13 julho 2009

Sol na eira, chuva no nabal


Ser competitivo custa dinheiro e pelo visto a sobrevivência custa os olhos da cara: mais uma explicação pública de Pinto da Costa e outra de Beckenbauer. Ou a posição em que se situa o Sporting, no meridiano do Benfica e nos antípodas do FC Porto


O FC Porto continua a ensinar aos adeptos em geral como é estar e triunfar no futebol. Os relapsos têm de ser sempre lembrados das verdades mais actuais, contra o “romantismo” de outras eras. O curioso é que mesmo os adeptos portistas que deviam conhecer a “cartilha” azul e branca são, muitas vezes, os mais distraídos e (alegadamente) críticos. Pinto da Costa acaba de dar mais uma lição à concorrência nacional e Beckenbauer uma alfinetada em Florentino Perez.

Leio hoje em O Jogo:
"Pela parte do FC Porto posso informar o doutor Bettencourt de que não gastamos em compras sequer 50 por cento daquilo que recebemos com as vendas de jogadores como Lucho, Paulo Machado, Lisandro ou Paulo Assunção, entre outros", palavras de Pinto da Costa por um remoque do homólogo leonino. E finaliza: "Achava [Bettencourt] que não havia dinheiro, mas pelos vistos há"

Confrontado com a questão de saber se esta seria uma gestão de risco, Pinto da Costa rejeitou a ideia e enfatizou o sucesso desportivo: "Não, não é uma gestão de risco e é a única possível para os clubes portugueses que queiram jogar ao mais alto nível" [negrito meu]. E acrescentou um exemplo: "O FC Porto recebe cerca de vinte vezes menos que o Milan em direitos televisivos e esta diferença de receitas só pode ser colmatada em termos de competitividade com a capacidade de comprar e vender criando mais-valias resultantes da valorização que temos feito dos jogadores".

Questionado sobre se esta diferença de realidades resulta da dimensão dos mercados ou de falta de capacidade negocial, Pinto da Costa declarou: "Evidentemente que parte dessa diferença resulta da dimensão relativa dos mercados, mas uma outra parte resulta do facto de os clubes não se unirem, a começar pelos maiores".
Pode discordar-se, mas não negar a realidade. Pode argumentar-se, mas ninguém tem a verdade absoluta, logo a “outra versão” não é comprovadamente melhor e subsiste sempre a dúvida entre o gastar para ganhar ou o poupar para não ganhar. Pode pedir-se sol na eira, mas é difícil conciliar a chuva no nabal. É um equilíbrio precário manter a equipa tetracampeã e ganhar dinheiro. O último classificado da Liga inglesa recebe mais do que o campeão europeu de clubes, garantidamente acima de 22/25 milhões de euros anuais. E só precisa de estar lá, não necessita vencer algum jogo, basta participar. Em Inglaterra é assim. Mas o FC Porto joga em Portugal onde, como em Itália e Espanha, os clubes negoceiam os direitos televisivos isoladamente, ao contrário de França, Alemanha (o Bayern também queria estar só mas teve de alinhar com todos) e, claro, além-Mancha.

Ora, os clubes grandes deviam reunir-se em torno de um objectivo comum e, assim, obteriam mais dinheiro sob pena de as tv’s não terem acesso aos jogos. Sabemos como vale por cá a política de capelinha, o que é ridículo sabendo da residual dimensão do nosso mercado e de a Liga não ser “exportável” para outros países, via tv. Ora, esta Liga, também aqui, não trouxe nada de novo, aliás não há uma ideia genuína e válida que mereça ser discutida, mas o “sistema” vê virtudes onde não há centelha de imaginação e iniciativa e fica-se por aplaudir o folclore e escrevinhar banalidades da acção política e executiva da Liga de Clubes que nada resolve.

