Tal como tinha dito antes do jogo com o Arsenal, o FCPorto tinha à sua frente um terrível ciclo de jogos, um mês inteiro de competição ao mais alto nível e com os melhores adversários das competições em que o clube azul e branco estava envolvido. Acabado este difícil período é tempo de olhar para trás e fazer uma retrospectiva.
Para o campeonato defrontamos os principais candidatos ao título, entre eles o clube da cidade dos arcebispos. Três resultados d
iferentes, em jogos feitos em alturas do mês diferentes, isto com os principais candidatos. Ou seja, uma derrota no início do mês com os bracarenses, um empate em casa do clube verde e branco e uma vitória ao eterno rival da luz já nos últimos dias dos mês, pelo meio vencemos também em casa o Marítimo. A estes resultados pode-se ligar uma subida de forma gradual da equipa ao longo do mês, tendo o FCPorto acabado muito melhor que iniciou, com os processos já bem assimilados pelos jogadores em relação ao 4-3-3 em que a equipa assentou. Em suma estamos em primeiro lugar a dois pontos do clube de Alvalade e a seis do vizinho deste (que tem menos um jogo). Depois de fazer os jogos, talvez, mais difíceis da primeira volta do campeonato e não esquecendo que os rivais ainda vão, inevitavelmente, perder pontos, já que têm de realizar jogos entre si, podemos dizer que estamos no bom caminho.

No que respeita à "Champions League" iniciamos o mês da pior maneira possível, com uma derrota em Londres que, mais que os dois golos sofridos, demonstrava um FCPorto
triste e inquietante para os adeptos. Um FCPorto que depois do empate em casa na primeira jornada parecia não ter pernas para esta liga das estrelas. Mas o apetite do FCPorto era maior que o que pensávamos ser e com o gradual crescimento da equipa ao longo do mês “comeram-se” os hambúrgueres que nos encheram de esperança e ficamos a apenas 1 ponto do primeiro lugar empatados com o Arsenal, estando nesta altura tudo em aberto quanto ao apuramento para os oitavos de final.

Nunca é demais voltar a lembrar que este treinador entrou com o comboio em andamento e que a equipa teve, pouco antes deste mês, de se adaptar a um novo sistema, a novos ritmos de treinos e a novas filosofias de trabalho, sendo que em toda esta transição, de Co para Jesualdo, seria muito normal perder o embalo das vitórias. A juntar a tudo isto lembro todas as lesões que assolaram o plantel neste mês, Adriano, Ibson, Bruno Moraes, Anderson, etc., e o facto das selecções terem deixado o treinador quase sem jogadores para treinar a sua táctica.
Em resumo 7 jogos, 4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Tendo em conta todas as contrariedades só podemos chegar à conclusão que o Outubro foi muito azul.
PS: Espero que gostem da nova imagem do topo do blog. Resolvi trocar a conselho da Catarina que disse, e muito bem, que o estádio é por si só soberbo, mas quando está cheio consegue ficar muitíssimo melhor. Como já devem ter reparado a foto é do último FCPorto-Benfica e posso deixar a informação adicional de que o autor da foto sou eu próprio.
leio a tua crónica ao som de "Porto sentido"... que me desculpem os portuenses não portistas, mas estes dois sentimentos, em mim, sempre foram um só. não sei onde começa um e começa o seguinte, sei que ambos me fazem feliz.
