18 agosto 2011

Barça em défice chega para Madrid esfusiante mas improfícuo e estupidamente violento



Só Messi, de momento, põe o Barça no pedestal mundial e mais dois golos do melhor jogador do mundo, o último dos quais a poucos minutos do final da 2ª mão da Supertaça de Espanha para fazer o 3-2 e evitar o prolongamento já depois da 1 da manhã em Barcelona, vulgarizaram o Real Madrid que acabou, mais uma vez, a fazer uma triste e pacóvia figura.

Ainda é um campeão europeu em défice de prepração que no dia 26 enfrentará o FC Porto no Mónaco, na Supertaça europeia que será, tudo o indica, o seu próximo jogo oficial, se for concretizada a greve que adiará este fim-de-semana o arranque da Liga das estrelas?

Sem ritmo e, especialmente, sem intensidade de jogo, jogando recuado e com a prudência que o seu actual momento aconselha, o Barça estará ainda tão "enferrujado" de amanhã a oito dias no Principado? Seria bom para o FC Porto ter aspirações a vencer o colosso espanhol ao qual Messi bastou para, com três dos cinco golos em dois jogos, derrotar o Real Madrid.


Os merengues, num estado de preparação mais adiantado, jogaram mais ofensivamente do que nos quatro duelos marcantes do final da época passada. Ironicamente, mostrando mais codícia, o futebol da equipa de Mourinho, contudo, parece mais improfícuo e voltou a ser incapaz de dar profundidade e acutilância na área à maior posse de bola e jogo que "instalou" no meio-campo do adversário.


Ou seja, um Barça ainda insuficiente, comparado com o "normal" das últimas épocas, acabou por chegar para o melhor que o Real Madrid tem apresentado e que será próximo do que valerá nos meses até ao Natal. O que significa, mesmo assim, ser o Barça um colosso enorme para o FC Porto com vista à Supertaça da UEFA. Ainda intransponível?


Porém, Fàbregas já jogou e assistiu Messi para o 3-2 final que deixou Camp Nou em loucura, apesar de um jogo timorato dos catalães, com a defesa muito recuada e muito jogo pra trás, sem assumir nem comandar a partida a seu gosto. Por insuficiência própria e atrevimento madridista, que quis beneficiar da sua melhor condição no momento, mas os catalães jogaram no controlo da partida e da "eliminatória", com o 2-2 favorável obtido em Madrid e que os da capital igualaram perto do fim para aspirarem ao prolongamento.


Mas em desespero, o Real Madrid voltou a fazer uma figura triste e até insólita, com os protagonistas do costume a portarem-se como animais em campo. Pepe voltou a não ser expulso, agredindo Piqué num canto mas sem um Benquerença - que tanto prejudicou os catalães frente ao Inter de Mourinho em 2010 - para marcar o penálti respectivo que daria o 3-1 e sentenciaria a partida. Pepe acabou por fazer uma assistência para Benzema no 2-2, mas o outro animal em campo, Marcelo, não evitou ser expulso já nos descontos, depois de poupado ao vermelho por uma agressão a Messi com uma patada depois de falhar um corte, uma agressão que o brasileiro já fez na 1ª mão e tinha feito na infame final da Taça do Rei, aí frente a Pedro, o que cobre de ridículo não só este jogador, tal como Pepe, como os suspeitos árbitros espanhóis que só em último caso ousam expulsar um jogador do Real Madrid.


Este Barça, mais "falível", "humano", "terreno", e acossado quando o adversário pressiona a saída de bola da sua defesa, parece mais ao alcance de um FC Porto que seja determinado e objectivo e evite a circulação de bola de Xavi e Iniesta a que se junta, agora, Fàbregas. Iniesta abriu o marcador com uma fuga pelo meio da defesa marengue, muito permeável.


E é essa a esperança que os dois jogos da Supertaça de Espanha deixam, com a equipa de Guardiola longe ainda da sua melhor condição mas, ainda assim, capaz de bater o Real Madrid cujo descontrolo emocional no final comprova o timbre das últimas épocas marcadas pelo complexo de inferioridade face ao tricampeão espanhol a quem só ganhou um dos últimos nove jogos, a Taça do Rei, e apenas na toada violenta e intimidatória permitida pelos submissos árbitros espanhóis.