A este respeito, é interessante um paralelo que li ontem num jornal espanhol sobre Beckenbauer. O eterno “kaiser” que dirige o Bayern de Munique manda uma alfinetada em Florentino Perez, considerando “de loucos atirar dinheiro”, sobre a política de mercado do Real Madrid. E isto acontece com dois dos maiores clubes mundiais, sendo o Bayern a presidir à Associação Europeia de Clubes (AEC) e o Real, como o Bayern e o FC Porto, um dos integrantes do antigo e já extinto G-14, mesmo do tempo de Florentino na presidência merengue. Beckenbauer também diz que “teria remorsos se gastasse 60 milhões num jogador”, aludindo a uma pretensa oferta dos merengues por Ribéry. Já para não falar, como é normal num alemão que não anda alheado da realidade, na crise financeira mundial e as dificuldades de emprego.

Temos, portanto, três planos:
- o pobre do Sporting, sem dinheiro e capaz de recusar 15 milhões (em Janeiro) do Bolton por Miguel Veloso, entretanto reduzidos a 10… E, como já foi observado anteriormente, abdicou da sua política de compras, depois de ruinoso projecto imobiliário a que foi conduzido por um daqueles “gurus” modernos mesmo com nome antigo e de visconde, em favor de uma atenção maior à Academia, por necessidade e não estratégia, só por não poder fazer cantar um cego….

- o pobre-rico do Benfica que, como o Real Madrid, disfarça o estatuto decadente com empréstimos bancários, a subsidiar os seus fracassos desportivos, crédito mais acessível que nunca ao comum mortal mas com o risco hipotecário inerente, prova de que pode não se ter dinheiro sem deixar de ter vícios. O recurso à banca está difundido por todos os clubes, incluindo o FC Porto, mas há limites perigosos para ultrapassar.

- o desenrascado como o FC Porto, que aposta na marca da sua imagem e garantia de competitividade nos grandes palcos internacionais, valoriza jogadores e obtém mais-valias que deviam ser um orgulho nacional mas vai passando despercebido. Ou porque se acha, em contas de merceeiro, que o passivo nem devia existir, ou pelo folclore de Verão e as cigarras a cantar tomar o espaço circense necessário às agendas mediáticas e programações televisivas.

Anda muita gente preocupada com o facto de Jesualdo ter de refazer a equipa em cada época. É legítima essa questão, desde que não descambe para a tendência de criticar porque sim, sem atender à realidade financeira em que os clubes vivem. É a urgência do passo em frente. Rumo ao abismo? Talvez. Mas não há outro caminho, só o tal precário equilíbrio para não cair, precisamente se os clubes não estabelecerem regras que os protejam da ganância de alguns.

O Real Madrid deveria ser criticado por isso, pois rompe todo o protocolo com a ideia de ser “o mais grande” e fazer o que quer só porque pode. Aos poucos crescem os alertas para esta política de terra queimada onde se faz constar que só em direitos televisivos num ano o RM paga a transferência de Ronaldo, como se este fosse, também, o único jogador a pagar e os outros vivessem à borla.

Se Bettencourt, numa das pobres “generalidades” em que os portugueses se habituaram a conviver para não ferir susceptibilidades do vizinho, não sabe as diferenças entre Benfica e FC Porto, na gestão, no mercado e na verdade competitiva, então confirma que o Sporting gostaria de fazer como o Benfica, mas tem medo desse passo e não tem, reconhecidamente, legião de adeptos para satisfazer como no circo.

23 comentários:

  1. Zé Luís, excelente post.

    É a realidade do futebol, as vezes pergunto me como é possível o clube da 2ª circular, sem ganhar nada consegue comprar jogadores atrás de jogadores. Será que a banca está assim tão bem para estar sempre a emprestar dinheiro? Para mim passa se alguma coisa de estranho muito estranho.....

    Ja agora, ninguém sabe ainda quando vão estar a venda os bilhetes para o jogo da apresentação?

    ResponderEliminar
  2. não se podem fazer omeletes sem quebrar alguns proverbiais ovos...
    boa crónica mais uma vez, Zé Luís.

    @Orgulho Azul: deve aparecer no site mal estejam à venda, costuma haver bastantes disponíveis porque nem todos os lugares anuais lá vão :) mas eu lá estarei!

