17 agosto 2011

Ainda os penáltis, agora "feios" e "esquisitos" mesmo se incontestados

Volto, insisto no tema dos penáltis da 1ª jornada. Um tipo lê cada coisa que, se não partilhar minimamente, não dá eco do que por aí se diz, bem ou mal.


O penálti do FC Porto em Guimarães é tema recorrente de conversa, fiada mas escrita. Tal como a ironia do João Manha no Rascord a que me reportava implicitamente em baixo, hoje é o arquitecto do Sol, o inefável cronista domingueiro António Saraiva que, sublinhando a clubite aguda, dá no mesmo.


Como lhes dói a coisa e não parece aliviar...


Agora deu-lhe para apelidar os penáltis de, imagine-se, "feio" e "esquisito". Isto é, falando sobre o golo do Porto que deu para ganhar em Guimarães, não contesta a validade e justeza do mesmo. Na tónica da imbecilidade futeboleira que dá contornos fantasmagóricos à mais pura realidade, o director do semanário Sol diz que o Porto venceu com "um golo feio" e "um golo esquisito".


Já tínhamos lido e ouvido de penáltis bem ou mal marcados, de penáltis justos ou inexistentes, de penáltis visíveis e invisíveis quando não mesmo inventados, de penáltis inevitáveis e outros escusados, inclusive de penáltis fora da área, quando a mesma cresce para fora dos limites das suas marcações a branco no relvado. A brincar, até ouvimos falar de penáltis de cabeça. Mas golos feitos de penálti "feios" ou "esquisitos", mesmo não questionando a legitimidade da marcação da falta dentro da área e do correspondente castigo máximo, não, nunca tinha lido ou ouvido.


É só para registar, porque a idiotice futeboleira própria dos "escarafunchosos" e maus perdedores não tem limites. É só mais um a assobiar para o lado por um lance favorável ao seu clube, no caso o primeiro golo em Barcelos obtido com Nolito em fora-de-jogo - embora eu admita que, no limite, por milímetros, seja uma jogada passível de passar, favorecendo o avançado, como tese defendida nas recomendações do International Board e, nesse âmbito, a aplicar a todos os clubes e eu aqui não faço distinções e levo tudo na mesma medida, daí considerar injusto o golo mal anulado a Postiga e justo, mas que poderia passar, o golo de João Tomás invalidado ao Rio Ave frente ao Braga. A mim não me apanham com tergiversações e efabulações como este arquitecto que, quando foge do seu objecto de trabalho, no caso a política, como sucede com o director do Jornal de Negócios também em "calúnia" no Rascord, o Pedro Santos Guerreiro, são casos doentios, como os demais que ali bolsam e vituperam a verdade desportiva que dizem defender.


Feito mais este registo, realce para as nomeações de hoje, nas quais o Xistra foi para a jarra logo a começar... Rui Silva, um desconhecido, estará 6ª feira no Dragão. João Ferreira passa do Benfica ao Sporting e estará em Aveiro no domingo. Sábado, na Luz, o tenrinho Hugo Pacheco.


Ora, este Pacheco é tão novo e já tem uma história e notória, mas que a muitos escapa ou não interessa avivar a memória e é bem recente.




Estreante na I Liga, Hugo Pacheco protagonizou o maior roubo do campeonato passado foi no Sporting-Beira-Mar e é boa altura para lembrar como os calimeros são favorecidos montes de vezes mas fazem por esquecer. Esse Pacheco primeiro anulou um golo limpo aos aveirenses na 1ª parte, como antes sucedeu no Sporting-Olhanense e ninguém sabe porquê mas sucedeu em dois jogos em Alvalade na mesma época. Depois, o tal Pacheco negou um penálti flagrante por carga sobre um chinês do BM e tudo como 0-0 no marcador. Por fim, inventou uma mão de um aveirense e permitiu a vitória de 1-0 dos leões, uma daquelas vitórias por penálti, para mais inventado, depois das peripécias anteriores, que são tão contestadas quando sucedeu para o FC Porto e mesmo em penáltis indiscutíveis.


Pelo que, estamos na mesma, a todo o vapor, logo à 1ª jornada. É só para lembrar e marcar terreno, confrontando posições.



Nem se compreende sequer o nervosismo gritante que por aí vai, com a cegueira correspondente e atrelada a imbecilidade incontrolável e perigo de saúde pública em risco sério. É que, no final da época, vão à Champions os dois primeiros classificados e o 3º vai à pré-eliminatória, logo há mais lugares para os milhões e escusam de se afligir logo à 1ª jornada. Para mais, de forma patética.


nota: o empedernido "artnis" insiste em querer comentar e segue de imediato para o lixo, não percebo porque insiste mas os burros são assim, parece, e nada a fazer, só cumprir regras de higiene. Qualquer ideia pateta que tenha a apresentar aos benfiquistas terá muito por onde se estender, mas não aqui. Se quer falar de penáltis, pode consultar o quadro à direita no blog onde está compilado o total de penáltis desde há muitos anos, para aí 25 ou mais. O resto é treta, tal como questionar o penálti de Guimarães que ninguém de bom senso, a não ser uns parolos e o Manuel Machado, contestou de facto, só lamentou ter sido assinalado, bem asinalado mas foi uma chatice.

1 comentário:

  1. o tal de arquitecto tem dias. Às vezes diz que é do Belenenses...

    Mas o que ele é, é um mouro ressabiado e atormentado...

    ResponderEliminar