18 agosto 2011

Sub-20 num final mundial 20 anos depois

Não sei se as capas dos pasquins trarão o feito em relevo merecido, de manhã, com Portugal na final do Mundial sub-20 na Colômbia 20 anos depois de Lisboa-91 e na senda do primeiro, inesperado e histórico êxito de Riade-89. Acabou agora a semifinal com a França (2-0).


Mas tenho a certeza que não faltarão os editoriais de pacotilha a lembrarem o desaproveitamento destes jogadores, mais uma nova fornada de talentos promissores, com tantos já emprestados pelos três grandes e alguns outros, portugueses de gema, que já foram cedidos aos mais diversos clubes.


Serão editoriais da gente que exulta com as contratações aos magotes de estrangeiros que os mesmos três grandes conseguem comprar a preços de milhões. E as expõem nas capas com orgulho e reverência, para os impensáveis 80 e tal milhões de euros gastos. E isto em tempos de crise. De princípios. Mas que serão enunciados em nome da lei e da grei, como se fizessem campanha pelo produto nacional e bom, alguns já a jogarem no estrangeiro porque cá não têm oportunidades.

2 comentários:

  1. Tenho visto, em directo ou diferido, todos os jogos desta selecção. Não há ali grandes craques, mas aprecio Nuno Reis, Cédric, Tiago Ferreira, Danilo e Nélson Oliveira. O "nosso" Sérgio Oliveira perde-se por vezes em fintas, mas tem qualidade, resta saber se vai saber ter uma carreira ao nível daquilo que se lhe vaticina. Tudo isto, a meu ver, mais destaca o excelente trabalho táctico de Ilídio Vale, com um ou outro momento de sorte. Alguns destes jogadores poderiam de facto merecer outro tipo de oportunidades, pelo menos em clubes da primeira liga: Mika será terceiro guarda-redes do Benfica, Mário Rui jogará no Gubbio 1910 (Itália), Cédric será suplente em Coimbra, Júlio Alves na equipa B do Atlético de Madrid, Nélson Oliveira pouco jogará no Benfica, Caetano não é indiscutível no Paços, Danilo e Pelé serão provavelmente emprestados pelo Parma e Genova, respectivamente...
    Não consigo ter a percepção exacta, mas julgo que a selecção de 1991 tinha já alguns elementos com outro tipo de horizontes profissionais.
    Espero que, independentemente do resultado com o Brasil, esta campanha possa permitir outros vôos para alguns deles, o futebol português agradece!

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente tenho visto alguns jogos deste Mundial mas essencialmente para neles ver as vedetas ligadas ao Porto...Danilo, Alex Sandro, Iturbe, James Rodriguez, Sérgio Oliveira...Mas nenhum jogo me entusiasmou talvez porque estava sempre na expectativa de ver o que aqueles jogadores realizavam...
    Hoje vou ver, espero ver, se não adormecer primeiro!

    ResponderEliminar