11 comentários:

  1. Eu depois do espectaculo que as duas equipas deram depois da entrada de Marcelo e no final do jogo suspendia os dois clubes de qualquer competição por um ano!O que os dois clubes tem mostrado nos ultimos tempos não é futebol é violencia!
    Saudações Portistas!
    Abraços
    Duck

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde!!
    O fabregas iniciou a jogada do 3º golo mas quem fez a assistencia foi o Adriano.
    Um enorme desafio nos espera no Monaco, sejamos bravos e honremos nossas cores!!!!

    YES WE CAN PORTO

    ResponderEliminar
  3. ah, ah, ah,o dj duck parece os comentadeiros de cá ue repartem as culpas pela violência verbal no futebol tuga por vários clubes. Se o FCP nunca fala nem incendeia cenários, ao contrário do benfas, porque razão terá de pagar?

    Então os de Madrid voltam a andar de cabeça perdida, mal se sentem em incapacidade crónica para ganhar ao Barça, e este também tem culpas?

    Apesar da vergonha imensa da final da Taça do Rei, o Barça não fez figuras tristes e o Guardiola deu os parabéns ao Madrid em vez de culpar o árbitro por não expulsar os caceteiros de Mourinho.

    Não há pachorra para estas ideias simbolicamente dignas de fair-play.

    ResponderEliminar
  4. Os caceteiros de Mourinho em 2003 e 2004 venceram a Taça UEFA e Liga dos Campeões!!!Só por acaso estavam ao serviço do nosso Clube.
    Saudações Portistas!
    Abraço
    duck

    ResponderEliminar
  5. E o que tem a ver o cu com as calças? Por acaso, nesse tempo, a violência era o modo de vida do FC Porto? Houve algum expulso por conduta violenta? Havia sururu no final dos jogos? E quantos ladrões não passam a bons homens e os impolutos não viram maus homens?

    Não tem nada a ver, o Madrid português é uma vergonha, inspirada pelo jogo rasteiro e subjugado e exposto quando jogam contra alguém melhor.

    O Madrid é uma Merda e o Mito Mourinho morreu na época passada, já o escrevi.

    O Mourinho até está mais gorducho, é para morrer como um porco. Aliás, as suas declarações no final, sobre a conduta violenta e voltando a atribuir as fitas aos catalães desqualificam-no em definitivo.

    É ridículo. Até podia ter sido Papa que, feita esta transformação, passou a ser um Papalvo que só ilude os tolos.

    Também para Mourinho de memórias vivem os museus. Ao menos que saiba lá ganhar um lugar de honra que faça jus ao que brilhantemente conquistou e não pela falta de nível que demonstra. Por incapacidade e cegueira, por tolice e fanfarronice, por mostrar o pior do português que ele assume ser. O resto da equipa segue o treinador e isto é um mau exemplo em todos os sentidos.

    Outra época desastrosa como a anterior e sairá de Madrid, seguro. Lá não aguentam estas merdas muito tempo. Desta vez não podem dizer que Pepe não acertou e que o árbitro os roubou. Não tiveram capacidade para mais, estando no seu melhor e com um nível que dificilmente melhorarão, ante um Barça que não voltam a apanhar tão fraco, a meio gás.

    ResponderEliminar
  6. Meu Caro Zé Luís estou a vêr que continua sem perdoar a forma como o Mourinho deixou o nosso Clube.Acho que ainda vou vê lo a chamar aos jogadores do Chelsea os caceteiros do Villas Boas!!!Já que não perdoa ao Mourinho ter saido do nosso Clube espero que ao menos perdoe ao nosso Presidente e respectiva administração os fabulosos negócios que tem andado a fazer.
    Saudações Portistas
    Duck

    ResponderEliminar
  7. Acha mesmo que o Barça está assim tão fraco?Parece me que não viu os jogos nem conhece o plantel do Barcelona.
    Não me diga que é daqueles que diz que o nosso Clube até treinado por Vitor Pereira ganha ao Barça?...
    Saudações Desportivas!
    Duck
    p.s.já agora que irão os que tão mal dizem do homem quando ele for treinador do Barcelona?Até me vou rir...E se por alguma hipótese ele voltasse ao nosso Clube...hi,hi,hi

    ResponderEliminar
  8. Sobre o Barça, não digo que está fraco, mas em estado de preparação atrasado, débil, como Guardiola reconheceu publicamente. O pior Barça ganhar ao melhor Madrid só enfatiza a debilidade dos merengues, não a do Barça que tem o melhor jogador do mundo e o único, no momento, que faz a diferença.

