13 novembro 2006

Museu, porque não temos?

Este período mais parado em termos de futebol é um pouco triste, por isso aproveito para falar de outras coisas de que normalmente não nos lembramos quando o nosso clube está em acção dentro do campo. O que não quer dizer que sejam questões menos importantes para os portistas.
Há cerca de um ano e meio fiz uma visita com a família ao Estádio do Dragão. Eu conheço bem o estádio, pelo menos os lugares por onde passo quase todas as quinzenas, mas existem sítios que sem essa visita nunca chegaria a conhecer. Como estava à espera, foi excelente. Porém, existiu algo com que fiquei muito decepcionado, não vi sequer nem uma das inúmeras taças conquistadas pelo FCPorto, entre elas a Taça dos Campeões Europeus conquistada no ano anterior.
Mas como é possível?! Um clube com um historial riquíssimo como o nosso, não tem um museu para poder mostrar a todos os associados, simples adeptos, curiosos e até estrangeiros os troféus das grandes vitórias conquistadas ao longo dos tempos. Onde estão eles?! As duas Taças dos Campeões Europeus, a Taça UEFA, a Supertaça Europeia, as Taças Intercontinentais, etc., estarão neste momento em alguma arrecadação a ganhar pó?!
Quem passeia pela praça circundante ao estádio, e perto da Loja Azul, pode ver lá uma porta com os seguintes escritos “Futuro Museu do FCPorto”. Está assim há 3 anos, desde a inauguração do Dragão. Será que com tanto dinheiro gasto em jogadores de qualidade muito questionável, não sobrou nenhum para se construir um museu condigno com a grandeza do nosso clube? Quantos jogadores custaram pelo menos um milhão de euros e foram recambiados imediatamente? Não se poderia ter deixado de comprar um pelo menos? Um milhão de euros dava para se erguer um museu de enorme qualidade, até porque a matéria prima principal para esse museu já está há muito conquistada.
Só existe uma razão para ainda não termos actualmente um sítio para desfrutar do prazer de ver os troféus conquistados pelo nosso clube, a falta de vontade. É muito triste e é um verdadeiro insulto à memória colectiva de toda a nação Azul e Branca.

13 comentários:

  1. Como eu te percebo, Zirtaev!!! Tive a navegar pla net e resolvi visitar o site do Chelsea e ñ é k deparo-me com a seguinte frase: "The new Chelsea Museum is now open!". E eu pergunto-me..xte clube inglês tem + titulos k nós??!!
    Fui "obrigada" a visitar o Museu do sporting xte ano, pk o meu avô, já c/alguma idade me pediu. Claro k ñ pude recusar e lá fui eu.. msm sendo 1 clube rival, tenho k ser sincera, akele Museu xtá bastante bem pensando e organizado, dando um grande destaque tb às modalidades amadoras.
    Só xpero k o tempo de xpera plo nosso museu corresponda às expectativas!! K seja algo em grande, como é o FCPORTO!!
    Abracitos Azuis e brancos! =)

    ResponderEliminar
  2. O Museu é um excelente investimento, já que num clube com os troféus que temos, é um excelente argumento de captação de novos adeptos.

    Como gostaria de levar as minhas filhas a verem os troféus conquistados pelo nosso FCP! E, já agora, como gostaria de os ver de perto, depois de os ter visto na televisão e no estádio (ao longe).

    ResponderEliminar
  3. Caro Zirtaev,
    Bem lembrado !!??! Muito bem mesmo !!!
    Que pergunta mais pertinente !!
    Sabe, também já visitei o estádio, curiosamente, também com a família num fim de semana qualquer naquelas visitas pagas. Fui inclusive ao relvado.
    De facto, não se percebe onde anda o museu.
    Que nos permitiria reviver/revisitar mais de perto todas as conquistas do nosso Clube.
    Seria um local de "culto" !!
    Considero-a uma obra fundamental !!
    E seria juntar o útil ao agradável, isto porque, até economicamente poderia dar bom dinheiro.
    Dá que pensar...

    ResponderEliminar
  4. Zirtaev, é como te digo, e já falamos sobre isto uma vez...
    Se é verdade que a nível desportivo continuamos a ter alguns bons resultados, a verdade é que acabou a boa gestão dos bens do FCP. (curiosamente depois da conquista da Liga dos Campeões)
    Não temos nada, nadinha!
    Ás vezes não sei distinguir onde acaba o shopping Dolce Vita e onde começa o estádio pois aquilo não passa tudo de uma área de comércio!
    Sinceramente, neste aspecto à muito que a desilusão se apoderou de mim e não vejo isso mudar pelo menos nos próximos tempos. O dinheiro dos sócios (que não é pouco) tem sido muito mal empregue e nenhum daqueles administradores que recebem cerca de 22000€ por mês consegue dizer uma palavra que seja sobre esta situação?!

    PS: Esta questão do Museu é muito pertinente. Eu ainda por cima notei bastante diferença pois no antiguinho tinha uma familiar a trabalhar no museu o que me permitia (tinha de aproveitar a "cunha":)) fazer periodicamente umas visitas. Agora, nem sequer sabemos por onde andam os troféus. Somos tão grandes numas coisa, mas noutras...