    ResponderEliminar
  3. Orgulho azul, a banca vende dinheiro, haja quem o compre. É o seu negócio.

    Curioso não é o Benfica gastar e não ganhar - sem alguém contestar. Mais perto do abismo que nunca.

    Curioso é a generalidade dos adeptos preocuparem-se, portistas e não portistas, com contas do género:

    - tens 50 milhões de lucro numa venda, não podes ter passivo
    - ganhas 100 milhões da tv, podes comprar UM jogador por 100 milhões.

    O futebol deixou de ser um desporto para ser um negócio que, pelo visto, só sobrevive se se transformar num espectáculo. Aí nem é precisa a bola, um campo e 11 jogadores. Basta um. E à volta de um monta-se um circo.

    Não sou do género de gastar o que não tenho, mas há que investir para ter retorno. Convém é ganhar. Caso contrário, a solução é enganar os sócios. Ganhar pode iludi-los, não o nego, mas é uma ilusão positiva e não creio que o cenário é tão negro, para quem ganha, como se pinta.

    Se fosse assim, de que cor seria o cenário para quem perde?

    Alguém ouviu falar dos 40 milhões de uma subscrição de obrigações do Benfica, em Janeiro? Imaginaram os seus tontos adeptos que era para reforços. Foi para pagar salários. E olha se ganhassem e se não tivessem proventos da sua prodigiosa marca que não é tão frutuosa como se divulga.

    ResponderEliminar
  4. São os Clubes Portugueses, muito particularmente os nossos concorrentes mais directos, que fazem a desvalorização do negócio do Futebol em Portugal...Ao estarem sempre em picardias constantes connosco, por ignorância de saber gerir bem, utilizam os argumentos estafados que acabam por atingir o todo da comunidade do Futebol Nacional...Dentro fazem isso e fora ainda fazem pior, indo volta e meia, por moto próprio ou por arrebanhamento, queixar-se às estâncias Desportivas Internacionais alargando com essas atitudes o descrédito Nacional...É de estúpidos, mas o que podemos esperar de gente que supunha ter para sempre, o Poder do Futebol nas mãos?...Eles têm o Poder, não têm é a capacidade de saber gerir bem o Poder...Fazem-me lembrar as famílias desavindas que se vão queixar aos vizinhos das questiúnculas internas pensando que com essas atitudes acabam por resolver essas querelas e ganhar vantagem...Só dão má imagem da sua própria família e mais tarde ou mais, cedo acabam por levar por tabela. Saem desvalorizados...

    ResponderEliminar
  5. Zé Luís, completamente de acordo. Hoje, no Jogo, vi uma coisa que até me arrepiou: Ricardo Carvalho, Pepe e Bruno Alves, podem no total, render 90 milhões de euros. Eu pergunto: quem no mundo futebol é capaz de fazer negócios assim?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Excelente artigo, Zé Luís.


    «O último classificado da Liga inglesa recebe mais do que o campeão europeu de clubes, garantidamente acima de 22/25 milhões de euros anuais. E só precisa de estar lá, não necessita vencer algum jogo, basta participar. Em Inglaterra é assim. Mas o FC Porto joga em Portugal onde, como em Itália e Espanha, os clubes negoceiam os direitos televisivos isoladamente, ao contrário de França, Alemanha (o Bayern também queria estar só mas teve de alinhar com todos) e, claro, além-Mancha.»

    Só para terem uma ideia a soma da receita televisiva de todos os clubes portugueses ronda os 50M€.