    Um Barça assim, ainda algo em baixo, sem as pilhas carregadas em full, torna-se menos extraordinário, logo mais um bocadinho ao alcance do FC Porto.

    O Barça é, para mim, a melhor equipa de sempre da História do futebol. Venho a escrever sobre isso há três anos. A Supertaça é apenas "este momento" da temporada e mostrou-nos um Barça abaixo do normal. O Barça em alta rotação, como eu o sei e admiro, é imparável, este Madrid impreciso voltaria a levar Cincazero.

    ResponderEliminar
  9. Sobre Mourinho, tambem aqui estás enganado e atrasado. Anos atrasado. Elogiei sempre o Mourinho, não fui dos que lhe desejaram mal ou assobiaram quando voltou ao Dragão, até passei por cima daquilo de Palermo.

    O que é Mourinho, recentemente, é que me fez azedar. Critiquei asperamente o jogo do Inter e a vigarice ante o Barcelona graças ao Benquerença. Não dou mérito a quem teve sorte galáctica e ajuda externa para ser campeão europeu em 2010.

    No Madrid a coisa piorou na época passada. Táctica de ferrolho, a ver se pegava como no Inter. Vergastado, vencido, e impotente. Ganhou uma Taça do Rei com a complacência do Undiano Mallenco, com violência extrema. Uma vergonha, mas o Barça assistiu à entrega da Taça, Guardiola não se refugiou na arbitragem e provou no campo, na Liga e na Champions, que o Barça é melhor, tem estilo e tem fair-play.

    Este Mourinho mete-me asco, puro nojo. É um sentimento de rejeição já incontornável, antagónico com o de adulação até 2008.

    Escrevi sobre isso várias vezes, não é de agora. Quem me acompanha sabe como justifico as minhas ideias, sem olhar a quem e sem preconceitos. Não tenho duas visões do problema, só uma verdade e um princípio. Quem não me acompanha é que pode estranhar, mas que sei eu dos outros que julgam pensar de mim?

    Todos os que aqui quiseram valorar o Madrid, o CR7, os seus milhões e a sua soberba, depois o Mourinho, não mais opinaram. Fugiram.Eu não fujo às questões e assumo o confronto. Dou a cara nos maus momentos, vejo é os cobardes fugirem à primeira contrariedade. E quando eles aparecerem, um dia, levarão na devida conta.

    ResponderEliminar
  10. Meu Caro Zé Luís agradeço lhe as suas respostas.O meu ponto é este o Mourinho de hoje não é diferente daquele que contratamos em 2002.
    Sem dúvida que o Bracelona practica o melhor futebol mas também o Dinamo de Kiev o practicava em 87 e nôs soubemos derrota los e tenho a certeza que também saberemos derrotar o Barcelona na Supertaça.Já reparou como a nossa imprensa desvaloriza a final da Supertaça?Razão:O nosso Clube está presente e pode ganhar!
    Saudações Portistas
    Abraços
    Duck

    ResponderEliminar
  11. Não, o Mourinho "arrogou-se" com os êxitos lá fora e o título de "melhor do mundo" dado cá dentro. Em 2003 e 2004, cá, Mourinho era em geral odiado. Agora é idolatrado, mesmo quando não o merece, ou justifica.

    É totalmente diferente, tanto que Mourinho cegou em Madrid, primeiro tacticamente, agora mentalmente para dizer o chorrilho de barbaridades que tem dito. Daí eu dizer que o mito dele acabou e é ele que o mina em definitivo, com a perversidade de o defenderem quando não tem defesa e graças a uma imprensa favorável, a de Madrid, que ainda assim o critica, e a que se junta a de cá, que antes o odiava.

    É neste caldo, que ele aproveita sabiemente, que ainda se cozinha o que resta da aura de Mourinho.

    Quanto às respostas, dei-as sempre a toda a gente, boas ou más, só mandando para o lixo benfiquentos e afins ou portistas que não gostam de ouvir certas verdades mas não têm argumentos para vingar as suas.

    ResponderEliminar