    ResponderEliminar
  5. A questão do 'museu' desconhecido é um assunto que merece um único comentário da $AD: SILÊNCIO!!
    Como diz o Vazini e bem, numas coisas, é 'à grande é à francesa'... noutras, é do mais pobre e ridiculo que há.
    Concerteza que com os custos dos administradores da $AD, não sobra tusto para fazer um mísero museu... basta, digo eu, haver 'seriedade' numa qq transferência, sem o embolso costumeiro das comissões para as 'lapas do costume' e havia logo dinheiro para um museu... assim, enquanto persistir a mentalidade da 'farta vilanagem' nesta $AD, é comer e calar, digo eu.
    Mais uma vez, está-se a construir do ZERO ou quase do ZERO... quando LUCHO e ANDERSON já cá não morarem, estou para ver como o PASSIVO se vai movimentar; se para baixo, se para cima... eu já seu a resposta. Depois, conto-vos em segredo, ok?
    Quanto aos troféus, bem, esses devem jazir num arrumo qualquer do estádio à espera que um qq iluminado da $AD se lembre que eles algum dia fizeram parte da história do nosso clube.
    Mas é melhor não dizer mais nada para não ser mais incómodo... pq está tudo bem para aqueles lados, não está?... pois parece-me que sim!
    Siga a fanfarra... pq neste assunto, sou da tal 'massa assobiativa'; doa a quem doer!!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Zirtaev:

    Concordo plenamente com o teu post!
    Para mim o FC Porto também deveria ter o seu museu, para exibir as suas Taças Nacionais e Internacionais.
    Somos um grande clube, com muitos troféus ganhos e isso só iria melhorar a nossa reputação.

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  7. Ora cá está como o Zirtaev, e todos os que aqui vieram comentar, dá mais uma prova que uma coisa é andar apenas preocupado com os golos ao fim de semana e outra, muito diferente, é querer saber o que se passa para lá das quatro linhas com o nosso clube.
    Infelizmente, parece-me que nesse domínio (Museu) se passa o mesmo que em muitas outras áreas... isto é, não se passa nada.
    A SAD só nos dá alegrias destas.
    Já agora, o Centro de Estágios é mesmo nosso ou da tal Fundação? E se for da Fundação, onde quem meteu o pastel parece que foi o Município de Gaia, se um dia na Câmara de Gaia alguém entender que o Centro não pode ser só do Porto?
    Agora falam no pavilhão, mas só acredito vendo. E vão construí-lo ali, ao pé do Estádio? Para dar cabo daquela envolvente?
    E as nossas piscinas onde páram?
    A finalizar, quem terá sido o inteligente que não quis o Yannick no Porto? E quantos Yannick´s já mandámos para o lixo? Ou para adversários directos?

    ResponderEliminar
  8. Grande Zirtaev,a mim passou-se o mesmo,vou com a familia fazer 1 visita,e os trofeus?gostei da visita,pessoal impecavel(ate deu para tirar fotos)mas faltou qualquer coisa,os nossos trofeus.
    penso que vasta tirar os "visa" aos senhores de fato,e ja tinhamos 1 museu,nao para vivermos do passado(como os outros)mas era giro ver os nossos trofeus.

    ResponderEliminar
  9. Vá lá não sejam assim.
    Quem quiser ver os troféus europeus só tem de marcar uma reunião com o presidente pois ao que sei as réplicas dos troféus estão no seu gabinete.
    Agora mais a sério é de facto triste ver esta total inépcia da direcção do Clube ( neste aspecto a SAD não manda, é triste verificar que não existe essa destrinça/independência entre o clube e a SAD. Tenho pena de não ser sócio actualmente pois seria um motivo para ir a uma assembleia e pedir do direito de expressão.
    Eu cresci nas piscinas das Antas, sou do tempo em que ia treinar, e via ao meu lado uns meninos a sair do treino com aqueles sacos à futebolista que só levam o gel e a roupa interior debaixo do braço; meninos esses entretanto feitos homens e de carreira (Baía e Domingos, entre outros), cresci como qualquer portista que tinha disponibilidade na altura cresceu, a ir ao dmingo de manhã pra "as Antas" e acompanhar desde os jogos dos escalões jovens (futebol) a todas as outras modalidades e como eu quase todos os atletas das mais distintas modalidades o faziam.
    Isto sim é a Mística.
    Tudo isto desapareceu e no entretanto nada se fez para o reavivar.

    Parabéns Zirtaev pois ao "falar" de tudo isto deu-me vontade de apresentar eu próprio um caso relacionado com este tema (não será para já pois o tempo é curto).

    P.S. Quintino uma qualquer mudança de vontades na Câmara de Gaia não terá qualquer implicação no aluguer do CTFD ao nosso Clube pois o contrato redigido implica 50 ou 99 anos (sinceramente não me lembro) de utilização.

    ResponderEliminar
  10. Meus caros amigos:sou adepto do FCP desde que me lembro de existir,e isso implica muitos anos!Não sou aquele adepto que está por dentro da vida do clube,por isso aquilo que li aqui deixa-me bastante preocupado!Espero que as coisas entrem nos eixos,porque já basta o resto do paíz que nos quer destruir,não precisamos de nos destruir a nós próprios!

    ResponderEliminar
  11. Falta o museu e o pavilhão caro zirtaev, são promessas q ainda n foram cumpridas...vamos aguardar...

    ResponderEliminar
  12. é uima das coisas que tenho em mente fazer um post...mas parece que estás sempre lá..lol...é bem sinal, é uma preocupação geral dos sócios...taças que nos custou a conquistar estão num sotão de um dirigente

    ResponderEliminar
  13. Acabei de ler...
    Não dá para acreditar que tal situação possa existir no F.C.PORTO.

    ZIRTAEV , tens toda a razão .

    Mas o que é isto ?
    Como é possível ?

    ResponderEliminar