    «Como são repartidas as receitas na Premier League:
    * 56% (£456,4 milhões) são divididos em partes iguais por todos os clubes, o que garante à partida £22,8 milhões a cada clube. (capacidade orçamental e verba para investimento)
    * 22% (£179,3 milhões) são distribuídos mediante a performance das equipas na competição. (salvaguardado o mérito desportivo de cada colectividade)
    * 22% (£179,3 milhões) são distribuídos consoante a audiência televisiva e do nº de jogos transmitidos na TV. (salvaguardada a grandeza dos clubes e o nº de adeptos de cada)
    Estas percentagens são negociadas entre as Federações/Ligas de Futebol e os clubes, podendo diferir de liga para liga, no exemplo Francês a formula é de 50%, 30% e 20% respectivamente.»
    In http://www.futebolfinance.com/direitos-tv-a-receita-do-futebol


    Este é um dos maiores problemas do futebol português, mas está longe de ser irresolúvel.

    http://www.futebolfinance.com/venda-colectiva-de-direitos-tv-em-portugal

    ResponderEliminar
  7. In www.fcporto.pt

    Certo de que tomou a decisão correcta ao mudar-se para o Dragão, Álvaro Pereira tem como meta principal, nesta nova etapa da sua carreira, contribuir para outras conquistas do FC Porto. O lateral uruguaio encontrou um clube «espectacular» e mostra-se encantando com os primeiros dias na nova casa: «É um sonho estar aqui», afirma.

    «Assinei pelo FC Porto em quatro minutos, porque foi a melhor proposta. É graças ao FC Porto que estou aqui e penso que tomei a decisão correcta. É um grande passo na minha carreira».

    «O clube é espectacular, uma equipa com que qualquer jogador sonha. Trataremos de fazer o melhor possível, fazer as coisas bem para continuarmos a crescer».

    «Qualquer um, na sua carreira, procura passar do menos para o mais. Foi uma grande decisão, a de ir para a Roménia, que me deu a oportunidade de jogar a Champions e começar a aventura no futebol europeu. Creio que o futebol romeno tem parecenças com o português, pelo que a adaptação aqui pode ser mais rápida. O plantel está muito unido, fui recebido da melhor maneira e espero que continue assim».

    «O importante é que o FC Porto é o melhor clube de Portugal, demonstra-o dentro e fora de campo, e vem ganhando títulos há vários anos. A verdade é que isso também me atraiu. Para mim é um sonho estar aqui».

    «Oxalá conquistemos novamente o título e vamos trabalhar para isso. O FC Porto entra nas competições para ganhá-las. É um clube grande e tem de lutar por títulos, tem de ser favorito. É essa a mentalidade do grupo».

    «Não venho roubar o lugar a ninguém. [Cissokho] é um companheiro como os outros e um grande jogador. O importante aqui é o FC Porto e que quem jogue ajude a melhorar a equipa. O objectivo é sempre a equipa e defender até à morte o companheiro que temos ao lado».

    ResponderEliminar
  8. Será q alguém me sabe dizer algum site onde possa consultar as contas dos clubes?

    Sou portista, e até à data n tenho tido razões de queixa da política practicada pelo sr. Jorge Nuno Pinto da Costa (antes pelo contrário.. :) ).

    No entanto, tendo sido o FCP, o clube que mais lucrou com a venda de jogadores (e todos nós temos mais ou menos presentes os grandes negócios que o FCP fez neste passado recente), seria mesmo necessário a venda do Lucho e do Lisandro este ano, e será necessário depois de todos aqueles milhões encaixados a venda de jogadores fucrais todas as épocas??

    ResponderEliminar
  9. OiluT, bem-vindo ao clube das dúvidas sobre a razão de o FC Porto vender ou não vender.

    Se não houver compradores, interessados - o mercado - e produtos valorizados, vendáveis - o FC Porto - podes crer que não sai nenhum jogador do Dragão.

    Se os jogadores não forem bons, se não mostrarem categoria, se não actuarem nos grandes palcos (montra) podes crer que o FC Porto não vende qualquer jogador, como nenhum clube vende.

    O mercado é aberto, desde 1995/96, com o Acórdão Bosman.

    O FC Porto é vendedor e comprador. Pelo funcionamento do mercado e por necessidade assente em estratégia, o FC Porto compra barato, de preferência mas nem sempre é assim, e vende caro, porque melhora os jogadores ao seu serviço, não os piora, e torna-os atractivos. Tem de colmatar as saídas e vai ao mercado de novo. E assim sucessivamente.