ResponderEliminarcomo tu dizes: depois do início de época que tivemos, chegar a meio caminho do Natal com estes resultados é motivo de MUITA alegria e MUITO orgulho para todos os portistas. tenho que realçar aqui a recuperação do Bruno. todo este tempo tenho vindo a acompanhar os seus sobes-e-desces no que toca às lesões. tenho vindo a ler todas as declarações de familiares e amigos, que sempre me deixaram perfeitamente pasma com a força daquele rapazinho, com o acreditar, com a vontade de vencer. depois de uma pré-epóca que prometia muito, nova lesão. cheguei a temer que fosse a gota no copo já cheio. tive medo, tive mesmo muito medo. mas ele continuou a lutar, com aquela força de quem já conhece as lutas por dentro e por fora. e regressou. em grande. ah Bruno... (se eu já não fosse comprometida...:D). tenho tanto orgulho em ti. tanto tanto tanto. 2 golos marcaste e nos dois chorei de emoção. li, declarações do Geovan, o teu amigo de tantos anos, que não queres ir passar o Natal a casa. queres ficar no Porto, porque sentes que tens que trabalhar para atingires o ritmo dos teus colegas. se puder, prometo ir à porta do centro de treinos de Olival, só para te ver passar ao longe (pedir autografos nunca foi o meu estilo) e te dizer baixinho o quanto te admiro. ainda que nunca o ouças. não faz mal.
Zirtaev: adoro a fotografia. está simplesmente divinal. inveja de não ter estado no estádio......:)
este blog está cada vez mais chato
ResponderEliminarmiguel
Catarina o Bruno Moraes tem todas as potencialidades para ser um grande jogador. Ele veio para cá muito novo, andou uns tempos a rodar, o que lhe fez muito bem, e está um jogador feito. Vai dar muito que falar se as lesões o deixarem definitivamente em paz.
ResponderEliminarPara quem se queixava da falta de pontas de lança, estamos a ficar agora muito bem servido.
Qt ao PS, tenho pena de não ter lavado a máquina fotográfica nesse jogo. Aquilo são imagens do telemóvel, que apesar de até tirar boas fotos e com boa resolução, não tem nada a ver com uma máquina sério.
Miguel tenho pena de não agradar a toda a gente, mas gostaria que se estendesse mais no porquê de achar o blog chato. Agora uma afirmação assim sem qq justificação, não dá entender onde quer chegar.
Um abraço.
O que parecia ir ser 1 mes cinzento,treinador novo,jogos "dificeis",lesoes,com esta vitoria na champions,o mes tornou-se azul e branco,e quando o mister diz que o nosso PORTO so esta a 60%,ja gosto,como dizia a musica,para melhor tabem tabem.
ResponderEliminara foto ta fixe
Deus que e Deus nao agrada a toda a gente
E ja tamx em Novembro, é verdade! E fico mt feliz de o balanço ser positivo!! Vamx viver jogo a jogo, a começar já amanha na deslocação a SetúbaL! E eu vou lá xtar! =) Finalmente 1jogo por xtas bandas! =p Mas confesso k preferia ter marcado presença nesa foto! ;)
ResponderEliminarPS: A foto tá msm mt fixe! E dá logo uma nova vida ao BloG!! =)
Bem Zirtaev, mais uma vez melhoraste ainda mais a qualidade do blog com esta excelente imagem que puseste no blog.
ResponderEliminarQuanto ao post, nada a dizer. O Porto superou-se e superou tudo e todos, calando os críticos que já preparavam um enterro na Champions e um pré-enterro na Liga com «derrotas certas» em Alvalade e com o Benfica. Pois bem, eis que estamos em primeiros, depois de termos passado incólumes em Alvalade sem o Anderson, vencemos o Benfica, o Marítimo e cilindramos o Hamburgo. Mais que os resultados, foram as exibições convincentes, principalmente contra o Hamburgo. Este ciclo termina amanhã que, espero eu, culmine com mais uma vitória e um empate em Alvalade. Assim sim, seria perfeito (já k os vermelhos ganharam ao Beira-Mar).
Hoje o JEsualdo diz que o Porto ainda está a 60%, mas não diz o resto: é que para mim só estará realmente a 100% com o Anderson em campo. Mas isso são discussões para outras luas. A equipa está a jogar bem, a ganhar e com confiança e isso é o que interessa. Passamos este ciclo difícil, mas mais ciclos virão e mais ciclos teremos que ultrapassar. Para já, o próximo obstáculo chama-se Vitória e é esse que eu quero ver ultrapassado como foram os outros.