01 agosto 2011

Isto do Fernando não vai acabar mal?

Passei dias, vários dias, sem ver jornais, nem imaginar as capas, sem saber resultados, até me surpreendi com o 0-3 do Sporting e mais ainda com a sucessão de golos e tudo na 1ª parte, pelo que vi num resumo ao almoço, sem som e basta.

Também não pude ver o jogo do Porto, só os 30' finais, sem som, reparei num monte de substituições e, depois, um tipo desajeitado a permitir um golo ao adversário. Ao longe, sem pormenor de realização, imaginei ser Fernando, outra vez Fernando, ainda e sempre nos lances mais perigosos para a baliza portista. Já vem assim da época passada, de Dublin, do Jamor, onde fez perigar dois troféus, há dias fez a fífia do costume em Vila do Conde e hoje, sem o ver, pressenti que era ele, na repetição vi um 15 nas costas e continuei a imaginar que era ele e foi ele.

Não posso dizer nada do jogo. Ouvi na rádio que a 1ª parte foi muito boa, Lisandro marcou, Ruben empatou, Fucile disparou como tem feito pela esquerda a fazer esquecer o Palito, parece que jogámos bem mas fica o 1-2 final e o erro de Fernando, mais um, mais uma vez ele e isto não pode ser obra do acaso, é muito acaso junto e para mim, em especial, o jogo resume-se a isto e pouco mais. Mesmo que quisesse ir pelas arrancadas de Hulk e um tiraço de Djalma ao lado não teria a ênfase no jogo que teve o golo sofrido e uma derrota que não custa nada mas é daquelas que, pelo resto, vale por si porque esta fama já vem de longe e enerva.

Não compromete nada, a não ser a desvalorização do jogador que ansiava sair e de muitos pretendentes não consta algum pelo menos de jeito. Falta uma semana para a Supertaça e até já se percebeu pelo onze e sem mexidas ao intervalo que Vítor Pereira sabe o que quer e com o que conta neste momento, sem vários titulares disponíveis. Mas isto do Fernando não passa tão cedo e Agosto será tão longo como Julho, com inúmeras notícias de mercado mas nada de palpável a não ser para distrair. Só faltava que aquela que foi uma das primeiras "saídas anunciadas" se torne numa novela de fim de estação, sabe-se lá com que marcas no jogador e na sua cabeça em prol da equipa. Será que vamos ter um titular habitual de 2010-11 disponível mas sem lugar? 

11 comentários:

  1. Só sinto capaz de dizer uma coisa...Fernado poe-te a monte!!



    Saudações

    ResponderEliminar
  2. Jogamos bem, fizemos mais do que sficiente até para golear, mas perdemos.

    Perdemos porque falhamos imenso na finalizãção e não pode ser.

    Perdemos porque o Vercoutre defendeu para carago...parecia o Neuer da outra vez,...

    Perdemos porque o Vitor Pereira faz 4 subsituições em simultâneo aos 78m, incluindo o Fernando, que 2 minutos depois oferece um golo.

    O Porto fez 7 substituições, o Lyon 3, 1 já só para quimar tempo no final.


    O caso Fernando cheira mal e não parece ir acabar bem. Sobretudo porque não temos substituto à altura. Problema grave!!!

    Pode ler a minha análise à partida aqui:_

    http://thebluefactoryofdreams.blogspot.com/2011/07/lyon-2-1-fc-porto-bom-teste-com.html

    abraço!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,

    Ontem fizemos uma excelente exibição sobretudo na primeira metade. Fomos dominadores, acutilantes e só a nossa ineficácia ofensiva, e a valia do guardião francês impediram que iniciássemos a segunda parte a vencer.
    Na segunda parte, a partir do momento que iniciamos as substituições, e retiramos o nosso tridente de meio campo e Kléber que estava a fazer um excelente trabalho no ataque, perdemos fio de jogo e em mais um erro defensivo, acabamos por permitir o golo que deu a vitória do Lyon.

    Destaques para Moutinho e Ruben que efectuaram um excelente jogo. Otamendi e Rolando muito seguros, Sapunaru e Fucile com um jogo excelente.
    Hulk, Varela e Hléber muito bem no ataque, onde só faltou eficácia.

    Souza está a jogar melhor, mas errou no primeiro golo de Licha, mas depois fez um jogo tranquilo.

    Dos que entraram, nenhum esteve ao nível dos que saíram.
    Fernando entrou desastrado, a rematar sem nexo, cada passe que fazia era uma pedrada que atirava aos colegas, e fez aquele disparate que permitiu o golo da vitória do Lyon.
    Não sei se está a jogar contrafeito ou se é das lesões, mas uma coisa é certa, o Fernando que parecia um eucalipto que secava tudo em volta, está muito mal neste início de época, e Souza não é alternativa segura.

    Castro e Djalma dos que entraram foram os que mais batalharam, mas em vão.
    Belluschi está sem ritmo e Ruben ganhou-lhe o lugar.

    Para terminar destaque para o fairplay entre as equipas, a festa nas bancadas, e para Licha que teve um enorme respeito pelo FC Porto ao não festejar o golo. Foi também bom rever Cissokho.