    Há quem discorde. Há. Poucos e não muito inteligentes, mas há. Nem sabem ler, nem entendem o funcionamento da coisa, muito menos conhecem os meandros do mercado, ainda que sejam capazes de "fixar o preço" ao A, B e C, valorizando ou desvalorizando o jogador.

    Há um mês eu referi aqui que o mercado parecia quase morto. Hoje, como frisa PdC, há dinheiro, mas há também a preocupação com tectos que se ultrapassam. Mas o mercado agitou-se. Não tem a ver com os 94 milhões de euros, do M. United que gastou pouco em proporção com o que recebeu de CR9. Mas o Lyon e o Marselha (este sem vender alguém de destaque e para encher as arcas) estão muito gastadores.

    So que os potenciais compradores não compram o que outros querem, só o que necessitam. Muita procura inflacciona o preço. Pouca procura baixa o preço, pelo menos não se pode pedir muito por um produto que é pouco desejado, tem pouco mercado. É assim com as cenouras no Bolhão, as batatas em Fermentelos e Lamego, os repolhos em Lisboa e os jogadores no mundo do futebol.

    Não sei se, entretanto, deram conta de que o Inter, de Mourinho, queria Deco e Ricardo Carvalho por 5 milhões. Não era 5 milhões cada, mas 3+2, pelos dois jogadores.

    Aliás, sobre a efusiva "celebração" do mercado aos olhos dos adeptos, lembro que alguns, neste fórum, pediam mesmo a contratação de Deco, o regresso ao Dragão que não serve o FC Porto nem de borla, julgo eu, mas estas opiniões atiram-se com a facilidade com que o RM gasta dinheiro.

    Sobre as contas dos clubes, de que percebo pouco, o Aristodemos é mais dado a esses pormenores e terá indicações preciosas, decerto, sobre os links a seguir.

    ResponderEliminar
  10. eu não ponho em causa a gestão do FCP pois temos tidos excelentes resultados desportivos e também sei que o FCP não é só a equipa de futebol, e um todo que para manutenção e essas coisas se gasta montes de dinheiro.

    Acho que há portistas que aproveitaram a saída do lucho e lisandro para descarregar a raiva na direcção, apercebo me disse em alguns comentários


    Serei sempre fiel ao meu FCP, e antes de criticar tento perceber o porque dessas situações

    ResponderEliminar
  11. Bilhetes para a Apresentação à venda esta terça-feira

    Os bilhetes para a Apresentação Oficial do FC Porto são colocados à venda já esta terça-feira, nos locais habituais. A cerimónia, que inclui uma série de atracções, entre as quais um jogo frente ao Mónaco, realiza-se no sábado, no Estádio do Dragão, a partir das 19h00. Os detentores de Dragon Seat têm entrada gratuita.

    Os ingressos, cujos preços vão dos cinco aos 10 euros, para sócios, e dos 10 aos 20 euros, para o público em geral, podem ser adquiridos na Bilheteira Nascente do Estádio do Dragão, nas Lojas Azuis (Bom Sucesso, ArrábidaShopping e NorteShopping), nas Lojas Fnac (NorteShopping, Santa Catarina, GaiaShopping e MAR Shopping) e através do site oficial (www.fcporto.pt) ou da Linha Dragão (707 28 1893).


    in Fcporto.pt

    ResponderEliminar
  12. em primeiro lugar parabens pelo blo,quanto ao assunto em questão é claro que o porto é u melhor clube portugues tambem no que respeita a realização de grandes trasferencias, mas como portista sinto que com tanto dinheiro deveriamos obrigatoriamente diminuir o passivo todos os anos ,não me acho que ter 50 jogadores emprestado, sendo o porto a pagar grande parte dos seus ordenados seja uma politica correta, gostaria de uma opinião sua sobre o assunto PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  13. Ouço sempre falar no pagamento dos ordenados dos jogadores que vão sendo emprestados...Será mesmo assim ou é apenas cantiga para adormecer meninos?...Pessoalmente não acredito que os Clubes a quem o Porto empresta jogadores, não assumam com estes nenhuns encargos...

