o Everton ,sendo que este ultimo foi o unico que apresentou uma proposta concreta de 17M ,em 2007,o que obrigou o Porto a comprar os restantes 50% do passe...Mesmo que o Porto tivesse uma oferta de 20M em 2007-o que nenhum jornal relatou-e a tenha rejeitado isso não torna o actual negócio mau,pois as circunstancias eram diferentes,começando na idade,no salário,e na necessidade de vender...Em 2007 vendemos Pepe e Anderson,em 2008 Quaresma e Bosingwa e este ano??Pois...Quanto ás declarações de Pinto da Costa é preciso entendê-las,tu realmente acreditas-te que Quaresma ia sair por 40M??olha eu não...Quanto ao gozo que lhe dava vender a grandes clubes é algo perfeitamente normal,mas isso não invalida vendas a clubes menores,e essa declaração foi feita após a venda de simão ao Atlético,logo têm mais de provocação do que propriamente uma analise onjectiva e racional...Por curiosidade achas o Vilareal melhor do que o Marselha??o que éra o Chelsea em 2004???não me digas que era um colosso europeu!!..O Marselha é o maior clube francês em palmarés e adeptos...Eu entendo e sei que Lucho vai fazer muita falta,mas sei que o Porto vai continuar a vencer,pois ao contrário do que a imprensa ao longo dos anos diz,no Porto as vitórias não são devidas a um só jogador,nunca o foram e nunca serão...

    ResponderEliminar