    Um abraço e boa semana

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Eu não dramatizaria a exibição do Fernando, não gosto de assacar as culpas a uma só pessoa...O Fernando foi sempre assim, desastrado, só não via quem não queria ver, mas tinha uma qualidade que era o "estar em toda a parte", o ajudar todos os colegas especialmente nas tarefas defensivas.Hoje está apenas desastrado.E isso não quer dizer que não presta, eu continuo a dizer que ele é necessário, mas para isso tem de ter alguém que o complemente nas tarefas defensivas e lhe dê a dimensão que lhe falta, a capacidade de saber discernir bem no momento do passe ou em pressing...Claro que todos ou pelo menos muitos, vão pensar que o Fernando está a fazer estas coisas de propósito, não acredito, ninguém faz estas coisas de propósito, elas acontecem normalmente no momento em que se calhar melhor querem ser executadas.
    Só a calma, a concentração, a tranquilidade de espírito vão fazer atenuar estas infelicidades e realçar a parte boa do Fernando.

    Relativamente ao jogo houve muita oportunidade que foi desaproveitada...Estou a lembrar o Djalma que atirou por cima com Varela, Kléber, Moutinho e Hulk completamente à vontade, ou o Varela que rematou contra as pernas de um adversário com o Djalma totalmente só ao seu lado esquerdo, dentro da área.-Ou o Hulke que rematou para aí umas dez vezes sem nenhuma necessidade ou possibilidade de êxito.Depois a capacidade do GR francês.Ele é bom, todos sabemos.
    Ficou sim a circulação de bola o pressing total ou quase -Hulk não fez parte deste pressing- que empurra os adversários a cometerem erros infantis, constantemente...E uma afirmação cabal de dois jogadores, Sapunaru e Fucile, embora o Uruguaio na parte final estivesse já com a língua de fora...No lado contrário não sei o que dizer do Sereno ou do Cristhian -este nem tocou na bola- e o Djalma pareceu-me -mais uma vez- querer fazer tudo a 100 à hora e perder com isso a capacidade de render mais e melhor...Rematou uma vez bem, ao lado...Numa outra ocasião quis fazer tudo tão depressa, que caiu e destruiu um contra ataque muito prometedor...Enfim, coisas de quem está deslumbrado.

    ResponderEliminar
  5. Pois é essa concentração e a tranquilidade de espírito que parecem faltar. E, depois, falta o resto.

    Agora, porque faltam as premissas iniciais que são supostas estarem asseguradas? É ainda o mercado?

    Ninguém diz que é de propósito, mas uma lista já longa de erros grosseiros começa a não ter desculpas ou atenuantes. E é a equipa que sofre, porque não ganha ou porque sente o Fernando "mal".

    Em nenhuma das situações citadas se pode dar o benefício da dúvida. E elas acumularam-se de forma até assutadora.

    Estes são os factos. O prognóstico?

    ResponderEliminar
  6. O prognóstico Zé Luís é saber esperar, dar tempo ao tempo, não o colocar na boca dos lobos, fazer baixar a pressão e depois lentamente ir colocando-o ali ou noutras zonas como já tive a oportunidade de referir...Mas que o Fernando ainda vai ser muito útil ao Porto, não tenho qualquer dúvida nisso...A nível interno é muito bom, a nível internacional tem que melhorar os aspectos que já referi e depois, se ele quiser mesmo sair, que poderemos fazer?...Que tenha muita sorte.
    Ontem ele mal teve tempo para aquecer eu por exemplo te-lo-ia colocado ainda com o Souza em jogo...Assim que as coisas estivessem normalizadas aí OK, aguenta Fernando.No caso do Fernando e no caso dos outros...Mas devo dizer que o Vítor Pereira está a fazer um trabalho muito bom.Surpreendente!

    ResponderEliminar
  7. ZL tambêm não vi o jogo todo, isto ver por portátil é complicado, mas queria realçar a atitude de LISANDRO, não festejou o golo e nas declarações finais, um SENHOR obrigado

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  8. paulop, vi ha pouco o golo do Licha, um golo à Licha, que nos lixou, mas um grande golo e um grande jogador. Um dos nossos, para sempre, como referi há uns meses a propósito de um golo dele na Champions...

    ResponderEliminar
  9. meireles, tens toda a razão, mas o tempo em falta é apenas este mês...

    O problema, sem o colocar debaixo do tapete, é que vão começar os jogos a doer e estas falhas, que não são ocasionais, não podem repetir-se e ele corre o risco de ser o tal titular disponível sem vaga.

    Resta saber a quem se vai pedir explicações...

    ResponderEliminar
  10. OK percebo, falamos em ter a equipa arrumada dentro dos prazos que existem, mas até lá, até ao fim de Agosto, qualquer jogador considerado intocável pode sair...Isso decorre dos prazos de inscrição que existem, contra isso não se pode fazer nada.
    Partindo do princípio que as clausulas de rescisão são cobertas não poderemos impedir qualquer jogador de sair seja para onde fôr...Isso é um drama, mas sucede com todos os Clubes, com todos os jogadores.
    O que falamos acerca do Fernando tem apenas a ver com outros aspectos, é mais uma questão de não o colocar numa situação parecida com a do Paulo Assunção, a partir do momento que se tomarem algumas atitudes para com ele estará posto tudo em causa...Se fizessem isso comigo se por exemplo me ameaçassem seria o pior que me poderiam fazer.Por uma questão de dignidade não mais quebraria...Seria o fim do caminho.
    Portanto o único caminho a tomar é o da compreensão, a não ser que do outro lado haja claramente essa radicalização de posições...

    ResponderEliminar
  11. ...Vai acabar bem ...
    (porque o Fernando vai embora)!


    Abraço

    ResponderEliminar