    ResponderEliminar
  14. uma SAD sem passivo era demasiado apetecivel para um clube com dinheiro e pior que este cenario, seria a possibilidade de uma futura direcção do clube (sem o NGP) ter acesso a um credito de 100M€ ... eu nen quero imaginar os desastres que iriam acontecer.

    ResponderEliminar
  15. depende do contrato de emprestimo.

    Normalmente, conforme o numero de jogos que o jogador jogar vai subindo a percentagem de salario que o Porto paga.
    É mais-ou-menos pagar para valorizar o jogador.

    ResponderEliminar
  16. Benfica dá receitas ao BES
    Patrocínios da Central de Cervejas pagos directamente ao Banco Espírito Santo. 43 milhões de euros até 2020.


    O Benfica penhorou ao Banco Espírito Santo (BES) as receitas do patrocínio negociado com a Central de Cervejas, proprietária das marcas Sagres e Luso. De acordo com documentos a que o Correio Sport teve acesso, o clube da Luz escreveu no passado mês de Junho várias cartas à administração da Central de Cervejas, liderada por Alberto da Ponte, dando instruções para pagar directamente ao BES os montantes negociados a título de patrocínio com o clube, a sociedade anónima desportiva , a Benfica TV e a Benfica Estádio.

    São mais de 43,2 milhões de euros que deverão entrar nos cofres da instituição financeira liderada por Ricardo Espírito Santo Salgado até Agosto de 2020.

    Nas cartas, assinadas pelo presidente do clube Luís Filipe Vieira e o administrador financeiro Domingos Soares de Oliveira , aqueles responsáveis pedem à administração da Sociedade Central de Cervejas (SCC) que os pagamentos realizados pela SCC ao Benfica sejam canalizados directamente para uma conta aberta junto do BES.

    A explicação para este procedimento está no facto das várias empresas do universo Benfica terem celebrado com o BES um “penhor de créditos” a favor do banco.

    Segundo apurou o CM, esta operação tem duas vertentes distintas; uma parte das verbas destina-se a financiar as recentes contratações realizadas pelos encarnados (antecipando parte das receitas do patrocínio), enquanto o restante serve para renegociar o passivo que o clube tem junto do banco de Ricardo Salgado.

    Ao trocar a posição do Benfica como devedor pela Central de Cervejas, o clube consegue refinanciar a sua dívida em condições de taxa de juro muito mais favoráveis. “Trata-se de uma opção de gestão, que é praticada frequentemente pelos principais clubes. Ter como devedor uma empresa como a Central de Cervejas, num contrato com esta importância, em vez do Benfica, significa diminuir o risco para o credor. Em termos de garantias para a instituição bancária, não é o mesmo ter um crédito sobre a Central de Cervejas ou ter um crédito sobre o Benfica”, afirmou ao CM um responsável do sector bancário.

    BES COM 12 % DO CAPITAL

    Segundo o relatório de contas da SAD benfiquista (2007/2008), o BES detinha 12,2% do capital, entre acções detidas directamente e as dadas em garantia por Vilarinho.

    António Pereira / Miguel Alexandre Ganhão

    Já devem ter derretido tudo.
    Mega lolada

    ResponderEliminar
  17. Aproveitando a deixa do Zé Luís cá vão os links.



    Comparação do passivo dos 3 grandes:

    http://ww1.rtp.pt/desporto/?t=Passivo-dos-grandes-entre-clubes-e-SAD-ascende-a-650-milhoes.rtp&article=185708&visual=5&tm=1&Top=17Futebol%20Nacional



    Resumo dos últimos Relatório e Contas:

    http://www.futebolfinance.com/fc-porto-sad-relatorio-e-contas-0708

    http://www.futebolfinance.com/benfica-sad-relatorio-e-contas-0708

    http://www.futebolfinance.com/sporting-sad-relatorio-e-contas-0708



    Relatórios e Contas do FCP SAD:
    http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/emit_fact.cfm?num_ent=%25%23%24CZ%22]X%20%0A



    O relatório e Contas do FCP Clube (não confundir com FCP SAD) não está
    disponível depois da remodelação no site do clube (ou pelo menos eu
    não o encontrei). Quem o quiser é só mandar-me uma mensagem para o
    email que está no meu perfil.



    As melhores análises às contas do FCP estão no Reflexão Portista:

    http://reflexaoportista.blogspot.com/search/label/contas

    ResponderEliminar
  18. Benfica recusa venda colectiva dos direitos televisivos

    http://desporto.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1391652&idCanal=4743

    resumindo NÃO TEMOS HIPÓTESE nen de perto nen de longe de chegar, aos números praticados nesta europa

    ResponderEliminar
  19. Viva !

    Artigo fantástico.

    Claro que é a única gestão possível ! Está mais que provado !

    Se me permite, Zé Luís, em forma de ironia : O Kaiser, talvez por a Alemanha já não ser um império, perdeu a noção de que a monarquia ainda é uma realidade em Espanha.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  20. cm, essa notícia do CM é fantástica. Porque diz muito da forma como o benfas liquidou as suas futuras receitas, isto é tem o futuro hipotecado até ao tutano, apesar dos anúncios ribombantes do acordo com a cervejeira - e ainda bem que eu nao gosto da Sagres.

    Mas a notícia diz, ainda, muito do que não é denunciado por esta operação que pareceu, aos olhos dos tolos, um encaixe notável de patrocínio mas é logo gasto tão depressa que nem passa pela tesouraria da Luz, vai directamente ao credor que ainda por cima tem uma percentagem não negligenciável da SAD. Portanto, tal como o Sporting, entregue à banca. É claro que, assim, o benfas terá sempre crédito, mas quem ganha é a banca.

    Portanto, o fim está próximo. Aquilo vai dar o estouro mesmo se os fracassos desportivos persistirem, sem títulos e sem Champions nos tempos mais próximos.

    Leitura imediata mais relevante?

    O próximo campeonato vai ser, mais do que nunca, de faca na Liga. O benfas quer o título para ir à Champions e tudo irão fazer para beneficiar os encornados.

    Em pano de fundo subsiste a realidade da luta sem tréguas nos bastidores, pois o desespero atingiu o limite máximo para justificar as acções mafiosas do clube lisbonense. Isto para além da luta pessoal, que passa despercebida mas é um facto inelutável, entre a sobrevivência, não só como presidentes dos seus clubes/SAD, mas como homens, entre o Filipe Vieira e o Pinto da Costa.

    O desespero encornado é o que sobressai no fim desta história toda.

    Mesmo assim, o correio da manha lá vai camuflando a triste realidade do clube que ainda pode dar de comer a certa Imprensa do regime.

    Para mim é a história do ano, sinceramente, por tudo o que diz, o que não diz mas deixa dizer e o bater no fundo da reles instituição dominada por arrivistas que ainda agora foram sufragados pelos idiotas do costume.

    ResponderEliminar
  21. Parabéns Zé Luís. Depois de uma "guerra" entre adeptos portistas vivida ontem e hoje noutro blog, fez-me bem ler a análise que faz aqui, marcada pelo realismo, positivismo e confiança. Quem nasceu p'ra lagartixa nunca chega a jacaré - dizem os brasileiros. Nós já fomos jacaré, mais do que uma vez, mas não podemos viver obsecados por uma repetição de tais feitos. Devemos, isso sim, estar preparados para aproveitar eventuais oportunidades que se nos deparem. Mais do que isso, como se depreende da sua crónica e eu acompanho, será utopia.

    ResponderEliminar
  22. Fazendo umas contas simples...18 pelo Lucho, 24 pelo Lisandro, 15 pelo Cissoko, 5 pelo Ibson, 3,5 pelo Paulo Machado...Deixa cá ver Meireles, 18+24+15+5+3,5...65,5 Milhões?...Será possível?...Tasssssss...

    ResponderEliminar
  23. O Sousa Tavares deve estar a roer-se todo, até eu...Dêm-me um milhãozinho só, tá bem?...

    ResponderEliminar